You are on page 1of 4

Princpios[editar | editar cdigo-fonte]

Princpio da coisificao - direito real deve versar sobre coisas e no sobre pessoas ou outros bens no coisificveis; Princpio da especialidade ou individualizao - o objecto dos direitos reais deve ser uma coisa certa e determinada; Princpio da totalidade da coisa - o objecto de um direito real a coisa na sua totalidade; Princpio da compatibilidade - s pode existir um direito real sobre determinada coisa, na medida em que seja compativel com outro direito real que a tenha por objecto; Princpio da elasticidade - o direito sobre uma coisa tende a abranger o mximo de utilidades que proporciona; Princpio da transmissibilidade - os direitos reais podem mudar de titular quer inter vivos, quando vivos, quer mortis causa, quando mortos; Princpio da consensualidade - segundo o cdigo civil Portugus, basta um contrato para que se transmita um direito real, no necessria a tradio da coisa (eficcia real do contrato); Princpio da tipicidade - no possvel constituir direitos reais diferentes dos previstos na lei;

[Quanto primeira parte (Portugal), de muito perto, Direitos Reais A. Santos Justo, Coimbra Editora] Esta segunda parte tem uma perspectiva de um editor Brasileiro (poucas ou nenhumas diferenas existem, apenas no que toca regulao legal, no essencial os institutos so,est claro, os mesmos):

Posse[editar | editar cdigo-fonte]


A posse pode ser real ou presumida, de boa-f ou de m-f, direta ou indireta. Existem duas teorias que definem o conceito de posse:

Teoria de Savigny (Subjetiva): Para Savigny, a fim de se caracterizar a posse, necessrio que o possuidor tenha o "corpus" (ter a coisa em seu poder), e "animus" (vontade de ter a coisa como sua), sendo que se tiver somente o "corpus" no ser considerado possuidor e sim, detentor, no tendo, com isto, proteo possessria. Teoria de Ihering (Objetiva): Para Rudolf von Ihering, a fim de se configurar a posse, h necessidade de se comprovar apenas o "corpus", dispensando-se o "animus", pois este encontra-se inserido naquele.

Propriedade[editar | editar cdigo-fonte]


Conceito[editar | editar cdigo-fonte]

Pode-se dizer que a propriedade o direito conferido a algum, ao qual lhe proporciona os poderes de uso, gozo, disposio e ainda de reav-lo de quem injustamente o detenha.

sinteticamente: submisso da coisa pessoa, observando-se, contudo, as restries legais. analiticamente: confere os direitos de usar, fruir, dispor e reaver. descritivamente: o direito complexo - em razo de haver vrios direitos consubstanciados, ou seja, inseridos em si. o direito absoluto: porque podem se opor contra todos o direito perptuo: ocorre tendo em vista que uma das caractersticas do direito de propriedade a sua perpetuidade. o direito exclusivo: consiste no direito de que tem o proprietrio de proibir que terceiro pratique qualquer ato de domnio..

Incluem-se no Direito de Propriedade os direitos de vizinhana, as rvores limtrofes, a passagem forada, a passagem de cabos e tubulaes, as guas, os limites entre prdios e direito de tapagem, o direito de construir, o condomnio, a propriedade resolvel e a propriedade fiduciria.

Hipoteca[editar | editar cdigo-fonte]


A hipoteca o direito real que o devedor confere ao credor, sobre um bem imvel de sua propriedade ou de outrem, para que o mesmo responda pelo resgate da dvida.

O que garante a dvida a substncia de um imvel, no qual continua na posse do proprietrio, embora responda pelo resgate do dbito. O devedor conserva em suas mos o bem dado em garantia. Mas, se no paga a dvida, o credor pode promover a alienao judicial da coisa e pagar-se com preferncia pelo produto da venda, face aos demais credores que no gozem de melhor garantia.

Espcies

A hipoteca convencional: quando se origina do contrato A hipoteca legal: quando emana da lei A hipoteca judicial: quando decorre de uma sentena.(isso no existe mais)

Princpios regendo a hipoteca[editar | editar cdigo-fonte]


O princpio de especializao

A especializao consiste na determinao precisa dos bens dados em garantia (descrio, localizao) bem como o montante da dvida. Assim, terceiros que tomem conhecimento do negcio podem avaliar o nus que pesa sobre esse bem. A falta de especializao impede o surgimento do direito, conduzindo a invalidade do negcio em relao a terceiros.

O princpio da publicidade

A publicidade se faz atravs da inscrio. Sendo a hipoteca um direito real, s se consitui aps o registro do ttulo no Registro adequado.

Efeitos da hipoteca[editar | editar cdigo-fonte]


Efeitos em relao ao devedor[editar | editar cdigo-fonte]

O devedor conserva todos os direitos sobre a coisa. Mas no pode praticar atos que sejam capazes de desvalorizar a coisa, deteriorla ou destru-la. Proposta a ao executiva, o bem dado em garantia arrancado das mos do devedor e entregue ao depositrio judicial.

Efeitos em relao ao credor hipotecrio[editar | editar cdigo-fonte]

Vencida a obrigao, pode o credor vender ou trocar judicialmente o imvel objeto da garantia e pagar-se de seu crdito, com preferncia sobre qualquer outro credor.

Efeitos diante de terceiros[editar | editar cdigo-fonte]

O aquirente do imvel hipotecado no pode impedir que o prdio seja objeto de execuo, alegando ignorncia do fato. Entretanto, quando se tratar de aquisio por usucapio extraordinria, diante da inexigibilidade da boa f para sua aquisio, o terceiro poder, preenchidos os requisitos legais para usucapio, alegar em sua defesa este instituto jurdico.

No Brasil[editar | editar cdigo-fonte]


O novo Cdigo civil brasileiro (lei n 10.406/02), que entrou em vigor em 11 de janeiro de 2003, divide o Direito das Coisas em direitos decorrentes da posse e direitos reais, sendo que destes ltimos, destaca-se a propriedade. So direitos reais considerados no art. 1.225 do Cdigo Civil: a propriedade, a superfcie, as servides, o usufruto, o uso, a habitao,a usucapio, o direito do promitente comprador do imvel, o penhor, a hipoteca, a anticrese, a concesso de uso especial para fins de moradia e a concesso de direito real de uso.

Em Portugal[editar | editar cdigo-fonte]


O Cdigo Civil Portugus, no livro III "DIREITO DAS COISAS", comea por regular no seu artigo 1251 a posse "posse o poder que se manifesta quando algum actua por forma correspondente ao exerccio do direito de propriedade ou de outro direito real", no ttulo II do mesmo livro, a propriedade, artigo 1302 "S as coisas corpreas, mveis ou imveis, podem ser objecto do direito de propriedade regulado neste cdigo", a compropriedade artigo 1403 "Existe propriedade em comum, ou compropriedade,

quando duas ou mais pessoas so simultaneamente titulares do direito de propriedade sobre a mesma coisa", entre outras...

You might also like