You are on page 1of 3

FAUSTO, Carlos. Inimigos Fiis: histria, guerra e xamanismo na Amaznia. Cap. 2: Figuras da Fatura e da Escassez. So Paulo: Edusp. 2001.

pp. 103-169.

Tawa = aldeia, ocupao permanente. Casa comunal, roas e praa (tekatawa). Ocidentais foram abandonando o modelo desde 1950 Orientais mantm o modelo Casa comunal: (dia) todos (noite) mulheres\ homens e adolescente vo para tekatawa. Preparao dos alimentos dentro da casa, mas haviam vrias fogueiras (alimentao no coletiva, embora caa compartilhada) Complementaridade nas atividades masculinas e femininas (H abrem roas\ M plantam e preparam mandioca) Tekatawa fica fora do centro, distante segurana e distncia das mulheres (no podem ouvir a conversa). Acampamentos no tm a tekatawa. PADRO DE ASSENTAMENTO Ocidentais Grande mobilidade Contato com toria c. 1925 desenterram um corpo. Mandioca motivo de retorno s aldeias A aldeia era antes um ponto de concentrao para futura disperso do que um local de morada permanente. Alta mobilidade relacionada s estaes do ano, mas no determinadas por elas. Vero (Estiagem): aldeia\plantar mandioca (cursos dgua reduzidos, + difcil caar) Inverno (Chuva): disperso\ produo de farinha caar (+ fcil pq mais frutos)

A aldeia foi tomando a forma de acampamento

Orientais Ocupao de 2 anos. 28 aldeias at o contato. Descolamentos de mdia distncia (pela maniva) 5 a 10 km. Uso de roas contemporneas ( uma se exaurindo e outra nova, mais distante) No momento do contato. em vez de manterem fixo um local de residncia, do qual as roas sucessivas se iriam apartando at ficarem distantes demais, os orientais abriam novas aldeias afastadas, para em seguida, mudarem-se para l. (119) Deslocamentos de longa distncia (pelo conflito) + de 25 km. Ocultar-se na mata em lugares bem conhecidos, prximo de onde j foi ocupado. Migraes no so direcionais, mas seletiva e recorrente de partes de um mesmo territrio. Contato + protena animal; 15 anos no mesmo lugar; sedentarizaro; tecnologias ocidentais; fins de interditos alimentares; reunio ao redor de pontos de contato, como posto de sade. AGRICULTURA Ocidentais: tinham abandonado a horticultura at a dcada de 1960. Voltaram a plantar com a ao da Funai. Os homens assumiram a maior parte das tarefas no cultivo e processamento. Sem organizao, em necessidade de coordenao dos brancos. Orientais: contato apenas trouxe novas tecnologias, novas plantas e uma relao comercial com os brancos (surgiram da os grupos de produo). Grupos de produo organizam a produo agrcola, coleta de castanha e relao com o mercado. A patrifiliao estruturam os grupos. Isso acontece de maneira distinta entre outros falantes de lnguas tupis. Entre os ocidentais no h esse coordenao.

MITOS Os orientais possuem mitos que versam sobre a conquista da origem do fogo, da origem da mandioca, a diversificao dos povos, origem dos tabus alimentares, enquanto que os ocidentais contam uma anedota sobre a domesticao do milho. Isso refora a ideia que os parakans ocidentais teriam comeado a abandonar a agricultura logo depois da separao.

You might also like