You are on page 1of 23

Exerccios com Gabarito de Histria Mundo Globalizado - Ps-1989

1) (Cesgranrio-1994) A paz firmada recentemente entre judeus e palestinos contribuiu para a diminuio dos conflitos e antagonismos histricos no Oriente Mdio. Sobre esses antagonismos, NO podemos afirmar que: a) as origens do conflito na Palestina remontam ao final da primeira, Guerra Mundial, com a instituio da administrao inglesa na regio, apoiada pela Ligadas Naes, atravs da Declarao Balfour (1922). b) o movimento sionista, com o favorecimento ingls, organizou uma forte corrente migratria para a Palestina, a partir da dcada de 20, aumentando a populao judia e, conseqentemente, os conflitos religiosos. c) a interveno da ONU, em 1947, dividindo o territrio palestino em dois, obteve o consentimento rabe, o que evitou o conflito militar aps a retirada britnica da regio, em 1948. d) a organizao para a Liberao da Palestina, criada em 1964, tinha por objetivo retomar os territrios ocupados por Israel e, atravs da guerrilha, fundar um Estado palestino. e) os acordos firmados em Camp David, em 1979, promovidos pelos Estados Unidos, selaram a paz em separado entre Israel e Egito, garantindo a este a devoluo dos territrios do Sinai. 2) (ENEM-2002) 1 - (...) O recurso ao terror por parte de quem j detm o poder dentro do Estado no pode ser arrolado entre as formas de terrorismo poltico, porque este se qualifica, ao contrrio, como o instrumento ao qual recorrem determinados grupos para derrubar um governo acusado de manter-se por meio do terror. 2 - Em outros casos os terroristas combatem contra um Estado de que no fazem parte e no contra um governo (o que faz com que sua ao seja conotada como uma forma de guerra), mesmo quando por sua vez no representam um outro Estado. Sua ao aparece ento como irregular, no sentido de que no podem organizar um exrcito e no conhecem limites territoriais, j que no provm de um Estado Dicionrio de Poltica (org.) BOBBIO, N., MATTEUCCI, N. e PASQUINO, G., Braslia: Edunb,1986. De acordo com as duas afirmaes, possvel comparar e distinguir os seguintes eventos histricos: I. Os movimentos guerrilheiros e de libertao nacional realizados em alguns pases da frica e do sudeste asitico entre as dcadas de 1950 e 70 so exemplos do primeiro caso. II. Os ataques ocorridos na dcada de 1990, como s embaixadas de Israel, em Buenos Aires, dos EUA, no Qunia e Tanznia, e ao World Trade Center em 2001, so exemplos do segundo caso. III. Os movimentos de libertao nacional dos anos 50 a 70 na frica e sudeste asitico, e o terrorismo dos anos 90

e 2001 foram aes contra um inimigo invasor e opressor, e so exemplos do primeiro caso. correto o que se afirma apenas em (A) (B) (C) (D) (E) I. II. I e II. I e III. II e III.

3) (ENEM-2002) Considere o papel da tcnica no desenvolvimento da constituio de sociedades e trs invenes tecnolgicas que marcaram esse processo: inveno do arco e flecha nas civilizaes primitivas, locomotiva nas civilizaes do sculo XIX e televiso nas civilizaes modernas. A respeito dessas invenes so feitas as seguintes afirmaes: I. A primeira ampliou a capacidade de ao dos braos, provocando mudanas na forma de organizao social e na utilizao de fontes de alimentao. II. A segunda tornou mais eficiente o sistema de transporte, ampliando possibilidades de locomoo e provocando mudanas na viso de espao e de tempo. III. A terceira possibilitou um novo tipo de lazer que, envolvendo apenas participao passiva do ser humano, no provocou mudanas na sua forma de conceber o mundo. Est correto o que se afirma em: (A) (B) (C) (D) (E) I, apenas. I e II, apenas. I e III, apenas. II e III, apenas. I, II e III.

4) (ENEM-2002)

De acordo com a histria em quadrinhos protagonizada por Hagar e seu filho Hamlet, pode-se afirmar que a postura de Hagar (A) valoriza a existncia da diversidade social e de culturas, e as vrias representaes e explicaes desse universo. (B) desvaloriza a existncia da diversidade social e as vrias culturas, e determina uma nica explicao para esse universo. (C) valoriza a possibilidade de explicar as sociedades e as culturas a partir de vrias vises de mundo.

1 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

(D) valoriza a pluralidade cultural e social ao aproximar a viso de mundo de navegantes e nonavegantes. (E) desvaloriza a pluralidade cultural e social, ao considerar o mundo habitado apenas pelos navegantes. 5) (ENEM-2000) O quadrinho publicado na revista Newsweek (23/9/1991) ilustra o desespero dos cartgrafos para desenhar o novo mapa-mndi diante das constantes mudanas de fronteiras. Levando em considerao o contexto da poca em que a

tanto na teoria de Hobbes como na tendncia expressa no texto II. no fato de que as regies atacadas no possuam sociedades civilizadas. d) na teoria de que a guerra pode ser justa quando o fim justo. e) na necessidade de pr fim guerra entre os dois pases citados.

7) (ENEM-2003) Segundo Samuel Huntington (autor do livro, O choque das civilizaes e a recomposio da ordem mundial), o mundo est dividido em nove civilizaes conforme o mapa abaixo. Na opinio do autor, o ideal seria que cada civilizao principal tivesse pelo menos um assento no Conselho de Segurana das Naes Unidas.

charge foi publicada, dentre as frases abaixo, a que melhor completa o texto da fala, propondo outra correo no mapa, : a) A Albnia j no faz parte da Europa. b) O nmero de pases s est diminuindo. c) Cuba j no faz parte do Terceiro Mundo. d) O Kasaquisto acabou de declarar independncia. e) Vamos ter de dividir a Alemanha novamente.

6) (ENEM-2001) I Para o filsofo ingls Thomas Hobbes (1588-1679), o estado de natureza um estado de guerra universal e perptua. Contraposto ao estado de natureza, entendido como estado de guerra, o estado de paz a sociedade civilizada. Dentre outras tendncias que dialogam com as idias de Hobbes, destaca-se a definida pelo texto abaixo. II Nem todas as guerras so injustas e correlativamente, nem toda paz justa, razo pela qual a guerra nem sempre um desvalor, e a paz nem sempre um valor. BOBBIO, N. MATTEUCCI, N PASQUINO, G. Dicionrio de Poltica, 5 ed. Braslia: Universidade de Braslia; So Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2000. Tropas da Aliana do Tratado do Atlntico Norte (OTAN) invadiram o Iraque em 1991 e atacaram a Srvia em 1999. Para responder aos crticos dessas aes, a OTAN usaria, possivelmente, argumentos baseados na teoria da guerra perptua de Hobbes.

Sabendo-se que apenas EUA, China, Rssia, Frana e Inglaterra so membros permanentes do Conselho de Segurana, e analisando o mapa acima pode-se concluir que a) atualmente apenas trs civilizaes possuem membros permanentes no Conselho de Segurana. b) o poder no Conselho de Segurana est concentrado em torno de apenas dois teros das civilizaes citadas pelo autor. c) o poder no Conselho de Segurana est desequilibrado, porque seus membros pertencem apenas civilizao Ocidental. d) existe uma concentrao de poder, j que apenas um continente est representado no Conselho de Segurana. e) o poder est diludo entre as civilizaes, de forma que apenas a frica no possui representante no Conselho de Segurana.

8) (ENEM-2003) No dia 7 de outubro de 2001, Estados Unidos e Gr-Bretanha declararam guerra ao regime Talib, no Afeganisto. Leia trechos das declaraes do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e de Osama Bin Laden, lder muulmano, nessa ocasio: George Bush: Um comandante-chefe envia os filhos e filhas dos Estados Unidos batalha em territrio estrangeiro somente depois de tomar o maior cuidado e depois de rezar muito.

2 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

Pedimos-lhes que estejam preparados para o sacrifcio das prprias vidas. A partir de 11 de setembro, uma gerao inteira de jovens americanos teve uma nova percepo do valor da liberdade, do seu preo, do seu dever e do seu sacrifcio. Que Deus continue a abenoar os Estados Unidos. Osama Bin Laden: Deus abenoou um grupo de vanguarda de muulmanos, a linha de frente do Isl, para destruir os Estados Unidos. Um milho de crianas foram mortas no Iraque, e para eles isso no uma questo clara. Mas quando pouco mais de dez foram mortos em Nairbi e Dar-es-Salaam, o Afeganisto e o Iraque foram bombardeados e a hipocrisia ficou atrs da cabea dos infiis internacionais. Digo a eles que esses acontecimentos dividiram o mundo em dois campos, o campo dos fiis e o campo dos infiis. Que Deus nos proteja deles. (Adaptados de O Estado de S. Paulo. 8/10/2001) Pode-se afirmar que a) a justificativa das aes militares encontra sentido apenas nos argumentos de George W. Bush. b) a justificativa das aes militares encontra sentido apenas nos argumentos de Osama Bin Laden. c) ambos apiam-se num discurso de fundo religioso para justificar o sacrifcio e reivindicar a justia. d) ambos tentam associar a noo de justia a valores de ordem poltica, dissociando-a de princpios religiosos. e) ambos tentam separar a noo de justia das justificativas de ordem religiosa, fundamentando-a numa estratgia militar.

C) fortalece igualmente os Estados Nacionais por meio da circulao de bens e capitais e do intercmbio de tecnologia. D) compensa as disparidades econmicas pela socializao de novas tecnologias e pela circulao globalizada da mode-obra. E) reafirma as diferenas entre um centro rico e uma periferia pobre, tanto dentro como fora das fronteiras dos Estados Nacionais.

10) (ENEM-2007) No s de aspectos fsicos se constitui a cultura de um povo. H muito mais, contido nas tradies, no folclore, nos saberes, nas lnguas, nas festas e em diversos outros aspectos e manifestaes transmitidos oral ou gestualmente, recriados coletivamente e modificados ao longo do tempo. A essa poro intangvel da herana cultural dos povos d-se o nome de patrimnio cultural imaterial.
Internet: <www.unesco.org.br>.

Qual das figuras abaixo retrata patrimnio imaterial da cultura de um povo? a)

9) (ENEM-2004) Um certo carro esporte desenhado na Califrnia, financiado por Tquio, o prottipo criado em Worthing (Inglaterra) e a montagem feita nos EUA e Mxico, com componentes eletrnicos inventados em Nova Jrsei (EUA), fabricados no Japo. (). J a indstria de confeco norte-americana, quando inscreve em seus produtos made in USA, esquece de mencionar que eles foram produzidos no Mxico, Caribe ou Filipinas.
(Renato Ortiz, Mundializao e Cultura

b)

O texto ilustra como em certos pases produz-se tanto um carro esporte caro e sofisticado, quanto roupas que nem sequer levam uma etiqueta identificando o pas produtor. De fato, tais roupas costumam ser feitas em fbricas chamadas maquiladoras situadas em zonas-francas, onde os trabalhadores nem sempre tm direitos trabalhistas garantidos. A produo nessas condies indicaria um processo de globalizao que A) fortalece os Estados Nacionais e diminui as disparidades econmicas entre eles pela aproximao entre um centro rico e uma periferia pobre. B) garante a soberania dos Estados Nacionais por meio da identificao da origem de produo dos bens e mercadorias.

c)

3 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

domesticar a natureza atravs da cultura, principalmente pela tcnica e tecnologia. Neste caminho, desvencilhou-se de algumas formas de amarras e desencadeou outras, perpetuando at os nossos dias, ainda que sob novas formas, os mesmos tipos de escravido. d)
(Adaptado de: DE MASI, Domenico. O futuro do trabalho. Rio de Janeiro: Jos Olympio; Braslia: Editora da UnB, 1999. )

Identifique, no quadro a seguir, a alternativa que estabelece uma relao lgica entre produo cultural e tipo de escravido contra a qual ela foi gerada. Produo cultural combatida Tcnica de agricult ura, pecuria , produ o de abrigos Roda, moinho , monjol o, poos, artesian os, carroa s, elevado r misria misria Tdio Fadiga tdio X tipo de escravido a ser Tcnica de cirurgia plstica, lipoescult ura, photosho p Cinema, radio, televiso , computa dor

e)

Vacinas, antibiti cos, transplan tes de rgos, exames laboratr iais

a )
Figuras extradas da Internet.

Morte Fadiga Morte Misria Feira

Tdio Feira Misria Morte fadiga

Feira Morte Fadiga Feira morte

Fadiga Tdio Feira Tdio misria

b ) c )

11) (ETEs-2007) Os metais, explorados desde a Idade do Bronze, so muito utilizados at hoje, por exemplo, na aeronutica, na eletrnica, na comunicao, na construo civil e na indstria automobilstica. Sobre os metais, pode-se afirmar que so a) bons condutores de calor e de eletricidade, assim como os no-metais. b) materiais que se quebram com facilidade, caracterstica semelhante aos cristais. c) materiais que apresentam baixo ponto de fuso, tornando-se slidos na temperatura ambiente. d) encontrados facilmente na forma pura ou metlica, sendo misturados a outros metais, formando o mineral. e) maleveis, transformando-se em lminas, por exemplo, quando golpeados ou submetidos a rolo compressor.

d ) e )

12) (ETEs-2007) Analise o texto. De acordo com o socilogo italiano Domenico De Masi, a sociedade atual representa a fase mais recente de uma longa histria percorrida pelas sociedades humanas, no esforo de se libertar de oito tipos de escravido: a escravido 1) da misria; 2) da fadiga; 3) do tdio; 4) da tradio; 5) do autoritarismo; 6) da dor; 7) da feira; 8) da morte. Orientada por esses objetivos, a humanidade percorreu as diferentes fases da histria promovendo aes para

13) (Faap-1996) Os fatores que passam a favorecer a coexistncia pacfica entre as potncias, alm da Queda do Muro de Berlim, no passado foram, exceto: a) o fim da Guerra da Coria, demonstrando o equilbrio de foras entre as superpotncias. b) a recuperao econmica da Europa Ocidental, que leva os pases europeus a reagirem posio secundria com relao aos EUA. c) o rompimento da unidade socialista com o conflito URSS - China, fato que retira dos soviticos a liderana do movimento comunista. d) o movimento de descolonizao, projetando o Terceiro Mundo e reforando o Movimento Neutralista. e) a ascenso de Stalin na Rssia bem como o movimento ultradireitista do aps Guerra, liderado pelo senador americano Mc Carthy.

14) (Faap-1996) "Cidados da Rssia, na noite de 18 para 19 de agosto o presidente do pas foi retirado do poder.

4 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

Estamos lidando com um golpe de direita, reacionrio e incontitucional. (...) Os putschistas perderam a vergonha e o carter. Esse comit est fora da lei. Greve at a vitria final." BRIS YELTSIN O Presidente do pas de que fala o texto, s pode ser: a) Gorbachev b) Kruschev c) Stalin d) Leonid Brejnev e) o prprio autor do texto: Bris Yeltsin

c) Msicos. d) Pintores. e) Arquitetos.

18) (Fuvest-1994) O fator histrico responsvel pela existncia de uma maioria muulmana no territrio da Bsnia-Herzegovina, encravado no corao da exIuguslvia foi: a) a conquista e dominao da Pennsula Balcnica pelos turcos-otomanos durante a poca Moderna. b) a fuga em massa, para aquele territrio, de eslavos muulmanos para escapar da dominao russa depois da Primeira Guerra Mundial. c) a expanso rabe, durante a Idade Mdia, que resultou na ocupao parcial das trs Pennsulas da Europa Meridional: a Ibrica, a Itlica e a Balcnica. d) a criao da atual Repblica da Turquia, depois da Primeira Guerra Mundial, que obrigou os muulmanos noturcos a abandonarem o pas. e) a prpria natureza da religio islmica que, estimulando seus seguidores a intenso proselitismo, levou-os a ocupar quase todos os lugares onde o catolicismo no se estabelecera anteriormente.

15) (Fatec-1997) Sobre o fim da Unio Sovitica afirma-se: I. Em 1985, o lder Mikail Gorbachev assumiu o cargo de secretrio geral do partido comunista e atingiu o poder mximo na Unio Sovitica. Ele fazia parte de uma nova gerao de lderes comunistas que defendiam uma profunda reforma poltica e econmica para tirar a Unio Sovitica da estagnao. II. Gorbachev foi pressionado pela liderana tradicional do partido comunista (a chamada "linha dura") devido s experincias liberalizantes, e pelos liberais, por acharem as reformas lentas demais. No primeiro grupo encontrava-se Valentin Pavlov, primeiro ministro desde janeiro de 1991, e no segundo grupo encontrava-se Boris Ielsin, presidente da Repblica Russa, fervoroso defensor de rpida introduo da economia de mercado. III. No dia 25 de dezembro de 1991, a bandeira vermelha com a foice e o martelo foi substituda pela velha bandeira czarista branca, azul e vermelha. Gorbachev renunciou, e a Unio das Repblicas Socialistas Soviticas desapareceu, dando lugar Comunidade dos Estados Independentes (CEI). Das afirmaes feitas: a) todas so incorretas. b) todas so corretas. c) apenas I a correta d) apenas a I e a II so corretas. e) apenas a I e a III so corretas.

19) (Fuvest-1996) " um privilgio para um escritor ter presenciado o fim de trs Estados: a Republica de Weimar, o Estado fascista e a Repblica Democrtica Alem. No creio que eu viva o bastante para ver o fim da Repblica Federal." Heiner Muller, 1992 Situe historicamente, caracterizando-os, os Estados a que o autor se refere.

16) (FaZU-2001) No mundo atual, podemos identificar corretamente: a) A continuao da Guerra Fria b) A reunificao definitiva da Alemanha c) O fortalecimento da Unio das Repblicas Socialistas Soviticas sob o controle da Rssia d) A paz entre os EUA e o Iraque e) O trmino do conflito rabe-Israelense

20) (Fuvest-1997) Qual das seguintes afirmaes explica, sinteticamente, o fim da Unio Sovitica? a) O regime entrou em colapso porque os dirigentes estavam desmoralizados, desde as denncias de Kruschev no XX Congresso do Partido. b) O regime deixou de ser sustentado pelo exrcito, adversrio tradicional do partido comunista. c) A vitria militar dos Estados Unidos na guerra fria tornou invivel a manuteno do regime. d) O colapso do regime deveu-se crise generalizada da economia estatal, combinada com o fracasso da abertura controlada do Gorbachev. e) Os lderes soviticos abandonaram a crena no socialismo e decidiram transformar a Unio Sovitica em um pas capitalista.

17) (FGV-1996) Gonzalo Rubalcaba (Cuba), Fito Paez (Argentina), Leo Jaime (Brasil), Bob Marley (Jamaica) e Bruce Springsteen (Estados Unidos da Amrica) tm em comum o fato de serem: a) Poetas. b) Cineastas.

21) (Fuvest-1997) Em A Era dos Extremos, o historiador Eric Hobsbawm afirma que "a mudana social mais impressionante e de mais longo alcance da segunda metade deste sculo, e que nos isola para sempre do mundo do passado, a morte do campesinato".

5 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

Comente esta afirmao.

22) (Fuvest-2000) Ao contrrio da dcada de noventa (marcada pelo refluxo das ideologias, pela hegemonia do neoliberalismo e do poder norte-americano), as dcadas de trinta e de sessenta foram marcadas por polarizaes e pela ativa simpatia internacional de progressistas e esquerdistas, em favor dos a) judeus, na Segunda Guerra mundial, e comunistas, na Guerra da Coria. b) armnios, na Primeira Guerra mundial, e maostas, na Revoluo Chinesa. c) republicanos, na Guerra Civil Espanhola, e vietcongues, na Guerra do Vietn. d) socialistas, na Repblica de Weimar, e guerrilheiros, na Revoluo Cubana. e) bolcheviques, na Revoluo Russa, e partisans, na Segunda Guerra Mundial.

Tendo por base o texto, no qual o autor, idelogo do governo Bush, explica a necessidade da guerra contra o Iraque, correto afirmar que a) os EUA decidiram atacar o Iraque conforme as regras internacionais vigentes desde a Segunda Guerra. b) os embates entre a Unio Europia e os EUA, antes da guerra do Iraque, foram depois superados pela plena aceitao da poltica de Bush na Europa. c) as intervenes no Afeganisto e no Iraque demonstraram que o presidente norte-americano pretende fazer dos EUA a nica potncia mundial. d) o Conselho de Segurana da ONU apoiou a poltica de interveno armada do presidente norte-americano no Iraque. e) a ordem liberal criada, aps a Segunda Guerra, pela Europa e EUA se baseou nas relaes diplomticas para a manuteno da paz mundial. 26) (Fuvest-2005) ... a atual renovao do mercado mundial auto-regulador j enunciou veredictos insuportveis. Comunidades, pases e at continentes inteiros... foram declarados suprfluos, desnecessrios economia cambiante da acumulao de capital em escala mundial (...) o desligamento dessas comunidades e locais suprfluos do sistema de abastecimento mundial desencadeou inmeras divergncias... sobre quem mais suprfluo do que quem. Giovanni Arrighi, O Longo Sculo XX, 1994 Para tal situao, contriburam decisivamente, na dcada de 1980, a) a hegemonia do neoliberalismo e o colapso da Unio Sovitica. b) a crise da social-democracia e o sucesso dos tigres asiticos. c) o fracasso do consenso de Washington e o xito da China. d) a dominao do keynesianismo e a estagnao da frica e da Amrica Latina. e) a expanso do fundamentalismo islmico e a desintegrao do leste europeu.

23) (Fuvest-2002) A partir dos anos setenta do sculo XX, muitos ativistas polticos, sobretudo jovens, abandonaram os partidos tradicionais de esquerda e se engajaram em movimentos a) partidrios, que defendem a construo de estados tnicos autnomos. b) sociais, que lutam pelos interesses das classes mdias e da globalizao. c) feministas, visando obteno do direito ao voto, sem distino de sexo. d) internacionalistas, que retomam a antiga bandeira socialista de unio de todos os explorados. e) de mobilizao mais especializada, notadamente os de defesa do meio ambiente.

24) (Fuvest-2002) De todos os ismos que o sculo XX herdou ou criou, h um cuja vitalidade continua a todo vapor, neste incio de novo sculo, estando presente em todos os lugares e em todas as disputas, como, por exemplo, entre israelenses e palestinos. Trata-se do a) fascismo. b) comunismo. c) internacionalismo. d) nacionalismo. e) liberalismo. 25) (Fuvest-2004) No continente europeu, a fora armada j deixou de ser instrumento das relaes internacionais. Os EUA exercem o poder num mundo em que as leis internacionais no so confiveis e onde a promoo de uma ordem liberal ainda depende da posse e do uso de meios militares. Robert Kagan, Folha de S.Paulo, 23/03/2003.

27) (Fuvest-2005) Neste incio de sculo XXI, o Japo ainda possui a economia mais avanada da sia e, embora produza energia nuclear, no dispe nem de armas atmicas, nem de foras armadas considerveis, ao passo que a ndia e a China, com economias mais atrasadas possuem armas nucleares e grandes exrcitos. Indique os processos e/ou acontecimentos histricos cruciais que, nas dcadas de 40 e 50 do sculo passado, estiveram na origem do a) poder econmico, mas no militar, do Japo. b) poder militar, maior do que o econmico, da ndia e da China.

28) (FUVEST-2010) Uma maneira de compreender a distribuio temporal de fenmenos ocorridos em longos

6 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

perodos situ-los em um ano de 365 dias. Por exemplo, ao transpor os 4,6 bilhes de anos da Terra para esse ano, a formao do planeta teria ocorrido em 1 - de janeiro, o surgimento do oxignio na atmosfera em 13 de junho, o aumento e a diversificao da vida macroscpica a partir de 15 de novembro e o incio da separao da Pangea em 13 de dezembro. Considere os seguintes eventos: Evento 1. Surgimento do Homo sapiens. Evento 2. Revoluo agrcola do Neoltico. Evento 3. Declnio do Imprio Romano. Evento 4. A colonizao da Amrica pelos europeus. A partir das informaes do texto, correto situar os referidos eventos no ms de dezembro desse ano, no(s) dia(s) Evento 1 a) b) c) d) e) 29 29 30 30 31 Evento 2 29 30 30 31 31 Evento 3 30 30 31 31 31 Evento 4 30 31 31 31 31

29) (FUVEST-2010) A Gripe A, causada pelo vrus Influenza A (H1N1), tem sido relacionada com a Gripe Espanhola, pandemia ocorrida entre 1918 e 1919. No genoma do vrus Influenza A, h dois genes que codificam protenas de superfcie, chamadas de Hemaglutinina (H) e Neuraminidase (N), das quais existem, respectivamente, 16 e 9 tipos. Com base nessas informaes, analise as afirmaes: I. O nmero de combinaes de protenas de superfcie do vrus Influenza A 25, o que dificulta a produo de medicamentos antivirais especficos. II. Tanto na poca atual quanto na da Gripe Espanhola, as viagens transocenicas contriburam para a disseminao do vrus pelo mundo. III. O sistema imunolgico do indivduo reconhece segmentos das protenas de superfcie do vrus para combat-lo. Est correto o que se afirma em a) I, somente. b) I e II, somente. c) I e III, somente. d) II e III, somente. e) I, II e III. 30) (IBMEC - SP-2007) As negociaes da Rodada de Doha, que haviam sido suspensas em julho do ano passado, foram retomadas em janeiro no Frum Econmico Mundial. Em maro de 2007, o diretor geral da OMC (Organizao Mundial do Comrcio) Pascoal Lamy disse que a Rodada de Doha deve ser concluda at o ms de junho. Segundo Lamy, o custo de um fracasso ser extremamente alto. Sobre a Rodada de Doha, podemos afirmar que:

a) Foi lanada em 2006 para discutir o perdo da dvida de pases pobres da frica e o fim dos subsdios agrcolas dos Estados Unidos e Unio Europia, como forma de melhorar o comrcio internacional. Participam das discusses Brasil e ndia como representantes do G 20, alm dos Estados Unidos e Unio Europia. b) Foi organizada pela Organizao Mundial do Comrcio para discutir o problema da pirataria que afeta fortemente o comrcio internacional. Pases em desenvolvimento, como Brasil e ndia, querem incluir na discusso o problema dos subsdios agrcolas, enquanto a China se recusa a participar das negociaes. c) Foi organizada como forma de discutir problemas comerciais como as barreiras tarifrias, os subsdios agrcolas e a abertura de mercado para produtos industriais. O maior obstculo a retirada dos Estados Unidos das negociaes em 2006 em virtude do fim do fast track. d) foi organizada pela Organizao Mundial do Comrcio depois de uma interpelao feita pelos Estados Unidos, contestando as barreiras contra a entrada de produtos industrializados nos pases em desenvolvimento que compem o G 20 e condenando a pirataria. Esses pases exigem, em contrapartida, o fim dos subsdios agrcolas. e) Foi lanada em 2001 com objetivo de diminuir as barreiras comerciais. O maior obstculo a divergncia entre os pases em desenvolvimento que querem fim dos subsdios agrcolas e os pases desenvolvidos que querem maior abertura nos setores industrial e de servios dos primeiros.

31) (IBMEC - SP-2007) Foi encontrado ontem um automvel com 500 quilos de explosivo que estava estacionado na porta da casa de um chefe de polcia. Esse seria o quinto carro bomba envolvido nos atentados em Argel, capital da Arglia, que mataram 33 pessoas e deixaram mais de 200 feridos.
(O Estado de S. Paulo 13/04/2007)

A partir do texto e dos seus conhecimentos sobre o continente africano assinale a alternativa correta. a) A Arglia, desde a dcada de 1990, vive os problemas de violncia de grupos terroristas ligados ao fundamentalismo islmico. b) A Alemanha teme que os atentados possam tambm ocorrer em seu territrio, devido a antigos laos coloniais. c) O problema do fundamentalismo islmico ocorre em pases que apresentam a presena de tropas ocidentais, como a Arglia. d) Os pases do Magreb apresentam populaes de minoria muulmanas que desejam a implementao de governos sectrios. e) Os ataques terroristas so reflexos do processo de independncia da Arglia em relao ao colonialismo belga nos anos de 1960.

32) (IBMEC - SP-2007) A mulher deve ser governada. Essa certeza encontra seu apoio nos textos da Sagrada Escritura e

7 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

prope a imagem exemplar da relao homem-mulher. Essa relao deve ser hierrquica, tomando o seu lugar na ordem hierrquica universal: o homem deve sujeitar as mulheres que lhe so confiadas, mas am-las tambm, e as mulheres devem ao homem que tem poder sobre elas a reverncia. Essa troca de dilectio e de reverentia institui ordem no interior do grupo domstico e, de incio, no que forma o ncleo desse grupo, o casal. Mas, da relao entre o esposo e a esposa, os moralistas da igreja julgam naturalmente que esse outro sentimento, diferente da dilectio, que eles chamam em latim de amor, deve ser excludo, porque o amor sensual, o desejo, o impulso do corpo, a perturbao, a desordem; normalmente, ele deve ser rejeitado do quadro matrimonial, localizado no espao do jogo, da gratuidade, o lugar que lhe concedido por este divertimento da sociedade que chamamos de amor corts. O casamento coisa sria; ele exige austeridade; a paixo no deve misturar-se aos assuntos conjugais.
(DUBY, Georges. Idade Mdia, idade dos homens: do amor e outros ensaios. So Paulo: Companhia das Letras, 1990, p. 93 .)

b) proclamao da Repblica Popular da China, aps o vitorioso movimento liderado por Mao Tse-Tung. c) ciso entre a China e a Unio Sovitica, devido a divergncias relativas tese de coexistncia pacfica. d) manifestao que obrigou os seguidores de Chiang KaiShek a fundar a China nacionalista em Taiwan (Ilha de Formosa). e) represso comunista contra o movimento por abertura poltica e contra a corrupo e privilgios de altos funcionrios do Partido Comunista Chins. 34) (Mack-2002) (...) poucos de do conta do novo autoritarismo porque so preservados os marcos da democracia formal: o povo o grande desenganado ainda vota, e os meios de comunicao constroem o discurso nico, dogmtico, monoplio da informao abundante, desintegrada e desintegradora, uma viso cada vez mais despolitizada e deshistorisizada e deshistorisizante, que se sobrepem ao mundo real. A opinio pblica a opinio dos que controlam os grandes meios de comunicao, verdadeiros partidos, ou partido nico, portador do discurso ideolgico homogeneizado: ... o fim do Estado, o fim da histria, a privatizao e a desnacionalizao como imperativos, donde o fim do debate e do contraditrio. Roberto Amaral Civilizao e barbrie O texto aborda alguns dos vrios efeitos: a) da ideologia nazista. b) da anarquia.. c) do fundamentalismo. d) do fascismo e) da globalizao 35) (Mack-2005) Deixem que o sol penetre por entre as flores. No olhem para trs/deixem os que se foram E olhem com esperana/mas no atravs da mira das armas. Cantem uma cano ao amor. E no guerra. Essa era a msica que o primeiro-ministro Itzhak Rabin cantava em 1995, em um comcio pela paz em Tel-Aviv, quando foi assassinado a tiros. Seu assassinato gerou uma comoo mundial e novas tentativas de implementar um acordo de paz no Oriente Mdio. Entre as causas do fracasso de todas as tentativas para pr fim ao conflito, podemos assinalar, corretamente, que: a) apesar de Israel ter cumprido, ao longo dos ltimos anos, o seu cronograma de retirada das reas palestinas autnomas, os fundamentalistas islmicos continuam com suas aes terroristas. b) Arafat possua todo o apoio internacional e monetrio para construir um Estado Palestino, dotado de uma infra-estrutura bsica, faltando apenas a aprovao da ONU, e dos EUA. c) a misria entre os palestinos, sobretudo na Faixa de Gaza, contribui para aumentar a popularidade do Hamas, que, aparentemente, oferece melhores

No que tange o mundo ocidental, longo foi o percurso da luta pelos direitos da mulher, da idade mdia aos nossos dias. Sobre esse percurso, correto afirmar: I. Pouca coisa mudou na relao hierrquica entre homem e mulher no interior dos ncleos familiares, marcada pela sujeio das mulheres e por sua reverncia aos homens, relao essa defendida nos pases catlicos em virtude de uma concepo ainda patriarcal da famlia. II. A presena das sufragistas s aconteceu em meados do sculo XX, quando francesas e inglesas saram s ruas, lutando pelo direito ao voto, uma das bandeiras pela igualdade dos sexos. III. A reivindicao pelos direitos sobre o corpo e a sua conquista caracterizam o feminismo contemporneo, no qual a pauta do dia a luta pela liberdade de contracepo e o direito interrupo voluntria da gravidez. IV. No incio dessa luta, a simples presena das mulheres na rua, agindo em causa prpria, era vista como um ato subversivo e sentida como uma violncia dentro da ordem estabelecida. a) apenas III est correta. b) apenas III e IV esto corretas. c) apenas I, II e III esto corretas. d) apenas I, II, IV esto corretas. e) apenas II, III e IV esto corretas.

33) (Mack-1996) "O drama foi to vasto quanto a prpria China. Encorajados pelos ventos da libertao vindos de Moscou e da Europa do Leste, quase um milho de manifestantes foram se juntando na Praa da Paz Celestial, em Pequim, para pedir reformas. Aps sete semanas, sobrou um ncleo de trs mil estudantes que pediam a democracia." (Revista Veja - Editora Abril) O trecho acima refere-se : a) Revoluo Cultural, na qual grupos polticos antagnicos assumiram posies marcadas pelo radicalismo.

8 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

solues para esse impasse, com suas redes de hospitais e escolas nos campos de refugiados. d) os israelenses e os palestinos j chegaram a um acordo em relao utilizao das fontes de gua na Cisjordnia; s encontram resistncia por parte dos EUA, que tm interesses econmicos na regio. e) devido interveno norte-americana, os colonos de extrema direita israelenses j no se opem a conviver junto s reas governadas pelos palestinos. A convivncia pacfica tem enfrentado resistncia apenas do governo srio.

36) (Mack-2004) As exploses de bombas na Embaixada dos Estados Unidos, em Nairobi e Dar es-Salaan, em 8 de agosto de 1998 e os atentados de 11 de setembro de 2001, ao World Trade Center e ao Pentgono, aterrorizaram e desviaram a ateno do mundo ocidental para os grupos radicais islmicos fundamentalistas e para o Islo. Noam Chomsky Sobre o Islo e a suas relaes com grupos terroristas, correto afirmar que: a) no Islo, o cdigo moral e as normas de comportamento so definidos pelo Coro e a Guerra Santa, contra o mundo ocidental, pregada por grande parte dos islmicos fundamentalistas. b) segundo a tradio islmica, a palavra Islo significa pregao religiosa politesta e idolatria anual s divindades na cidade de Meca, prtica defendida pelos fundamentalistas islmicos. c) os conflitos entre os norte-americanos e os fundamentalistas tm suas razes na pretenso da ONU de organizar, no Islo, um Estado centralizado, nos moldes do Estado de Israel. d) todos os integrantes do fundamentalismo islmico condenaram as aes terroristas contra os EUA e os conflitos podem ser atribudos s polticas de Osama bin Laden e George W. Bush. e) os fundamentalistas no aceitam a defesa, por parte de alguns lderes do Islo e dos americanos, do direito de livre escolha religiosa e da converso dos no islmicos religio muulmana.

Levando em conta o contedo dessa declarao e os acontecimentos da poltica internacional dos anos que a ela se seguiram, considere as seguintes proposies: I. A defesa de uma atmosfera de ordem e abertura internacionais constitui antes um recurso retrico do que uma postura efetiva do governo norte-americano, sobretudo se considerarmos o sistemtico desprezo dos EUA pelo Direito Internacional e suas instituies, como ocorreu ONU s vsperas da invaso do Iraque, em 2003. II. A firme resoluo de G. W. Bush de evitar uma poltica de intervenes militares em outros pases teve de ser abandonada, no caso do Afeganisto e do Iraque, em razo da presso que o presidente sofreu da parte do Senado, em sua maioria democrata. III. O tom pacifista da declarao parece pretender dar legitimidade s aes poltico-militares presentes e futuras do governo norteamericano, quer diante da opinio pblica nacional, quer diante da internacional. Assinale: a) se apenas I correta. b) se apenas II correta. c) se apenas III correta. d) se apenas I e III so corretas. e) se I, II e III so corretas.

38) (Mack-2009)

37) (Mack-2007) Empregaremos toda a nossa posio de fora e de influncia sem precedentes para construir uma atmosfera de ordem e de abertura internacionais em que o progresso e a liberdade possam florescer em muitas naes. Um mundo pacfico de crescente liberdade atende aos interesses americanos de longo prazo, reflete os ideais americanos imorredouros e une os aliados da Amrica. Buscamos uma paz justa. (...) Os Estados Unidos vo promover a moderao, a tolerncia e as exigncias inegociveis da dignidade humana o Estado de direito, os limites ao poder do Estado e o respeito s mulheres, propriedade privada, livre expresso e igualdade perante a lei. George W. Bush - Assegurando o triunfo da liberdade, NYT, 11/09/2002

Na figura, a charge nos remete crise da ex-URSS e, por extenso, do mundo socialista, acerca da qual considere as afirmaes abaixo. I. Frente crise sovitica, o lder Mikhail Gorbatchev (1985-1991) deu incio a um amplo programa de reestruturao econmica (Perestroika) e de abertura poltica (Glasnost), cujo desfecho inesperado foi a desintegrao poltica do pas. II. No plano da poltica externa sovitica, esse panorama refletiu em propostas de aproximao e cooperao com os EUA, que resultariam no fim da bipolarizao mundial. III. As transformaes ocorridas na ex-URSS promoveram o esfacelamento do Bloco Socialista, com amplas repercusses, tal como a reunificao da Alemanha (1990). Das afirmaes, a) todas esto corretas. b) somente III est correta. c) somente I e III esto corretas. d) somente II est correta. e) somente II e III esto corretas.

9 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

39) (PUCCamp-1994) "...estive no Afeganisto, vi o sangue dos soldados russos e no quero ver a Rssia em uma nova guerra, disse Gratchov, ministro da defesa russo..." A nova Guerra a que o texto se refere vincula-se: a) aos conflitos polticos e tnicos que eclodiram na exUnio Sovitica aps sua desintegrao. b) s lutas entre croatas e srvios por reas territoriais que anteriormente pertenciam a ex-Iugoslvia. c) aos embates entre muulmanos e judeus para assumir o controle poltico do novo partido comunista. d) s revoltas dos parlamentares pertencentes a organizaes ultraconservadoras contra o sistema capitalista. e) aos combates entre nacionalistas e trotskistas pelo controle dos sovietes.

texto anterior e dos conhecimentos sobre a Histria da Rssia, na atualidade, NO correto afirmar: a) os principais beneficirios das reformas de Yeltsin so os "novos russos"; poucos tm dinheiro para entrar no reduzido clube da sociedade de consumo. b) as reformas em curso na Rssia tm provocado reduo na produo industrial, desemprego e achatamento salarial. c) o desemprego e o subemprego continuam crescendo e a populao ficou mais pobre; so numerosos os mendigos que passaram a fazer parte da paisagem urbana. d) as reformas praticadas na Rssia tm diminudo as diferenas sociais e melhorado as condies de vida da maioria da populao com a expanso do consumo de bens importados.

40) (PUC-SP-2005) As Olimpadas modernas, apesar de serem vistas como momento de confraternizao entre povos, foram palco, muitas vezes, de misturas entre esportes e poltica, transformando-se em demonstrao de fora ou de superioridade de um pas ou de um regime poltico sobre os demais. Na Olimpada de Munique, em 1972, um grupo terrorista rabe invadiu a Vila Olmpica e assassinou atletas de Israel. A ousadia, a surpresa e a extrema violncia do ato surpreenderam a todos. O ataque ocorreu A) aps a Guerra dos Seis Dias, vencida por Israel em 1967, que provocou o encerramento dos conflitos militares no Oriente Mdio, a definitiva partilha territorial da regio e o surgimento de grupos terroristas insatisfeitos com a supremacia israelense. B) durante a negociao do acordo de paz de Camp David, mediado pelos Estados Unidos e assinado pelo Egito e por Israel em 1978, que abriu um inesperado e duradouro perodo de amizade entre rabes e israelenses e levou desmobilizao dos grupos terroristas. C) dentro do longo conflito rabe-israelense, que contou com iniciativas militares oficiais de ambas as partes, como o ataque do Yom Kippur, realizado pelo Egito e pela Sria em 1973, ou a ao israelense no aeroporto de Entebe, em 1976, em Uganda. D) por meio da colaborao entre diversos grupos de terroristas islmicos, insatisfeitos com a criao do Estado de Israel em 1948 e com o apoio que este recebia da Unio Sovitica e dos Estados Unidos e que prejudicava as exportaes dos pases rabes. E) devido intencional ineficcia da segurana da Vila Olmpica que, em razo da antiga rivalidade entre alemes e judeus, no ofereceu proteo suficiente aos atletas israelenses, nem respeitou os acordos internacionais de respeito aos direitos humanos.

42) (UECE-2007) Leia o dilogo abaixo: - E essa histria universal, sobre a qual te interroguei j faz um bom tempo? Continuo esperando tua resposta. - Que desejais saber exatamente? - O que pensais da histria universal em geral e da histria geral em particular? Dize-me: o Conclio de Basilia histria universal? - ... histria universal em geral. - E os meus canhes? - Histria geral em particular. - E o casamento das minhas filhas? - Apenas histria factual...
Fonte: REVEL, Jacques. Jogos de Escalas. Rio de Janeiro: Fundao Getlio Vargas, 1998. pp. 5-6.

O dilogo acima relata uma consulta do duque dAlge, de partida para a guerra, ao seu capelo. Tal fragmento sugere ao leitor uma concepo de Histria. No que compete a essa concepo, marque a alternativa correta: a) Os historiadores contemporneos compartilham a convico de que existe uma grande e uma pequena histria que se opem em funo de uma hierarquia espontnea. b) Hoje, a historiografia pauta sua anlise na hierarquia, nos reis e nos grandes generais, sugerindo que grandes homens defendem grandes causas. c) Mais recentemente, h um campo da historiografia que, em ampla sintonia com a concepo positivista, colocou as massas e os processos annimos como os grandes atores da Histria. d) O fragmento acima sugere que a importncia de um fenmeno histrico , de certa maneira, proporcional s suas dimenses.

41) (UECE-1996) " A imagem das longas filas e dos cupons de racionamento para comprar os escassos produtos colocados disposio do pblico coisa do passado. O Capitalismo encheu as prateleiras russas de alimento, bebidas, roupas e at bugigangas eletrnicas (... )" (Revista Isto , n 1397, 10.07.96). A partir de uma leitura crtica do

43) (UEL-1994) A medida de fora que o Presidente Ieltsin, da Rssia, adotou em setembro ltimo que, segundo suas justificativas, objetivava desobstruir os caminhos para o processo de reinsero da Rssia numa economia mundial de mercado foi: a) a cassao dos direitos polticos de Vladimir Lnin. b) a suspenso da reforma religiosa planejada. c) o rompimento econmico com Cuba. d) a deposio de Gorbatchev. e) o fechamento do Parlamento Russo.

10 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

44) (UEMG-2007) Leia a charge de Simanca, publicada em O Pasquim de 8 de abril de 2003.

de empregos e melhoria na qualidade de vida das populaes. d) O avano tecnolgico tem contribudo para a diminuio dos postos de trabalho, aumentando consideravelmente o desemprego, at para indivduos com elevado grau de escolaridade. e) A dificuldade na obteno de emprego que ocorre nos dias atuais, est relacionada ao despreparo intelectual da populao economicamente ativa, em especial os jovens.

46) (UERJ-1998) Em dezembro de 1996, Nelson Mandela, primeiro presidente no-europeu eleito na frica do Sul, aprovou uma Constituio ps-apartheid, alterando uma poltica de segregao racial sistemtica que vigorava desde a segunda metade deste sculo. Em sua origem, o apartheid pode ser explicado por uma poltica que tinha como objetivo: A) marginalizar os partidos da comunidade boer. B) proteger a minoria branca da presso demogrfica africana. C) travar a mobilidade geogrfica e social da mo-de-obra africana. D) evitar a formao de uma burguesia concorrente de origem europia.

A leitura contextualizada dessa charge S PERMITE AFIRMAR que a) o bombardeio do Iraque pelas tropas americanas e inglesas guarda relao com o atentado s Torres Gmeas e com a criao do Eixo do Mal. b) a coalizo norte-americana pretendia pr fim ao regime taliban ento vigente no pas, e com isso libertar o povo curdo. c) a sociedade norte-americana em geral demonstra profundo desconhecimento em relao histria de qualquer povo que no seja o seu. d) a poltica de terra arrasada levada frente pela coalizo anglo-americana no Iraque obteve pleno xito, suprimindo do Oriente Mdio mais um foco de tenso.

47) (UERJ-2006) A ALCA parte de um projeto integral dos Estados Unidos que comea h muito tempo, na realidade, h quase dois sculos, quando, em 1823, James Monroe proclama a famosa doutrina que leva seu nome, a da Amrica para os americanos.
ATILIO BORON

45) (UEPA-2001) A tirinha abaixo aborda aspectos das transformaes que vem ocorrendo no mundo do trabalho nas ltimas dcadas.

A poltica externa dos Estados Unidos sempre se constituiu em um elemento preponderante nas relaes entre os povos americanos, apesar das diferentes conjunturas verificadas ao longo desses quase duzentos anos. A) Descreva o contexto histrico em que surgiu a Doutrina Monroe e aponte seu principal objetivo. B) Indique a proposta dos idealizadores da ALCA e a principal argumentao dos crticos dessa proposta.

Qual das alternativas abaixo melhor a interpreta? a) O avano nos meios de comunicao a principal causa do desemprego estrutural que atinge as populaes dos pases desenvolvidos. b) So reduzidas as inovaes tecnolgicas nos meios de produo industrial, predominando mtodos que no exigem agilidade na produo. c) O avanos tcnico-cientfico das ltimas dcadas tem contribudo para o aumento do nmero

48) (UERJ-2007) Acabaram a Unio Sovitica e a Guerra Fria e todos suspiramos aliviados. Mas em vez de espritos desarmados proliferaram novos fantasmas nucleares e perdemos at a primeira condio para um tranqilizador equilbrio de terror que saber de que lado viro os msseis. A crise atual no mundo uma crise de nitidez (...). Os que insistem em reduzir tudo a um choque de civilizaes querem, na verdade, reduzir tudo a outra Guerra Fria, recuperar a simplicidade de um confronto entre potncias com a simplificao adicional de que desta vez s um lado uma potncia... As caractersticas da atual geopoltica mundial que justificam o ponto de vista expresso pelo autor so:

11 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

a) assimetria poltica corrida espacial disperso mundial do poder blico b) sectarismo religioso corrida armamentista constituio de blocos militares c) bipolaridade cultural proliferao nuclear militarizao dos pases islmicos d) multipolaridade econmica unipolaridade militar multiplicao dos conflitos regionais 49) (UERJ-2007) A rede McDonalds foi fundada na dcada de 1940 por Dick e Maurice McDonald, mas comprada e vastamente expandida por Ray Kroc a partir dos anos 1950. Kroc, um imigrante tcheco, foi aparentemente o primeiro empresrio que aplicou os princpios da produo em massa a um setor de servios. Em conseqncia de suas inovaes, hoje cerca de 50 milhes de pessoas por dia comem em um McDonalds em mais de 120 pases. A rede McDonalds tornou-se um dos smbolos de algumas das principais mudanas, ocorridas em diversos pases, nos ltimos cinqenta anos. Sua histria se confunde com a das relaes econmicas internacionais. Uma mudana que pode ser representada pela expanso dessa rede e sua respectiva causa histrica so: a) mundializao da cultura extino da dualidade local/global b) padronizao do consumo expanso de empresas transnacionais c) americanizao dos costumes internacionalizao tecnolgica do setor industrial d) uniformizao dos hbitos alimentares integrao mundial dos mercados nacionais

Com base nas informaes acima, e considerando o processo de globalizao contemporneo, uma das tendncias da difuso cultural das ltimas dcadas : a) formao de uma cultura mundial homognea, marcada pela supremacia dos elementos culturais dos pases centrais b) constituio de uma rede de influncias culturais recprocas, facilitada pelo desenvolvimento mundial das telecomunicaes c) eliminao do amplo predomnio cultural norteamericano sobre o mundo, delineado a partir do declnio econmico dos Estados Unidos d) preservao da originalidade das caractersticas culturais de cada nao, evidenciada pela contribuio dos imigrantes aos pases de destino

50) (UERJ-2007)

O ritmo do crescimento demogrfico da espcie humana, frente aos recursos naturais disponveis no planeta, gera polmica entre cientistas h pelo menos dois sculos. A ilustrao expressa uma perspectiva sobre o crescimento da populao mundial coerente com a seguinte teoria demogrfica: a) liberal b) marxista c) reformista d) neomalthusiana

52) (UERJ-2007) A partir desta edio VEJA passar a grafar a palavra estado com letra minscula. Os povos de lngua inglesa, generalizando, esperam do estado a distribuio equnime da justia, o respeito a contratos e propriedade e a defesa das fronteiras. Mas no consideram uma ddiva do estado o direito boa vida material sem esforo. Grafam state. Com maiscula, estado simboliza uma viso de mundo distorcida, de dependncia do poder central, de f cega e irracional na fora superior de um ente capaz de conduzir os destinos de cada uma das pessoas. O modelo de Estado contra o qual o editorial se posiciona e o modelo de Estado que fundamenta a deciso dos editores da revista esto identificados, respectivamente, na seguinte alternativa: a) Mnimo; Comunista b) Socialista; Capitalista c) Corporativista; Keynesiano d) Bem-Estar Social; Neoliberal

53) (UFBA-2002) A anlise do mapa e os conhecimentos sobre o mundo psSegunda Guerra Mundial permitem concluir:

51) (UERJ-2007) O novo mapa do jazz Durante dcadas, msicos e jornalistas norte-americanos trataram os jazzistas estrangeiros com a condescendncia com que os brasileiros assistem ao desfile de uma escola de samba do Japo. Essa fase passou. Foi substituda pelo sentimento de que os sopros de inovao do jazz tm vindo de fora.

12 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

(01) A bipolaridade Leste-Oeste tinha um dos pontos de divergncia na economia planificada defendida por E e na economia de mercado de A. (02) A poltica armamentista praticada em F, no incio da Guerra Fria, fez desse pas um grande aliado de A. (04) C e D, na Guerra Fria, foram, respectivamente, zonas de influncia de A e de E. (08) Rivalidades ocorridas em G foram utilizadas por A e E para expandir suas influncias, possibilitando, tambm, a aquisio de mercados para o complexo industrial blico desses pases. (16) E investiu grandes recursos em B, alm de fazer outras concesses devido posio estratgica de B em relao a A. (32) A economia, em E, atingiu alto nvel de modernizao tecnolgica nas trs ltimas dcadas do sculo XX, com exceo dos setores aeroespacial e militar. (64) O crescimento econmico de alguns pases, nos anos 70 e 80 do sculo XX, como aconteceu em F, contribuiu para a construo da nova ordem considerada multipolar.

A partir da leitura do texto e da anlise do grfico, pode-se concluir: (01) O modo de produo dos artigos referidos no texto equivalente ao que ocorria nas origens do sistema fabril. (02) A produo do artigo "sem ptria" pode ser justificada pela atratividade que o baixo custo da fora de trabalho das reas perifricas exerce sobre as grandes empresas. (04) O custo da hora de trabalho expresso no grfico explica, em parte, o conflito Norte-Sul que caracteriza o mundo atual. (08) As atividades que exigem maior especializao so transferidas pelas transnacionais para as reas perifricas. (16) As informaes contidas no texto relacionam-se economia capitalista globalizada. (32) A ao das transnacionais s no ultrapassa fronteiras ideolgicas, limitando-se a atuar em pases de orientao liberal.

54) (UFBA-2002) (...) H algumas dcadas, [o consumidor] usava produtos nacionais. Hoje no, compra exatamente produtos de um pas estrangeiro. O que ele consome em nmero cada vez maior o produto sem ptria, sem carteira de identidade, sem sotaque identificvel. A indstria de computadores Compaq, tida como americana, usa patentes de outros pases no composto tecnolgico de seus aparelhos e os componentes fsicos utilizados so fabricados na China, em Taiwan, Cingapura, Coria, Japo, Vietn alguns at mesmo nos Estados Unidos. Quando se examina a anatomia de um artigo como o tnis Nike, entende-se mais facilmente em que medida o modo de produo est mudando. A Nike uma empresa americana que, em teoria, produz calados. S que todos os 9000 funcionrios da Nike que trabalham nos Estados Unidos no costuram solas nem colam palmilhas. Eles trabalham em projetos, planejamento de marketing e funes de gerenciamento. A produo fsica dos sapatos feita por 75000 funcionrios, alocados em outras empresas fora dos Estados Unidos. Na China comunista, inclusive. (Trechos de VEJA)

55) (UFC-1996) Na(s) questo(es) a seguir escreva no espao apropriado a soma dos itens corretos bom lembrar: o que chamamos hoje de globalizao era chamado, h cerca de um sculo atrs, de imperialismo. Este conduziu a rupturas sociais e polticas que disseminaram regimes despticos e, mais cedo ou mais tarde, paralisaram as economias submetidas ao poder totalitrio. (Alain Touraine. Riscos do Pensamento nico. In: FOLHA DE SO PAULO. Caderno MAIS. 18 de Fev. 1996. p.7). Sobre o Imperialismo e a Globalizao podemos afirmar: 01. o imperialismo foi o movimento de expanso europeu no sculo XIX em direo aos mercados africano e asitico. 02. a globalizao econmica se caracteriza pela adoo de princpios liberais, tais como, abertura de mercado e Estado mnimo. 04. a expanso imperialista visava principalmente a explorao de metais preciosos e de produtos tropicais. 08. a globalizao econmica coincide com o aprimoramento de tecnologias informatizadas aplicadas ao processo de trabalho. 16. a globalizao econmica se fundamenta em ideologias racistas baseadas no darwinismo social e na superioridade da raa branca. A resposta a soma dos pontos das alternativas corretas. 56) (UFC-2003) Ocorre que o capitalismo visto em perspectiva histrica de longa durao, logo se revela como modo de produo e processo civilizatrio () Neste sentido desenvolveu-se o Mercantilismo, o Colonialismo e o Imperialismo e o Globalismo () Cabe reconhecer, pois, que a globalizao, a globalidade ou o globalismo compreende um novo surto de expanso das foras produtivas e relaes de produo capitalistas (IANNI, Otvio, A Globalizao e o retorno da Questo Nacional. Primeira Verso, n.90, IFCH, Unicamp,Campinas, junho de 2000, p. 9-10)

13 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

A fase de expanso do capitalismo, chamada de globalizao, caracteriza-se por: a) concretizar o ideal internacionalista, que nasceu no sculo XIX, no seio do movimento operrio, no contexto de expanso do capitalismo. b) cristalizar o ideal do Frum Mundial Anti-Davos junto com os postulados do movimento pacifista, surgido na dcada de 70, aps a guerra do Vietn. c) implementar polticas de estatizao de empresas privadas, emprstimos internacionais com juros baixos para os pases emergentes. d) internacionalizar a economia, junto ao surgimento de organismos especficos, como a Organizao Planetria do Comrcio, tendo como marco geral a teoria neomercantilista. e) usar um discurso em favor do mercado e contra o planejamento econmico governamental, junto ao surgimento de organizaes multinacionais e estruturas mundiais de poder.

59) (UFMG-1998) O retorno do territrio de Hong Kong administrao chinesa, em 1997, encerrou um longo perodo de domnio britnico na regio, que teve incio com o Tratado de Nankim, em 1842. a) Cite o interesse fundamental da Inglaterra na China no sculo XIX. b) Cite e explique uma transformao ocorrida no relacionamento entre ingleses e chineses aps a Guerra do pio. c) Apresente a estratgia utilizada pelas potncias europias para estabelecer o domnio do Imprio Chins.

57) (UFES-1998)

As diferenas polticas entre Cuba e os Estados Unidos, aps a Revoluo Cubana, resultaram da: A) aprovao da Emenda Platt, que impedia a entrada de americanos em Cuba. B) contradio crescente entre os interesses norteamericanos e as diretrizes revolucionrias cubanas, que levaram Cuba opo por um regime socialista de inspirao sovitica. C) deciso de Cuba de se afastar dos pases latinos, recusando-se a aceitar a proposta norte-americana para fazer parte da Organizao dos Estados Americanos-OEA. D) aliana poltico-ideolgica entre Fidel Castro e Fulgncio Batista, ex-ditador de Cuba, contrariando os interesses americanos e os do proletariado cubano. E) poltica do governo cubano, que priorizava a indstria de bens de consumo e de base, relegando a produo de acar, da qual os Estados Unidos dependiam.

60) (UFMT-1996) Na(s) questo(es) a seguir julgue os itens e escreva nos parentes (V) se for verdadeiro ou (F) se for falso. Na dcada de 90 deste sculo, a vitria de movimentos nacionalistas pode ser representada pela independncia: ( ) da Estnia que esteve anexada URSS desde a Segunda Guerra Mundial. ( ) do Iraque que pertencia Arbia Saudita. ( ) da Eslovnia que foi uma das repblicas que formou a Iuguslvia. ( ) da ndia que pertencia ao Imprio Britnico.

61) (UFPB-2006) Leia o texto. O FSM um espao de debate democrtico de idias, aprofundamento da reflexo, formulao de propostas, troca de experincias e articulao de movimentos sociais, redes, ongs e outras organizaes da sociedade civil que se opem ao neoliberalismo e ao domnio do mundo pelo capital e por qualquer forma de imperialismo. Aps o primeiro encontro mundial, realizado em 2001, se configurou como um processo mundial permanente de busca e construo de alternativas s polticas neoliberais (...). O Frum Social Mundial se caracteriza tambm pela pluralidade e pela diversidade, tendo um carter no confessional, no governamental e no partidrio. Ele se prope a facilitar a articulao, de forma descentralizada e em rede, de entidades e movimentos engajados em aes concretas, do nvel local ao internacional, pela construo de um outro mundo, mas no pretende ser uma instncia representativa da sociedade civil mundial. O Frum Social Mundial no uma entidade nem uma organizao.
(O que o Frum Social Mundial? 23 jul. 2004. Disponvel em: <http://www.forumsocialmundial.org.br/main.php? id_menu=19&cd_language=1...>. Acesso em: 16 nov. 2005).

58) (UFMG-1997) Sobre a situao econmica de Cuba, na conjuntura atual, pode-se afirmar que: a) a Rssia e os pases do Leste Europeu continuam a ser os principais parceiros comerciais de Cuba. b) Cuba atravessa uma fase de graves problemas econmicos, relacionados, principalmente, com a falta de produtos bsicos. c) Cuba mantm a sua economia fechada para os investimentos privados de pases capitalistas. d) os Estados Unidos suspenderam o bloqueio econmico sobre Cuba, em decorrncia do fim da Guerra Fria.

Considerando o texto e o processo de globalizao a que se refere, identifique a(s) proposio(es) verdadeira(s):

14 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

01. O chamado G-8 um dos mais importantes fruns da atualidade globalizada e rene os sete pases mais industrializados e a Rssia. O grupo realiza reunies anuais para acordar intervenes articuladas das potncias desenvolvidas, em plano mundial. Os seus mais importantes organismos para essas intervenes so: a Organizao para Alimentao e Agricultura (FAO) e a Organizao Mundial de Sade (OMS). 02. O Banco Mundial (BM) e o Fundo Monetrio Internacional (FMI) constituem-se nas mais importantes instituies financeiras globais. O BM e o FMI possuem gerenciamento democrtico, sob a direo da Organizao das Naes Unidas para a Educao, a Cincia e a Cultura (UNESCO), e tornaram-se os maiores aliados do Frum Social Mundial no plano global. 04. A Organizao para Cooperao e Desenvolvimento Econmico (OCDE) e a Organizao Mundial do Comrcio (OMC) tornaram-se fruns privilegiados nas disputas internacionais, devido predominncia do capital financeiro na globalizao. Tais disputas, hoje, giram, de modo acentuado, em torno das questes de subsdio, dumping e polticas de circulao de capital. 08. O G-20 um grupo de pases que, a exemplo do G-8, procura atuar em conjunto no plano internacional. Hoje, alm dos 20 pases iniciais, outros integram o grupo, que tem obtido vitrias significativas contra as barreiras comerciais, legais e financeiras dos pases ricos, a partir de casos concretos junto OMC e OCDE. Mas, em outros assuntos, no h consenso interno no grupo. 16. A atual crise da Organizao das Naes Unidas (ONU), agravada com a desmoralizao do seu Conselho de Segurana na ecloso da Guerra do Iraque, resulta da imposio de polticas neoliberais, pelos pases ricos, sobre a comunidade internacional. Assim, a atuao da ONU e de seus rgos responsveis por aes contra a desigualdade social e econmica (a FAO, a UNESCO e a OMS) ficou bastante enfraquecida. A soma dos valores atribudos (s) proposio(es) verdadeira(s) igual a

B) A capa Fria na China lembra a rebelio da Praa da Paz Celestial, ocorrida em 1989. Aponte duas reivindicaes dos jovens estudantes, poca. 63) (UFRJ-2005) Coraes e Mentes [documentrio realizado pelo cineasta norte-americano Peter Davies, nos anos 70, sobre a guerra do Vietn] tem esse nome devido ao slogan do governo norte-americano na poca, de que ns tnhamos que ganhar os coraes e mentes do povo vietnamita. Pois estive no Iraque e os americanos esto utilizando a mesma frase. E l vi as mesmas atitudes, a mesma arrogncia. Achei que o Vietn tinha nos ensinado a lio: no ir para a guerra com pases que no esto nos ameaando. assustador ver o quo rpido a lio foi esquecida.
Fonte: adaptado de entrevista de Peter Davies ao jornal O Globo de 01 de outubro de 2004, segundo caderno, p. 2.

Apesar das diferenas no tempo e no espao, as guerras do Vietn e do Iraque a ltima iniciada em 2003 e ainda em curso tm em comum resultarem de intervenes militares norte-americanas ao redor do planeta. a) Identifique um elemento da conjuntura internacional que contribuiu para a ecloso da Guerra do Vietn. b) Explique um dos princpios da chamada Doutrina Bush, adotada pelo governo norte-americano aps os atentados de 11 de setembro de 2001, que tenha servido como justificativa para a invaso do Iraque.

62) (UFRJ-2005)

64) (UFSCar-2003) O orgulho e o irracionalismo que conduziram o mundo em conjunto para um desequilbrio cada vez mais insuportvel entre as redes financeiras e econmicas, que acumulam riquezas, e as sociedades fragmentadas, cada vez mais desiguais, no podem continuar se escondendo atrs do tema ambguo da globalizao. Podemos discutir as vantagens e os inconvenientes da crescente internacionalizao das trocas, mas esse debate complexo no tem muito a ver com a realidade brutal oculta pela palavra globalizao. Esta proclama a superioridade de uma economia mundializada sobre todos os processos de controle exercidos em nvel nacional. Em seu nome, falou-se muito no declnio dos Estados nacionais, quando a realidade observvel no corresponde a esse tema de propaganda que busca afirmar o direito de um capitalismo sem controle nem regras a dominar o mundo. (Alain Touraine. A poltica contra a cegueira. Folha de S.Paulo. Caderno Mais! 27.01.2002) O autor argumenta a favor da idia de que a globalizao a) possibilitou amenizar as desigualdades sociais e econmicas no mundo capitalista, preparando-o para uma sociedade mais igualitria. b) tem enfraquecido principalmente as organizaes polticas dos Estados nacionais, sem contudo afetar as organizaes econmicas nos seus mercados interno e internacional.

(http://www.veja.abril.com.br)

A seleo de capas da revista Veja acima apresenta importantes fatos e processos relacionados histria da China nas ltimas trs dcadas, incluindo a previso do surgimento de mais uma potncia mundial, numa edio de 2003. Apesar das mudanas verificadas, as lideranas do Partido Comunista Chins continuam reafirmando a inteno de jamais copiar os modelos polticos do Ocidente. A) Apresente duas conseqncias da modernizao da economia chinesa, a partir dos anos de 1980.

15 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

c) enfraqueceu ainda mais o controle que os Estados podiam exercer sobre o capitalismo, ao se considerarem principalmente sociedades com economias desiguais. d) tem beneficiado igualmente todos os pases do mundo, quando aliada mundializao poltica e cultural. e) possibilitou a internacionalizao das trocas, amenizando a brutalidade dos impactos do capitalismo selvagem.

acesso a informao e ao consumo de produtos simblicos em geral, combatendo, portanto, a mesma alienao. (CF. TEIXEIRA, COELHO. O QUE INDSTRIA CULTURAL 13 ED, SO PAULO, BRASILIENSE, 1989) Tendo em vista essas divergncias, considere as alternativas que as expressam, tendo como referencia o atual gnero musical popular funk no Brasil. I - O funk , dentre outras coisas prprias da indstria cultural, resultado de urna estratgia de marketing da indstria fonogrfica, que impe o seu consumo sem nenhum senso critico. II - O funk tornou-se um aliado de grupos sociais marginalizados por facultar-lhes a presena na mdia. III - O funk expressa cabalmente a identidade cultural da juventude em geral, no merecendo qualquer critica dos que o apreciam. IV - O funk, nascido espontaneamente nas periferias das grandes cidades, no necessitou do apoio da indstria cultural para tomar-se um gnero musical de consumo massivo. Assinale a alternativa correta. A) O argumento da alternativa n critica a indstria cultural e o da alternativa m no tem sentido. B) As alternativas I e n traduzem as posies tericas divergentes sobre a indstria cultural. C) Os argumentos das alternativas I e m defendem a indstria cultural. D) Os argumentos das alternativas I e IV no so contraditrios.

65) (UFSCar-2009) As tradies polticas mais universais inventadas neste perodo [1870 e 1914] foram obras do Estado. (...) (...) de acordo com a perspectiva de seus governantes formais ou grupos dominantes, [o Estado] deu origem a problema inditos de preservao ou estabelecimento da obedincia lealdade e cooperao aos olhos de seus sditos e componentes (...). (Eric Hobsbawm, A inveno das tradies. 1997.) O autor se refere s tradies inventadas pelos Estados nacionais para moldar sentimentos nos cidados para com sua nao. a) Cite um exemplo de tradio criada pelo Estado nacional que permanea at hoje e que represente uma atividade fundamental de identidade entre o Estado e os cidados. b) Cite um exemplo de acontecimento histrico do final de sculo XX que passou a enfraquecer os elos moldado pelas tradies construdas pelo Estado nacional. 66) (UFSCar-2009) A violncia e o medo combinam-se a processos de mudana social nas cidades contemporneas, gerando novas formas de segregao espacial e discriminao social. Nas duas ltimas dcadas, em cidades to diversas como So Paulo, Los Angeles, Johannesburgo, Buenos Aires, Budapeste, Cidade do Mxico e Miami, diferentes grupos sociais, especialmente das classes mais altas, tm usado o medo da violncia e do crime tanto para justificar novas tecnologias de excluso social quanto sua retirada dos bairros tradicionais dessas cidades. (...) as formas de excluso e encerramento (...) so to generalizadas que se pode trat-las como parte de uma frmula que elites em todo o mundo vm adotando para reconfigurar a segregao espacial de suas cidades. (Teresa Pires do Rio Caldeira, Cidade de muros. 2000.) a) Diferencie as cidades de muros contemporneas das cidades muradas da Antiguidade. b) Identifique fatores que influenciam as classes sociais mais altas a compor segregao espacial e discriminao social nos espaos urbanos contemporneos. 67) (UFU-2002) A indstria cultural tem sido objeto de intensos debates na sociedade e nas cincias sociais, marcados por duas posies bsicas e divergentes. H os que a consideram uma das bases do totalitarismo moderno, promovendo a alienao do homem, que se torna incapaz de analisar racionalmente seus produtos seriados, repetitivos e deteriorados, tais como os filmes de enredos violentos, a msica popular massiva, as notcias curtas e superficiais. De outro lado, h os que a defendem como sistema que democratiza a cultura, por permitir a todos o

68) (UFU-2001) Considerando a relao entre o desenvolvimento tecnolgico e o trabalho nas sociedades capitalistas contemporneas, assinale a alternativa INCORRETA. A) O discurso empresarial atribui aos trabalhadores desempregados grande parte da responsabilidade pelo desemprego que vivenciam, pois eles no estariam se qualificando adequadamente. B) A introduo da informtica e de robs na indstria exige dos trabalhadores que permanecem empregados mltiplas habilidades para que operem vrios equipamentos, sob pena deles nao atenderem as exigncias da lucratividade desejada pelas empresas. C) A diminuio de postos de trabalho na atividade industrial no expressa urna tendncia histrica do capitalismo, de substituio do trabalho vivo (trabalhadores) pelo trabalho morto (mquinas e equipamentos ). D) O desemprego estrutural e massivo que atinge, atualmente, cerca de 1,3 bilhes de trabalhadores (as) determina uma diminuio no nmero de greves.

16 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

69) (Unaerp-1996) "A melhor parte do amor perder o senso de realidade". Este pensamento marcou o personagem que, sob a direo de Francis Ford Coppola, tornou um sucesso o filme: a) Caminhando nas Nuvens. b) Dom Juan de Marco. c) O Padre. d) Corao Valente. e) O dio.

a) apoiando a poltica independente do governo de Tony Blair. b) elogiando a poltica intervencionista proposta pela ONU. c) defendendo a poltica intransigente da Comunidade Europia. d) alertando para a poltica cada vez mais beligerante por parte do Ir. e) criticando a poltica fundamentalista do presidente Bush.

70) (UnB-1998) Estamos presenciando o incio do terceiro ciclo do processo de globalizao. O primeiro ciclo se iniciou com as descobertas de Vasco da Gama e Colombo, abrindo um perodo de expanso mercantilista da Europa. O segundo ciclo correspondeu ao desenvolvimento da Revoluo Industrial, que conduziria ao desigual intercmbio entre produtos manufaturados da Europa e produtos primrios dos demais pases. O terceiro e atual ciclo corresponde revoluo tecnolgica de meados deste sculo e est conduzindo ao assimtrico relacionamento entre pases de alta e de baixa competitividade. Hlio Jaguaribe, Jornal do Brasil, 28/8/97. Com o auxilio das informaes do texto, julgue os itens que se seguem, referentes ao processo histrico de internacionalizao da economia, colocando VERDADEIRO ou FALSO: A) A expanso martimo-comercial dos sculos XV e XVI, liderada pelos pases ibricos, abriu novas perspectivas explorao econmica europia, quer ativando reas de contato no Oriente, quer incorporando a Amrica, recmdescoberta. B) A Revoluo Industrial, iniciada pela Inglaterra na segunda metade do sculo XVIII, consolidou o capitalismo como sistema dominante, impulsionando sua universalizao. C) Um ponto em comum entre os trs ciclos do processo de internacionalizao da economia a tendncia superao das desigualdades entre reas centrais e perifricas. D) No estgio atual de uma economia altamente globalizada, as precrias condies de competitividade apresentadas por muitos pases so compensadas pela inexistncia de barreiras protecionistas por parte dos pases tecnologicamente mais avanados.

72) (UNIFESP-2007) O capitalismo, no sculo XX, passou por duas situaes uma na dcada de 1930, a outra, na dcada de 1990 opostas entre si e que se expressaram pelas contrastantes polticas econmicas adotadas visando assegur-lo. Explique por que: a) nos anos trinta, o capitalismo viveu acuado e os capitalistas receptivos idia de que fora do Estado no h salvao. b) nos anos noventa, viveu triunfante e bradando que fora do mercado no h salvao.

73) (UNIFESP-2008) Nelson Mandela, ex-presidente da Repblica da frica do Sul (1994-2000), ganhou o prmio Nobel da Paz, em conjunto com Frederik de Klerk, em 1993, e hoje nome de rua em Paris, Rio de Janeiro, Dacar e em Dar Es-Salam; nome de praa em Salvador, Haia, Glasgow e em Valncia; nome de escola em Bangalore, Berlim, Birmingham e em Baton Rouge. Essa extraordinria popularidade de Nelson Mandela devese, sobretudo, a) aos vinte anos que passou injustamente encarcerado pelo regime racista ento vigente na frica do Sul. b) sua campanha incansvel em favor dos milhes de africanos vitimados pela Aids e deixados sem assistncia. c) ao fim, negociado e sem revanchismo, do regime do apartheid e ao seu desprendimento com relao ao poder. d) sua luta contra o imperialismo e em favor da independncia de todos os pases do continente africano. e) ao seu xito em implantar na frica do Sul um programa educacional que eliminou o analfabetismo do pas. 74) (Vunesp-2002) Um carro esporte Mazda desenhado na Califrnia, financiado por Tquio, o prottipo criado em Worthing (Inglaterra) e a montagem feita nos Estados Unidos e Mxico, usando componentes eletrnicos inventados em Nova Jrsei, fabricados no Japo (...) As roupas japonesas, consumidas no mercado americano, so fabricadas em Hong Kong, Taiwan, Coria do Sul e Cingapura (...) Os objetos transformaram-se em compostos resultantes da combinao de pedaos dispersos aleatoriamente pelo planeta. (Renato Ortiz. Cultura e Mundializao.) A situao descrita no texto pode ser explicada A) pela competio em mbito mundial, que fez com que as grandes empresas descentralizassem a produo, visando o aumento da produtividade e da lucratividade.

71) (UNIFESP-2007) As diferenas sutis, mas cruciais, entre Hamas, Hizbollah e Al Qaeda so ignoradas quando se designa o terrorismo como o inimigo. Israel vista como a base avanada da civilizao ocidental em luta contra a ameaa existencial lanada pelo isl radical. (Lorde Wallace de Saltaire, em discurso na Cmara dos Lordes em julho de 2006.) Do texto depreende-se que o autor est, com relao ao Estado de Israel e ao terrorismo,

17 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

B) pela melhor distribuio de renda entre os habitantes do planeta, o que deu origem a novos consumidores, mais exigentes quanto qualidade dos produtos. C) pelo multiculturalismo, uma vez que as empresas vendem os seus produtos em diferentes pases, o que as obriga a levar em conta gostos e hbitos diversos. D) pelo crescimento da preocupao com os recursos naturais do planeta, o que incentivou a busca de novas fontes de matrias-primas e locais de produo. E) pela ao coordenada de governos de pases ricos e de pases em desenvolvimento, que visa estabelecer uma diviso econmica mais equilibrada em mbito internacional.

75) (Vunesp-2005) A atual administrao norte-americana realiza uma srie de aes no Oriente Mdio tendo como objetivo declarado levar a democracia e a liberdade para os povos da regio. Seus maiores adversrios tm sido os fundamentalistas islmicos, que acusam os ocidentais de reeditarem as Cruzadas. a) O que foram as Cruzadas? b) O que os fundamentalistas islmicos pretendem dizer hoje quando afirmam que os ocidentais esto reeditando as Cruzadas?

VOLTA EM CPIA NOVA O FILME QUE ACELEROU O FIM DO CONFLITO NO VIETN E VIROU MARCO DO CINEMA POLTICO. Vencedor do Oscar de documentrio em 1974, Coraes e mentes tornou-se uma pea importante dos protestos que levaram ao fim da Guerra do Vietn (...). [O diretor norte-americano Peter] Davis conta que Coraes e mentes nasceu da indignao. A mdia s mostrava imagens tendenciosas da guerra. Integrante de um grupo de cinegrafistas e montadores, eles decidiram que era preciso mostrar as coisas tambm do outro lado (...). [Peter Davis lembra que] as imagens de destruio com napalm provocaram tanta indignao que o Congresso dos EUA votou uma lei que desautorizou o uso de armas qumicas...
(Luiz Carlos Merten. O Estado de S.Paulo, 24.06.2005.)

a) Tendo em vista o contexto internacional contemporneo, explique por que ressurgiu o interesse pelo documentrio de Peter Davis. b) Comente o contexto no qual se desenrolou a Guerra do Vietn.

78) (VUNESP-2006) Observe a figura.


CENAS DO SCULO XXI HABITAO No prximo milinio a humanidade habitar em cidades espaciais. Mas alguns problemas continuaro os mesmos dos sculos XX, XIX, XVIII...

76) (VUNESP-2006) ... a ampliao do comrcio foi acompanhada de um retardamento drstico do progresso econmico real. Entre 1960 e 1980, a renda per capita mdia mundial subiu ainda em 83%. Nas duas dcadas seguintes, a taxa de aumento desceu exatamente para 33%. Esse freio no crescimento atingiu os pases em desenvolvimento de modo particularmente duro. Na Amrica Latina, onde a renda per capita cresceu 75% de 1960 a 1980, os vinte anos seguintes trouxeram nada mais que 6%.
(Christiane Grefe. Attac: o que querem os crticos da globalizao, 2005.)

O texto apresenta um quadro da situao econmica mundial contempornea. Entre os fatores capazes de explicar os dados referentes aos ltimos vinte anos, destacam-se A) o afluxo e a sbita retirada do capital financeiro, que determinam o ritmo do crescimento econmico de pases em desenvolvimento. B) a retrao das trocas econmicas e a falta de dinheiro lquido e de capital nos mercados dos pases capitalistas centrais. C) a nacionalizao de empresas estrangeiras e a ampliao da legislao trabalhista nos pases em desenvolvimento. D) a emergncia de regimes anti-capitalistas na Amrica Latina e a suspenso do pagamento de suas dvidas para com os credores. E) a interveno estatal na esfera econmica e a reduo internacional dos conflitos, o que provocou a queda na produo de armamentos.

(Lailson, Dirio de Pernambuco, 27.12.2000. Adaptado.)

a) Apresente duas razes capazes de explicar a contradio expressa pela imagem. b) Cite dois fenmenos naturais ocorridos recentemente que, embora previsveis, no encontraram na cincia e na tecnologia meios para evitar sofrimentos humanos e prejuzos socioeconmicos.

77) (VUNESP-2006) Leia o trecho seguinte.

79) (VUNESP-2010) A fbrica global instala-se alm de toda e qualquer fronteira, articulando capital, tecnologia, fora de trabalho, diviso do trabalho social e outras foras produtivas. Acompanhada pela publicidade, a mdia impressa e eletrnica, a indstria cultural, misturadas em jornais, revistas, livros, programas de rdio, emisses de televiso, videoclipes, fax, redes de computadores e outros meios de comunicao, informao e fabulao, dissolve fronteiras, agiliza os mercados, generaliza o consumismo. Provoca a desterritorializao e reterritorializao das

18 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

coisas, gentes e ideias. Promove o redimensionamento de espaos e tempos. (Octavio Ianni, Teorias da Globalizao, 2002.) Partindo da metfora de fbrica global de Octavio Ianni, pode-se identificar como caractersticas da globalizao a) o amplo fluxo de riquezas, de imagens, de poder, bem como as novas tecnologias de informao que esto integrando o mundo em redes globais, em que o Estado tambm exerce importante papel na relao entre tecnologia e sociedade. b) a imposio de regras pelos pases da Europa e Amrica do Sul nas relaes comerciais e globais que oprimem os mais pobres do mundo e se preocupam muito mais com a expanso das relaes de mercado do que com a democracia. c) a busca das identidades nacionais como nica fonte de significado em um perodo histrico caracterizado por uma ampla estruturao das organizaes sociais, legitimao das instituies e aparecimento de movi- mentos polticos e expresses culturais. d) o multiculturalismo e a interdependncia que somente podemos compreender e mudar a partir de uma perspectiva singular que articule o isolamento cultural com o individualismo. e) a existncia de redes que impedem a dependncia dos polos econmicos e culturais no novo mosaico global contemporneo. 80) (VUNESP-2010) Segundo Jacques Diouf, diretor-geral da FAO Organizao das Naes Unidas para Agricultura e Alimentao , a crise silenciosa da fome, que afeta um sexto de toda a humanidade, constitui um srio risco para a segurana e a paz mundial (...). Hoje, o aumento da fome um fenmeno global. Todas as regies foram afetadas. (Folha de S.Paulo, 20.06.2009.) A notcia reflete preocupaes inerentes nova ordem mundial. De que modo pode-se explicar o fenmeno da fome nos dias de hoje? a) A fome hoje uma consequncia da falncia das economias da China, ndia e Indonsia, que esto entre as que melhor absorvem o impacto da crise. b) O nmero de miserveis no mundo aumentou por causa da bipolarizao econmica, que transferiu riquezas para os pases perifricos do hemisfrio sul. c) A produo de alimentos no mundo diminuiu drasticamente, devido falta de investimentos econmicos na zona rural. d) A fome comeou a se espalhar pelo mundo depois do incio da globalizao, quando milhes de pessoas abandonaram o campo, devido industrializao e urbanizao do meio rural. e) A crise econmica aumentou o desemprego e reduziu o poder de compra da populao, alm de ter contribudo para o aumento nos preos dos alimentos. 81) (VUNESP-2010) No final dos anos 80 algumas naes comearam a se preocupar com as questes ambientais, visto que a degradao ambiental representa um risco

iminente para a estabilidade da nova ordem mundial. So solues plausveis a) as mudanas de estilo de vida, aes de saneamento e a reciclagem do lixo, visando diminuio dos resduos no orgnicos despejados no meio ambiente. b) a diminuio do despejo de produtos qumicos nos rios e mares e o aumento do uso de aparatos cientficos e tecnolgicos nas guerras. c) a propagao de informaes sobre educao ambiental, contribuindo para a ao predatria do homem sobre a natureza. d) o emprego de recursos naturais de forma racional para que a industrializao dos pases desenvolvidos possa gerar a dependncia econmica de naes e economias perifricas. e) a promoo do desenvolvimento sustentvel, que atenda aos interesses da preservao do meio scio-ambiental dos pases ricos. 82) (VUNESP-2010) A Coreia do Norte e a Coreia do Sul foram delimitadas aps a 2- Guerra Mundial, quando soviticos e americanos dividiram a pennsula da Coreia no paralelo 38N. Durante o perodo da Guerra Fria a reunificao se tornou invivel, surgindo em 1948 as duas Coreias. Nos ltimos 56 anos as duas Coreias se mantiveram em estado de guerra. A tenso nesta rea se torna crtica em 2009, devido ao fato de a Coreia do Norte ter realizado testes nucleares. (Cludia Trevisan, O Estado de S.Paulo. Coreia do Norte deixa armistcio e ameaa Seul com ataque militar, Maio/2009. Adaptado.) Ao fazer uma retrospectiva deste perodo histrico possvel afirmar que: a) As tenses permaneceram restritas a tiroteios na fronteira entre as duas Coreias at que a Revoluo Chinesa, em 1929, encorajou a Coreia do Norte a tentar unificar a pennsula sob a bandeira do comunismo. b) Em junho de 1914, tropas norte-coreanas invadiram a Coreia do Sul, sendo que os EUA usaram a ONU para legitimar uma interveno internacional e expulsaram os comunistas, ultrapassaram o paralelo 38N, chegando at a fronteira com a China. c) Em nenhum momento histrico Mao Tse-tung apoiou a Coreia do Norte, que, desta maneira, no conseguiu empurrar os americanos para o paralelo 38N e delimitar seu territrio. d) Os dois lados negociaram s um cessar-fogo, em 1983, o que manteve as duas Coreias em estado de guerra. e) A Coreia do Norte ameaou, em 2009, atacar militarmente a Coreia do Sul e romper o acordo de armistcio de 1953.

19 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

GABARITO
1) Resposta: A 2) Resposta: C 3) Resposta: B 4) Resposta: B 5) Resposta: D 6) Resposta: D 7) Resposta: A EUA, Frana e Inglaterra fazem parte da civilizao ocidental. A China pertence civilizao snica e a Rssia ortodoxa. Portanto, o Conselho de Segurana da ONU tem a representao de trs civilizaes.

17) Resposta: C 18) Resposta: A 19) Ele refere-se respectivamente a consolidao do Estado alemo aps a Primeira Guerra Mundial, a ascenso do Nazismo a formao da Repblica Democrtica Alem na Guerra Fria e a queda do Muro de Berlim. 20) Resposta: D 21) Hobsbawn refere-se as transformaes do mundo contemporneo pelas quais estamos passando, e que so conseqncia da intensificao do capitalismo e da industrializao que fez que ao longo do tempo o campesinato que foi um ator histrico importante em diversos momento da histria est desaparecendo, no no sentido de se extinguir, mas no sentido de no mais participar das grandes transformaes do mundo. 22) Resposta: C 23) Resposta: E 24) Resposta: D 25) Resposta: C 26) Resposta: A 27) a) Derrotado na Segunda Guerra Mundial, o Japo foi forado a adotar uma Constituio pacifista, rejeitando o desenvolvimento do setor blico. Posto margem da corrida armamentista tpica da Guerra Fria, o pas concentrou seus investimentos em outras reas, o que promoveu sua acelerada expanso econmica. b) ndia e China investiram na ampliao do poder militar (inclusive na rea nuclear) por buscarem prestgio internacional e, principalmente, por terem grandes rivalidades com vizinhos bem armados (Paquisto, no caso da ndia; e Unio Sovitica, no caso da China). Tais rivalidades ganharam mpeto durante os anos da Guerra Fria.

8) Resposta: C Tanto George Bush como Osama Bin Laden fazem aluso a religies em seus discursos para reivindicar justia.

9) Resposta: E 10) Alternativa: C O candidato deveria identificar entre as figuras retratadas, aquela que no se refere a Cultural material (aquela que possui elementos culturais concretos). Nesse caso, a figura C (Bumba-meu-boi) a nica que no faz parte desse grupo, se referindo Cultura imaterial.

11) Alternativa: E 12) Alternativa: D 13) Resposta: B 14) Resposta: A 15) Resposta: C 16) Resposta: B

28) Alternativa: E 29) Alternativa: D 30) Alternativa: E

20 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

49) Alternativa: B 31) Alternativa: A 50) Alternativa: D 32) Alternativa: B 51) Alternativa: B 33) Resposta: E 52) Alternativa: D 34) Resposta: E 53) Resposta: 01+04+16+64 = 85 35) Resposta: C 36) Resposta: A 37) Alternativa: D 38) Alternativa: A 39) Resposta: A 40) Resposta: C 41) Resposta: D 42) Alternativa: D 43) Resposta: E 44) Alternativa: A 60) V, F, F, F. 45) Resposta: D 46) Resposta: B 47) a) A Doutrina Monroe surgiu no contexto das lutas em prol das independncias das colnias americanas, marcado por tentativas de recolonizao da Santa Aliana. Evitar a interveno das potncias europias nos processos de independncia das antigas colnias ibero-americanas. b) Promover um aprofundamento das relaes comerciais e diplomticas entre os EUA e os demais pases do continente americano, por meio do estabelecimento de uma rea de livre comrcio. Devido superioridade econmica e tecnolgica dos EUA, a formao do bloco acabaria por ampliar a dependncia histrica da Amrica Latina em relao aos EUA, contribuindo para a consolidao de sua hegemonia. 61) Resposta: 28 62) a) Duas dentre as conseqncias: aumento do PIB nacional desenvolvimento tecnolgico aumento do crime organizado aumento dos crimes de corrupo ampliao da desigualdade social modernizao dos centros industriais crescimento dos problemas ambientais desenvolvimento da educao tecnolgica aumento da capacidade de consumo urbano ampliao das desigualdades entre campo e cidade crescimento da produo e da produtividade agrcolaindustrial transformao do pas em grande exportador de manufaturados melhora significativa da balana comercial chinesa com os pases capitalistas b) Duas dentre as reivindicaes: fim da censura pluripartidarismo liberdade de opinio 54) 55) Soma: 01+08+02= 11 56) Resposta: E 57) Resposta: B 58) Resposta: B 59) Os ingleses viam na China um grande mercado consumidor para o seus produtos e para o pio. A China derrotada na guerra foi obrigada a assinar o Tratado de Nanquim, abrindo seus portos ao livre comrcio, abolindo o sistema de fiscalizao e entregando a ilha de Hong Kong Inglaterra. As potncias europias foraram a China a assinar tratados, sendo forada a se abrir para o comrcio intenacional.

48) Alternativa: D

21 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

eleies livres e diretas liberdade de imprensa liberalizao do sistema poltico chins

63) a) O candidato dever identificar a Guerra Fria e/ou processos correlatos como o elemento da conjuntura internacional que contribuiu para a Guerra do Vietn. b) O candidato poder desenvolver um dos seguintes princpios da Doutrina Bush: o direito que os EUA se reservam de atacar preventivamente os Estados que ameacem a sua segurana e/ou a de seus aliados; o direito de, ao decidir realizar ataques preventivos, dispensar a consulta ou aprovao dos organismos multilaterais (ONU, Comunidade Europia, OEA etc); o combate intermitente ao terrorismo, entendido como ameaa ao Estado norteamericano e/ou aliados.

64) Resposta: C 65) a) O perodo de 1870 a 1914 foi marcado pelo acirramento das disputas nacionalistas entre os Estados Europeus. Nesse contexto, foram criadas (ou recriadas) tradies que visavam consolidar uma identidade nacional em meio a todas as classes sociais. Dentre outras o candidato poderia citar: cerimnias cvicas, culto ao hino e bandeira nacional, servio militar obrigatrio e at uma viso oficial de histria, xenfoba e belicista (devidamente ensinada em uma rede de escolas pblicas cada vez mais ampla). b) O advento e a consolidao da Unio Europia representaram um enfraquecimento do nacionalismo patrocinado pelo Estado. 66) a) O muro circundava a cidade antiga, protegendo-a contra inimigos externos. J os muitos muros que existem dentro da cidade contempornea protegem os proprietrios de um inimigo interno. b) O abismo social e econmico existente nas cidades contemporneas leva ao desejo (visto como necessidade) de afastamento dos mais pobres. Estes, submetidos a formas extremas de marginalizao econmica, eventualmente se tornam agentes do banditismo e at do crime organizado. 67) Resposta: B 68) Resposta: C 69) Resposta: B 70) V, V, F, F. 71) Alternativa: E

72) a) At o incio dos anos 1930 prevalecia o chamado capitalismo concorrencial, que propunha a mnima interveno do Estado. Acreditava-se que o mercado, por si, seria capaz de estabelecer o equilbrio entre a oferta e a procura. Todavia, a Crise de 1929 e seus desdobramentos foram interpretados na poca como expresso do colapso do capitalismo concorrencial. A Revoluo Russa, que dera origem ao primeiro Estado socialista com uma economia centralmente planificada, conseguiu sobreviver crise geral; e em outro extremo, a poltica econmica adotada pelo presidente Franklin Delano Roosevelt, com o chamado New Deal, colocava o Estado como autoridade em questes econmicas e garantia o preo dos produtos agrcolas que, por esta via, tornavam-se mercado de consumo do setor industrial. Dessa forma, garantia-se tambm o nvel de emprego em ambos os setores. Ao mesmo tempo, o Estado patrocinava grandes obras pblicas, como as obras do Vale do rio Tenessee com a finalidade de oferecer trabalho aos que estavam desempregados. Assim, tanto pelo exemplo sovitico como pelo norteamericano, fortaleceu-se a idia de que a participao do Estado no sistema capitalista, como orientador das atividades econmicas e como investidor, era uma garantia para a existncia do sistema capitalista em crise. Em 1936 John Maynard Keynes, luz da poltica econmica que fora adotada nos Estados Unidos, publica o livro A teoria geral do emprego, do juro e da moeda, que lanava os fundamentos do que veio a ser chamado de "Welfare State" (Estado de bem-estar). O Estado, nesse contexto, tornavase a garantia do sucesso e permanncia do sistema capitalista. b) Nas ltimas dcadas do sculo XX a Revoluo Tecnolgica, ainda em curso, propiciou uma intensificao sem precedentes no ritmo e velocidade de circulao de bens, servios, pessoas e fluxos de capitais. Empresas multinacionais adquiriram uma tal importncia que os Estados Nacionais no interior do sistema capitalista no foram capazes, sequer, de acompanhar as mudanas no mesmo ritmo, instaurando-se, simultaneamente, uma crise de autoridade. Para enfrentar esse novo reordenamento, em alguns estados comea-se a empreender reformas, de uma certa forma, inspiradas nos grandes grupos empresariais privados; implantaram reformas administrativas com a finalidade de diminuir gastos, e fazer com que os recursos do Estado fossem utilizados da forma mais eficiente possvel. O exemplo clssico de tais reformas se deu na poca do governo de Margareth Tatcher na Inglaterra e de Ronald Reagan nos Estados Unidos, entre os anos 70 e 80 do sculo XX, quando se acelerou esta tendncia. No final dos anos 1980 e incio dos anos 1990 ocorre a crise e colapso do regime socialista, no interior do qual o Estado desempenhava um papel essencial. Uma das importantes conseqncias desse acontecimento foi o trmino da Guerra Fria. Os Estados Unidos emergiam como potncia hegemnica nos planos poltico, militar e econmico.

22 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

As demais economias nacionais, no interior do sistema capitalista, deram-se conta que individualmente nenhuma delas teria condies de competir em condies vantajosas com os Estados Unidos. Para tanto, na Europa Ocidental alguns estados lderes renunciam a parte de suas respectivas soberanias para formar a Unio Europia, buscando eficincia, condies de competitividade e garantia de nvel de empregos e salrios. Aos poucos, em outras regies tambm passam a se estruturar blocos econmicos compostos de estados associados com as mesmas finalidades. A busca da eficincia face a este novo contexto levou adoo de polticas econmicas padronizadoras que resultaram, entre outros aspectos, em uma reestruturao dos Estados Nacionais com a privatizao de empresas pblicas de vrios setores, que at ento eram controlados pelo Estado. Assim, no presente contexto, a idia de um "Estado mnimo" dada como condio de sobrevivncia da economia de mercado. As aludidas reformas do Estado ficaram conhecidas como expresso de uma renovao do antigo liberalismo e, por essa razo, foram chamadas de "neoliberais".

78) a) A imagem remete crescente desigualdade social, traduzida pelo contraste entre cidades espaciais e favelas. Tal situao expresso de diversos aspectos da realidade deste incio de sculo, entre os quais: forte tendncia concentrao de renda, mesmo nos pases capitalistas mais avanados; crescente desigualdade entre pases ricos e pases pobres; tendncia adoo de prticas vinculadas ao neoliberalismo; apartheid tecnolgico, resultando em excluso social. b) Podem-se citar, entre outros, o furaco Katrina, que atingiu o litoral do Golfo do Mxico, nos Estados Unidos, e o tsunami, no Oceano ndico, que atingiu vrios pases pobres da regio, notadamente Tailndia e Indonsia.

79) Alternativa: A 80) Alternativa: E 81) Alternativa: A 82) Alternativa: E

73) Alternativa: C 74) Resposta: A 75) a) As Cruzadas foram expedies militares que configuraram um movimento de expanso da Europa feudal para o Oriente, motivadas pela reconquista da Terra Santa crist (Jerusalm). b) Atualmente, o fundamentalismo islmico busca identificar, no intervencionismo dos Estados Unidos no Oriente Mdio, uma motivao religiosa. Dessa forma, pretende mobilizar todos os muulmanos contra os invasores norte-americanos.

76) Alternativa: A 77) a) Em 2003, utilizando-se do pretexto de buscar armas de destruio em massa, supostamente produzidas pelo regime ditatorial de Sadam Hussein, os Estados Unidos empreenderam uma invaso militar no territrio iraquiano. A permanncia das tropas invasoras na regio foi marcada por denncias de suas atrocidades, amplamente divulgadas pelos meios de comunicao de massa. b) O conflito no Vietn insere-se no contexto da Guerra Fria. Em meio ao processo de descolonizao e de polarizao ideolgica mundial, o Vietn dividiu-se em norte (socialista) e sul (capitalista). O envolvimento militar norte-americano na regio, entre as dcadas de 1960 e 1970, tinha por objetivo impedir o avano do socialismo no continente asitico.

23 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

You might also like