You are on page 1of 9

Poluio ambiental: decorrente da degradao da qualidade ambiental resultante de atividades que: Prejudicam a sade, a segurana e o bem-estar da populao.

pulao. Criem condies adversas as atividades sociais e econmicas. Afetem desfavoravelmente a parte bitica do ecossistema. Afetem as condies estticas e sanitrias do meio ambiente. Forneam matria ou energia em desacordo com os padres ambientais estabelecidos.

Fontes de fixao da vida humana: Ar atmosfrico -> poluentes atmosfricos gua -> esgotos Alimento -> lixo Energia solar

Triple bsico para o desenvolvimento da comunidade humana: Energia Transporte Sade Publica

Equilbrio meio ambiente e homem: o meio ambiente degradado coloca em risco o prorio homem. A poluio do meio ambiente a ao da matria degradada sobre as fontes de fixao da vida. A poluio desperdcio e pode ser reaproveitada, pois o esgoto sanitrio 99% gua. Ecossistema: conjunto das relaes recprocas entre parte bitica e abitica. Componentes: Seres vivos, ar, gua e terra: um equilbrio dinmico uma interao recproca entre a parte bitica e abitica. Para saber se a atividade impactante no ecossistema verificar se aps a implantao tem: Fonte de energia solar. Cadeia alimentar em equilbrio. Matria orgnica toda reaproveitada. Biodiversidade valorizada.

Tipos de Poluio Hdrica: Poluio pontual: poluio que vem de pontos bem caracterizados de fcil identificao e controle pelos rgos ambientais; rios poludos por lanamento de esgoto sem devido tratamento atravs de tubulaes que desembocam ai; Poluio difusa: poluio que vem de toda a bacia; eroso do solo que gera assoreamento, decorrentes de aterro sanitrio, fertilizantes e pesticidas que so levados aos cursos dgua pela chuva e infiltrao nos lenis no solo, atividades mineradoras e extrativistas, lixo disperso, desenvolvimento urbano desenfreado (descontrole ocupacional principalmente da populao de baixa renda).

Problemas causados pela poluio hdrica: Aumentar o custo do tratamento da agua para o abastecimento, at mesmo impossibilitar o tratamento Criar subprodutos de clorao Reduzir a vida marinha e com isso a obtenao de alimentos Ingerir vegetais e peixes contaminados

Processos poluidores: Contaminao: introduo de substncias nocivas com fatores patgenos ou qumico sade e as espcies da vida aqutica. Assoreamento: acmulo de substancias minerais ou orgnicas em um corpo dgua, o que provoca a reduo de sua profundidade e de seu volume til.

Eutrofizao: fertilizao excessiva da gua por recebimento de nutrientes, matria orgnica, estimulando a proliferao de algas e plantas aquticas, acontece somente em lagos e reservas. O nmero do nvel trpico (algas) se multiplica e os demais nveis no acompanham este crescimento, provocando um desequilbrio no ciclo. Acidificao: abaixamento do ph, como decorrncia da chuva acida que contribui para a degradao da vegetao e da vida aqutica.

Controle de poluio da gua: Tratamento de gua de abastecimento Implantao de sistema de coleta e tratamento de esgoto sanitrio e industrial. Controle de foco de eroso. Recuperao de rios atravs da restaurao de suas condies naturais, de sedimento, escoamento, geometria do canal, vegetao ciliar e biota nativa. Fiscalizao ambiental severa Emissrio submarino: o esgoto sanitrio bruto lanado em auto mar garantindo apenas que no retorne a costa, pode ser positivo j que o oceano tem poucos nutrientes e o esgoto rico de alimentos para os peixes.

A gua pode ser nociva quando : Agente da eroso, Carreia poluentes, Veculo de transmisso de doenas, Causa enchentes e inundaes (bacia degradada provoca enchentes nos perodos chuvosos e falta dgua na estiagem).

Tipos de nocividade dos alimentos: Pela infeco do animal cuja carne ou lote se destina ao consumo. Contaminao dos alimentos. Adulterao, deteriorao e envenenamento dos alimentos. Formas de controle: da produo, da manipulao, da armazenagem e do transporte.

Poluio do solo: a alterao prejudicial de suas caractersticas naturais com eventuais mudanas na estrutura fsica, resultado de fenmenos naturais ou de atividades humanas. Os cuidados quanto poluio esto principalmente associados ao contato da gua com o solo superficial e subsuperficial e a preservao da qualidade das guas. Solo elo inicial da cadeia alimentar. Fonte de poluio do solo: terremotos, vendavais e inundaes; disposio de resduos slidos e lquidos, urbanizao e ocupao do solo com alteraes no ciclo hidrolgico e na estrutura do solo, atividades agropecurias com a aplicao de nutrientes e pesticidas no solo e a remoo sazonal da cobertura vegetal, atividades extrativistas com a remoo de grandes quantidades de materiais e alterao de relevo. Desmatamento: O solo est cada vez mais pobre e os lagos eutrofizados, gerando poluio hibrida, por esse desmatamento incontrolado. O desmatamento da primeira camada do solo interfere com a base da cadeia alimentar; o desmatamento e a eroso fazem com que a chuva carreie o hmus para o rio deixando o solo estril e impermevel. Com o desmatamento os vegetais no existem mais para fixar a gua nos lenis subterrneos atravs de suas razes. No adianta somente a precipitao para haver guas nos rios, a camada de vegetao fundamental para que a gua infiltre e se acumule nos lenis.

necessrio que a bacia esteja em equilbrio para que a maior contribuio de gua para o rio venha por meio das guas subterrneas, isto ocorre em uma bacia com boa vegetao; numa bacia impermeabilizada a

contribuio de gua se da, na maior parte, pelo escoamento superficial, logo em poca de estiagem, como no h chuva, escoamento superficial ou gua nos lenis, o nvel de gua no rio baixa. Doenas de veiculao hdrica: a gua atua como veiculo do agente infeccioso: Clera - bactrias Febre tifide - bactrias Febre paratifide A B C - bactrias Disenteria bacilar - bactrias Amebase - protozorios Esquistossomase vermes e larvas

Doenas de origem hdrica: decorrente de certas substncias qumicas dissolvidas na gua em teor inadequado, contaminantes txicos e elementos agressivos em geral que causam perturbaes intestinais de etiologia obscura e intoxicam: Fluorose - excesso de flor Cries dentrias - falta de flor Metemoglobinemia doena sangue azul (excesso de nitrato e nitrito) Bcio escassez de iodo Saturnismo - excesso de chumbo Hepatite infecciosa - vrus Poliomielite - vrus Metais pesados

Modos de transmisso: os microrganismos patognicos atingem a gua com os excretas de pessoas e animais infectados. Ingesto direta: de gua de fontes contaminadas. Ingesto indireta: em atividades de lazer em praias contaminadas, em lagoas poludas, em piscinas sem tratamento. Ocorre a penetrao pelas mucosas. Pela pele com penetrao pelos poros. Pela gua estagnada proliferao de mosquitos. Pela contaminao dos alimentos ocorrendo entrada na cadeia alimentar.

Medidas miticadoras: Tratamento de gua de abastecimento Tratamento dos esgotos Preservao e monitoramento dos mananciais hdricos Fiscalizao ambiental severa Preservao dos rios e faixas marginais de proteo incluindo nascentes

Parmetros fiscos da gua: Cor: presena de material ionicamente dissolvido na gua. No conclusiva para determinao de poluio, a gua com cor a principio causa averso para consumo. Turbidez: Capacidade da gua de ser um obstculo passagem de luz pelas substancias em suspenso. Para medir o grau de turbidez devemos utilizar um aparelho que avalie a capacidade dos raios luminosos de penetrar na gua e a dificuldade criada pelo material em suspenso. Em excesso prejudica a fotossntese. Indicador indireto de poluio, indicador qualitativo. As guas subterrneas no tm turbidez. Sabor e Odor: so caractersticas que provocam sensaes subjetivas nos rgos sensitivos do olfato e paladar, causadas pela existncia de matria orgnica em decomposio, resduos industriais, gases dissolvidos, algas, sais dissolvidos em concentraes elevadas. Temperatura: o fenmeno da decomposio da matria orgnica no rio acelerado com temperaturas mais elevadas.

Condutividade eltrica: Presena de muita matria orgnica gera baixa condutividade, presena de sais minerais gera elevada condutividade. Material slido sedimentar: Normalmente areias que em conseqncia da sua presena geram atrito no sistema de abastecimento, danificando equipamentos. Material slido em soluo: (diferente de cor) so materiais filtrveis (RFT), de origem orgnica e inorgnica. Material slido em suspenso: (diferente de turbidez) so resduos no filtrveis totais (RNFT). No laboratrio esse material que fica retido calcinado, as substancias orgnicas ficam volteis e o resto fica fixo.

Parmetros qumicos da gua: indicadores de poluio permitindo concluir se a poluio recente ou remota, macia ou tolervel. PH: O ph da gua de abastecimento varia de 5 a 9 ( neutro). A acidez provocada pelo alto teor de co2 dissolvido. A alcalinidade provocada por resduos efluentes de indstrias muito alcalino. PH + acima de 9 (alcalino) favorece o fenmeno de eutrofizao. OD: quanto mais oxignio dissolvido melhor a qualidade da gua. Pouco O.D. denota poluio, pois o O2 estar sendo consumido por bactrias geradas da decomposio das algas. Deve ser medida a noite, pois as algas fazem fotossntese no dia, de noite pouco O2 e muito CO2. OD<4=pssima 4,4<OD<5,5=regular 5,5<OD<7=boa OD>7=excelente DBO: capacidade de consumo de O2 do corpo hdrico. Quanto maior a demanda bioqumica de oxignio, maior a poluio orgnica. DBO>10=gua no serve para abastecimento. Cloretos: indicativo de poluio por esgotos domsticos, fertilizantes ou gua do mar (contaminao salina). Dureza: dureza temporria presena de sais bicarbonatos corrigido por simples elevao de temperatura; dureza permanente devido a outros sais, que no pode ser corrigida. A dureza no abastecimento dificulta a espuma formada pelo sabo, favorvel somente s plantas. guas duras em funo de condies desfavorveis de equilbrio qumico podem incrustar as tubulaes. Caracterstica de guas subterrneas. Alcalinidade: importncia e influncia nos diversos tratamentos a que so submetidas. Agressividade: tendncia da gua a corroer os metais pela presena de cidos minerais. Oxignio o fator de corroso dos produtos ferrosos, gs sulfdrico dos no ferrosos e gs carbnico do a base de cimento. Salinidade: propriedade laxativa. Ferro e mangans: pode ajudar no desenvolvimento de bactrias ferruginosas que podem provocar diarria. Colore a gua e pode manchar porcelanas, esteticamente prejudicial. Cloretos: pode indicar a presena de fertilizantes, gua de mar e esgoto sanitrio. Na gua subterrnea indica presena de gua salina. Sulfatos: indica agressividade. Nitrognio amoniacal: sua presena denota poluio orgnica recente, ou mesmo devido a folhas, porque se fosse antiga j teria se transformado em nitrato ou nitrito. Em guas subterrneas indica a presena de esgoto. Nitrito: presena indica um grau intermedirio de decomposio do nitrognio amoniacal. No d uma informao precisa. Nitrato: se no houver mais nitrognio amoniacal indica poluio antiga ou fertilizantes. Metais pesados mercrio, cobre e alumnio. Fertilizantes.

Parmetros biolgicos da gua: Alfas: monitoramento de uma lagoa -> eutrofizao.

Coliformes Totais: grupos de bactrias aerbicas ou anaerbicas que so associadas decomposio de matria orgnica em geral e no causam doenas. Coliformes Fecais: indica exclusivamente fezes de animais de sangue quente.

E a diferena entre os coliformes fecais e totais realizada atravs da temperatura, fecais continuam vivos a uma temperatura de 440C. Se houver coliformes fecais certamente haver totais, porm a recproca no verdadeira. A presena de coliformes indica que o ecossistema foi contaminado com esgoto, nem sempre indica a obrigatoriedade de existncia de agentes patognicos e, portanto a ocorrncia de doenas. Assim a presena de coliformes alerta a possibilidade de haver uma poluio e/ou contaminao fecal. Coleta de amostras: Simples: vai ao ponto coletor, retira a amostra e manda para laboratrio. Composta no tempo: se coleta uma sub-amostra e depois se faz uma composio proporcional dos resultados. Composta no espao: se divide a seo do rio em partes e se colhe uma amostra de cada, depois se integra esses valores para que um nico valor represente a seo, coleta composta integrada.

Mtodos de analise de gua em laboratrio: Qualitativos. Quantitativos: colorimtricos; Gravimtricos; Volumtricos; Potenciomtricos; Absoro atmica.

Sistema de abastecimento de gua: importncia sanitria, econmica e social do sistema: A principal importncia sanitria do sistema de abastecimento de gua e evitar e controlar a veiculao hdrica de doenas, ou seja, a preveno de doenas; A comunidade melhora esteticamente; Induz a mudana de hbitos de higiene; O lazer garantido nas praias saneadas; Diminuio de gastos na rea da sade; A importncia para o aspecto econmico da regio enorme j que no existe desenvolvimento econmico industrial ou turismo sem gua; Extenso da idade econmica ativa; A gua infraestrutura bsica para qualquer comunidade.

Qualidade da gua: Classificao de acordo com padres de qualidade estabelecida pela CONAMA. Classe 1: para abastecimento domestico aps tratamento simplificado, proteo das comunidades aquticas, recreao de contato primrio, irrigao de hortalias e frutas consumidas cruas e aqicultura. Classe 2: para abastecimento domestico aps tratamento qumico e mesmos demais fins, porem no permitida a presena de corantes artificiais que no sejam removveis, e coliformes em obedecendo as exigncias de guas para balneabilidade. Classe 3: para abastecimento domestico aps tratamento qumico, irrigao de culturas arbreas e dessedentao de animais. Classe 4: para uso secundrio, navegao e valorizao paisagstica.

Fatores que afetam o consumo de gua: Clima: temperatura Hbitos e nvel de vida: padro de vida Natureza da cidade: cidade turistica Tamanho da cidade: Presso da rede: quando os aparelhos e torneiras so alimentados diretamente pela rede pblica que tem presso muito elevada, o consumo mdio maior devido a maior sada de gua e fugas

ocorrentes na prpria rede, mesmo a alimentao sendo indireta, por m eio de cisternas e caixa dgua os defeitos de registros de bia sero mais freqentes e ocasionaro igual perda de gua. Por isso as redes distribuidoras devem trabalhar a presses mais reduzidas e que ainda assegurem o abastecimento de gua. Medio de consumo nas instalaes prediais: o controle uma taxao que feita com base no consumo efetivo, da uma percepo ao consumidor se o gasto exagerado causado por desperdcios e fugas, controlando dessa maneira melhor o seu consumo.

Mtodos de previso da populao futura: Progresso aritmtica: todos os mtodos utilizam dados Pt sensos anteriores para fazer a projeo futura.

Pt = Po + *(t-t0)

(t-t0) a vida til do empreendimento. O mtodo limitado, pois para t = teramos Pt = , ento implan tado para pequenos projetos onde a vida til < 10 anos. Progresso geomtrica: a mesma analise do mtodo anterior, se tende a uma PA ou PG.

Pt = Po + ^(t-t0)

Extrapolao grfica: atravs dos sensos anteriores se traa a curva de crescimento ate to, a partir do grfico projeta-se a curva ate o tempo t encontrando o Pt. Para projetos pequenos e no tenham grande responsabilidade.

Curva Logstica: o mais preciso utilizado em projetos de grande preciso com vida til alta. Consideram-se as tendncias de crescimento da populao, traa-se um grfico ate a populao de saturao, populao que no cresce a taxa de mortalidade se iguala a de natalidade.

Comparao entre cidades semelhantes: mais preciso. Usa-se cidades semelhantes com a que se deseja determinar o Pt porem no podem ser dados muito antigos, faz-se uma translao dos grficos existentes e usa-se a media entre os grficos.

Consumo de gua: Qc = Pt x qm (l/*dia) Qc = Pt x qm / 86400 (l/s) Variao de consumo: Vazo media diria anual:

Volume num ano / 365 Consumo mdio per capita per diem: (l/hab*dia)

qm = volume distribudo anual 365*populao beneficiada

K1 - coeficiente do dia de maior consumo: varia de 1,2 a 2,0.

K1 = maior consumo dirio verificado Vazo media diria anual K2 - coeficiente da hora de maior consumo: sempre maior que k1, varia de 1,5 a 3,0. Usa-se um medidor na sada do reservatrio de gua para a cidade capaz de registrar as vazes distribudas em cada hora. O coeficiente utilizado pra dimensionar os condutos de distribuio que partem dos reservatrios, pois permite conhecer as condies de maior solicitao nessas tubulaes, que seriam as demandas nos perodos de maior consumo.

K2 = maior vazo horria no dia Vazo media horria no dia

Tratamento da gua: permite a adequabilidade do uso de gua bruta aps ser tratada. Importncia: Sanitria: evitar doenas de veiculao hdrica Esttica: tornar agradvel para o consumo Econmica: atrai investimentos diretos (industria, turismo) e indiretos (menor gasto com a sade)

Estao de tratamento de gua convencional ETA:

Flutuadores: colocados no rio bem prximo da tomada de gua para retirada do material que se conserva na superfcie e evitar entupimento da grade. Grades: so constitudas de barras metlicas dispostas uma ao lado da outra com espaamento suficiente capaz de reter materiais grosseiros. Desarenadores: dispositivos para a retirada dos slidos sedimentares. A presena excessiva de areia um problema para a captao, pois ocasiona a diminuio das paredes da tubulao, aumentam o custo no tratamento e ocasionam um desgaste maior das bombas e dispositivos do sistema. Tanque de equalizao: o objetivo equalizar a massa de gua a ser tratada, so opcionais. Muitas vezes nesta estrutura so lanados os coagulantes. Mistura rpida: utilizada para insero do coagulante. Coagulao e floculao: adio do coagulante, sulfato de alumnio, que atravs de uma atrao eletroltica entre as partculas em suspenso ocorre uma mistura lenta para favorecer a formao de flocos que posteriormente so precipitados nos decantadores. Decantadores: ocorre a retirada dos flocos. Filtrao: retira impurezas que ainda se encontram na gua. Funciona com um pente fino. Os filtros convencionais so mais lentos e os sob presso so mais rpidos. Fluorao: adio de flor na agua para preveno de carie dentaria em crianas e lactentes. Desinfeco: finalidade de eliminar bactrias que ainda possam existir na agua. O produto qumico mais utilizado o cloro (clorao). A dosagem correta de grande importncia econmica, evitar desperdcio, e sanitaria, evitar subprodutos da clorao. Correo de pH: aproximar do ph neutro da gua para evitar o encrustamento nas tubulaes do sistema de distribuio. Jar test: a funo determinar a quantidade mnima de coagulante a ser inserido ao sistema para o tratamento de agua. O processo consiste em distribuir umas amostras de agua bruta em 6 jarros passando pelas etapas de mistura rpida, floculao e decantao, variando o ph para determinar o ph ideal (e variando a quantidade de coagulante) Reservatrio de distribuio de gua: O objetivo regularizar a gua de seu abastecimento (constante) e a vazo de consumo (varivel). Para seu dimensionamento so usadas fraes de volume no vazes. Primeiro deve se dimensionar a rede de distribuio para saber qual a presso na rede. O reservatorio tem que ser colocado em uma cota alta, pois a distribuio se da por gravidade. A cota do reservatrio deve ser garantir uma faixa de presso necessria para o abastecimento de toda rede e no deixar presses elevadas nos trechos de distribuio na rede podendo estourar a tubulao e perder agua, cota ideal de reservatrio de distribuio. Reservatrio montante (clssico) Reservatrio jusante: para guas de sobra, o que no foi consumido. Este fica mais distante do ponto de distribuio. Classificao reservatrio de distribuio: Enterrado: usada para fica com a cota mais alta, e por isso com uma vazo muito maior que a necessria, para ter a cota ideal. Semi enterrado

Apoiado Elevado: para abastecimento de cidades planas Rdes de distribuio: o equipamento hidrulico que transportara gua ate o consumidor final. Trabalha com condutos forados por gravidade para evitar contaminao, e seu dimensionamento feito considerando uma vazo distribuda em marcha. Ramificada: feita ao longo do comprimento e utilizadas mais em ciades de pequeno porte. Malha: feito por reas, a diferena esta em inverter o fluxo.

Principais fontes de poluio dos corpos dgua: Fontes naturais: poluio atmosfrica pela ao dos ventos, vulces, minerais dissolvidos na gua subterrnea, dissoluo de vegetais e animais em estado de putrefao, escoamento superficial erosivo. Areas agrcolas: o cultivo do solo para agricultura pode gerar o aumento de carga slida e a contaminao por pesticidas, herbicidas, fertilizantes e agrotxicos. Aguas servidas urbanas: esgotos domsticos e industriais ocasionando depleo do oxignio nos cursos dagua, contribuio de slidos, coliformes, organismos patognicos, nutrientes e metais pesados, e lodo de estaes de tratamento. Fontes diversas: reas de minerao contribuindo com cargas significativas de cidos, metais, e reas de efluente de aterro sanitrio.

Poluentes em geral: Subst toxicas que afetam a sade: devido a despejos industriais e reas agrcolas. Subst que afetam a qualidade organolptica (cor, odor, sabor): por vrios subst e compostos. Subst que consomem oxignio: devido o processo de decomposio biolgica Subst qumicas reflatrias: no se decompem atravs de atividades microbiolgicas ou de muito lenta degradabilidade. Nutrientes: provocam eutrofizao Materia solida Organismos trasmissores de doenas: traz conseqncias indesejveis tanto de natureza econmica como de sade publica. Poluentes radioativos: vem de fontes de gerao de despejos radioativos que se acumulam na cadeia alimentar. Calor: vem das maquinas de refrigerao de outras guas industriais, que aumentam a taxa de desoxigenao nos corpos dagua e diminui a capacidade de transferncia de oxignio deste com a atmosfera.

You might also like