You are on page 1of 2

Conceito

Um barramento um link de comunicao compartilhado, que utiliza um conjunto de fios para interligar os diferentes componentes da placa-me e tambm permitir o uso de placas de expanso. Assim como os demais componentes, os barramentos evoluram de forma expressiva durante as ltimas dcadas, passando do ISA e das portas seriais, aos slots PCI Express, portas USB 2.0 e USB 3.0. Os barramentos so utilizados para interligar os diferentes componentes da placa-me e tambm permitir o uso de placas de expanso. Assim como os demais componentes, os barramentos evoluram de forma expressiva durante as ltimas dcadas, passando do ISA e das portas seriais, aos slots PCI Express e portas USB 2.0, que utilizamos atualmente. No poderia ser diferente, pois o uso de um barramento lento cria um gargalo, que limita o desempenho dos componentes ligados a ele. Uma placa Gigabit Ethernet capaz de transmitir dados a 1000 megabits, o que equivale a 125 MB/s. A grande maioria das placas Gigabit Ethernet atuais so ligadas no barramento PCI Express, que capaz de alimentar a placa com um volume de dados mais do que suficiente. Imagine agora que um fabricante resolvesse produzir placas Gigabit Ethernet em verso ISA, destinadas a micros antigos. No existe nenhuma restrio tcnica que realmente impea o desenvolvimento de uma placa gigabit em verso ISA. O problema que a placa ficaria limitada velocidade oferecida pelo barramento e no seria capaz de operar a mais do que uma frao do seu desempenho real. Na melhor das hipteses, ela transmitiria dados a pouco mais de 5 MB/s, o que representa apenas 4% do seu desempenho nominal. Infelizmente, novos barramentos so quase sempre incompatveis com os antigos. por isso que de tempos em tempos acabamos sendo obrigados a descartar alguma placa antiga, para a qual ainda teramos utilidade, ao trocar de placa-me. Foi assim com as placas de som e modems ISA e, em breve, acontecer tambm com nossas placas de rede, placas de captura e outros perifricos PCI. o preo a se pagar pela evoluo da tecnologia.

Vantagens e desvantagens As principais vantagens da organizao do barramento so a versatilidade e o baixo custo. Definindo um nico esquema de conexo, novos dispositivos podem ser facilmente acrescentados, e os perifricos podem ainda ser movidos entre os sistemas computacionais que utilizam o mesmo tipo de barramento. Alm do mais, os barramentos so eficazes porque um nico conjunto de fios compartilhado de vrias maneiras. A principal desvantagem de um barramento que ele cria um gargalo de comunicao, possivelmente limitando a vazo mxima de E/S. Isso acontece quando a E/S necessitar de passar por um nico barramento, pois a largura de banda desse barramento se limita a vazo mxima da E/S.

Tipos de barramento 1. Processador-memria Os barramentos processador-memria so curtos, geralmente de alta velocidade e correspondentes ao sistema de memria, de modo a maximizar a largura de banda memria-processador. 2. De E/S Enquanto os barramentos processador-memria so curtos, o de E/S podem ser extensos e ter muitos tipos de dispositivos conectados a eles e normalmente possuem uma grande faixa de largura de banda de dados dos dispositivos conectados a eles. Normalmente esse tipo de

barramento no realiza interface direta com a memria, mas utilizam um barramento processador-memria ou um backplane para a conexo com a memria. 3. Backplane - Pano de fundo para a ligao de outros barramentos - Projetados para possibilitar a ligao de vrios grupos de dispositivos de E/S atravs de um nico adaptador ao barramento P/M. - Permite com isto maximizar a velocidade do barramento P/M.

Barramentos sncronos e assncronos Sncronos: Em um barramento sncrono, ele inclui um clock nas linhas de controle e um protocolo fixo para comunicao, que relativo ao clock. Por exemplo, para um barramento processador-memria realizando uma leitura da memria, poderamos ter um protocolo que transmite o endereo e o comando read no primeiro clock, usando as linhas de controle para indicar a o tipo de solicitao. So duas as desvantagens desse tipo de barramento. Primeiro, cada dispositivo no barramento precisa executar na mesma velocidade do clock. Segundo, devido a problemas de variao de clock, os barramentos sncronos no podem ser longos se forem rpidos. Assncrono

You might also like