You are on page 1of 40

354

SOCIOLOGIAS

INTERFACE

Sociologias, Porto Alegre, ano 12, no 23, jan./abr. 2010, p. 354-393

Catolicismo e cincias sociais no Brasil: mudanas de foco e perspectiva num objeto de estudo
1

Carlos Alberto Steil* Sonia Reyes Herrera**

Resumo
O presente artigo faz uma reviso crtica da gnese e desenvolvimento dos estudos sobre catolicismo na rea de cincias sociais no Brasil, tomando como eixo a tenso entre tradio e modernidade. Questiona o lugar do tradicional atribudo ao catolicismo nos escritos que o situam no plo da tradio a partir do sculo XX. Ao mesmo tempo, procura mostrar que, desde uma perspectiva das teorias da prtica, o catolicismo se apresenta permevel modernidade, adequando-se ativamente nova paisagem religiosa que se estabelece no pas com o processo de secularizao e diferenciao religiosa. Busca, ainda, apontar para os limites das abordagens tericas que associam o catolicismo a um Brasil encantado, as quais tm servido de pano de fundo para ressaltar os valores de uma nova ordem moderna que se estabelece como o contraponto de um passado imaginado que precisa ser superado. Na esteira dessa crtica terica, o artigo apresenta, em ordem cronolgica, uma seleo de autores e escritos que marcaram os estudos do catolicismo no pas. Palavras-chave: Catolicismo. Cincias sociais. Modernidade. Tradio. Mudana social e converso.
* Professor do Programa de Ps-Graduao em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. ** Professora de Sociologa da Universidad de Valparaso Chile. 1 Parte significativa da reviso bibliogrfica do artigo tem como referncia a tese de doutorado de Sonia Elizabeth Reyes Herrera (2004). A tese foi orientada por Enno Dagoberto Liedke Filho, com a co-orientao de Carlos Alberto Steil, e defendida no Programa de Ps-Graduao em Sociologia da UFRGS.

SOCIOLOGIAS

355

m olhar sobre a paisagem religiosa brasileira deixa transparecer mudanas significativas nos ltimos anos tanto no meio rural, onde as capelinhas de beira de estrada vo dar lugar aos pequenos templos de diversas denominaes pentecostais, quanto nos centros urbanos, onde as catedrais catlicas e as igrejas paroquiais disputam em ostentao com novos e modernos templos neopentecostais. Esta impresso visual, por sua vez, reforada quotidianamente por notcias da mdia que destacam o crescimento dos evanglicos e a perda da hegemonia do catolicismo no interior do campo religioso brasileiro. A favor desta imagem concorrem os dados estatsticos dos ltimos censos que constatam a evaso constante de fiis catlicos para as religies pentecostais e para os sem religio2 . Mas, se esta observao da paisagem religiosa e os dados estatsticos apontam para um descompasso entre o catolicismo e as tendncias dominantes de configurao atual do campo religioso brasileiro, pesquisas etnogrficas focadas nas prticas e experincias chamam a ateno para processos internos ao prprio catolicismo que estariam conferindo-lhe um novo vigor, disputando com os evanglicos a mobilizao de multides em performances rituais, assim como a ocupao de espaos na mdia. Ou seja, se desde uma perspectiva geral pode-se observar que o catolicismo perde sua hegemonia, enquanto um sistema religioso e moral dentro da sociedade brasileira, no mbito das prticas ele se renova, configurando-se como um locus, entre outros, de produo de sentidos e crenas para indivduos e grupos que encontram a um contexto adequado para a experincia religiosa e moral.
2 A tabela abaixo vai mostrar uma tendncia de crescimento dos protestantes e dos sem religio e um decrscimo dos catlicos.
1980 Catlicos Protestantes Sem Religio
Fonte: IBGE (Censo 1980/1991/2000).

Sociologias, Porto Alegre, ano 12, no 23, jan./abr. 2010, p. 354-393

1991 84% 9% 4,8%

2000 74% 15% 7%

89% 4% 1%

356

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 12, no 23, jan./abr. 2010, p. 354-393

Catolicismo e modernidade
O socilogo Ulrich Beck, em uma entrevista dada a Johannes Willms e publicada em livro com o ttulo Liberdade ou capitalismo, define o momento histrico atual como de passagem da Primeira Modernidade para a Segunda Modernidade (BECK, 2003). J nas ltimas pginas da entrevista, Beck (2003, p. 209), ao mesmo tempo em que reconhece a inadequao da Igreja Catlica para lidar com a Primeira Modernidade, v nessa mesma instituio, pela sua memria e pela sua bagagem, pela sua noo de organizao tenhamos a serenidade de diz-lo, com certa ousadia: pela sua ideologia, um global player muito bem preparado para atuar, ao lado de agentes globalizados mais novos, como as ONGs, na Segunda Modernidade. Continua o autor:
Em resumo a Igreja Catlica uma resposta pr-moderna para a Segunda Modernidade. Com mais cautela: ela talvez possa extrair de sua memria pr-moderna formas de organizao, idias, respostas para a Segunda Modernidade e, desse modo, oferecer algo que muitos consideram indispensvel para a ao e o pensamento nas condies de globalidade (BECK, 2003, p. 210).

Por outro lado, o mesmo autor chama a ateno para o perigo da Igreja Catlica de se transformar em um zumbi nos pases centrais do Ocidente, e completa a mesma afirmao dizendo que em parte ela j se transformou (BECK, 2003, p. 213). Gostaramos de chamar a ateno para a ambivalncia a que Beck chega em sua reflexo sobre o papel da Igreja Catlica enquanto instituio inserida no contexto de globalizao e depositria de uma memria e de uma bagagem pr-moderna (ideologia, crenas, modelo de organizao). Uma ambivalncia que resulta da prpria perspectiva analtica do autor num contexto em que a orientao predominante parece ser a de tomar a modernidade como um processo universal e homogneo

SOCIOLOGIAS

357

Sociologias, Porto Alegre, ano 12, no 23, jan./abr. 2010, p. 354-393

que se realiza como destino inexorvel, ainda que comporte etapas sucessivas e diferenciadas no seu transcurso histrico e cronolgico. Nessa perspectiva, a Igreja Catlica poder-se-ia estender sua referncia para o prprio catolicismo, na medida em que esses termos esto inextrincavelmente articulados aparece como uma sobrevivncia de um momento pr-moderno capaz, inclusive, de aportar respostas do passado para um presente permanentemente perturbado por uma crise que constitutiva da modernidade, enquanto projeto incompleto. Enfim, a Igreja Catlica, assim como o catolicismo, acaba ocupando, nesse esquema narrativo, lugar semelhante ao que as sociedades primitivas ocuparam na antropologia funcionalista, espelhos invertidos das sociedades complexas. Esse esquema narrativo, que serviu para legitimar, em termos ideolgicos, a dominao dos pases centrais do capitalismo ocidental sobre as suas colnias de alm-mar, em alguma medida, tambm serviu para elaborar, nos pases colonizados, as narrativas nacionais que visavam justificar a necessidade de transformaes internas em vista da sua adequao aos valores modernos e integrao subalterna ao sistema capitalista mundial. Ou seja, para ingressar na modernidade do sculo XIX como naes independentes, os pases ocidentais perifricos vo se situar no transfundo de um passado e de uma cultura pr-moderna, que urge ultrapassar. Assim, desde uma perspectiva histrica, o catolicismo, com suas prticas e rituais locais, com seus movimentos devocionais e milenaristas, ser situado num passado imaginado de um feudalismo medieval brasileira, fora de lugar e extemporneo, e tomado como uma forma de ideologia das classes dominantes da sociedade senhorial escravocrata3.
3 Nelson Werneck Sodr, por exemplo, poderia ser citado como um representante dessa primeira perspectiva na medida em que v na histria da burguesia brasileira uma gradual evoluo do modo de produo escravista para o modo de produo feudal (SODR, 1976). J as interpretaes que associam o catolicismo ideologia das classes dominantes foram elaboradas na tese de Pedro Ribeiro de Oliveira, Religio e dominao de classe (OLIVEIRA, 1985).

358

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 12, no 23, jan./abr. 2010, p. 354-393

A crena de que uma vez existiu um pas encantado, que sobrevive nas prticas religiosas das comunidades rurais e nos movimentos milenaristas dos sertes, resulta do movimento romntico de construo de uma identidade nacional que vai imaginar, em retrospectiva, um passado prmoderno, dominado pelo mito, pelo mgico e pelo sagrado. Essa imaginao idealizada do passado, por sua vez, torna-se essencial para a elaborao de uma narrativa capaz de oferecer nao brasileira um passaporte de entrada, ainda que subalterna, na ordem capitalista. Uma ordem que tem a ver no apenas com a consolidao de um sistema poltico fundado sobre a constitucionalidade e a soberania ou com a construo de um parque industrial que incorpore novas tecnologias, mas sobretudo com uma maneira diversa de habitar o mesmo pas, com a aquisio de novas sensibilidades, de novas experincias de espao e tempo, de convivncia e violncia, de trabalho e lazer, de dor e sade, de conhecimento e arte. A perspectiva da modernizao parece no conseguir se desvencilhar de uma teleologia que busca identificar nos processos histricos particulares um sentido universal em direo ao desencantamento do mundo e a modernizao burocrtica da sociedade. Quer classificado entre as religies da imanncia em oposio s religies da transcendncia que encontrariam no protestantismo sua expresso mais avanada , quer entre as religies tradicionais em oposio s religies de converso , o catolicismo tomado como uma fora de resistncia emergncia da autonomia e consolidao da sociedade dos indivduos4. Este lugar ocupado pelo catolicismo resulta em grande medida da prpria relao intransigente que a Igreja Catlica assume, no sculo XIX e primeira metade do XX, com a modernidade.

4 As religies afro-brasileiras podem ser includas dentro da categoria das religies tradicionais. No entanto, como nosso foco aqui o catolicismo, no vamos nos ocupar das religies afrobrasileiras a no ser na medida em que elas so um elemento central do sincretismo religioso.

SOCIOLOGIAS

359

Sociologias, Porto Alegre, ano 12, no 23, jan./abr. 2010, p. 354-393

O catolicismo na formao da nao: 1900-1950


Caberia aqui, antes de uma discusso mais sistemtica da literatura sociolgica que selecionamos sobre catolicismo no Brasil, uma referncia a Talal Asad em relao crtica que ele faz ao conselho que Geertz d aos estudantes de antropologia que pretendem iniciar seus estudos de religio. Segundo Geertz, esses deveriam comear pela noo de cultura como uma totalidade a priori de significados. Ao propor esse caminho, nos diz Talal Asad, Geertz acaba remetendo os seus estudantes para uma metafsica da religio que, partindo da autonomia dos smbolos e sentidos que se articulam dentro de um sistema religioso particular, a divorcia dos processos de formao histrica. O estudante de antropologia, diz Asad (1983, p. 238), deveria iniciar seu estudo da religio pelas possibilidades e condies sociais da emergncia de determinadas prticas e discursos religiosos. Na esteira deste autor, procuramos articular a produo sociolgica sobre o catolicismo no pas com as mudanas sociais, polticas e culturais que reconfiguram o campo religioso brasileiro. Mudanas estas que acabam redefinindo a posio do catolicismo na sociedade brasileira, o qual perde a sua posio de religio oficial e dominante diante da diversidade de alternativas religiosas que se apresentam a partir do incio do sculo XX. A idia de um campo religioso plural e diversificado, onde cada denominao religiosa possui sua autonomia e identidade, contrasta com a paisagem religiosa anterior, em que o catolicismo encompassava a diversidade dos grupos e tradies que, embora presentes desde a origem da formao histrica da sociedade brasileira, eram como que invisibilizados pelo predomnio catlico. Ou seja, antes da diversificao do campo religioso brasileiro, o catolicismo se apresentava como uma meta-religio que incorporava mltiplas tradies de origem europia, indgena e africana. Neste contexto, o sincretismo, que se efetuava na prtica cotidiana dos fiis, acabava sendo subsumido por um modelo religioso hegemnico

360

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 12, no 23, jan./abr. 2010, p. 354-393

que se mantinha e se reproduziu graas a sua relao orgnica com o Estado colonial e monrquico. Os primeiros trabalhos sobre religio no Brasil, datados no perodo de 1870 a 1920, como assinala Maria Isaura Pereira de Queiroz, j denunciam o sincretismo do catolicismo brasileiro como um trao do atraso cultural e social do pas. Esta viso, como mostra a autora, era partilhada pelos intelectuais da poca e pelo novo clero, formado dentro de uma mentalidade do catolicismo intransigente e romanizado:
a intelectualidade e o clero, em fins do sculo XIX, entendiam tal variedade de cultos como prova de desenvolvimento cultural, social e econmico retardado do seu pas. Nas sociedades civilizadas julgavam eles no seriam encontrados esses cultos brbaros, essas prticas extraordinrias, esses rituais arcaicos, essas cerimnias fora de poca que no Brasil faziam as delcias dos etnlogos e dos folcloristas (QUEIROZ, 1988, p. 68).

neste esprito anti-sincrtico, na viso desta mesma autora, que se situa o primeiro estudo cientfico sobre religio no Brasil, A celebrao da Paixo de Cristo entre os Guaranis (1842), de Jos Joaquim Machado de Oliveira, publicado na Revista do Instituto Histrico, Geogrfico e Ethnogrfico (peridico fundado em 1838) (QUEIROZ, 1989)5. Mas, ser na passagem do sculo XIX para o XX, que tem incio um processo mais sistemtico de reflexo acadmica sobre religio, quando sobressai a figura de Nina Rodrigues, mdico legista maranhense e professor da Faculdade de Medicina da Bahia, que incorpora em sua atuao na percia mdica uma preocupao com questes raciais e sincrticas. Seguindo o paradigma do sculo XIX de oposio entre o civilizado e o primitivo (ou brbaro), Nina Rodrigues destaca a relao evolutiva entre as populaes afro-brasileiras e os brancos. Em seu livro O animismo das religies afro5 Esse texto aborda o sincretismo entre a religio catlica e as prticas e cultos aborgines numa aldeia guarani, situada nos arredores de So Paulo (QUEIROZ, 1989).

SOCIOLOGIAS

361

Sociologias, Porto Alegre, ano 12, no 23, jan./abr. 2010, p. 354-393

brasileiras, segundo Wagner Gonalves da Silva, Nina Rodrigues mostrava as influncias sociais exercidas pela raa negra no Brasil, por meio do estudo de sua mentalidade religiosa, considerada patolgica, atrasada e incapaz de manipular as elevadas abstraes exigidas pela religio monotesta (SILVA, 1993, p. 35)6. Apesar do vis evolucionista de seu pensamento, Nina Rodrigues foi um chefe de escola, tendo fixado os dois pontos de referncia do estudo das religies afro-brasileiras para toda a primeira metade do sculo XX: o psicologismo e a etnografia (BASTIDE, 1989, p. 33). A viso de Nina Rodrigues tem sua importncia significativa na medida em que, ao evidenciar as relaes entre os deuses africanos e os santos catlicos ele aproxima as prticas catlicas devocionais do primitivo e do extico que se apresentava como o contraponto do projeto moderno. A dcada de 1930 est marcada por dois eventos centrais para a constituio de um campo acadmico no pas. O primeiro refere-se institucionalizao da sociologia, onde se destacam a criao da Escola Livre de Sociologia e Poltica de So Paulo, em 1933, e a Seo de Sociologia e Cincia Poltica da Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas da Universidade de So Paulo, em 1934. O segundo est associado publicao de trs obras que sero consideradas como formadoras do pensamento do brasileiro, a saber, Casa-grande e senzala, de Gilberto Freyre (1933) (FREYRE, 1936), Evoluo poltica do Brasil, de Caio Prado Jr. (PRADO JUNIOR, 1975) e Razes do Brasil, de Srgio Buarque de Holanda (1936) (HOLANDA, 1979). Dos trs autores, Gilberto Freyre quem vai destacar a importncia do catolicismo na formao da nao brasileira, como um elemento integrador entre as trs raas que vo constituir a cultura brasileira. Nas palavras de Freyre (1936, p. 11),
6 Trata-se de uma obra de divulgao mdico-cientfica, publicada em 1900, em francs, dedicada Socit mdico-psychologique de Paris.

362

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 12, no 23, jan./abr. 2010, p. 354-393

foi esse cristianismo domstico, lrico e festivo, de santos compadres, de santas comadres dos homens, de Nossas Senhoras madrinhas dos meninos, que criou nos negros as primeiras ligaes espirituais, morais e estticas com a famlia e com a cultura brasileira.

Na esteira das mudanas que se iniciaram na dcada anterior no pensamento brasileiro, Arthur Ramos publica O negro brasileiro, imprimindo um sentido anti-racista e antietnocntrico cultura e religio afro-brasileiras (RAMOS, 1940). Principal discpulo de Nina Rodrigues, Arthur Ramos tambm era mdico legista e dedicou toda sua vida ao estudo dos grupos e culturas africanas no Brasil. Como nos lembra Roger Bastide, embora utilizasse critrios semelhantes aos de Nina Rodrigues no estudo do negro no pas, sua viso distinguia-se da do mestre na medida em que se pautava fundamentalmente pelo principio da relatividade das culturas e do antietnocentrismo (BASTIDE, 1989). Em consonncia com a perspectiva culturalista de Gilberto Freyre, mas filiando-se idia do pensamento pr-lgico das populaes primitivas, de Lvi-Bruhl, Arthur Ramos faz a crtica ao evolucionismo e passa a ver o sincretismo em termos culturais, e no mais raciais. As obras dessa primeira metade do sculo XX tm em comum uma viso do catolicismo como um elemento integrante do sincretismo religioso, de forma que no vamos encontrar, nos estudos acadmicos, at o final da primeira metade do sculo XX, trabalhos sobre o catolicismo em si. Enquanto um elemento constitutivo e constituinte da cultura brasileira em sua formao sincrtica, o catolicismo passa a fazer parte de um discurso putativo da nao brasileira que elaborado em oposio ao processo de mudana em direo urbanizao e industrializao, segundo o modelo imaginado das naes modernas dos pases centrais. As prticas religiosas em si, assim como a experincia dos sujeitos que se encontram envolvidos com elas, esto ausentes desses estudos, uma vez

SOCIOLOGIAS

363

Sociologias, Porto Alegre, ano 12, no 23, jan./abr. 2010, p. 354-393

que a preocupao que os orienta a de estabelecer um padro cultural tradicional que funciona como a imagem invertida dos novos valores e prticas que seriam prprios da modernizao capitalista.

O catolicismo em contextos de mudana social: dcada de 1950


O primeiro trabalho acadmico, com foco exclusivo no catolicismo, vai surgir apenas em 1953, quando Thales de Azevedo publica Catolicismo no Brasil7 (AZEVEDO, 1955). A proposta do autor era situar os fenmenos religiosos como parte da psicologia coletiva, onde aparecem as concepes populares acerca do sobrenatural e do divino. As manifestaes religiosas surgem, assim, como respostas s aspiraes e necessidades humanas de ordem psquica, especialmente relacionadas busca de segurana e de correspondncia afetiva. Sua inteno de fazer uma sociologia que se diferenciaria da perspectiva at ento dominante nos estudos sociais parece reforar nosso argumento de que o catolicismo ocupava o lugar do extico na narrativa da nao brasileira. Como ele mesmo afirma, tratava-se de assumir uma perspectiva diferente daquela que via as prticas catlicas como coisas pitorescas ou exticas, ou como aspectos depreciativos e ridculos da f popular, ou como esquisitices com que o cientista social poder se distrair (AZEVEDO, 1955, p. 7). Mas o prprio Azevedo acaba reduzindo a religio na sua forma popular funo sucednea de resposta psicolgica s aflies humanas. Pode-se, ainda, salientar no trabalho de Thales de Azevedo a preocupao com a mudana que vinha ocorrendo no perodo no campo religioso brasileiro no sentido de um incio de diversificao. Ao fazer um
7 Esse texto foi publicado originalmente em ingls, na revista Thought, da Fordham University, Nova Iorque.

364

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 12, no 23, jan./abr. 2010, p. 354-393

levantamento das questes que seriam importantes de serem consideradas pelas cincias sociais, ele elenca
a expanso e as caractersticas do protestantismo, do espiritismo, do ocultismo, da teosofia, como as implicaes sociais da indiferena religiosa e do prprio atesmo; do peculiar anti-clericalismo brasileiro; dos sincretismos encarados no somente do lado das religies africanas e do espiritismo mas do lado do catolicismo; dos surtos de fanatismo e de misticismo em torno de lderes carismticos, de taumaturgos e at de sacerdotes catlicos como o padre Ccero e o padre Antnio de Urucnia (AZEVEDO, 1955, p. 6).

Assim, se Thales de Azevedo pode ser considerado o precursor dos estudos de catolicismo no pas, ele tambm foi o primeiro a levantar a preocupao em relao diversificao do campo religioso e a necessidade das cincias sociais de investirem em estudos e pesquisas que pudessem dar respostas a essas mudanas. Outra vertente de estudos sobre o catolicismo que se inicia ainda antes de 1960 de carter mais etnogrfico e situa-se no mbito dos estudos de comunidade. Esses estudos caracterizaram-se por descries e interpretaes a partir da observao emprica de prticas e rituais religiosos locais, ao mesmo tempo em que procuraram demarcar sua diferena em relao aos estudos do folclore, que so dominantes no perodo. Assim, o modelo de etnografia que se utiliza ser particularmente importante na descrio e interpretao do papel da religio na vida das comunidades estudadas e na constituio dos sujeitos sociais. As prticas, crenas e rituais, na sua complexidade e entrelaamento com outras dimenses da vida social ganham um lugar de destaque para a compreenso da cultura e da vida da sociedade brasileira. Tendo presente que as comunidades estudadas so constitudas majoritariamente por catlicos, decorre que o catolicismo, sobretudo na sua forma popular, concentre especial interesse por parte dos pesquisadores.

SOCIOLOGIAS

365

Sociologias, Porto Alegre, ano 12, no 23, jan./abr. 2010, p. 354-393

Entre os autores que marcaram esse tipo de abordagem do catolicismo, podemos citar dois pioneiros. O primeiro, Eduardo Galvo, em sua tese de doutorado, orientada por Charles Wagley, faz uma descrio detalhada, no estilo etnogrfico, dos santos, visagens, a panema e o boi-bumb (GALVO, 1976). Esse autor vai se tornar uma referncia importante para os estudos do catolicismo no Norte do pas. O segundo, Emlio Willems (1905-1998), atuou mais no Sul e Sudeste do pas. Seu trabalho sobre Cunha, uma comunidade rural no interior do Estado de So Paulo, publicado em 1948 e posteriormente em 1962, sob o ttulo Uma vila brasileira: tradio e transio em uma cultura rural do Brasil, desloca o foco dos estudos sobre religio das religies afro-brasileiras e indgenas para o catolicismo, enquanto religio predominante na comunidade por ele estudada (WILLEMS, 1961). Mas sua contribuio mais importante est no pioneirismo dos seus estudos sobre pentecostalismo, que abrangem Brasil e Chile. Seu livro Followers of the new faith: culture change and the rise of protestantism in Brazil and Chile garantiu-lhe um lugar entre os clssicos dos estudos do pentecostalismo na Amrica Latina (WILLEMS, 1967). Seu mrito, em relao aos estudos do catolicismo, foi o de ter chamado a ateno para as semelhanas e conexes entre o catolicismo popular e o pentecostalismo. Sua anlise est referida perspectiva da mudana cultural, onde o pentecostalismo se explica pela sua funcionalidade insero dos indivduos no contexto urbano, como conseqncia do processo de modernizao da sociedade. A esse mesmo processo, Willems associa a perda da hegemonia da religio catlica no continente e a instaurao do pluralismo religioso. Na tentativa de fazer um inventrio das prticas e sentidos simblicos e de apresent-los como um sistema integrado que possui autonomia e coerncia interna, acaba-se dissociando essas prticas e esses sentidos das experincias dos indivduos, assim como das condies materiais e

366

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 12, no 23, jan./abr. 2010, p. 354-393

dos processos sociais que os produziram. Estabelece-se uma relao direta entre o sistema social e a cultura, como se esta fosse o espelho daquele. Pode-se ainda destacar como um ponto de convergncia entre os autores acima referidos a preocupao de associar a religio aos momentos de crise na vida pessoal dos indivduos e da sociedade. Otvio Ianni, ao fazer um balano da contribuio desse perodo ao pensamento sociolgico, afirma que
interessante observar que em vrios dos estudos sobre comportamento e representaes religiosas est presente a preocupao em compreender as relaes desses fenmenos com as situaes de crise ou transio nas quais se encontram as pessoas e os grupos sociais (IANNI, 1989, p. 29)

E, nesse esquema, o catolicismo vai aparecer como o plo da tradio e de resistncia mudana, enquanto as religies de converso sero percebidas como a resposta religiosa crise individual e social. Essa percepo, ao mesmo tempo em que direciona as anlises e interpretaes dos estudos que procuram dar conta das mudanas que se iniciam no sentido da pluralidade religiosa da sociedade brasileira, tambm se v reforada por esses mesmos estudos.

O catolicismo e os movimentos de resistncia modernizao capitalista: 1960-1975


A literatura sociolgica sobre catolicismo nos anos 1960 e primeira metade dos anos 1970 vai enfocar os movimentos religiosos de contestao que emergem nos sertes brasileiros na segunda metade do sculo XIX e se estendem at meados do sculo XX8. O foco aqui se desloca do

8 Convm citar aqui o exaustivo trabalho de reviso crtica e bibliogrfica sobre os movimentos religiosos milenaristas realizado por Emerson Giumbelli (GIUMBELLI, 1997).

SOCIOLOGIAS

367

Sociologias, Porto Alegre, ano 12, no 23, jan./abr. 2010, p. 354-393

cotidiano para o extraordinrio, do local para o transversal e do espacial para o temporal. O catolicismo aparece ento como um movimento depositrio de uma tradio e de uma ideologia pr-modernas que vo se expressar em formas polticas de resistncia ao capitalismo e suas conseqncias secularizadoras no campo das prticas sociais. Classificados como milenaristas ou messinicos, esses movimentos sero associados violncia decorrente do carter moral e das disposies interiores de indivduos que no teriam ascendido ao nvel da racionalidade moderna que teria alcanado a sociedade brasileira como um processo natural e irreversvel. Os estudos sobre os movimentos messinicos no catolicismo rural aparecem na dcada de 1960, no trabalho de Maria Isaura Pereira de Queiroz, que vai se posicionar como um divisor de guas entre os estudos eventuais e subsidirios sobre o catolicismo e a sua constituio como um objeto de pesquisa em si. Formada na escola de Bastide, seu livro, O messianismo no Brasil e no mundo, publicado em 1965, resultou de uma pesquisa bastante abrangente, iniciada em 1948 (QUEIROZ, 1965). Imprimindo uma perspectiva funcionalista sua anlise, Maria Isaura busca destacar as relaes que os grupos messinicos estabelecem com as instituies sociais e polticas da sociedade inclusiva, em vista de sua adaptao s mudanas que esto acontecendo na sociedade. Seu foco, no entanto, est mais no movimento do que na religio, de modo que a religio aparece antes de mais nada como um canal de ao poltica e social. A escolha dos movimentos messinicos como objeto emprico de pesquisa dentro de um leque diversificado de experincias que vai de Canudos de Antnio Conselheiro na Bahia ao Padre Ccero do Juazeiro no Cear, passando pelo Contestado no Sul do pas, e a sua classificao sob a categoria de messianismo acabam por reforar uma viso do catolicismo como uma forma de resistncia tradicional ao projeto moderno da nao brasileira.

368

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 12, no 23, jan./abr. 2010, p. 354-393

Os movimentos camponeses catlicos de resistncia modernizao no pas ainda sero tema do trabalho de Rui Fac, mas agora no mais numa abordagem estrutural-funcionalista, como a de Maria Isaura Pereira de Queiroz, mas marxista. Como lembra Marcelo Camura, em seu livro sobre Padre Ccero e o Juazeiro do Norte, o trabalho de Fac, se apresenta como uma primeira interpretao sociolgica na linha marxista dos deserdados do campo. Pela primeira vez estas manifestaes no sero tratadas como fanatismo e banditismo (CAMURA, 1994, p. 104). Nessa nova abordagem, o catolicismo aparece como a nica ideologia possvel entre aquelas camadas da populao sertaneja (FAC, 1976, p. 132). Uma ideologia capaz de subverter o latifndio, na perspectiva do autor, mas incapaz de realizar a revoluo social, por se tratar de uma ideologia primria, associada a um estgio pr-capitalista do desenvolvimento das foras produtivas, que Fac identifica como atraso medieval (FAC, 1976, p. 38). Assim, na teleologia do marxismo brasileira, o catolicismo popular tradicional surge como um estgio, pr-capitalista e feudal a ser superado pelo esclarecimento das conscincias e o desenvolvimento das foras produtivas no longo processo de gestao do socialismo cientfico e poltico. Outro autor que deve ser citado no campo dos estudos sobre catolicismo no contexto rural e dos movimentos messinicos Duglas Teixeira Monteiro (1926-1978). Este autor teve um importante papel na formao de uma nova gerao de pesquisadores na rea da religio no somente em So Paulo, mas em todo o pas9. Sua obra principal, Os errantes do novo sculo: um estudo sobre o surto milenarista do Contestado,
9 Duglas teve importante atuao no Centro de Estudos da Religio (CER) e na formao do Grupo de Trabalho Religio e Sociedade da Anpocs, assim como manteve uma estreita relao com o Instituto de Estudos da Religio (Iser), tendo sido um dos responsveis pela criao da revista Religio e Sociedade. Com a morte de Duglas Teixeira Monteiro, num acidente, na cidade de Olinda, em 1978, o catolicismo, enquanto tema, se eclipsa diante da importncia que as religies afro-brasileiras vo ocupar como objeto de estudos entre os participantes do CER.

SOCIOLOGIAS

369

Sociologias, Porto Alegre, ano 12, no 23, jan./abr. 2010, p. 354-393

foi publicada em 1974 e resultou de sua tese de doutorado, defendida em 1973, na Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas da USP (MONTEIRO, 1974). Ao retomar o tema do milenarismo, no entanto, prope uma interpretao diferente daquela que havia sido apresentada por Maria Isaura Pereira de Queiroz. Assim, enquanto Maria Isaura enfatiza os aspectos gerais do evento do Contestado e toma a religio como um epifenmeno que escondia o que era essencial ao movimento, Duglas Teixeira Monteiro procura compreender o significado que as aes religiosas e os rituais tinham para os atores sociais envolvidos com o movimento. Seu argumento interpretativo segue uma estrutura que organiza o evento numa seqncia lgica: a ordem pretrita, onde a unidade ideolgica era dada pelo catolicismo rstico, o desencantamento, entendido como secularizao que no chega a se institucionalizar na sociedade local e o reencantamento, onde se reconstituem os valores ameaados pela crise. A partir dessa estrutura lgica na compreenso da religio, segundo Carlos Rodrigues Brando, Duglas Teixeira Monteiro passou do estudo de formas religiosas de surtos milenaristas do mundo rural do passado, para o estudo das formas eclesiais e sectrias de cura divina no mundo brasileiro urbano e atual (BRANDO, 1979, p. 18). J deixando o contexto rural, Duglas mostrou, no final de sua vida, um interesse especial pela questo da sade e religio, tendo publicado, em 1977, um artigo intitulado Cura por correspondncia, na revista Religio e Sociedade (MONTEIRO, 1977). Nesse artigo, formula uma interpretao dessa prtica religiosa a partir do conceito de mercado religioso, que passa a ser usado com recorrncia no mbito da sociologia da religio. O messianismo, tema central nos estudos de Duglas Teixeira Monteiro, mantm-se como uma referncia entre os herdeiros de seu legado como uma linha de pesquisa que aparece em trabalhos apresentados no Grupo de Trabalho (GT) da Anpocs de 1981, 1985, 1989 e 2000 e, ainda

370

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 12, no 23, jan./abr. 2010, p. 354-393

em 2000, com a publicao do livro O messianismo no Brasil contemporneo (HERRERA, 2004, p. 171). No entanto, um rpido passar de olhos sobre a relao de teses de mestrado e doutorado sobre religio, orientadas pelos pesquisadores que foram formados por Duglas Monteiro na USP e aqueles que passaram a orientar na PUC/SP , mostra que, se de um lado constata-se uma continuidade do tema do catolicismo, por outro, este quase que desaparece diante do predomnio dos temas relacionados com as religies afro-brasileiras e protestantes10. Se a primeira interpretao do milenarismo, seguida por Maria Isaura Pereira de Queiroz, esteve inspirada pelo paradigma estrutural-funcionalista, a segunda, seguida por Rui Fac, esteve baseada no marxismo, a terceira, adotada por Duglas Monteiro, vai buscar nos estudos mediterrneos a sua principal referncia. Todas essas interpretaes, contudo, enfatizaram a diferena e a distino cultural entre esse ambiente catlico, denominado rstico ou popular tradicional, e o seu prprio, identificado como moderno e secularizado. Tratava-se, na verdade, de demarcar a alteridade em relao experincia cultural do cientista social, condio indispensvel para legitimar a etnografia dentro do paradigma dominante da poca. Essa nfase na diferena se estende como um trao recorrente na anlise do catolicismo no pas (VELHO, 1997). Nesse sentido, uma releitura da literatura dos estudos sobre os movimentos milenaristas poderia revelar determinados traos decorrentes das condies de produo de um conhecimento sobre o catolicismo que permanecem, ainda que inconscientes, nas anlises sociais atuais do catolicismo no pas. H que se referir, nesse perodo, ainda que de uma forma bastante rpida, contribuio dos estudos realizados pelos brasilianistas, entre os quais se destaca a figura do historiador norte-americano Ralph Della
10 Para uma avaliao mais precisa desses dados em termos quantitativos, remeto o leitor tese de doutorado de Sonia Elizabeth Reyes Herrera (2004, p. 172-175).

SOCIOLOGIAS

371

Sociologias, Porto Alegre, ano 12, no 23, jan./abr. 2010, p. 354-393

Cava, que pesquisou na dcada de 1960 o movimento das romarias de Juazeiro do Norte e a vida de seu fundador, Padre Ccero Romo Batista. Sua tese, Milagre em Joaseiro (DELLA CAVA, 1976), publicada nos primeiros anos de 1970 nos Estados Unidos, se apresenta como uma importante crtica tanto ao enfoque localista dado pelo funcionalismo quanto ao dualismo que interpretava os movimentos catlicos milenaristas a partir da chave arcaico e moderno. Em contraposio a estes enfoques, Ralph Della Cava busca compreender o movimento de Juazeiro do Norte em sua articulao com questes nacionais que estavam em jogo nas esferas polticas quanto com as mudanas que vinham acontecendo no catolicismo romano internacional11. Depois da publicao de seu livro sobre Juazeiro do Norte, a contribuio de Della Cava se estende para a compreenso de outros aspectos do catolicismo brasileiro, com nfase nas relaes entre a Igreja Catlica Romana e o Estado brasileiro. Em um artigo publicado em 1975, ele faz um balano significativo da produo dos brasilianistas sobre catolicismo, cobrindo o perodo que vai de 1919 a 1964 (DELLA CAVA, 1975)12.
11 Duas citaes do autor especialmente permitem perceber esses pontos de ruptura da sua interpretao em relao s interpretaes anteriores: em relao articulao do local com o nacional, diz Della Cava (1976, p. 21): Defende esse livro a tese de que os atores e os acontecimentos, nos quais o movimento de Joaseiro se originou e se desenvolveu, eram partes e parcelas de uma ordem social Nacional. Quanto a sua crtica ao dualismo, afirma: A viso dualista da sociedade brasileira ainda persiste amplamente. A atual monografia, entretanto, sugere que tal viso tem sido muito exagerada. No resta dvida de que em Joaseiro mesmo at o fim do sculo XIX a sociedade sertaneja estava integrada em muitos nveis importantes numa ordem social de mbito Nacional (DELLA CAVA, 1976, p. 20). 12 Nesse artigo, Della Cava analisa sete monografias sobre o catolicismo no Brasil, sendo estas: Pastors, prophets and politicians. A study of the Brazilian Catholic Church 1916-1945 (Columbia University, 1971), de Margareth Patrice Todaro; The Brazilian Catholic Labor Movement (University of Massachussetes, 1969), de Howard J. Wiarda; Radicalismo cattolico brasiliano (Roma, 1968), de Ulisse Alessio Floridi; Catholic radicals in Brazil (Oxford University, 1970) de Emanuel de Kadt; Church and power in Brazil (University of Maryknoll, 1973), de Charles Anoine; The political transformation of the Brazilian Catholic (Cambridge University, 1974), de Thomas Bruneau; Leglise et le politique au Brsil (Fondation Nationale des Sciences Politiques, 1973), de Mrcio Moreira Alves.

372

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 12, no 23, jan./abr. 2010, p. 354-393

Della Cava faz, ainda, uma importante virada do estudo do catolicismo agrrio para o da Igreja enquanto instituio, seguindo uma tendncia mais geral que se pode observar no conjunto da produo sobre o catolicismo na poca (ALVES, 1968; BRUNEAU, 1974; KADT, 1970). Esses autores buscam compreender as formas pelas quais a instituio catlica procura moldar sua atuao dentro de um quadro mais geral das mudanas que esto ocorrendo na sociedade brasileira. Destacam-se a as questes relativas modernizao da poltica e da economia e o crescente processo de urbanizao num contexto de represso imposto pela ditadura militar no pas. Em termos de uma avaliao dos estudos sobre catolicismo no pas nesse perodo, Sonia Herrera menciona muito acertadamente que a resenha sobre Messianismo no Brasil, publicada por Alba Zaluar, em 1979, no BIB (Boletim Informativo Bibliogrfico), poderia ser vista como um divisor de guas (HERRERA, 2004). Fechava-se, assim, um ciclo de estudos do catolicismo associado ao meio rural, como resistncia ao processo de modernizao e urbanizao, e iniciava-se um novo ciclo no qual a questo da pobreza e dos Direitos Humanos vai ganhar relevo e destaque nas pesquisas sobre catolicismo (HERRERA, 2004). Os novos movimentos sociais, com suas organizaes de base, entre as quais sobressai o papel das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), sero o novo foco sobre o qual os cientistas sociais concentram suas anlises. A Teologia da Libertao e a opo preferencial da Igreja Catlica pelos pobres tornam-se, ento, o objeto privilegiado de estudos sobre o catolicismo nas cincias sociais no pas.

O catolicismo entre o engajamento poltico e a identidade brasileira: 1975-1990


Entre os autores desse perodo, h que se destacar a contribuio de Cndido Procpio Ferreira de Camargo (1922-1987). Ele teve sua atua-

SOCIOLOGIAS

373

Sociologias, Porto Alegre, ano 12, no 23, jan./abr. 2010, p. 354-393

o intelectual associada ao Centro Brasileiro de Anlise e Planejamento (Cebrap), fundado em 1969, como uma entidade privada sem fins lucrativos, especializada em pesquisas, estudos e assessoria tcnica no campo das cincias sociais. Seu livro Catlicos, protestantes e espritas, publicado em 1973, tinha como objetivo apresentar um panorama religioso brasileiro e suas relaes com o processo social inclusivo, ressaltando o pluralismo religioso como um novo fato social no Brasil, que at pouco tempo estava submetido ao monoplio do catolicismo. Imprimindo uma perspectiva weberiana nos seus escritos, Procpio Camargo buscou ressaltar as mudanas na funo do cristianismo na sociedade brasileira especialmente em relao ao seu papel como um fator de individuao e democratizao. Assim, tanto por meio da diversificao interna do campo religioso, que produzia a possibilidade da opo religiosa racional para os indivduos, quanto das transformaes que ocorrem no mbito do catolicismo com o Conclio Vaticano II (1965) e a Teologia da Libertao, que leva a Igreja Catlica a pregar a defesa dos Direitos Humanos e o compromisso com as classes populares, h uma transformao da religio que, segundo Procpio Camargo, precisa ser analisada e compreendida em seu desdobramento social e poltico. Seu estudo do catolicismo, no entanto, particularmente no decorrer da segunda metade da dcada de 1970 e a primeira metade de 1980, quando se instaurou o conflito entre o governo militar e a Igreja Catlica, precisa ser situado num campo de relaes que se estabelece entre a pastoral social da Arquidiocese de So Paulo e o Cebrap. Pode-se dizer que Procpio Camargo foi o elo principal, a partir de 1972, entre o Cebrap e a cria diocesana, que convidou o Cebrap para assessor-la na defesa dos Direitos Humanos e na reflexo sobre a pobreza no pas. Esse compromisso fez com que ele redirecionasse suas pesquisas para o catolicismo, mas agora na sua forma engajada e poltica13. Assim, o Programa Bienal
13 importante lembrar aqui que essa parceria se deu especialmente pela mediao do cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, figura proeminente da hierarquia progressista da Igreja Catlica no Brasil.

374

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 12, no 23, jan./abr. 2010, p. 354-393

(1979-1980) do Setor de Religio do Cebrap, por ele coordenado, estabelecia como seu objetivo principal
estudar e avaliar a potencialidade poltica da tica social difundida pelos segmentos considerados progressistas da Igreja Catlica no Brasil; formas de sociabilidades emergentes nas CEBs e suas articulaes com a sociedade civil brasileira; formas populares de vida religiosa no catlicas, particularmente as seitas pentecostais e os cultos afro-brasileiros, e a anlise de suas relaes com a sociedade civil, levando-se em conta a especificidade que a estrutura de classe assume na formao social brasileira (HERRERA, 2004, p. 152).

Resultaram desses vnculos entre o Cebrap e a Arquidiocese de So Paulo duas publicaes importantes: So Paulo 1975: crescimento e pobreza (CAMARGO, 1976) e So Paulo: o povo em movimento (SINGER; BRANDT, 1981). As anlises produzidas pelos intelectuais do Cebrap no s foram uma referncia importante para a elaborao do II Plano de Pastoral da Igreja na Cidade de So Paulo, mas tambm possibilitou a divulgao da sociologia da religio para alm das fronteiras acadmicas, com especial difuso no meio dos agentes religiosos da Igreja Catlica. Apesar de seu trabalho de assessoria e pesquisas junto Arquidiocese de So Paulo, Cndido Camargo Procpio estava longe de se identificar com um militante religioso ou poltico, como atestam daqueles que o conheceram e trabalharam com ele no Cebrap num nmero da revista Novos Estudos Cebrap, publicado em sua memria, em 1987. Paul Singer, por exemplo, define a sua posio crtica e objetiva afirmando que
apesar de toda simpatia que sentia pela Igreja dos pobres, Procpio manteve, enquanto pesquisador, uma postura crtica e objetiva, o que nem sempre encontrou compreenso por parte dos pesquisados. []. Procpio reaproximou-se da Igreja nas circunstncias dramticas da resistncia a um regime repressivo ao extremo, mas sem voltar a se juntar ao rebanho, o que talvez tenha sido imperdovel para os membros dela que mais o amavam (SINGER, 1987, p. 23).

SOCIOLOGIAS

375

Sociologias, Porto Alegre, ano 12, no 23, jan./abr. 2010, p. 354-393

Nesse mesmo sentido, Fernando Henrique Cardoso observava que


o reencontro de Procpio com a Igreja, no mais a dos mistrios e da transcendncia, mas a do protesto e do movimento social, ofereceu-lhe o momento de plenitude que todo intelectual engajado busca. No sei se o fervor com que Procpio voltou aos temas como o acesso das massas ao Direito, da religio como forma de conscincia libertadora do indivduo, da participao para valorizar representao, apaziguou a angstia de quem parecia ter sempre uma dimenso voltada para a transcendncia e o infinito []. Mas, sei que a Igreja na qual repousava a esperana de uma ao pastoral que se confundia com a transformao radical do mundo, esta Procpio reencontrou a partir dos anos da resistncia (CARDOSO, 1987, p. 28)14.

Um outro tema presente nas preocupaes de Cndido Procpio Ferreira de Camargo era a relao entre religio e doena, com especial nfase nas terapias religiosas. Na Anpocs de 1986, um ano antes de sua morte, ele apresenta um trabalho intitulado Terapias religiosas em So Paulo. Num balano da contribuio de Cndido Procpio Ferreira de Camargo, pode-se citar: a sua viso do pluralismo religioso que avana sobre a hegemonia do catolicismo no campo religioso brasileiro e seu conceito de internalizao, segundo o qual as religies deixam de ser algo imposto externamente pela tradio e pela coero social e se tornam uma opo racional e individual. Esse conceito foi fundamental para compreender o movimento da religio num processo crescente de individualizao e racionalizao da sociedade.
14 Convm lembrar aqui que Procpio manteve um estreito vnculo com a Igreja Catlica no perodo de sua juventude, tendo inclusive ingressado no noviciado dos dominicanos em So Paulo, aps ter se formado na Faculdade de Direito da Universidade de So Paulo em 1945 (PETRINI, 1992). Posteriormente ele perde a f e assume uma posio pessoal distanciada do catolicismo, embora, como afirma Brandt, Procpio era, no ntimo, o mais catlico dos catlicos, ou antes, por isso mesmo, buscava a verdade de cada qual, ao estudar a Umbanda, o Pentecostalismo e o Kardecismo (BRANDT, 1987, p. 37).

376

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 12, no 23, jan./abr. 2010, p. 354-393

O reconhecimento da importncia dos dois ltimos pesquisadores, Duglas Teixeira Monteiro e Cndido Procpio Ferreira de Camargo, ocorrer nas dcadas seguintes pela influncia que eles exerceram sobre a gerao seguinte de socilogos brasileiros que vo trabalhar com o tema da religio. Importncia essa que aparece no testemunho de Antnio Flvio Pierucci sobre Cndido Procpio Ferreira de Camargo, apresentado como mestre da sociologia da religio no Brasil (PIERUCCI, 1997, p. 117) e de Ralph Della Cava sobre Duglas Teixeira Monteiro, visto como decano do estudo moderno da religio no Brasil (HERRERA, 2004, p. 162). Na esteira do pensamento desses dois autores podemos identificar, em So Paulo, dois grupos de pesquisadores que vo dar continuidade s linhas de pesquisa terica e emprica iniciadas por esses percussores nos estudos sobre catolicismo. Assim, se podemos ver no CER e no Grupo de Pesquisa de Sociologia da Religio na Anpocs, sob a liderana de Lsias Nogueira, a institucionalizao do carisma de Duglas Teixeira Monteiro, o setor de religio do Cebrap, liderado por Reginaldo Prandi e Antnio Flvio Pierucci, mantm viva a memria e a herana intelectual de Cndido Procpio Ferreira de Camargo (PIERUCCI; PRANDI, 1987)15. O legado de Duglas Monteiro vai ainda permanecer de forma institucional atravs do Instituto de Estudos da Religio (Iser, 1970) que, tendo se mudado para o Rio de Janeiro em 1981, vai reunir um corpo extenso de cientistas sociais de todo o pas interessado no tema da religio. Em15 No texto Assim como no era no princpio: religio e ruptura, publicado em 1987 e reeditado em 1996, Prandi e Pierucci fazem o reconhecimento dessa herana intelectual em termos dos conceitos-chave e do aporte terico e metodolgico que orientam o seu pensamento. Embora estivesse trabalhando em diversas pesquisas sobre religio com Cndido Procpio Ferreira de Camargo, o doutorado de Reginaldo Prandi, defendido na USP , sob a orientao de Cndido Procpio, foi sobre o mercado informal de trabalho. O vis terico que Prandi imprime ao seu trabalho de carter marxista, dentro da tradio do Cebrap, sob a liderana de Fernando Henrique Cardoso, que fez o prefcio do livro que resultou de sua tese. Seu interesse pela religio vai ser retomado no final dos anos 1980, com a tese de livre-docncia que foi sobre candombl em So Paulo (PRANDI, 1991).

SOCIOLOGIAS

377

Sociologias, Porto Alegre, ano 12, no 23, jan./abr. 2010, p. 354-393

bora haja uma predominncia de antroplogos no instituto, a presena dos socilogos significativa, especialmente na sua vertente marxista e engajada com a Teologia da Libertao. Quanto aos estudos do catolicismo, o Iser criou em 1982 o Grupo de Estudos de Catolicismo, coordenado por Pierre Sanchis e em 1983 o Grupo de Assessoria do Iser, dirigido por Pedro Ribeiro de Oliveira16. Convm aqui observar que, enquanto o Grupo de Catolicismo procurou imprimir em seus estudos um carter acadmico mais isento em relao ao compromisso ideolgico e pastoral com a Igreja Catlica, o Grupo de Assessoria se definia como a servio das organizaes de base e do movimento popular, que eram representadas no horizonte do grupo especialmente pelas CEBs e pelas pastorais sociais da Igreja Catlica17. Os estudos empreendidos pelo Grupo de Catolicismo do Iser trouxeram uma importante inflexo em relao s pesquisas que vinham sendo realizadas at este momento, que consistiu na tentativa reiterada de definir uma identidade, uma estrutura ou uma cultura catlicas. Como bem expressaram Pedro Ribeiro de Oliveira e Flvio Lenz na apresentao do nmero 22 de Comunicaes do Iser, sobre catolicismo,
a identidade catlica no pode ser encontrada no somatrio das suas diferentes forma particulares. Se certo que a sua busca deve necessariamente passar pela anlise cuidadosa das suas mltiplas formas, tambm certo que a identidade no uma espcie de mximo divisor comum dessas formas. Trata-se de saber o que torna catlico o catolicismo (OLIVEIRA; LENZ, 1986, p. 3).

16 Um dos resultados mais importantes do Grupo de Catolicismo do Iser foi a publicao, em 1992, de uma srie de trs volumes intitulados: Catolicismo: modernidade e tradio, Catolicismo: cotidiano e movimentos e Catolicismo: unidade religiosa e pluralismo cultural (SANCHIS, 1992a, 1992b, 1992c). 17 importante salientar aqui que os participantes de um e de outro dos grupos se repetiam, embora fosse mais freqente a participao dos membros da Assessoria no Grupo de Catolicismo do que o inverso.

378

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 12, no 23, jan./abr. 2010, p. 354-393

Essa preocupao inaugurada pelo Grupo de Catolicismo do Iser estabelece um importante debate que vai se estender pelas prximas dcadas, onde se destaca especialmente a contribuio de Pierre Sanchis que, desde o seu artigo seminal Uma identidade catlica?, no mesmo nmero de Comunicaes do Iser, vm buscando relacionar identidade e cultura brasileira com catolicismo (SANCHIS, 1986, 1994, 2001)18. De todo modo, alm dos pesquisadores que se posicionaram nesse debate que procurara compreender a lgica do catolicismo e sua influncia na constituio de uma cultura nacional, pode-se identificar, entre os autores que esto escrevendo sobre a Igreja Catlica nesse perodo, um nmero bastante expressivo de intelectuais que mantinham uma relao de engajamento de f e compromisso com a instituio catlica, especialmente com os setores do clero que faziam oposio ao regime militar e que defendiam os Direitos Humanos (GOMEZ DE SOUZA, 1978, 1982; LIMA, 1979; OLIVEIRA, 1985). Esses autores vo enfatizar particularmente as diferentes linhas de atuao pastoral no interior da Igreja Catlica e os conflitos que perpassam os diversos segmentos da hierarquia, relacionando-os com interesses de classe e com as aspiraes presentes na sociedade como um todo. Esses estudos, por sua vez, acabam evidenciando um deslocamento da relao da Igreja Catlica com o Estado para a relao com a sociedade civil, inserindo-se no campo de estudos dos movimentos sociais, no qual a atuao dos catlicos se destaca por meio das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e das pastorais sociais. Juntamente com os telogos da libertao, esses cientistas sociais partilham da idia de que a sociologia uma mediao necessria entre a reflexo teolgica e a prtica pastoral, assim
18 Na seqncia desse debate iniciado por Sanchis, procurei compreender, a partir do artigo de Otvio Velho sobre a Besta-Fera (VELHO, 1995), a experincia dos romeiros de Bom Jesus da Lapa (BA): a cultura bblico-catlica, como uma sntese entre o pr-texto bblico e a teia de sentidos que os romeiros vo tecendo para sustent-los na difcil arte de viver (STEIL, 1996, p. 150-151).

SOCIOLOGIAS

379

Sociologias, Porto Alegre, ano 12, no 23, jan./abr. 2010, p. 354-393

como um instrumento indispensvel para se entender e avaliar a realidade social e explicar as causas da pobreza na Amrica Latina19. Pode-se falar, assim, de uma sociologia engajada com a Teologia da Libertao que assume uma abordagem marxista com forte influncia de Gramsci. O conceito teolgico de reino de Deus, elaborado em contraposio ao conceito de igreja, central para a Teologia da Libertao, foi fundamental para uma universalizao do cristianismo como uma proposta tica e poltica para a Amrica Latina. Assim, no mbito da prpria teologia, o catolicismo libertador se transmuta numa tica secular e poltica a ser incorporada no nvel das conscincias individuais, enquanto o catolicismo tradicional, enraizado na cultura popular, representaria a sobrevivncia de um passado a ser superado e extinto. Como afirma Michael Lowy em sua anlise do cristianismo de libertao, a Teologia da Libertao poderia ser compreendida a partir de uma afinidade eletiva entre tica religiosa e utopias sociais (LOWY, 2000, p. 63). Ainda no campo da sociologia, h que se referir a contribuio dos brasilianistas que pesquisaram o catolicismo da libertao e a experincia das Comunidades Eclesiais de Base nesse perodo, entre os quais se poderia citar Scott Mainwaring (MAINWARING, 1989). Afinado com a perspectiva dos socilogos engajados da Teologia da Libertao, Mainwaring, vai interpretar a mudana no catolicismo como um movimento que se processava de baixo para cima e que resultaria da convergncia entre transformaes internas Igreja Catlica, como o Conclio Vaticano II e as Conferncias do Conselho

19 importante salientar que, embora o trabalho dos autores aqui referidos revistam-se de caractersticas muito semelhantes quelas que observamos na atuao de Procpio Camargo Ferreira e dos pesquisadores do Cebrap, h uma diferena fundamental entre eles em relao ao lugar desde onde cada um deles faz sua anlise. Enquanto o grupo de So Paulo se posiciona desde o lugar do cientista que presta servio instituio religiosa, o do Rio de Janeiro se posiciona no interior da instituio, subordinando a tarefa do socilogo ao projeto eclesial da Igreja da Libertao.

380

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 12, no 23, jan./abr. 2010, p. 354-393

Episcopal Latino Americano Celam (Medelln e Puebla) e a emergncia dos movimentos sociais de resistncia ditadura militar. Nesse sentido, ele se afasta das abordagens anteriores sustentadas pelos brasilianistas, que enfatizavam a ao estratgica da Igreja Catlica por meio de sua elite clerical e laica, e vai centrar sua anlise na relao da Igreja com a sociedade civil. Ao lado dos estudos de carter sociolgico, esse perodo conta com uma produo antropolgica sobre catolicismo que vai privilegiar o estudo dos rituais e festas populares, enfatizando especialmente os encontros e desencontros entre as prticas do catolicismo popular tradicional e a estrutura hierrquica da instituio. Assim, se o popular, na vertente sociolgica enfocado em termos sociais e de classe, com nfase na experincia inovadora das CEBs (MACEDO, 1986; PETRINI, 1984), na perspectiva antropolgica ele abordado sobretudo em termos culturais (ALVES, 1980; BRANDO, 1980, 1981, 1985; FERNANDES, 1982; MAUS, 1995; ZALUAR, 1983). Na avaliao de Fernandes (1984), observa-se nesses estudos uma dicotomia entre religio popular e religio erudita que romanticamente qualificavam a primeira e desqualificavam a segunda. Na tentativa de uma caracterizao das ltimas dcadas aqui apresentadas, poderamos dizer que, se nos anos 1960, desde a perspectiva da secularizao e da ideologia de classe, se buscou compreender a funo do catolicismo no processo da modernizao e seu lugar no contexto do pluralismo religioso, nos anos 1970, a preocupao est colocada sobre o papel poltico que a instituio e as prticas catlicas vo desempenhar no mbito da sociedade civil frente ao autoritarismo da ditadura militar. J os anos 1980 foram marcados por uma crescente aproximao entre Igreja Catlica e movimentos sociais no Brasil, repercutindo, no campo acadmico, numa reordenao ideolgica das relaes entre o pensamento moderno e a intelectualidade catlica. Como afirma Rubem Csar Fernandes,
o confronto dos tempos modernos, opondo liberais, radicais e socialistas ao pensamento dominante da Igreja Catlica Romana, reconsiderado por meio de um intenso tra-

SOCIOLOGIAS

381

Sociologias, Porto Alegre, ano 12, no 23, jan./abr. 2010, p. 354-393

balho intelectual e de inmeras atividades de ajuda mtua diante de um Estado opressor (FERNANDES, 1994, p. 47).

Uma ajuda mtua que assume diferentes conotaes e graus de intensidade, dentro de uma linha contnua de maior ou menor engajamento ideolgico em relao ao compromisso dos intelectuais com o catolicismo de libertao. Essa diferenciao permanece na sociologia contempornea no debate, por exemplo, sobre a contaminao da f dos cientistas sociais na sua produo intelectual que foi provocado por Flvio Pierucci (PIERUCCI, 1999) e retomado por Marcelo Camura num texto de resposta crtica, publicado em Religio e Sociedade (CAMURA, 2001). Ainda no horizonte dos balanos realizados sobre o perodo, h que se referir ao trabalho de Paula Montero que aponta para uma especializao dos estudos da religio no pas que deu origem a uma certa diviso que se estabeleceu entre antropologia e sociologia (MONTERO, 1999). Na avaliao da autora, coube
sociologia weberiana ocupar-se das religies protestantes, a marxista, das relaes entre Igreja catlica, Estado e sociedade, enquanto antropologia dedicar-se anlise dos ritos, crenas e prticas da religiosidade dita popular [] as religies afro-brasileiras [] e o catolicismo (MONTERO, 1999, p. 330).

A minha avaliao em relao ao perodo seguinte vai de certa forma apontar para um esforo efetivo realizado pelos cientistas sociais que se ocupam do tema da religio para a superao desse fracionamento disciplinar dos estudos da religio, especialmente por meio da criao de instncias e fruns de debate que vo colocar em contato socilogos e antroplogos no s do pas, mas tambm de outros pases da Amrica Latina20.
20 Gostaria de fazer referncia aqui Associao de Cientistas Sociais da Religio do Mercosul, que alm das Jornadas, que renem a cada dois anos antroplogos e socilogos em fruns de intenso debate acadmico desde 2002, tambm criou e mantm a revista Ciencias Sociales y Religin/Cincias Sociais e Religio.

382

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 12, no 23, jan./abr. 2010, p. 354-393

O catolicismo em contexto de trnsitos e pluralismos: 1990-2005


Os anos 1990 e incio de 2000 marcam uma ruptura significativa com a sociologia engajada tanto em relao Teologia da Libertao quanto ao compromisso com as classes populares. A abertura poltica a reinstaurao da democracia no pas permitiram que a religio reaparecesse como um objeto de pesquisa em suas mltiplas formas e expresses, desvinculado de objetivos pastorais, de classe e ideolgicos. Nesse sentido, pode-se observar que, se importncia de que o catolicismo da libertao se revestia no perodo anterior correspondeu uma concentrao de pesquisas, publicaes acadmicas e grupos de estudos em eventos na rea das cincias sociais, sua invisibilidade no contexto social e poltico da segunda metade da dcada de 1990 e a primeira de 2000 corresponde uma significativa diminuio de interesse acadmico. Ou seja, as transformaes e o reordenamento do campo religioso desse perodo, ao mesmo tempo em que trouxeram para o centro da cena os grupos e instituies protestantes, especialmente os pentecostais e neopentecostais, tambm colocaram numa zona de sombra o que se passava no campo catlico, fazendo com que diminussem o interesse e os grupos de estudo sobre catolicismo. Essa invisibilidade do catolicismo, no entanto, parece se romper pela emergncia da Renovao Carismtica Catlica (RCC) na cena pblica e religiosa dos anos 1990, dando origem a um novo interesse pelo estudo do catolicismo. As primeiras pesquisas sobre a RCC destacavam o seu perfil ideolgico conservador dentro de uma disputa de espao poltico e institucional no interior do catolicismo brasileiro. So freqentes as comparaes entre a RCC e as CEBs, as quais representariam o plo oposto ao conservadorismo (OLIVEIRA et al., 1978; PRANDI, 1997). Outros trabalhos, como o de Ari Pedro Oro, apontam para a concorrncia no campo religioso, assinalando o uso estratgico que a Igreja Catlica estaria fazendo desse movimento para reter os seus fiis e barrar o avano pente-

SOCIOLOGIAS

383

Sociologias, Porto Alegre, ano 12, no 23, jan./abr. 2010, p. 354-393

costal (ORO, 1996, p.108). Mais recentemente, especialmente na rea da antropologia, podemos registrar alguns trabalhos que, na perspectiva da antropologia fenomenolgica e do paradigma da corporeidade (embodiment) (CSORDAS, 1994, 1997), tm buscado relacionar a RCC com processos de construo da subjetividade e o lugar do corpo na experincia religiosa (MAUS, 2002; STEIL, 2004) ou ainda com outros movimentos emergentes no campo religioso catlico, como as aparies marianas (STEIL, 2001; STEIL; MARIZ; REESINK, 2003) ou mesmo de movimentos que transcendem as fronteiras denominacionais, como a Nova Era (STEIL, 1999). Na rea da antropologia h uma mudana significativa a registrar nos estudos do catolicismo que se deslocam da anlise sistmica para a da prtica. Ao colocar o foco nas prticas dos atores, as fronteiras entre o catolicismo popular e os demais subsistemas que compem o campo catlico se diluem e perdem seu sentido heurstico. Essa perspectiva vai aparecer, por exemplo, nos estudos que tomam as peregrinaes menos como uma forma de reproduo e resistncia do catolicismo popular e mais como uma arena ou vcuo religioso (EADE; SALLNOW, 1991) em que diferentes prticas, expresses e experincias podem se manifestar numa situao de negociao e de disputa de sentidos dentro do campo catlico (STEIL, 1996). Mas, desde a perspectiva da prtica, torna-se possvel perceber que os sentidos que so negociados e disputados em espaos e eventos catlicos, na verdade, ultrapassam no somente o sistema catlico, mas o prprio campo religioso, na medida em que os sentidos e as experincias associados a outras esferas da vida social so acionados pelos agentes sociais e amalgamados com os religiosos. Assim, a idia de sistema cede lugar pouco a pouco de trnsitos e fronteiras que remetem menos a uma totalidade integrada e coesa e mais a uma situao definida por Jacques de Matre como de uma nebulosa de heterodoxias diversas (MATRE, 1987, p. 359)21.
21 Nessa fronteira porosa se equacionam e se mesclam elementos de diversas esferas sociais, desde a medicina e a psicologia at o turismo.

384

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 12, no 23, jan./abr. 2010, p. 354-393

Nessa mudana de foco, muitos trabalhos e debates passam a enfatizar as semelhanas que atravessam as religies, ao invs de demarcar as suas diferenas (VELHO, 1997). Para alm da diversidade religiosa que passa a caracterizar a sociedade brasileira colocando um fim dominao e hegemonia catlica as anlises do campo religioso vo procurar caracterizar os modelos e configuraes comuns da experincia religiosa. Em relao ainda a deslocamentos tericos comuns que ocuparam lugar central nos debates e na literatura sobre o catolicismo pode-se citar a perspectiva que vai destacar a idia de temporalidades diversas prmoderna, modernidade e ps-modernidade que se articulam e se sobrepem na contemporaneidade, configurando diferentes formas e estilos de ser catlico (SANCHIS, 1997). Nesse sentido, a dicotomia tradicional e moderno passa a ser analisada dentro de uma nova chave de leitura que vai destacar a articulao entre estes plos que coexistem como tenses vividas na prtica por aqueles que se posicionam dentro do campo religioso. Essa perspectiva ter especial incidncia, por exemplo, nos estudos que buscam relacionar catolicismo e a Nova Era. O catolicismo se apresenta como lugar privilegiado para se observar a presena de diferentes formas de crer que vo dos rituais devocionais do culto aos santos e anjos s das experincias msticas segundo o modelo da Nova Era, passando pelo tipo-ideal das religies de converso, que se destaca nos catolicismos de libertao e carismtico (CAMURA, 1998; STEIL, 2004). Passa-se, ento, a chamar a ateno para a pluralidade interna do catolicismo, capaz de compatibilizar prticas e rituais pr-modernos com experincias modernas de comunidades de base, com formas ps-modernas, centradas na religiosidade do self, especialmente na experincia da Renovao Carismtica Catlica. Um ltimo trao a assinalar dos estudos do catolicismo nesse perodo se refere aos esforos empreendidos tanto por antroplogos quanto por socilogos para estabelecer pontos de comparao entre a prtica de catlicos e pentecostais a partir de recortes de gnero (MACHADO;

SOCIOLOGIAS

385

Sociologias, Porto Alegre, ano 12, no 23, jan./abr. 2010, p. 354-393

MARIZ, 2005; MARIZ, 2001; MARIZ; MACHADO, 2000)22. Esses estudos comparativos sobre o lugar que a mulher ocupa em diferentes contextos religiosos acabaram apontando para a necessidade de se superar uma viso que associa de forma imediata conscincia poltica com superao do machismo. Nesse sentido, as pesquisas empricas que privilegiaram um olhar sobre as relaes de gnero no mbito local tiveram um importante papel, assinalando os desencontros e as incongruncias entre os modelos discursos dos pentecostais e dos catlicos e as suas prticas efetivas. Enfim, esses estudos, ao enfocar a posio das mulheres na estrutura institucional das igrejas e grupos religiosos, terminam por mostrar que o exerccio da democracia e as relaes de igualdade entre os sexos nem sempre acompanham as ideologias e valores apregoados pelas instituies.

Concluso
guisa de concluso, gostaramos de chamar a ateno para uma certa associao subjacente entre o pluralismo do campo religioso brasileiro e o projeto moderno, de modo que a perda de hegemonia do catolicismo e a conseqente diversificao religiosa sero tomadas por algumas anlises sociais como critrios para se avaliar o grau de nossa modernidade. Podemos identificar nestas anlises uma certa viso de que a diversidade religiosa seria, parodiando Marcel Gauchet, a sada para a modernidade. (GAUCHET, 1985; STEIL, 1994). Assim, a superao de um habitus pr-moderno e de uma cultura tradicional, com os quais o catolicismo era identificado em grande medida, se torna um projeto no qual se engajam os missionrios das religies de converso, a hierarquia catlica esclarecida ultramontana e os cientistas sociais.
22 Esses trabalhos de carter mais sociolgico de alguma forma se desenvolvem na esteira do debate inaugurado por Regina Novaes no perodo anterior na antropologia (NOVAES, 1985).

386

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 12, no 23, jan./abr. 2010, p. 354-393

Enfim, a idia de que a converso s igrejas e grupos protestantes produz uma ruptura com o passado em direo ao desencantamento do mundo e modernizao tem sido constantemente colocada em xeque por pesquisas etnogrficas em diferentes partes do globo. Essas pesquisas, por sua vez, tm apontado com freqncia para situaes em que as pessoas que se convertem no esto dando necessariamente um passo em direo ao desencantamento do mundo. Ao contrrio, a experincia da converso com frequncia situa os conversos num mundo repleto da presena de deuses, espritos, demnios, anjos, energias, onde vivem como se j fossem tocados pela eternidade e tivessem entrado na economia de uma ordem sobrenatural. A paisagem religiosa brasileira que emerge com a diversificao do seu campo religioso aponta menos para o desencantamento do mundo e mais para a emergncia de novos padres e modos do religioso se instituir tanto no espao pblico quanto na experincia dos indivduos. Neste sentido, impe-se aos cientistas sociais a educao da sensibilidade e da percepo, assim como o aprimoramento do seu instrumentar conceitual terico e metodolgico, para identificar para alm das instituies religiosas muitas vezes em seu prprio mbito as novas configuraes do religioso na sociedade.

Catholicism as an object of Social Sciences in Brazil


Abstract
This article critically revises the genesis and development of studies on Catholicism in the field of Social Sciences in Brazil, using as a focal point the tension between tradition and modernity. The traditional place attributed to Catholicism in writings that would veer it towards the axis of tradition in the Twentieth Century is questioned. At the same time, the aim is to show that, using the perspective of theories of practice, Catholicism is permeable to modernity, actively adapting itself

SOCIOLOGIAS

387

Sociologias, Porto Alegre, ano 12, no 23, jan./abr. 2010, p. 354-393

to the new religious landscape that is being established in the country with the secularization process and religious differentiation. This work also aims at suggesting the limits of theoretical approaches that associate Catholicism with an Enchanted Brazil, theories that have served as a background to emphasize the values of a new modern order being established as a counterpoint to an imaginary past that must be overcome. With this theoretical critique in mind, the article presents, in chronological order, a selection of authors and writers who have marked Catholic studies in the country. Keywords: Catholicism. Social Sciences. Modernity. Tradition. Social change and conversion.

Referncias
ALVES, Isidoro. O carnaval devoto: um estudo sobre a festa de Nazar em Belm. Petrpolis: Vozes, 1980. ALVES, Mrcio Moreira. O Cristo do povo. Rio de Janeiro: Sabi, 1968. ASAD, Talal. Anthropological conceptions of religion: reflections on Geertz. Man, 18(2), p. 237-259, 1983. ______. Formations of the secular: Christianity, Islam, modernity. Stanford, Calif.: Stanford University Press, 2003. AZEVEDO, Thales de. O catolicismo no Brasil. Rio de Janeiro: Ministrio da Educao e Cultura. (Cadernos de Cultura), 1955. BASTIDE, Roger. As religies africanas no Brasil: contribuio a uma sociologia das interpretaes de civilizaes. 3 ed. So Paulo: Pioneira, 1989. BECK, Ulrich. Liberdade ou Capitalismo: Ulrich Beck Conversa com Johannes Willms. So Paulo: Unesp, 2003. BRANDO, Carlos Rodrigues. De errantes a errados? Religio & Sociedade, n. 4, p. 17-24, 1979. ______. Os deuses do povo: um estudo sobre religio popular. So Paulo: Brasiliense, 1980. ______. Sacerdotes de viola: rituais, religiosos do catolicismo popular em So Paulo e Minas Gerais. Petrpolis: Vozes, 1981. ______. Memria do sagrado: estudos de religio e ritual. So Paulo: Paulinas,

388

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 12, no 23, jan./abr. 2010, p. 354-393

1985. BRANDT, Vincius Caldeira. A verdade de cada qual. Novos Estudos Cebrap, n. 17, p. 36-37, 1987. BRUNEAU, Thomas. Catolicismo brasileiro em poca de transio. So Paulo: Loyola, 1974. CAMARGO, Cndido Procpio Ferreira de. So Paulo 1975: crescimento e pobreza. So Paulo: Loyola, 1976. CAMURA, Marcelo. Marretas, Molambudos e Rabelistas: a revolta de 1914 no Juazeiro. So Paulo: Maltese, 1994. ______. Sombras na catedral: a influncia New Age na Igreja Catlica e o holismo da Teologia de Leonardo Boff e Frei Betto. Numen, v. 1, n. 1, p. 65-80, 1998. ______. Da boa e da m vontade para com a religio nos cientistas sociais da religio brasileiros. Religio & Sociedade, v. 21, n. 1, p. 67-86, 2001. CANNELL, Fenella. The Christianity of anthropology. Journal of the Royal Anthropological Institute, v. 11, n. 2, p. 335-356, 2005. CARDOSO, Fernando Henrique. Procpio um depoimento. Novos Estudos Cebrap, n. 17, p. 26-28, 1987. CSORDAS, Thomas J. The sacred self: a cultural phenomenology of charismatic healing. Berkeley: University of California Press, 1994. ______. Language, charisma, and creativity: the ritual life of a religious movement. Berkeley: University of California Press, 1997. DELLA CAVA, Ralph. Igreja e Estado no Brasil do sculo XX: sete monografias recentes sobre o catolicismo brasileiro 1919-64. Estudos Cebrap, n. 12, p. 5-52, 1975. ______. Milagre em Joaseiro. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976. EADE, John; SALLNOW, Michael J. (eds.). Contesting the Sacred: the Antropology of christian pilgrimage. London: Routledge, 1991. FAC, Rui. Cangaceiros e fanticos. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1976. FERNANDES, Rubem Csar. Os cavaleiros de Bom Jesus. So Paulo: Brasiliense, 1982. ______. Religies populares: uma viso parcial da literatura recente. Boletim Informativo e Bibliogrfico de Cincias Sociais/BIB, n. 18, p. 3-26, 1984. ______. Privado porm pblico: o terceiro setor na Amrica Latina. 2 ed. Rio de Janeiro: Relume-Dumar, 1994. FREYRE, Gilberto. Casa grande e senzala. 2 ed. Rio de Janeiro: Schmidt Editor,

SOCIOLOGIAS

389

Sociologias, Porto Alegre, ano 12, no 23, jan./abr. 2010, p. 354-393

1936. GALVO, Eduardo. Santos e visagens: um estudo da vida religiosa de It, Baixo Amazonas. So Paulo: Editora Nacional, 1976. GAUCHET, Marcel. Le dsenchantement du monde. Une histoire politique de la religion. Paris: Gallimard, 1985. GIUMBELLI, Emerson. Religio e (des)ordem social: Contestado, Juazeiro e Canudos nos estudos sociolgicos sobre movimentos religiosos. Dados, v. 40, n. 2, 1997. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S001152581997000200004&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 28 jun. 2007. GOMEZ DE SOUZA, Luiz Alberto. Igreja e sociedade: elementos para um marco terico. Sntese, v. 13, n. 5, p. 15-29, 1978. ______. Classes populares e Igreja nos caminhos da histria. Petrpolis: Vozes, 1982. HERRERA, Sonia Reyes. Reconstruo do processo de formao e desenvolvimento da rea de estudos da religio nas Cincias Sociais Brasileiras. Tese, Programa de Ps-Graduao em Sociologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004. HOLANDA, Srgio Buarque de. Razes do Brasil. 13 ed. Rio de Janeiro: Jos Olmpio Editora, 1979. IANNI, Octavio. Sociologia da sociologia: o pensamento sociolgico brasileiro. 3 ed. So Paulo: tica, 1989. KADT, Emanuel de. Catholic radicals in Brazil. London: Oxford University Press, 1970. LEACH, Edmund Ronald. Repensando a antropologia. So Paulo: Perspectiva. (Coleo Debates 88), 1974. LIMA, Luiz Gonzaga de Souza. Evoluo poltica dos catlicos e da Igreja no Brasil. Petrpolis: Vozes, 1979. LOWY, Michael. A guerra dos deuses: religio e poltica na Amrica Latina. Petrpolis: Vozes, 2000. MACEDO, Carmem Cinira. Tempo de gnesis: o povo das Comunidades Eclesiais de Base. So Paulo: Brasiliense, 1986. MACHADO, Maria das Dores; MARIZ, Ceclia. Representaes e relaes de gnero nos grupos pentecostais. Estudos Feministas, v. 13, n. 2, p. 387-396, 2005. MAINWARING, Scott. Igreja Catlica e poltica no Brasil, 1916-1985. So Pau-

390

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 12, no 23, jan./abr. 2010, p. 354-393

lo: Brasiliense, 1989. MATRE, Jacques. Regulations idologiques officilles et nbuleuses dhterodoxies. A propos des rapports entre religion et sant. Social Compass, v. 34, n. 4, p. 353364, 1987. MARIZ, Ceclia Loreto. Pentecostalismo e Renovao Catlica e Comunidade de Base: uma anlise comparada. Cadernos Ceris, v. 1, n. 2, p. 11-28, 2001. MARIZ, Ceclia; MACHADO, Maria das Dores Campos. Progressistas e Catlicas Carismticas: uma anlise do discurso das mulheres de Comunidade de Base na atualidade brasileira. Estudos de Poltica e Teoria Social, v. 3, n. 2, p. 8-29, 2000. MAUS, Raymundo Heraldo. Padres, pajs, santos e festas: catolicismo popular e controle eclesistico. Um estudo antropolgico numa rea do interior da Amaznia. Belm: Cejup. 1995. ______. Mudando de vida: a converso ao pentecostalismo catlico. Religio & Sociedade, v. 22, n. 2, p. 37-64, 2002. MONTEIRO, Duglas Teixeira. Os errantes do novo sculo: um estudo sobre o surto milenarista do Contestado. So Paulo: Duas Cidades, 1974. ______. A cura por correspondncia. Religio & Sociedade, v.1, n. 1, p. 61-80, 1977. MONTERO, Paula. Religies e dilemas da sociedade brasileira. In: MICELI, S. (org.), O que ler na Cincia Social brasileira (1970-1995). So Paulo: Sumar/ Anpocs; Braslia: Capes. v. 1. p. 327-367, 1999. NOVAES, Regina Reyes. Os escolhidos de Deus. Pentecostais, trabalhadores e cidadania. So Paulo: Marco Zero, 1985. OLIVEIRA, Pedro Ribeiro de. Religio e dominao de classe: gnese, estrutura e funo do catolicismo romanizado no Brasil. Petrpolis: Vozes, 1985. OLIVEIRA, Pedro Ribeiro de; LENZ, Flvio. Apresentao. Comunicaes do Iser, v. 5, n. 22, p. 3-4, 1986. OLIVEIRA, Pedro Ribeiro de, et al. Renovao Carismtica Catlica: uma anlise sociolgica, interpretaes teolgicas. Petrpolis: Vozes, 1978. ORO, Ari Pedro. Avano pentescostal e reao catlica. Petrpolis: Vozes, 1996. PETRINI, Giancarlo. CEBs: um novo sujeito popular. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984. ______. Religio e modernidade atravs da obra de Cndido Procpio Ferreira de Camargo. Tese, Programa de Ps-Graduao em Cincias Sociais, Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, So Paulo, 1992. PIERUCCI, Antnio Flvio. Reencantamento e dessecularizao: a propsito do

SOCIOLOGIAS

391

Sociologias, Porto Alegre, ano 12, no 23, jan./abr. 2010, p. 354-393

auto-engano em Sociologia da Religio. Novos Estudos Cebrap, n. 49, p. 99-117, 1997. ______. Sociologia da religio rea impuramente acadmica. In: MICELI, S. (org.), O que ler na Cincia Social brasileira (1970-1995). So Paulo: Sumar/ Anpocs; Braslia: Capes. v. 2. p. 237-368, 1999. PIERUCCI, Antnio Flvio; PRANDI, Reginaldo. Assim como no era no princpio: religio e ruptura na obra de Procpio Camargo. Novos Estudos Cebrap, n. 17, p. 29-35, 1987. PRADO JUNIOR, Caio. Evoluo poltica do Brasil e outros estudos. 9 ed. So Paulo: Brasiliense, 1975. PRANDI, Reginaldo. Os candombls de So Paulo. So Paulo: Hucitec/Edusp, 1991. ______. Um sopro do Esprito. So Paulo: Edusp, 1997. QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. O messianismo no Brasil e no mundo. SoPaulo: Dominus Editora, 1965. ______. Identidade nacional, religio, expresses culturais: a criao religiosa no Brasil. In: VIOLA, S. (org.), Brasil & EUA: religio e identidade nacional. Rio de Janeiro: Graal, 1988. ______. Desenvolvimento das Cincias Sociais na Amrica Latina e contribuio europia: o caso brasileiro. Cincia e Cultura, v. 41, n. 4, p. 378-388, 1989. RAMOS, Arthur. O negro brasileiro. So Paulo: Editora Nacional, 1940. SANCHIS, Pierre. Uma identidade catlica? Comunicaes do Iser, v. 5, n. 22, p. 5-16, 1986. ______. Catolicismo: cotidiano e movimentos. So Paulo: Loyola. (Coleo Catolicismo no Brasil Atual), 1992a. ______. Catolicismo: modernidade e tradio. So Paulo: Loyola. (Coleo Catolicismo no Brasil Atual), 1992b. ______. Catolicismo: unidade religiosa e pluralismo cultural. So Paulo: Loyola. (Coleo Catolicismo no Brasil Atual), 1992c. ______. O repto pentecostal cultura catlico-brasileira. Revista de Antropologia da USP, n. 37, p. 145-181, 1994. ______. O campo religioso contemporneo no Brasil. In: ORO, Ari Pedro; STEIL, Carlos Alberto (orgs.), Globalizao e religio. Petrpolis: Vozes, p. 103-115, 1997. ______. Religies, religio Alguns problemas do sincretismo no campo religioso

392

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 12, no 23, jan./abr. 2010, p. 354-393

brasileiro. In: SANCHIS, P . (org.), Fiis & Cidados. Percursos de sincretismo no Brasil. Rio de Janeiro: Eduerj, p. 9-58, 2001. ______. (org.). Fiis & Cidados. Percursos de sincretismo no Brasil. Rio de Janeiro: Eduerj, 2002. SILVA, Wagner Gonalves da. O terreiro e a cidade nas etnografias afro-brasileiras. Revista de Antropologia, n. 36, p. 33-79, 1993. SINGER, Paul. Cndido Procpio, o gentil combatente. Novos Estudos Cebrap, n. 17, p. 21-25, 1987. SINGER, Paul; BRANDT, Vincius Caldeira. So Paulo: o povo em movimento. Petrpolis: Vozes, 1981. SODR, Nelson Werneck. Histria da burguesia brasileira. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1976. STEIL, Carlos Alberto. Para ler Gauchet. Religio & Sociedade, v. 16, n. 3, p. 2449, 1994. ______. O Serto das Romarias: um estudo antropolgico sobre o santurio de Bom Jesus da Lapa Bahia. Petrpolis: Vozes. (Religio e Pesquisa 1), 1996. ______. A igreja dos pobres: da secularizao mstica. Religio & Sociedade, v. 19, n. 2, p. 61-76, 1999. ______. Aparies marianas contemporneas e carismatismo catlico. In: SANCHIS, P . (org.), Fiis & Cidados. Percursos de sincretismo no Brasil. Rio de Janeiro: Eduerj, p. 117-146, 2001. ______. Renovao Carismtica Catlica: porta de entrada ou de sada do catolicismo? Uma etnografia do Grupo So Jos, Porto Alegre (RS). Religio & Sociedade, v. 24, n. 1, p. 11-36, 2004. STEIL, Carlos Alberto; MARIZ, Ceclia Loreto; REESINK, Msia Lins. Maria entre os vivos. Reflexes tericas e etnografias sobre aparies marianas no Brasil. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003. VELHO, Otavio. O cativeiro da Besta-Fera. In: VELHO, O. (org.), Besta-Fera: recriao do mundo. Rio de Janeiro: Relume Dumar, p. 13-44, 1995. ______. Globalizao: antropologia e religio. In: ORO, Ari Pedro; STEIL, Carlos Alberto (orgs.), Globalizao e religio. Petrpolis: Vozes, p. 25-42, 1997. WILLEMS, Emlio. Uma vila brasileira: tradio e transio. So Paulo: Difuso Europia do Livro, 1961. ______. Followers of the new faith, culture change and the rise of protestan-

SOCIOLOGIAS

393

Sociologias, Porto Alegre, ano 12, no 23, jan./abr. 2010, p. 354-393

tism in Brazil and Chile. Barcelona: Herder, 1967. ZALUAR, Alba. Os homens de Deus: um estudo dos santos e das festas do catolicismo popular. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.

Recebido: 05/06/2009 Aceite final: 20/06/2009

You might also like