You are on page 1of 2

Folder W10622648

6/19/13 9:09 AM

Page 1

1 INFORMAES IMPORTANTES
A sua segurana e a de terceiros muito importante.
Este manual e o seu produto tm muitas mensagens importantes de segurana. Sempre leia e siga as mensagens de segurana. Tenso do aparelho 127 V 220 V Este o smbolo de alerta de segurana. Este smbolo alerta sobre situaes que podem trazer riscos a sua vida, ferimentos a voc ou a terceiros. Todas as mensagens de segurana viro aps o smbolo de alerta de segurana e a palavra PERIGO ou ADVERTNCIA. Estas palavras significam: Existe risco de voc perder a vida ou de ocorrerem danos graves se as instrues no forem seguidas imediatamente. Risco de Choque Eltrico Conecte o aterramento do produto um terra efetivo. No remova o aterramento do produto. No use adaptadores. No use extenses. No seguir estas instrues pode trazer risco de vida, incndio ou choque eltrico. Existe risco de voc perder a vida ou de ocorrerem danos graves se as instrues no forem seguidas. Todas as mensagens de segurana mencionam qual o risco em potencial, como reduzir a chance de se ferir e o que pode acontecer se as instrues no forem seguidas. No coloque e nem utilize aparelhos eltricos dentro do seu refrigerador. A tenso admissvel na rede eltrica de sua casa deve estar dentro da faixa indicada na tabela a seguir: Limites de tenso de 104 a 140 V de 198 a 242 V abrasivos. Eles podem danificar a pintura de seu refrigerador.

Avisos de Segurana
Tenso:

Aquecimento externo:

O aquecimento de algumas regies externas do refrigerador normal. Isto ocorre para evitar formao de suor. No entanto, em condies crticas de temperatura e umidade ambiente pode ocorrer formao de suor. Seque-o com pano macio.

A substituio do filtro no coberta pela garantia do produto.

sistema ficar mais fcil extrair as pedras de gelo e armazen-las.

Reservatrio de gua:

Risco de Incndio

Nunca coloque velas acesas ou produtos similares (lamparina, lampio) sobre o refrigerador. No seguir esta instruo pode trazer risco de vida ou de incndio.

Para instalar o seu filtro de ar bem-estar retire o filtro da embalagem e encaixe na parte superior do compartimento refrigerador (ver localizao 6 na capa), conforme figura.

Como abastecer as formas de gelo:

Antes de abastecer as formas, limpeas conforme instrues no item Limpeza.

A capacidade de armazenagem de gua no reservatrio, que fica localizado na parte interna da porta, de 3 Reservatrio litros.

Importante:

No puxe o corpo da vlvula, indicado na figura.

Remova as formas do suporte, puxando-as na sua direo.

Abastecendo o reservatrio:

Usando o Refrigerador

COMO OPERAR OS CONTROLES DE TEMPERATURA

Para remover o filtro antigo no momento da troca, pressione as travas laterais e puxe-o para baixo.

Encha as formas com gua cuidando para no passar o nvel, e recoloque-as no suporte.

Para colocar gua no reservatrio gire o bocal e abastea com uma jarra. Aps o abastecimento feche o bocal girandoo para a posio inicial (fechada).

Reposicionando o reservatrio:

Encaixe e trave a vlvula novamente, conforme mostra a figura.

INSTRUES IMPORTANTES DE SEGURANA ADVERTNCIA: Para reduzir o risco de incndio, choque eltrico ou ferimentos, quando usar o seu refrigerador, siga estas precaues bsicas: No utilize quaisquer meios eltricos, Conecte o aterramento do produto mecnicos ou qumicos para acelerar o degelo. um terra efetivo. Mantenha as aberturas de ventilao do No remova o aterramento do produto. aparelho livres de obstrues. No use adaptadores. No use ou coloque aparelhos eltricos nos No use extenses. compartimentos do produto, a menos que expressamente autorizado pelo fabricante. Retire o plugue da tomada antes de limpar ou consertar o produto. Este produto no est destinado para ser utilizado por pessoas (incluindo crianas) com Aps limpeza ou manuteno recoloque todos os capacidades mentais, sensoriais ou fisicamente componentes antes de ligar o produto. reduzidas, ou com falta de experincia e Use produtos de limpeza que no sejam inflamveis. conhecimento a menos que tenham sido Mantenha produtos inflamveis, tais como gasolina, supervisionados ou instrudos por uma pessoa longe do seu refrigerador. responsvel pela sua segurana. Use duas ou mais pessoas para mover e instalar o Recomenda-se que as crianas sejam vigiadas refrigerador. para assegurar que elas no estajam brincando com o aparelho. No danifique o circuito de refrigerao. Aterramento: FIQUE ATENTO PARA ESTAS INSTRUES Como descartar seu refrigerador antigo
Risco de Sufocamento Remova as portas do seu refrigerador antigo. No seguir esta instruo pode trazer risco de vida ou leses graves. pois podem ficar presas em seu interior, correndo risco de falta de ar. As crianas devem ser supervisionadas para que no brinquem com o aparelho.

Risco de Exploso Mantenha produtos inflamveis, tais como gasolina, longe do refrigerador. No seguir esta instruo pode trazer risco de vida, incndio ou exploso.

As temperaturas internas dos compartimentos freezer e refrigerador podem ser reguladas individualmente, para melhor atender as condies de conservao dos alimentos, conforme o grau de utilizao de seu produto.

SISTEMA FROST FREE E MULTI FLOW

Controle do freezer: A temperatura do compartimento freezer ajustada selecionando o nvel de congelamento atravs da tecla Congelamento Freezer no painel de controle.

Tecla pressionada: indica o nvel mximo de congelamento. Indicado para quando houver muitos alimentos no freezer e/ou muita frequncia de abertura de portas.

Seu refrigerador usa o sistema frost free, que torna desnecessrio fazer o degelo, pois o mesmo ocorre automaticamente. O sistema multi flow garante que o ar frio seja distribudo de maneira homognea para todo o refrigerador.

Aguarde algumas horas at o gelo se formar e aps, gire os botes at o final para extrair o gelo. As pedras de gelo cairo diretamente na gaveta de gelo.

Importante:

Importante:

Uso exclusivo para gua. Qualquer outro lquido poder causar mau funcionamento do sistema.

Antes de reposicionar o reservatrio, certifique-se que a vlvula est bem encaixada.

COMPARTIMENTO EXTRA FRIO

O fabricante no se responsabiliza por danos causados ao sistema se o reservatrio for abastecido com qualquer outro tipo de lquido que no seja gua.

Encaixe o reservatrio nos engates laterais e no orifcio da porta.

Para sua segurana, ligue corretamente o aterramento do seu produto. A conexo incorreta pode resultar em acidentes com fogo, choque eltrico ou outros danos pessoais. Se o local no possuir um aterramento, providencie, consultando um eletricista de sua confiana. Verifique se a tenso da rede eltrica no local de instalao a mesma indicada na etiqueta fixada prxima ao plugue do cordo de alimentao do seu refrigerador, (conforme tabela do item Tenso a seguir). O refrigerador deve ser ligado em uma tomada eltrica em bom estado.
TEN S
O

Local:
O refrigerador no deve ser instalado prximo a fontes de calor (fogo, aquecedores, etc.) ou em local onde incida luz do sol diretamente. A instalao em local no adequado, prejudica o funcionamento do seu refrigerador e aumenta o consumo de energia.

Seleciona o nvel de congelamento do freezer.

Tecla no pressionada: indica o nvel normal de congelamento.

Controle do refrigerador:

Ao armazenar alimentos, evite coloc-los prximos s sadas de ar, pois alm de prejudicar o bom funcionamento do produto, pode causar o congelamento dos alimentos.

A temperatura do compartimento refrigerador ajustada deslizando o boto de controle at a posio desejada. Existem diferentes nveis de temperatura para atender suas necessidades dirias, conforme tabela a seguir:

Ao abrir a porta normal ocorrer embaamento nas prateleiras do seu refrigerador, devido a entrada de ar quente dentro do produto.

Resfriamento Mnimo (1): Indicado para quando houver poucos alimentos no refrigerador e/ou pouca frequncia de abertura de portas.

Seu refrigerador possui um compartimento deslizante que tem a propriedade de prolongar o tempo de conservao dos alimentos de consumo dirio e resfriar mais rpido bebidas. Isto acontece porque neste local a temperatura mais fria do que os demais compartimentos do refrigerador. Indicado para armazenar laticnios, frios, embutidos e carnes.

Servindo-se de gua:

Certifique-se de que o reservatrio ficou bem encaixado. Observe a ausncia de frestas entre a borracha de vedao e a porta.

Pressione um recipiente ou um copo contra o acionador. Aperte o acionador segurando-o at completar o nvel desejado de gua.

GAVETA DE LEGUMES

COMPARTIMENTO FREEZER Embutimento:


Considere as seguintes distncias mnimas para garantir uma circulao de ar adequada: 10 cm

md

Resfriamento Mdio (4): Indicado para uso normal.

importante que as aberturas para a circulao de ar estejam sempre desobstrudas.

Se houver necessidade de remover o compartimento extra frio para limpeza, proceda conforme descrito no item Removendo o Compartimento Extra Frio.

Para sua segurana, o sistema possui uma trava que impede o movimento do acionador, evitando assim a sada de gua. Para travar o acionador basta empurrar a trava localizada na parte de trs do mesmo. Para destravar retorne-a para a posio inicial.

Trava

Acionador

Coletor de gua

Importante:
Nunca conecte o seu refrigerador atravs de extenses ou adaptadores com outro eletrodomstico na mesma tomada. No use extenses. Este tipo de ligao pode provocar sobrecarga na rede eltrica, prejudicando o funcionamento do seu refrigerador e resultando em acidentes com fogo. Use uma tomada exclusiva. Em caso de oscilao na tenso da rede eltrica, instale um estabilizador automtico de voltagem com potncia mnima de 1000 Watts, entre o refrigerador e a tomada. Se o cabo de alimentao estiver danificado, ele deve ser substitudo pelo servio autorizado, a fim de evitar riscos de acidentes.

Antes de descartar seu refrigerador antigo:


Corte o cabo de alimentao. Retire a(s) porta(s). Deixe as prateleiras no lugar para que as crianas no possam entrar.

3 cm nas laterais 10 cm no fundo 10 cm no topo

Resfriamento Mximo (7): Indicado para quando houver muitos alimentos no refrigerador e/ou muita frequncia de abertura de portas.
10 cm 3 cm

ARMAZENANDO BEBIDAS E ALIMENTOS


Desta forma, voc estar garantindo o bom desempenho do seu refrigerador e impedindo que seus componentes encostem em paredes, outros produtos ou mveis, evitando rudos desagradveis.

Ao armazenar alimentos no compartimento freezer, prepare pequenas pores, isto possibilitar um congelamento mais rpido e a utilizao integral de cada poro.

No aconselhvel remover a tampa basculante frontal do compartimento extra frio.

Produtos fora de uso ou abandonados podem ser perigosos, em especial para as crianas,

Informao Ambiental
A Whirlpool S.A. comercializa produtos que atendem legislao que regula a restrio e controle de substncias nocivas ao meio ambiente. Este produto e sua embalagem foram construdos com materiais que podem ser reciclados. Assim, ao descartar a embalagem separe-a para coleta por recicladores. Ao descartar o produto, procure empresas de reciclagem, observando o atendimento legislao local.

Ps Estabilizadores:
Coloque o refrigerador no local escolhido. Gire os ps estabilizadores, localizados na frente do produto, at encost-los no cho, travando e estabilizando o produto.

3
INSTALANDO

Por Onde Comeo?


Antes de ligar:
Retire a base da embalagem, calos e fitas de fixao dos componentes internos. Risco de Leses por Excesso de Peso Use duas ou mais pessoas para mover e instalar o seu refrigerador. No seguir esta instruo pode trazer danos sua coluna ou ferimentos. Limpe o interior do seu produto usando um pano ou esponja macia com gua morna e sabo neutro. No utilize objetos pontiagudos, lcool, lquidos inflamveis ou limpadores

Importante:
Para facilitar o fechamento das portas do seu refrigerador, gire um pouco mais os ps estabilizadores inclinando levemente o produto para trs.

Recomendamos que os alimentos sejam armazenados em embalagens apropriadas, tais como sacos plsticos ou recipientes com tampas. Isso evita a remoo da umidade natural dos alimentos, mantendo sua qualidade. No coloque alimentos quentes no refrigerador ou no freezer. Aguarde at que estejam temperatura ambiente. Isto contribui para que no aumente o consumo de energia, garantindo o bom funcionamento do produto. Procure abrir as portas somente o tempo necessrio para colocar ou retirar alimentos ou bebidas. Desta forma voc estar reduzindo o consumo de energia e melhorando o desempenho do seu refrigerador.

Importante:

Recomenda-se manter o refrigerador operando por pelo menos 2 horas antes de abastec-lo com bebidas e alimentos, tempo necessrio para a estabilizao da temperatura no interior do produto. Uma vez descongelado, o alimento no deve ser congelado novamente porque ele pode perder suas caractersticas naturais. Os lquidos aumentam de volume quando congelados. Por isso tome cuidado ao armazenar garrafas ou outros recipientes fechados no freezer. Estes recipientes podem quebrar. No armazene produtos txicos em seu refrigerador. Produtos txicos podem contaminar os alimentos.

Todo freezer possui capacidade de congelar uma quantidade mxima de alimentos a cada 24 horas. Evite exceder a capacidade de congelamento do seu produto, que voc pode conferir no item Caractersticas Tcnicas.

Removendo o compartimento extra frio:

O coletor de gua retm eventuais pingos que podem cair enquanto voc estiver se servindo. Utilize um pano seco para limpar ou secar o coletor de gua.

Certos alimentos, como frutas e hortalias, quando armazenados em contato direto com o ambiente frio e seco, desidratam. A gaveta de legumes mantm a temperatura e a umidade mais adequadas para o armazenamento de frutas e hortalias, preservando suas caractersticas naturais por mais tempo. Para uma melhor organizao dos alimentos recomendado o uso do separador de legumes, disponvel em seu refrigerador, permitindo separ-los conforme a sua convenincia, possibilitando ainda o armazenamento de pequenas quantidades de frutas e verduras em seu cesto acoplado.

Para remover o compartimento extra frio puxe-o na sua direo at atingir as travas.

Limpando o reservatrio:

CESTOS PORTA-OVOS

Limpe o reservatrio frequentemente.

Observe sempre a data de validade dos produtos congelados, indicada pelo fabricante.

Os lquidos aumentam de volume quando congelados. Por isso tome cuidado ao armazenar garrafas ou outros recipientes fechados no freezer, pois eles podem quebrar.

Em seguida mantenha as travas pressionadas, conforme o detalhe da figura, puxando o compartimento extra frio at liber-lo.

Para limpeza, nunca utilize a mquina de lavar louas.

Retire a primeira prateleira da porta.

Para recolocar o compartimento extra frio no lugar, encaixe-o nos trilhos.

Desencaixe o reservatrio de gua, levantando-o e puxando-o na sua direo conforme indicado na figura.

Seu refrigerador possui 2 cestos porta-ovos que tm capacidade total para armazenar 12 ovos, e permite ser colocado tanto nas prateleiras da porta como sobre as prateleiras de vidro do refrigerador, de acordo com a sua preferncia. Sua forma possibilita ainda, ser levado mesa ou pia, facilitando o seu uso, quando houver necessidade de consumo de uma quantidade maior de ovos.

PRATELEIRAS DE VIDRO

COMPARTIMENTO FECHADO Rede eltrica da residncia:


Os fios da rede eltrica devem ser de cobre e ter sees mnimas conforme ABNT (NBR-5410). Para a proteo do produto e da rede eltrica contra sobrecorrentes, o circuito onde o produto ser ligado deve estar conectado a um disjuntor termomagntico. Caso no exista este disjuntor em sua residncia, consulte um eletricista especializado para instal-lo.

Seu refrigerador possui prateleiras de vidro removveis para facilitar a utilizao e limpeza.

Apoie o reservatrio sobre a pia e abra as 4 presilhas (travas) da tampa.

PORTA-LATAS

5
Movimentao:
Seu refrigerador est equipado com 4 rodzios para facilitar a movimentao. Caso necessite movimentar o produto para limpeza, por exemplo, destrave os ps estabilizadores.

Componentes do Refrigerador
3 4

O compartimento freezer, de seu refrigerador, possui um compartimento fechado com tampa que permite um melhor aproveitamento e organizao do espao interno do freezer.

As prateleiras so feitas de vidro temperado super resistente.

As bordas das prateleiras impedem que lquidos, eventualmente derramados, escorram para os outros compartimentos.

Desencaixe a ponta da vlvula girando-a para a esquerda at perceber que a pea est solta. Retire-a e limpe cuidadosamente.

Seu refrigerador possui um porta-latas metlico, com capacidade para armazenar 7 latas de bebidas, possibilitando a fcil visualizao e retirada.

FILTRO DE AR BEM-ESTAR

O ar que circula dentro do refrigerador passa constantemente pelo filtro, reduzindo a ao de bactrias e odores indesejveis, criando um ambiente mais saudvel.

O filtro possui uma vida til de 6 meses a partir da instalao. Aps este perodo adquira um novo filtro atravs da Rede de Servios Consul (capa).

GELO FCIL

SISTEMA DE GUA NA PORTA

(CRM49)

Use esponja ou pano macio umedecido em gua com detergente ou sabo neutro. Enxgue bem e seque com um pano limpo e seco.

SEPARADOR DE GARRAFAS

O seu refrigerador possui um sistema deslizante de fazer gelo, composto por formas de gelo com extrator e uma gaveta para gelo. Com este

Deslizante

Seu refrigerador possui um sistema que permite servir-se de gua gelada sem abrir a porta, evitando assim aberturas excessivas da porta e, consequentemente, reduzindo o consumo de energia.

Seu refrigerador possui um separador de garrafas, localizado na prateleira garrafas. O separador permite acondicionar garrafas de forma organizada e segura.

Folder W10622648

6/19/13 9:09 AM

Page 6

6 7
Use esponja ou pano macio umedecido em gua com detergente ou sabo neutro. Enxgue bem e seque com um pano limpo e seco. Para facilitar a limpeza, este produto possui prateleiras de vidro temperado com bordas, que impedem que lquidos, eventualmente derramados, venham a sujar todo o seu refrigerador. Para limpar a parte externa traseira use aspirador de p, espanador ou pano seco. Aps a limpeza, conecte o plugue na tomada. Se necessrio ajuste os controles de temperatura nas posies desejadas. Evite o derramamento de lquidos no compartimento freezer, especialmente na regio da grade de retorno de ar localizada na parte frontal inferior do freezer, pois os mesmos podem se infiltrar pelo sistema de circulao de ar causando odores desagradveis. Em caso de derramamento e/ou infiltrao de lquidos atravs da grade do compartimento freezer, recomenda-se a sua remoo e a utilizao de pano seco para secagem das superfcies internas que esto acessveis. Em seguida recoloque a grade na posio original. A limpeza do painel de controle deve ser feita somente com pano macio e seco. Modelo CRM45 CRM49 Dimenses sem embalagem (mm) (mm) Altura 1750 1868 Largura 710 710 Profundidade 741 741 Profundidade c/ a porta aberta a 90 1360 1360 Largura com a porta aberta a 115 1000 1000 Capacidade bruta (litros) Total 409 438 Compartimento refrigerador 320 329 Compartimento freezer 89 109 Capacidade de armazenagem (litros) Total 402 433 Compartimento refrigerador 317 326 Compartimento freezer 85 107 Capacidade de congelamento (em at 24 horas) 6,0 kg 6,0 kg Capacidade do reservatrio de gua (litros) 3,0 Peso mximo sobre componentes (kg) Compartimento fechado 11,0 11,0 Gaveta de gelo 1,5 1,5 Prateleira da porta do freezer (cada) 5,0 5,0 Prateleira do freezer 9,5 Base freezer 24,0 24,0 Compartimento extra frio 23,0 23,0 Prateleira de vidro do refrigerador (cada) 28,0 28,0 Gaveta de legumes 18,0 18,0 Prateleira diversos (cada) 9,0 9,0 Prateleira rasa (cada) 3,5 3,5 Prateleira garrafas 6,0 6,0 Peso sem embalagem (kg) 81,0 86,0 Alguns rudos so considerados prprios ao funcionamento do refrigerador. A seguir, apresentamos uma relao descritiva dos rudos caractersticos do funcionamento. Estalos Os estalos so devidos ao desplacamento de gelo. o mesmo rudo que ocorre quando formas de gelo so retiradas do freezer e expostas temperatura ambiente. Rudo do compressor Rudo caracterstico de motor. Significa que o compressor est em funcionamento. Rudo de expanso de gs Rudo caracterstico da expanso do gs no sistema de refrigerao. um rudo semelhante ao gerado quando se enche um balo de gs. Rudo de degelo Rudo caracterstico de gua escorrendo. Ocorre quando o refrigerador est fazendo o degelo. Rudo do sistema de ventilao Rudo caracterstico de ventilador, que mostra que o sistema frost free e multi flow est em perfeito funcionamento. Este sistema garante uma temperatura uniforme no produto e faz com que no haja necessidade de se fazer o degelo.
O fabricante se reserva no direito de modificar as caractersticas gerais, tcnicas e estticas de seus produtos sem aviso prvio.

Manuteno e Cuidados Caractersticas Tcnicas


RUDOS CONSIDERADOS NORMAIS VIAGENS E AUSNCIAS
Nas ausncias prolongadas, desligue seu refrigerador da tomada e esvazie os compartimentos refrigerador e freezer, inclusive as formas de gelo. Deixe as portas abertas para evitar odores.

Problema

Causa Provvel

Soluo

Maiores Informaes na Pgina

Refrigerao Controles de temperatura em insuficiente posio incorreta.

Ajuste-os, conforme o item Usando o Refrigerador (Como operar os Controles de Temperatura)

Importante:
Lembre-se que pode haver falta de energia eltrica prolongada enquanto voc estiver fora e, neste caso, o descongelamento dos alimentos provocar a degradao dos mesmos.

Portas sendo abertas com muita frequncia.

Instrua as pessoas a abrir as portas somente quando necessrio.

Suor externo Elevada umidade do ar ambiente (normal em certos climas e pocas do ano).

Instale seu refrigerador em local ventilado.

M vedao da borracha magntica que contorna a porta.

Regule os ps estabilizadores de maneira a manter o refrigerador levemente inclinado para trs.

BANDEJA DE DEGELO
O acmulo de gua neste recipiente normal. A gua proveniente do degelo automtico que ser evaporada lenta e naturalmente. Esta pea no
deve ser retirada.

Suor interno Abertura de portas muito frequente.

Instrua as pessoas a abrir as portas somente quando necessrio.

Alimentos desembalados e ou recipientes com lquidos destampados (umidade excessiva).

Embale os alimentos e/ou tampe os recipientes.

LIMPEZA

M vedao da borracha magntica que contorna a porta.

Regule os ps estabilizadores de maneira a manter o refrigerador levemente inclinado para trs.

Armazenamento de alimentos quentes no refrigerador.

Deixe esfriar os alimentos antes de armazenar no seu refrigerador.

Portas mal fechadas.

Risco de Exploso Use produtos de limpeza que no sejam inflamveis. No seguir esta instruo pode trazer risco de vida, incndio ou de exploso.

Verifique se algum objeto est impedindo o fechamento completo das portas. Se necessrio reorganize os alimentos.

Formao de gelo no freezer

Infiltrao de umidade pela porta.

TROCA DE LMPADA

Verifique se algum objeto est impedindo o fechamento completo da porta. Se necessrio reorganize os alimentos no seu freezer. Persistindo a formao de gelo, ligue para a Rede de Servios Consul (capa).

Lmpada no acende

Lmpada queimada.

8
Risco de Choque Eltrico Retire o plugue da tomada antes de efetuar qualquer manuteno ou limpeza do produto. Recoloque todos os componentes antes de ligar o produto. No seguir estas instrues pode trazer risco de vida ou choque eltrico. Manter limpo o seu refrigerador, evita a contaminao dos alimentos por odores. Antes de fazer uma limpeza geral, desconecte o plugue da tomada. Durante a limpeza, os alimentos perecveis devero ser acondicionados em um recipiente trmico. Risco de Choque Eltrico Retire o plugue da tomada antes de efetuar qualquer manuteno ou limpeza do produto. Recoloque todos os componentes antes de ligar o produto. No seguir estas instrues pode trazer risco de vida ou choque eltrico. Em caso de queima da lmpada, substituaa seguindo os seguintes passos: Desconecte o plugue da tomada. Retire as prateleiras para ter melhor acesso. Abra a tampa transparente que protege a lmpada. Retire a lmpada e substitua por uma nova, com as mesmas caractersticas, de no mximo 15 Watts, que voc tambm pode encontrar no servio autorizado. Feche a tampa transparente que protege a lmpada. Recoloque as prateleiras. Recoloque o plugue na tomada.

Solues de Pequenos Problemas


9
Antes de ligar para a Rede de Servios Consul, faa uma verificao prvia, consultando a tabela a seguir: Problema Causa Provvel O Falta de energia. Refrigerador no liga Tenso muito baixa/alta (isto pode ser notado pelas oscilaes de luminosidade das lmpadas da casa). Tomada com defeito. Plugue desconectado. Soluo
Maiores Informaes na Pgina

Substitua a lmpada. Veja o item Manuteno e Cuidados (Troca de Lmpada).

Garantia
Verifique o fusvel ou o disjuntor da residncia. Veja tambm se o plugue est conectado tomada. Instale um estabilizador automtico de voltagem com potncia mnima de 1000 Watts. Ligue outro aparelho na tomada para verificar e troque a tomada se necessrio. Conecte-o a uma tomada adequada. No caso de incompatibilidade do plugue com a tomada, troque a tomada por uma adequada. Cabo de alimentao danificado. Rudos anormais Instalao em local no adequado. Ligue para a Rede de Servios Consul (capa). Veja o item Por onde Comeo? (Instalando). 3 3

TERMO DE GARANTIA

Importante:
Nunca utilize produtos txicos (amonaco, lcool, removedores, etc.) ou abrasivos (saplios, pastas, etc.) e nem esponja de ao ou escovas na limpeza do seu refrigerador. Estes produtos podem danificar e deixar odores desagradveis no interior do seu refrigerador. Evite tambm o contato destes produtos com o seu refrigerador, pois podero danific-lo.

Importante:
Lmpadas com potncia maior que 15 Watts podem danificar seu refrigerador.

Nivelamento inadequado.

Regule os ps estabilizadores.

Refrigerao A circulao do ar est insuficiente sendo dificultada.

No obstrua as sadas de ar. Veja o item Componentes do Refrigerador (Sistema Frost Free e Multi flow).

O seu produto Consul garantido contra defeitos de fabricao, pelo prazo de 12 meses, contado a partir da data da emisso da Nota Fiscal ou da entrega do produto, ao primeiro adquirente, sendo: Os 03 (trs) primeiros meses - garantia legal; Os 09 (nove) ltimos meses, - garantia especial, concedida pela Whirlpool S.A.; A garantia compreende a substituio de peas e mo-de-obra no reparo de defeitos devidamente constatados, pelo fabricante ou pela Rede de Servios Consul, como sendo de fabricao; Durante o perodo de vigncia da garantia, o produto ter assistncia tcnica da Rede de Servios Consul. As garantias legal e/ou especial ficam automaticamente invalidadas se: 9 O uso do produto no for exclusivamente domstico;

No forem observadas as orientaes e recomendaes do Manual do Consumidor quanto a utilizao do produto; Na instalao do produto no forem observadas as especificaes e recomendaes do Manual do Consumidor quanto s condies para instalao do produto, tais como, nivelamento do produto, adequao do local para instalao, tenso eltrica compatvel com o produto, etc.; Na instalao, as condies eltricas e/ou hidrulicas e/ou de gs no forem compatveis com a ideal recomendada no Manual do Consumidor do produto; Tenha ocorrido mau uso, uso inadequado ou se o produto tiver sofrido alteraes ou modificaes estticas e/ou funcionais, bem como, tiver sido realizado conserto por pessoas ou entidades no credenciadas pela Whirlpool S.A.; Houver sinais de violao do produto, remoo e/ou adulterao do nmero de srie ou da etiqueta de identificao do produto.

As garantias legal e/ou especial no cobrem: Despesas com a instalao do produto realizada pela Rede de Servios Consul, ou por pessoas ou empresas no credenciadas pela Whirlpool S.A., salvo os produtos com instalao gratuta informada no manual; Despesas decorrentes e consequentes de instalao de peas e acessrios que no pertenam ao produto, mesmo aqueles comercializados pela Whirlpool S.A., salvo os especificados para cada modelo no Manual do Consumidor; Despesas com mo-de-obra, materiais, peas e adaptaes necessrias preparao do local para instalao do produto, ou seja: rede eltrica, de gs ou hidrulica, alvenaria, aterramento, esgoto, etc.; Falhas no funcionamento do produto decorrentes da falta de fornecimento ou problemas e/ou insuficincia no fornecimento de energia eltrica, gua ou gs na residncia, tais como: oscilaes de energia eltrica superiores ao estabelecido no Manual do Consumidor, presso de gua insuficiente para o ideal funcionamento do produto; Servios e/ou despesas de manuteno e/ou limpeza do produto; Falhas no funcionamento normal do produto decorrentes da falta de limpeza e excesso de resduos, ou ainda, decorrentes da existncia de objetos em seu interior, estranhos ao seu funcionamento e finalidade de utilizao; Transporte do produto at o local definitivo da instalao; Produtos ou peas que tenham sido danificados em consequncia de remoo, manuseio, quedas ou atos pelo prprio consumidor ou por terceiros, bem como efeitos decorrentes de fato da natureza, tais como relmpago, chuva inundao, etc.;

estado, saldo ou produtos de mostrurio. Esses produtos tm garantia de 12 meses apenas para defeitos funcionais no discriminados na nota fiscal de compra do produto. Despesas por processos de inspeo e diagnstico, incluindo a taxa de visita do tcnico, que determinem que a falha no produto foi causada por motivo no coberto por esta garantia. Chamados relacionados a orientao de uso de eletrodomstico, cuja explicao esteja presente no Manual do Consumidor ou em Etiquetas Orientativas que acompanham o produto, sero cobrados dos consumidores.

R E F R I G E R A D O R

BIPLEX FROST FREE CRM45 CRM49

A garantia especial no cobre: Deslocamentos para atendimentos de produtos instalados fora do municpio sede da Rede de Servios Consul, o qual poder cobrar taxa de locomoo do tcnico, previamente aprovada pelo consumidor, conforme tabela de quilometragem emitida pela Whirlpool S.A. divulgada atravs do Servio de Atendimento ao Consumidor (SAC); Todo e qualquer defeito de fabricao aparente e de fcil constatao. Peas sujeitas ao desgaste natural, descartveis ou consumveis, peas mveis ou removveis em uso normal, tais como, lmpadas, filtros, botes de comando, puxadores, produtos riscados e amassados, bem como, a mo-de-obra utilizada na aplicao das peas e as consequncias advindas dessas ocorrncias.

10

Importante: NO NOS RESPONSABILIZAMOS POR VCIO DE SERVIOS PRESTADOS POR TERCEIROS. Recomendamos que no ato da entrega, confira seu produto na presena do transportador. Verifique a qualidade da entrega, a quantidade, se o produto est de acordo com a compra e a descrio da Nota Fiscal que o acompanha. Caso exista qualquer problema, recuse o produto, registre o motivo no verso da Nota Fiscal e entre em contato com o responsvel pelo servio de entrega. Defeitos estticos (produtos riscados ou amassados) ou com falta de peas internas ou externas de produtos vendidos no

Consideraes Gerais: A Whirlpool S.A. no autoriza nenhuma pessoa ou entidade a assumir em seu nome, qualquer outra responsabilidade relativa garantia de seus produtos alm das aqui explicitadas. A Whirlpool S.A. reserva-se o direito de alterar caractersticas gerais, tcnicas e estticas de seus produtos, sem aviso prvio. Este Termo de Garantia vlido para produtos vendidos e instalados no territrio brasileiro. Para a sua tranquilidade, preserve e mantenha este Manual com o Termo de Garantia, e Nota Fiscal de Compra do produto sempre mo.

16

16

17

17

18

11

8 9 10

19

20

21

11

W10622648 19/06/2013

22

11

Whirlpool S.A. Unidade de Eletrodomsticos Atendimento ao Consumidor Rua Olympia Semeraro n 675 Jardim Santa Emlia CEP 04183-901 - So Paulo - SP Caixa postal 5171

12

13

23

14 15

14 15

24

1- Tampa Prateleira Freezer 2- Compartimento Fechado 3- Formas de Gelo com Extrator 4- Gaveta de Gelo 5- Prateleira Freezer (modelo CRM49) 6- Alojamento Filtro de Ar Bem-Estar 7- Compartimento Extra Frio 8- Controle Temperatura do Refrigerador 9- Multi-Flow System 10- Iluminao do Refrigerador 11- Prateleiras de Vidro (removveis) 12- Gaveta de Legumes 13- Separador de Legumes 14- Rodap 15- Rodzios e Ps Estabilizadores 16- Prateleiras Porta Freezer 17- Cestos Porta-Ovos 18- Prateleira Rasa 19- Reservatrio de gua (modelo CRM49) 20- Porta-Latas 21- Prateleira Diversos 22- Prateleira Diversos (CRM45) Prateleira Rasa (CRM49) 23- Separador de Garrafas 24- Prateleira Garrafas

You might also like