You are on page 1of 10

1

GESTO DE PROJETOS

1. INTRODUO Este documento apresenta orientaes bsicas necessrias elaborao e ao acompanhamento de projetos. Estas orientaes compreendem explicaes conceituais sobre cada uma das principais etapas que compe a apresentao de um projeto, bem como sobre o contedo das mesmas. A esto de projetos pre!" o tratamento de aes com #oco nas prioridades e objeti!os. Esse tipo de esto trata o planejamento do projeto, a execuo das aes e o acompanhamento dos resultados. Enquanto o planejamento estrat$ ico delineia a !iso de #uturo, as metas e as aes necessrias ao atin imento dos objeti!os% a esto de projetos busca e#eti!ar e concreti&ar as aes. ' projeto sur e em resposta a um problema concreto, em que se busca contribuir para a soluo de problemas, trans#ormando id$ias em aes. ' projeto explicitar o desen!ol!imento de um conjunto de ati!idades a serem executadas para se alcanar um resultado, al$m de demonstrar os objeti!os, os meios utili&ados para atin i(los, os recursos necessrios e onde sero obtidos e como sero a!aliados os resultados. A or ani&ao do projeto em um documento nos auxilia sistemati&ar o trabalho em etapas a serem cumpridas, compartilhar a ima em do que se quer alcanar, identi#icar as principais de#ici"ncias a superar e apontar poss)!eis #alhas durante a execuo das ati!idades pre!istas. Al uns aspectos de!em ser obser!ados na #ormulao de projetos* a+ estabelecimento correto do problema ( de!e ser si ni#icante em relao aos #atores de sucesso no ne ,cio% de!e ter dimenso administr!el% de!e ser mensur!el. b+ identi#icao das pessoas e instituies a quem a#eta resol!er o problema, buscando criar !)nculos com os mesmos desde o in)cio do projeto% c+ busca adequada de #ontes de #inanciamento.

2. ROTEIRO DE ELABORAO DE PROJETO Apresentamos um roteiro bsico de elaborao de projetos com os principais componentes inte rantes que se relacionam de #orma or -nica.

2.1 IDENTIFICAO DO PROJETO /onsiste na identi#icao bsica, ou seja, a desi nao ou denominao do projeto e a equipe t$cnica respons!el pela #ormulao, implantao, monitoramento e a!aliao do 0rojeto. A equipe $ composta pelo estor e pela equipe t$cnica de execuo. 2.2 JUSTIFICATIVA A justi#icati!a trata da ar umentao, de #orma asserti!a e con!incente quanto ra&o de ser do projeto. A apro!ao do projeto depende da qualidade e pro#undidade dos ar umentos apresentados. 0ortanto, $ necessrio apresentar #atos e dados que sustentem a ar umentao, sinali&ando tamb$m acerca dos bene#)cios e resultados esperados com a sua implementao. 1e!e(se responder s questes* por que e para que executar o projeto2 1estacam(se os se uintes aspectos* a+ o problem a ser en#rentado, suas dimenses e pblicos atin idos% b+ as ! "# # $o problem que o projeto pretende solucionar ou equacionar% c+ a rele%&'!( o" re#"l) $o# do projeto em relao aos bene#icirios e sua in#lu"ncia sobre o pblico al!o% d+ o (mp !)o o" be'e*+!(o# pre!istos e as trans#ormaes positi!as e duradoura esperadas, em termos de melhoria da qualidade de !ida dos se mentos(al!o ou sustentabilidade% e+ a ,re -eo-r,*(! em que o projeto se insere% #+ as ! r !)er+#)(! # da populao local 3demo r#icas, socioecon4micas, sociopol)ticas, ambientais, culturais e comportamentais+% + demais in#ormaes consideradas importantes para o jul amento do m$rito. 2.. OBJETIVO 5 a identi#icao de uma situao objeti!a e de #cil !isuali&ao que se deseja alcanar com a inter!eno. ' texto do objeti!o de!e ser apresentado no in#initi!o com !erbos mais concretos como de#inir, alcanar, implantar, diminuir, aumentar etc. 's objeti!os de!em ser #ormulados sempre com a soluo de um problema e o apro!eitamento de uma oportunidade. A #ormulao do objeti!o de um projeto pode considerar de al uma maneira a re#ormulao #utura, positi!a das atuais condies ne ati!as do problema. ' objeti!o de!e responder as questes* 0A6A 78E2 E para quem2

A concepo do objeti!o de!e ser #eita com muita ateno, de maneira a se e!itar um enunciado muito ambicioso ou, em contrrio, limitado a ponto de con#undi( se com ati!idades. 2...1. OBJETIVO GERAL :denti#ique os bene#)cios de ordem eral que as aes do projeto de!ero propiciar aos bene#icirios. /orresponde ao produto #inal que o projeto quer arantir. 1e!e expressar o que se quer alcanar na re io a lon o pra&o, ultrapassando inclusi!e o tempo de durao do projeto. ' projeto no pode ser !isto como #im em si mesmo, mas como um meio para alcanar um #im maior. E/emplo0 6edu&ir o )ndice de !iol"ncia nas randes cidades brasileiras. 2...2 OBJETIVOS ESPEC1FICOS Estes objeti!os re#erem(se s etapas intermedirias que de!ero ser cumpridas no curso do projeto. 0ortanto, de!em estar necessariamente !inculados ao 'bjeti!o ;eral. <amb$m de!em ser espec)#icos, !i!eis, hierarqui&ados, mensur!eis e cronolo icamente de#inidos. /orresponde s aes que se prope a executar dentro de um determinado per)odo de tempo. <amb$m podem ser chamados de resultados e de!em se reali&ar at$ o #inal do projeto. 2.2 PRESSUPOSTOS =o as condies necessrias para a reali&ao do projeto. 1e!em ser destacados os requisitos bsicos para se reali&ar o projeto. 2.3 RESULTADOS 1escrio do que se espera alcanar em termos quantitati!os e>ou qualitati!os ao #inal do projeto com a reali&ao de suas ati!idades. ' conjunto de resultados de!e ser necessrio e su#iciente para o alcance do objeti!o do projeto. 2.4 A5ES 1escre!a a maneira como as ati!idades sero implementadas, incluindo os principais procedimentos, as t$cnicas e os instrumentos a serem empre ados. 1estaque outros aspectos metodol, icos importantes, como a #orma de atrao e inte rao dos pblicos bene#icirios% os locais de aborda em desses rupos ou de execuo das ati!idades% a nature&a e as principais #unes dos a entes multiplicadores% os mecanismos de participao comunitria no projeto e outros. ?o $ obri at,ria a descrio de todos esses itens. ?o entanto, $ preciso que se descre!a com preciso de que maneira o projeto ser desen!ol!ido, ou seja, o /'@' AABE6.

2.6 7ETAS E INDICADORES As metas, que muitas !e&es so con#undidas com os objeti!os espec)#icos, so os resultados parciais a serem atin idos. ?este caso, podem e de!em ser bastante concretos expressando quantidades e qualidades dos objetos, ou 78A?<' ser #eito. A de#inio de metas com elementos quantitati!os e qualitati!os $ con!eniente para a!aliar os e!entos. Ao escre!ermos uma meta, de!emos nos per untar* o que queremos2 0ara que queremos2 7uanto queremos2 7uando a meta se re#ere a um determinado setor da populao ou a um determinado tipo de or ani&ao, de!emos descre!"(los adequadamente. 0or exemplo, de!emos in#ormar a quantidade de pessoas que queremos atin ir, o sexo, a idade e outras in#ormaes que esclaream a quem estamos nos re#erindo. /ada objeti!o espec)#ico de!e ter uma ou mais metas. 7uanto melhor dimensionada esti!er uma meta, mais #cil ser de#inir os indicadores que permitiro e!idenciar seu alcance. E/emplo* redu&ir em .DE o )ndice de delitos ju!enis at$ de&embro de .DDF. 2.8 7ATRI9 DE RELACIONA7ENTOS Essa matri& cita as pessoas respons!eis diretas pelo projeto, com aqueles que sero estabelecidas inter#aces, bem como todas aquelas pessoas ou ,r os que #ormaro a rede de parceiros e colaboradores na execuo do projeto. A de#inio clara de todos os atores en!ol!idos e respecti!os pap$is, tanto para o projeto como um todo como para as suas di!ersas etapas ou ati!idades espec)#icas, $ de #undamental import-ncia para o seu e#ica& erenciamento. 1e modo simples e direto di&emos que tanto o projeto ou qualquer de suas etapas e ati!idades tem um respons!el com nome, endereo e tele#one. 's rupos de interesses diretos, denominados stakeholders so as pessoas ou ,r os que podem e de!em ser mobili&ados em #a!or da reali&ao do projeto, desempenhando pap$is di!ersos 3colaboradores, patrocinadores etc+. 2.: RECURSOS; 7EIOS OU INFRA<ESTRUTURA =o os recursos humanos, tecnol, icos, #)sicos e #inanceiros necessrios ao desen!ol!imento do projeto. Este item $ indispens!el seja qual #or a nature&a ou a ma nitude do projeto. 0ara #acilitar a apresentao das in#ormaes eradas nesta etapa, recomenda(se usar a matri& F@ 3materiais, mquinas, mo(de(obra, meio ambiente, m$todos e medida+. 1e!e(se atentar para o #ato de que a matri& citada de!e ser !ista como instrumento de apoio, tanto para uma apresentao simpli#icada e resumida dos dados e in#ormaes quanto como roteiro, e!itando que al uma pro!id"ncia importante seja esquecida.
G

2.1= ESTI7ATIVA DE CUSTOS E FONTES DE FINANCIA7ENTO /onsiderando as principais ati!idades estabelecidas em cada objeti!o espec)#ico, indique o !alor do in!estimento solicitado ao 0ro rama, assim como a contrapartida da or ani&ao e os recursos pro!enientes de outras #ontes 3se #or o caso+. /omo contrapartida, podero ser computados os !alores estimados das instalaes, materiais e equipamentos da or ani&ao, cedidos ou utili&ados na implementao do projeto, assim como o !alor das horas de trabalho da equipe t$cnica, desde que esses itens no estejam inclu)dos no in!estimento solicitado ao pro rama. 2.11 CRONOGRA7A DE E>ECUO As aes, etapas ou ati!idades que compem o projeto de!em ser alocadas num crono rama com indicao clara da data de in)cio e concluso de cada uma, a #im de possibilitar um e#ica& monitoramento. ' crono rama $ a distribuio, no tempo, das principais ati!idades pre!istas. /onstitui um instrumento essencial de esto e, por isso, de!e ser elaborado com crit$rio. ' crono rama $ disposio r#ica das $pocas em que as ati!idades !o se dar e permite uma rpida !isuali&ao da seqH"ncia em que de!em acontecer. 6elacione as principais ati!idades do projeto, indicando os pra&os de reali&ao de cada uma. ' crono rama responde a per unta 78A?1'2 's projetos so temporalmente bem de#inidos quando possuem datas de in)cio e de t$rmino preestabelecidas. As ati!idades que sero desen!ol!idas de!em se inserir neste lapso de tempo. 2.11.1 CRONOGRA7A F1SICO As ati!idades ou etapas que compem o projeto de!em constar de um crono rama, com indicao clara das datas de in)cio e de concluso de cada uma, a #im de possibilitar um e#ica& acompanhamento. 2.11.2 CRONOGRA7A FINANCEIRO 5 o quadro que relaciona as ati!idades ou etapas e o respecti!o desembolso #inanceiro no tempo 3dirio, semanal, trimestral etc.+, !isando um melhor erenciamento dos recursos. 6ecomenda(se preparar um crono rama #inanceiro consistente com o crono rama #)sico e com a estimati!a de custos. .. GERENCIA7ENTO DO PROJETO
F

' erenciamento de projetos consiste na aplicao de conhecimentos, habilidades, #erramentas e t$cnicas s ati!idades do projeto a #im de atender aos seus requisitos. Irios aspectos de!em ser obser!ados no erenciamento de projetos, dentre eles destaca(se* a+ :denti#icar problemas, #alhas e erros que se podem trans#ormar em des!ios, em relao ao pre!isto% corri i(los e bloquear sua reincid"ncia% b+ comunicar a todos os en!ol!idos os resultados parciais alcanados% c+ rea!aliar os resultados lobais propostos, rede#inindo indicadores e metas, se #or o caso% d+ a!aliar a implementao do projeto no tocante a sua e#eti!idade. ..1 AGENDA DE 7ONITORA7ENTO 1e!e(se montar uma a enda para monitorar a execuo do processo contendo as aes e as datas das reunies para o monitoramento do andamento das ati!idades do projeto. ..2 PLANO DE ACO7PAN?A7ENTO DO PROJETO 0ara #acilitar o erenciamento su ere(se a elaborao de um 0lano de Acompanhamento do 0rojeto em que se poder monitorar os resultados alcanados m"s a m"s. ... 7ONITORA7ENTO DO DESE7PEN?O ' controle do projeto se d pelos indicadores, que de!em ser medidos durante a execuo, de acordo com as metas estabelecidas para cada etapa>ao Em cada ponto de controle, monitora(se o pro resso das etapas>aes, analisa(se as distores, apresenta(se alternati!as de soluo e replaneja(se o projeto, se #or o caso ..2 AVALIAO PROCESSUAL Esta modalidade de a!aliao re#ere(se #orma como o projeto $ condu&ido, eficincia dos m$todos e procedimentos empre ados, de modo a se poder #a&er mais com menos. A a!aliao de processo ou processual mede o pro resso na reali&ao dos objeti!os% identi#ica e mensura os aspectos li ados ao como fazer. ..3 AVALIAO DE RESULTADOS Esta modalidade re#ere(se eficcia dos m$todos e procedimentos utili&ados e denota as trans#ormaes sociais eradas pelas ati!idades. 7uando as metas de
J

um projeto, para um determinado per)odo de tempo, so atin idas, di&(se que o resultado #oi obtido com e#iccia.

..4 AVALIAO DE I7PACTO Esta modalidade de a!aliao re#ere(se perman"ncia ou sustentabilidade no tempo das trans#ormaes decorrentes das aes implementadas, ou seja, sua efetividade. ' impacto $ medido pela melhoria ocorrida na qualidade de !ida e bem( estar dos pblicos(al!o direto ou indireto, a m$dio e lon o pra&os, como resultado da melhoria das condies ambientais.

..6 RELAT@RIO DE AVALIAO FINAL Ao t$rmino do projeto, $ necessria uma a!aliao #inal o projeto. ?esse relat,rio de!e constar a identi#icao bsica do projeto com as datas de in)cio e t$rmino, as in#ormaes bsicas do projeto, a anlise dos resultados da implantao do projeto e a a!aliao eral do projeto e uma a!aliao dos resultados obtidos.

2. PARCERIAS E ALIANAS :denti#ique as pr('!(p (# p r!er( # estabelecidas para a execuo do projeto, incluindo parceiros(executores, instituies de apoio t$cnico, material ou #inanceiro, consultorias, etc., especi#icando as #unes de cada uma.

REFERANCIAS BIBLIOGRAFICAS KEL/M:'6, 0.;.'., Pl 'eB me')o e El bor CDo $e ProBe)o, /EA, 6N. IA6;A=, 6.I., 7 '" l Pr,)(!o $o Pl 'o $e ProBe)o; K6A=0'6<, 6N. :A/B:?=O:, =.A., El bor CDo e E/e!"CDo $e ProBe)o#; 8A=/, =/. 06'/M?'P, @. =/MAAAE6, P.K., PeE"e'o 7 '" l p r ProBe)o#, A06E@AI:>A@AI:>AEE/, 6= El bor CDo $e

;uia 0@K'O, publicado por 0roject @ana ement :nstitute, :nc, QQQ.pmi.or

E/emplo0 OrC me')o F+#(!o<F(' '!e(ro F 1G. Seme#)re


NATURE9A DA DESPESA 1. CUSTOS FI>OS 1.1 Alu uel :m,!el 1.. /onta de lu& 1.9 /onta de T ua 1.C /onta de tele#one 1.G :0<8 S"b<)o) l 1 2. PESSOAL ..1 /oordenao ;eral ... Administrao ..9 Auxiliar de Escrit,rio ..C @onitores ..G =er!ios de <erceiros S"b<)o) l 2 .. 7ANUTENO 9.1 'bras > 6eparos 9.. Assist"ncia t$cnica S"b<)o) l . 2. 7ATERIAL C.1 @aterial Escrit,rio C.. @aterial Mi iene>Limpe&a C.9 @aterial p> bene#icirios C.C 8ni#ormes C.G Equipamentos S"b<)o) l 2 6S 6S 6S 6S 6S 6S 6S D,DD 6S D,DD 6S D,DD 6S D,DD 6S D,DD 6S D,DD U 6S D,DD 6S D,DD 6S D,DD 6S D,DD 6S D,DD 6S D,DD 6S D,DD 6S D,DD 6S D,DD 6S D,DD 6S D,DD 6S D,DD 6S D,DD 6S D,DD 6S D,DD 6S D,DD 6S D,DD 6S D,DD 6S D,DD 6S D,DD 6S D,DD 6S D,DD 6S D,DD 6S D,DD 6S D,DD 6S D,DD 6S D,DD 6S D,DD 6S D,DD 6S D,DD 6S D,DD 6S D,DD 6S D,DD 7AS 1 7AS 2 7AS . 7AS 2 7AS 3 7AS 4 TOTAL 1o SE7

D,DD 3. TRANSPORTE G.1 ;asolina G.. Estacionamento>0ed i o G.9 Vnibus, <axi, outros S"b<)o) l 3 4. ALI7ENTAO F.1 Alimentao #ora da instituio F.. Alimentao dentro da instituio S"b<)o) l 4 6. VIAGENS J.1 0assa em de A!io J.. Mospeda em J.9 Alimentao S"b<)o) l 6 8. EVENTOS R.1 Equipamentos R.. 1i!ul ao 3#otos, impressos+ S"b<)o) l 8 :. OUTROS GASTOS 6S D,DD 6S D,DD 6S D,DD 6S D,DD

D,DD

D,DD

D,DD

D,DD

D,DD

6S D,DD 6S D,DD

6S D,DD 6S D,DD 6S D,DD 6S D,DD 6S D,DD 6S D,DD 6S D,DD

6S D,DD 6S D,DD 6S D,DD 6S D,DD 6S D,DD 6S D,DD 6S D,DD 6S D,DD

6S D,DD 6S D,DD 6S D,DD 6S D,DD 6S D,DD 6S D,DD 6S D,DD 6S D,DD 6S D,DD

6S D,DD 6S D,DD 6S D,DD 6S D,DD 6S D,DD 6S D,DD 6S D,DD 6S D,DD

6S D,DD S"b<)o) l : TOTAL GERAL 6S D,DD RH =;== 6S D,DD RH =;== 6S D,DD RH =;== 6S D,DD RH =;== 6S D,DD RH =;== 6S D,DD RH =;== 6S D,DD RH =;==

1D

You might also like