You are on page 1of 10

nova srie

#07

Revista de Psicanlise

LOCALIZAR-SE SOBRE A ESTRUTURA


Pierre Skriabine Seminrio Latino de Paris Maison de lAmrique Latine, 05/02/2009 Traduo: Luiz Mena

Reconheamos o fato de estrutura ao qu nos introduz esta gura, a saber o efeito do objeto aqui o objeto olhar sobre o sujeito, a fenda do sujeito sobre o objeto olhar. Dito de outra maneira, a diviso subjetiva que se encontra a presenticada pelo objeto olhar. Estas duas maneiras de ver que se excluem, ns podemos entretanto faz-las aparecer sincronicamente, dobrando esta folha representada. Vemos a folha ora de cima, ora de baixo.

Como falar a vocs das formalizaes lgicas e topolgicas de Lacan, grafos, matemas, ns..., que se mostram ir alm da metfora e incarnar o real mesmo da estrutura que vale tanto para o sujeito quanto para a experincia analtica? Comearei por mostrar onde nos conduz uma simples dobra.

A dobra
Coloquemo-nos na posio de testemunhas, quer dizer porque a mesma coisa, como lembrava Lacan de mrtires deste enodamento do sujeito topologia. Para isso basta, no mmino, duas dimenses: as de uma folha de papel representada numa tela : A funo do sujeito o que assegura essa coexistncia como possvel. Ns podemos ver nesta dobra, a dobra mesma da diviso subjetiva que expe Lacan no Seminrio XX, Mais, ainda: Para todo ser falante, a causa de seu desejo estritamente, quanto estrutura, equivalente, se posso dizer, sua dobra, quer dizer, ao que chamei sua diviso de sujeito. Para fazer aparecer a topologia do sujeito, a Esta folha, vista em perspectiva, ns a podemos imaginar vista por cima (ela est posta sobre o cho), ou ento vista por baixo (ela est colada ao teto). Esta perspectiva equvoca coloca o sujeito diante de uma escolha entre dois modos de conduzir o olhar no espao quer dizer, uma escolha entre duas posies possveis deste sujeito, determinadas pelo objeto olhar. saber, a estrutura moebiana, basta completar o desenho da dobra:

Publicao da Escola Brasileira de Psicanlise - Bahia - Ano 1

#07
Vocs reconhecem uma banda de Moebius, Lacan a evocava j em 1953, em Funo e campo da palavra e da linguagem. o modo como o sujeito se prende, e se desprende mas para se encontrar preso de outra maneira do objeto; pela sua diviso pelo objeto, e pelo que j aparece, quanto a esta diviso, como uma escolha e de um consentimento do sujeito, que se desdobra a estrutura moebiana, a saber, a topologia que d conta da estrutura do sujeito falante. Esta topologia procede, nos diz Lacan em O Aturdito, da falha no universo. (Scilicet 4, p.34) o signicante no se dene a no ser a partir de sua diferena relativamente aos outros signicantes, o que a base mesma da lingstica , o referente enquanto tal no pode ser outro que no falho. A linguagem faz fundo, fora a intermediao do signicante, toda relao Coisa, ao objeto e ao gozo, interdita a quem fala; de onde a denio lacaniana da castrao, a saber, que esta perda correlativa ao fato mesmo de falar. E ademais o sujeito, efeito do signicante no existe sujeito conjecturvel, suposto, a no ser para o ser falante o sujeito ento s representado por um signicante para um outro signicante, ele est no entre-dois, faltante do signicante que lhe daria sua identidade. Nosso espao ento estruturado pela falta, a perda, sob suas diferentes formas, mesmo se no queremos nada saber, mesmo se ns no queremos consentir. Nunca mais coalescncia Essa falha intrnseca, Freud a desenvolveu sob diferentes aspectos. E primeiramente o recalcamento, o Urverdrngung. Ou tambm o inanalisvel, quer seja sob as espcies do umbigo do sonho ou, mais estruturalmente, da rocha da castrao: existe um ponto em que a linguagem impotente, onde o simblico deixa aparecer seu ponto de falha, l onde a palavra falta, l onde isso no pode se dizer, do lado do gozo sexual. ainda a castrao ela mesma, perda qual deve-se consentir em nome da Lei, que no outra que a lei simblica. Confrontado a esse buraco o ser humano se Lacan sublinhou, demonstrou, desdobrou a dimenso fundamentalmente linguageira, fundada nas conseqncias da tomada do sujeito na linguagem, desses diferentes avatares da falta. Apoiando-se sobre os avanos dos lingistas e dos lgicos, ele lembrou que do fato mesmo da estrutura puramente diferencial da linguagem Esta falha no universo, Lacan a escreve agita, ridculo ou lcido, sublime ou lastimoso, trgico ou abjeto, feroz ou desesperado. disso que se trata em uma psicanlise. O campo da psicanlise a-esfrico; a topologia de Lacan desdobra a estrutura, na qual e sobre a qual ns operamos. com o mundo que cou fora da linguagem, com a defunta natureza, no mais de coaptao com seu meio, no mais relao sexual que no seja problemtica isso o privilgio dos animais, ao menos daqueles que no foram contaminados pela linguagem humana. Para os humanos, acabou o mtico paraso: a ma de Eva no outra coisa que a linguagem. Expulso do paraso, que era esfrico, o sujeito falante infelizmente estrangeiro a si mesmo, em um mundo esburacado.

O buraco
Ento, o que essencial de sublinhar que a linguagem, o simblico, ele coloca em jogo de de modo fundamental, intrnseco, essa falha no universo.

Publicao da Escola Brasileira de Psicanlise - Bahia - Ano 1

#07
Isso quer dizer simplesmente que o Outro, o Outro absoluto, radical, aquele que sabe, ento tambm o Outro da linguagem e da verdade, aquele que seria a garantia ltima, dito de outro modo o Pai, ou, se vocs preferirem, Deus, no existe. Deus est morto. Ns nos inventamos um, ns o substitumos por outra coisa, ns precisamos dele, mas ele no existe. Eis o ponto de coerncia fundamental: a topologia de Lacan, a das superfcies, a dos ns, uma topologia de que se assenta nisto de que o Outro no existe. Trace um crculo em torno da morcela mesmo , Esta funo da falha, da falta, do buraco, estritamente equivalente linguagem, isso sustenta toda noo mesma de estrutura; uma estrutura, isso nunca apenas um modo de organizao do buraco quer dizer, uma topologia. ou em torno do buraco central. Escndalo! Interior e exterior esto em continuidade! Ou pior, ns no conseguimos mais deni-los. Partimos de um lado do crculo e encontramo-nos do outro, sem o ter atravessado. E a ta de Mbius ento? - para carmos nessas superfcies bem simples que podemos tranquilamente manipular. crculo no delimita forosamente um interior e um exterior: um toro, por exemplo, todo mundo conhece isso, uma cmara de ar bem inada:

A estrutura
Mas o que quer dizer a estrutura? Pois bem, a estrutura , para simplicar, o modo em qu se encontra topologicamente organizada a atividade psquica do ser falante, e pela qual est condicionada sua relao ao que lhe cerca. E essa estrutura, ela no se reduz justamente referncia esfera, como implica o bom senso, enganado pelos nossos sentidos: isso parte da imagem do corpo como saco, da evidncia do fora e do dentro, da frente e do avesso, da reduo tridimensional, e isso d a iluso euclidiana, o more geometrico, o visgo do pensamento no modelo aristotlico de esferas encaixadas.

Partindo de um ponto da superfcie, aqui estaO sentido comum nos impede de ver a estrutura. O sentido comum tem efetivamente horror do buraco. Pois no h apenas a esfera, bem redonda, bem fechada, que no deixa espao para a falta. Existem superfcies onde traar um mos, ao nal de uma volta em torno do buraco central, ao avesso do ponto de partida, e ser preciso uma segunda volta pelo buraco para voltarmos posio inicial: a ta de Mbius procede de uma topologia da dupla volta no buraco.

Publicao da Escola Brasileira de Psicanlise - Bahia - Ano 1

#07
Eis aqui realidades locais, bem fortes, bem evidentes, bem tangveis, mas puramente ilusrias: dois pontos de cada lado da borda de um crculo mas passamos de um ponto ao outro sem atravessar essa borda; ums frente e um avesso da superfcie localmente constatveis entretanto elas esto em continuidade, passamos de um ao outro sem atravessar a superfcie. Dito de outro modo, a psicanlise deve submeter-se a pensar a-esfericamente. uma exigncia tica, que um arrancamento, uma ascese de todos os instantes, mas a esse preo que ele ter uma chance de colar estrutura. o que mostra a topologia do n borromeano. Tentem um pouco fazer isso com uma esfera: no h chance de conseguirmos. E se tratamos o toro ou a ta de Mbius como esferas, no h chance de no se enganar. Como tambm no h a menor chance de nos orientarmos, nem que seja um pouco, na psicanlise, se no ouvirmos o que nos trouxe Lacan com sua topologia, dito de outro modo, com a colocao em funo estruturante de uma falta, de um buraco, em suma, da falha no universo. O impasse dos psicanalistas que no puderam ou quiseram ver a contribuio essencial de Lacan assegurado. Eles no tm nenhum meio de se dar conta em razo da experincia, e s podem se afundar em vs circunvolues da linguagem. A topologia, alis bem elementar cujo uso nos foi transmitido por Lacan, , quanto a ela, lmpida: elaborao emprestada da cincia, ela permite delimitar e interrogar a estrutura que vale para o ser falante, e que uma estrutura a-esfrica simples, uma estrutura esburacada. Mas nos atermos a isso seria somente uma meia-medida. Lacan nos convida a dar um pasPrimeiramente o imaginrio, que se refere no imaginao, mas imagem, Gestalt, e que se aproxima no fundo de uma noo bem conhecida em etologia. Para o animal, pela imagem, na captura imaginria pela forma, que se produz e se regula a adaptao do Innenwelt Umwelt; essa funo central da Gestalt foi muito amplamente estudada pela etologia moderna, e a psicologia a apreendeu para aplic-la de uma maneira frequentemente muito redutora ao ser humano. A dimenso do imaginrio est presente no O n borromeano um esforo para pensar a estrutura fora de uma referncia ao Outro, a partir de trs registros da experincia analtica: o real, o simblico e o imaginrio. Esse buraco , pois, antes de tudo, essa falha no universo que se sustenta linguagem, e a nada mais. so a mais. Um passo radical. A topologia no apenas um modelo, uma exceo concedida ao nosso enviscamento ao imaginrio esfrico. A topologia, nota Lacan em O Aturdito, no feita para nos guiar na estrutura, ela o .

Real, Simblico, Imaginrio


Nestas condies, eu gostaria de lembrar rapidamente aqui os trs registros que, ao longo da elaborao de seu ensino, serviram a Lacan como referncias para dar conta da experincia humana, aquela dos seres falantes.

Publicao da Escola Brasileira de Psicanlise - Bahia - Ano 1

#07
estdio do espelho de Lacan que coloca em valor, na assuno jubilatria de sua imagem no espelho pela criana em torno da idade de 18 meses, esse momento no qual ele antecipa o domnio de seu corpo por sua captura pela completude desta imagem qual ela se identica como sendo aquela de um outro: o fundamento da constituio do Eu (moi) na alienao imaginria. Mas Lacan sublinha que um outro registro j est a presente, notando o papel do terceiro pai/me, adulto em torno do qual a criana mendiga no olhar a conrmao deste reconhecimento na imagem; esta funo capital do terceiro, ao que se enoda o simblico. O simblico o registro da linguagem, e isso se d simplesmente por isto, que os seres humanos falam e que justamente isso que lhes diferencia dos outros seres vivos; toda relao interhumana, social, se joga e se regula pela linguagem, l onde a Gestalt suciente a reger as sociedades animais as mais complexas. Para o ser humano, a identicao imaginria, quer dizer, o fato de que um Eu (moi) seja inteiramente suspenso unidade de um outro Eu (moi), leva a uma incompatibilidade radical sobre o plano do desejo, a uma rivalidade mortal: o objeto desejado, ele ou eu (moi) que o ter. A linguagem que parasita o homem implica, com efeito, uma dimenso que se prende desarmonia que ela introduz: no h mais coaptao possvel entre o ser e seu ambiente, mas ao contrrio um hiato, uma falta. No se trata mais de instinto ou de necessidade, mas da demanda e do desejo. E a mediao, a troca entre os sujeitos desejantes que so os correlatos, sua coexistncia mesma, no pode ser encontrada a no ser a partir deste sistema simblico onde o sujeito se conta como Eu (je) e se estrutura como efeito do signicante; ele procede da orEis ento, nesses trs registros do imaginrio, do simblico e do real, o espao onde se estrutura a experincia humana. , se quiserem, o que corresponde ao ternrio do animal, do humano e do divino; ou ento: os automatismos de comportamento, a dialtica e o gozo sexual; ou ainda o corpo, o esprito, a morte. Vemos a como, por operaes linguageiras vazias de sentido, pode se desvelar, se extrair, se elaborar um saber capaz de mudar o real: por exemplo, a inveno deste sem sentido que o nmero dito imaginrio, i, raiz quadrada de -1, est, entre outros fatos simblicos de mesma ordem, na origem dos desenvolvimentos da fsica moderna, da revoluo tecnolgica, ou simplesmente do fato que os seres humanos tenham podido ir lua: um saber extrado do real, e que muda o real. O real, justamente o que escapa ao imaginrio ento, que no pode se representar, que no tem imagem especular , e o que no se substitui ao simblico, por conseguinte, que no se pode dizer; o impossvel a imaginar e a dizer, l onde tropeamos, o que no se sabe, o mistrio do mundo, o inalcanvel do sexo. tanto o que insiste no sofrimento do sintoma, quanto na angstia. O simblico, como mediador das relaes humanas, se apresenta como o campo onde se desenvolve o sentido e se veicula a comunicao. Mas tambm uma matria, vocal, sonora, escrita, e uma estrutura, que podem funcionar fora do sentido: o prprio das linguagens matemticas e do discurso da cincia. dem signicante, enquanto que o Eu (moi) se produz de uma identicao imaginria.

Publicao da Escola Brasileira de Psicanlise - Bahia - Ano 1

#07
Fazer segurar juntos R, S, I
Doze curtas consideraes para guardar na memria: 1) O Outro no existindo, a experincia humana se estrutura em referncia a trs categorias, que so aquelas da experincia analtica, desenvolvidas por Jacques Lacan sob os nomes de Real, Simblico e Imaginrio. 2) Esses trs registros so fundamentalmente heterogneos e no tm nada em comum. 3) Para sustentar-se na realidade humana, a dos discursos, para faz-la consistir nessas trs dimenses, para criar e manter um lao social com seus congneros, o sujeito precisa segurar juntos esses trs registros, ele deve encontrar neles uma medida comum. 4) Fazer consistir assim uma realidade que no tem nenhuma existncia intrnseca, pois ela no mais que um vu tecido de imaginrio e de simblico que serve a recobrir o real, no entanto necessrio ao ser falante e ao sujeito que a se produz, para se proteger deste real que se esconde no signicante e na imagem, e que como tal insuportvel. 5) Esta proteo, que permite que um discurso se desenvolva e faa lao, implica uma contrapartida, que a limitao do gozo, sem isso sem limite, da Coisa primordial, dito de outro modo da me. Essa limitao procede da colocao em funo do pai: interposio, interdio do incesto, colocao da lei simblica so o fato dessa funo. 6) O papel da metfora paterna, substituio do Nome do Pai ao Desejo da Me, assim de permitir um acesso aos discursos, atravs de uma perda de gozo. No se trata a, em termos lacanianos, de nada alm daquilo que se opera na castrao em termos freudianos. 7) O Nome do Pai realiza assim, enquanto Bejahung (dizer-que-sim) da realidade da castrao, o acesso do ser falante ao universo do discurso e proteo contra o Real que permite a instaurao do lao social. 8) Em outros termos, a funo do Nome do Pai de fazer segurarem juntos, para cada sujeito, um por um, Real, Simblico e Imaginrio, e de permiti-lo fazer consistir uma realidade sem existncia mas onde pode contudo se desenvolver o lao social no campo dos discursos. 9) O Outro faltoso, assim como o sujeito. No h Outro que seja ao mesmo tempo completo e consistente. Isso se articula estrutura mesma do signicante, que diferencial, excluindo desse feito a referncia absoluta. 10) O Outro no existindo, no existe garantia ltima: o signicante que garantiria o Outro falta ao Outro. Deus no saberia garantir o Pai. No existe Nome do Pai a menos que cada sujeito o coloque no lugar. Dito de outro modo, no temos outra escolha que no a de se passar (do Nome do Pai como garantia que no existe) condio de se servir dele (de colocar no lugar sua funo). 11) Concluso: H, estruturalmente, forcluso do Nome do Pai no sentido de uma medida comum inata, normalidade mtica, que faria segurar o Real, o Simblico e o Imaginrio juntos pela graa de um enodamento borromeano reunido. Em suma, a forcluso a regra: Todos dbeis, a debilidade generalizada. O que nos

Publicao da Escola Brasileira de Psicanlise - Bahia - Ano 1

#07
leva a uma clnica universal do delrio. Isso quer dizer que a psicose nosso estatuto ordinrio, nosso estatuto original, se posso dizer. menos tranqilizador que o mito freudiano do dipo. 12) Conseqncia: cada sujeito, um por um, no tem outra escolha a no ser inventar sua prpria soluo para compensar essa falta estrutural e construir enquanto suplncia uma maneira de fazer segurar Real, Simblico e Imaginrio. Mas alguns no conseguem de verdade, o que se passa no caso da psicose ordinria, e para outros esta bricolagem no segura bem. Coloquem por cima um segundo crculo, aqui o verde. Peguem um crculo de corda.

O n

Deslizem uma terceira corda, uma malha pela frente, uma malha pelo avesso passem por cima do crculo que est em cima, e por baixo do crculo que est por baixo.

Com o n borromeano, Lacan nos introduz a uma topologia apurada, referida s trs nicas categorias da experincia analtica, R, S e I. Essa topologia no menos homognea dos seus desenvolvimentos precedentes. O n bo, isso no feitiaria.

Fechem novamente, e a est! Dois a dois, os crculos esto livres, mas a trs esto amarrados. Dois quaisquer esto amarrados pelo terceiro. E neste enodamento, cada um

Publicao da Escola Brasileira de Psicanlise - Bahia - Ano 1

#07
tem exatamente o mesmo papel. Isso o que seria necessrio para o sujeito: que para ele, R, S e I quem juntos, sem se misturar. De entrada, isso pode parecer confuso, esse quarto crculo e sua funo. Na verdade muito simples. Tomemos o caso do sintoma (RSI, 18 de fevereiro 1975).

A topologia do n borromeano
Ento, como vimos, para se sustentar na realidade humana, aquela dos discursos e do lao social, o sujeito precisa, no mnico, fazer com que esses trs registros R, S e I quem juntos. Mas estes trs registros so fundamentalmente heterogneos e no tm nada em comum. O fato de falar no suciente para que isso se sustente. A linguagem uma ferramenta ruim. O Outro no existe, seno ser barrado, Deus est morto, o Pai essencialmente faltoso. Ns reencontramos nossa falha no universo.

Vocs reconheceram o n borromeano.

Eis aqui o resultado. R, S e I so disjuntos. Todos dbeis, dir Lacan. Para que isso que amarrado, necessrio que o sujeito encontre algo a mais; pode ser do ready made, a realidade psquica ou o dipo, dir Freud, um Nome do Pai, dir Lacan, mas pode ser qualquer bricolagem inventada pelo sujeito. Lacan d exemplos desse quarto crculo. A gura confusa do incio no nada mais que um n bo, onde o quarto, o sintoma, consertou a falha de S a operar o enodamento.

Publicao da Escola Brasileira de Psicanlise - Bahia - Ano 1

#07
No lugar de S, temos um duplo S + . Eis em que o sintoma um nome-do-pai. O sintoma como nomeao do simblico, diz Lacan. Os nomes-do-pai, Lacan nos d outros: a angstia como nomeao do real, a inibio como nomeao do imaginrio. Lacan nomeia aqui seu ego. Da falha original, cujo outro trao o enlaamento de S e de I, testemunham ainda as epifanias de sua obra.

A angstia como nomeao do real, Lacan a antecipa desde seu Seminrio 1, com seu comentrio do caso Dick de Melanie Klein e da nomeao pelo dipo do real indiferenciado onde encontrava-se essa criana, permitindo a ela assim de assumir a angstia inerente ao processo de entrada no simblico, ao qual ela se recusava. Mas passemos s bricolagens que fazem segurar. Lacan, em seu seminrio O Sinthoma, desdobra o caso de Joyce.

Apenas um incidente rpido para indicar que Lacan se serve tambm do n bo, no do ponto de vista topolgico, mas lgico, a partir de suas representaes colocadas em ordem; como esquema, portanto, para articular os gozos (o sentido gozo, o gozo flico, o gozo a sexuado, o mtico gozo do Outro, gozo proibido para quem fala, ao qual se refere o gozo sexual, gozo feminino e gozo psictico.

O imaginrio no se sustenta, testemunha disso o episdio da surra. A obra de Joyce, sua escritura indecifrvel onde condensado, cifrado seu gozo, serve a ele para reparar esta falha do enodamento. Essa emenda seu sinthoma que E para alm, Lacan nos permite de encontrar a articulao com os conceitos freudianos.

Publicao da Escola Brasileira de Psicanlise - Bahia - Ano 1

#07
Para concluir
Trata-se somente de viso de conjunto. Mas isso nos d uma idia do pder operacional e conceitual desta topologia que abre uma nova clnica diferencial a partir desta simples questo: como cada sujeito se vira para manter juntos R, S e I? A primeira clnica diferencial de Lacan aquela dos Complexos Familiares. Seu segundo grande desenvolvimento este da Questo Preliminar. prpria estrutura, o portador e transmissor. A topologia de Lacan, a do n bo, assim como as estruturas lgicas que foram sua referncia anterior, aderem clnica. Todas procedem de A barrado. Todos os acontecimentos clnicos e todos os conceitos encontram a seu lugar. Esta topologia a estrutura mesma da experincia analtica e da clnica. Esta ser minha concluso de hoje.

O ltimo ensinamento de Lacan uma clnica diferencial que engloba e abre a precedente ao innito das invenes dos sujeitos para manter juntos, to bem quanto mal, R, S e I.

Eis aqui uma estruturao sumria, seguindo as indicaes que nos deixou Lacan. Essa clnica procede do n borromeano e do saber clnico que Lacan soube ver que ele era, por sua

Publicao da Escola Brasileira de Psicanlise - Bahia - Ano 1

10

You might also like