You are on page 1of 3

ESTIRPAO DE HIPERPLASIA INTERDIGITAL EM VACA DE LEITE DURANTE AULA PRTICA PARA ALUNOS DE GRADUAO EM MEDICINA VETERINRIA

Thales Ferreira Teixeira1, Natlia Matos Souza2, Alexandre Tadeu Mota Macedo2, Maria Dolores Sampaio Morais
Campos2, Marlom de Vasconcelos Azevedo2, Brunna Cavalcante Freitas2, Joana Darc da Rocha Alves3, Paulo Fernandes de Lima4, Marcos Antnio Lemos de Oliveira4.

Introduo
As claudicaes representam uma das principais causas de dor e desconforto para os bovinos, alem das perdas econmicas que podem atingir cifras expressivas. [1] A hiperplasia interdigital uma reao proliferativa da pele e subcutneo da regio interdigital, com a neoformao de um tecido de consistncia firme, que ocupa parte ou toda a extenso do espao interdigital. Pode ser uni ou bilateral sua ocorrncia mais freqente no membro posterior, sobretudo em animais adultos e pesados. [1] As leses mostram caractersticas de inflamao subaguda ou crnica com hiperqueratose, sendo que a pele pode estar espessada at 16mm. [1] Dentre as causas mais comuns esto: a irritao crnica provocada por inflamao na regio interdigital ou crescimento excessivo da parede axial do digito, conformao anormal das unhas (unhas muito abertas), acumulo excessivo de gordura subcutnea no espao interdigital e a origem de ordem gentica. [1] A claudicao eventual e depende do tamanho da leso ou da presena de infeces secundrias associadas compresso aplicada aos dgitos afetados. Pequenas leses no produzem interferncias mecnicas nem causam claudicao. [1] As leses extensas podem interferir no movimento das unhas e, quando acompanhadas de infeces, ulceras e necrose, produzem um exudato ftido caracterstico. [1] A umidade local permanente pode favorecer a presena constante de miase, que pode contribuir para destruir a face axial do estrato crneo, com exposio e granulao da derme ungueal. [1] Os casos mais simples em geral no necessitam tratamento e o problema exclusivamente esttico. As leses extensas que se mostram sensveis palpao ou esto infectadas dificultando a locomoo e geralmente produzindo claudicao, devem ser removidas cirurgicamente. Toda a massa tumoral se diferencia claramente do tecido fisiolgico e deve ser retirada por completo para no haver a possibilidade de metstase. Objetivou-se ensinar a tcnica cirrgica da remoo de Hiperplasia interdigital para alunos de graduao do stimo perodo de Medicina Veterinria.

Material e mtodos Alunos Envolvidos


Os alunos do stimo perodo do curso de Medicina Veterinria/UFRPE foram os envolvidos nos procedimentos, e dois foram escolhidos para auxiliar diretamente na cirurgia.

________________ 1. Primeiro Autor o Discente do Curso de Graduao em Medicina Veterinria e monitor da disciplina de Ginecologia Veterinria, Universidade Federal Rural de Pernambuco, E-mail: thales_teixeira@hotmail.com. 2. Segundo Autor o Discente do Curso de Graduao em Medicina Veterinria e monitor da disciplina de Ginecologia Veterinria, Universidade Federal Rural de Pernambuco, E-mail: natinha_matos@hotmail.com,alexandretmota@hotmail.com,dolores_sampaio@hotmail.com, mutley_pb@hotmail.com, nunnafreitas@hotmail.com . 3. Terceiro autor a Medica veterinria do Departamento de Medicina Veterinria, Universidade Federal Rural de Pernambuco, E-mail: Joanarocha@hotmail.com . 4. Quarto Autor Professor Doutor do Departamento de Medicina Veterinria, Universidade Federal Rural de Pernambuco, E-mail: paulolima4045@hotmail.com ; maloufrpe@uol.com.br .

Animal Submetido Cirurgia Foi realizada a cirurgia em uma vaca da raa Girolando, de produo leiteira da Fazenda Trs Lagoas situada no municpio de Itabaiana-Pb. Consideraes pr-operatrias A vaca, aps jejum de slidos de 24h e 12h de lquidos, foi sedada com Cloridrato de XilazinaRompun (0,05mg/kg IV) momentos antes do procedimento cirrgico e contida com cordas em decbito lateral com o membro comprometido para cima, lavado o p com gua e sabo, aplicado antisptico no local e colocado o torniquete de borracha na regio metacarpiana. Material Os materiais utilizados para a realizao da cirurgia foram: cordas, cabrestos, anti-spticos (clorexidine iodo povidona), seringas e agulhas descartveis, anestsico local (lidocana) e medicao pr-anestsica Cloridrato de Xilazina- Rompun, instrumental cirrgico bsico, e luvas cirrgicas. Procedimentos Anestsicos A cirurgia foi realizada com o animal em decbito lateral, com o uso de Cloridrato de Xilazina- Rompun na dose de 0,05mg/Kg. Alm disso, foi estabelecida anestesia regional intravenosa (Bier) injetando-se aproximadamente 20ml de lidocana a 2%, na veia digital dorsal comum, alem do bloqueio interdigital local circular ao fibroma [2]. Procedimento Cirrgico Fixou-se a massa fibrosa com uma pina e removeu por meio de duas incises elpticas longitudinais ao longo de toda a extenso da leso, juntamente com o excesso de tecido adiposo que se encontrava profundamente ao calo, aps a retirada executou-se a cauterizao a ferro quente. Procedimentos ps-operatrios Aplicou-se bandagem compressiva para proteo e hemostasia juntamente com pasta composta de sulfato de cobre e ganadol. Administrou-se tambm antibiticos, antiinflamatrios e analgsicos.

Resultados e Discusso
de suma importncia para a formao do Mdico Veterinrio o domnio dos procedimentos tcnicos envolvidos na cirurgia, tendo em vista a incidncia de tais casos prejudicando a produtividade assim como a qualidade do leite. Aulas prticas para a formao do Mdico Veterinrio so de grande relevncia. Pois estas atividades tm como objetivo fornecer vivncia prtica, tendo em vista um embasamento terico anteriormente lecionado. Os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar a interao entre profissional e proprietrios, alm de aprender sobre os procedimentos cirrgicos e fatores importantes relacionados ao pr-operatrio e psoperatrio de cirurgias em geral e desta especificamente. Corroborando com Fres Burnham [3] e Young [4] afirmam que o processo de formao no ocorre somente na escola. Acontece em mltiplos espaos, assim como so mltiplas as aprendizagens que ocorrem em cada um desses espaos. Agradecimentos Agradeo primeiramente a Deus segundo a minha famlia ao Professor Paulo Fernandes de Lima e aos funcionrios Alcir Loureiro de Carvalho e Joana DArc da Rocha Alves, do Departamento de Medicina Veterinria, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, pela pacincia, compromisso e dedicao para realizao de atividades prticas. Agradecer tambm Administrao da UFRPE, a diretora e substituta eventual Professoras: Evilda Rodrigues de Lima e Ana Paula Tenrio pelo empenho e dedicao para a execuo das aulas prticas.

Referncias
[1] NICOLETTI, J.L., MELLO,. Manual de podologia bovina. Barueri, SP: Manole2004..

[2] MASSONE, F.; Anestesiologia Veterinria: Farmacologia e Tcnicas. Rio de Janeiro: Koogan, 1999. 3 edio. 38p e 150p. [3] FRES, T.B. Sociedade da informao, sociedade do conhecimento, sociedade da aprendizagem: implicaes tico-polticas no limiar do sculo. Informao e informtica. Salvador. p.283-307. 2000. YOUNG, M.F.D. O currculo do futuro: da "nova sociologia da educao" a uma teoria crtica do aprendizado. Campinas. 2000.

[4]

You might also like