You are on page 1of 4

Momento de Inrcia

Objetivo: Determinar o momento de inrcia de:


a) Uma partcula b) Um disco c) Um disco em relao a um eixo paralelo ao eixo que passa pelo centro de massas.

Momento de Inrcia:

O momento de inrcia, ou inrcia rotacional, uma medida da resistncia que um corpo oferece ao mo imento de rotao. Ou se!a, o an"lo#o rotacional da massa no mo imento linear.

$ara um sistema de i partculas com coordenada de posio ri %em relao ao eixo de rotao) e massa Mi, o momento de inrcia definido como:

I =

(M
i

i i

),

sendo que para o caso de termos um corpo contnuo, de e ser escrito como:
I = r 2 dm

Teorema dos Eixos Paralelos:

& inrcia rotacional em relao a um eixo que paralelo ao eixo que passa pelo centro de massas do corpo dada por:

I = I CM + Md 2

Onde ICM o momento de inrcia em relao ao centro de massas e d a dist'ncia daquele eixo ao eixo que passa pelo centro de massas

Momentos de Inrcia:
$artcula: Disco:

I =M R 2

I=

do disco ) note que independe da espessura do disco).

1 M R2 2

%(m relao a um eixo que passa pelo centro de massas

Nivelamento da Base:
A base deve estar perfeitamente nivelada. $ara isto de e ser se#uido o mesmo procedimento usado no experimento da fora centrpeta. (ntretanto, o nivelamento deve ser feito usando o disco no extremo da plataforma #irat*ria, como na +i#ura ,, em lu#ar da massa quadrada de -./#

omo Medir o Momento de Inrcia:


Usando al#uma das monta#ens para os sistemas rotacionais mostrados nas +i#uras 0, - e ,, o momento de inrcia pode ser medido da se#uinte maneira: 0. 1omo mostrado nas fi#uras, enrole na polia de raio r um fio de comprimento tal que a massa de trao m, amarrada no extremo li re do fio, possa cair por uma dist'ncia de aproximadamente /2cm. -. +ixe os pontos de incio e fim do trec3o onde ser" medido o tempo. ,. $ara massas de tra!"o de #$% &$% '$ e ($), soltar a massa e medir o tempo de queda %para efeitos de c"lculo de er" adicionar * massa de tra!"o a massa do porta massas). 4ea pelo menos cinco e5es para cada massa e faa a mdia. 1om o tempo mdio de queda e a altura determine a acelerao resultante a %h=1/2 at2). 6. +aa um #r"fico da massa de trao % m) ersus a acelerao %a) e obten3a o momento de inrcia do sistema usando a f*rmula % ide apndice):

m=

C I C a + 2 2 g g r

onde g a acelerao da #ra idade, que se sup7e con3ecida, C uma constante e I o momento de inrcia, que de ero ser determinados do #r"fico. $ara determinar o raio r da polia mea o di'metro da mesma com o paqumetro. %4ea al#uns di'metros e faa uma mdia.) /. O momento de inrcia medido no item anterior, lo#icamente o momento de inrcia do con!unto sistema rotacional mais ob!eto %partcula ou disco). $ara obter o momento de inrcia do ob!eto, de emos ento medir o momento de inrcia s* do sistema rotacional e subtra8lo do obtido no item 6. $ara tal, retire os ob!etos correspondentes %partcula ou disco) do sistema rotacional e faa as medidas de tempo da se#uinte maneira:
$ara o sistema rotacional sem plataforma rotacional use massas de: #% '% +% ,% - ) %para massas maiores o tempo de queda muito curto) $ara o sistema rotacional com a plataforma rotacional use massas de: #$% &$% '$ e ($)

9. 1omo no item 6, o momento de inrcia do sistema rotacional de er" ser determinado a partir do #r"fico m s a. .. :epetir cada medida / e5es ;. 1ompare com o resultado te*rico.

#. Momento de Inrcia de uma Part/cula


2

4onta#em (xperimental:
$artcula de massa 4 : $lataforma rotacional

$olia de raio r $orta8massas com massa de trao %m) com =istema rotacional

&ltura de queda 3</2cm

0i). #:

4onta#em para medida do momento de inrcia de uma partcula.

&. Momento de Inrcia de um disco 4onta#em (xperimental:


: Disco

$olia de raio r m<massa de trao> porta8maas ?ase ni elada

0i). &:

4onta#em para medida do momento de inrcia de um disco.

'. Momento de Inrcia de um 1isco com Eixo de 2ota!"o 0ora do M 4onta#em (xperimental:
: d $lataforma :otacional

=uporte disco Disco de massa 4 $olia de raio r

?ase ni elada

m < 4assa de trao > porta8maas

0i). ':

4onta#em para medida do momento de inrcia de um disco.

Biblio)rafia:
Fsica de Resnick, Halliday e Krane, Ed. Livros Tcnicos e Cient icos H.!. "#ssen$vei%, C#rso de Fsica &'sica (ol. 1, Ed. Ed%ar &l#c)er.
*

You might also like