You are on page 1of 4

Texto da rea de Cincias Humanas e suas tecnologias _ 9 ano professores Messias,Danielle e Waleska A importncia de uma reflexo sobre a Poltica

No passado a Poltica significava a arte de bem administrar as coisas pblicas. A poltica deveria se preocupar com o bem,o melhor para toda a coletividade.Para falarmos de poltica preciso tambm falar da sociedade. necessrio refletir sobre a estrutura social visto que estamos convivendo em sociedade e a poltica trata das relaes de poder que so estabelecidas na sociedade.A Poltica est em todas as esferas da nossa vida,desde a relao que estabelecemos em nossas casas com nossos pais at nas relaes que estabelecemos com nossos colegas e professores na escola. Aristteles dizia na Grcia Antiga que ns somos animais polticos(Zoo politikon) por natureza.O Estagirita afirmava que entre viver isolados ou em grupos ,ns seriamos mais felizes convivendo,estabelecendo sempre laos de amizade.Para viver numa cidade/polis preciso ser cidado. Hoje as reflexes sobre a poltica devem acontecer porque precisamos resgatar o sentido originrio da poltica e precisamos esquecer de uma vez por todas que ela simplesmente a arte de se manter no poder a qualquer custo. Conscincia critica-poltica j!Ns todos somos responsveis pelo nosso governo.Ns elegermos ,ns delegamos poder a outras pessoas para que elas possam nos governar. Ento como queremos ser governados?A poltica ao participativa. Todos somos responsveis por uma boa ou m poltica governamental. Devemos sempre lembrar que o bom poltico aquele que tem bom carter e que pensa no bem estar geral. aquele que bom administrador.Portanto, em quem ns deveramos votar ,nas prximas eleies? Danielle Oliveira Diva Histria das ideias polticas Alm de lutar pelo poder e de criar instituies para exerc-lo, o homem tambm examina sua origem, natureza e significado. Dessas reflexes resultaram diferentes doutrinas e teorias polticas.

Antiguidade So escassas as referncias a doutrinas polticas dos grandes imprios orientais. Admitiam como nica forma de governo a monarquia absoluta e sua concepo de liberdade era diferente da viso grega, que a civilizao ocidental incorporou -- mesmo quando submetidos ao despotismo de um chefe absoluto, seus povos consideravam-se livres se o soberano fosse de sua raa e religio. As cidades da Grcia no se uniram sob um poder imperial centralizador e conservaram sua autonomia. Suas leis emanavam da vontade dos cidados e seu principal rgo de governo era a assemblia de todos os cidados, responsveis pela defesa das leis fundamentais e da ordem

pblica. A necessidade da educao poltica dos cidados tornou-se, assim, tema de pensadores polticos como Plato e Aristteles. Em suas obras, das quais a mais importante A repblica, Plato define a democracia como o estado no qual reina a liberdade e descreve uma sociedade utpica dirigida pelos filsofos, nicos conhecedores da autntica realidade, que ocupariam o lugar dos reis, tiranos e oligarcas. Para Plato, a virtude fundamental da polis a justia, pela qual se alcana a harmonia entre os indivduos e o estado. No sistema de Plato, o governo seria entregue aos sbios, a defesa aos guerreiros e a produo a uma terceira classe, privada de direitos polticos. Aristteles, discpulo de Plato e mestre de Alexandre o Grande, deixou a obra poltica mais influente na antiguidade clssica e na Idade Mdia. Em Poltica, o primeiro tratado conhecido sobre a natureza, funes e diviso do estado e as vrias formas de governo, defendeu como Plato equilbrio e moderao na prtica do poder. Emprico, considerou impraticveis muitos dos conceitos de Plato e viu a arte poltica como parte da biologia e da tica. Para Aristteles, a polis o ambiente adequado ao desenvolvimento das aptides humanas. Como o homem , por natureza, um animal poltico, a associao natural e no convencional. Na busca do bem, o homem forma a comunidade, que se organiza pela distribuio das tarefas especializadas. Como Plato, Aristteles admitiu a escravido e sustentou que os homens so senhores ou escravos por natureza. Concebeu trs formas de governo: a monarquia, governo de um s, a aristocracia, governo de uma elite, e a democracia, governo do povo. A corrupo dessas formas daria lugar, respectivamente, tirania, oligarquia e demagogia. Considerou que o melhor regime seria uma forma mista, no qual as virtudes das trs formas se complementariam e se equilibrariam. Os romanos, herdeiros da cultura grega, criaram a repblica, o imprio e o corpo de direito civil, mas no elaboraram uma teoria geral do estado ou de direito. Entre os intrpretes da poltica romana destacam-se o grego Polbio e Ccero, que pouco acrescentaram filosofia poltica dos gregos.

Idade Mdia
O cristianismo introduziu, nos ltimos sculos do Imprio Romano, a idia da igualdade entre todos os homens, filhos do mesmo Deus, uma noo que contestava implicitamente a escravido, fundamento social econmico do mundo antigo. Ao tornar-se religio oficial, o cristianismo aliou-se ao poder temporal e admitiu a organizao social existente, inclusive a escravido. Santo Agostinho, a quem se atribui a fundao da filosofia da histria, afirma que os cristos, embora voltados para a vida eterna, no deixam de viver a vida efmera do mundo real. Moram em cidades temporais mas, como cristos, so tambm habitantes da "cidade de Deus" e, portanto, um s povo.

Santo Agostinho no formulou uma doutrina poltica, mas a teocracia est implcita em seu pensamento. A soluo dos problemas sociais e polticos de ordem moral e religiosa e todo bom cristo ser, por isso mesmo, bom cidado. O regime poltico no importa ao cristo, desde que no o obrigue a contrariar a lei de Deus. Considera, pois, um dever a obedincia aos governantes, desde que se concilie com o servio divino. Testemunha da dissoluo do Imprio Romano, contemporneo da converso de Constantino ao cristianismo, santo Agostinho justifica a escravido como um castigo do pecado. Introduzida por Deus, "seria insurgir-se contra Sua vontade querer suprimi-la". No sculo XIII, santo Toms de Aquino, o grande pensador poltico do cristianismo medieval, definiu em linhas gerais a teocracia. Retomou os conceitos de Aristteles e os adaptou s condies da sociedade crist. Afirmou que a ao poltica tica e a lei um mecanismo regulador que promove a felicidade. Como Aristteles, considerou ideal um regime poltico misto com as virtudes das trs formas de governo, monarquia, aristocracia e democracia. Na Summa teologica, justifica a escravido, que considera natural. Em relao ao senhor, o escravo " instrumento, pois entre o senhor e o escravo h um direito especial de dominao".

O que corrupo? Eduardo de Freitas em Geografia humana Corrupo vem do latim corruptus, que significa quebrado em pedaos. O verbo corromper significa tornar ptrido. A corrupo pode ser definida como utilizao do poder ou autoridade para conseguir obter vantagens e fazer uso do dinheiro pblico para o seu prprio interesse, de um integrante da famlia ou amigo.

corrupo

crime.

Veja

alguns

itens

que

revelam

prticas

corruptas:

* Favorecer algum prejudicando outros. * Aceitar e solicitar recursos financeiros para obter um determinado servio pblico, retirada de multas ou em licitaes favorecer determinada empresa. * Desviar verbas pblicas, dinheiro destinado para um fim pblico e canalizado para as pessoas responsveis pela obra. * At mesmo desviar recursos de um condomnio . A corrupo presente (em maior evidncia) em pases no democrticos e de terceiro mundo. Essa prtica infelizmente est presente nas trs esferas do poder (legislativo, executivo e judicirio). O uso do cargo ou da posio para obter qualquer tipo de vantagem denominado de trfico de influncia. Toda sociedade corrupta sacrifica a camada pobre, que depende puramente dos servios pblicos, mas fica difcil suprir todas as necessidades sociais (infraestrutura, sade, educao,

previdncia etc.) se os recursos so divididos com a rea natural de atendimento pblico e com os traficantes de influncia (os corruptos).

Quando o governo no tem transparncia em sua administrao mais provvel que haja ou que incentive essa prtica, no existe pas com corrupo zero, embora os pases ricos democrticos tenham menos corrupo, porque sua populao mais esclarecida acerca dos seus direitos, sendo assim mais difceis de enganar. Atualmente existe uma organizao internacional que tem como finalidade desenvolver pesquisas nos pases para medir o nvel de corrupo. A partir da pesquisa feita uma classificao de acordo com a nota que vai de 0 a 10. Alguns dados revelam que o primeiro lugar com nota 9,7, que corresponde margem de confiana, a Finlndia; e o Brasil ocupa 54 com nota 3,9, margem de confiana 37-41%. Fonte:http://www.mundoeducacao.com/geografia/o-que-corrupcao.htm

You might also like