You are on page 1of 62

3 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

COLETNIA DE ATIVIDADES PEDAGGICAS PARA DESENVOLVIMENTO DAS COMPETNCIAS GERAIS DO PROGRAMA PRIMEIROS SABERES DA INFNCIA

PORTUGUS Inferir o sentido de uma palavra ou expresso, a partir do contexto. Inferir informao implcita em texto narrativo. Inferir informao explcita em texto narrativo. &er para a classe com flu"ncia. )screver dilogos empregando travesso e dois pontos. -roduzir texto considerando as caractersticas do g"nero solicitado. .ormular e entrevistar pessoas dentro da temtica estudada. -roduzir textos empregando os recursos do sistema de pontuao. )stabelecer relao de continuidade em hist0rias em uadrinhos. Contar fatos do cotidiano considerando a temporalidade e causalidade. 1anifestar ideias e opini*es de forma clara.

MATEMTICA Reconhecer o valor do algarismo pela posio ocupada na ordem da unidade, dezena e centena. Criar situao problema, a partir de uma operao matemtica dada. Identificar, numa se !"ncia de n#meros, o crit$rio adotado para a organizao% maior ue, menor ue, dobro, dezena, etc. 'umerar uma se !"ncia utilizando(se da numerao ordinal. Realizar medi*es utilizando unidades de medidas padronizadas +metro, centmetro, litro, mililitro, grama e uilograma,. &ocalizar acontecimentos no tempo% dia, m"s, ano, hora e minuto. &er, contar, representar, compor e decompor n/ evidenciando compreenso das caractersticas do sistema de numerao decimal. Resolver problemas diversos envolvendo uma ou mais opera*es, usando clculo mental, procedimentos pessoais ou convencionais. Construir cro uis de espaos determinados. )fetuar trocas entre c$dulas e moedas em funo de seus valores. Resolver problemas, a partir de dados apresentados em tabelas simples e grficos.

COLETNIA DE ATIVIDADES PEDAGGICAS PARA DESENVOLVIMENTO DAS COMPETNCIAS GERAIS DO PROGRAMA PRIMEIROS SABERES DA INFNCIA
CINCIAS
2iferenciar planeta de estrela e sat$lites naturais. Relacionar a import3ncia da luz solar e do calor do sol para a vida do planeta.

HISTRIA
Conhecer a hist0ria do municpio, sua origem, sua evoluo, personalidades ue contriburam para sua construo. Identificar as diversas atividades econ4micas e culturais do municpio.

GEOGRAFIA
&ocalizar o municpio em ue vive e sua relao com os municpios vizinhos. Conhecer as diversas formas de organizao econ4mica do municpio, tais como% feiras livres, mercadinhos, farmcias, bancos, vendas, padarias, aougues, etc. Reconhecer os diferentes meios de transportes e comunica*es do municpio. Identificar os diversos aspectos da natureza, tais como% relevo, clima, vegetao, hidrografia e solo. Identificar semelhanas e diferenas entre a cidade e o campo. Identificar e localizar o municpio no 1apa da -araba. Identificar os pontos cardeais e colaterais e utiliz(los como refer"ncias de orientao .

Relacionar a import3ncia dos sistemas respirat0rio e circulat0rio para o funcionamento do corpo. Identificar a dimenso da diversidade biol0gica em nosso planeta. Identificar as plantas segundo o m$todo de classificao. Relacionar doenas infecciosas aos agentes causadores +c0lera, gripe, malria, dengue, diarr$ia bacteriana,. Compreender a import3ncia das vacinas e das campanhas de vacinao. Identificar a relao entre alimentao e sa#de. Reconhecer os princpios de tratamento da gua e sua import3ncia para a sa#de coletiva. Relacionar m#sculos, es ueleto, articulao e movimentos. Identificar movimentos voluntrios e involuntrios. Identificar caractersticas biol0gicas de diferentes animais.

Reconhecer os diferentes grupos sociais representativos% famlia, escola e comunidade. Conhecer a contribuio dos diferentes grupos $tnicos na formao do municpio. 2esenvolver no*es de tempo e fazer uso de medidas temporais. Reconhecer e valorizar a diversidade das popula*es indgenas brasileiras na atualidade. 5alorizar a diversidade $tnica e sociocultural, as produ*es hist0ricas, as mem0rias e preservao de patrim4nios. 5alorizar a cooperao, o debate e a busca de solu*es solidrias para uest*es sociais e hist0ricas.

You might also like