You are on page 1of 19

SELEO E ESTOCAGEM DE SEMENTES DA PAIXO: UMA EXPERINCIA ALTERNATIVA DE RESISTNCIA AO CAPITAL NO CAMPO Nascimento, Juliano Moreira do1

Resumo

Desde que aprendeu a dominar as tcnicas de plantio e cultivo agrcola, o ser humano desenvolveu formas de adaptao importantes para a produo de alimentos direcionados ao consumo familiar, partindo das observaes das mudanas que ocorriam na natureza. Durante milhares de anos, pequenos agricultores de diversos lugares do mundo iniciaram e mantm a tradio de plantar uma diversidade de espcies alimentcias usadas como garantia de subsistncia das comunidades locais. Dentre essas experincias, podemos citar a de seleo e estocagem de sementes naturais (conhecidas como sementes crioulas ou Sementes da Paixo). Este artigo expe alguns resultados apresentados na dissertao de mestrado (PPGG-UFPB) intitulada: Os bancos de sementes comunitrios na construo dos territrios de esperana: o caso do assentamento Trs Irmos/PB (concluda em 2011), o qual objetivou um estudo da resistncia camponesa ao processo de dominao do capital na agricultura, atravs da recuperao da luta pela terra e a da construo do Banco de Sementes Comunitrios no Assentamento Trs Irmos, localizado prximo cidade de Triunfo, na microrregio de Cajazeiras, na Paraba. Essa comunidade composta por 74 famlias, distribudas em 07 glebas: Trs Irmos, Saco, Tabuleiro Grande, Cro, Carreto, Mulunguzinho e Vertente. A metodologia utilizada foi quanti-qualitativa, para isso, fizemos a bibliogrfica e documental, alm de pesquisas de campo; o mtodo foi o materialismo histrico e dialtico. Estudar, portanto, as Sementes da Paixo e os Bancos de Sementes Comunitrios, faz-nos perceber como os camponeses enfrentam os problemas deles, sejam naturais, sociais, culturais ou econmicos.

Palavras-chave: Sementes da paixo. Campesinato. Capitalismo

Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cajazeiras PB; Mestre em Geografia pelo Programa de Ps-Graduao em Geografia (PPGG) pela Universidade Federal da Paraba (UFPB); geojmn@gmail.com
1

Introduo Historicamente, o campesinato no Brasil vem sendo marcado por lutas e resistncia, sejam elas contra as relaes patronais, as limitaes climticas e/ou a total subordinao ao capitalismo. Na busca pela reterritorializao e procura por novas terras para morar e produzir seus alimentos, de forma natural e saudvel, os camponeses se juntam aos movimentos sociais, sindicatos rurais, entre outras entidades para lutarem pelo que lhes so de direito. Pode-se observar em vrias comunidades camponesas o trabalho de resgate s tradies agrcolas que valorizam o trabalho familiar, o meio ambiente, a coletividade e a preservao da biodiversidade. A agricultura camponesa est inserida em um processo de resistncia e luta pela terra, seguindo um caminho inverso s discusses capitalistas (que pregam a modernizao agrcola associada aos insumos qumicos e ao domnio e patenteamento da biodiversidade). A relao do campons com a agricultura resultado de experincias a partir do contato com o meio natural e de conhecimentos acumulados atravs dos tempos, repassado para os demais membros da famlia, que se mantm presentes em todo o processo de produo alimentar, fortalecendo a aproximao entre estes e outros membros da comunidade local (Almeida 2003). No serto da Paraba, os movimentos de luta pela terra tem ganhado destaque no s pela conquista da terra, mas, pelo desenvolvimento de experincias locais que representam um reforo permanncia do campesinato dentro do modelo capitalista dominante. As sementes naturais ou crioulas so reconhecidas por um nome especial, o de Sementes da Paixo. Dentre os 228 Bancos de Sementes Comunitrios ou BSC espalhados pelo estado (figura 01) destaca-se o do Assentamento Trs Irmos, localizado prximo cidade de Triunfo, na microrregio de Cajazeiras, na Paraba (locus da pesquisa). Essa comunidade composta por 74 famlias, distribudas em 07 glebas: Trs Irmos, Saco, Tabuleiro Grande, Cro, Carreto, Mulunguzinho e Vertente.

Figura 01

1 Mapa de distribuio dos Bancos de Sementes da Paixo no estado da Paraba, ASA/PB, 2009.

Para a efetivao desse trabalho foi feito um levantamento bibliogrfico - acerca dos conceitos-chave utilizados na discusso e documental, no intuito de compreender o contexto histrico no qual o locus dessa pesquisa estava inserido; documentao fotogrfica e em vdeo; e pesquisas de campo: visitas ao Assentamento Trs Irmos, participao em eventos da Rede Sementes da Comisso Pastoral da Terra/Serto-PB e da Festa Estadual da Semente da Paixo, na qual fizemos diversas entrevistas. Na inteno de encontrar um mtodo que melhor se aplicasse discusso proposta, escolhemos o mtodo materialismo histrico e dialtico e, para melhor interpretar esse mtodo, escolhemos uma vertente qualitativa. No percurso de nosso trabalho acompanhamos um pouco da dinmica e da realidade dos camponeses do Assentamento em questo, onde, atravs da convivncia com estes, conhecemos as suas histrias e como estas estavam atreladas histria do Banco de Sementes

Comunitrio. Para estes, a estocagem de sementes representam uma garantia das necessidades bsicas como: sementes para o alimento e para o plantio no perodo de chuvas.

O campesinato e a luta pela terra

Desde que aprendeu a dominar as tcnicas de plantio e cultivos agrcolas, o homem observou as mudanas que ocorriam na natureza e, dessa leitura, desenvolveu formas de adaptao importantes para a produo de alimentos direcionados ao consumo familiar. O cuidado com o material orgnico, com a valorizao e adaptao aos padres e limites impostos pela natureza foram importantes para o melhoramento na produo de alimentos. Assim, as relaes de proximidade com a terra foram estreitadas, fixando-os em uma determinada frao do espao. Esse acontecimento marcou a histria do ser humano, pois muitos abandonaram uma vida de nomadismo e tornaram-se sedentrios. Desse modo, durante milhares de anos, pequenos agricultores de diversos lugares do mundo deram origem a uma tradio de plantar uma gama de espcies alimentcias, usadas como garantia de subsistncia das comunidades locais. A agricultura caracterizada pela manipulao natural de vegetais, valorizando o atendimento das necessidades essenciais de uma populao em crescimento. A dedicao do campons agricultura resultado do contato e conhecimento acumulados atravs dos tempos e repassado para os demais membros da famlia que se mantm presentes em todo o processo de produo alimentar, gerando uma melhor aproximao entre os familiares e outros membros da comunidade local. De modo que, como afirmam Almeida e Freire (2003):

De olhos atentos ao seu mundo, comunidades de agricultores vm observando seu meio, a natureza, seus elementos e mecanismos; vm assim inventando e reinventando sua realidade e construindo um repertrio de conhecimentos que permite, como as sementes, germinar e frutificar espaos socioculturais, expresso legitima de suas formas de atuar. As sementes, antes portadoras de mensagens biolgicas, carregam agora novos significados. Fazem germinar roados, mas tambm fazem crescer um conjunto de saberes, resultado de um intenso processo de pesquisa, seleo e troca realizado pelos agricultores (p. 280).

A valorizao do cultivo de alimentos est relacionada cultura local, e, em muitos casos foi-lhe atribudo um valor mstico de acordo com as tradies assim, a diversidade agrcola interage dinamicamente com a diversidade cultural (RIBEIRO, 2003).

A seleo e estocagem de sementes que melhor se adaptam a determinadas regies e que tinham melhor qualidade foi importante para a diversificao na produo de alimentos. Celebrar e preservar a cultura do plantio de sementes sempre foi motivo de alegria e satisfao para os camponeses. Resgatar o trabalho de produo, conservao e estocagem das sementes est intimamente ligado preservao da cultura de uma determinada sociedade. No Nordeste brasileiro, a prtica e uso dessas tcnicas de estocagem mantm relaes com a f popular, fortalecidas em um contexto de simbolismo, misticismo e afetividade. Essa cultura valoriza a unio e a proximidade entre os camponeses (coletivismo), que se juntam em perodos de festas ou at mesmo nas conhecidas rodas de conversas, para discutirem e trocarem experincias sobre suas formas de produo (NASCIMENTO, J.M., 2011). Ressalta-se ainda a importncia da f do campons e do imaginrio popular que valoriza fielmente a tradio de celebrar o dia dos santos que protegem a produo e a colheita. A valorizao do alimento e a tradio da estocagem de sementes so antigas, podendo ser encontradas em passagens bblicas, na mitologia grega, nos mitos e nas lendas indgenas (CASOY, 2003). Antigamente, os fiis guardavam sementes dentro das imagens dos santos, acreditando que seriam abenoadas e que trariam uma produo farta. Com isso, queremos reforar a idia de que, o agricultor, durante muito tempo foi o responsvel direto pela sua produo. Atuando desde a seleo de sementes at a colheita de seus produtos, reforando uma relao de harmonia com a terra e com os demais camponeses. Karl Marx observa que:

os alimentos que excediam das produes podiam ser guardados, estocados e reservados para suprir as necessidades da populao em pocas de colheitas ruins. A tradio pela conservao dos alimentos sempre teve importncia para a formao da sociedade humana em vrios momentos da histria. (MARX, 1975, p. 861)

Para o campons, a cultura de seleo e produo de sementes tem como finalidade assegurar a qualidade dos alimentos e garantir a subsistncia de sua famlia. Todavia, com a ascendente expanso capitalista no campo, que culminou com o processo de modernizao conservadora da agricultura na dcada de 1970, os maiores beneficiados

foram os grandes latifundirios2 que, valorizados pelo agronegcio, automaticamente excluram os pequenos produtores de suas terras, no qual no tinham meios de se inserir no mercado competitivo (SILVA, 2003, p. 59). Em suas anlises sobre o capitalismo, Marx diz que:

O processo que cria o sistema capitalista consiste apenas no processo que retira ao trabalhador a propriedade de seus meios de trabalho, o processo que transforma em capital os meios sociais de subsistncia e os de produo e converte em assalariados os produtores diretos (...). O processo que produz o assalariado e o capitalista tem suas razes na sujeio do trabalhador. O processo consistiu numa metamorfose da sujeio, na transformao da explorao feudal em explorao capitalista (MARX, 1975, p. 830).

Alexander Chayanov (1966) em sua anlise sobre os sistemas econmicos nocapitalistas apresenta a teoria econmica da sociedade capitalista moderna como:

um complexo sistema de categorias econmicas inseparavelmente vinculadas entre si: preo, capital, salrios, juros, renda, determinam-se uns aos outros, e so funcionalmente interdependentes (p. 136).

Nesse tipo de economia, a ausncia de um destes elementos desarticularia toda a estrutura, pois perderia o seu carter especfico e seu contedo conceitual. Chayanov (1966) ainda observou que a unidade natural - que tem por finalidade satisfazer as necessidades da famlia tinha como caracterstica principal uma produo alimentar de qualidade, voltada ao consumo familiar, inexistindo a necessidade de obteno de lucros que resistiu at o surgimento de uma economia de troca e monetria. Ao atribuir o carter de valor, a produo qualitativa perde espao para uma produo voltada para a quantidade e a categoria preo adquire importncia que, exemplificadas anteriormente, compem o sistema econmico capitalista. Percebe-se ento a importncia da relao do campons com a sua terra, seja ela vista com fins de lucro ou como subsistncia para a famlia. Para Marx, o processo de expanso capitalista que intensifica o assalariamento dos camponeses resultaria no fim do

O senhor territorial descrito por Marx, em sua obra O Capital, identificado no Brasil como o grande latifundirio e o trabalhador livre est diversamente caracterizado como boia-fria, meeiros, sem-terra, posseiros, etc. que ao serem retirados de suas terras retornam as mesmas no como dono da produo, mas como um assalariado ou submisso ao dono da terra.

campesinato. Chayanov por sua vez, tentou mostrar em seus trabalhos que as leis do capitalismo no podem ser atribudas a todas as formas de economia e que as leis de mercado (lucro) no so encontradas quando a produo est voltada para o consumo familiar. Luxemburgo (1983), por sua vez, observou que o capital no poderia resistir sem que houvesse uma parte da sociedade no-capitalista que estivesse inserida diretamente na dinmica do capitalismo, pois estes seriam a classe consumidora de seus produtos, o que manteria o mercado. De acordo com Oliveira (1997, p.49), o foco principal do desenvolvimento do modo capitalista de produo no campo brasileiro est na sujeio da renda da terra ao capital, pois a partir da, ele tem as condies necessrias para sujeitar tambm o trabalho que se d na terra. Assim, observamos que a retirada dos camponeses de suas terras, obriga -os a vender seu bem mais importante, sua mo-de-obra. O sistema capitalista, por mais devastador que seja, abre brechas para o surgimento de outras formas de sobrevivncia. Ao mesmo tempo em que exerce domnio, gera situaes onde o campons recorre a outros meios para manter a subsistncia familiar e econmica. De acordo com Ariovaldo de Oliveira (1997):

Entender o desenvolvimento desigual do modo capitalista de produo na formao social capitalista, significa entender que ele supe sua reproduo ampliada, ou seja, que ela s ser possvel se articulada com relaes sociais no-capitalistas. (p.11)

Marx em seus estudos sobre o capitalismo, afirmou que a base slida da agricultura capitalista, se encontra na indstria moderna e na introduo de mquinas no campo e o resultado dessa modernizao leva a expropriao radical de uma imensa maioria dos habitantes no campo (MARX, 1975: p. 866). Decerto, ao separar o produtor campons de suas terras, o capitalismo contribui para o enfraquecimento das relaes de identidade que este tem com o seu territrio, deste modo, com o tempo perdem-se a conservao de seus valores sociais e culturais.

A produo agrcola no Brasil bem verdade que, desde o descobrimento do Brasil, a concentrao de grandes extenses de terra sempre foi defendida pelos governantes, mas, no perodo colonial que a terra concebida como valor de mercado atravs da Lei de Terras de 18503. A respeito da agricultura brasileira, percebemos que, a dcada de 1960 marcou uma mudana nas estruturas econmicas e produtivas, movimentada pela ditadura militar. Na pauta das discusses do governo destacam-se os rumos do desenvolvimento econmico brasileiro, que tinha como propsito retomar a corrida pela industrializao iniciada na dcada de 30. Contudo, dessa vez, a poltica industrial no poderia acontecer caso no houvesse profundas modificaes no meio rural. Mudanas estas que tiveram o apoio do Estado e dos que defendiam e apostavam que a modernizao rural/industrial no necessitava de uma reforma agrria, ou seja, a salvao do Brasil no estava na diviso de terras e sim na valorizao e intensificao da concentrao territorial em mos de um nmero mnimo de latifundirios. De acordo com Nogueira, (2005):

O pas explodiu em termos capitalistas. Expandiu suas foras produtivas, estatizouse como nunca dantes, internacionalizou sua economia, dinamizou sua agricultura e se industrializou. Movimentou-se freneticamente para todos os lados. Em vinte anos, tornou-se outro: mais capitalista, mais moderno, mais deformado e injusto, radicalizando uma tendncia que vinha se acentuando desde a dcada de 50. (...) A desigualdade social e a injustia na distribuio da renda cresceram na mesma proporo em que a economia capitalista se fortaleceu. (p.17-18)

A chegada da modernizao no campo brasileiro tornou-se atrao pela rapidez e praticidade nas formas de cultivo desenvolvidas em pases como os EUA. Existia uma propaganda de disseminao de produtos agroindustriais nos pases subdesenvolvidos, guiados pelo exemplo de modernidade dos Estados Unidos. Essas novas idias eram complementadas pela concepo de que o aumento da produo seria suficiente para atender a necessidade alimentar dos brasileiros, acabando assim, com a fome e a desigualdade social (SILVA, 2001). Entretanto, a prpria histria nos mostra que essa melhoria nunca aconteceu. Segundo Graziano da Silva, a tecnificao das formas de produo no campo:
3

No Brasil, a Lei de Terras (lei n 601/1850) foi uma das primeiras leis brasileiras, aps a independncia do Brasil, a dispor sobre normas do direito agrrio brasileiro, tratando-se de uma legislao especfica para a questo fundiria. Esta lei estabelecia a compra como a nica forma de acesso terra e abolia, em definitivo, o regime de sesmarias. A criao desta Lei transformou a situao na poca porque as terras s poderiam ser adquiridas atravs da compra nos leiles mediante pagamento vista, e no mais atravs de posse, e quanto s terras j ocupadas, estas podiam ser regularizadas como propriedade privada .

(...) coloca, necessariamente, os pequenos produtores na concorrncia intercapitalista, tanto no mercado de produtos como no de insumos. E a sua capacidade de sobrevivncia passa a ser determinada pela competio intercapitalista nesses mercados. uma corrida cujo ritmo dado pela acumulao e, por mais que corram, so poucos os que conseguem ao menos manterem-se no mesmo lugar, ou seja, sobreviver como pequenos produtores (2003, p.59).

Nessa competio, os pases que no se adequassem a essas mudanas eram vistos como pases atrasados. Isso facilitou a intensificao da monocultura, o uso de mquinas pesadas, inseticidas e adubos qumicos, a difuso das inovaes biogenticas na manipulao das sementes, grande concentrao territorial, trabalho assalariado e outras novidades que foraram o agricultor a se adaptar s novas facilidades no campo, deixando, assim, para trs (e at permitindo cair no esquecimento) a cultura de produo de alimentos naturais, nativos e saudveis (SILVA, 2003). A terra com valor de mercado e a modernizao da agricultura, geraram uma corrida por uma maior concentrao de terras associada insero e substituio gradual da policultura pela monocultura intensiva, que transformou grandes extenses de terras em produtoras de um tipo especifico de alimento ou de matria-prima destinados exportao e a substituio gradual do pasto nativo pelo pasto plantado na esteira da expanso de uma atividade pecuria intensiva e semi-intensiva. Segundo Silva:

O Estado brasileiro teve um papel decisivo na criao das condies polticas, institucionais e econmicas para que a modernizao se efetivasse de maneira rpida e em grande escala. As exigncias de consolidao e reproduo em larga escala do modelo de industrializao da agricultura comandaram uma drstica reestruturao dos setores de produo de insumos e de transformao industrial, das instituies e mecanismos de crdito, dos circuitos de comercializao e da estrutura dos mercados (...) o Estado definiu um amplo e complexo conjunto de instrumentos de interveno leis, regulamentos, programas, instituies que passaram a favorecer a expanso e a consolidao do modelo no terreno tcnico - cientfico e a regular as relaes sociais e os conflitos resultantes das mudanas na organizao social e tcnica da produo agrcola. (SILVA, 2001, p. 22)

A modernizao no campo teve como carro-chefe as exportaes agrcolas estadunidenses, e chegou ao Brasil com o nome de Revoluo Verde 4. Suas tcnicas de produo, aliadas a produtos qumicos, beneficiavam as grandes empresas de agronegcios
4

Entende-se por Revoluo Verde inveno e disseminao de novas sementes e prticas agrcolas (industrial, qumica e mecanizada) que permitiram um vasto aumento na produo de alimentos em pases menos desenvolvidos durante as dcadas de 60 e 70. (RIBEIRO, 2003)

que se espalhavam pelo mundo e contribuiu para o aumento da desigualdade (MITTAL E ROSSET, 2003, p.175). Algumas empresas de agrotxicos, visando expandir seus negcios, aliaram-se a uma viso de domnio sobre a produo de alimentos, comprando a maioria das empresas que produziam sementes, criando as chamadas companhias de cincias da vida que, atravs de tcnicas de manipulao gentica, procuraram, de forma maquiada, exercer domnio sobre a produo e o consumo alimentar da populao. Importantes empresas podem ser destacadas como: Monsanto, Giga-Geigy, Hoecshst, Aventis, Novartis e Syngenta Segundo Andrioli (2008) a Revoluo Verde teve como base trs elementos interligados:
1) a mecanizao, atravs da produo de tratores, colheitadeiras e equipamentos; 2) a aplicao de adubo qumico, pesticidas e medicamentos para a criao de animais; 3) o progresso da biologia, atravs do desenvolvimento de sementes hbridas e novas raas de animais com potencial produtivo superior ( p.103).

A manipulao gentica das sementes ligada ao crescimento capitalista gerou um domnio sobre o campons, que viu seu alimento precioso sendo dominado por grandes indstrias e cientistas que brincam de ser Deus, criando sementes modernas com alto poder de produo que, no entanto, s germinam se estiverem associadas a insumos agrcolas (herbicidas, adubos qumicos, etc.), produzidas por tais empresas. (PINHEIRO, 2005). Assim, o campons tornou-se um escravo dessas empresas, pois alm de pagar pelas sementes, obrigado a adquirir tambm os insumos txicos que, em sua maioria, so vendidos em pacotes especiais, com preos acessveis que beneficiam a produo de alimentos (ALTIERI e NICHOLLS, 2003, p.164). Nas concepes de Mittal e Rosset (2003), a relao desigual entre dominador e dominado intensifica-se quando os problemas de sade pblica, causados pelo consumo de alimentos geneticamente alterados e/ou produzidos com insumos txicos, causam doenas como alergias, intoxicao alimentar, entre outros distrbios que afetam grande parte da populao. Por outro lado, essa mesma populao busca a cura atravs de remdios, muitas vezes, produzidos pela mesma empresa que criou a semente e produziu o adubo/veneno, fechando um ciclo de dominao alimentar. Algumas empresas como a Bayer e a Monsanto podem ser lembradas nessa discusso. A partir do momento em que os camponeses optam por usar em seus roados as sementes naturais e no as que so disponibilizadas pelo mercado, criam barreiras que

impedem a sua total absoro pelo modelo vigente de agricultura, principalmente o agronegcio. Os Bancos de Sementes Comunitrios so experincias alternativas a essa agricultura de mercado e vem ganhando destaque dentro dos Assentamentos, das entidades como a ASAPB (Articulao do Semirido Paraibano) e a AS-PTA (Assessoria e Servios a Projetos em Agricultura Alternativa), e da CPT/Serto (Comisso Pastoral da Terra/Serto). Na Paraba, este trabalho em conjunto resultou em um grande evento e um importante espao de discusso mais ampla, as Festas Estaduais das Sementes da Paixo (FESP). No entanto no iremos nos aprofundar neste encontro, mas, explicar o papel do BSC no Assentamento Trs Irmos.

O Banco de Sementes Comunitrio do Assentamento Trs Irmos

Conforme discutimos anteriormente, o capitalismo em sua contradio, ao mesmo tempo em que expulsa o campons de suas terras com a finalidade de torn-lo um assalariado, tambm desperta nestes uma resistncia a essas foras dominantes. A respeito da resistncia social camponesa, Carvalho (2003) explica que necessrio um processo prolongado de resgate das identidades sociais, que exija uma:
redescoberta de seus saberes, habilidades e prticas de produzir, de se alimentar e de cuidar da sade, experincias essas de vida que rejeitaram porque lhes d isseram que eram saberes e fazeres ultrapassados (p.108) (grifo nosso).

Alm de assegurar a subsistncia da famlia - no s alimentar como tambm econmica - a estocagem de sementes importante para a recuperao e multiplicao dos recursos genticos locais, que garantem uma flexibilidade de opes atravs de um sistema de policultura contrapondo-se discusso capitalista que apia a monocultura. De acordo com Almeida (2001):

Tradicionalmente, o armazenamento de sementes do estoque familiar tem como principio a baixa umidade e a vedao, sendo utilizados cabaas, lates de querosene, garrafas e garrafes de vidro ou de plstico, baldes ou silos de zinco, sempre vedados (p. 47).

A introduo da experincia de um banco de sementes comunitrio nas comunidades paraibanas trouxe consigo um discurso de conscientizao sobre os impactos causados pelo uso de insumos txicos nos roados. A partir de ento, muitos agricultores passaram a produzir de forma natural e sustentvel. Segundo os dados da Rede Sementes da Paraba, o estado possua em 2006 o nmero de 476 silos, 228 BSC e contava com a participao de 6.561 famlias associadas, distribudas em 61 municpios. Diante das estratgias desenvolvidas por estes camponeses, destacam-se os bancos de sementes: comunitrios (BSC) e os familiares (BSF). No BSC (figura 02), os estoques so disponibilizados tanto aos camponeses das comunidades que possuam o banco, quanto para outras reas como as de assentamento que possam vir a necessitar de sementes para consumo ou plantio, obedecendo a uma regra de devoluo. O emprstimo de sementes, de acordo com a poltica do BSC, acontece da seguinte forma: cada famlia recebe uma determinada quantia de sementes de acordo com o tamanho e as necessidades das famlias e utilizam-nas no perodo de plantio ou para consumo prprio. No perodo de colheita devolve a quantia solicitada ao banco acrescida de 20% (o valor estabelecido pela coordenao dos bancos). Esse mtodo garante um estoque sempre farto.
Figura 02

2 - Banco de Sementes do Assentamento Trs Irmos, agosto de 2010. Foto: Juliano Moreira do Nascimento

No caso dos BSF, algumas famlias camponesas optam por estocar as sementes de forma caseira, em garrafas PET, contribuindo para a preservao do meio ambiente. Essa reserva utilizada em momentos de dificuldades econmicas, sendo vendidos diretamente no mercado ou atravs de atravessadores. Um bom exemplo de Banco Familiar o de Dona

Mariana, que guarda as suas sementes dentro de silos, em um quartinho e tambm em diversas garrafas empilhadas nos vos da casa, como podemos ver na figura 03:

Figura 03

Figura 03: Modelo de um BSF na casa de Dona Mariana, agosto de 2010. Foto: Juliano Moreira do Nascimento

importante ressaltar que o alimento que excede da produo destes bancos de sementes vendido em feiras agroecolgicas ou em feiras livres, localizadas nas cidades circunvizinhas, contribuindo na complementao da renda familiar dos agricultores. A estocagem de sementes tambm garante uma segurana diante dos programas de distribuio de sementes do governo, que em sua maioria chegam aos agricultores depois do perodo de chuvas na regio, alm disso, enfraquece as relaes de domnio pelos polticos que oferecem sementes em troca de votos (Almeida, 2001). Segundo Almeida (2001) os primeiros relatos desta experincia comunitria no Brasil, aparecem na regio Nordeste na dcada de 1970, graas ao trabalho da Igreja Catlica junto as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). A primeira experincia de BSC registrada na Paraba surge no ano de 1992, no Assentamento Trs Irmos, logo aps a conquista e posse do direito de uso das terras, contando com o apoio da CPT/Serto e de um projeto da Critas Brasileira, que liberou recursos para a comunidade construir casas e poos, comprar carroas e animais. O BSC de Trs Irmos surgiu de uma ideia de um dos camponeses, o Sr Chico Sal. Esta trazida de suas memrias e de suas vivncias em busca de trabalho, fruto de suas experincias de vida, da a sua alegria e uma certa nostalgia ao nos relatar que:

a histria desse banco de sementes quase um romance. Vem dum tempo que no existia banco, nem notcia, que a gente nem conhecia. Em 1958, eu estava trabalhando no Enhamb (Cear). Eu trabalhava em aude, fazendo construo de audes com jumentos, o cabra com cem, cento e tantos jumentos, num aude trabalhando era que nem formiga de roa. Eu trabalhei muito. Em 1958, eu passei o ano todo trabalhando no Enhamb, Tau, Paramb, Caris, Catarina. E l, chegou um dia, eu andando mesmo atrs de uma empeleita, eu sai numa casa e tava uma reunio, em 1958 o tempo era ruim tambm. Tavam numa reunio, assim, umas dez pessoas. E eu passei um pedao da tarde l e fiquei observando. Ai peguei a expecular deles: Aqui um banquim de sementes que ns tem, esse foi seco. Naquele tempo era nos litros Dom Bosco cheio de feijo e milho e arroz que para em 1959 ns t prevenido. Ns temos esse banco de sementes e no podemos acabar com ele no. E eu fiquei com aquilo na cabea. Eu digo: E como que vocs fazem? e eles: No, a gente leva e quando no fim que colhe, traz, se levar 10 litros, traz 12. Isso em 1958, e ns fundamos o daqui em 1992.

Esse relato mostra que diferente do que afirma Almeida (2001), os primeiros resqucios de um BSC foram observados j no final da dcada de 1950, como afirma o Sr Chico Sal. As sementes que foram o pontap do BSC foram compradas pelos prprios camponeses nas cidades vizinhas como Cajazeiras/PB e Triunfo/PB, cerca de 2.250 quilos, entre arroz, feijo e milho que foram estocados em 02 silos (tambm comprado com o recurso da Critas). A ideia de Sr Chico e o trabalho da comunidade deram origem a um espao de trocas no s de sementes, mas, de conhecimentos, tornando acessvel aos camponeses algumas discusses que no faziam parte do seu dia-a-dia, ou seja, funciona como um espao poltico organizativo, mobilizador de processos coletivos de conserva o da diversidade (ALMEIDA, 2003). Com o apoio e o acompanhamento da CPT/Serto, os assentados passaram a discutir em suas reunies, alguns temas como agroecologia, os problemas causados a partir do uso de insumos qumicos na produo, e propostas para estimular a unio e a solidariedade entre eles. Essa unio pode ser identificada nos vrios mutires ressaltados durante as entrevistas, que eram momentos em que os camponeses se juntavam para dividir tarefas, como, a limpeza, o plantio e a colheita na roa comunitria. Alm da garantia de sementes para alimentao e para o plantio, o BSC de Trs Irmos representa a luta e a resistncia destes camponeses aos problemas impostos pelas relaes de patronato, dependncia de polticos ou de prefeituras, ainda comuns em algumas regies sertanejas. Essas condies so identificadas na fala de Vicente da Viva quando ressalta a importncia do Banco de Sementes:

Um dos problemas que viu a necessidade maior naquela poca dessa iniciativa de um banco de sementes foi: uma que naquele tempo, o povo era muito agregado aos polticos, prefeituras, a maioria confiava nas prefeituras e comia toda sementizinha que tinha em casa, para esperar que quando chovesse no outro dia ia bater na porta do prefeito. A gente aqui nunca gostemos disso e muita das vezes eu via me dizer rapaz, o feijo que tem s o da casa e muitas vezes pai dizia no, abre um litro e sem ter nenhuma expectativa assim de que quando chovesse fosse buscar sementes a no ser nas prefeituras, e a gente continuava at essa poca que foi criado o banco de semente, vinha nesse mesmo rojo. E quando a gente criou esse banco de sementes, acabou aquilo ali. A gente no lembra mais de prefeitura ou de EMATER. Muitas vezes so eles que vem procurar a gente. (Entrevista em 19 de agosto de 2009)

O BSC serve como uma alternativa dependncia dos camponeses aos polticos e s prefeituras, libertando-os do assistencialismo ainda fortalecido na regio semirida do Serto Paraibano. O fato de no precisarem de ajuda externa quando se tratam de sementes para o plantio e alimentao, os camponeses de Trs Irmos resistem dominao imposta pelas multinacionais ou pelo Programa de Distribuio de Sementes do governo. Assim, reduzem o nvel de dependncia a esses Programas que distribuem as sementes nos perodos em que as chuvas j tem passado, e os camponeses j tenham plantado ou j estejam prximos de colher a sua produo. Alm de sua importncia como garantia de semente para alimentao e para o plantio, o BSC de Trs Irmos representa um espao de discusso poltica, cultural e ambiental, onde as suas tradies so respeitadas e os limites naturais so contornados, mas sem que aja agresso ao meio ambiente. A histria das sementes da paixo, muitas vezes, mistura-se a dos camponeses. Muitos deles guardam seus insumos naturais, dando continuidade aos cuidados e dedicao de seus familiares por anos, contribuindo no s para a preservao da agrobiodiversidade local, como tambm para a construo do conhecimento, da melhoria das experincias na produo de alimentos naturais e na garantia da soberania alimentar. As sementes da paixo representam a preservao da memria camponesa, pois o resultado de muitos testes e observaes nos seus roados, em um processo de seleo e plantio das melhores sementes, garantindo, assim, a melhoria e a perpetuao da qualidade desses insumos naturais.

Consideraes finais

Observamos, de modo geral, que o enfraquecimento das relaes entre o campons, as sementes e o seu territrio se deve basicamente modernizao no campo e a concentrao das terras nas mos de uma minoria da sociedade. Tais fatores foram associados manipulao gentica dos alimentos promovidos pela expanso do capital na agricultura junto ao uso de insumos qumicos que apenas beneficiam para a lucratividade das multinacionais. Entretanto, as experincias de Bancos de Sementes da Paixo no Assentamento Trs Irmos, nos mostra que, de forma organizada, eles garantem uma certa segurana quanto a disponibilidade de sementes para plantar e se alimentarem. As sementes so escolhidas e as melhores so guardadas em silos, garrafas plsticas ou de vidro (contribuindo para a preservao do meio ambiente). Aps a criao do banco de sementes nesta comunidade, aprofundaram-se as discusses a respeito da segurana alimentar, da agroecologia e do desenvolvimento sustentvel, levando muitos dos camponeses a abandonar o uso de insumos qumicos, principalmente o veneno. Quando analisamos em um contexto maior, percebemos que eles resistem ao modelo agrcola capitalista, pois no dependem da distribuio de sementes do governo (que so distribudas aps o perodo de plantio) e nem precisam comprar as sementes vendidas pelas empresas multinacionais. Ao passo que no necessitam de produtos externos (fertilizantes, herbicidas, agrotxicos), contribuem para o enfraquecimento das , vendas dessas empresas. Possuir um banco de sementes preservar a biodiversidade e a cultura da produo e consumo de alimentos naturais, dando mais autonomia ao campons nas escolhas do que plantar e/ou comer. Percebemos tambm que a unio entre os camponeses e os movimentos sociais e sindicatos rurais, faz com que experincias e discusses como essas sejam expandidas para todo o Estado, chegando a todos que moram na cidade ou no campo. O Banco de Sementes Comunitrio de Trs Irmos, por se tratar de um dos primeiros focos de estocagem comunitria de sementes na Paraba, serviu e ainda serve como base para a criao de novos bancos de sementes nos assentamentos do estado.

Referencias Bibliogrficas

ALMEIDA, Paula e CORDEIRO, ngela. Sistema de seguridade da semente da paixo: estratgia comunitria de conservao de variedades locais no semi-rido. Rio de Janeiro: AS-PTA, 2001. ALMEIDA, Paula e FREIREI, Adriana Galvo. Conservando as sementes da paixo: duas histrias de vida, duas sementes para a agricultura sustentvel na Paraba In. Sementes: Patrimnio do povo a servio da humanidade. 1. ed. So Paulo: Expresso Popular, 2003. ALMEIDA, Paula e SIDERSKY, Pablo. Convivendo no semi-rido com as sementes da paixo: a experincia da rede sementes da articulao do semi-rido paraibano. In: ALMEIDA, Paula e LONDRES, Flvia (editoras). Uso e conservao da biodiversidade: caderno do II encontro nacional de agroecologia. Rio de Janeiro: Secretaria Executiva da ANA, 2007. ALTIERI, Miguel A. e Clara I. NICHOLLS. Sementes nativas: patrimnio da humanidade essencial para a integridade cultural e ecolgica da agricultura camponesa. In. Sementes: Patrimnio do povo a servio da humanidade. 1. ed. So Paulo: Expresso Popular, 2003. ALTIERI, Miguel A. e ROSSET. Peter. Dez razes que explicam porque a biotecnologia no garantir a segurana alimentar, nem proteger o meio ambiente e nem reduzir a pobreza no terceiro mundo. In. Sementes: Patrimnio do povo a servio da humanidade. 1. ed. So Paulo: Expresso Popular, 2003. BEHRING, Elaine Rossetti. Trabalho e seguridade social: o neoconservadorismo nas polticas sociais. In: BEHRING, Elaine Rossetti e ALMEIDA, M Helena Tenrio de. (Orgs.). Trabalho e seguridade social: percursos e dilemas. So Paulo: Cortez; Rio de Janeiro: FSS/UERJ, 2008. (p. 152-174)

CARVALHO, Horacio Martins de (org). Sementes: Patrimnio do povo a servio da humanidade. 1. ed. So Paulo: Expresso Popular, 2003.
CARVALHO, Horacio Martins de (org). Sementes: Patrimnio do povo a servio da humanidade. 1. ed. So Paulo: Expresso Popular, 2003. CARVALHO, Horacio Martins de. O oligoplio na produo de sementes e a tendncia padronizao da dieta alimentar mundial. In. Sementes: Patrimnio do povo a servio da humanidade. 1. ed. So Paulo: Expresso Popular, 2003. CHAYANOV, Alexander V. On the theory of peasant economy. Womewood, III: RICHARD D IRWIN, 1966 FRANCO, M Sylvia de Carvalho. Homens livres na ordem escravocrata. 2 edio, So Paulo: tica, 1976. Cap. III O homem comum, a administrao e o Estado (p. 107-155).

HOLANDA, Srgio Buarque de. Razes do Brasil. 6 edio, Rio de Janeiro, Jos Olympio, 1971. Cap. V O homem cordial (p. 101-112); Cap. VI Novos tempos (p. 113-125); e Cap. VII Nossa revoluo (p. 126-142).

LUXEMBURG, Rosa. A acumulao de capital. 3. Ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.


MAE-WAN HO. Em defesa de um mundo sustentvel sem transgnicos . So Paulo: Expresso Popular, 2004. MARTINS, Jos de Souza. O poder do atraso. So Paulo: Hucitec, 1994. Primeira parte Cap. 1 Clientelismo e corrupo no Brasil contemporneo. MARX, Karl. O capital: crtica da economia poltica. Rio de Janeiro: Editora Civilizao Brasileira,1975. MOREIRA, Emlia e TARGINO, Ivan. Captulos de Geografia Agrria da Paraba. Joo Pessoa: Editora Universitria, UFPB, 1997.

MOREIRA, Emlia, TARGINO, Ivan. De territrio de explorao a territrio de esperana: organizao agrria e resistncia camponesa no semi-rido paraibano. Disponvel em: http://www4.prudente.unesp.br/nera/revistas/10/moreira.pdf. Acesso em 23 de outubro de 2008;
NASCIMENTO, J. M., MOREIRA, Emilia. Sementes da Paixo: estratgia de reproduo da agricultura familiar no Alto Serto Paraibano. In: Semiluso - Seminrio Luso Brasileiro, Ano II, 26 a 28 de junho de 2008, Joo Pessoa, PB. Editora Universitria UFPB, 2008.1 CD ROM. _________________ Os Bancos de Sementes Comunitrios na construo dos territrios de esperana: o caso do assentamento Trs Irmos/PB. 2011. 245 f. Dissertao (Mestrado em Geografia) Programa de Ps Graduao em Geografia, Universidade Federal da Paraba, Joo Pessoa/PB, 2011. NOGUEIRA, Marco Aurlio. Um Estado para a sociedade civil : temas ticos e polticos da gesto democrtica. 2. ed. So Paulo: Cortez, 2005 OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. STEDILE, Joo Pedro. O agronegcio X agricultura familiar e a reforma agrria. Braslia: Ed. Concrab, 2004. PRADO JNIOR, Caio. Histria Econmica do Brasil. 46. So Paulo Editora Brasiliense, 2004. RIBEIRO, Silvia. Camponeses, biodiversidades e novas formas de privatizao. In: CARVALHO, Horacio Martins de (org). In. Sementes: Patrimnio do povo a servio da humanidade. 1. ed. So Paulo: Expresso Popular, 2003. ROCHA, Marlene. Segurana alimentar: um desafio para acabar com a fome no Brasil. 1ed. So Paulo: Editora Fundao Perseu Abremo, 2004.

SILVA, Carlos Eduardo Mazzatto. Democracia e sustentabilidade na agricultura: subsdios para a construo de um novo modelo de desenvolvimento rural. Rio de Janeiro: Projeto Brasil sustentvel e democrtico, 2001. SILVA, Jos Graziano da. Tecnologia e agricultura familiar. 2 ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003 SILVA, Jos Graziano da; BELIK, Walter e TAKAGI, Maya. Os desafios de uma poltica de segurana alimentar no Brasil. In: CIMADAMORE, Alberto; DEAN, Hartley e SIQUEIRA, Jorge (Orgs.). A pobreza do Estado: reconsiderando o papel do Estado na luta contra a pobreza global. Buenos Aires, CLACSO, 2006. (p. 151-170).

You might also like