You are on page 1of 6

VB - Usando o Visual Source Safe ( VSS )

http://www.macoratti.net/vss_vb.htm

VB - Usando o Visual SourceSafe ( VSS )


Voc sabe o que o Visual SourceSafe - VSS ? De uma forma simplista podemos dizer que o VSS tem como funo principal o controle da verso de um sistema durante o processo de desenvolvimento no qual temos uma equipe de analista(s) e programador(es) trabalhando em uma equipe. O VSS funciona como um repositrio dos componentes criados pela equipe de desenvolvimento durante o processo de gerao do sistema. Ele armazena os objetos do sistema - formulrios , tabelas , consultas, etc. - em suas diversas verses . Isto permite uma comparao de qualquer objeto para cada verso , ou seja , voc pode comparar o cdigo de uma classe da verso 1.0 com o cdigo da mesma classe j na verso 2.0 ; pode recuperar um objeto de uma verso anterior e pode bloquear um objeto que esta sendo usado por um dos integrantes da equipe de forma que os demais no tenham acesso a ele. Voc pode instalar o VSS separadamente , aps ter instalado o VB , ou , se possuir o Visual Studio , escolher pela instalao do VSS durante a instalao da suite. A instalao pode ser feita no servidor e nas estaes de trabalho. Aps a instalao voc deve cadastrar uma senha para o usurio admin (administrador) e tambm para cada integrante da equipe de desenvolvimento. Vamos ver como fazer isto:

Acesse o Visual SourceSafe e selecione Visual Source Safe Admin

- De inicio voc deve se logar como Administrador. Para isto informe a senha do usurio Admin conforme figura ao lado Obs- Voc pode alterar a senha do administrador selecionando a opo - Change Password do menu Users

- Aps voc se logar , ver a tela do VSS Administrator como a figura ao lado

- Para incluir um novo usurio selecione a opo - Add User.. - do menu Users

- A seguir informe o nome do usurio e fornea


sua senha clicando em OK. Pronto o usurio ser includo no VSS.

Aps isto voc pode configurar a segurana que deseja nos projetos controlados pelo VSS . Acesse o menu Tools opo Options ; na guia - Project Security (veja a tela abaixo) , voc pode definir previlgios para cada integrante da equipe de desenvolvimento , conforme abaixo:

1 de 6

06/06/2011 13:54

VB - Usando o Visual Source Safe ( VSS )

http://www.macoratti.net/vss_vb.htm

- Se a opo - Enable project security - estiver inativa todos os usurios tero o mesmo previlgio dentro de um projeto. - Se a opo estiver ativa voc poder definir os previlgios para cada usurio. Os previlgios so : - Read - Permite ler o banco de dados do VSS - Check Out/Check In - Bloqueia objetos p/alterao Check Out ; e grava a nova verso do objeto no VSS Check In - Add/Rename/Delete - Inclui, Renomeia e apaga objetos - Destroy - Elimina um arquivo de um projeto ou o prprio projeto do VSS. Obs: Geralmente voc permite que somente o gerente de projeto da equipe de desenvolvimento tenha a opo Destroy ativa.

- Se a opo - Enable project security - estiver ativa podemos atribuir previlgios para cada integrante do grupo atravs da opo - Rights Assignments for User... do menu Tools.(Selecione o usurio antes)

- Nesta tela voc pode definir os previlgios para o usurio selecio nado.

- No VSS menu Tools->Options voc pode configurar vrias


opes para o seu ambiente de trabalho com o VSS - Geralmente a configurao padro suficiente para trabalhar com o VSS , mas se o seu ambiente de desenvolvimento requerer um ajuste mais fino existem vrias opes que voc pode usar para isto.

2 de 6

06/06/2011 13:54

VB - Usando o Visual Source Safe ( VSS )

http://www.macoratti.net/vss_vb.htm

Aps realizar os passos descritos acima o VSS j esta pronto para ser usado. Geralmente , quando se trabalha com uma equipe de desenvolvimento com vrias pessoas , o VSS instalado no servidor. Para os fins deste artigo eu tenho o VSS instalado em minha mquina local e assim que vou us-lo para exemplificar seu uso.

Usando o VSS na prtica


Aps instalar e configurar o VSS quando voc abre ou cria um projeto no VB ir surgir a tela ao lado. Nela o VSS pergunta se voc quer incluir o projeto que esta criando ou carregando no SourceSafe. Se voc confirmar e for a primeira vez que voc esta usando o VSS o seu Login ser solicitado.

- A prxima tela informa o nome do Projeto que voc esta


inserindo no VSS. - Voc pode confirmar , cancelar ou criar o projeto Obs: O VSS exibe todos os projetos que j esta foram incluidos no Source Control.

-Se o projeto No existir a tela seguinte solicitara sua confirmao para criar o mesmo

- A seguir voc ser solicitado a informar quais arquivos deseja incluir no SourceSafe. - Clicando OK todos os arquivos selecionados sero incluidos - Voce pode desmarcar a seleo para alguns arquivos

Aps isto o projeto os arquivos selecionados estaro sob o controle do SourceSafe. Ao lado os arquivos sendo exibidos aps a incluso no SourceSafe Muito bem , carregue ento projeto e tente fazer qualquer alterao no cdigo ou no formulrio. Voc no vai conseguir . O cdigo esta protegido e se voc tentar excluir algum controle vai receber a mensagem - File is Ready-Only ; se

3 de 6

06/06/2011 13:54

VB - Usando o Visual Source Safe ( VSS )

http://www.macoratti.net/vss_vb.htm

tentar apagar ou alterar algum trecho de cdigo vai receber a mensagem - Cant Edit Module. (Os cadeados ao lado do cone do projeto e formulrio indicam isto) Afinal oque esta acontecendo ??? Ora, o SourceSafe em ao !!! Para voc poder editar o projeto e seu cdigo , vai ter que ter permisso para isto. O comando que voc deve usar para poder alterar qualquer objeto do sistema o comando Check-Out. Este o comando que deve ser usado por qualquer membro da equipe para fazer alteraes no projeto.

- Clique com o boto direito do mouse sobre o projeto - O menu ao lado ir surgir . Vejas as opes na parte inferior do menu. - Vejamos o que faz cada uma das opes :

1. Get Latest Version - Pega a ltima verso do projeto 2. Check-Out - Copia a ltima verso do objeto presente no banco de dados do 3. 4.
SourceSafe e bloqueia o mesmo para que ningum mais possa alter-lo usando o comando Check-Out. Check-In - Grava as alteraes feitas no projeto no banco de dados do SourceSafe. Undo Check-Out - Desfaz o comando Check-Out em um objeto ou conjunto de objetos.

Obs: Se voc alterar qualquer objeto e depois der um comando - Undo Check-Out - vai receber a seguinte mensagem :

Ou seja ,o VSS pergunta se voc quer desfazer o Check-Out e perder as alteraes feitas. As opes so oferecidas e , a escolha sua... Aps realizar um Check-Out o membro da equipe pode dar um comando Check-In e gravar as alteraes feitas no VSS ; ao fazer isto o VSS mantm as verses anteriores do objeto no banco de dados , permitindo com isto a comparao entre as diferentes verses do mesmo objeto. Para dar um Check-In selecione o objeto que sofreu alterao e clicando com o boto direito do mouse selecione a opo - Check-In . A tela abaixo ser exibida

4 de 6

06/06/2011 13:54

VB - Usando o Visual Source Safe ( VSS )

http://www.macoratti.net/vss_vb.htm

- Aqui voc pode confirmar se deseja realmente gravar as alteraes no banco de dados do VSS -Aps confirmar as alteraes so gravadas e os arquivos do projeto so protegidos contra edio.

Obs: Todos este comando podem tambm ser executados a partir da barra de ferramentas do VSS

Comparando verses de um projeto


O VSS lhe d a possibilidade de comparar as diferentes verses de um objeto. Vamos ver como fazer isto... Uma das maneiras de fazer isto abrir o VSS e selecionar o projeto que voc quer analisar. Ento no menu Tools selecione a opo - Show Diferences... - e a seguir clique em - OK - e voc ver o resultado abaixo:

Fig 1.0 - A tela - Difference Options

A janela exibindo as diferenas entre as verses do projeto

Voc pode exibir as diferenas em outro formato. Basta clicar na opo - Visual - e o resultado ser o seguinte:

Aqui as diferenas esto descatas no arquivo de projeto - telnet.vbp. Bem , esta foi somente uma pequena introduo ao mundo do VSS. Existem muitos outro recursos que no mencionamos neste artigo ; deixamos o assunto para um prximo artigo. O principal intuito foi mostrar que com esta ferramenta voc pode melhorar a qualidade de seu cdigo , evitando retrabalho e trabalhando com segurana , principalmente quando se trabalha em grupo.

5 de 6

06/06/2011 13:54

VB - Usando o Visual Source Safe ( VSS )

http://www.macoratti.net/vss_vb.htm

At l...

Jos Carlos Macoratti

6 de 6

06/06/2011 13:54

You might also like