You are on page 1of 6

1

Significado da combinao das cores na pintura de Mandalas


Postado por Mandala em 30/6/09 Categoria: Psicologia

Na anlise das junes das cores, sempre se dever avaliar o que est acontecendo com a pessoa no momento em que fez sua mandala, com relao ao que acontece no seu diaa-dia, porque a cor revela o nosso eu interior. Anie e Lilla Beck em sua pesquisa sobre a associao das cores chegaram a concluir o seguinte: Um conjunto de cores caracteriza um trao de personalidade, porque as cores esto ligadas s emoes. Cada pessoa possui muitas facetas a serem analisadas e trabalhadas, portanto, cada associao de cor diferente representa uma faceta a ser observada.

Vermelho e suas associaes

Na cor vermelha, existem inmeros matizes que vo do tom rosa escuro ao vermelho bem forte. Por exemplo, o rosa escuro pode significar um amor intenso pela humanidade. O vermelho intenso indica uma sensibilidade exacerbada. Por exemplo: pessoa dominada por paixes e emoes fortes, com total incapacidade de dominar a psique. O vermelho associado ao laranja pode indicar algo ligado sexualidade. Devem-se sempre analisar seus matizes. Se o vermelho forte estiver associado ao amarelo, poder indicar irritao. Sempre se avalia com o significado emocional da cor que est prxima. O amarelo est associado com as habilidades da mente. O vermelho associado ao verde pode significar um imenso amor emocional, ou profundamente ferido. O vermelho assemelha-se a sangue. O verde est ligado ao amor, ao amor ferido ou paixo. Sempre se analisa, com a pessoa, o que est se

comunicando em todas as reas de sua vida. Quando o vermelho for associado ao azul anil, deve-se observar algo com distrbio mental, principalmente quando aparecer em ndice elevado. Deve-se aprofundar mais nas caractersticas de personalidade, observar as funes do ego e como a pessoa est adaptada ao meio ambiente.

O vermelho associado ao preto indica ausncia de segurana bsica, baixa autoestima, indicador de medos. O laranja mais associado ao verde representa aquelas pessoas que so mais adaptadas e calmas, que controlam seus impulsos e a sensibilidade, levam a vida de maneira mais harmoniosa e constante.

Amarelo e suas associaes

O amarelo associado ao vermelho indica como o corpo logo se entedia e exige novos estmulos, nada dura muito, introverso. Tambm est associado autoconfiana, sociabilidade e comunicao.

O amarelo associado ao laranja indica que as pessoas esto voltadas para si, colocam a si mesmas ou carreiras na frente dos filhos e cnjuge. O amarelo associado ao verde sinal de que a pessoa est tentando controlar as emoes do corao com o intelecto. So pessoas as quais seus objetivos no levam o corao em considerao. O amarelo associado ao azul claro indica que a pessoa possui inteligncia, mas precisa comprovar isso constantemente, pois tem a necessidade de aprovao. O amarelo associado ao anil representa pessoas frias e analticas. So pessoas imparciais. O amarelo associado ao marrom (ocre) significa que a sociabilidade, assim como a comunicao, esto presas, contidas, ensimesmadas. A pessoa est presa dentro de si.

Verde e suas associaes

O verde associado ao vermelho no centro de reproduo significa que o corao governa a vida sexual. No a variedade de atividade que importa e, sim, a quantidade de amor dada no momento do contato. Significa o relacionamento com profundo amor. O verde associado ao laranja representa pessoas sensveis. O verde associado ao amarelo indica o quanto uma pessoa expressa sentimentos de calor humano e generosidade, amor aos outros. O verde associado ao azul claro significa pessoas bondosas. So aquelas que no sabem dizer no quando necessrio. Se houver excesso de verde, elas correm o risco de serem usadas pelos outros. O verde associado ao azul anil so pessoas que a bondade sobrepuja a pessoa.

O Azul claro e suas associaes

O azul claro associado ao vermelho indica uma postura um tanto frio e calculista perante aos relacionamentos afetivos. O azul claro associado ao laranja indica uma certa frieza afetiva. O azul claro associado ao amarelo indica unidade entre os aspectos femininos e masculinos, integrando o self. O azul claro associado ao verde indica pessoas que no conseguem responder ao amor e evita novos relacionamentos. O azul claro associado ao azul anil mostram habilidades dos curadores, que usam a voz para cura, hipnoterapeutas. O azul anil e suas associaes: o azul anil associado ao vermelho raramente acontece e, quando aparece, a pessoa est usando a energia sexual para cognio. O azul anil associado ao amarelo indica uma pessoa fria e imparcial, sem envolvimento emocional e mental. O azul anil associado ao verde representa pessoas calmas, e suas habilidades amorosas fluem naturalmente de si. O azul anil associado ao azul claro indica pessoas curadoras e espiritualizadas.

O violeta associado s outras cores simboliza espiritualidade, artes e beleza. Representa qualidades artsticas em nossa personalidade. a cor eu transmuta as energias mais densas em energias sutis. O violeta associado ao rosa indica espiritualidade em equilbrio, pureza afetiva.

Cinza e suas associaes


O cinza associado ao preto representa o tudo com o nada negao. O cinza associado ao laranja indica negao do prazer. O cinza associado ao azul significa negao da intuio, espiritualidade e criatividade. O cinza associado ao amarelo representa negao da comunicao, relao e sociabilidade. O cinza associado ao verde claro indica negao da sensbilidade.

Rosa e suas associaes

a nica cor que no possui aspecto negativo. Simboliza o amor incondicional, doao, compaixo e bondade. A cor rosa acalma. O rosa associado ao amarelo representa pessoas expansivas e amorosas. O centro da mandala rosa indica estar em contato com sua essncia. O rosa a cor que une e funde, a cor da unio. O rosa na mandala significa que a pessoa est em harmonia e integrao com os aspectos mais sutis em nveis energticos. A cor rosa simboliza o sopro divino. As crianas irradiam a cor rosa, a cor espiritual da inocncia. Texto extrado do livro Mandala O uso na Arteterapia de Maida Santa Catarina. Mandalas por Luiza Senna.
http://mandalamystica.com.br/index.php/significado-da-combinacao-das-cores-na-pintura-demandalas/

You might also like