You are on page 1of 2

CENTRO DE CINCIAS SOCIAIS C.C.S. DEPARTAMENTO DE COMUNICAO SOCIAL 2014.

COM 1592

PROJETO DE FILME I Prof. Jos Mariani


CARGA HORRIA TOTAL: PR-REQUISITO(S):

60 HORAS

CRDITOS:

LET1091 e LET1092 e 64 crditos curriculares no departamento da disciplina ou 72 crditos curriculares no departamento da disciplina

OBJETIVOS

O objetivo do curso possibilitar o aprendizado de cinema documentrio atravs de um exerccio prtico onde o trabalho em grupo valorizado.

EMENTA

Realizao de um filme documentrio de curta-metragem.

PROGRAMA

Estimular a reflexo, experimentao e criatividade dos alunos e ao mesmo tempo apontar referncias dos diversos estilos do cinema documentrio sem oferecer solues pr-estabelecidas. Coordenar as etapas de produo dos filmes documentrios: formatao da equipe, escolha do tema, pesquisa para formatao do roteiro de filmagem, estratgia de produo, filmagem e finalizao. O desenvolvimento dos projetos: A primeira etapa consiste na escolha dos filmes que sero produzidos e a na definio dos grupos. A etapa seguinte consiste na realizao de um trabalho de pesquisa sobre os temas escolhidos. Sero realizadas pesquisas de contedo, pesquisa de campo e pesquisa de referncia cinematogrfica. Estes trabalhos de pesquisa visam construo de uma concepo esttica para o filme e de uma premissa sobre o tema. A terceira etapa referente ao planejamento da produo. Nesta fase os grupos iro definir os nomes que vo exercer as funes de direo, produo, tcnico de som e fotografia. A partir destas escolhas as equipes iro trabalhar no planejamento e nas estratgias para as etapas de pr-produo, produo e finalizao.

AVALIAO

G1: APRESENTAO ORAL: Os grupos devero realizar uma apresentao oral sobre a concepo geral e o estilo que ser desenvolvido no projeto do filme documentrio. A exposio dever ser ilustrada com trechos de filmes de referncia, fotografias ou vdeos das locaes e dos personagens. RELATRIO INDIVIDUAL: Os trabalhos de pesquisa sero distribudos nas seguintes reas: pesquisas de contedo, pesquisa de campo e pesquisa de referncia cinematogrfica. Cada aluno dever escolher um campo de pesquisa e entregar um relatrio escrito. (A avaliao individual).

G2: 1. Cada aluno dever entregar um relatrio escrito sobre a participao no projeto e uma anlise crtica sobre o documentrio realizado. 2. Aps a projeo os alunos de cada equipe faro uma apresentao oral do trabalho realizado. Cada grupo dever entregar no dia da apresentao uma cpia DVD do filme com a Ficha Tcnica completa: Ttulo, durao, equipe e sinopse. (A avaliao individual). De acordo com a deciso da Comisso Geral do departamento de Comunicao, o sistema de avaliao adotado segue a Categoria III do Novo Regimento estabelecido pelo Conselho Universitrio da PUC-Rio. O Grau Final ser calculado conforme um dos dois casos a seguir: 1) 2) Se o segundo grau for maior ou igual a trs (3,0), o Grau Final ser a mdia aritmtica das duas avaliaes (mesmo peso). Se o segundo grau for menor que trs (3,0), o Grau Final ser calculado tendo o primeiro grau peso um (1) e o segundo grau peso trs (3).

Categoria III: G1 e G2 com mesmo peso, sem prova final. Se G2>=3, ento NF = G1 + G2 2 ou se G2<3, ento NF= G1+G2x3 4

IMPORTANTE: Segundo o regimento, NO HAVER provas de 2 chamada, a no ser nos casos previstos por lei (gravidez, doena infecto-contagiosa, etc.). Nesses casos, o atestado dever ser entregue diretamente ao DAR.

BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL

GAUTHIER, Guy. O Documentrio: um outro cinema. So Paulo: Papirus, 2011. NICHOLS, Bill. Introduo ao Documentrio. So Paulo: Papirus, 2005. RAMOS, Ferno. Mas afinal... o que mesmo documentrio? SP: Ed. Senac.2008.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

COMOLLI, Jean-Louis. Ver e poder: a inocncia perdida: cinema, televiso, fico, documentrio. BH: Editora UFMG, 2008. MAMET, David. Sobre direo de cinema. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2002. MOURO, Dora & LABAKI, Amir. O Cinema do real: organizao de Maria Dora Mouro e Amir Labaki. So Paulo: Coisac Naif, 2005..

You might also like