You are on page 1of 8

PLANO DE CURSO DE MATEMTICA 5 ANO II CICLO !

UNDAMENTAL I

OBJETIVO GERAL :
O ensino da Matemtica busca o equilbrio e a indissociabilidade entre esses dois aspectos: a contribuio para resolver problemas da vida cotidiana, sua aplicao a problemas reais e a formao de capacidades intelectuais, a estruturao do pensamento, a agilizao do raciocnio do aluno, tendo como meta promover nas aulas o gosto pelo desafio de enfrentar problemas, a determinao pela busca dos resultados, o prazer no ato de conhecer e de criar, a autoconfiana para conjectura, levantar hip teses, valid!las, confront!las com as dos colegas" #s e$pectativas de aprendizagem esto organizadas a partir de cinco blocos temticos: n%meros, opera&es, espao e forma, grandezas e medidas e tratamento da informao, que so organizadas ao longo do ano, de forma articulada e equilibrada com as outras reas de conhecimento"

COMPETNCIAS :
'esolver situa&es!problemas que envolvam contagem, medidas e o significado das opera&es, utilizando estrat(gias pessoais de resoluo e selecionando procedimentos de clculos" )er e escrever n%meros naturais e racionais, ordenar n%meros naturais e racionais na forma decimal, pela interpretao do valor posicional de cada uma das ordens" *ominar as opera&es fundamentais" +azer uso das propriedades das opera&es na e$plorao das t(cnicas operrias e no e$erccio do clculo mental" ,ompreender o conceito de fra&es de unidades e de quantidade" ,ompreender o conceito de fra&es de unidades e quantidades" -tilizar, convenientemente, unidades monetrias e medidas na resoluo de problemas" Medir e fazer estimativas sobre medidas, utilizando unidades e instrumentos de medidas mais usuais que melhor se ajustarem . natureza da medio realizada"
Secretaria de Estado da Educao e Qualidade do Ensino

'ealizar clculos, mentalmente e por escrito, envolvendo n%meros naturais e racionais /representao decimal0 e comprovar os resultados, por meio de estrat(gias de verificao" 1nterpretar e construir representa&es espaciais, croquis, itinerrios, maquetes0, utilizando!se de elementos de refer2ncia e estabelecendo rela&es entre eles" 'econhecer e descrever formas geom(tricas bidimensionais e tridimensionais" 'ecolher dados sobre fatos e fen3menos do cotidiano, utilizando procedimentos de organizao e e$pressar o resultado utilizando tabelas e grficos"

Secretaria de Estado da Educao e Qualidade do Ensino

CONTE"DO 1 BIMESTRE EIXO: NMEROS NATURAIS, SISTEMA DE NUMERAO DECIMAL E NMEROS RACIONAIS. DESCRITORES: D !"D #"D $"D %"D &"D '" D ("D)*"D) +D))"D)!"D)#"D)$"D)% + D)& + D)' Explorao de nmeros naturais no contexto dirio utilizando adio, subtrao, multiplicao e diviso. Resolver operaes com nmeros naturais, discriminando suas propriedades: comutativa, associativa e elemento neutro. Expresses numricas. Possibilitar a anlise , interpretao e ormulao de situaes!problema. Recon"ecimento do #istema $onetrio %rasileiro. &so de clculo mental e calculadora. &tilizar os mltiplos '$$(). &tilizar os divisores '$*(). +meros primos. Explorar as expresses numricas. *iscriminar as propriedades dos nmeros naturais. Resoluo de problemas utilizando as cdulas do #istema $onetrio %rasileiro.

A#ALIA$%O METODOLOGIAS Recon"ecimento do nmero como c,di-o presente nas vrias situaes do cotidiano . tele ones, placas de carro, identi icao de ruas e casas Elaborar, /unto com os alunos, um repert,rio de situaes em 0ue usam nmeros. Elaborar, com a turma, listas com nmero de lin"as de 1nibus da cidade, nmero de tele ones teis, nmero de placas de carro e azer a leitura deles. 2rientar os alunos para 0ue elaborem ic"as onde cada um vai anotar os nmeros re erentes a si pr,prio, tais como: idade, data do nascimento, nmero de RECURSOS DIDTICOS

3ivro *idtico $aterial *ourado 4ic"as e Palitos Papel (arto E.5.6 7esoura (ola 7ampin"as Pedrin"as (alculadora $oedas e cdulas #em valor

2bservao Participao (ooperao 6teno (oncentrao Racioc8nio *isciplina 9nteratividade (omprometimento. Empen"o do aluno na execuo das atividades propostas no decorrer do bimestre.

Secretaria de Estado da Educao e Qualidade do Ensino

(ompreenso e utilizao das re-ras do sistema de numerao decimal, para leitura, escrita, comparao e ordenao de nmeros naturais. &tilizao no sistema de numerao decimal de nmeros ordinais at :;; e nmeros romanos at <.;;;, assim como nmeros pares e 8mpares. Explorar escritas numricas. 9denti icar nos nmeros o valor absoluto e o valor relativo, assim como a ordem antecessor e sucessor. 9denti icar a correspond=ncia entre a lin-ua-em verbal e o desen"o. Representar os nmeros racionais em sua orma racionria, realizando a leitura e escrita de raes. 9denti icao dos termos de uma rao. Recon"ecimento das raes e0uivalentes. (lculo de adio e subtrao de nmeros racionais e na orma decimal. Realizao de leitura e escrita de nmero decimal, assim como sua representao. 7rabal"ar os nmeros mistos. 7rabal"ar com a orma racionria realizando a simpli icao e a reduo de rao. Realizar (lculos com a Percenta-em. (omparao e ordenao de nmeros racionais na orma decimal. 6nalise dos dados do 9%>E sobre a

calado, peso, altura, nmero de irmos, nmero de ami-os, etc. #olicitar aos alunos 0ue observem a numerao da rua onde moram, onde comea e onde termina e re-istrar o nmero de suas casas e de seus vizin"os. ! &tilizao de situaes do cotidiano em sala de aula para desenvolver 6tividades de a-rupar e rea-rupar 2b/etos, utilizando material concreto. #ituaes vivenciadas com din"eiro.

Secretaria de Estado da Educao e Qualidade do Ensino

composio da populao brasileira por cor.

CONTEDO )- .IMESTRE EIXO: GRANDE0AS E MEDIDAS DESCRITORES: D% + D& + D' + D( +D * +D + D ) ? 9denti icao de -randezas mensurveis no contexto dirio: comprimento, massa, capacidade, tempo e temperatura. ? 9denti icao de medidas. ? Recon"ecimento e utilizao de unidades usuais de medida como metro, cent8metro, 0uil1metro, -rama, mili-rama, 0uilo-rama, litro, mililitro, metro 0uadrado, al0ueire, etc. ? 9denti icao de escala. ? Relacionar as unidades de volume e capacidade.

METODOLOGIAS
&tilizao de medidas no usuais para comparar -randezas da mesma ordem Realizao de atividades 0ue possibilitem a comparao da altura, idade, peso, re-ies do corpo da criana veri icando a relao maior e menor. 6presentao de situaes . problema para comparar e avaliar ob/etos de massa di erentes, veri icando 0ual o mais leve e o mais pesado. &tilizao do rel,-io e do calendrio recon"ecendo!os como instrumentos para medir o tempo. (omparao de mediadas da mesma espcie, utilizando

RECURSOS DID/TICOS 2b/etos da sala de aula @uadro branco, Pincis para 0uadro 3ivro didtico (aderno 3pis %orrac"a Revistas Aornais Papel 6< $ime,-ra o Blcool (artolina Papel $adeira 3pis em cores

A,ALIAO ! 2bservao ! Participao ! (ooperao ! 6teno ! (oncentrao ! Racioc8nio ! *isciplina ! 9nteratividade ! (omprometimento. Empen"o do aluno na execuo das atividades propostas no decorrer do bimestre.

Secretaria de Estado da Educao e Qualidade do Ensino

instrumentos . ita mtrica, balana, litro, 0uilo . em situaes do cotidiano. &tilizao da unidade padro de medida de massa . o -rama e o 0uilo-rama . em situaes concretas.

diversas >iz de cera

CONTE"DO 3 BIMESTRE

A#ALIA$%O METODOLOGIAS &tilizao de atividades 0ue possibilitem a localizao de sua posio no espao, de outras pessoas e de ob/etos estabelecendo pontos de re er=ncia. Realizao de atividades 0ue possibilitem a descrio, interpretao e representao da sua posio no espao em relao a ob/etosDpessoas usando a lin-ua-em matemtica. Explorao de atividades 0ue permitam compreender a posio de um ob/eto no RECURSOS DIDTICOS

EIXO: ES1AO E 2ORMA DESCRITORES: D "D)"D!"D#"D$ ? *escrio, interpretao e representao da posio de uma pessoa ou ob/eto no espao, de di erentes pontos de vista. ? Representao e interpretao do espao por meio de mapas e ma0uetes. ? Representao de i-uras -eomtricas 'es era, cone, cilindro, cubo, c8rculo, paralelep8pedo e pirCmide).

! Aornal ! rel,-io ! calendrio ! 7extos ! 7abuada ! *5*# ! 4ita $trica ! balana ! 3itro

! 2bservao ! Participao ! (ooperao ! 6teno ! (oncentrao ! Racioc8nio ! *isciplina ! 9nteratividade ! (omprometimento.

Secretaria de Estado da Educao e Qualidade do Ensino

? Explorar as ormas tridimensionais. ? Explorar retas e Cn-ulos. ? Per8metro. ? Realizar a ampliao e reduo de i-uras. ? 9nterpretao de ormas tridimensionais. ? Recon"ecimento e identi icao de pol8-onos, c8rculos e Cn-ulos. ? Recon"ecimento de semel"anas e di erenas entre poliedros 'os prismas, as pirCmides e outros) e identi icao de elementos como aces, vrtices e arestas.

espao em relao a outros pontos de re er=ncia. &tilizao de mapas, ma0uetes, esboos, cro0uis, itinerrios para interpretar e representar a posio e a movimentao no espao. *imensionamento e or-anizao de espaos, explorando as relaes taman"o e orma. Explorao do ambiente 8sico pelos alunos, a-rupando ob/etos pela orma, identi icando semel"anas e di erenas entre eles. 2r-anizao de al-umas i-uras -eomtricas mediante suas caracter8sticas: cor, orma, taman"o, espessura, simetria. 2bservao das ormas -eomtricas existentes na natureza e nos ob/etos constru8dos pelo "omem para comparar os ob/etos do espao 8sico com as ormas e s,lidos -eomtricos. (onstruoDreconstruo de ormas -eomtricas.

! Bbaco ! 6tividades *i-itadas

Empen"o do aluno na execuo das atividades propostas no decorrer do bimestre.

Secretaria de Estado da Educao e Qualidade do Ensino

CONTE"DO 4 BIMESTRE

A#ALIA$%O METODOLOGIAS

TRATAMENTO DA IN2ORMAO CONTEXTUALI0AO DESCRITORES: D)& + D)' 3er in ormaes e dados representados em tabelas. 3er in ormaes e dados em -r icos ' particularmente em -r icos de colunas)

*esenvolver atividades 0ue possibilitem a interpretao e estabelecendo pontos de re er=ncia na compreenso do 0ue est sendo pedido na sentena ou itemE Realizao de atividades 0ue possibilitem a descrio, interpretao e representaoE Utilizao de situaes do cotidiano em sala de aula para desenvolver atividades de agrupar e reagrupar objetos, utilizando material concreto

RECURSOS DIDTICOS 6luno Pro essora @uadro branco Pincis para 0uadro 3ivro didtico (aderno 3pis, %orrac"a %alana (alendrio 3itro e outros

! 2bservao ! Participao ! (ooperao ! 6teno ! (oncentrao ! Racioc8nio ! *isciplina ! 9nteratividade ! (omprometimento Empen"o do aluno na execuo das atividades propostas no decorrer do bimestre.

Secretaria de Estado da Educao e Qualidade do Ensino

You might also like