You are on page 1of 3

12/3/2014

Conjunes: coordenativas e subordinativas - Cola da Web

As conjunes, segundo Rocha Lima (2011), so palavras que relacionam entre si elementos de mesma natureza (substantivo + substantivo, adjetivo + adjetivo, orao + orao etc.) ou duas oraes de natureza distintas na qual a que inicia pela preposio completa a outra. As conjunes so classificadas emcoordenativas e subordinativas.

COORDENATIVAS
As conjunes coordenativas so dividas em cinco classes: a) Aditivas: so responsveis por relacionar pensamentos similares. So: e (une afirmaes) e nem (une negaes ). O movimento est completo por alunos e professores. O candidato no veio, nem justificou sua ausncia. b) Adversativas: so responsveis por relacionar pensamentos contrastantes. A conjuno mais conhecida mas, entretanto, h outras com valor adversativo que indicam uma concesso atenuada. A saber: porm, todavia, contudo, entretanto, no entanto. Gosto de pizza, mas prefiro macarro. Quero muito ir contigo, entretanto, estou com medo de me precipitar. c) Alternativas: so responsveis por relacionar pensamentos que se excluem. As conjunes alternativas so: ou (repetido ou no), ora... ora , nem , quer... quer, seja etc. Ou voc estuda, ou voc trabalha. Ora eu te queria, ora no queria. d) Conclusivas: as conjunes conclusivas tm a funo de unir uma orao a outra com o objetivo de apresentar uma concluso ou consequncia. So elas: pois (aps o verbo), assim, ento, logo, portanto, por isso. Penso, logo existo. Foi aprovado no processo seletivo, por isso ganhar uma viagem. e) Explicativas: so as conjunes responsveis por relacionar pensamentos em sequncia justificativa, de tal modo que a segunda frase explica a primeira. So elas: que, porque, pois (antes do verbo),porquanto. Ande logo, que estou atrasado. Espere um pouco, porque no demoro.

SUBORDINATIVAS
As conjunes subordinativas so classificadas em: a) Causais: as conjunes que subordinam uma orao a outra explicitando uma relao de causa com a orao a qual se subordina. So elas: que, porque, porquanto, como, j que, desde que, pois que, visto como, uma vez que etc.
Gosto de voc porque me apaixonei.
http://www.coladaweb.com/portugues/conjuncoes-coordenativas-e-subordinativas 1/3

12/3/2014

Conjunes: coordenativas e subordinativas - Cola da Web

b) Concessivas: conjunes que se referem a um acontecimento contrrio ao apresentado na orao principal. So elas: embora, mesmo que, ainda que, conquanto, posto que, se bem que, apesar de, mesmo quando etc. Fui ao shopping, embora no me agradasse. Todos votaro, apesar de no confiarem em nenhum candidato. c) Condicionais: representam a condio sem a qual o fato da orao principal no se realiza. So elas:se, caso, contanto que, sem que, uma vez que, dado que, desde que, salvo se etc. Irei ao show, se puder. Se voc no for aprovado, no viajar conosco. d) Conformativas: representam conformidade em relao ao fato enunciado na primeira orao. So elas:conforme, como, segundo, consoante . Segundo o autor, esse o conceito a ser defendido. O acerto trabalhista foi feito conforme o combinado. e) Comparativas: apresentam uma comparao ou confronto de ideias entre oraes. So elas: que, do que (relacionado a mais, menos, menor, maior, melhor, pior), qual (relacionado a tal), como (relacionado atal, tanto, to, assim como, bem como), como se etc. Suco de laranja mais saboroso que suco de ma. Voc foi como uma tempestade em minha vida. f) Consecutivas: expressam uma ideia de consequncia. So elas: que (relacionado com tal, to, tanto, tamanho), de modo que , de maneira que, de sorte que, de forma que .
Ele era to alto, que podia alcanar as estrelas.

Quase ningum vai ao teatro, de modo que o setor est em crise. g) Finais: exprimem a finalidade dos fatos apresentados na orao principal. So elas: para que, a fim de que, porque, que etc. Ela omitiu para que no fosse encontrada. Expliquei todo o contedo a fim de que fossem bem na atividade. h) Proporcionais: indicam proporo entre os fatos das oraes (principal e subordinada). So elas: medida que, proporo que, ao passo que etc. Quanto mais conheo as pessoas, mais amo meu cachorro. Meu carinho cresce medida que convivemos. i) Temporais: exprimem tempo e circunstncia em relao orao principal. So elas: quando, apenas, mal, at que, assim que, antes que, depois que, logo que, tanto que etc.
Mal sentou, j levantou.

Enquanto a professora explicava, Joozinho fazia piadas. j) Integrantes: a conjuno que utilizada para afirmao certa e se usada para afirmao incerta.
Percebi que algum esteve aqui antes de ns.

No vi se ele j saiu.
http://www.coladaweb.com/portugues/conjuncoes-coordenativas-e-subordinativas 2/3

12/3/2014

Conjunes: coordenativas e subordinativas - Cola da Web

Por: Miri Lira

http://www.coladaweb.com/portugues/conjuncoes-coordenativas-e-subordinativas

3/3

You might also like