You are on page 1of 3

UNIFACEX Curso de Direito Disciplina: Introduo ao Direito.

1 Perodo Aluna: Delvira Gondim

Exerccio de Fixao

01.

Conforme foi visto no filme 12 homens e uma sentena, uma

deciso judicial no leva em considerao apenas aspectos formais do Direito. Que outras variantes podem interferir em uma sentena?

Uma sentena envolve diversos aspectos que sofrem interferncias externas. Antes da sentena, o filme relata toda uma celeuma, uma margem de dvida, dvida essa que se no for esclarecida pode condenar um inocente ou absolver um culpado pondo em risco a sociedade. Dessa forma, o julgador muitas vezes age com a emoo, levando em conta suas experincias de vida, suas frustraes ou seus medos. O correto seria analisar todas as possibilidades e buscar perceber diferentes ngulos a fim de poder melhor analisar e assim tentar chegar o mais prximo possvel da verdade.

02. De que forma a qualificao dos profissionais envolvidos interfere na realizao do sentido maior do direito que a busca da efetividade da justia? Qual o papel dos advogados nessa busca?

No filme nota-se diferentes profissionais envolvidos na soluo da lide. Dessa forma, toda a verdade presente naquele momento fora construda, questionada sem outro recurso seno os dilogos trocados na sala em que esto reunidos e alguns poucos objetos ali presentes. Assim, cada um age conforme sua bagagem profissional e vivncias. Por exemplo, para conseguir prender a ateno de seus colegas, o jurado nmero 8 comea a negociar quanto tempo vlido para que a discusso se d e se guie para um fim em comum. Sendo assim, pe-se uma hora para discusso.

Contudo, os participantes discutem de acordo com o que refletem de si mesmos. Assim, percebendo-se uns aos outros, comeam a discutir assuntos que atingem a si prprios com o intuito de chegar a uma concluso. Porm dessa forma, comeam a surgir conflitos pessoais entre os participantes. O papel dos advogados consiste, nesse caso, em tentar demonstrar aos jurados o maior numero de provas possveis com vistas a elucidar a questo, pois so diversos fatores que levam, ao final, deciso dos jurados. Assim, o advogado de defesa deve ser perspicaz no sentido de lutar pela causa do seu cliente, para no deixar que por um descuido um inocente acabe por pagar por algo que no fez. Como exemplo, temos que muitas provas so colocadas em pauta, como a arma do crime, o libi do ru e os testemunhos vistos. Todos eles sendo colocados prova, a fim de persuadir ou apenas confundir os demais jurados.

3. O pr-julgamento do ru ficou evidenciado no filme, uma vez que o mesmo era pobre, latino e delinquente juvenil. Nesse sentido, voc acredita que existem jurados isentos de pr-julgamento? Justifique a sua resposta.

No existem jurados isentos de pr-julgamento, pois cada um j vem com vivncias e conceitos prprios, estabelecendo eles mesmos o que julgam ser correto ou incorreto, sem ao menos se esforar para saber se h outro lado que possa ser o verdadeiro. Vivemos julgando as pessoas como se estivssemos nos locais dos crimes, tomamos aquela dor como nossa sem se preocupar em refletir. De fato, como diz o jurado nmero oito: ningum disse que ele no pode ser culpado, mas e se no for? Os personagens se revelam, se estressam, se acaloram um com o outro enquanto o jurado nmero oito d um show de argumentao e nos faz refletir que nem tudo o que parece , nem sempre o que certo to certo e que devemos sempre nos dar o direito a uma dvida razovel.

04. De acordo com o que voc respondeu anteriormente, reflita e escreva sobre a frase a seguir: O pr-julgamento um fato social, inato condio humana.

da natureza humana julgar e criticar. A falta de bom senso comum na sociedade. Nascemos, crescemos, passamos a viver de acordo com o que conhecemos, principalmente, nestas duas etapas. Tornamo-nos plenos de nossas ideias, decepcionamo-nos; descobrimos que no era nada disso; reorganizamos nosso pensar, nosso saber... E ainda assim, julgamos, pr-julgamos! Antecipar-se a um fato fazendo um pr-julgamento pode ser danoso, e muita das vezes traz consequncias irreversveis. O tema, entretanto, traz tona a importncia de lembrar que todo e qualquer pr-julgamento, como o prprio nome diz, prvio, ou seja, realizado anterior constatao da apurao da verdade dos fatos. Desta forma, trata-se de pura especulao, no passando de meras dedues apressadas, o que poder conter inmeras falhas, devido ao no conhecimento real do fato vivenciado, distanciando bastante da verdade.

You might also like