You are on page 1of 8

Sumrio

1 Introduo ............................................................................................................................. 1 1.1 1.2 1.3 1.4 2 3 Apresentao do tema .................................................................................................. 1 Problema ....................................................................................................................... 1 Objetivos ....................................................................................................................... 1 Justificativa .................................................................................................................... 1

Referencial Terico ............................................................................................................... 2 Metodologia .......................................................................................................................... 5 3.1 3.2 3.3 Delimitao da pesquisa ............................................................................................... 5 Local da pesquisa .......................................................................................................... 6 Sujeitos da pesquisa ...................................................................................................... 6

4 5 6

Coleta de dados ..................................................................................................................... 6 Instrumentos ......................................................................................................................... 6 Referncias ............................................................................................................................ 7

ETNOMATEMTICA 1 Introduo 1.1 Em Apresentao do tema alguns sculos passados, culturas de diferentes povos

desenvolveram vrias maneiras de trabalhar com medidas, interpretaes e clculos, facilitando assim seus modos de vida, tendo uma compreenso mais ampla de suas necessidades no dia a dia, denominando-se como etnomatemtica, pois utilizavam prticas de sua cultura. Nos dias atuais a etnomatemtica na escola tem como objetivo levar aos alunos o conhecimento de sua cultura e cotidiano, para sala de aula, integrando possveis relaes com a matemtica aplicada nas escolas, focando os contedos especficos. No entanto essa etnomatemtica no muito utilizada, pois na maioria das vezes, professores seguem rigidamente os livros didticos. Sendo que podiam explorar mais a cultura e cotidiano dos alunos, possibilitando um melhor entendimento dos contedos propostos. 1.2 Problema

Como aplicar a etnomatemtica em sala de aula? 1.3


Objetivos Utilizar a etnomatemtica como tendncia para o ensino da matemtica; Conhecer os fundamentos tericos-metodolgicos da matemtica; Estudar a cultura, os costumes da comunidade escolar; Entrevistar alunos sobre os conhecimentos matemticos utilizados no cotidiano; Realizar interveno pedaggica na escola. Justificativa

1.4

O desenvolvimento da pesquisa sobre a etnomatemtica, contribui para uma transmisso de conhecimentos de cada cultura, podendo ser desenvolvida

em comunidades rurais em geral ou em qualquer outra etnia, onde podem ser levados conhecimentos matemticos, com base no cotidiano dos alunos dessas escolas, para que os alunos construam o domnio necessrio dos contedos especficos da matemtica trabalhados em sala de aula com base no seu cotidiano(a cultura da comunidade), tendo um conhecimento mais amplo dos contedos trabalhados. Com essa metodologia de ensino, o professor ter mais oportunidades de se trabalhar em sala, ter mais comunicao e interao com os alunos, podendo se obter resultados positivos e satisfatrios como relao aos contedos aplicados, alunos e a si prprio 2 Referencial Terico

A matemtica esta presente em nosso cotidiano, no cotidiano das culturas em qualquer lugar. Segundo Dambrsio,( 2009, p.9):
Etnomatemtica a matemtica praticada por grupos culturais, tais como comunidades urbanas e rurais,grupos de trabalhadores, classes profissionais, crianas de uma certa faixa etria, sociedades indgenas, e tantos outros grupos que se identificam por objetivos e tradies comuns aos grupos.

Este mtodo de ensino pode contribuir para educao matemtica um ensino mais formal se adequando nas realidades do dia a dia possibilitando muitas vezes um melhor entendimento de contedo dos alunos, denominandose como etnomatemtica, de acordo com Bicudo, (2004, p.53):
A educao matemtica fornece uma introduo s formas de conhecimento que so parte de muitas tecnologias e tcnicas. No apenas de formas de padres avanados de design e fabricao, mas para uma variedade de tecnologias e tcnicas da vida cotidiana. um desafio para educao matemtica prover no apenas acesso a este recurso tecnolgico poderoso, mas tambm conduzir qualquer matemtica em ao pela reflexo e pela crtica.

A etnomatemtica esta ligada varias culturas em ambientes variados, para Dambrsio (2009, p.18) O cotidiano de grupos, famlias, de tribos, comunidades, de agremiaes, de profisses, de naes se d, em diferentes regies do planeta, em ritmos e maneiras distintas (...). Podemos dizer que a etnomatemtica um modo de se praticar a matemtica nas mais diversas culturas e em qualquer ambiente, isto , nas etnias. Como cita Dambrsio, (2009,p.19):

3
Ao reconhecer que os indivduos de uma nao, de uma comunidade de um grupo compartilham seus conhecimentos, tais como a linguagem, os sistemas de explicaes, os mitos e cultos, a culinria e os costumes, e tem seus comportamentos compatibilizados e subordinados a sistemas de valores acordados pelo grupo, dizemos que esses indivduos pertencem a uma cultura.

O objetivo da etnomatemtica levar os conhecimentos especficos da matemtica segundo a cultura dos alunos, como por exemplo a resoluo de problemas, onde pode ser um ponto de origem para alunos e professores realizarem debates em sala de aula, e no fazer somente o uso de livros. Para Dambrsio, 1996, p. 118, (...) a matemtica contextualiza -se como mais um recurso para solucionar problemas novos. preciso formar reflexes, opinies crticas entre os alunos. Isso vai gerando conhecimento tanto para ambos onde todos aprendem uns com os outros gerando resultados. Para Dambrsio, (2009, p.18):
Todo individuo vivo desenvolve conhecimento e tem um comportamento que reflete esse conhecimento, que por sua vez vai modificando em funo dos resultados do comportamento. Para cada indivduo, seu comportamento e seu conhecimento esto em permanente transformao, e se relacionam numa relao que poderamos dizer de verdadeira simbiose,em total interdependncia.

Para poder compreender e ampliar o conhecimento da realidade necessrio de se utilizar de todas as prticas do cotidiano. Como dizia Dambrsio, (2009, p. 22):
O cotidiano esta impregnado dos saberes e fazeres prprios da cultura. A todo instante, os indivduos esto comparando, quantificando, medindo explicando, generalizando, inferindo e, de algum modo, avaliando, usando os instrumentos materiais e intelectuais que so prprios a sua cultura.

Os contedos devem variar com a cultura e tipo de realidade de cada um, valorizando sempre os contedos escolares a serem trabalhados partindo de sua realidade e possibilitando uma viso critica do aluno. Muitas vezes os alunos das escolas, tem sido somente treinados pelos professores, decorando contedos, somente para passar de ano na escola, cursos pr-vestibulares, etc. Como dizia Bicudo, (2004, p 29):
Lamentavelmente, a educao matemtica e a histria da matemtica vm sendo praticadas como mera transmisso de

4
tcnicas e de nomes, fatos e datas, respectivamente. (...) as tendncias mias recentes da educao, da nfase criatividade, que responsvel pela emergncia de ideias novas, e analise crtica da evoluo do processo matemtico ao longo da histria. Sem essa anlise crtica do processo histrico, a criao de novas teorias e prticas, respondendo a complexidade do mundo moderno, pode ser pouco eficiente e, sobretudo, conduzir a equvocos.

Com isso o aluno perde a oportunidade de conhecer a realidade, o seu cotidiano ficando sem saber como a matemtica ao seu redor, como que ela acontece no seu dia a dia(cotidiano), isto , como ela importante. Sendo assim, o professor deve inserir no seu ensino vrios mtodos, componentes matemticos do dia a dia, podendo assim usar sua criatividade para desenvolver atividades em sala de aula, como dizia Bicudo, 2004 p.27 Criatividade a capacidade do ser humano realizar essas conexes. O resultado da criatividade so novos fatos, isto , obras que se incorporam a realidade. Desenvolvendo a compreenso da matemtica que importante para o desenvolvimento social que se transforma num desafio para professores e alunos, independentemente de raas e costumes. Um exemplo a etnomtematica indgena e a etnomtematica dos brancos. Elas so totalmente diferentes, p causa de seus costumes, porm so muito importantes para cada uma das etnias. De acordo com Dambrsio, (1996, p. 118):
A etnomtematica do indgena serve, eficiente e adequada para muitas coisas de fato muito importantes e no h porque substitu-la. A etnomatemtica serve para outras coisas igualmente muito importantes e no h como ignor-la. Pretender que seja mais eficiente, mais rigorosa, enfim melhor que a outra , se removida do contexto, uma questo falsa e falsificadora.

Cada etnia tem sua particularidade, seu modo de viver, que so muitos importantes para seus conhecimentos, que quando vistos em contextos mais amplos, tem maiores possibilidades de aprendizagem e compreenso. Como dizia Dambrsio, (2009, p.53) A interao do indivduo com a realidade, da qual ela parte integrante e agente de transformaes, o grande desafio das cincias de cognio, particularmente da inteligncia artificial.

Para Dambrsio, (2009, p. 53) O conhecimento o gerador do saber, decisivo para a ao, e por conseguinte no comportamento, na prtica, no fazer, que se avalia, redefine e reconstri o conhecimento. Esse conhecimento estimula o desenvolvimento individual da pessoa, que tem como consequncia novos saberes, atitudes, gerando opinies crticas. Dentro desse contexto da matemtica, o conhecimento gerado atravs prticas do dia a dia e de resoluo de problemas etc. Para Dambrsio, (2009, p.46):
A etnomatemtica se imps com forte presena em todas as reas de conhecimento e em todas as aes do mundo moderno. Sua presena no futuro ser certamente intensificada, mas no na forma praticada hoje. Ser, sem dvida, parte integrante dos instrumentos comunicativos, analticos e materiais. A aquisio dinmica da matemtica integrada nos saberes e fazeres do futuro depende de oferecer aos alunos experincias enriquecedoras. Cabe ao professor do futuro idealizar, organizar e facilitar suas experincias. Mas, para isso, o professor deve ser preparado com outra dinmica.

A Etnomatemtica valoriza as diferenas de diversas culturas onde se pode dizer que toda a construo do conhecimento matemtico tem um valor e est completamente ligada s tradies culturais de cada povo. Sendo assim, o professor deve se especializar, se aperfeioar para novos desafios, buscar novas ideias matemticas como alternativa de ensino, se preparando para o futuro, fazendo com que a etnomatemtica se torne uma complementao diria nos estudos da matemtica colocando questionamentos do cotidiano na educao e no ser somente um ensino baseado em livros didticos. Deve-se buscar o todo conhecimento possvel para poder implementar essa forma de ensino para que se tenha resultados significativos e satisfatrios para professores e alunos, buscando aprimorar novas mudanas para uma melhora relevante no ensino da matemtica. 3 Metodologia 3.1 Delimitao da pesquisa

Esta pesquisa apresenta segundo a natureza dos dados uma pesquisa aplicada, pois ser desenvolvida uma aplicao prtica. Quanto a abordagem

do problema qualitativa por se tratar de entender a etnomatemtica como um fenmeno especfico do estudo e no de resultados quantitativos. Quanto aos objetivos essa pesquisa de forma explicativa, onde sero registrados fatos, anlises etc. Seus procedimentos so bibliogrficos, onde tambm sero realizados procedimentos experimentais. 3.2 Local da pesquisa

A pesquisa ser realizada em escolas. 3.3 Sujeitos da pesquisa

Os sujeitos da pesquisa sero professores e alunos. 4 Coleta de dados Sero feitas observaes dos alunos, professores e comunidade, entrevistas em forma de questionrios, atividades com os alunos. 5 Instrumentos Uso de questionrios

Referncias BICUDO, Maria Aparecida Viggiani, BORBA, Marcelo de Carvalho.

Educao Matemtica: pesquisa em movimento. So Paulo: Cortez, 2004. DAMBRSIO, Ubiratan. Educao Matemtica: D teoria prtica. Campinas, SP: Papirus, 1996. DAMBRSIO, Ubiratan. Etnomatemtica: elo entre as tradies e a modernidade. 3. Ed. Belo Horizonte: Autntica, 2009.

You might also like