You are on page 1of 14

Contedo: gua, sais minerais, carboidratos, lipdios, protenas e vitaminas e vrus.

Exerccios de reviso

1. Com base em estudos citolgicos, pode-se afirmar: 01) A quantidade de gua em um organismo depende da intensidade da atividade metablica de suas clulas, do tipo de tecido considerado, da idade do indivduo e da espcie a que ele pertence. 02) Uma planta provavelmente aumentar sua taxa de fotossntese quando for colocada em um local iluminado por luz verde. 04) O processo de transporte de eltrons, acoplado oxigenao fosforilativa, ocorre na matriz mitocondrial. 08) Clulas que manifestam alta atividade fagocitria devem apresentar um nmero elevado de lisossomos. 16) Durante a prfase I meitica ocorre o "crossing-over", de grande importncia na variabilidade gentica entre os descendentes. 32) Os peroxissomos atuam na decomposio de HO, composto formado como produto final em muitas reaes do metabolismo, de efeito altamente lesivo s clulas. 64) Apenas clulas de vida livre apresentam clios, visto serem eles estruturas cuja nica funo a movimentao celular.

2. Os sais minerais existem nos seres vivos de forma imobilizada ou dissociados em ons. Pequenas variaes nas porcentagens de ons podem modificar profundamente a permeabilidade, irritabilidade e viscosidade de clula. Analise as propostas apresentadas. ( ) Magnsio (Mg) presente na clorofila , portanto, necessrio fotossntese.

( ) Clcio (Ca) necessrio para a ao de certas enzimas em importantes processos fisiolgicos. ( ) Ferro (Fe), presente na hemoglobina, faz parte de pigmentos importantes na respirao (citocromos). ( ( ) Fosfato (PO4) o principal ction extra e intracelular. ) Cloreto (Cl) importante ction presente tanto na hemoglobina quanto na clorofila.

3. "Durante todo o ano de 1995, o governo deixou de fornecer iodato de potssio aos fabricantes de sal. O iodo essencial para o ser humano. Problemas, porm, s se manifestam em populaes subnutridas, que no incluem em sua alimentao produtos do mar, uma rica fonte natural de iodo."

(Revista VEJA - 03/04/96)

Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o nome da glndula afetada e a doena provocada pela falta desse elemento: a) adeno-hipfise e nanismo b) tireide e bcio c) supra-renal e doena de Cushing d) pncreas e 'diabetes mellitus' e) neuro-hipfise e 'diabetes insipidus'

4. Os acares complexos, resultantes da unio de muitos monossacardeos, so denominados polissacardeos. a) Cite dois polissacardeos de reserva energtica, sendo um de origem animal e outro de origem vegetal. b) Indique um rgo animal e um rgo vegetal, onde cada um destes acares pode ser encontrado.

5. Os lipdios tm papel importante na estocagem de energia, estrutura de membranas celulares, viso, controle hormonal, entre outros. So exemplos de lipdios: fosfolipdios, esterides e carotenides. a) Como o organismo humano obtm os carotenides? Que relao tm com a viso? b) A quais das funes citadas no texto acima os esterides esto relacionados? Cite um esteride importante para uma dessas funes. c) Cite um local de estocagem de lipdios em animais e um em vegetais.

6. Considere as seguintes afirmativas: I - As protenas so molculas de grande importncia para os organismos - atuam tanto estruturalmente como tambm metabolicamente. II - As enzimas so protenas que atuam como catalisadores biolgicos. III - Existem protenas que atuam como linhas de defesa do organismo e algumas delas so conhecidas como anticorpos. Quais esto corretas? a) Apenas I b) Apenas II c) Apenas III

d) Apenas II e III e) I, II, III

7. Assinale a alternativa INCORRETA a respeito da molcula dada pela frmula geral a seguir:

a) capaz de se ligar a outra molcula do mesmo tipo atravs de pontes de hidrognio. b) Entra na constituio de enzimas. c) R representa um radical varivel que identifica diferentes tipos moleculares dessa substncia. c) Os vegetais so capazes de produzir todos os tipos moleculares dessa substncia, necessrios sua sobrevivncia. e) Essas molculas so unidas umas s outras nos ribossomos.

8. O grfico a seguir representa a atividade enzimtica de uma determinada reao em funo da temperatura.

A seta indica o ponto: a) timo de temperatura para a atividade enzimtica. b) de desnaturao da enzima. c) de desnaturao do produto. d) mnimo da temperatura para a reao enzimtica. e) mximo de substrato obtido.

9. A carncia de vitaminas representadas por I, II e III produz avitaminoses cujos sintomas so, respectivamente, escorbuto, raquitismo e cegueira noturna. Que alternativa apresenta as vitaminas correspondentes aos nmeros I, II e III? a) I - vit. C, II - vit. D, III - vit. E

b) I - vit. E, II - vit. B, III - vit. A c) I - vit. C, II - vit. D, III - vit. A d) I - vit. A, II - vit. B, III - vit. E e) I - vit. C, II - vit. B, III - vit. A

10. Os sintomas a seguir numerados se referem aos efeitos mais marcantes da carncia de algumas vitaminas no organismo humano. I.Deformao no esqueleto e anomalias da dentio. II. Secura da camada crnea do globo ocular e deficincia visual em ambiente de luz fraca. III. Dificuldade de coagulao do sangue. IV. Inflamao da pele e das mucosas, com sangramento. Esses sintomas esto associados, respectivamente, carncia das vitaminas: a) D, E, C e A b) K, A, B e D c) B, K, A e C d) B, D, K e A e) D, A, K e C

11. Entre as caractersticas biolgicas citadas a seguir, a nica pode ser encontrada nos vrus um: a) programa gentico especfico que permite a reproduo de novos seres do mesmo tipo. b) processo metablico que requer compostos nitrogenados e de carbono, incluindo os produzidos pelos auttrofos. c) maquinaria biolgica que pode utilizar a energia armazenada em sua clula ou obtida dos alimentos. d) maquinaria biossinttica para a sntese de protenas. e) membrana celular que estabelece um limite e regula as trocas de matria e energia.

12. "Medicina do futuro recruta vrus "bonzinhos" para vencer cncer e AIDS atravs de batalhas genticas." Utilizando vrus inofensivos como vetores de genes, cientistas esto colocando, nas clulas dos pacientes, o material gentico que os mdicos desejam. (Folha de So Paulo-dez/92).

Tal tcnica possvel, pois, na clula hospedeira, o DNA do vrus: a) inativa as diferentes funes vitais. b) comanda a produo de protenas. c) inibe a respirao celular. d) induz uma mensagem deletria. e) estimula a duplicao do DNA celular. 13. O organismo A um parasita intracelular constitudo por uma cpsula protica que envolve a molcula de cido nuclico. O organismo B tem uma membrana lipoprotica revestida por uma parede rica em polissacardios que envolvem um citoplasma, onde se encontra seu material gentico, constitudo por uma molcula circular de DNA. Esses organismos so, respectivamente: a) uma bactria e um vrus. b) um vrus e um fungo. c) uma bactria e um fungo. d) um vrus e uma bactria. e) um vrus e um protozorio.

14. Uma das estratgias mais eficientes que os rgos de sade dispem no combate s doenas infecciosas a a preveno atravs da vacinao em massa da populao. Esse combate s possvel quando se conhece o agente causal da doena. Dentre as doenas ocasionadas por VRUS, podemos relacionar as seguintes: 01. Gonorria. 02. Raiva ou hidrofobia. 04. Clera. 08. Meningite meningoccica. 16. Poliomielite. Soma ( )

15. Impressionados com a notcia do poder arrasador com que o vrus Ebola vem dizimando uma certa populao na frica, alguns alunos de um colgio sugeriram medidas radicais para combater o vrus desta terrvel doena. Considerando-se que este agente infeccioso apresenta caractersticas tpicas dos demais vrus, assinale a alternativa que contenha a sugesto mais razovel: a) descobrir urgentemente um potente antibitico que possa destruir a sua membrana nuclear. b) alterar o mecanismo enzimtico mitocondrial para impedir o seu processo respiratrio.

c) injetar nas pessoas contaminadas uma dose macia de bacterifagos para fagocitar o vrus. d) cultivar o vrus "n vitro", semelhante cultura de bactrias, para tentar descobrir uma vacina. e) impedir, de alguma maneira, a replicao da molcula de cido nuclico do vrus. 16. Qual das alternativas a seguir relaciona apenas doenas causadas por vrus: a) Febre amarela, Dengue e Sarampo. b) Malria, Catapora e Meningite. c) Gripe, Mal de Chagas e Lepra. d) Amebase, Lombriga e Amarelo. e) Elefantase, Giardase e Catapora. 17. O vrus da AIDS formado por uma cpsula esfrica contendo em seu interior o material gentico. Este tipo de vrus chamado RETROVRUS porque:

a) o RNA produz um "molde" de molcula de DNA. b) o RNA, torna-se uma molcula autoduplicvel. c) o DNA possui cadeia simples sem timina. d) o DNA possui mecanismos de retroao. e) o DNA e RNA no se pareiam. 18. Os itens I a VI apresentam, no necessariamente na seqncia, os passos pelos quais um vrus replicado. I.sntese das protenas do vrus. II. adeso da capa do vrus com a membrana celular. III. produo de protenas. IV. abandono da cpsula. V. liberao do vrus da clula. VI. replicao do RNA viral. Assinale a alternativa que apresenta todos esses passos na seqncia correta. a) II - IV - I - VI - III - V.

b) VI - IV - I - III - V - II. c) II - VI - IV - III - I - V. d) V - II - I - IV - VI - III. e) II - IV - VI - I - III - V. 19. "Os cientistas examinaram 11 homens aidticos, dos quais 5 nunca tinham usado medicamentos anti-HIV e 6 haviam usado. Verificaram que 8 pacientes apresentavam novas mutaes do vrus, resistentes s drogas ministradas e passveis de serem transmitidas a outras pessoas." De acordo com o texto, o vrus HIV: a) somente sofreu mutao nos homens que tomaram medicamentos antivirais. b) no sofreu mutao nos homens que nunca usaram medicamentos antivirais. c) sofreu mutao nas pessoas que tomaram ou no medicamentos antivirais. d) foi completamente destrudo pela ao dos medicamentos antivirais. e) facilmente destrudo pela ao de mutantes produzidos por medicamentos antivirais. 20. Relativamente aos vrus afirma-se, corretamente, que: a) No caso dos retrovrus, que causam diversos tipos de infeces, a enzima transcriptase reversa catalisar a transformao do DNA viral em RNA mensageiro. b) Em qualquer infeco viral, o cido nuclico do vrus tem a capacidade de se combinar quimicamente com substncias presentes na superfcie das clulas, o que permite ao vrus reconhecer e atacar o tipo de clula adequado a hosped-lo. c) No caso dos vrus que tm como material gentico o DNA, este ser transcrito em RNA mensageiro, que comandar a sntese de protenas virais. d) Em qualquer infeco viral, indispensvel que o capsdeo permanea intacto para que o cido nuclico do vrus seja transcrito. e) Em todos os vrus que tm como material gentico o RNA, este ser capaz de se duplicar sem a necessidade de se transformar em DNA, originando vrias cpias na clula hospedeira.

GABARITO
1. V F F V V V F 2. V V V F F 3. B 4. a) Polissacardeo de reserva animal: Glicognio Polissacardeo de reserva vegetal: Amido b) Glicognio armazenado nos msculos esquelticos e no fgado. Amido pode ser armazenado na raiz (mandioca), no caule (batata-inglesa), nos sementes (milho).

5. a) Cenoura, tomate, mamo e outros vegetais so ricos em carotenides. A vitamina "A" essencial para a sntese dos pigmentos visuais. b) Controle hormonal. Testosterona, estrgenos e progesterona so exemplos. c) Animais: tecido conjuntivo adiposo subcutneo. Vegetais: sementes. 6. E / 7. A / 8. A / 9. C / 10. E / 11. A / 12. B / 13. D / 14. 02 + 16 = 18 / 15. E / 16. A / 17. A / 18. E / 19. C / 20. C
Questo 1 (UFU-MG) O colesterol um esteroide que constitui um dos principais grupos de lipdios. Com relao a esse tipo particular de lipdio, correto afirmar que: a) Na espcie humana, o excesso de colesterol aumenta a eficincia da passagem do sangue no interior dos vasos sanguneos, acarretando a arteriosclerose. b) O colesterol participa da composio qumica das membranas das clulas animais e precursor dos hormnios sexuais masculino (testosterona) e feminino (estrgeno). c) O colesterol encontrado em alimentos de origem tanto animal como vegetal (como por exemplo, manteigas, margarinas, leos de soja, milho, etc.), uma vez que derivado do metabolismo dos glicerdeos. d) Nas clulas vegetais, o excesso de colesterol diminui a eficincia dos processos de transpirao celular e da fotossntese. Questo 2 (Unicamp-SP-adaptada). Os lipdios so: a) b) c) d) Os compostos energticos consumidos preferencialmente pelo organismo; Mais abundantes na composio qumica dos vegetais do que na dos animais; Substncias insolveis na gua, mas solveis nos chamados solventes orgnicos (lcool, ter, benzeno); Presentes como fosfolipdios no interior da clula, mas nunca na estrutura da membrana plasmtica;

Questo 3 Em certas clulas encontramos o retculo endoplasmtico liso muito bem desenvolvido. Levando isso em considerao, podemos concluir que essas clulas produzem: a) b) c) d) Protenas; Lipdios; Aminocidos; Polissacardeos.

Questo 4 Complete a frase: Os esteroides so considerados uma categoria especial de ___________, sendo o __________ o esteroide mais conhecido. As clulas utilizam o _________ como matria-prima para a fabricao das ___________ e dos ________________. a) Protenas, colesterol, aminocido, plantas, hormnios vegetais.

b) c) d)

Carboidratos, os hormnios vegetais, amido, enzimas, carboidratos. Polissacardeos, glicognio, amido, protenas, hormnios vegetais. Lipdios, colesterol, colesterol, membranas celulares, hormnios esteroides.

Respostas

Resposta Questo 1 letra b a) Errado. Na espcie humana, o excesso de colesterol diminui a eficincia da passagem do sangue no interior dos vasos sanguneos, acarretando a arteriosclerose. b) Certo. As clulas utilizam o colesterol como matria-prima para a fabricao das membranas celulares e dos hormnios esteroides. O estrgeno e a testosterona, respectivamente, os hormnios sexuais feminino e masculino dos animais vertebrados, so produzidos a partir do colesterol. c) Errado. No existe colesterol em nenhum produto de origem vegetal.

d) Errado. As membranas das clulas vegetais e as membranas de clulas bacterianas no possuem colesterol.
Resposta Questo 2 letra c a) Errado. essencial ao nosso organismo o consumo de outros alimentos ricos em carboidratos, vitaminas e protenas. b) Errado. Os vegetais possuem lipdios, mas em quantidades muito menores do que nos animais.

c) Certo. Os lipdios so insolveis na gua por suas molculas serem apolares, mas so solveis em solventes orgnicos como lcool, ter e benzeno. d) Errado. Os fosfolipdios so os principais componentes das membranas celulares.

Resposta Questo 3 letra b a) Errado. As protenas no so substncias produzidas pelo retculo endoplasmtico liso.

b) Certo. Nas cavidades do retculo endoplasmtico liso h enzimas que sintetizam diversos tipos de lipdios, como os da membrana plasmtica e os esteroides. c) d) Errado. No retculo endoplasmtico liso no h produo de aminocidos. Errado. No retculo endoplasmtico liso no h produo de polissacardeos.

Resposta Questo 4

letra d Os esteroides so considerados uma categoria especial de lipdios, sendo ocolesterol o esteroide mais conhecido. As clulas utilizam o colesterol como matria-prima para a fabricao das membranas celulares e doshormnios esteroides Questo 1 (Unifor-CE) As fibras musculares estriadas armazenam um carboidrato a partir do qual se obtm energia para a contrao. Essa substncia de reserva se encontra na forma de: a) b) c) d) e) Amido; Glicose; Maltose; Sacarose; Glicognio.

Questo 2 (UFR-RJ) As plantas e animais utilizam diversos componentes qumicos na formao de partes importantes de seus organismos ou na construo de estruturas importantes em sua sobrevivncia. A seguir esto citados alguns: I O esqueleto externo dos insetos composto de um polissacardeo. II As clulas vegetais possuem uma parede formada por polipeptdeos. III Os favos das colmeias so constitudos por lipdios. IV As unhas so impregnadas de polissacardeos que as deixam rgidas e impermeabilizadas. Esto corretas as afirmativas a) b) c) d) e) I e II. I e III. I e IV. II e III. II e IV.

Questo 3 (Uerj) O papel comum formado, basicamente, pelo polissacardeo mais abundante no planeta. Este carboidrato, nas clulas vegetais, tem a seguinte funo: a) b) Revestir as organelas. Formar a membrana plasmtica.

c) d)

Compor a estrutura da parede celular. Acumular reserva energtica no hialoplasma.

Questo 4 Marque a alternativa que contm apenas monossacardeos. a) b) c) d) e) Maltose e glicose. Sacarose e frutose. Glicose e galactose. Lactose e glicose. Frutose e lactose.

Questo 5 Complete a frase abaixo marcando em seguida a opo que contm as palavras corretas. Os carboidratos, tambm chamados de _________________ ou hidratos de carbono, so molculas orgnicas que constituem a principal fonte de energia para os seres vivos. Com exceo do __________, todos os carboidratos so de origem vegetal, e eles podem ser classificados em monossacardeos, dissacardeos e ________________. Os ___________ apresentam tomos de carbono em sua molcula e seus principais representantes so a glicose, frutose e ___________. a) b) c) d) e) Energticos, carne, polissacardeos, dissacardeos, lactose. Acares, mel, polissacardeos, monossacardeos, galactose. Hidratos, ovos, oligossacardeos, polissacardeos, cidos nucleicos. Substncias estruturais, peixes, polissacardeos, monossacardeos, galactose. Polmeros, ovos, polissacardeos, monossacardeos, lactose.

Questo 6 Quanto aos carboidratos, assinale a alternativa incorreta. a) Os glicdios so classificados de acordo com o tamanho e a organizao de sua molcula em trs grupos: monossacardeos, dissacardeos e polissacardeos. b) Os polissacardeos compem um grupo de glicdios cujas molculas no apresentam sabor adocicado, embora sejam formadas pela unio de centenas ou mesmo milhares de monossacardeos. c) Os dissacardeos so constitudos pela unio de dois monossacardeos, e seus representantes mais conhecidos so a celulose, a quitina e o glicognio.

d) Os glicdios, alm de terem funo energtica, ainda participam da estrutura dos cidos nucleicos, tanto RNA quanto DNA. e) A funo do glicognio para os animais equivalente do amido para as plantas.

Respostas

Resposta Questo 1 letra e O glicognio um polissacardeo encontrado nos msculos e no fgado dos animais. Ele serve como reserva energtica, e quando a taxa de glicose no sangue abaixa, geralmente nos perodos entre as refeies, as clulas do fgado quebram esse glicognio, reconvertendo-o em glicose. Essa glicose jogada no sangue que as encaminha a todas as clulas do corpo. Assim como o fgado, as clulas musculares tambm armazenam grande quantidade de glicognio, que fornece energia para a contrao muscular.

Resposta Questo 2 letra b I Certa. O exoesqueleto dos insetos constitudo por quitina, que um polissacardeo. II Errada. As clulas vegetais possuem uma parede formada por celulose, que um polissacardeo. III Certa. As abelhas utilizam a cera, um lipdio, para construir suas colmeias. IV Errada. As unhas realmente possuem substncias que as deixam mais rgidas e resistentes, mas essa substncia no um polissacardeo, e sim uma protena chamada de queratina.

Resposta Questo 3 letra c O papel comum que conhecemos e utilizamos tantas vezes formado a partir das plantas, que apresentam clulas vegetais em sua estrutura. Essas clulas vegetais tm sua parede constituda por celulose, um polissacardeo insolvel em gua.

Resposta Questo 4 letra c Os monossacardeos so carboidratos simples, solveis em gua, e que no podem ser quebrados pela digesto em molculas menores. Os monossacardeos mais conhecidos so a glicose (fabricada pelos vegetais na fotossntese), a frutose (encontrada no mel) e a galactose (que se liga glicose formando a lactose, encontrada no leite).

Resposta Questo 5 letra b Os carboidratos, tambm chamados de acares ou hidratos de carbono, so molculas orgnicas que constituem a principal fonte de energia para os seres vivos. Com exceo do mel, todos os carboidratos so de origem vegetal e podem ser classificados em monossacardeos, dissacardeos e polissacardeos. Os monossacardeos apresentam tomos de carbono em sua molcula e seus principais representantes so a glicose, frutose e galactose.

Resposta Questo 6 letra c

Os dissacardeos so constitudos pela unio de dois monossacardeos, e seus representantes mais conhecidos so a sacarose (glicose + frutose),lactose (glicose + galactose)e maltose (glicose + glicose).

Na(s) questo(es) a seguir escreva no espao apropriado a soma dos itens corretos. 1. Sobre as substncias que compem os seres vivos, correto afirmar que: 01. os carboidratos, os lipdios e as vitaminas so fontes de energia para os seres vivos; 02. a gua a substncia encontrada em maior quantidade nos seres vivos; 04. alm de sua funo energtica, os carboidratos esto presentes na formao de algumas estruturas dos seres vivos; 08. as gorduras constituem o principal componente estrutural dos seres vivos; 16. os seres vivos apresentam uma composio qumica mais complexa do que a matria bruta, sendo formados por substncias orgnicas, como as protenas, os lipdios, os carboidratos, as vitaminas e os cidos nuclicos. Soma ( ) resposta:02 + 04 + 16 = 22
pergunta:"Pesquisador brasileiro desenvolve uma bactria que permite produzir lcool a partir do soro do leite e do bagao da cana." (Revista "Ecologia", dezembro/92) A produo do lcool pela bactria ocorrer graas a um processo de: a) fermentao. b) combusto. c) fotlise. d) oxidao eletrnica. e) respirao aerbia. resposta:A pergunta:Os acares complexos, resultantes da unio de muitos monossacardeos, so denominados polissacardeos. a) Cite dois polissacardeos de reserva energtica, sendo um de origem animal e outro de origem vegetal. b) Indique um rgo animal e um rgo vegetal, onde cada um destes acares pode ser encontrado. resposta: a) Polissacardeo de reserva animal: Glicognio Polissacardeo de reserva vegetal: Amido b) Glicognio armazenado nos msculos esquelticos e no fgado. Amido pode ser armazenado na raiz (mandioca), no caule (batata-inglesa), nos sementes (milho). pergunta:Com relao s substncias qumicas dos seres vivos resolva os itens a seguir: a) Qual a forma de armazenamento dos carboidratos nos tecidos animais e vegetais, respectivamente? b) Qual a unidade monomrica dos cidos nuclicos? c) Em qual tipo de lipdeo so classificados os leos e gorduras? d) Cite um dos aspectos que permite distinguir as diversas protenas. resposta: a) Animais: glicognio Vegetais: amido b) Nucleotdeos. c) Glicerdeos.

pergunta:Qual dos alimentos a seguir tem funo basicamente energtica? a) mel b) bife c) cenoura d) sal e) ovo resposta:Ad) Estrutura terciria Grupo prosttico pergunta:Esta tabela mostra o teor de protenas, carboidratos e lpides em alguns alimentos, expresso em gramas por 100g de peso seco.

Com base nos dados da tabela, assinale a alternativa que contm a dieta mais adequada para um jogador de futebol antes de uma competio. a) Arroz com farinha de mandioca. b) Arroz com toucinho. c) Carne seca com farinha de mandioca. d) Carne seca com toucinho. resposta:A

You might also like