You are on page 1of 7

METODOLOGIA NO ENSINO DO CRCULO DE MOHR

Leonardo Leal Arienti larienti@ugf.br Universidade Gama Filho, Departamento de Engenharia Mecnica Rua Manoel Vitorino, 553 Piedade 20.748 900 Rio de Janeiro RJ Amaury Bordallo Cruz bordallo@epq.ime.eb.br Instituto Militar de Engenharia, Departamento de Engenharia Mecnica Praa General Tibrcio, 80 Praia Vermelha 22.290 270 Rio de Janeiro - RJ

Resumo: Os autores pesquisaram a relao entre o ensino e o aprendizado das disciplinas de Resistncia dos Materiais nos cursos de Engenharia Mecnica. Pesquisaram tambm, dentro dos tpicos abordados pelas diversas disciplinas que compem a matria de Resistncia dos Materiais, qual o de mais difcil aprendizado e assimilao definitiva. O resultado inconteste aponta diretamente para o Crculo de Mohr. A metodologia proposta baseia-se no Crculo de Mohr bidimensional. Rene os princpios basilares da didtica, a participao ativa do aluno, explora a criatividade do professor, tanto na colocao e desenvolvimento do tema, como na proposio de exerccios e avaliaes. A grande maioria dos livros sobre o assunto, quer editados no Brasil ou mesmo em Portugal, foram examinados pelos autores, na busca da melhor e mais eficaz forma de abordagem do tema frente aos alunos. Os exerccios so parte fundamental da metodologia e neles residem a eficcia e o sucesso do aprendizado. fundamental que sejam bem preparados e aplicados numa ordem crescente, lenta e gradual de dificuldade. Os resultados preliminares da aplicao direta da metodologia, so animadores. No entanto o mtodo continua sendo exaustivamente aplicado com o objetivo de maturar e solidificar seus conceitos. Palavras-chave: Resistncia, Materiais, Mohr, Metodologia 1. INTRODUO

Inmeros so os comentrios, crticas e sugestes advindos de alunos, ex-alunos j graduados e demais engenheiros, quer mecnicos ou civis, com relao ao binmio ensino aprendizagem das diversas disciplinas que abordam a matria de Resistncia dos Materiais. De h muito tem-se constatado que a aprendizagem da Resistncia dos Materiais no tem sido eficaz. Mais crtico ainda o aprendizado do crculo de Mohr. Constatados estes fatos, os autores elaboraram uma pesquisa levada a termo com os participantes da comunidade formada por alunos, professores e engenheiros, quer graduados a pouco ou muito tempo. Os dados desta pesquisa esto sendo tabulados, analisados e criticados, para brevemente serem divulgados. comum encontrar alunos e ex-alunos de Resistncia dos Materiais, que no sabem traar um Crculo de Mohr e dele retirar os resultados esperados. A anlise dos resultados preliminares da pesquisa, j aponta para uma deficincia no ensino e aprendizagem do Crculo de Mohr.

Os autores apresentam uma metodologia de ensino, tendo por base o traado do Crculo de Mohr bidimensional, para as tenses, objetivando propiciar, ao aluno, seu entendimento de forma consistente e definitiva, usando os modernos ensinamentos didticos apregoados por DELORS (2001). Procurou-se dentro da literatura utilizada nos cursos de Engenharia Mecnica e Civil ministrados no Brasil, identificar todas as formas de apresentao do tema. Os autores houveram por bem incorporar as recomendaes de BEER e JOHNSTON (2002), metodologia ora proposta. 2. EMBASAMENTO TERICO O modelo adotado neste estudo, para a exposio da metodologia proposta, a representao grfica do estado plano de tenses bidimensional. O propsito do Crculo de Mohr determinar como as componentes de tenso se transformam, em funo da rotao dos eixos coordenados. Um ponto submetido a um estado plano de tenses (ou seja z = zx = zy = 0), qualquer que seja, ser representado pelas componentes de tenso x, y e xy, relativas a um cubo elementar. Para a determinao das componentes de tenso, x, y e xy referentes ao cubo elementar rodado de um ngulo ao redor do eixo z (perpendicular ao plano em questo), ser expressado em funo de x, y e xy e pelas equaes do estado plano de tenses. Tais equaes so as paramtricas de uma circunferncia. Adotando-se um sistema de eixos coordenados, um ponto de abscissa x e ordenada xy, para qualquer ngulo , estar sempre localizado sobre a linha da circunferncia. Trabalhando-se algebricamente as equaes paramtricas obtm-se a equao abaixo, que representa uma circunferncia de raio R com centro sobre o eixo das abscissas (ordenada nula).

med = (x + y)/2
(x - med)2 + xy = R2 3. A AO DO PROFESSOR JUNTO AOS ALUNOS

(1) (2)

O ensino do Crculo de Morh deve ser cuidadoso e meticuloso. A coordenao do curso deve dedicar especial ateno na seleo do docente que ir ministrar a disciplina que abordar o tema Circulo de Mohr. Os autores diagnosticaram que parte das dificuldades do aprendizado reside num professor sem as caractersticas que esta metodologia recomenda, a saber: - amplo domnio do tema; - meticuloso e detalhista; - organizado; - saber selecionar e propor exerccios; - saber apresentar o tema com eloquncia e objetividade; - criativo; - condutor de aulas participativas; - fcil relacionamento com os discentes.

Com tais caractersticas o professor poder apresentar aos alunos o tema de forma didtica, e participativa, como recomenda DELORS (2001). Enfoque especial dever ser dado a apresentao inicial do tema, com nfase nos seguintes tpicos: - propsitos e objetivos do Crculo de Mohr; - mecanismo de construo; - resultados a serem alcanados; - ensinamentos retirados; - comparao de resultados e crtica. Inicialmente os alunos devem ter um panorama sobre de onde parte o Crculo de Mohr e onde chega. Devem ter conscincia de que o Crculo de Mohr uma ferramenta prtica, fcil e objetiva para determinao das tenses mximas que atuam sobre um elemento estrutural, a partir de situaes particulares. Deve ficar bem claro que um processo grfico, alternativo para facilitar e agilizar os resultados provenientes das equaes do estado de tenses. Alm de fornecer os resultados de tenses mximas, o crculo permite localizar a posio exata onde elas se encontram. Os resultados fornecidos pela correta construo do Crculo de Mohr, devem ser levados comparao com dados j conhecidos e oriundos dos ensaios de corpos de prova submetidos trao/compresso e cisalhamento. Na tica dos autores, a demonstrao do mecanismo de construo e rotao a que deve ser submetido o crculo, na busca das tenses mximas e seus pontos de verificao, deve seguir o procedimento apresentado por BEER e JOHNSTON (2002). A exposio do tema bastante clara e simples, proporcionando ao aluno uma rpida assimilao. J outros autores, o fazem de maneira confusa e/ou complexa, para o aluno iniciante. BEER e JOHNSTON (2002) exploram a simplicidade e a objetividade na construo do crculo de Mohr. Quanto da exposio do tema aos alunos, baseados em BEER e JOHNSTON (2002), o professor deve, com sua criatividade, explorar os detalhes relacionados com a rotao que deve ser ao crculo, demonstrando que a cada passo, a cada nova posio, h uma alterao nas tenses, conforme ilustrado na figura 1. Neste particular repousam as principais preocupaes dos autores, frente ao ensino/aprendizado do tema.

Figura 1 4. A IMPORTNCIA DOS EXERCCIOS A preparao de exerccios, a resoluo em sala de aula, de modo participativo e interativo, a organizao e meticulosidade na apresentao das solues propostas so componentes vitais no sucesso da metodologia proposta. A seguir so apresentados todos casos possveis de carregamento em elementos estruturais. necessrio que os alunos saibam resolver todos os casos. O professor deve selecionar alguns, para exemplificar a construo do crculo, em sala de aula. Os demais devero ser resolvidos pelos alunos em atividades extra-classe. No entanto, o professor deve se certificar de que todos fizeram a atividade proposta com aproveitamento. Caso necessrio, os casos mais crticos devero ser resolvidos participativamente em sala de aula, numa segunda oportunidade. Fica por conta da criatividade do professor dar valores as tenses propostas nos exerccios. Aconselha-se que, numa primeira rodada, todas as tenses sejam iguais (p. ex. 100 MPa). Numa segunda oportunidade o professor dever propor valores diferentes para as tenses normais de trao e compresso, bem como para a tenso de cisalhamento. Exemplos de situaes reais do cotidiano dos alunos e da engenharia devero ser explorados. Uma vez solidificadas as situaes apresentadas a seguir, caber ao professor selecionar lista de exerccios a serem extradas da literatura j existente ou criados pelo prprio professor, a fim de propiciar ao aluno a completa compreenso de todas as alternativas de carregamento (e conseqente solues) possveis. A resoluo de tais listas dever tambm ser relacionada s atividades extra classe, e incentivada a formao de pequenos grupo de estudos. A participao de monitores recomendada e estimulada pelos autores.

5. CONCLUSES E RECOMENDAES A importncia de um eficaz aprendizado do Crculo de Mohr fundamental na formao dos Engenheiros Civis e Mecnicos. Disciplinas que devem ser ensinadas aps a Resistncia dos Materiais, tais como Elementos de Mquinas e Teoria das Estruturas, entre tantas outras, s tero sucesso, se aliceradas pelos fundamentos da Resistncia. Portanto o sucesso no ensino do Crculo de Mohr, quer por intermdio da metodologia proposta quer por outra, fundamental no processo de formao dos Engenheiros. Os autores julgam o tema de fundamental importncia. A metodologia aqui descrita est sendo implementada na Universidade Gama Filho, desde 2001. Os resultados preliminares estimulam o aperfeioamento da metodologia e seu detalhamento e aprofundamento. Pesquisas contnuas esto sendo levadas a termo, quer para avaliar a implantao j efetivada, quer para diagnosticar deficincias no ensino/aprendizado, ainda no detectadas. Esta metodologia est em contnuo aperfeioamento. O prximo passo ser a divulgao dos resultados tabulados, analisados e criticados, das pesquisas at aqui efetivadas.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ARRIVABENE, V. Resistncia dos Materiais. So Paulo: Makron, 1994. BEER, F.R.; JOHNSTON, E.R. Resistncia dos Materiais. So Paulo: McGraw-Hill, 2002. DELORS, J. Educao Um Tesouro a Descobrir. So Paulo: Cortez, 2001. HIBBELER, R.C. Resistncia dos Materiais. Rio de Janeiro: Prentice-Hall, 2000. HIGDON, A.; OHLSEN, E.H. et al. Mecnica dos Materiais. Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1981 NASH, W. Resistncia dos Materiais. Lisboa: McGraw-Hill, 2001. POPOV, E.P. Resistncia dos Materiais. Rio de Janeiro: Prentice-Hall, 1984. THE TEACHING METHODOLOHY OF THE MOHR CIRCLE Abstract: The authors researched the relation between the teaching and the learning of the Material Resistance subject in the Mechanical Engineering courses. They also researched, within the approached topics by the various subjects that form the Material Resistance subject, which has the most difficult learning and definite assimilation. The uncontested result points straight to the Mohr Circle. The proposed methodology is based on the bi-dimensional Mohr Circle. It gathers the basic principles of didactics,

the active participation of the student, explores the creativity of the teacher, in the showing and development of the theme and also in the proposition of exercises and exams. Most of the books on this subject, edited in Brazil and even in Portugal, were examined by the authors in the search of a better and more efficient way of approaching the theme before the students. The exercises are fundamental part of the methodology and in them reside the efficiency and success of the learning. It is essential that they be well prepared and applied in an increasing, slow and gradual order of difficulty. The preliminary results of the direct application of the methodology are encouraging. Nevertheless, the method is still being wearisomely applied with the purpose of maturing and solidifying its concepts. Key-words: Resistence, Materials, Mohr, Methodology

You might also like