You are on page 1of 33

MANUAL DE INSTRUES

Dosmetro de rudos, registrador de dados e medidor de nvel de som Com interface para PC
Modelo SL355

1. ndice
1. 2. 3. 4. 5. 6. ndice ... Introduo .. Funes ... Descrio do medidor ... Descrio do visor . Preparativos .. 6.1 Incio ............... 6.2 Instalao, troca e eliminao das pilhas 6.3 Smbolos do status das pilhas ........ 6.4 Instalao do microfone ... 7. 8. Procedimento de calibragem .... Teste de dose e registro de dados . 8.1 Viso geral do teste de dose e do registro de dados ....... 8.2 Efetuar testes de dose e registros de dados ... 8.4 Rever dados registrados e armazenados no aparelho ....... 8.5 Modo de dados - Tabela do menu ... 2 3 4 4 5 6 6 6 6 6 7 8 8 8 9 10

8.3 Rever as configuraes do teste de dose e os resultados das medies ........ 9

8.6 Modo de dados - Imagens do visor do medidor .... 11 8.6.1 Selecionar uma configurao do medidor de dose a partir da memria. 11 8.6.2 Medir e armazenar dados de dose .... 8.6.3 Imagens do visor para trazer de volta e rever os dados de dose ... 9. Modo de medio do nvel de som (SLM) .. 9.1 Tabela do menu SLM ......... 9.2 Imagens do visor SLM ...... 10. 11. Configurar o medidor - Atravs do Software ....... 11.1 Modo CONFIGURAR ......... 11.2 Modo CONFIGURAR - Tabela do menu ..... 11.4 Modo OPO ....... 11.5 Modo OPO - Tabela do menu ...... 11.6 Modo OPO - Imagens bsicas do visor ..... 11.7 Modo OPO - Ajustar hora e data ........... 11.8 Modo OPO - Editar .... 12. 13. 14. 15. 16. Limpar a memria do medidor . Especificaes .. Manuteno .... Instalao e operao do Software .... Glossrio de termos .. 11 14 15 15 16 18 18 18 21 21 23 24 25 27 28 31 31 32

Configurar o medidor - Manualmente .. 18

11.3 Modo CONFIGURAR - Imagens do visor ...... 19

SL355-EU-PT V1.5 6/13

2. Introduo
Parabns por ter adquirido o Modelo SL355. O SL355 uma combinao de dosmetro de rudos, registrador de dados e medidor de nvel de som (SLM). O SL355 pode ser configurado manualmente atravs dos botes de navegao do sistema de menus, ou atravs da interface para PC, utilizando-se o programa fornecido (recomendado para facilitar a utilizao). Consulte o manual de instrues especfico do programa, localizado no CD-ROM, para instrues detalhadas de como utilizar o programa para baixar dados, configurar o medidor SL355 e controlar o medidor remotamente. O Dosmetro de rudos SL355 foi feito para testar a exposio ao rudo e fornecer pesquisas de rudo para conformidade com os padres OSHA, MSHA, DOD, ACGIH e ISO. O SL355 monitora a exposio ao rudo acumulado e mede a exposio ao rudo com frequncia ponderada e o pico do 2 nvel de som para dose em % e TWA (mdia ponderada do tempo ou exposio ao som em Pa h). possvel gravar at vinte (20) pesquisas de rudo e programar at cinco (5) testes de dose automatizados com at 30 dias de antecedncia. Cada teste inclui uma funo de repetir, atravs da qual os testes podem ser refeitos de acordo com o nmero de vezes pr-definido. O nvel de critrio, o limiar, a taxa de troca e outros parmetros so programveis pelo usurio. Os resultados da pesquisa de rudos podem ser vistos no visor do medidor e baixados utilizando-se o programa de PC fornecido. O Medidor de nvel de som (SLM) SL355 mostra as leituras de nvel de presso do som (SPL) em tempo real, com LEQ, SEL e tempo decorrido, assim como um SLM de tipo 2 faria. O SLM possui faixas selecionveis de medio: de 60 a 130 e 70 a 140dB, frequncias ponderadas A e C, Z linear, picos ponderados C, tempos de resposta Rpido e Lento e taxa de troca de energia ajustvel (Q). O Registrador de dados SL355 possui um relgio em tempo real para estampar dados de data/hora. O registrador de dados capaz de armazenar at 14.400 leituras na memria do medidor. O tempo (taxa) de amostragem programvel de 1 segundo at 1 hora por leitura. As leituras armazenadas podem ser baixadas utilizando-se o programa para PC. Este aparelho foi calibrado e testado antes de ser enviado. Com manuteno adequada, pode-se esperar anos de servio confivel.

Convenes deste manual de instrues


O SL355 um aparelho sofisticado que possui uma variedade de funes. O manual de instrues serve para otimizar a experincia do usurio em termos de facilidade de utilizao e convenincia. Para tanto, a maioria das seces deste manual de instrues inclui textos de instrues, tabelas do menu e uma seco que ilustra as imagens do visor reais, como vistas pelo usurio enquanto programa o medidor. Revise todas estas trs abordagens (texto de instrues, tabelas do menu e imagens do visor) e determine se uma delas, ou uma combinao das trs, funciona melhor para a aplicao em questo. Se tiver dvidas, entre em contato com a nossa equipe de apoio tcnico.

SL355-EU-PT V1.5 6/13

3. Funes
Combinao de medidor de dose, registrador de dados e medidor de nvel de som. Configuraes de medio definveis pelo usurio. Seleo de nvel de critrio, taxa de troca, limiar, frequncia ponderada e tempo de resposta. Completamente configurvel utilizando-se o programa para PC fornecido (recomendado). Vinte (20) posies na memria interna com capacidade total para 14.400 leituras. Baixe dados de dose, TWA e registrador de dados para um PC utilizando o programa para PC fornecido. Capacidade de registro de dados com relgio e registro de data/hora em tempo real. Bloqueio de teclado que protege contra operaes indesejadas do medidor. Inclui interface USB para PC e programa de configurao e registro de dados para TM Windows . O conjunto inclui microfone, presilha para microfone, protetor de vento para microfone, presilha para cinto, pilhas, estojo de proteo, tampa para teclado, manual de instrues, CDROM com o programa e cabo USB.

4. Descrio do medidor
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Entrada para microfone Potencimetro de calibragem para ajuste de 114dB Visor de cristais lquidos Boto LIGA-DESLIGA e MENU Boto direcional esquerdo Boto direcional para baixo Interface USB para PC Boto direcional direito Boto direcional para cima

21

3 10

10. Boto INICIAR/PAUSAR e RETORNAR

4 6

9 8 7

Tampa do teclado:

Observaes: o compartimento das pilhas e a presilha para cinto esto localizados na parte de trs do medidor. A presilha de lapela para o microfone, a chave de fenda para calibragem, o microfone, o protetor de vento e outros itens do conjunto no esto ilustrados acima.

SL355-EU-PT V1.5 6/13

5. Descrio do visor
6 12 7

13 8 10 1 2 9

1. 2. 3. 4. 5. 6. SPL PK PKZ DOSE LEQ TWA SEL S F C A dB% REC

Indicador de sobrefaixa Indicador de subfaixa

A piscar: modo de espera do temporizador; Slido: gravando Indicador de gravao pausada Botes de navegao inteligentes (Nvel de presso do som) (Modo de pico: frequncia ponderada C) (Modo de pico: pico ponderado e linear Z) (%dose) (Nvel de som contnuo equivalente) (Mdia ponderada do tempo) (Nvel de exposio ao rudo em um evento) Lento (tempo de resposta ponderado) Rpido (tempo de resposta ponderado) Frequncia ponderada C Frequncia ponderada A Unidades de leitura de porcentagem ou decibis Status das pilhas

11

7.

8. 9.

10. Leitura primria, mostrar data/hora ou itens do menu para os modos de programao 11. cones dos modos: SLM Modo de medio do nvel de som DATA Dosmetro/registrador de dados (se estiver piscando, os dados estaro a ser gravados e o teclado estar bloqueado; se estiver slido, o medidor est aguardando a contagem regressiva do temporizador para comear a gravar) SET UP Modo de configurao da operao OPTION Modo de opes da operao 12. 13. BEG END DUR cone dos fones de ouvido que indica a ocorrncia de um SPL acima de 115dB Hora inicial do teste Hora final do teste Durao do teste

SL355-EU-PT V1.5 6/13

6. Preparativos
6.1 Incio
1. Ligue o instrumento pressionando brevemente o boto de ligar/menu, localizado no canto superior esquerdo do teclado. 2. Quando o aparelho estiver ligado, o nmero do modelo (355) aparecer rapidamente no canto esquerdo do visor, e a verso do firmware (1.1, por exemplo) aparecer no lado direito. 3. O medidor entrar no modo SLM por padro (o cone SLM ser mostrado), no qual o visor principal indicar o nvel de presso do som (SPL) em dB, a frequncia ponderada A/C, o tempo de resposta F/S e o cone do status das pilhas (uma seta para cima ou para baixo poder ser vista se a leitura atual estiver acima ou abaixo da faixa selecionada, respectivamente). Veja a imagem do visor mostrada. 4. Se o medidor no ligar, verifique se as pilhas esto instaladas e carregadas. 5. Para DESLIGAR o medidor, mantenha pressionado o boto de ligar/menu por trs (3) segundos. 6. O SL355 pode ser usado como medidor de nvel de som ou como dosmetro/registrador de dados. 7. Lembre-se de que as quatro teclas direcionais so teclas de navegao inteligentes. Para todos os modos de medio, somente as teclas direcionais ativas aparecero no visor.

6.2 Instalao, troca e eliminao das pilhas


1. Deslize a tampa do compartimento das pilhas para fora do medidor. 2. Remova as pilhas usadas (se aplicvel), e insira trs (3) pilhas AAA de 1,5V. Verifique se a orientao e a polaridade das pilhas esto corretas. No misture pilhas novas com pilhas parcialmente usadas. 3. Monte o medidor com cuidado antes de utiliz-lo novamente. O usurio final legalmente responsvel (regulamentao de pilhas da UE) por retornar todas as pilhas usadas, elimin-las com o lixo domstico comum proibido! Leve pilhas / baterias usadas aos pontos de coleta de sua comunidade ou onde quer que pilhas / baterias sejam vendidas! Eliminao: siga as estipulaes legais vlidas em relao eliminao do aparelho ao fim de sua vida til.

6.3 Status das pilhas


O cone do status das pilhas aparecer vazio se as pilhas estiverem descarregadas. O smbolo das pilhas indica a capacidade restante de acordo com o nmero de barras ou segmentos, como mostrado abaixo:

>84%

>65%

>25%

>11%

0%

6.4 Instalao do microfone


Insira o plugue do microfone no conector localizado no topo do medidor, como mostrado no diagrama ao lado. Gire-o no sentido horrio para firm-lo no lugar; cuidado para no apertar demais.

SL355-EU-PT V1.5 6/13

7. Procedimento de calibragem
1. Um calibrador acstico padro de 114dB necessrio (como mostrado no diagrama abaixo). 2. Insira o microfone do medidor cuidadosamente no orifcio de insero do calibrador (como mostrado).

3. LIGUE o calibrador e configure sua amplitude de sada para 114dB. 4. LIGUE o medidor. 5. Entre no modo de calibragem (CL) pressionando repetidamente o boto MENU, at que aparea CL XX.X e os cones dos modos SLM, DATA, SETUP e OPTION desapaream do visor (consulte as imagens do visor que acompanham as explicaes).

6. Ajuste o potencimetro do medidor (em baixo-relevo na parte superior do medidor) utilizando a ferramenta de ajuste fornecida, at que aparea 114dB no visor, equivalendo-se ao nvel de sada de 114dB do calibrador. 7. Pressione o boto INICIAR/PAUSAR/RETORNAR para salvar a calibragem.

SL355-EU-PT V1.5 6/13

8. Teste de dose e registro de dados


8.1 Viso geral
As funes de pesquisa de rudos e registro de dados do dosmetro funcionam ao mesmo tempo. Por exemplo, enquanto os valores de %dose e TWA (mdia ponderada do tempo) so calculados e mostrado (para a pesquisa de rudo do medidor de dose), as leituras de SPL individuais so armazenadas pelo registrador de dados. As pesquisas de rudo e os dados registrados so armazenados em RUNS, ou posies na memria (de 1 a 20). Lembre-se de que o medidor capaz de coletar at 14.400 leituras no total, distribuindo-as pelas 20 posies da memria. O parmetro RUN est localizado no menu de DADOS. A tabela do menu do modo de DADOS e uma seco de imagens do visor so fornecidas diretamente aps as informaes abaixo:

8.2 Efetuar pesquisas de rudo e registros de dados do medidor de dose


1. Utilize o programa fornecido (recomendado) para configurar os parmetros de pesquisa de rudo e registro de dados do medidor (h um manual de instrues do programa no CD-ROM fornecido), ou configure o medidor manualmente, seguindo as instrues fornecidas nas seces dos modos CONFIGURAR e OPO deste manual. Para estar em conformidade, os parmetros de pesquisa de rudo devem se equivaler aos requerimentos do regulamento/padro em questo. 2. No modo CONFIGURAR (ou atravs do programa fornecido), ajuste os parmetros de Nvel de critrio, Taxa de troca, Limiar, Frequncia ponderada, Tempo de resposta, Faixa e Pico. Lembrese de que se uma configurao j tiver sido armazenada, pode ser trazida de volta no modo CONFIGURAR. Consulte a seco 11.3 para obter mais detalhes do modo CONFIGURAR. 3. No modo OPO (ou atravs do programa fornecido), ajuste as funes de Data/Hora, Durao do teste, Hora inicial (BEG) do teste, Hora final do teste, Taxa de amostragem (perodo de registro), Repetir, Par e Temporizador. Consulte a seco 11.5 para obter mais detalhes do modo OPO.

Nota: para um levantamento de rudo oito horas a taxa mnima da amostra dose de 2 segundos.
4. Durante todo o teste, o microfone deve permanecer preso lapela da pessoa a realizar o teste, e o medidor deve estar preso ao cinto da pessoa a realizar o teste. 5. Para que o dosmetro/registrador de dados funcione, o medidor deve estar no modo de operao de DADOS. Pressione o boto Menu para selecionar o modo de DADOS (se j no estiver selecionado). Observaes em relao ao TEMPORIZADOR: A configurao do temporizador crucial para se determinar se o teste deve comear imediatamente (temporizador DESLIGADO) ou numa hora programada (temporizador LIGADO). Com o TEMPORIZADOR DESLIGADO, a gravao pode ser iniciada imediatamente, premindo-se o boto INICIAR/PAUSAR. Enquanto o medidor estiver gravando, o cone REC aparecer slido, e o cone de DADOS piscar no visor. Com o TEMPORIZADOR LIGADO, e com as horas inicial e final programadas, a gravao NO ser iniciada quando o boto INICIAR/PAUSAR for pressionado at que a hora inicial (BEG) programada for atingida. O cone REC comear a piscar (indicando que o medidor est em modo de espera, aguardando a hora inicial); o cone de DADOS estar slido no visor. At 5 horas iniciais/finais podem ser pr-definidas, e os testes podem ser programados com at 30 dias de antecedncia.

SL355-EU-PT V1.5 6/13

SL355-EU-PT V1.5 6/13

Observaes em relao DUR (DURAO): A DUR permite que o usurio selecione um tempo de durao especfico. Quando um perodo de durao configurado pelo usurio, desde que no seja DESLIGADO, esta funo sobrepor-se- ao temporizador, de modo que quaisquer horas iniciais ou finais pr-definidas sero ignoradas. A DUR estar disponvel no menu do modo OPO. 6. Durante o teste, o menu de DADOS do medidor poder ser explorado (veja a tabela do menu de DADOS e as imagens do visor abaixo), desde que o teclado esteja desbloqueado. Isto permite que o usurio veja a configurao atual, a % de dose e a TWA durante a execuo do teste. 7. As teclas direcionais so bloqueadas automaticamente quando a gravao comea. Pressione e simultaneamente para desbloquear o teclado. O cone de DADOS no piscar mais, indicando que o teclado est desbloqueado e pronto para navegao. Para bloquear o teclado novamente, pressione e simultaneamente. 8. Para pausar uma gravao, pressione INICIAR/PAUSAR. O cone de pausa || aparecer. Pressione novamente para retornar. 9. Para interromper a gravao se a hora FINAL no tiver sido configurada automaticamente, desbloqueie o teclado primeiro, pressionando e simultaneamente, e ento pressione a tecla MENU. Aparecer a mensagem STOP no visor, e uma contagem regressiva de 3 a zero ser iniciada; pressione INICIAR/PAUSAR antes que o nmero zero seja atingido, para interromper a gravao com xito. 10. Desligue o medidor para conservar a carga das pilhas. Para desligar o medidor, mantenha pressionado o boto menu at que o aparelho seja desligado. 11. Os clculos de %Dose e TWA podem ser vistos utilizando-se a interface para PC ou navegandose at o modo de DADOS (consulte a tabela do menu de DADOS e as imagens do visor abaixo). As leituras registradas individualmente podem ser recuperadas somente atravs da interface para PC. Siga as instrues do manual de instrues do programa, fornecido com o CD-ROM. Observaes em relao ao teste: No grite perto do microfone nem bata nele, pois isto afetar o teste. Para obter dados confiveis, as atividades do usurio devem refletir um dia de trabalho tpico.

8.3 Rever as configuraes da pesquisa de rudo e os resultados das medies


1. Lembre-se de que a interface para PC pode ser utilizada para rever as configuraes e os resultados das medies. Consulte o manual de instrues do programa, localizado no CDROM fornecido. Para fazer isto manualmente, siga os passos abaixo. 2. LIGUE o medidor; o medidor entrar no modo SLM. Pressione MENU para ter acesso ao modo de DADOS. 3. Use para navegar at a tela RUN. Ento, use para selecionar a posio na memria desejada. 4. Quando a posio desejada for selecionada, use para navegar pelos dados de configurao e pelos resultados das pesquisas de rudo, como mostrados na tabela do menu de DADOS e nas imagens do visor abaixo.

8.4 Rever dados armazenados e registrados no aparelho


As leituras armazenadas do registrador de dados podem ser vistas somente se os dados forem baixados para um PC, utilizando-se o cabo fornecido e o programa do PC. Consulte o manual de instrues do programa no CD-ROM fornecido, para obter instrues detalhadas.

10

SL355-EU-PT V1.5 6/13

8.5 Tabela do menu do modo de DADOS


Visor HH:MM:SS (Use para navegar pelos itens abaixo) DD:MM:YY SPL Descrio Visor HH:MM:SS (Use para navegar pelos itens abaixo) BEG rUN DUR USr (configurao selecionada) 60 a 130dB 70 a 140dB Er tHr CrIt LP

Descrio

Hora atual

Hora atual

Data atual Nvel de presso do som

Hora inicial do registrador de dados Posio atual na memria (01-20) Durao do teste Ver %DOSE e TWA usando os botes e Faixas de medio Taxa de troca (Q) em dB Limiar em dB Nvel de critrio em dB Perodo de registro (mm:ss) de 1 seg. a 1 hora

Navegue pela lista do parmetro RUN utilizando os botes para localizar o parmetro EPty XX, que indica o nmero de posies livres na memria restantes (00 a 20); se a gravao for iniciada com todas as posies da memria cheias, aparecer no visor EPty00, indicando que no h posies livres restantes (os dados devem ser excludos do medidor antes que se possa prosseguir; utilize o menu OPO para limpar os dados).

11

SL355-EU-PT V1.5 6/13

8.6 IMAGENS DO VISOR para operao do medidor de dose


8.6.1 Selecionar uma configurao do medidor de dose a partir da memria

Operao
Alterar o modo de operao para CONFIGU RAR

Boto MENU repetidame nte

No visor

Comentrios
Selecione CONFIGURAR para escolher uma configurao armazenada. A primeira tela sempre mostrar a configurao carregada no momento (por exemplo, USr, como na tela mostrada esquerda). Se no houver configuraes armazenadas, as teclas direcionais sobe/desce no aparecero no visor.

8.6.2 Medir e armazenar dados de dose

Operao
1. Alterar o modo de operao

Boto
MENU

No visor

Comentrios
A primeira tela mostra a hora. O formato da hora hh:mm:ss. O formato da data dd-mm-aa ( ) Mostrar SPL ( )

repetidame nte

2. Iniciar

INICIAR / PAUSAR

Se o TEMPORIZADOR estiver LIGADO com as horas inicial e final ajustadas, o medidor aguardar, mostrando o cone REC a piscar, e o tempo restante at que o teste seja iniciado. Se o TEMPORIZADOR estiver LIGADO, o medidor aguardar at o prximo minuto completo, e ento iniciar o teste. Se o TEMPORIZADOR estiver DESLIGADO, o medidor aguardar at o prximo segundo completo, e ento iniciar o teste.

3. Teste em andamento

O cone REC indica que o medidor est a armazenar dados de dose na primeira posio disponvel da memria.

12

SL355-EU-PT V1.5 6/13

Operao Boto
4. Inspecio para nar a navegar configur ao do teste atual

No visor

Comentrios

Hora inicial do teste (dd-hh:mm)

Posio na memria do teste (04)

Perodo de registro (mm:ss)

Durao do teste (hh:mm:ss)

Nvel de critrio de 90dB

Configurao selecionada pelo usurio (por exemplo, ISO com nvel de critrio de 90dB)

Limiar de 70dB

Faixa de medio

Taxa de troca de 3dB

13

SL355-EU-PT V1.5 6/13

5. Inspecio vrias nar os vezes dados do teste atual

Configurao do usurio (por exemplo, ISO com nvel de critrio de 90dB)

Porcentagem da Dose (Dose %)

Exposio ao som (Pa2h)

Algumas telas permitem a utilizao das teclas e para mostrar outros parmetros. O visor ser atualizado durante o teste. 6. Pausar INICIAR / PAUSAR O cone de pausa ( mostrado. ) ser

Pressione esta tecla novamente para retomar o teste.

7. Bloquear teclado

e ao mesmo tempo

Para bloquear as teclas e evitar que outras pessoas mexam no aparelho sem autorizao. O cone DATA comear a piscar. As teclas e o visor no podem ser bloqueados enquanto o medidor estiver pausado. Para desbloquear as teclas e o visor e retomar a operao normal.

8. Desbloque ar teclado

e ao mesmo tempo

9. Interromp er o teste

MENU

Uma contagem de 3 segundos ser iniciada. Este comando deve ser confirmado imediatamente (antes que a contagem chegue a zero), pressionando-se o boto RETORNAR. O teste est completo.

10. Confirma ra interrup o

14

SL355-EU-PT V1.5 6/13

8.6.3 Imagens do visor para trazer de volta e rever dados de dose Lembre-se de que os dados armazenados so identificados por data (dia) e hora inicial da medio (hh:mm), e que at 20 testes podem ser salvos simultaneamente. Operao 1. LIGAR o medidor Boto No visor Comentrios O medidor, ao ser ligado, sempre entra diretamente no modo de medio do nvel de som.

2. Alterar o modo de operao

MENU

Seleo do modo de DADOS.

3. Permitir que os dados sejam trazidos de volta

Mostra a data e a hora iniciais do teste mais recente (dd-hh:mm).

4. Rever os testes armazenado s

repetidament e

Seleo do teste por data e hora iniciais.

5. Rever teste armazenado

Mostra onde os dados do teste selecionado esto armazenados.

6. Rever dados armazenado s

Os dados armazenados podem ser revistos como descrito nos passos 4 e 5 da seco 8.6.2, acima.

15

SL355-EU-PT V1.5 6/13

9. Modo de medio do nvel de som (SLM)


Use o boto MENU para entrar no modo SLM; o cone SLM aparecer no visor do medidor quando o modo SLM for acessado. A contagem do tempo decorrido ser iniciada automaticamente, e o medidor comear a mostrar as medies de nvel de presso do som (SPL) em dB (decibis); use o boto INICIAR/PAUSAR para pausar e retomar a contagem. No modo SLM, o medidor funciona como medidor de nvel de som padro tipo 2, medindo e mostrando os nveis de presso do som de 60 a 130dB ou 70 a 140dB (a faixa pode ser selecionada, como descrito adiante neste procedimento). Leia o nvel de presso do som (SPL) medido no visor. Para as medies de nvel do som que ficarem abaixo da faixa especificada, aparecer uma seta para baixo no visor; para leituras que ficarem acima da faixa especificada, aparecer uma seta para cima no visor. Para leituras > 115dB, o cone de fones de ouvido aparecer. Para leituras > 140dB, o detector de pico (cone PK) aparecer, junto com os cones C ou Z, dependendo do modo de pico ponderado selecionado (C para frequncia ponderada C e Z para resposta plana ou linear quando nenhuma frequncia ponderada for aplicada). No modo SLM, o usurio tambm pode ver as leituras de SEL (nvel de exposio ao rudo em um s evento) e LEQ (nvel de presso do som contnuo e equivalente) (consulte o menu SLM para navegao). Consulte a tabela do menu e as imagens do visor mostradas depois das instrues ilustrativas abaixo. Na tabela do menu abaixo, o usurio pode editar os parmetros mostrados no lado direito da linha vertical grossa. Quando um parmetro for mostrado, mantenha pressionado INICIAR/PAUSAR at que o parmetro comece a piscar. Pressione ou para alterar a configurao, e ento pressione INICIAR/PAUSAR novamente para salvar a alterao.

9.1 Tabela do menu do MEDIDOR DO NVEL DE SOM (SLM)


Visor SPL (Use para navegar pelos itens abaixo) DUR Descrio Visor SPL (Use para navegar pelos itens abaixo) 60 a 130dB ou 70 a 140dB F ou S Descrio Nvel de presso do som em dB

Nvel de presso do som em dB

Durao do teste Nvel de rudo contnuo equivalente Nvel de exposio ao som Pico do SPL para frequncias ponderadas C ou Z Limpar (excluir dados); Use PAUSAR/INICIAR para apagar os dados salvos (Y para Sim ou N para No)

Faixa de medio Tempo ponderado Lento/Rpido Taxa de troca (Q)

LEQ

SEL

Er (3, 4, 5 ou 6 dB)

PK

A ou C

Frequncia ponderada

Clr N

PK-C ou PK-Z

Z (linear) ou frequncia ponderada C para pico do SPL

16

SL355-EU-PT V1.5 6/13

9.2 Imagens do visor para o modo de MEDIO DO NVEL DE SOM


Como mencionado, no modo SLM, o medidor funciona como um medidor do nvel de som Tipo 2. Lembre-se de que os dados no podero ser registrados enquanto o medidor estiver no modo SLM.

Operao
1. LIGAR o medidor

Boto

No visor

Comentrios
Comea a partir do modo de medio do nvel de som.

2. Rever medio de SLM

para navega r

Nveldepressodosom FrequnciaponderadaA Tempoponderadorpido

Tempodeduraoda medio

PressioneRETORNAR (INICIAR/PAUSAR) paraexcluirosdados

Nveldesomcontnuo equivalente(Leq)

Picomximo(LLPKouLCPK) Zparalinear CparafrequnciaC

Nveldeexposioao rudonumsevento(LE ouSEL)

17

SL355-EU-PT V1.5 6/13

Operao
3.

Boto

No visor

Comentrios

para Inspeciona navegar r e editar as configura es pressione para editar

Pressione Retornar (INICIAR/PAUSAR) para editar a faixa

para alterar a configura o

PressioneRetornar PressioneRetornar(INICIAR/PAUSAR) paraeditarotempoderesposta (INICIAR/PAUSAR)paraeditar opicomximo

pressione para confirmar


PressioneRetornar(INICIAR/PAUSAR)para Pressione Retornar(INICIAR/PAUSAR)para editarafrequnciaponderadaA/C editarataxadetroca

4. Exemplo de edio

A faixa atual comea a piscar

Salvar a faixa selecionada 5. DESLIGAR pressione por 3 segundos O visor do medidor DESLIGA-SE.

A faixa selecionada comea a piscar

18

SL355-EU-PT V1.5 6/13

10. Configurar o medidor utilizando o programa fornecido (mtodo preferido)


Para configurar o medidor utilizando o programa fornecido: 1. Instale o programa fornecido num PC. 2. Conecte o medido ao PC utilizando o cabo USB fornecido. 3. Abra o programa. 4. Consulte o manual de instrues localizado no CD-ROM fornecido com o medidor, para obter instrues detalhadas de como usar o programa.

11. Configurar o medidor manualmente


11.1 MODO CONFIGURAR
No modo CONFIGURAR, os parmetros listados na tabela do menu do modo CONFIGURAR e a seco de imagens do visor abaixo podem ser configurados. A primeira interface mostrada no modo CONFIGURAR sempre a configurao atualmente selecionada, como mostrado no diagrama que acompanha a descrio. 1. LIGUE o medido usando o boto de ligar, localizado no canto superior esquerdo do teclado. 2. Lembre-se de que as quatro teclas direcionais so teclas de navegao inteligentes. Para todos os modos de medio, somente as teclas direcionais ativas aparecero no visor. 3. Mude para o modo de configurao utilizando o boto MENU, at que aparea SET UP no visor. 4. Pressione ou para navegar pelos parmetros mostrados na tabela do menu abaixo. 5. Para alterar a configurao de um dos parmetros no menu abaixo: Mantenha pressionado o boto INICIAR/PAUSAR quando o parmetro desejado for mostrado (o valor ajustado comear a piscar, indicando que est pronto para ser editado). Pressione ou para selecionar o valor desejado. Quando o valor desejado for selecionado, pressione brevemente o boto INICIAR/PAUSAR de novo, para salvar a configurao (o valor no piscar mais):

11.2 Modo CONFIGURAR - Tabela do menu


cone Descrio Use ou para navegar pelos itens abaixo. Mantenha pressionado o boto INICIAR/PAUSAR para editar um parmetro. 60 a 130dB ou 70 a 140dB F ou S Er A ou C PK-C ou PK-Z tHr CrIt Faixas de medio Tempo de resposta Rpido (F) ou Lento (S) Taxa de troca (3, 4, 5 ou 6 dB), tambm conhecida como Q Frequncia ponderada Pico de SPL para picos ponderados C ou Z (linear) Nvel de limiar em dB (70 a 90dB em incrementos de 1 dB) Nvel de critrio em dB (80, 84, 85 ou 90dB)

19

SL355-EU-PT V1.5 6/13

11.3 Modo CONFIGURAR - Imagens do visor


Operao
1. Ligar o medidor

Boto

No visor

Comentrios
O medidor ligado e entra no modo de medio do nvel de som.

2. Modo de alterar

MENU vrias vezes

Selecione o modo CONFIGURAR. A primeira tela mostrar o nome da configurao aberta no momento.

3. Verificar e editar configuraes

para navegar pressione para editar para alterar a configura o Configurao do usurio atual Tela principal Pressione Retornar (INICIAR/PAUSAR) para editar a taxa de troca

Pressione Retornar (INICIAR/PAUSAR) para editar a faixa

Pressione Retornar (INICIAR/PAUSAR) para editar o tempo de resposta rpido/lento

pressione para confirmar

Pressione Retornar (INICIAR/PAUSAR) para editar o nvel de critrio

Pressione Retornar (INICIAR/PAUSAR) para editar as frequncias ponderadas A/C

Pressione Retornar (INICIAR/PAUSAR) Pressione Retornar (INICIAR/PAUSAR) para editar o pico mximo para editar o nvel de limiar

20

SL355-EU-PT V1.5 6/13

4. Exemplo de edio

Alterando o nvel de critrio, por exemplo

O nvel de critrio atual comear a piscar

Nvel de critrio armazenado

O novo nvel de critrio selecionado comear a piscar

21

SL355-EU-PT V1.5 6/13

11.4 MODO OPO


O menu OPO abaixo lista os parmetros que podem ser vistos e/ou configurados. As instrues de navegao e utilizao so fornecidas na tabela do menu e nas imagens do visor abaixo. 1. LIGUE o medidor atravs do boto de ligar/menu. 2. Use o boto MENU para ter acesso ao modo OPO. Aparecer OPTION no visor quando o medidor entrar no modo OPO, e a hora e a data atuais sero mostradas (hh:mm:ss). 3. Pressione ou para navegar pelos parmetros do modo OPO. Consulte a tabela do menu Opo e as imagens do visor abaixo, para obter mais detalhes.

11.5 Modo OPO - Tabela do menu


No visor (Use para navegar pelos itens abaixo) HH:MM:SS DD:MM:YY bAt

Descrio

Hora atual Data atual Nvel de carga das pilhas (pilhas alcalinas novas ~4,6V) TEMPORIZADOR. Pressione INICIAR/PAUSAR para ligar/desligar o temporizador.

tImr

Pressione para saltar ao parmetro CLrxx (limpar memria), discutido no fim desta tabela do menu. Com o TEMPORIZADOR ligado, utilize para navegar pelos itens de configurao do teste abaixo: Perodo de registro (mm:ss). Selecione uma taxa de amostragem para o registrador de dados de um segundo a 60 minutos. Mnimo de 2 segundos para a dose 8 horas LP Mantenha pressionado o boto INICIAR/PAUSAR por 3 segundos, at que o relgio comece a piscar. Pressione ou para alterar o perodo, e ento pressione INICIAR/PAUSAR novamente. Pressione para avanar ao prximo parmetro. Durao do teste, programvel no formato hh:mm. Mantenha pressionado o boto INICIAR/PAUSAR por 3 segundos, at que o relgio comece a piscar. DUR Use ou para alterar o tempo (ou para selecionar a opo DESLIGADO). Quando a durao desejada para o teste for mostrada, pressione INICIAR/PAUSAR novamente. Se a durao for DESLIGADA, os seguintes parmetros sero disponibilizados; pressione para ter acesso a eles.

22

SL355-EU-PT V1.5 6/13

A funo REPT (repetir) permite que o teste seja repetido um nmero de vezes prdefinido (DESLIGADO, 0 a 19). rEPt Mantenha pressionado o boto INICIAR/PAUSAR por 3 segundos, at que o visor comece a piscar. Use ou para alterar a configurao, e ento pressione INICIAR/PAUSAR. Pressione para avanar ao prximo parmetro. Pares de teste so pares de horas iniciais (BEG) e finais. Quando um par de teste ativado, aparece um L pequeno prximo ao P de Par. PAIr Para desativar o par de teste, pressione INICIAR/PAUSAR, e o L sumir. Pressione para avanar ao prximo parmetro. Hora inicial (BEGIN) do teste (HH:MM:SS); Se o TEMPORIZADOR estiver LIGADO, os testes sero iniciados na hora INICIAL, assim que o boto INICIAR/PAUSAR for pressionado. BEG Para alterar a hora inicial, pressione INICIAR/PAUSAR, e um par de dgitos comear a piscar; pressione ou para alterar os dgitos piscando. Pressione ou para selecionar outro par de dgitos. Quando terminar, pressione INICIAR/PAUSAR para armazenar a nova hora inicial. Pressione para avanar ao prximo parmetro. Hora final (END) do teste (HH:MM:SS) Para alterar a hora final do teste, pressione INICIAR/PAUSAR, e um par de dgitos comear a piscar; pressione ou para alterar os dgitos piscando. END Pressione ou para selecionar outro par de dgitos. Quando terminar, pressione INICIAR/PAUSAR para armazenar a nova hora inicial. Utilize o boto MENU para alterar o modo de operao. Entre neste parmetro a partir do parmetro TEMPORIZADOR, mostrado acima neste menu. CLrxx Limpe a posio na memria (Posies: 01-20); Pressione para entrar no parmetro abaixo, ou pressione para retornar tela do relgio. Tem certeza? Pressione INICIAR/PAUSAR para apagar a posio atual da memria. Utilize o boto MENU para alterar o modo de operao.

SUreXX

23

SL355-EU-PT V1.5 6/13

11.6 Modo OPO - Imagens bsicas do visor


Operao 1. LIGAR o medidor Boto No visor Comentrios Comea pelo modo de medio do nvel de som.

2. Mudar o modo

MENU vrias vezes

Hora atual.

3. Opes de navegao

para navegar

Visualizar ciclos atravs das opes restantes: Hora atualhh:mm:ss Data atualdd:mm:yy Status das pilhas: carga Status do temporizador Limpar dados utilize esta opo com cuidado TODOS OS DADOS PODEM SER EXCLUDOS!

24

SL355-EU-PT V1.5 6/13

11.7 Ajustar hora e data no modo OPO


Operao 1. Opo de hora Boto No visor Comentrios Continuao do Passo 2, da seco 11.6.

2. Permitir mudana de hora

Os cursores so ativados e os dgitos da HORA piscaro, para indicar que podem ser editados.

3. Alterar o valor

ou

Use e para destacar um valor. Use e para alterar o valor.

4. Salvar as alteraes

A nova hora ser armazenada.

Repita este processo para ajustar a data. Lembre-se de que o formato da data dd-mm-aa.

25

SL355-EU-PT V1.5 6/13

11.8 Modo OPO - Editar


Operao 1. Selecionar opo do temporizador Boto No visor Comentrios Continuao da seco 11.6.

2. LIGAR temporizador

O TEMPORIZADOR est LIGADO e, portanto, as horas inicial e final programadas sero usadas (a menos que a funo de DUR esteja ativada, como mostrado no passo 4 abaixo).

3. Configurar perodo de registro

LP permite que o usurio selecione um perodo de registro (taxa de amostragem de dados) para ativar, utilizando Pressione e para selecionar um dos perodos de registro: 1, 2, 5, 10, 15, 20, 30 segundos, 1, 2, 5, 10, 15, 20, 30, 60 minutos. Mnimo de 2 segundos para a dose 8 horas DUR permite que o usurio selecione um tempo de durao RUN. Quando um tempo de durao RUN for mostrado aqui, ser sobreposto funo de temporizador, de modo que as horas inicias e finais pr-definidas NO SERO UTILIZADAS. para ativar, e ento Pressione utilize e para selecionar umas das duraes a seguir: DESLIGADO, 5, 10, 15, 30 minutos, 1, 2, 4, 8, 10, . 12, 24 horas; confirme com

4. Configurar durao

5. Configurar modo de repetio

Rept permite que o usurio selecione at 49 repeties das configuraes do temporizador. para ativar, e ento Pressione utilize e para selecionar o nmero de repeties, confirmando . com

26

SL355-EU-PT V1.5 6/13

6. Pares de horas iniciais/finais do registro

Este o primeiro par de horas de registro. Pressione para ativar/desativar cada par de horas inicial/final. Quando um par desativado, o cone L desaparece.

7. Hora inicial

Esta a primeira hora inicial: ddhh:mm. A opo de dia refere-se ao dia do ms. Quando aparecer o dia - - , a medio ser iniciada no dia atual. para ativar, utilize , Pressione , e para selecionar a hora inicial (dd-hh:mm), e ento confirme . com

8. Hora final

Esta a primeira hora final: dd-hh:mm. Pressione para ativar, utilize , , e para selecionar a hora final (dd-hh:mm), e ento confirme com .

9. Rever outras horas repeti iniciais/finais dame nte

Horas iniciais / finais

O visor passa por 16 pares de horas iniciais/finais.

27

SL355-EU-PT V1.5 6/13

12. Limpar a memria do medidor


Use esta opo com cuidado TODOS OS DADOS ARMAZENADOS PODEM SER EXCLUDOS! Operao 1. Selecione a opo de limpar a memria Boto No visor Comentrios Continuao da seco 11.6

2. Confirme a limpeza da memria

para alternar entre os passos 1e2

Pressione para limpar todos os dados armazenados enquanto a mensagem SurE-- estiver no visor, ou pressione MENU para abortar e selecionar outro modo de operao.

28

SL355-EU-PT V1.5 6/13

13. Especificaes
Padres aplicveis: IEC61252, ANSI S1.25 1992 para medidor de dose e medidores de exposio ao som IEC 60651 1979 tipo 2 para medidores de nvel de som IEC 60804 2000 tipo 2 para medidores de nvel de som com integrao ANSI S1.4 1983 tipo 2 para medidores de nvel de som ANSI S1.43 1997 para medidores de nvel de som com integrao Microfone: microfone com condensador de eletreto de 1/2 polegada com cabo integral de 31 polegadas. Visor: visor de cristais lquidos Faixas de medio: Faixas de linearidade e indicador a 4 KHz (IEC 60804): 60 130: 60 130dB (A e C) 70 140: 70 140dB (A e C) Faixas de pico: Pico de frequncia ponderada C ou Pico linear (Z) acima do pice de 40dB de cada faixa: 60 130dB: 93 133dB de pico 70 140dB: 103 143dB de pico Frequncia ponderada: detector de RMS: A ou C; Detector de pico: C ou Z (plano ou linear). Tempo de resposta ponderado: Rpido ou Lento (detector de RMS). Taxa de troca (Q): 3, 4, 5 ou 6dB Tempo de estabilizao: 10 segundos aps o medidor ser ligado. Nveis de limiar e critrio: nvel de limiar: 70 90dB com incrementos de 1dB; Nvel de critrio: 80, 84, 85 ou 90dB. Indicao de sobrecarga ( Indicao de subfaixa ( ): 0,1dB acima da faixa de medio selecionada.

): 1dB abaixo da faixa selecionada.

Detector de nveis altos: 115dB Bloqueio do teclado: e simultaneamente para bloquear; e simultaneamente para desbloquear. Relgio: relgio com calendrio em tempo real. Memria: 20 pesquisas de rudo podem ser armazenadas. Controle das medies: A durao das medies pode ser definida como 5, 10, 15 ou 30 minutos ou 1, 2, 4, 8, 10, 12 ou 24 horas. Temporizadores: at 5 temporizadores (incio e fim automticos) podem ser configurados (com at um ms de antecedncia do tempo de medio). Incio/fim controlado do temporizador: configurao atravs do programa para PC ou do teclado do medidor. Registro: todos os valores dos parmetros de medio podem ser registrados se o perodo de registro for 1 minuto.

29

SL355-EU-PT V1.5 6/13

Perodo de registro (LP): Segundos: 1, 2, 5, 10, 15, 20 ou 30; Minutos: 1, 2, 5, 10, 15, 20, 30 ou 60. Capacidade de registro: o medidor capaz de armazenar 14.400 valores espalhados por 20 posies (RUNS) na memria. Configuraes do usurio: lembre-se de que possvel armazenar uma configurao adicional definida pelo usurio em adio ao padro de fbrica, como mostrado abaixo.

CONFIGURAES ORIGINAIS DE FBRICA Configurao Faixa de medio (dB) Tempo ponderado Frequncia ponderada Pico de frequncia ponderada Taxa de troca (dB) Limiar (dB) Nvel de critrio (dB) Permite que o usurio altere a configurao USr 70 140 Rpido A C 3 80 90 Sim SLM 70 140 Lento A Lin (Z) 3 N/D N/D Sim

Parmetros de medio
MODO DE DOSE DOSE% TWA MODO DE SLM SPL LEQ SEL PKZ

Mtodo de interface para PC: interface USB (cabo medidor para PC includo no conjunto) Pilhas: trs (3) pilhas AAA de 1,5V Vida til das pilhas: tipicamente > 35 horas em temperatura ambiente. O instrumento interromper a medio automaticamente e armazenar os dados antes que a carga das pilhas fique abaixo do valor limite. Indicador das pilhas: o nvel de carga das pilhas representado em 4 estgios, utilizando-se um smbolo das pilhas no visor. Bateria de segurana: bateria de ltio de 3V (CR1220) Temperatura e umidade de funcionamento: 0 50C (32 a 122F); 10 90% U.R. Temperatura e umidade de armazenamento: -10 60C (14 a 140F); 10 75% U.R. Dimenses: 97(L) 51(W) 35(H) mm (3,9 x 2,0 x 1,4) Peso: Aprox. 120g (3,8 oz.) incluindo as pilhas

30

SL355-EU-PT V1.5 6/13

Certificao CE:
A marca CE indica conformidade com a diretiva EMC

Emisso EMC

EN50081-1 (1992): padro de emisso genrica. Parte 1: Residencial, comercial e indstria leve EN50081-2 (1993): padro de emisso genrica. Parte 2: Ambiente industrial CISPR22 (1993): Caractersticas dos distrbios de rdio de equipamentos com tecnologia de informao. Limites de Classe B Regulamento FCC, Parte 15: em conformidade com os limites para aparelhos digitais de Classe B

Imunidade EMC

EN50082-1 (1992): padro de imunidade genrica. Parte 1: Residencial, comercial e indstria leve A imunidade de RF implica que as indicaes do nvel de som iguais ou acima de 70dB no sero afetadas por mais que 1,5dB EN 50082-2 (1995): padro de imunidade genrica. Parte 2: Ambiente industrial A imunidade de RF implica que as indicaes do nvel de som iguais ou acima de 70dB no sero afetadas por mais que 1,5dB

31

SL355-EU-PT V1.5 6/13

14. Manuteno
Cuidados, limpeza e armazenamento
O SL355 um instrues de preciso delicado; ao manusear, guardar ou limpar o instrumento, observe o seguinte: (a) Armazenar o instrumento Mantenha o instrumento em local seco. Para armazenar por um longo perodo, remova as pilhas. No ultrapasse os limites de temperatura de armazenamento: -10 a +60C (-14 a +140F ) (b) Limpar o instrumento Se o envoltrio do instrumento estiver sujo, limpe-o com um pano levemente umedecido com gua. No utilize agentes de limpeza abrasivos nem solventes. No deixe que entre umidade no microfone, nos conectores ou no envoltrio. (c) Manusear o instrumento No tente remover a grade do microfone; o microfone pode ser danificado facilmente se a grade for aberta. No tente abrir o instrumento; no h peas que possam ser consertadas pelo usurio dentro dele. Se o instrumento precisar de reparos, entre em contato com a loja onde foi adquirido. No deixe que o instrumento entre em contato com umidade. Nunca misture pilhas de tipos diferentes. Nunca misture pilhas carregadas com pilhas descarregadas. No deixe pilhas completamente descarregadas dentro do instrumento. Proteja o instrumento contra impactos.

15. Instalao e operao do Software


O CD-ROM fornecido inclui o programa do SL355, o dispositivo e o guia de ajuda do programa. Consulte o guia de ajuda do programa para obter instrues detalhadas de como utilizar o programa fornecido. Visite a pgina da Extech (www.extech.com) para verificar se h uma verso mais recente do programa; baixe a verso mais recente, se necessrio.

16. Glossrio de termos


% DOSE A unidade de medio, % DOSE, utilizada para quantificar a exposio ao rudo medida durante um turno de trabalho. Uma dose de 100% a exposio ao rudo mxima permitida, de acordo com os padres OSHA, MSHA, DOD, ACGIH e ISO. A maioria dos padres especifica os Nvel de critrio, a Taxa de troca, o Tempo de resposta e a Frequncia ponderada para o dosmetro. NVEL DE CRITRIO Para realizar uma pesquisa de campo da exposio ao rudo de acordo com os padres como o OSHA e o MSHA, o Nvel de critrio do dosmetro deve ser ajustado primeiro. O parmetro de 100% DOSE discutido acima determinado pela seguinte equao: 100% DOSE = Nvel de

32

SL355-EU-PT V1.5 6/13

critrio por 8 horas. Cada pas possui um Nvel de critrio especial (a maioria dos pases, incluindo os E.U.A., utiliza 90dB). O Nvel de critrio pode ser selecionado (80, 84, 85 ou 90dB). TAXA DE TROCA A melhor forma de se ilustrar a Taxa de troca atravs de exemplos, como a seguir: j que 100% DOSE = o Nvel de critrio por 8 horas, o usurio deve receber 50% DOSE em 4 horas se o nvel do rudo for igual ao Nvel de critrio. Agora, considere um Nvel de critrio de 90dB, uma medio de rudo de 95dB (5dB mais alto que o Nvel de critrio) e uma Taxa de troca de 5dB; neste exemplo, uma DOSE de 100% seria recebida em apenas 4 horas. Isto porque, com uma Taxa de troca de 5dB, considera-se que um aumento de 5dB no nvel de som seja considerado um valor dobrado da DOSE. Outras Taxas de troca podem ser selecionadas (3, 4, 5 ou 6 dB). Consulte o regulamento ou os padres locais referentes taxa de troca, ao nvel de critrio e s configuraes de limiar. TEMPO DE RESPOSTA RPIDO (F) OU LENTO (S) Ajuste o tempo de resposta para Rpido (F) para capturar exploses rpidas de som, como armas de fogo, fogos de artifcio, marteladas e outros rudos de impulso. Utilize a configurao Lenta (S) se o rudo a ser testado estiver mais prximo dum murmrio contnuo ou dum estrpito no plano de fundo. A configurao Lenta especificada tipicamente pelos padres OSHA e MSHA para utilizao em pesquisas de rudos. NVEL DE LIMIAR O nvel de limiar o nvel de som a que o medidor comea a integrar o rudo ao teste de exposio. Por exemplo, se o nvel de limiar for ajustado para 85dB, o medidor integrar todos os rudos que se igualem ou ultrapassagem 85dB. Os nveis de som abaixo deste limiar no sero includos no clculo da dose. MDIA PONDERADA DO TEMPO (TWA) A TWA a mdia ponderada de 8 horas do nvel de som baseada em dados coletados a partir do incio do teste at o momento em que a TWA for checada. A TWA de exposio ao som ser 2 mostrada em Pa h no SL355. PICO Se houver nveis de som acima de 140dB, o medidor mostrar os smbolos PK (e as ponderaes C ou Z). O cone C indica a frequncia ponderada C, e o cone Z indica o pico plano (ou linear) a que nenhuma frequncia ponderada aplicada. INDICADOR DE NVEIS ALTOS Se houver nveis de som acima de 115dB, o medidor mostrar o cone dos fones de ouvido .

DireitosAutorais2013FLIRSystems,Inc.
Todososdireitosreservados,incluindoodireitodereproduonotodoouempartesobqualquerforma.

ISO9001Certified

www.extech.com

33

SL355-EU-PT V1.5 6/13

You might also like