You are on page 1of 3

5 LAUDO 5.

1 - Conceito
A palavra laudo originria do idioma latino, do genitivo laud-is e significa originalmente mrito, valor, glria. Como termo tcnico significa o relato suscinto, sistemtico, descritivo, interpretativo de um exame (ou diversos) que descreve ou interpreta dados. O audo !sicolgico tam"m c#amado de $elatrio !sicolgico e quando sua solicita%&o decorre de inst'ncias (udiciais tem sido nominado de laudo pericial.

5.2 Finalidade
O laudo, dado que um documento tcnico, de carter demonstrativo, tem o o"(etivo de apresentar diagnstico e)ou prognstico, visando fornecer orienta%*es, su"sidiar decis*es ou encamin#amentos, a partir de uma avalia%&o psicolgica.

5.3 - Estrutura
+xistem vrias formas de estrutura de laudos psicolgicos, alguns mais extensos outros mais sintticos, em fun%&o da nature,a das caracter-sticas avaliadas, do instrumental utili,ado, da finalidade e de seu destinatrio. .este /A.0A ser considerada uma forma "sica, com o conte1do m-nimo necessrio para qualidade do documento. As demais informa%*es devem estar dispon-veis, mesmo que a forma expedida se(a sinttica, em fun%&o das conting2ncias relacionadas 3 solicita%&o. .a sua estrutura "sica o laudo psicolgico contm os seguintes itens4 5. 7. 9. :. 6dentifica%&o 8escri%&o da demanda /todos e tcnicas utili,adas Conclus&o

;.9.5 - 6dentifica%&o
$efere-se 3 descri%&o dos dados "sicos do avaliado, como nome, data de nascimento, idade, escolaridade, filia%&o, profiss&o etc.

;.9.7 < 8escri%&o da demanda


.este item o psiclogo apresenta as informa%*es referentes a motivos, queixas ou pro"lemticas apresentadas.

;.9.9 < /todos e tcnicas utili,adas


$efere-se 3 descri%&o dos recursos utili,ados e resultados o"tidos.

;.9.: - Conclus&o
8estina-se a apresentar uma s-ntese do diagnstico e)ou prognstico da avalia%&o reali,ada e)ou encamin#amentos.

5.4 Modelos Modelo 1


FACULDADES !"E#$ADAS DE C %!C AS &UMA!AS' SA(DE E EDUCA)*O DE #UA$UL&OS
!ortaria n. 7.=:9 de >?)5>)7>>9 /antenedora Associa%&o +ducacional !residente @ennedA

CL+! CA ,S COL-# CA .!A $ FO$"ES A/U-ME$&01 LAUDO ,S COL-# CO 2Modelo3 1. denti4ica56o !o7e4 8ata de .ascimento4 BBBBBBBBBBBBBBB 6dade4 BBBBBBBBBBBBBBB .atural4 BBBBBBBBBBBBBB +scolaridade4 BBBBBBBBBBBBBBBBBBBB .ome da +scola4 BBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBB Cilia%&o4 BBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBB Dolicitante4 BBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBB Finalidade8 Dia9n:stico ,sicol:9ico 2. Descri56o da De7anda +m decorr2ncia de dificuldade de adapta%&o 3s regras e normas escolares, dficit de aten%&o falta de est-mulos, reprova%*es su"seqEentes, falta de sociali,a%&o, atitudes suicidas impulsivas, excessiva agressividade, acusa%*es de furtos e danos materiais ao patrimFnio da escola e de professores, "em como experi2ncia de expuls&o em vrias escolas, o adolescente (.ome do adolescente) foi su"metido 3 avalia%&o psicolgica como condi%&o necessria 3 sua perman2ncia na atual escola onde estuda. A fam-lia tem total con#ecimento do comportamento do adolescente, afirmando que desde pequeno apresenta dificuldades no seu desenvolvimento social. Gostava de ficar isolado, de que"rar seus "rinquedos e atear fogo em o"(etos. .&o conseguia se envolver emocionalmente com os mem"ros da fam-lia, parecendo distante de todos.

3. M;todos e ";cnicas .as primeiras sess*es de avalia%&o, o examinado demonstrou excessiva tens&o, irrita"ilidade, agita%&o, ansiedade, autoestima negativa, pensamento auto-destrutivo e revolta em rela%&o 3 sua m&e. !assado o per-odo de o"serva%&o l1dica, procedeu-se 3 aplica%&o dos testes "uscando a investiga%&o dos campos de percep%&o familiar, personalidade e intelig2ncia. !a a<alia56o da =erce=56o 4a7iliar, demonstrou desarmonia familiar, inseguran%a, introvers&o e sentimento de inferioridade. Coi o"servado distanciamento entre os familiares, re(ei%&o ou desvalori,a%&o dos mem"ros. .o interrogatrio, os conte1dos apresentados demonstraram "astante desinteresse pela vida. A a<alia56o de =ersonalidade foi reali,ada por meio da o"serva%&o e da aplica%&o dos Hestes4 Heste de Apercep%&o Hemtica (H A H), $orsc#ac# e Casa, Irvore, !essoa (JH!). O"servou-se total con#ecimento da realidade vivida por ele. Os principais tra%os encontrados foram4 introvers&o, imaturidade, auto-estima negativa, egocentrismo, am"ival2ncia de comportamento, oscila%&o de #umor, inseguran%a, agressividade, falta de o"(etivos e interesse, excessiva fantasia, fixa%&o por o"(etos, insatisfa%&o com as normas e regras sociais, imprud2ncia, satisfa%&o com as situa%*es de perigo, gosto pela velocidade, forte tend2ncia piroman-aca e "astante capacidade para plane(ar a%*es. >uanto ? a<alia56o da inteli9@ncia, os resultados o"tidos por meio da aplica%&o do $-5 e do $aven demonstraram "oa capacidade intelectual, colocando-se acima da mdia para sua escolaridade e idade. !orm, em rela%&o 3 memori,a%&o, verificaram-se dificuldades no campo da memria auditiva e visual, classificando-se em categoria inferior ao esperado. 4 Conclus6o8 Atravs dos dados analisados no psicodiagnstico n&o foram verificados ind-cios de comprometimento intelectual, porm, dificuldades de ordem social e afetiva, piromania, fixa%&o por o"(etos, o"sess&o, pensamento autodestrutivo e oscila%&o de #umor. Enca7inAa7entos8 +ncamin#ado para tratamento psicoterpico e acompan#amento psiquitrico. #uarulAos' 27@s e ano3. !o7e dos esta9iBrios e $A 2todos3 !o7e do su=er<isor e C$,

You might also like