You are on page 1of 9

CERTIFICAO DE PEAS TCNICAS DE GEORREFERENCIAMENTOS DE IMVEIS RURAIS JUNTO AO INCRA

De acordo com o que determina o 1 do artigo 9 do Decreto n 4.449/02, alterado pelo Decreto 5.570/05, que regulamentou a Lei n 10.267/01 caber ao INCRA emitir a Certificao das peas tcnicas dos trabalhos de georreferenciamento de imveis rurais, executados por profissionais habilitados pelo CREA e credenciados junto ao INCRA. Para que os Comits Regionais de Certificao possam analisar com o rigor exigido, preciso e celeridade os processos com essa finalidade, devem estar corretamente instrudos sob os pontos de vista de sua composio e conter informaes consistentes que facilitar toda a anlise tcnica, jurdica e cadastral necessria no processo, que antecede a sua Certificao. Desta forma faremos alguns comentrios e esclarecimentos aos profissionais que atuam nessa rea em relao a toda a documentao exigida de acordo com a Norma Tcnica para Georreferenciamento de Imveis visando dirimir quaisquer dvidas ainda existentes. O que o georreferenciamento? O chamado georreferenciamento consiste na obrigatoriedade da descrio do imvel rural, em seus limites, caractersticas e confrontaes, atravs de memorial descritivo firmado por profissional habilitado, com a devida ART, contendo as coordenadas dos vrtices definidores dos limites dos imveis rurais, georreferenciadas ao Sistema Geodsico Brasileiro e com preciso posicional fixada pelo INCRA (art. 176, 4, da Lei 6.015/75, com redao dada pela Lei 10.267/01). Quem est obrigado a fazer o georreferenciamento? Ser exigido dos proprietrios que detm o domnio direto e til dos imveis rurais e nos casos de desmembramento, parcelamento, remembramento e em qualquer situao de transferncia de imvel rural, na forma do art. 9o, somente aps transcorridos os prazos constantes do art. 10, do Decreto 4.449/02, alterado pelo Decreto 5.570, de 31 de outubro de 2005. Quem pode executar os trabalhos de georreferenciamento? Somente profissionais credenciados podero apresentar solicitao certificao de imveis rurais. O profissional dever ser credenciado junto INCRA, acessando ao site: www.incra.gov.br, Sistema Pblico de Registro Terras. Clicar em servios e preencher o formulrio de inscrio. credenciamento est condicionado ao envio da seguinte documentao: I - Carteira de Registro no CREA (Cpia autenticada); II - Documento hbil fornecido pelo CREA, reconhecendo a habilitao do profissional para assumir responsabilidade tcnica sobre os servios de georreferenciamento de imveis rurais em atendimento Lei 10.267/01 (original); de ao de O

III - Carto de inscrio no CPF (cpia autenticada); IV - Formulrio de credenciamento preenchido adequadamente. Apenas podero realizar os trabalhos de georreferenciamento, para fins da Lei 10.267/01, os profissionais habilitados e com a devida Anotao de Responsabilidade Tcnica (art. 176, 4, da Lei 6.015/75, com redao dada pela Lei 10.267/01). Se o pedido de credenciamento se der via INTERNET, a documentao dever ser encaminhada ao INCRA (Sala da Cidadania, localizada na sede das Superintendncias Regionais do INCRA) ou via postal, para o seguinte endereo: Comit Nacional de Certificao e Credenciamento - INCRA Ed. Palcio do Desenvolvimento, 12, sala 1.207 Setor Bancrio Norte - SBN - Braslia/DF CEP 70057.900 Onde obter a listagem dos profissionais habilitados? A listagem dos profissionais habilitados para a execuo dos trabalhos pode ser obtida no site: I - www.incra.gov.br, clicando em Sistema Pblico de Registro de Terras e em lista de profissionais credenciados e informar a UF; Onde obter a listagem dos imveis certificados? A listagem dos imveis certificados pelo INCRA pode ser obtida no site: I - www.incra.gov.br, clicando em Sistema Pblico de Registro de Terras e em lista de imveis certificados e informar a UF de localizao do imvel; Prazos: Se referem para os casos de desmembramento, parcelamento, remembramento e em qualquer situao de transferncia de imvel rural, somente aps transcorridos os prazos definidos no art. 10 do Decreto n 4.449/2005, alterado pelo Decreto 5.570/05, abaixo descritos: I - aps noventa dias da publicao do Decreto, para os imveis com rea acima de cinco mil hectares (5.000,0 ha), ou seja, desde 29 de janeiro de 2003; II - aps um ano, para os imveis com rea entre cinco mil (5.000,0 ha) e mil hectares (1.000,0 ha), ou seja, desde 1 de novembro de 2003; III - cinco anos, para os imveis com rea de quinhentos (500,0 ha) a menos de mil hectares (1.000,0 ha), a partir de 21/11/2008, conforme previsto no 3 art. 10, nova redao dada pelo Decreto 5.570, de 31 de outubro de 2005. IV - oito anos, para os imveis com rea inferior a quinhentos hectares (500,0 ha), a partir de 21/11/2011, conforme previsto no 3 art. 10, nova redao dada pelo Decreto 5.570, de 31 de outubro de 2005.

Quais procedimentos devem ser obedecidos para o georreferenciamento do imvel rural? Os procedimentos devem se dar em etapas: a. Primeira delas se d com o profissional habilitado/credenciado para a execuo dos servios de campos e de elaborao do material; b. Segunda se d junto ao INCRA com a apresentao das peas tcnicas e da Declarao para Cadastro de Imvel Rural DP e anuncia dos confinantes e demais materiais; c. Terceira se d junto ao Cartrio de Registro de Imveis. Documentao a ser apresentada: Requerimento solicitando a Certificao, acordo com o que determina o 1 do artigo 9 do Decreto n 4.449/02 conforme modelo anexo XI original; Este requerimento deve ser assinado pelo(s) proprietrio(s) do imvel objeto da certificao ou seu procurador legalmente constitudo com o reconhecimento de firma de sua assinatura, devendo ser informado o endereo completo de correspondncia, localidade e CEP. Relatrio Tcnico; Este documento de vital importncia na anlise do processo e de acordo com a Norma ele deve abordar os seguintes itens: 1- Metodologia: Dever o credenciado informar detalhadamente e de forma clara como foram executados os trabalhos relacionados ao transporte de coordenadas para o georreferenciamento, o levantamento do permetro, os ajustamentos, as transformaes do plano topogrfico local para o sistema UTM se for o caso, a metodologia para levantamento dos crregos, rios, espiges de serras inacessveis, etc. 2- Objeto: Informar que: Imvel rural denominado de Faz ???????, composto das Matrculas n??????????. objeto de Retificao de Registro Imobilirio administrativo; Retificao judicial; Emisso de Certificado de Cadastro de Imvel Rural- CCIR; Ao de Usucapio; Averbao de Reserva Legal junto ao IBAMA; etc 3Finalidade: Levantamento do permetro; cadastral; e georreferenciamento ao Sistema Geodsico Brasileiro de acordo com a Norma de Georreferenciamento de Imveis Rurais do INCRA; em atendimento ao Objeto deste trabalho. 4-Perodo de execuo: Informar o perodo de execuo dos trabalhos relativos ao transporte de coordenadas, ao reconhecimento da rea, do levantamento do permetro. 5- Localizao: Informar a localizao exata do imvel com roteiro de como chegar ao imvel, as estradas de acesso com a respectiva quilometragem, distncia at a sede do municpio, para facilitar uma eventual fiscalizao do INCRA. 6-Datum origem: Atualmente o Datum oficial brasileiro o o SIRGAS, com perodo de transio de 10 anos , no entanto para certificao deve ser utilizado ainda o Datun - SAD 69, e ser informado os parmetros conforme abaixo:

Superfcie de referncia: Elipside Internacional de 1967(UGGI - 67) semi-eixo maior: 6378160 metros achatamento: 1/298,25 Ponto datum: Vrtice Chu - 91031 Coordenadas geodsicas: Latitude = 19 45' 41,6527 S Longitude = 48 06' 04,0639 W Altura geomtrica = 763,2819m Azimute (Chu Uberaba) 271 30' 04,05 Datum Horizontal: SAD-69 (South American Datum, 1969) - IBGE Brasil. Sistema de coordenadas plano retangulares UTM (Universal Transversa de Mercator). 7- Marco geodsico de referncia utilizado: Informar qual (is) o(s) marco(s) geodsico(s) pertencentes ao Sistema Geodsico Brasileiro- SGB com a suas monografias que foram utilizados pelo credenciado para o georreferenciamento do imvel. 8- Descrio dos servios executados: Descrever de forma detalhada como foram executados os servios, desde o reconhecimento das divisas, o transporte de coordenadas, o levantamento do permetro, se foi feito totalmente com GPS ou de forma mista, ou todo com estao total, os clculos em suas diversas etapas, os ajustamentos, as transformaes do plano topogrfico local para o sistema UTM se for o caso etc. 9- Precises obtidas: Anexar planilha com as precises de todos os vrtices do imvel obtidas aps o georreferenciamento com desvio padro, PDPO Etc, da poligonal topogrfica, do ajustamento de rede, etc. 10- Quantidades realizadas: Informar sobre o transporte, quantos vrtices foram necessrios, quantos quilmetros de poligonais topogrficas, quantos marcos de divisas implantados etc. 11- Relao de equipamentos: Informar quais os equipamentos utilizados, GPS, Estao Total, Distancimetro, Teodolito com a respectiva marca e modelo, alm dos Softwares de processamento utilizados. 12- Equipe Tcnica: Informar quais os profissionais envolvidos nos trabalhos com a sua formao profissional e CREA. 13- Relatrios dos programas: Anexar todos os relatrios de processamentos dos clculos de correo diferencial, ajustamento rede, calculo da poligonal topogrfica, de transformao de coordenadas, etc e croqui da poligonal de transporte de coordenadas. Os relatrios devem estar de forma organizada e clara para que seja facilmente entendido pelo tcnico que analisar o relatrio tcnico. 14- Anotao de Responsabilidade Tcnica - ART: Informar o nmero da ART recolhida pelo profissional relativa aos servios executados. Ateno: O Relatrio Tcnico dever ser assinado pelo profissional credenciado na ltima folha e ter todas a outras folhar rubricadas. Matrculas ou transcries; Anexar 2(duas) cpias autenticadas de todas as matrculas ou transcrio(es) de inteiro teor que compem o imvel fornecidas pelos Cartrios de Registros de Imveis que devem ser atualizadas , ou seja, com prazo de emisso de no mximo 30 dias.

Trs vias das planta e memorial descritivo As trs vias da planta e do memorial descritivo devem estar devidamente assinados pelo proprietrio(s) ou seu representante legal, e pelo profissional credenciado, responsvel tcnico pelos trabalhos, sendo que duas vias sero devolvidas ao interessado e uma via ficar arquivada ao processo no INCRA. Ateno: Se o imvel possuir duas ou mais matrculas ou transcries dever ser feita uma planta geral do imvel identificando cada matricula individualmente, com todos os seus elementos tcnicos. Os memoriais devem ser elaborados separadamente para cada matrcula ou transcrio, para fins de retificao de registro imobilirio. Quando se tratar de peas tcnicas visando somente a emisso do Certificado de Cadastro de Imvel Rural - CCIR no h essa necessidade de individualizar as matrculas na planta geral do imvel. Anotao de Responsabilidade Tcnica ART Apresentar para ser anexada ao processo a ART recolhida junto ao CREA do estado onde se localiza o imvel com o respectivo comprovante de recolhimento junto instituio bancria, devendo ser tudo original. Arquivos digitais gravados em CD contendo: a)Planta completa do imvel em formatos DWG, DGN ou DXF que gerou a cpia apresentada para certificao em formato analgico; b) Memorial descritivo; c)Desenho limpo em formato DWG, DGN ou DXF somente do permetro do imvel georreferenciado; d)Arquivos de rastreio de campo brutos das observaes GPS, ou seja, sem correo diferencial no formato nativo do equipamento e Rinex; e)Arquivo das observaes GPS aps a correo diferencial; f)Clculo do ajustamento da rede feito para transporte das coordenadas, gerados pelo software e da poligonal de demarcao topogrfica. g)Dados de campo gerados pela Estao Total, distnciometro ou teodolito eletrnico; h)Relatrio resultante do processo de correo diferencial das observaes GPS; Cadernetas de campo, contendo os registros das observaes de campo quando utilizado teodolito tico mecnico. Dever ser anexado ao processo visando a Certificao, a caderneta de campo original do levantamento topogrfico quando for utilizado para demarcao do permetro topografia convencional, sendo rubricada todas as folhas pelo responsvel pelo levantamento. Declarao de reconhecimento de limites. A declarao conforme modelo da Norma de georreferenciamento deve ser individual, para cada confrontante. Dever ser assinada pelo proprietrio do imvel objeto do pedido de certificao e pelo proprietrio do imvel confrontante e, como testemunha, o profissional responsvel pelos trabalhos. Todas as assinaturas devem ter firma reconhecida.

Ateno: recomenda-se que os profissionais providenciar as declaraes em duas vias, visto que uma via ficar arquivada no processo no INCRA e a outra via dever ser apresentada ao Cartrio de Registro de Imveis para proceder retificao administrativa. Formulrio de coleta de dados para atualizao cadastral junto ao INCRA e emisso de CCIR. De acordo com a Lei N 5.868 de 12/12/72 todos os proprietrios rurais, titulares de domnio til ou possuidores a qualquer ttulo de imvel rural, devem cadastrar seus imveis para que seja expedido o Certificado de Cadastro de Imvel Rural - CCIR. Por ocasio da solicitao de Certificao dever ser feito o cadastramento do imvel, ou se este j estiver cadastrado deve ser feito simultaneamente devida atualizao cadastral, onde ser atualizada a rea de acordo com a planta e o memorial descritivo a ser certificada, atualizando todos os dados cadastrais e de produo. O Setor de cadastro do INCRA, ir avaliar se o cdigo informado esta devidamente cadastrado e se existe vinculao com o registro/matrcula do imvel. Esta uma informao importantssima - pois, esse cdigo que servir de base para consulta junto ao CNIR Cadastro Nacional de Imveis Rurais institudo pela Lei n 10.267/01, a ser implantado. Quando o imvel j estiver cadastrado no INCRA, dever tambm ser apresentado o Certificado de Cadastro de Imvel Rural CCIR, do exerccio de 2003/2004/2005, devidamente quitado. Dever ser apresentada a Declarao para Cadastro de Imvel Rural DP, formulrios dados sobre estrutura, dados sobre uso e dados pessoais e de relacionamento, em nome do(s) detentor(es) do imvel, corretamente preenchida, retratando a real situao dominial e de uso do imvel, acompanhada da cpia atualizada da matrcula(s) ou transcrio(es) do imvel de inteiro teor, cpia da Carteira de Identidade e CPF do(s) proprietrio(s) e do procurador se for o caso. No preenchimento dos formulrios devero ser observadas as seguintes regras: Quadro 09 (formulrio dados sobre estrutura), item 75 (rea medida) a rea levantada e constante do memorial descritivo a ser certificada. Quadro 11 (formulrio dados sobre estrutura), situao jurdica, rea (s) registrada(s), dever ser informada a(s) rea(s) atuais registrada(s). Dever ser observado o preenchimento dos demais campos do formulrio do formulrio dados sobre estrutura. Formulrio dados sobre uso, dever ser distribudo a rea levantada e constante do memorial descritivo a ser certificada, comprovando as reas de uso e de produo do imvel. Formulrio dados pessoais e de relacionamento, dever ser preenchido com todas as informaes de identificao (quadro 05), da

pessoa fsica (quadro 06) de pessoa jurdica se for o caso (quadro 07) e da vinculao da pessoa fsica ou jurdica com o imvel (quadro 08). Nas situaes de condomnio ou de usufruto (nu-proprietrios), devero ser preenchidos quantos formulrios dados pessoais e de relacionamento que forem necessrios. Esses formulrios podem ser conseguidos gratuitamente nas Salas da Cidadania, localizada nas Superintendncias Regionais do INCRA, nas Unidades Avanadas ou nas Unidades Municipais de Cadastramento UMC, localizadas nas Prefeituras Municipais conveniadas com o INCRA. Onde apresentar a documentao? A documentao dever ser apresentada Superintendncias Regionais do INCRA. na Sala da Cidadania, das

Os pedidos de certificao de imveis somente podem ser analisados pelas Superintendncias Regionais de localizao do imvel. Qual a legislao aplicvel ao georreferenciamento? Lei n 10.267/01, 10.931/04, Decreto n- 4449/01, alterado pelo Decreto 5.570, de 31 de outubro de 2005, Portaria INCRA n 954, de 13/11/02 Instruo Normativa INCRA n 08, de 13/11/02 Instruo Normativa INCRA n 13, de 17/11/03 Onde encontr-las? No site: www.incra.gov.br, clicando em Sistema Pblico de Terras. Quem arca com os custos? Via de regra, o proprietrio do imvel rural. A Lei 10.267/01 e o Decreto 4.449/02, alterado pelo Decreto 5.570, de 31 de outubro de 2005, concedem a iseno, entretanto aos proprietrios de imveis rurais cujo somatrio das reas no exceda quatro mdulos fiscais, somente aps transcorridos os prazos definidos no art. 10 do Decreto n 4.449/2005, alterado pelo Decreto 5.570/05, abaixo descritos: Outra hiptese de iseno contemplada no caso de transmisso de domnio de rea total cujo somatrio tambm no exceda a quatro mdulos fiscais, desde que requerido no prazo do item 4 retro (pargrafo nico do art. 8 do Decreto 4.449/02). No se fazendo georreferenciamento, o que implica? Aps os prazos do art. 10 do Decreto 4.449/02, prevalece o 4 do art. 176, da Lei 4.947/66, modificada pela Lei 10.267/01, que assim dispe: "no

impedimento da efetivao do registro, em qualquer situao de transferncia do imvel rural". Realizando os trabalhos de medio e caracterizao do imvel, sendo encontrada rea divergente da rea registrada no Cartrio competente, como proceder para corrigir o registro do imvel? Deve se dar a correo mediante o processo de retificao de rea, que tanto pode ser administrativo como judicial. Com o advento da Lei 10.931, de 02 de agosto de 2004, que modificou a redao dos art. 212, 213 e 214 da Lei 6.015/73, a retificao de rea pode se dar por via administrativa. O Oficial do Registro de Imveis retificar o registro ou averbao de ofcio ou a requerimento da parte, nos casos de: a) omisso ou erro cometido na transposio de qualquer elemento do ttulo; b) indicao ou atualizao de confrontao; c) alterao de denominao de logradouro pblico, comprovada por documento oficial; d) retificao que vise a indicao de rumos, ngulos de deflexo ou insero de coordenadas georreferenciadas, em que no haja alterao das medidas perimetrais; e) alterao ou insero que resulte de mero clculo matemtico feito a partir das medidas perimetrais constantes do registro; f) reproduo de descrio de linha divisria de imvel confrontante que j tenha sido objeto de retificao; g) insero ou modificao dos dados de qualificao pessoal das partes, comprovada por documentos oficiais, ou mediante despacho judicial quando houver necessidade de produo de outras provas. O Oficial do Registro de Imveis retificar o registro ou averbao a requerimento do interessado, no caso de insero ou alterao de medida perimetral de que resulte, ou no, alterao de rea, instrudo com planta e memorial descritivo assinado por profissional legalmente habilitado, com prova de anotao de responsabilidade tcnica no competente Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura - CREA, bem assim pelos confrontantes.

MODLO DE CERTIFICAO

MODLO DE CCIR

ROBERTO TADEU TEIXEIRA Engenheiro Agrimensor, Especialista em Georreferenciamento de imveis rurais, Gestor do Setor de Geomensura , Coordenador do Comit Regional de Certificao do INCRA/SP, Membro da equipe tcnica que elaborou a Norma de Georreferenciamento e Professor da Faculdade de Engenharia de Agrimensura de Pirassununga-SP. Rosrio Dehon Csar Mota Gestor do Sistema Nacional de Cadastro Rural SNCR, da Superintendncia Regional do INCRA em Minas Gerais.

You might also like