You are on page 1of 15

O DESAFIO METODOLGICO DA ABORDAGEM INTERESCALAR NO ESTUDO DE CIDADES MDIAS NO MUNDO CONTEMPORNEO

MARIA ENCARNAO BELTRO SPOSITO1


Departamento de Geografia Universidade Estadual Paulista Pesquisadora do CNPq mebsposito@prudenet.com.br

RESUMO O conjunto de mudanas que marca o perodo atual impe novos desafios ao pesquisador do ponto de vista da conduo da pesquisa. Neste artigo, tratamos dos desafios que se nos apresentam para a adoo da abordagem interescalar no estudo das cidades mdias, cujos papis vm se alterando, de modo profundo, medida que as relaes que se estabelecem entre elas e outros espaos urbanos no so apenas hierrquicas e podem alcanar a escala internacional. A articulao da produo e seleo de imagens sobre diferentes espaos intervm no processo de conduo da pesquisa, tanto quanto a experincia pessoal do pesquisador enriquece ou dificulta o processo de elaborao do pensamento. PALAVRAS-CHAVE: Escalas geogrficas. Abordagem interescalar. Cidades mdias.

THE METHODOLOGICAL CHALLENGE OF INTERSCALE APPROACH IN THE STUDY OF MIDDLE SIZE CITIES IN THE CONTEMPORARY WORLD
ABSTRACT The many changes that mark the present times bring new challenges to the reseacher from the point of view of conducting the research. This article deals with the challenges researchers face to adopt the interscale approach in the study of middle-size cities, the role of which have been deeply changing as the relations between them and other urban spaces are not only hierachical and may reach the international scale. The articulation of image production and selection on different spaces interfere in the process of

Professora do Departamento de Geografia e pesquisadora do Grupo de pesquisa Produo do espao e redefinies regionais (GAsPERR) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Presidente Prudente, Brasil mebsposito@prudenet.com.br.

CIDADES, v. 3, n. 5, 2006, p. 143-157

MARIA ENCARNAO BELTRO SPOSITO

research conduction as much as the researchers personal experience either enriches or hinders the process of thought elaboration. KEY-WORDS: Geographic scales. Interscale approach. Middle size cities.

Tem havido, nos estudos geogrficos, preocupao com o tratamento da escala. Entretanto, a tradio tem sido muito mais a da considerao do espao do que a do tratamento do tempo, apesar da importncia do trabalho de alguns autores que desenvolvem pesquisas no mbito da Geografia Histrica2. Apesar da importncia dessas iniciativas so esforos que se referem compreenso do geogrfico em outros tempos histricos, no havendo, sempre, preocupaes da mesma natureza, nos estudos acerca do presente. Alm disso, o domnio espacial da realidade tem sido mais considerado do ponto de vista da escala cartogrfica do que da escala geogrfica. Assim, h o desafio de se avanar na abordagem de processos, dinmicas e fenmenos de carter geogrfico, a partir da considerao do tempo e do espao, de suas mltiplas articulaes e da apreenso das escalas geogrficas, que se configuram por meio dessas articulaes. Como pesquisadora voltada aos estudos urbanos relativos a cidades mdias, entendidas como aquelas que desempenham papis intermedirios no mbito das redes urbanas, temos nos deparado com esse desafio, continuamente, pois num perodo de grandes transformaes como este em que vivemos, a ampliao das possibilidades de telecomunicaes redefine os papis das cidades mdias e os fluxos que a partir delas e at elas se desenham estabelecidos com cidades prximas e distantes. Essa perspectiva analtica apresenta questes de mtodo, que so, tambm, metodolgicas. Tal debate o que apresentamos neste artigo. A DEFINIO DO OBJETO E AS ESCALAS DE TEMPO E ESPAO Do ponto de vista do encaminhamento da pesquisa, aqui entendida em seu sentido mais amplo dilogo entre o terico e o emprico a definio do objeto requer, ao mesmo tempo, a clara delimitao de um recorte territorial e de um recorte temporal.

No caso da Geografia Histrica que vem se desenvolvendo, no Brasil, destacam-se os trabalhos de Maurcio de Almeida Abreu (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Pedro de Almeida Vasconcelos (Universidade Federal da Bahia).

144

CIDADES, v. 3, n. 5, 2006, p.143-157

O DESAFIO METODOLGICO DA ABORDAGEM INTERESCALAR NO ESTUDO DE...

Esse procedimento, aparentemente simples, de extrema complexidade, j que ele pressupe clareza do pesquisador quanto problemtica que move sua pesquisa, mas, sobretudo, quanto s possveis determinaes que a constituem e a redefinem continuamente. Na maior parte das vezes, dada a ns, apenas, a possibilidade de trabalhar com um conjunto de hipteses e/ou possibilidades e em cima delas se definir esses recortes, quase sempre, redefinidos no decorrer do desenvolvimento da pesquisa. Isso pode ser visto tanto no estudo dos problemas que levam ao assoreamento das nascentes de um curso dgua que corta uma rea urbana, como na anlise do processo de novas escolhas locacionais das empresas industriais, em funo da flexibilizao do sistema produtivo. De qualquer forma, um nvel escalar temporal e espacial define-se ento, mas ele , apenas, o ponto de partida. Assim visto, ele pode levar o nome de perodo (temporal), que se expressa por um intervalo de anos ou dcadas, e pode ser expresso por meio de uma rea (espacial), que se representa por meio de uma escala cartogrfica. A conduo da pesquisa e, com ela e por meio dela, a elaborao do pensamento deve levar o pesquisador a estabelecer relaes entre os recortes escolhidos, bem como ao desencadeamento de um dilogo de natureza intelectual, o que significa dizer que se trata de um dilogo que deve resultar, necessariamente, das articulaes entre o terico e o emprico, entre o pensado e o vivido. Para isso, necessrio relacionar o perodo escolhido a outros tempos, tanto aqueles que o ensejaram, como aqueles que lhe podero advir, afinal, o conhecimento sobre o passado e o presente deve sempre conter a possibilidade de se pensar o futuro e o novo e, dessa forma, pode e deve conter utopias. Novamente, apresenta-se ao pesquisador, o desafio de estabelecer recortes para definir as escalas temporais, segundo as quais o perodo definido, para a anlise da problemtica em foco (processo, dinmica, fenmenos etc), deve ser pensado em suas relaes com os outros tempos. Tal procedimento pode, muitas vezes, ser confundido com o exaustivo trabalho de recuperar a gnese e toda a histria de um processo, dinmica, fenmeno ou fato estudado, o que, alm de nos ser muitas vezes impossvel, pode chegar a ser intil e, ainda, dificultar a elaborao de um sistema explicativo para a problemtica estudada, em funo das dificuldades de se reconhecer quais as determinantes fundamentais para a compreenso do que se quer explicar.

CIDADES, v. 3, n. 5, 2006, p.143-157

145

MARIA ENCARNAO BELTRO SPOSITO

Da mesma forma, essa preocupao deve ser contemplada no estabelecimento do necessrio dilogo entre a escala territorial do estudo em curso, tomada como ponto de partida e como base para a prpria definio do objeto da pesquisa, e as outras escalas, aquelas que interessam compreenso do que se estuda, porque em seus domnios so tomadas decises, a partir delas se realizam intervenes e se constituem determinaes as quais tm rebatimentos diretos ou indiretos sobre a rea estudada. No por outra razo que h, na Geografia, preocupao em inserir a rea de estudo em seus quadros regionais, nacional e global. Entretanto, ainda que necessria, essa insero no , em si, suficiente, para a compreenso das interaes espaciais e das relaes sociais, econmicas, polticas ou culturais que se estabelecem entre uma rea e outras pores mais amplas ou mais reduzidas do territrio. Em primeiro lugar, quando se define a priori ou por princpio que o local cabe no regional, no nacional e no global, estamos, apenas, conduzindo a anlise pelo estabelecimento de outros recortes territoriais e no necessariamente para a apreenso das relaes que podem, com diferentes intensidades e pesos, haver entre esses nveis escalares. Em segundo lugar, porque temos a tendncia a pensar classificatria e hierarquicamente e, por isso, partimos do pressuposto de que o menor definido pelo maior, quando, de fato, o oposto pode e freqentemente ocorre em combinao com mltiplos outros movimentos e interaes que se estabelecem entre diferentes nveis escalares. Essas interaes podem se dar entre reas de mesma dimenso, por exemplo, pertencentes ou no s mesmas redes urbanas, podendo, inclusive serem cidades de pases diferentes e distantes entre si. No que se refere especificamente s cidades mdias, o estabelecimento desses recortes , ainda, mais difcil. A anlise dos papis que essas cidades desempenham na diviso econmica e social do trabalho alteram-se, com maior rapidez, a partir de impulsos ou decises que so tomadas em outras escalas mais abrangentes. Alm disso, conforme as formaes socioespaciais em que se inserem essas cidades mdias, no decorrer de suas histrias podem ter se alterado seus papis, ou seja, desde suas gneses elas podem ter pertencido a contextos regionais diversos, conforme as mudanas relativas aos papis econmicos desempenhados por determinados territrios, em uma economia dependente no mbito do capitalismo internacional, como o caso da brasileira. Sintetizando: no suficiente ler o perodo estabelecido para a pesquisa, como evoluo ou seqncia de outros perodos, definidos muitas
146 CIDADES, v. 3, n. 5, 2006, p.143-157

O DESAFIO METODOLGICO DA ABORDAGEM INTERESCALAR NO ESTUDO DE...

vezes por critrios que no so os mais relevantes para a anlise em curso, bem como no desejvel que, apenas, vejamos a rea estudada no mbito de outras reas mais amplas definidas, tambm, por critrios que nem sempre podemos ou estamos constantemente avaliando. TEMPOS E ESPAOS ARTICULADOS, TEMPOS E ESPAOS SOCIAIS E NATURAIS Se aceitarmos a idia, sucintamente apresentada na seco um deste artigo, temos, pelos menos, dois novos desafios. Sobre o primeiro novo desafio j fizemos referncia: o que se apresenta ao intelectual como tarefa no a insero de um perodo na sucesso de tempos histricos ou de um territrio no conjunto organizado hierarquicamente de territrios mais amplos, mas a apreenso das relaes entre um perodo e outros e entre um territrio e outros. Em outras palavras, a articulao entre perodos, adequadamente recortada, que nos permite reconhecer tempos que sejam relevantes, do ponto de vista histrico e, portanto, terico para a anlise do perodo escolhido para o estudo. Da mesma forma, o reconhecimento inteligente dos recortes e, sobretudo, das articulaes que se estabelecem entre diferentes reas, o que assegura a apreenso de relaes espaciais, o que mais do que, apenas, relaes entre diferentes nveis de recortes territoriais. Desse ponto de vista, preciso lembrar que em nenhum outro perodo da Histria foram to amplas essas relaes, ampliando a multiplicidade de papis que, simultnea e contraditoriamente, cada lugar desempenha, no sentido da noo de espacialidades mltiplas, j apresentada por Jacques Lvy (1991, p. 118). As cidades mdias estavam, em etapas pretritas do desenvolvimento do capitalismo, inseridas em redes urbanas hierarquicamente organizadas. Assim, as articulaes espaciais que definiam seus papis eram pensadas em relao s cidades grandes e metrpole principal, num movimento a montante, e em relao s cidades pequenas, num movimento a jusante. No que se refere definio das articulaes temporais, o que se exigia do pesquisador era a recuperao das determinaes que instituam a cidade em estudo no mbito da rede urbana hierarquicamente organizada. Atualmente, o reconhecimento da insero de uma cidade mdia no mbito de uma rede urbana tornou-se extremamente mais complexo. No geral, ela continua a compor a estrutura da rede hierrquica na qual seus papis intermedirios se definiram, mas h um vasto conjunto de possibilidades de estabelecimento de relaes com outras cidades e

CIDADES, v. 3, n. 5, 2006, p.143-157

147

MARIA ENCARNAO BELTRO SPOSITO

espaos que no compem, de fato, a rede a que pertence essa cidade. A mundializao da economia e o desenvolvimento das telecomunicaes ampliaram muito os fluxos que uma cidade pode estabelecer com espaos distantes, e esses fluxos no se desenham, apenas, com cidades maiores ou menores, ao contrrio, eles tambm se estabelecem entre cidades da mesma importncia e entre essas e outras cidades constitutivas de outras redes urbanas. Em outras palavras, ainda que se considere a manuteno, ainda forte, de relaes e fluxos interurbanos de natureza hierrquica, crescente a presena de relaes do tipo complementares ou do tipo competitivas, entre cidades de mesmo nvel ou de nveis diferentes no mbito da mesma rede urbana ou entre redes urbanas diferentes, superando-se a tradio de organizao piramidal das redes urbanas que vigiu at recentemente e que foi fundamental para o sistema fordista de produo. A reestruturao produtiva que vem promovendo a substituio desse sistema pelo sistema de produo flexvel, exige a redefinio dos papis das cidades mdias, promovendo oportunidades econmicas para essas cidades de desempenharem papis industriais ou comerciais e de servios que estiveram, durante grande parte dos sculos XIX e XX, restritos s metrpoles e cidades grandes, e, simultaneamente, tm trazido para essas cidades, tanto como para outras, maior instabilidade no que se refere definio de seus papis na diviso econmica do trabalho, que pressupe uma diviso territorial do trabalho. O segundo desafio articular essas duas dimenses tempo e espao, ser e estar de nossa existncia natural e social. Essa , ou ao menos deveria ser, uma preocupao de todos os intelectuais que lidam com a elaborao do conhecimento cientfico, j que aqui no estamos nos referindo, apenas, ao espao geogrfico e ao tempo histrico, mas a espao e tempo, como categorias filosficas (e no como conceitos) que interessam a diferentes campos do conhecimento (da Fsica Geografia, da Qumica Histria). Essa preocupao ganha dimenses ainda maiores, no mbito de um campo cientfico como o da Geografia, pois no bastassem os desafios j destacados, temos que lidar com dois nveis muito diferentes entre si de tempo e espao o da natureza e o da sociedade, o que deve ser notado e requer cuidados quanto ao domnio de procedimentos metodolgicos, capazes de considerar, o que no quer dizer compatibilizar, essas duas dimenses. Desse ponto de vista, no estamos falando apenas de pedaos de tempo e de territrio que so da escala da sociedade (os anos, as dcadas,
148 CIDADES, v. 3, n. 5, 2006, p.143-157

O DESAFIO METODOLGICO DA ABORDAGEM INTERESCALAR NO ESTUDO DE...

os sculos, o bairro, a cidade, o bloco supranacional), mas tambm das escalas em que as dinmicas da natureza se constituem e se desenvolvem (os perodos, as eras geolgicas, o planeta Terra, o sistema solar). Mais que isso, estamos nos referindo ao embricamento articulado, mas conflituoso, entre essas dimenses e escalas to distintas entre si. No caso de cidades no metropolitanas, como o caso das cidades mdias, essa preocupao ainda no assume dimenses to grandes, pois, nas maiores cidades, os problemas decorrentes da dificuldade de se pensar ao mesmo tempo as escalas geolgicas e as histrico-geogrficas aparecem com muito maior evidncia. Mesmo assim, apesar das preocupaes crescentes com os problemas ambientais e com a definio de polticas urbanas que consideram a cidade como ambiente que , ao mesmo tempo, natural e social, muito ainda h que se fazer. No caso das cidades mdias brasileiras, pouco se realizou at o momento, no sentido de se preservar seus patrimnios naturais e de se pensar um projeto urbano que no tenha como princpio filosfico a adaptao da natureza cidade. No geral, o que se observa a tendncia idealizao e proposio de polticas urbanas orientadas pelos primados da associao entre urbanizao e modernizao, e da oposio entre cidade e natureza. A partir dessa perspectiva, as intervenes urbanas so mais freqentes na direo, por exemplo, de retificar ou encobrir cursos dgua do que de proteger seus espaos naturais, que compreendem seu leito e sua bacia de inundao, ao se definirem planos urbanos ou polticas de investimentos de recursos pblicos para saneamento urbano. Essa tendncia est presente no Brasil, em cidades de diferentes portes e importncias, mas acentuada nas cidades mdias pela fora da associao entre desenvolvimento e metropolizao, entre crescimento urbano e econmico, relaes essas que orientam e legitimam, no plano poltico-ideolgico, quaisquer tipos de intervenes urbanas que promovam crescimento, mesmo que alterando processos e dinmicas da natureza ou desrespeitando o princpio da manuteno do patrimnio natural como legado para as geraes futuras. Essa postura reflete desconhecimento das diferenas entre o tempo da natureza e o da sociedade, e entre as escalas dos eventos naturais e aquela dos sociais e, sobretudo, expressam a no considerao das relaes entre essas escalas temporais e espaciais. Sintetizando: reconhecer uma escala geogrfica no seria apenas avaliar o resultado das articulaes entre diferentes recortes territoriais, mas a forma como o tempo incide sobre diferentes territrios, oferecendo
CIDADES, v. 3, n. 5, 2006, p.143-157 149

MARIA ENCARNAO BELTRO SPOSITO

condies para o estabelecimento de relaes de diferentes tipos naturais, econmicas, polticas, sociais, culturais..., que se refletem no espao e nele se apiam e que so, de fato, interaes espao-temporais. Esse entrelaamento tem base na forma como o tempo resulta da combinao contraditria entre os ritmos diferentes das dinmicas naturais ou dos acontecimentos sociais, em cada territrio, ou seja, da combinao entre as determinaes, aes e decises que levam s mudanas e s inrcias ou resistncias que expressam as permanncias. ARTICULAO ENTRE ESCALAS, PRODUO E SELEO DE IMAGENS E INFORMAES As relaes entre as escalas temporais e espaciais, histricas e geogrficas, tambm podem ser estudadas do ponto de vista das imagens que elaboramos sobre nossas experincias, sobre o que selecionamos para guardar na memria e nela buscar para nossas decises e aes. Desse ponto de vista, as prticas socioespaciais de todos os agentes indivduos, governos, empresas, partidos, entidades etc esto sendo continuamente redefinidas pelas imagens que elaboramos e pelas imagens elaboradas por outrem, que apreendemos em seus discursos e em suas manifestaes de toda ordem. As imagens que temos do tempo e do espao so, em grande parte, formadas pela nossa experincia, mas tambm por meio das experincias daqueles com quem convivemos, da Geografia e da Histria que se aprende na escola, da elaborao que o jornalismo faz acerca do mundo, do discurso poltico que se constri acerca do espao e do tempo, da literatura e de toda sorte de arte qual temos a oportunidade de ter acesso, contemplar e/ou experimentar. Assim, o que pensamos sobre espao e tempo ao resultar de mltiplos nveis de determinao, objetivos e subjetivos, empricos e abstratos, resulta tambm numa forma de conduzir, por meio da pesquisa, a elaborao do pensamento e de definir nesse percurso, como vamos articular as diferentes escalas temporais e espaciais. Esse processo tornou-se extremamente mais complexo no mundo contemporneo, na medida em que as imagens elaboradas por ns acerca do tempo e do espao so, cada vez mais, tambm determinadas por experincias, fatos, dinmicas, muitos deles eventos (na concepo dada a este termo por Milton Santos) no vividos por ns, mas aos quais se tem acesso no apenas por relatos orais e textos, como em tempos pretritos,

150

CIDADES, v. 3, n. 5, 2006, p.143-157

O DESAFIO METODOLGICO DA ABORDAGEM INTERESCALAR NO ESTUDO DE...

mas por meio de imagens que nos trazem o distante (fotos, filmes) e grande parte delas recebidas on-line (pela TV ou pela internet). Dessa perspectiva, pode-se dizer que apreendemos as experincias dos outros de uma forma muito mais freqente, ainda que nem sempre mais densa, comparativamente, ao modo como essa apreenso se realizava anteriormente; por isso a relao entre o vivido e concebido se redefine nesse movimento. Por outro lado, temos que admitir que mais filtros se interpem entre o pesquisador e o pesquisado, j que as informaes e as imagens s quais temos acesso sobre o espao e o tempo (que no so, apenas, o espao e o tempo da nossa prpria experincia) no so todas as imagens e todas as informaes. Elas so selecionadas por quem nos informa e so, tambm, selecionadas por ns que escolhemos os meios, sobretudo miditicos, que queremos acessar e a freqncia com que os acessamos. Essa seleo , por sua vez, muito relativa. O marketing, por exemplo, desenvolve estratgias que levam imposio da difuso daquilo que se quer divulgar. Na cidade, no podemos escolher no ver os out-doors. Nos espaos pblicos, no podemos no ouvir os sons que nos acometem e por meio dos quais as informaes nos chegam. Se aceitarmos esse fato como significativo, temos que admitir que o pesquisador tem, diante de si, uma tarefa muito mais rdua e que exige maior capacidade de discernimento e astcia na conduo da pesquisa e, por conseguinte, na definio das escalas de tomada dos dados (recorte territorial e perodo do estudo), das escalas que enfeixam o conjunto das determinaes sobre o que se estuda e na articulao entre elas para a elaborao do pensamento ou da explicao sobre a problemtica que move a investigao. Nesse sentido, o emprico tem novo contedo conceitual, porque ele no mais como era h cem ou cinqenta anos: o resultado do contato que o pesquisador tem com o pesquisado, porque dele fazem parte, tambm, as imagens e informaes levantadas e tabuladas por outros, s quais temos acesso e com as quais nos relacionamos. No caso das pesquisas sobre as cidades mdias, essa questo tambm se apresenta como relevante. Ampliam-se as relaes entre elas e espaos distantes, pois, como j ressaltamos, a cidade mdia no pode mais ser analisada, apenas, no contexto de seu espao de influncia uma regio e nas suas relaes com as cidades hierarquicamente superiores. Com a combinao entre sistemas de comunicao por satlite e sistemas de informatizao por computao, negcios so realizados a longas

CIDADES, v. 3, n. 5, 2006, p.143-157

151

MARIA ENCARNAO BELTRO SPOSITO

distncias, ampliando a escala e a abrangncia das relaes das cidades mdias com outros espaos. Altera-se, assim, o perfil dessas cidades de desempenharem, apenas, papis intermedirios ou de ligao entre as cidades maiores e menores, j que vm progressivamente participando de uma diviso territorial do trabalho que atinge a escala internacional: realizando negcios com empresas que esto sediadas em outros pases, so selecionadas por conglomerados transnacionais para sediar unidades de produo industrial de suas empresas e, ainda, so parte das escolhas locacionais dos agentes econmicos que, atuando, em escala nacional ou supranacional, tm como meta a ampliao do consumo de bens e servios cada vez mais sofisticados. Ao pesquisador cabe, nesse novo contexto, trabalhar com dados e informaes sobre cidades com as quais a(s) cidade(s) mdia(s), objeto de sua investigao cientfica mantm relaes. Muitas vezes, so cidades distantes, que ele no conhece ou conhece eventualmente, e com as quais no ir manter, durante o desenvolvimento da pesquisa nenhuma experincia emprica que possa relativizar, se no anular, os impactos negativos resultantes dos filtros que selecionam as informaes e as imagens a partir das quais elaboramos nosso construto sobre uma dada realidade. Sintetizando o que apresentamos nesta seco do artigo, podemos afirmar que, nesse quadro de determinaes, em que h ampliao dos meios de comunicao e da difuso das informaes, so tambm maiores os desafios que se apresentam ao pesquisador. Se, de um lado, ampliam-se as possibilidades dele de ter acesso a dados de todo tipo, por outro lado, so maiores os perigos de impreciso ou de elaborao de explicaes demasiadamente parciais sobre um dado conjunto de relaes que uma cidade mdia estabelece com espaos distantes dela e de sua regio de influncia direta, porque as imagens e informaes que se elaboram sobre os espaos de todo tipo esto impregnadas de imagens e so difundidas segundo filtros que no so propriamente de carter cientfico. AS ESCALAS ESPACIAIS E TEMPORAIS DA EXPERINCIA DO PESQUISADOR A noo e conscincia sobre o pertencimento a um territrio ou a alguns territrios, aos quais se associam nossas experincias de vida, bem como conhecer um perodo do tempo ou mais que isso, viver ou no, no

152

CIDADES, v. 3, n. 5, 2006, p.143-157

O DESAFIO METODOLGICO DA ABORDAGEM INTERESCALAR NO ESTUDO DE...

decorrer de nossas vidas, os perodos densos em que as transformaes acontecem de forma profunda, e em larga escala, so tambm elementos a serem considerados. Essa problemtica se relaciona quela apresentada na seco anterior e levanta novas dimenses da mesma questo. As aes do pesquisador so, por isso, determinadas pelas relaes que se estabelecem, em sua experincia e em seu pensamento, entre a ordem prxima e a ordem distante. Numa avaliao rpida, poderia se supor que o acesso a mais informaes e a possibilidade de apreender outros nveis escalares, por meio das imagens que recebemos de outros espaos e tempos, redundaria em diminuio da necessidade do pesquisador se deslocar espacialmente (j que ainda no podemos nos deslocar temporalmente), quando, de fato, parece-nos que agora a prtica mais necessria do que nunca e no, apenas, porque somos gegrafos. Em primeiro lugar, porque sabemos que se ampliam os nveis de determinao do global sobre o nacional, o regional e o local e por isso, cada vez mais significativo, conhecer como essas mltiplas determinaes incidem em cada contexto geogrfico e histrico, no importando aqui a escala que tenhamos tomado como ponto de partida (rea e perodo de estudo). Em segundo lugar, porque se elaboram, cada vez mais, fbulas3 acerca do espao e do tempo e ao pesquisador cabe, literalmente, ir ao campo, no sentido tradicional dessa expresso entre os gegrafos. Assim, a definio dos nveis escalares para a abordagem dos fenmenos geogrficos passa pela necessidade de relativizao do grande nmero de informaes e imagens que recebemos sobre os lugares, estabelecendo com os espaos estudados relaes no intermediadas por outrem. Assim, o tempo que ficamos ou no em nossas reas de estudos, nosso tempo de vida mais denso ou no4 so fundamentais para a necessria distino entre o pesquisado e o pesquisador. Essa afirmao tem como base a constatao de que a mudana e ampliao do ponto de vista do pesquisador sobre o pesquisado, o que fundamental para a qualidade do pensamento que se elabora, tem relao direta com sua possibilidade de viver experincias em diferentes lugares e ao longo de um tempo, j que esse aspecto incide diretamente sobre as relaes entre presena e ausncia, entre ns e os outros, sobre o que se pensa como
3

Tomamos aqui a metfora utilizada por Milton Santos (2000) para conceituar uma das dimenses da globalizao.

Esse aspecto tem relao com o maior tempo de vida do pesquisador, mas no resulta apenas deste tempo porque depende da natureza e intensidade de suas experincias e reflexes acerca do mundo.

CIDADES, v. 3, n. 5, 2006, p.143-157

153

MARIA ENCARNAO BELTRO SPOSITO

igual e o que se quer definir como desigual, o que parecido e o que diferente, e seus rebatimentos sobre o que se pesquisa e como se selecionam e articulam escalas para compreender as problemticas que nos movem. Nessa perspectiva, os conceitos de acontecer homlogo, acontecer complementar e acontecer hierrquico, todos propostos por Milton Santos (1996, p. 132 e outras), podem ser muito teis na definio dos nveis escalares com os quais se quer trabalhar. Em outras palavras, podemos afirmar que h a espacialidade e a temporalidade dos acontecimentos e problemticas em estudo e a espacialidade e temporalidade do pesquisador. Esse ponto parece banal, porque isso foi igualmente importante no sculo II a.C. ou no sculo XVII d.C. Entretanto, lembremo-nos que a espacialidade e a temporalidade dos acontecimentos tm relao com o vivido e desse ponto de vista a territorialidade (na acepo do vivido) no mais apenas a da contigidade territorial, mas tambm se pode falar hoje de uma territorialidade sem contigidade para os que podem rapidamente se deslocar5. Veltz (1995) faz referncia, em outro contexto analtico, importncia maior, no mundo atual, da proximidade organizacional e informacional, em detrimento das vantagens da proximidade fsica. Poder-se-ia afirmar que isso vale para a pesquisa e para o pesquisador, desde que tenhamos o cuidado de no nos deslumbrarmos com o potencial que nos oferecem as novas formas de captao e difuso de informaes e imagens e tenhamos, em mente, a importncia da proximidade fsica para o conhecimento da realidade e para a definio dos nveis escalares com os quais devemos trabalhar para desvendar nossas problemticas. Desse ponto de vista, no que se refere ao estudo das cidades mdias, a articulao entre escalas diferentes para a compreenso das relaes e aes que definem os papis dessas cidades, dever considerar, e sobre isso h consenso, a influncia das escalas mais abrangentes, de nvel nacional e internacional, uma vez que h, progressivamente, influncia do global sobre o local, num perodo de mundializao crescente. Torna-se, ainda, fundamental ao pesquisador, conhecer os interesses dos agentes econmicos, a natureza dos comandos definidos por eles, que incidem no movimento contnuo de redefinio das cidades mdias,

Jacques Lvy faz referncia territorialidade sem contigidade (1991, p. 1140), bem como Rogrio Haesbaert tem essa preocupao terica, ao estudar os movimentos migratrios no mundo contemporneo.

154

CIDADES, v. 3, n. 5, 2006, p.143-157

O DESAFIO METODOLGICO DA ABORDAGEM INTERESCALAR NO ESTUDO DE...

avaliando por meio da anlise das articulaes entre escalas, as interferncias da ordem distante sobre a ordem prxima. Por outro lado, isso no nos parece suficiente, porque, dialeticamente, o local tambm influencia o nacional e o global. Atores no hegemnicos redefinem seus papis e suas estratgias, aceitam ou rejeitam, sempre em termos relativos, as ordens dos atores hegemnicos, estabelecem relaes entre eles e promovem novas alianas que compem o movimento geral, mas negam, ao mesmo tempo, a realizao completa e inequvoca do global sobre o local. desse ponto de vista que, ao pesquisador sobre cidades mdias (assim como aqueles que pesquisam outros espaos), impe-se, como necessrio, o contato direto com agentes que no comandam o movimento geral de reestruturao econmica (que tambm e sempre uma reestruturao poltica e cultural), mas que fazem parte desse movimento. As entrevistas parecem-nos, aqui, um instrumento metodolgico valioso, pois compreender um movimento acelerado e complexo de redefinies de papis urbanos, requer dar voz e interpretar os discursos, que elaboram sobre si e sobre as dinmicas em curso, os atores que, em diferentes cidades mdias, vem-se obrigados a dialogar e interagir com as influncias crescentes advindas de escalas espaciais mais abrangentes. Eles reagem estabelecendo novas alianas, ampliando a rede de relaes em que se inserem, aumentando, por meio dessas iniciativas relaes complementares entre cidades de diferentes portes no mbito da rede urbana a que pertencem ou a outras redes urbanas. Em outras palavras, esse movimento a ser desenhado pelo pesquisador, do ponto de vista do mtodo e dos instrumentos da pesquisa, marcado pela relao entre o distante e o prximo, entre o terico e o emprico, requer a superao, sobretudo no caso das cidades mdias, da tradio geogrfica de separao entre os estudos da rede e os estudos do espao interno das cidades, bem como entre processos e formas espaciais urbanos. Sintetizando essa parte do texto, reafirmamos o papel central do pesquisador, agora sob a perspectiva das relaes que dever estabelecer entre o terico e o emprico, num perodo de ampliao das escalas espaciais e temporais dos processos e dinmicas que incidem sobre seu objeto de pesquisa. A valorizao do emprico, no sentido do contato direto com espaos urbanos e atores de diferentes tipos, torna-se necessria, mesmo num perodo em que so maiores as oportunidades de se obter informaes e se receber imagens distncia.

CIDADES, v. 3, n. 5, 2006, p.143-157

155

MARIA ENCARNAO BELTRO SPOSITO

PREOCUPAES CENTRAIS E ADVERTNCIAS Para concluir, poderamos afirmar que fundamental se reafirmar a preocupao com a distino entre a escala cartogrfica e a geogrfica, entre o tempo do calendrio e o tempo histrico. Para se apreender os fatos na escala cartogrfica e no tempo de calendrio, selecionamos a extenso dos fatos e dos acontecimentos, o tamanho e a durao deles, para o que fundamental definir limites. Assim, tratamos de formas na Geografia e de sucesses na Histria. Para se elaborar explicaes sobre os fatos precisamos das formas e das sucesses, mas precisamos tambm dos fluxos e dos ritmos que s a boa definio de nveis de escalas espaciais e temporais e de suas articulaes nos oferecem. Portanto, Geografia e Histria no caberia apenas o reconhecimento das formas e da sucesso dos acontecimentos, mas dos processos, ou seja, a apreenso das relaes entre o que est fixo e o que est em movimento, no tempo e no espao, em cada momento, em cada lugar, sempre e transitoriamente. No caso especfico dos estudos sobre cidades mdias, com os quais temos nos envolvido, tomando como referncia o Estado de So Paulo, no Brasil, os pontos destacados neste artigo podem ter importncia para o estabelecimento de um dilogo com outros pesquisadores que se voltam aos estudos urbanos, no Brasil ou em outros pases, sobre cidades mdias ou sobre outras cidades, tanto para se encontrar pontos que poderiam ser tomados como universais para esses investigadores, como aqueles que resultam de singularidades relativas aos papis que desempenham cidades segundo seus portes e importncias e, ainda, de acordo com as formaes socioespaciais em que elas se inserem e que as constituram. REFERNCIAS LVY, Jacques. A-t-on encore (vraiment?) besoin du territoire. Espaces temps, Paris, n. 51-52, p. 102-142,1991. SANTOS, Milton. A natureza do espao. So Paulo: Hucitec, 1996. ______. Por uma outra globalizao. So Paulo: Record, 2000. SMITH, Neil. Desenvolvimento desigual. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1988. ______. Geography, difference and the politics of scale. In: DOHERTY, Joe et al. Post modernism and the social science. London: Macmillan, 1992. p. 57-79.
156 CIDADES, v. 3, n. 5, 2006, p.143-157

O DESAFIO METODOLGICO DA ABORDAGEM INTERESCALAR NO ESTUDO DE...

VASCONCELOS, Pedro de Almeida. Questes metodolgicas na Geografia Urbana Histrica. In: VASCONCELOS, Pedro de Almeida; SILVA, Sylvio Bandeira de Mello. (Org.) Novos estudos de Geografia Urbana Brasileira. Salvador: UFBA, 1999. p. 191-201. VELTZ, Pierre. quoi ser la proximit dans lconomie? In: SAVY, Michel e VELTZ, Pierre. conomie globale et rinventions du local. Paris: ditions de lAube, 1995. p. 107-117. ______. Tempos de economia, tempos da cidade: as dinmicas. In: ACSELRAD, Henri. A durao das cidades. Rio de Janeiro: D, P & A, 2001. p. 139-154.

Recebido em 05/07/2006 Aceito em 19/09/2006

CIDADES, v. 3, n. 5, 2006, p.143-157

157

You might also like