You are on page 1of 43

PROGRAMA DE PS-GRADUAO Metodologia da Pesquisa Jurdica

Profa. Ms. Denise Severo

O que metodologia de pesquisa

Conjunto de operaes que devem ser sistematizadas e trabalhadas com consistncia. Conjunto de regras, passos a serem seguidos. O que fazer e como fazer uma pesquisa.

FASE EXPLORATRIA DE UMA PESQUISA


A escolha do tpico de investigao A delimitao do problema A definio do objeto e dos objetivos A construo do marco terico conceitual A escolha dos instrumentos de coleta de dados A explorao de campo.
MINAYO, Maria Ceclia de Souza. Pesquisa Social. Teoria. Mtodo e criatividade. Petrpolis: Vozes, 1994.

Grandes passos para a preparao


Esboar o projeto Observe o roteiro para elaborao do projeto de pesquisa. No precisa seguir rigidamente, mas no o abandone, aproxime-se de responder ao desafio colocado por ele. Elaborar um sumrio provisrio Leia o material que orienta a elaborao do artigo, interprete e procure, a partir dele, elaborar a estrutura ou um sumrio para o seu artigo. Fazer lista de referncias Identificar as referncias bibliogrficas fundamentais, procurando utilizar fontes primrias e sem dispersar demais as buscas.

Plano Geral do Artigo


Simplesmente fazer uma lista dos temas ou ideias centrais relacionados ao nosso tema mais geral e, depois, subdividi-los em subtemas. Se sentir mais confortvel com o traado de um esquema em forma de grfico ou diagrama. (SILVA, 2007)

Planejamento de uma Pesquisa


O planejamento e a execuo de uma pesquisa fazem parte de um processo sistematizado que compreende etapas que podem ser detalhadas da seguinte forma: 1) escolha do tema; 2) reviso de literatura; 3) justificativa; 4) formulao do problema; 5) determinao de objetivos; 6) metodologia; 7) coleta de dados; 8) tabulao de dados; 9) anlise e discusso dos resultados; 10) concluso da anlise dos resultados; 11) redao e apresentao do trabalho cientfico. (SILVA; MENEZES, 2001, p.29)

Por onde comear?


O incio no precisar ser no comeo! Podemos comear pelo item que se mostrar mais fcil, mais inspirador. S possvel comear por uma das partes quando temos um planejameno daquilo que faremos e conseguimos visualizar um esquema ou um sumrio de como ser o artigo.

Estrutura do projeto de pesquisa


Ttulo Sumrio Introduo Apresentao do tema e breve contextualizao Problemtica e justificativa Objetivos (geral e especficos) Reviso da Literatura Metodologia Mtodo e tcnica da pesquisa Instrumento de coleta de dados Critrios para a anlise dos dados Cronograma

Escolha do Tema
Segundo OLIVEIRA (2007): Uma pesquisa de sucesso depende da boa definio de uma tema, do gosto em estudar tal problemtica, da clareza do trajeto a ser feito durante as diferentes etapas da pesquisa. preciso gostar do tema. Por isto, ele deve estar relacionado com a nossa vida, nossas experincias. necessrio que sintamos prazer em estudar e aprofundar tal tema para o nosso crescimento pessoal e, ao mesmo tempo, para o desenvolvimento de novos conhecimentos. (p.46) Portanto, a escolha de um tema para a pesquisa depende: Do gosto pessoal Do tempo disponvel para a realizao da pesquisa Da Vivncia pessoal Relevncia do tema escolhido

Delimitao do Tema
Dedique um tempo para a delimitao do tema e ao planejamento do seu artigo. Tendo isso bem feito, voc tornar mais fcil e clara a redao do artigo. Se pergunte - O que pretendo abordar? Quanto mais vago e mal definido for seu tema, maior ser a possibilidade de que sua folha continuar em branco. Mais difcil ser escrever o artigo. (SILVA, 2007)

10

Problema de Pesquisa
O problema o ponto de partida de uma pesquisa. Voc dever refletir sobre o problema que pretende resolver na pesquisa. Se realmente um problema e se vale a pena tentar encontrar uma soluo para ele. Problema uma questo que a pesquisa pretende responder. Gil (1991) enuncia cinco regras prticas para que um problema de pesquisa seja enunciado: A) ser formulado como pergunta B) ser claro e preciso C)ser suscetvel de soluo

11

Justificativa
Para realizar a justificativa, voc ir refletir sobre o porqu da realizao da pesquisa procurando identificar as razes da preferncia pelo tema escolhido. Explicite estudos e/ou interesses anteriores sobre o assunto ou prximo a eles. Apresente razes tericas e/ou empricas que definem a importncia da pesquisa. Apresente argumentos que mostrem que sua pesquisa significativa ou relevante. A justificativa dever convencer o leitor do projeto sobre a importncia e relevncia da pesquisa proposta.

12

Objetivos
Devem ser extrados diretos do problema de pesquisa Nesta etapa voc pensar a respeito de sua inteno ao propor a pesquisa. Dever sintetizar o que pretende alcanar com a pesquisa. Os objetivos devem estar coerentes com a justificativa e o problema proposto. O objetivo geral ser a sntese do que se pretende alcanar, e os objetivos especficos explicitaro os detalhes e sero um desdobramento do objetivo geral. Os objetivos informaro para que voc est propondo a pesquisa, isto , quais os resultados que pretende alcanar ou qual a contribuio que sua pesquisa ir efetivamente proporcionar.

13

Enunciados dos Objetivos


Os enunciados dos objetivos devem comear com um verbo no infinitivo e este verbo deve indicar uma ao passvel de mensurao. Como exemplos de verbos usados na formulao dos objetivos, podem-se citar para: determinar estgio cognitivo de conhecimento: os verbos apontar, arrolar, definir, enunciar, inscrever, registrar, relatar, repetir, sublinhar e nomear; determinar estgio cognitivo de compreenso: os verbos descrever, discutir, esclarecer, examinar, explicar, expressar, identificar, localizar, traduzir e transcrever; determinar estgio cognitivo de aplicao: os verbos aplicar demonstrar, empregar, ilustrar, interpretar, inventariar, manipular, praticar, traar e usar;

14

determinar estgio cognitivo de anlise: os verbos analisar classificar, comparar, constatar, criticar, debater, diferenciar, distinguir, examinar, provar, investigar e experimentar; determinar estgio cognitivo de sntese: os verbos articular compor, constituir, coordenar, reunir, organizar e esquematizar; determinar estgio cognitivo de avaliao: os verbos apreciar, avaliar, eliminar, escolher, estimar, julgar, preferir, selecionar, validar e valorizar.

15

Formulao de Objetivos
interessante respeitar as seguintes regras:
1) O objetivo deve ser claro, preciso e conciso 2) O objetivo deve expressar apenas uma idia. 3) O objetivo deve referir-se apenas pesquisa que se pretende realizar. No so objetivos de uma pesquisa, propriamente, discusses, reflexes, ou debates em torno a resultados do trabalho.

16

Procedimento Metodolgico
A utilizao de mtodos e tcnicas em pesquisa dever estar associada aos objetivos e fundamentao terica elaborados para a realizao da sua pesquisa. Esse procedimento se faz pela escolha da abordagem qualitativa ou quantitativa da pesquisa.

17

Metodologia
Nesta etapa voc ir definir onde e como ser realizada a pesquisa. Definir o tipo de pesquisa, a populao (universo da pesquisa), a amostragem, os instrumentos de coleta de dados e a forma como pretende tabular e analisar seus dados. Populao (ou universo da pesquisa) a totalidade de indivduos que possuem as mesmas caractersticas definidas para um determinado estudo. Amostra parte da populao ou do universo, selecionada de acordo com uma regra ou plano.

18

Formas de Abordagem
Pesquisa Quantitativa: traduz em nmeros opinies e informaes para classific-los e organiz-los. Utiliza mtodos estatsticos. Pesquisa Qualitativa: considera a existncia de uma relao dinmica entre mundo real e sujeito. Se caracteriza pela tentativa de se explicar em profundidade o significado e as caractersticas do resultado das informaes obtidas na realizao da pesquisa. Esta abordagem um estudo detalhado de uma determinado fato, objeto, grupo de pessoas ou ator social e fenmenos da realidade.

19

Tipos de Pesquisa
Pesquisa exploratria Tem como objetivo dar uma explicao geral sobre determinado fato, atravs da delimitao do estudo, levantamento bibliogrfico, leitura e anlise de documentos. Esta pesquisa desenvolve estudos que do uma viso mais geral dos fatos. Pesquisa experimental Implica na manipulao de dados obtidos atravs de estudos em laboratrios e pesquisas de campo. Pesquisa descritiva Implica em narrar o que acontece, descobrir e narrar os fenmenos, procurando descrev-los, classific-los e interpret-los. Analisa fatos ou fenmenos. Pesquisa bibliogrfica uma modalidade de estudo e anlise de documentos de domnio cientifico tais como livros, enciclopdias, peridicos, ensaios, artigos cientficos, entre outros. O objetivo que o pesquisador entre em contato direto com obras, artigos ou documentos que tratem do tema em estudo.
OLIVEIRA, 2007, p.65-75

20

Pesquisa documental Caracteriza-se pela busca de informaes em documentos que no recebero nenhum tratamento cientfico. So considerados documentos, regulamentos, normas, pareceres, cartas, memorandos, dirios pessoais, autobiografias, jornais, revistas, discursos, roteiros de programas de rdio e televiso, estatsticas, arquivos escolares. Pesquisa etnogrfica Trata-se de um estudo sobre cultura, no sentido de caracterizar determinados grupos sociais. Pesquisa ao Tipo de pesquisa social que concebida e realizada em estreita associao com uma ao ou com a resoluo de um problema coletivo. Esta pesquisa requer o compromisso do pesquisador com a populao pesquisada a fim de buscar coletivamente alternativas para a resoluo dos problemas que atingem a comunidade pesquisada. Estudo de caso estudo aprofundado de um objeto de pesquisa. Visa o exame detalhado de um ambiente, de um simples sujeito ou de uma situao em particular.
OLIVEIRA, 2007, p.65-75

21

Instrumentos de coleta de dados


A definio do instrumento de coleta de dados depender dos objetivos que se pretende alcanar com a pesquisa e do universo a ser investigado. Os instrumentos de coleta de dados so: Observao Entrevista Questionrio Anlise de documentos Grupo Focal

22

OBSERVAO
uma tcnica de coleta de dados para conseguir informaes e utiliza os sentidos na obteno de determinados aspectos da realidade. No consiste apenas em ver e ouvir, mas tambm em examinar fatos ou ferramentas que se deseja estudar. A observao ajuda o pesquisador a identificar e a obter provas a respeito de objetivos sobre os quais os indivduos no tem conscincia, mas que orientam seu comportamento.

23

Segundo a participao do observador: Participante: consiste na participao real do pesquisador com a comunidade ou grupo. Em geral so apontados duas formas: 1. Natural - o observador pertence mesma comunidade ou grupo que investiga. 2. Artificial - o observador integra-se ao grupo com a finalidade de obter informaes. No participante: o observador toma contato com a comunidade, grupo ou realidade estudada, mas sem integrarse a ela - permanece de fora.

24

ENTREVISTA
um encontro entre duas pessoas, a fim de que uma delas obtenha informaes a respeito de determinado assunto, mediante uma conversao de natureza profissional. TIPOS DE ENTREVISTAS Estruturada: aquela em que o entrevistador segue um roteiro previamente estabelecido. No estruturada: o entrevistado tem liberdade para desenvolver cada situao em qualquer direo que considere adequada. Painel: consiste na repetio de perguntas, de tempo em tempo, s mesmas pessoas, a fim de estudar a evoluo das opinies em perodos curtos.

25

QUESTIONRIO
um instrumento de coleta de dados constitudo por uma srie ordenada de perguntas, que devem ser respondidas por escrito e sem a presena do entrevistador. Consiste em traduzir os objetivos da pesquisa em perguntas claras e objetivas.

26

TIPOS DE QUESTES Aberta: so as que permitem ao informante responder livremente, usando linguagem prpria e emitir opinies. Entretanto, apresenta alguns inconvenientes: 1.Dificulta a resposta ao prprio informante, que dever redigi-la. 2.O processo de tabulao. 3.O tratamento estatstico e a interpretao. 4.A anlise difcil, complexa, cansativa e demorada.

27

TIPOS DE QUESTES
Fechada: so aquelas em que o informante escolhe sua resposta entre duas opes. Este tipo de pergunta, embora restrinja a liberdade das respostas, facilita o trabalho do pesquisador e tambm a tabulao, pois as respostas so mais objetivas. Mltipla escolha: so perguntas fechadas mas que apresentam uma srie de possveis respostas, abrangendo vrias facetas do mesmo assunto. A tcnica da escolha mltipla facilmente tabulvel e proporciona uma explorao em profundidade quase to boa quanto a de perguntas abertas. A combinao de respostas mltiplas com as respostas abertas possibilita mais informaes sobre o assunto, sem prejudicar a tabulao.

28

Anlise Documental
A anlise documental pode se constituir numa tcnica valiosa de abordagem de dados qualitativos, seja complementando as informaes obtidas por outras tcnicas, seja desvelando aspectos novos de um tema ou problema. So considerados documentos, regulamentos, normas, pareceres, cartas, memorandos, dirios pessoais, autobiografias, jornais, revistas, discursos, roteiros de programas de rdio e televiso, estatsticas, arquivos escolares.

29

Grupo Focal
Um grupo focal um grupo de discusso informal e de tamanho reduzido (at 12 pessoas), com o propsito de obter informao qualitativa em profundidade. As pessoas so convidadas para participar da discusso sobre determinado assunto. Normalmente, os participantes possuem alguma caracterstica em comum. Por exemplo: compartilham das mesmas caractersticas demogrficas tais como nvel de escolaridade, condio social, ou so todos funcionrios do mesmo setor do servio pblico. Os participantes de um GF so incentivados a conversar entre si, trocando suas experincias, relatando suas necessidades, observaes, preferncias, etc. A conversao conduzida por um moderador, cuja regra central incentivar a interao entre os participantes. O moderador incentiva a participao de todos, evitando que um ou outro tenha predomnio sobre os demais, e conduz a discusso de modo que esta se mantenha dentro do(s) tpico(s) de interesse.

30

O objetivo principal de qualquer GF revelar as percepes dos participantes sobre os tpicos em discusso. As principais caractersticas de um GF so: Cada grupo organizado com pequeno nmero de pessoas(no mximo 12) para incentivar interao entre os membros; Cada sesso dura aproximadamente 90 minutos; A conversao concentra-se em poucos tpicos (no mximo 5 assuntos); O moderador tem uma agenda onde esto delineados os principais tpicos a serem abordados. Estes tpicos so geralmente pouco abrangentes, de modo que a conversao sobre os mesmos se torne relevante; H a presena de observador externo (o qual no se manifesta) para captar reaes dos participantes.

31

Resumindo metodologicamente
Quanto a forma de abordagem quantitativa ou qualitativa Quanto ao tipo de pesquisa pesquisa exploratria, Pesquisa descritiva, Pesquisa explicativa, Estudo de caso, Pesquisa bibliogrfica, Pesquisa documental, Pesquisa etnogrfica, Pesquisa ao. Unidade de anlise categorizao do que ir ser analisado Instrumentos de coleta de dados coleta documental, entrevistas, questionrios, observao.

32

Reviso da literatura - Fundamentao Terica


Uma das etapas mais importantes de um projeto de pesquisa a reviso de literatura. A reviso de literatura refere-se fundamentao terica que voc ir adotar para tratar o tema e o problema de pesquisa. Por meio da anlise da literatura publicada voc ir traar um quadro terico e far a estruturao conceitual que dar sustentao ao desenvolvimento da pesquisa. A reviso de literatura resultar do processo de levantamento e anlise do que j foi publicado sobre o tema e o problema de pesquisa escolhidos. Permitir um mapeamento de quem j escreveu e o que j foi escrito sobre o tema e/ou problema da pesquisa.

33

Qual a contribuio da reviso de literatura?


A reviso de literatura/pesquisa bibliogrfica contribuir para: obter informaes sobre a situao atual do tema ou problema pesquisado; conhecer publicaes existentes sobre o tema e os aspectos que j foram abordados; verificar as opinies similares e diferentes a respeito do tema ou de aspectos relacionados ao tema ou ao problema de pesquisa.

34

Toda pesquisa implica o levantamento de dados de variadas fontes, quaisquer que sejam os mtodos ou tcnicas empregados. a fase da pesquisa realizada com intuito de recolher informaes prvias sobre o campo de interesse. O levantamento de dados feito de duas maneiras: Pesquisa documental Pesquisa bibliogrfica

35

A escrita processo artesanal


No espere ter clareza para escrever, escreva as ideias e frases tais como elas lhe ocorrem.

No h texto claro previamente existente na mente de algum. Ele resulta de um trabalho parcial, limitado, reelaborado algumas vezes e por fim bem acabado.

36

Recomendaes1
Estabelea um cronograma de trabalho e cumpra-o. Mude a infra-estrutura necessria, se for o caso: instrumento, de lugar, de horrio. No procure pretextos para no escrever. Conceda-se, se for preciso, pequenas recompensas por cada etapa concluda. Encontre o equilbrio certo entre ler e parar de ler para escrever. Esteja sempre espreita de idias.
(SILVA, 2007)

37

Recomendaes 2
No espere para escrever em pouco tempo aquilo que voc no conseguiu em muito tempo. Pense que voc est apenas escrevendo um texto. Controle o seu perfeccionismo. No fantasie que voc deveria estar escrevendo uma outra coisa. No se considere a nica pessoa do mundo a sofrer da sndrome da folha em branco. Pense em um pblico-alvo determinado. Imagine que est escrevendo uma carta a uma pessoa amiga.
(SILVA, 2007)

38

Recomendaes 3
Se o texto depende de uma pesquisa bibliogrfica, assegure-se de ter lido toda a bibliografia relevante e de ter notas das passagens mais importantes e relevantes. (

39

Tipos de Escrita a serem Evitados


Summa: pretende sempre dar viso panormica de tudo. Arqueolgico: sempre Antiguidade ou ao Medieval, mesmo que o assunto seja muito especfico e atual. Patchwork: sem fio condutor, colagem de autores e conceitos. Suspense: possui fio condutor, mas deixa pontos obscuros at o final. Rococ: com conceituaes tericas rebuscada e com elementos decorativos desnecessrios.
(Alves-Mazzotti, 2006)

40

Tipos de Escrita a serem Evitados


Caderno B: muito baseado em fontes secundrias. Coquetel terico: com inmeros autores sem estabelecer conexes entre eles. Apndice intil: trabalha com inmeros autores, aparentemente cansa e no volta a eles para amarrar as idias trabalhadas. Monstico: partem do princpio de que o estudo deve sempre ser pobre, sendo estudos extensos que exigem tolerncia dos leitores e no tm utilidade. Cronista social: aquele que d um jeitinho de citar autores que esto na moda.
(Alves-Mazzotti, 2006)

41

Tipos de escrita a serem Evitados


Colonizado versus xenfobo: o primeiro se baseada apenas em autores estrangeiros e o ltimo apenas em nacionais. Off the records: o autor garante o anonimato s fontes, por meio de expresses como sabe-se, muitos autores, vrios estudos, etc. Isso impede entender a consistncia do que dito. Ventrloquo: nesse caso o autor s fala pela boca dos outros, com citaes diretas ou parfrases, porm no toma posio, no estabelece relaes, a no ser aquelas que o leitor possa deduzir lendo aspectos dos autores citados.
(Alves-Mazzotti, 2006)

42

Referncias Bibliogrficas
SILVA, T. T. da Silva. Notas de aula/Disciplina Argumentao, Estilo, Composio: Introduo Escrita Acadmica. UFRGS, 2007. ALVMAZZOTI, Alda J. A reviso da bibliografia em teses e dissertaes: meus tipos inesquecveis:o retono. In: BIANCHETTI, Lucdio, MACHADO, Ana M. N., org. A Bssola de Escrever: desafios e estratgias na orientao e escritas de teses de Dissertaes. Florianpolis: Ed. da UFSC; So Paulo: Cortez, 2006. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. So Paulo: Atlas, 1991. GIL, Antonio Carlos. Mtodos e tcnicas de pesquisa social. So Paulo: Atlas, 1999. MINAYO, Maria Ceclia (org.). Pesquisa Social: teoria, mtodo e criatividade. Petrpolis, Vozes, 1994. OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Vozes, 2007. SILVA, Edna Lcia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaborao de dissertao. Florianpolis: Laboratrio de Ensino a Distncia da UFSC, 2001.

43

You might also like