You are on page 1of 2

Correntes humanistas, existencialista e fenomenolgicas no convergem, mas caminham paralelas procura de um lugar comum.

Resumo GESTALT-TERAPIA E HUMANISMO

O humanismo tem sido a grande tentativa do homem de compreender-se e de fazer-se compreendido. O homem tem estado em luta consigo e com outros homem em busca de se firmar e ser reconhecido como pessoa. Est permanentemente procura da compreenso do mundo da existcia, que tem o homem com centro. naturalmente o centro das coisas, do universo, porque, como diz heidegger, S O HOMEM EXISTE, AS COISAS SO. O homem o nico ser que tem uma maneira carasterstica de se fazer, de se realizar. O universo deve ser pensado a partir do homem. Guerras, inovaes, cientficas, conquistas aeroespaciais, reformas, instituies s tem sentido a partir do homem e para homem. CONHECE-TE A TI MESMO. Conhecer a si prprio experimentar o prprio poder e os proprios limites; a partir de si proprio que o homem caminha para compreender o mundo e utilizar o mundo na compreenso de si prprio. Conhecer a si proprio uma proposta de se autogerir, de evoluir a partir de dentro, conscientizando-se, momento por momento. O humanismo portanto uma proposta de desenvolvimento, de crescimento na direo daquilo que se diz humano. atravs deste amor paritrio, que supe uma relao paritaria, que a pessoa humana pode encontrar respostas humanas para suas indagaes, para sua prtica de vida, para o seu estar no mundo de uma maneira diferenciada das pedras, das plantas, dos animais.

A Gestalt terapia se coloca ao lado das psico-terapias humanisticas, o que significa que contem, e promove a ideia,do homem como centro, como valor positivo, como capaz de se autogerir e regular-se.

PSICOTERAPIA DE BASE HUMANISTA o homem criando a si mesmo, existindo, tomando posse de si mesmo e do homem, existindo, criando a si mesmo, e s assim ele pode ser entendido como centro. Uma psicoterapia, preocupada com a valorizao do humano, procura diretamente lidar com o que de positivo tem a pessoa, procura lidar com seu potencial de vida (sade, beleza, fora, etc) procura fazer com que o cliente tome, de fato, posse de si mesmo e do mundo, da prpria vida. a postura humanstica que, sem esquecer os limites pessoais, os fracassos e impossibilidades de mudanas, aqui e agora, procura fazer uma reflexo a partir do positivo, do criativo, do que ainda potencialmente transformados, enfim, daquilo que, talvez sem o perceber, o cliente tem sua disposio, como principal e, as vezes, unica porta de saida para a recuperao e renascimento. Conhecemos o agir apenas como o produzir de um efeito. Mas a essencia do agir o consumar. Consumar significa: desdobrar alguma coisa at a plenitude de sua essncia: leva-la plenitude> producere. A psicoterapia humanistica deve estar atenta realizao plena deste tres momentos, a finalidade da psicoterapia levar o cliente a consumaao, isto a dedobrar-se at a plenitude de sua essencia, ou seja leva-lo a plenitude do seu agir, no pensar, no expressar-se pela linguagem. Isto significa que homem todo inteiro o sujeito do processo psicoterapeutico. Nao basta lidar ou com com sua linguagem ou com o que ele faz ou pensa. Nem so corpo, nem s mente, mas o homem inteiro, por inteiro, no ato psicoterapeutico. Cada instante um comeo, penetrar no instante significa buscar a totalidade. O ponto do comeo est no aqui, agora. S se pode comear agora. Onde se est agora est o comeo, e este comeo agora me revela a proveniencia buscada.

You might also like