You are on page 1of 2

Arroz integral reduz a gordura abdominal

90 gramas ou 4 colheres de sopa bem cheias de arroz integral todos os dias. Essa a medida recomendada pelos especialistas para reduzir a gordura abdominal e afastar males como o cncer
Publicado em 06/09/2013 Reportagem: Lcia Nascimento | Fotos: Alex Silva Contedo

Uma fina casca - para os olhos, essa a nica diferena entre o arroz integral e o branco. Para o corpo, no entanto, esse detalhe fonte de inesgotveis benefcios, que vo do controle dodiabete reduo da gordura abdominal. Pelo menos essa a concluso de uma pesquisa feita por nutricionistas da Universidade Tufts, nos Estados Unidos, que analisaram a dieta de 2 800 pessoas. Entre elas, as que consumiam trs ou mais pores de cereais integrais diariamente - e no abusavam dos refinados - tinham at 10% menos gordura visceral, aquela que se deposita barriga adentro e recobre rgos como pncreas, intestino e fgado. primeira vista, a reduo pode parecer pequena, mas as vantagens so imensas.

Os benefcios
A comear pela barriga, que d uma enxugada. Em consequncia, o corao beneficiado: clulas gordurosas mais murchas significam menos inflamao nas artrias e, claro, menos trabalho para fazer o sangue circular. "Sem contar que, nos ltimos anos, a cincia provou que a distribuio da gordura no corpo importante para determinar o risco

cardiovascular", explica Jos Renato das Neves, cardiologista do Hospital Samaritano de So Paulo. "Pessoas que nem sequer tm peso elevado, mas apresentam a adiposidade nas vsceras ou rgos internos, apresentam um risco maior." Junto a tantas vantagens, existe ainda a menor probabilidade de aparecimento de tumores, como o de mama. Agora resta a pergunta: como essa casquinha, que parece to insignificante, consegue resultados to surpreendentes? "A resposta est no seu teor de fibras. Quanto maior seu valor, menor a quantidade de glicose e lipdios absorvidos. Esses fatores so importantes para evitar a deposio de gordura intra-abdominal", esclarece Rosana Radominski, endocrinologista e presidente da Associao Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Sndrome Metablica (Abeso). que as fibras formam uma espcie de goma quando entram em contato com a gua e, assim, tornam a digesto mais lenta, fazendo com que o acar proveniente dos alimentos seja assimilado aos poucos. Se no fosse dessa forma, aumentaria a produo de insulina, hormnio responsvel por mandar a glicose para dentro das clulas. S que, em excesso, ele infla os pneus da barriga e, ainda, abre caminho para o diabete.

Todo dia dia


Quem come arroz diariamente costuma se alimentar de maneira mais saudvel em todas as refeies e a o corpo agradece com todas as suas foras. Ao analisar dados de 1999 a 2004 sobre a dieta de mais de 25 mil crianas e adultos, pesquisadores americanos constataram que nos apreciadores desse cereal no havia carncia de nutrientes essenciais para o organismo, como cido flico, potssio e outras vitaminas do complexo B. Muito pelo contrrio. "O ideal ingerir o alimento na maioria das refeies", sugere a nutricionista Renata Garrido, do Hospital Nove de Julho, em So Paulo. "No h uma recomendao mnima, mas o correto substituir o branco e incluir o integral aos poucos. Mas, como esse um hbito novo para boa parte da populao, o mnimo consumido j vlido", conclui. O estudo, realizado por uma empresa de consultoria alimentar, baseou-se no National Health and Nutrition Examination Survey, um levantamento feito periodicamente pelo governo dos Estados Unidos. O resultado mostrou ainda que os consumidores regulares de arroz tm menor propenso a acumular quilos extras, 34% menos risco de hipertenso e 27% menos probabilidade de aumento na circunferncia abdominal. "O arroz em si, principalmente o integral, considerado uma boa fonte de fibras alimentares, de vitaminas do complexo B e de minerais", confirma a nutricionista Patrcia Ramos, coordenadora do Servio de Nutrio do Hospital Bandeirantes, na capital paulista. "A longo prazo, sua ingesto diminui mesmo o risco de diversas doenas."

Mais bonita e feliz


Os tipos integral e parboilizado tambm ganham destaque pelos teores de metionina, um aminocido essencial que evita a queda dos cabelos e hidrata pele e unhas. "Sem contar que a metionina precursora de um neurotransmissor, a serotonina", conta Patrcia. Essa substncia uma espcie de antidepressivo natural. O aminocido ainda auxilia na reduo do colesterol e afasta a fadiga crnica.

You might also like