You are on page 1of 20

BIOLOGIA SISTEMAS REPRODUTORES

12 ano

Os rgos dos sistemas reprodutores masculino e feminino, pela sua constituio e funcionamento, asseguram a produo de gmetas e permitem a ocorrncia da fecundao e desenvolvimento de novas geraes.

SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO

Testculo: produo de espermatozoides e funo hormonal (produo de testosterona) Escroto: bolsa exterior que contm os testculos (para que estes tenham uma temperatura mais baixa que a temperatura corporal) Epiddimo: armazenamento e maturao de espermatozoides Canais deferentes: armazenamento e conduo dos espermatozoides at uretra Uretra: transporte de espermatozoides e urina at ao exterior Vesculas seminais e prstata: Glndulas produtoras de secrees que envolvem os espermatozoides, constituindo o esperma Glndula de Cowper: localizada por baixo da prstata, segrega um fluido pr-ejaculatrio alcalino Pnis: rgo de copulao contendo tecido ertil. Aquando de um estmulo sexual, a presso de sangue no tecido ertil aumenta e o pnis torna-se rgido e ereto, permitindo a emisso de esperma. rgo constitudo por tecidos ercteis ( tecido cavernoso e tecido esponjoso), glande prepcio e uretra.

BIOLOGIA
SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

12 ano

Ovrios: produo de ocitos e hormonas sexuais Trompas de Falpio: inicia-se por uma zona franjada (pavilho da trompa). Permite o transporte de gmetas e o local de possvel fecundao tero: rgo de parede muscular, onde ocorre a gestao aps a implantao do embrio no endomtrio Vagina: canal de comunicao para com o exterior de receo do esperma aquando de uma relao sexual Vulva: proteo do sistema reprodutor feminino Clitris: zona com terminaes nervosas, orientada para o orifcio vaginal

BIOLOGIA GNADAS E GAMETOGNESE

12 ano

ESTRUTURA DOS TESTCULOS Os testculos, situados nas bolsas escrotais, que se encontram no exterior do abdmen, mantm a sua temperatura ligeiramente inferior temperatura normal do corpo, o que essencial para a produo de espermatozoides viveis. Cada testculo divide-se em muitos lbulos testiculares, existindo em cada lbulo 1 a 4 tbulos seminferos, que convergem para o epiddimo. Na parede desses tbulos existem as clulas de Sertoli, que intervm na sustentao e nutrio dos espermatozoides. No tecido que se localiza entre os tbulos seminferos existem clulas designadas por clulas de Leydig que produzem testosterona.

ESPERMATOGNESE A gametognese um conjunto de fenmenos que se verificam em clulas da linha germinativa e que leva produo de gmetas. Nos testculos, a partir da puberdade e at ao final da vida, produzem-se por divises mitticas, espermatozoides, clulas diploides da linha germinativa localizadas na proximidade da parede exterior dos tbulos seminferos. Ao fenmeno de gametognese no homem d-se o nome de espermatognese, que constitui na produo de espermatozoides. A espermatognese um processo contnuo em que, em cerca de 64 dias, espermatognias se transformam em espermatozoides, ao ritmo de milhes por dia: Fase da multiplicao: as espermatognias, clulas diploides (2n=46), dividem -se por mitose. De cada duas espermatognias formadas, uma volta a dividir-se por mitose e a outra prossegue a espermatognese. Desse modo existe um fluxo constante dessas clulas. Fase de crescimento: ocorre um aumento quase impercetivel de volume, designando-se as clulas resultantes por espermatcitos I. Fase de maturao: cada espermatcito I (2n = 46) sofre uma diviso nuclear meitica. No final da primeira diviso esto formadas duas clulas haploides (n = 23), os espermatcitos II, nas quais cada cromossoma tem dois cromatdios. No final da segunda diviso de meiose formamse quatro clulas haploides , os espermatdios, em que cada cromossoma possui um s cromatdio. Fase da diferenciao: ocorre a transformao dos espermatdios em clulas altamente especializadas, os espermatozoides, verificando-se:

BIOLOGIA
- Eliminao de grande parte do citoplasma, que fagocitado pelas clulas de Sertoli;

12 ano

- Formao dum acromossoma que armazena enzimas digestivas e se adapta ao ncleo; os centrolos dispem-se no polo oposto ao acrossoma e um deles origina os microtbulos do flagelo; as mitocndrias dispem-se na base do flagelo e fornecem energia, que permite o movimento deste prolongamento.

No final da fase de diferenciao os espermatozoides so libertados para o lmen dos tbulos seminferos. Da passam para os epiddimos onde acabam a sua maturao, tornandose mveis, e onde so armazenados. Posteriormente seguem pelos canais deferentes onde se misturam com as secrees das vesculas seminais e da prstata, formando em conjunto o esperma, que libertado no processo da ejaculao.

Multiplicao

Espermatognias (2n)

Crescimento

Espermatcito I (2n)

Maturao

Espermatcito II (n 2 cromatdeos) Espermatdio (n- 1 cromatdio)

Diferenciao

Espermatozoide (n)

BIOLOGIA
ESTRUTURA DOS OVRIOS

12 ano

Os ovrios tm uma forma ovoide. Esto localizados na cavidade abdominal, na zona plvica, de um e do outro lado do tero, sendo mantidos na sua posio atravs de ligamentos. Um ovrio apresenta duas zonas de difcil limitao: Zona medular: a mais interna, constituda por um tecido com numerosos vasos sanguneos e nervos; Zona cortical: a mais superficial, com estruturas mais ou menos esfricas, os folculos ovricos em diferentes estdios de desenvolvimento, sendo cada folculo ovrico constitudo por uma clula da linha germinativa, rodeada por uma ou mais camadas de clulas foliculares , que intervm na nutrio e proteo de clula germinativa.

OOGNESE Nos indivduos do sexo feminino, a oognese inicia-se muito antes do nascimento e processa-se em diversas fases at formao dos gmetas, j na puberdade. A oognese comea nos ovrios, no interior dos folculos ovricos, e conclui-se nas trompas de Falpio, no momento da fecundao. Tem incio durante o desenvolvimento embrionrio e pode ocorrer at a menopausa. Fase da multiplicao: as clulas germinativas migram para cada um dos ovrios do embrio, dividem-se por mitoses sucessivas, produzindo oognias, clulas diploides (2n = 46). Esta fase ocorre durante alguns meses do desenvolvimento embrionrio da mulher, formando -se alguns milhes de oognias. Grande parte dessas oognias degenera, no se verifica nova produo. Fase de crescimento: as oognias que no degeneram aumentam de volume com o armazenamento de substncias de reserva. Constituem-se assim os ocitos I, clulas de maiores dimenses que as oognias, mas tambm diploides. Muitos deles degeneram tambm durante a vida intrauterina. Fase de maturao: nos vrios de uma recm-nascida, os ocitos I existentes iniciam a fase de maturao com a primeira diviso da meiose, que fica bloqueada em prfase I. At puberdade muitos ocitos I continuam a degenerar (ficando somente 400mil). A meiose continua apenas a partir da puberdade, com o comeo dos ciclos ovricos. Em cada ciclo ovrico, durante a vida frtil da mulher, em regra, s um ocito I completa a primeira diviso da meiose, constituindo-se duas clulas haploides (n=23) com dimenses diferentes, pois ocorre uma diviso desigual do citoplasma. Uma das clulas, o ocito II, tem maiores dimenses, englobando a maior parte do citoplasma, e a outra clula, o primeiro glbulo polar, apresenta

BIOLOGIA

12 ano

dimenses muito reduzidas. A segunda diviso da meiose comea de imediato, mas fica bloqueada em metfase II. neste momento que o ocito II libertado para o oviduto. Em cada ciclo ovrico, enquanto as clulas da linha germinativa evoluem tambm as restantes formaes dos folculos ovricos experimentam transformaes.
Multiplicao Oognias (2n)

Crescimento

Ocito I (2n)

Maturao

- Ocito II e 1 glbulo polar (n) - A expulso do 2 glbulo polar s acontece se ocorrer fecundao

FOLCULO PRIMORDIAL: So os primeiros a formarem-se. Cada folculo primordial constitudo por um ocito I envolvido por uma camada de clulas foliculares. O feto possui nos ovrios milhes destes folculos que comeam a degenerar nos meses seguintes. FOLCULO PRIMRIO: a partir do incio da puberdade, uma vez por ms, um folculo primordial entra em crescimento num dos ovrios. O ocito I aumenta de volume e as clulas foliculares proliferam. FOLCULO SECUNDRIO: continuao do crescimento do ocito I e da proliferao das clulas foliculares. Estas originam uma camada espessa chamada zona granulosa. Entre esta camada e o ocito I forma-se uma outra de substncias orgnicas (glicoprotenas) e sem clulas denominada zona pelcida. A rodear o folculo surge uma outra camada de clulas a Teca.

FOLCULO TERCIRIO: continua o aumento do ocito I. A camada granulosa, em contnua proliferao, comea a apresentar vrias cavidades cavidades foliculares,

preenchidas por um lquido, lquido folicular. A teca diferenciase em teca interna e teca externa.

BIOLOGIA
FOLCULO MADURO OU DE GRAAF: as cavidades existentes na zona granulosa continuam a aumentar de tamanho, at que originam uma nica cavidade folicular, cheia de lquido folicular. A cavidade folicular fica rodeada por uma fina camada granulosa, da qual se salienta um conjunto de clulas que rodeiam o ocito II.

12 ano

Folculo Primordial Folculo Maduro 1 O ocito I aumenta de tamanho. 2 As clulas da zona granulosa (clulas foliculares) crescem e multiplicam-se, e esta zona passa a ser constituda por vrias camadas celulares. 3 Forma-se uma regio transparente, constituda por glicoprotenas, a zona pelcida, entre o ocito I e as clulas da zona granulosa. 4 Forma-se uma cpsula a rodear o folculo, a teca, que possui uma camada exterior, teca exterior, e uma camada mais interna, teca interior. 5 Aparecem vesculas cheias de lquido entre as clulas da zona granulosa, que acabam por se fundir e originar a cavidade folicular ou antro.

OVULAO Por presso da cavidade folicular sobre a parede do ovrio, o folculo rompe, bem como a parede do ovrio, e o ocito II, rodeado pela zona pelcida e por clulas foliculares, libertado, sendo recolhido pelo pavilho da trompa de Falpio. Este processo designado por ovulao.

BIOLOGIA
CORPO AMARELO OU CORPO LTEO

12 ano

Aps a ovulao, as clulas da zona granulosa e da teca interna aumentam de tamanho e tornam-se secretoras, e o folculo transforma-se numa estrutura glandular, o corpo amarelo ou corpo lteo. Se no houver fecundao, este degenera ao fim de 10 dias.

BIOLOGIA

12 ano

REGULAO DO FUNCIONAMENTO DOS SISTEMAS REPRODUTORES

No caso dos sistemas reprodutores, a regulao ocorre devido interao do complexo hipotlamo-hipfise e das gnadas atravs de hormonas. As hormonas ligadas produo so FSH (foliculoestimulina) e LH (luteoestimulina).

SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO Os testculos asseguram a produo de espermatozoides nas paredes dos tbulos seminferos e a secreo da hormona sexual masculina, a testosterona, nas clulas de Leydig. GnRH neuro-hormona segregada por neurnios do hipotlamo FSH e LH gonadoestimulinas, hormonas segregadas pela hipfise A testosterona responsvel pelo desenvolvimento dos rgos genitais e assegura o desenvolvimento e a manuteno dos carateres sexuais secundrios. ainda uma das hormonas indispensveis espermatognese. FSH - atua nos tbulos seminferos e ocorre a espermatognese LH atua sobre as clulas de Leydig, que produzem testosterona Nveis elevados de testosterona mandam inibir o hipotlamo e a produo. 1 O hipotlamo produz GnRH. Transportada pelo sangue, estimula a produo e a libertao de gonadoestimulinas FSH e LH. 2 LH atua sobre as clulas de Leydig, estimulando a produo de testosterona. FSH ativa indiretamente a espermatognese, estimulando as clulas de Sertoli, que atuam como intermedirias entre a testosterona e as clulas da linha germinativa. 3 A secreo de GnRH e de gonadoestimulinas controlada pela taxa sangunea de testosterona, por retroao negativa.

AUMENTO DO TEOR DE TESTOSTERONA

inibe

COMPLEXO HIPOTLAMO -HIPFISE

diminui

PRODUO DE LH

diminui

PRODUO DE TESTORTERONA

VALOR NORMAL DE TESTOSTERONA REESTABELECIIDO

AUMENTO DO TEOR DE TESTOSTERONA

estimula

COMPLEXO HIPOTLAMO -HIPFISE

aumenta

PRODUO DE LH

aumenta

PRODUO DE TESTORTERONA

BIOLOGIA

12 ano

Na manuteno do teor de testosterona dentro de certos limites ocorrem mecanismos de regulao por retroao negativa, isto , quando se verifica um desvio em relao ao teor normal de testosterona, gerada uma resposta que cancela esse envio. A atividade do complexo hipotlamo-hipfise alterada, tambm, sob a ao de estmulos nervosos internos e externos.

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO O sistema genital da mulher caracterizado por um funcionamento cclico que se inicia na puberdade e termina na menopausa. Em cada ciclo ocorre uma srie de transformaes em diferentes rgos, nomeadamente nos ovrios e no tero, perfeitamente sincronizadas. Tal sincronismo entre as fases do ciclo ovrico (fase folicular, ovulao e fase lutenica) e as fases do ciclo uterino consequncia da ao das hormonas ovricas, estrognios e progesterona, sobre o endomtrio uterino. O hipotlamo produz GnRH que vai estimular a hipfise anterior a produzir gonadoestimulinas, LH e FSH. A FSH induz o crescimento e maturao dos folculos, e a produo de estrognios. LH atua sobre o folculo maduro estimulando a ovulao e a transformao do folculo em corpo amarelo, o que leva produo de progesterona e de alguns estrognios. A produo de GnRH e de LH e FSH controlada pela taxa sangunea de hormonas ovricas. Estrognios: so produzidos pelas clulas foliculares e pela teca. A concentrao destas hormonas vai aumentando, primeiro progressivamente, medida que os folculos ovricos crescem, e depois rapidamente, atingindo o valor mximo um pouco antes da ovulao. A concentrao baixa quando ocorre a ovulao, devido perda de clulas foliculares, e volta a aumentar durante a fase lutenica, devido atividade do corpo amarelo, voltando a decair prximo do fim do ciclo. Progesterona: produzida pelo corpo amarelo, atingindo o valor mximo de concentrao com o pleno desenvolvimento dessa estrutura. Quando o corpo amarelo entra em regresso, a concentrao da progesterona diminui. A evoluo das concentraes das hormonas ovricas induz o funcionamento cclico do endomtrio uterino. Ciclo que possui trs fases: fase menstrual, fase proliferativa e fase secretora.

BIOLOGIA

12 ano

FASE MENSTRUAL: ocorre a destruio parcial do endomtrio, pois as clulas deixam de receber nutrientes e morrem. Consequncia da baixa concentrao das hormonas ovricas. Sangue, mucos e fragmentos do tecido so expulsos, constituindo a menstruao. FASE PROLIFERATIVA: verifica-se o crescimento em espessura do endomtrio, devido ao aumento de estrognios da fase folicular. FASE SECRETORA: aumento da espessura do endomtrio e atividade secretora das glndulas nele existentes, devido aos estrognios e progesterona produzidos na fase lutenica.

BIOLOGIA

12 ano

Fecundao, desenvolvimento embrionrio e gestao

Encontro de gmetas e fecundao Na formao de um novo ser, o encontro do ocito II com espermatozoides permite que ocorra a fecundao., que o encontro e unio das clulas sexuais masculina e feminina, haploides, com fuso dos seus ncleos e formao de um zigoto diploide. No decurso de uma relao sexual, milhes de espermatozoides so transferidos para a vagina e entram em contacto com o muco cervical (que lhes confere uma maior mobilidade). Durante a fase no frtil (fora do perodo da ovulao), o muco muito espesso. Durante a fase frtil (perodo da ovulao), o muco cervical torna-se mais fludo e a rede de fibras menos apertada, deixando passar os espermatozoides mais ativos. Aps a penetrao na cavidade uterina, os espermatozoides penetram nas trompas. No caso de ter ocorrido ovulao, o encontro entre o ocito II e os espermatozoides realiza-se no tero superior da trompa, sendo estes ltimos atrados por uma substncia libertada pelas clulas foliculares. Os espermatozoides que penetram entre as clulas foliculares, atingindo a zona pelcida, desencadeiam a reao acromossmica, durante a qual se verifica a libertao (por exocitose), de enzimas acromossmicas, que digerem a zona pelcida. Ocorre, assim, a fuso entre as membranas dos dois gmetas. A interao das membranas faz com que haja: uma alterao da zona pelcida, tornando-a resistente penetrao de outros espermatozoides; uma incorporao progressiva do espermatozoide no ocito II; finalizao da diviso II da meiose do ocito II com a formao do proncleo feminino e a do segundo glbulo polar; formao do proncleo masculino a partir da descondensao do ncleo do

espermatozoide; migrao dos dois proncleos para o centro do ocito II, terminando com a fuso dos dois proncleos num s ncleo com cromossomas maternos e paternos (cariogamia).

BIOLOGIA
Desenvolvimento embrionrio e desenvolvimento fetal

12 ano

Aps a formao do ovo inicia-se um processo de desenvolvimento contnuo e dinmico, com a durao de 40 semanas, que termina com o nascimento. O desenvolvimento embrionrio dura cerca de 8 semanas, ao fim das quais todos os rgos esto j totalmente esboados. O desenvolvimento fetal decorre desde a 8 semana at a nascimento, correspondendo a um aumento da complexidade e da maturao dos rgos e ao crescimento do indivduo.

Desenvolvimento embrionrio
Decorridas algumas horas aps a formao do ovo, este inicia um processo de multiplicao celular em que ocorrem sucessivas divises mitticas, originando-se

primeiramente 2 clulas, que por diviso formam 4 clulas, e assim sucessivamente. medida que a multiplicao celular continua, o embrio vai migrando ao longo do oviduto em direo ao tero, devido s contraes dos msculos da parede. Constitui-se um embrio com forma esfrica, com aspeto de uma pequena amora, designando-se esse estdio por mrula. Esse embrio atinge a cavidade uterina cerca de quatro dias aps a fecundao. As divises celulares continuam e as clulas comeam a organizar-se, constituindo dois grupos celulares designados por massa celular interna e trofoblasto. A massa celular interna vai originar o novo ser e o trofoblasto rodeia uma cavidade para onde faz salincia, esse conjunto celular. O embrio nesta fase designado por blastocisto, ocorrendo a sua ecloso na zona pelcida. Ao 6 dia o trofoblasto adere zona superficial do endomtrio, iniciando-se o processo de implantao do embrio. Essa implantao do embrio no endomtrio designada por nidao. Nesta fase, do endomtrio que o embrio recebe os nutrientes. Mas caso o endomtrio no esteja preparado, o embrio no pode implantar-se e expelido durante a menstruao. Simultaneamente com o processo de nidao, ao nvel do boto embrionrio continuam as divises celulares e ocorrem movimentos de territrios celulares (incio da morfognese). Por processos complexos acabam por se constituir trs camadas de clulas embrionrias: uma mais interna, a endoderme, uma mais externa a ectoderme, e uma terceira posicionada entre as duas anteriores, chamada de mesoderme. a partir destas trs camadas que, por diferenciao celular, se vo constituir os diferentes tecidos, rgos e sistemas de rgos.

BIOLOGIA
Processos biolgicos Crescimento

12 ano

A partir de multiplicaes celulares. Por divises mitticas e tambm devido ao aumento de volume das clulas. Conjunto de movimentos de territrios celulares que tomam posies, uns

Morfognese

em relao aos outros, de acordo com as estruturas que vo formar. So originadas 3 camadas. Especializao estrutural e bioqumica de clulas da ectoderme, endoderme

Diferenciao celular

e mesoderme no sentido de desempenhas funes especficas. Os diferentes tecidos inter-relacionam-se, formando rgos e sistema de rgos.

Origem de algumas estruturas Ectoderme Mesoderme Endoderme Sistema nervoso, rgos dos sentidos, epiderme Esqueleto, msculos, sistema circulatrio, excretor e reprodutor Sistema respiratrio, fgado, pncreas

O desenvolvimento do embrio acompanhado pela formao de estruturas transitrias, os anexos embrionrios. Essas estruturas so originadas pela extenso das trs camadas germinativas e do trofoblasto, sendo de grande importncia no desenvolvimento do embrio, mas no fazendo parte dele.

BIOLOGIA

12 ano

mnio: rodeia a cavidade amnitica preenchida por um lquido amnitico. Constitui uma estrutura que garante ao embrio um abrigo contra a desidratao e contra choques mecnicos, permitindo tambm a manuteno de uma temperatura constante. Vescula vitelina: muito reduzida mas ricamente vascularizada. Parte desta estrutura fica incorporada no cordo umbilical, sendo o primeiro local de produo de clulas sanguneas e clulas germinativas. Crion: membrana extraembrionria mais exterior que, com o mnio, rodeia o embrio e intervm na formao da placenta. Placenta: originada por tecido do endomtrio e por vilosidades corinicas do embrio. Estabelece trocas seletivas entre a me e o embrio. Substitui o corpo lteo na produo de progesterona. Alantoide: contribui para a formao do cordo umbilical e armazena os produtos do metabolismo do embrio.

A placenta um rgo constitudo por endomtrio do tero materno e por vilosidades do crion do embrio. Permite trocas seletivas entre a me e o filho, fundamentais para o seu desenvolvimento. Alm dessas trocas, a placenta permite a passagem de anticorpos do sangue da me, os quais protegero o recm-nascido no incio da sua existncia. No entanto, outros materiais, que so txicos, como lcool e outras drogas, difundem-se facilmente a partir do sangue da me.

Desenvolvimento fetal
A partir das 8 semanas continua o desenvolvimento com o aumento da complexidade e a maturao dos rgos j formados, ao mesmo tempo que se verifica o crescimento rpido e modificaes nas propores do corpo. Nesta fase o embrio aparenta uma miniatura de criana passando a designar-se por feto. Ao fim de 40 semanas aps a fecundao o feto est totalmente formado e preparado para o nascimento.

BIOLOGIA
Mecanismos que controlam o desenvolvimento embrionrio

12 ano

Durante a gestao h evidncias que no organismo ocorrem vrias adaptaes. A adaptao morfolgica a mais visvel, devido ao aumento das dimenses do tero. O corao e a circulao adaptam-se tambm a um trabalho suplementar, de acordo com a evoluo da circulao placentria. Os rins passam a eliminar, alm das excrees da me, as excrees do novo ser. Ocorrem tambm diversos mecanismos hormonais indispensveis ao desenvolvimento ao nascimento. A paragem dos ciclos sexuais, o trabalho de parto e a lactao so alguns dos acontecimentos subordinados ao controlo hormonal. Desde o incio da nidao do embrio produzida a hormona gonadotrofina corinica humana (HCG) pelo trofoblasto. A HCG tem uma estrutura e uma ao semelhantes gonadoestimulina hipofisria LH, e impede a degenerao do corpo lteo, que continua a produzir progesterona e estrognios, essenciais manuteno do endomtrio. Por volta da 10 semana, o corpo amarelo degenera. A placenta produz estrognios e progesterona. Elevados valores da hormona HCG acabam por exercer uma retroao negativa sobre o complexo hipotlamo-hipfise, no ocorrendo nova evoluo folicular. Elevado teor de HCG Corpo amarelo Produo de progesterona e estrognios i n i b e m

estimula

aumenta

Novo ciclo ovrico

no ocorre

FSH e LH

no se liberta

Complexo hipotlamohipfise

Como qualquer hormona, a HCG, aps s sua ao eliminada atravs da urina. Isto permite que os primeiros testes de gravidez sejam baseados na deteo, na urina da me, desta hormona, produzida pelo embrio. Aps 8-10 semanas, em funo do declnio da produo de HCG , o corpo amarelo degenera, mas a produo de estrognios e progesterona fica assegurada pela placenta. A ao dos estrognios faz-se sentir na expanso do tero. A progesterona responsvel pela inexistncia de contraes uterinas, prevenindo assim a expulso prematura do embrio ou

BIOLOGIA

12 ano

feto. Estas hormonas tambm intervm no desenvolvimento e maturao das glndulas mamrias.

Nascimento/parto
Ao fim de 40 semanas o feto est pronto para o nascimento e inicia -se o trabalho de parto, que resulta de uma srie de contraes fortes e rtmicas da parede muscular do tero. No final da gestao, o teor de estrognios no sangue da me atinge o nvel mais elevado. A dominncia do teor de estrognios em relao progesterona estimula a contrao dos msculos uterinos e a formao, no tero, de numerosos recetores de oxitocina, produzida no hipotlamo e libertada pela hipfise posterior. A oxitocina estimula as clulas musculares do tero a contrarem-se vigorosamente e com mais frequncia. A induo hormonal do parto envolve um mecanismo de retroao positivo, uma vez que a oxitocina desencadeia as contraes uterinas que por sua vez estimulam a libertao de mais oxitocina. O resultado a intensa contrao dos msculos uterinos que projeta o beb para fora do tero. 1-Dilatao do colo do tero, 2-Expulso da criana, 3-Expulsao da placenta e anexos fetais.

Produo de leite
Apesar de o desenvolvimento das glndulas mamrias se efetuar durante a gestao, a secreo de leite s ocorre aps o nascimento. A produo de leite controlada por vrias substncias, entre as quais a hormona prolactina, que produzida pela hipfise anterior. No entanto, os nveis elevados de estrognios e progesterona que existem durante a gestao exercem uma retroao negativa sobre a secreo desta hormona. Aps o nascimento, com a expulso da placenta verifica-se uma queda no teor de estrognios e de progesterona, deixando de se manifestar a retroao negativa exercida por essas hormonas. Com a chegada da prolactina s glndulas mamrias e stas iniciam a sua atividade secretora. Durante 1 a 4 dias elaboram um lquido chamado colostro (rico em anticorpos) at se iniciar a secreo do leite. As glndulas mamrias entram em atividade aps o parto, mas a sua secreo no aumenta nem se mantm se no for estimulada pelas suces do beb. A sada de leite ao nvel dos mamilos consequncia da suco efetuada pelo beb, a qual desencadeia um mecanismo neuro-hormonal inicia-se com o estmulo de terminaes nervosas existentes na zona do mamilo e a conduo dessa informao por nervos sensitivos at ao hipotlamo.

BIOLOGIA

12 ano

A receo dessa informao desencadeia a produo de oxitocina, a qual libertada ao nvel da hipfise posterior. As clulas contrcteis clulas alvo desta hormona so estimuladas, contraem-se e ocorre o fluxo de leite. A informao sensorial desencadeada pela suco provoca tambm a produo e libertao de prolactina, que induz a lactao pelas clulas secretoras das glndulas mamrias.

Manipulao da fertilidade/ Contraceo Atualmente, os casais podem decidir no ter filhos recorrendo, para isso, a diversas biotecnologias que impedem a conceo, mas outros, pelo contrrio, no podem procriar devido a problemas de fertilidade, tendo de recorrer aplicao de biotecnologia ade quadas. A contraceo o conjunto de mtodos utilizados para evitar a procriao. Atualmente, existem vrios mtodos contracetivos que permitem aos casais planear o nascimento dos filhos. Uma informao cuidada sobre esses mtodos, com o conhecimento das vantagens e riscos de cada um deles, essencial para a escolha do casal face sua situao. H processos radicais para evitar a procriao, como a esterilizao masculina e feminina, mas esses processos so, geralmente, irreversveis. Contudo, existe uma grande variedade de mtodos contracetivos que impedem de uma maneira mais ou menos fivel uma gravidez no desejada, sendo, no entanto, reversveis, ou seja, no impedem a transmisso da vida aps a paragem da aplicao do mtodo utilizado.

Mtodos contracetivos NATURAIS


A contraceo pode ser efetuada atravs da abstinncia sexual durante os perodos fecundos da mulher, quando esta apresenta ciclos sexuais regulares. A mulher pode recorrer de diversos processos para determinar o perodo fecundo. Observao do muco cervical: as caractersticas do muco cervical modificam-se ao longo do ciclo sexual: abundante, fluido, transparente perodo fecundo, aspeto viscoso perodo no fecundo. Avaliao diria da temperatura : a temperatura varia ao longo do ciclo sexual e com base nessas variaes possvel determinar o dia da ovulao. A data da ovulao corresponde ao ltimo dia que precede a subida de temperatura. Mtodo do calendrio: verificar se o ciclo menstrual apresenta um padro

BIOLOGIA
Mtodos contracetivos NO NATURAIS

12 ano

Existem variados processos artificiais de controlo dos nascimentos atuando de modos diversos e com uma eficcia varivel. Cirrgicos: Laqueao das trompas: impede o encontro dos gmetas (reversvel) Vasectomia: impede a sada de espermatozoides (reversvel) Implantes Fsicos/Mecnicos: Preservativo: evita o encontro dos gmetas ; protege das DST. Pode romper-se ou deixar passar espermatozoides quando no for utilizado adequadamente. (desvantagens: alergias Diafragma: impede a entrada de espermatozoides no tero. Requer orientao mdica e o uso de espermicidas; pouco recomendvel a mulheres jovens. DIU (Dispositivo Intrauterino): impede a unio dos gmetas ou a nidao se j tiver havido fecundao. Pode ser desconfortvel; risco de infees que podem levar infertilidade; no aconselhvel a mulheres jovens. Qumicos: Espermicidas: destroem os espermatozoides . Proteo por pouco tempo; podem causar alergias. Adesivos contracetivos: constitudo por um adesivo fino e impregnado de hormonas que so continuamente transferidas atravs da pele para a corrente sangunea. As hormonas libertadas evitam que se d a ovulao. Tambm espessam as secrees do muco cervical, tornando a entrada do esperma no tero mais difcil. Plulas contracetivas: impedem a ovulao ou a fecundao ; ciclos menstruais mais regulares. Agravamento de doenas preexistentes, problemas circulatrios e metablicos. (sobrecarga de estrognios e progesterona) Hormonal: As plulas combinadas contm uma associao de estrognios e de progesterona. So tomadas diariamente, durante 21 dias, sendo necessrio fazer 7 dias de pausa na sua toma para que ocorra a menstruao, visto que os elevados nveis de hormonas estimularam o endomtrio a crescer.. Durante a sua utilizao verifica-se uma retroao negativa sobre o complexo HH, bloqueando grande parte da libertao de FSH e LH. Nos ovrios, sem o estmulo das gonadoestimulina, os folculos ovricos no experimentam maturao, no

BIOLOGIA

12 ano

ocorrendo ovulao nem a formao do corpo amarelo. No tero existe um certo desenvolvimento do endomtrio e ocorre menstruao. No entanto, o endomtrio no se apresenta apto para a nidao. Tambm no colo do tero o muco cervical mantm-se espesso, impedindo a passagem dos espermatozoides. Vantagens - Boa tolerncia pela maioria das mulheres - Impedem a ovulao ou a fecundao - Os ciclos menstruais passam a ser mais regulares e sem dores

Desvantagens - Problemas de hipertenso - Problemas de diabetes - Insuficincias de circulao - Os riscos podem agravar-se por interao com tabaco, drogas, lcool, etc.

Miniplula: contm derivado sinttico da progesterona, no bloqueia a ovulao. Mantm as caractersticas do muco cervical na fase lutena, com uma maior impermeabilizao do colo aos espermatozoides. Eficcia menor do que as plulas combinadas. Plula do dia seguinte: 2 comprimidos com doses elevadas de hormonas. O 1 comprimido tem que ser tomado antes de 72h aps o ato sexual e o 2 tomado entre 12 a 24h depois do 1. Bloqueia a ovulao, opem-se ao deslocamento dos espermatozoides, opem-se nidao.

Infertilidade

You might also like