You are on page 1of 4

16/10/2009

Princpio Fundamental

Princpios da Deontologia Jurdica

Agir segundo Cincia e Conscincia


Cincia = conhecimento tcnico (dominar as regras , ser aplicado, manter educao continuada) Conscincia = ... a intrprete de uma norma interior e superior; no a fonte do bem e do mal: a advertncia, a escuta de uma voz... o reclamo conformidade que uma ao deve ter com uma exigncia intrnseca do homem

Princpios Gerais
Da conduta ilibada Da dignidade e do decoro profissional Da incompatibilidade Da correo profissional Do coleguismo Da diligncia Do desinteresse Da confiana Da fidelidade Da independncia profissional Da reserva Da lealdade e da verdade Da discricionariedade

Da conduta ilibada
o comportamento sem mcula, aquele sobre o qual nada se possa moralmente levantar. Cdigo de tica conduta lmpida Lei Orgnica da Magistratura conduta irrepreensvel
COMPORTAMENTO ESPERADO (Senso Comum) Sacerdote santo ; mdico milagroso; Advogado hbil em vencer causas impossveis; Juiz infalvel. Espera-se de todos RETIDO

Da dignidade e do decoro profissional


A dignidade constitui um valor inerente pessoa humana, que deve ser protegido e respeitado. Reclama-se dignidade e decoro tambm na vida privada; Fere ao decoro por exemplo:
Apresentar-se mal vestido pleitear remunerao excessiva atuar maliciosamente e insinceramente, com abuso usar publicidade exagerada para captar clientes (confiana e no comrcio)

Da incompatibilidade
A carreira jurdica daquelas raramente acumulveis com outras, exceo feita ao magistrio. A dignidade da misso forense inadmite seja ela exercida como um plus a qualquer outra. Seria desabonador para a funo jurdica verse como atividade secundria... Ningum serve a dois senhores

16/10/2009

Da correo profissional
O profissional correto aquele que atua com transparncia, no relacionamento com os protagonistas da cena jurdica ou da prestao jurisdicional. Age no interesse do trabalho e da justia, no se descuidando do interesse imediato das pessoas s quais serve. No se beneficia com a funo ou cargo. No se vangloria. Condi-se da situao daquele que necessita de seus prstimos.

Do coleguismo
O sentido de comunidade, de pessoas que passaram pelas bancas de uma faculdade de direito;de se irmanarem no sentimento de realizar justia; um sentimento derivado da conscincia de pertena ao mesmo grupo; Se traduz tambm no tratamento respeitoso dos mais jovens aos mais experientes.

Da diligncia
Geralmente acionado quando algum se v atormentado por vulnerao injusta de algum direito; Estar pronto, ter presteza ao cuidar do interesse alheio vulnerado; Envolve valores como= zelo, escrpulo, assiduidade, preciso, ateno... Impe o dever de atualizao continuada de autoaprimoramento; Tratamento igual a casos menores e outros mais relevantes, mesma ateno a humildes e poderosos.

Do desinteresse
conhecido como AUTRUSMO relegar a ambio pessoal ou aspirao legtima, ara buscar o interesse da Justia. A carreira jurdica tem o status de misso. Relevncia da profisso e a insuficincia da remunerao... Utopia pregar o desinteresse em tempos neoliberais, mas h de se preservar um mnimo tico.

Da confiana
Na profisso jurdica a escolha se d merc de atributos personalssimos e no intercambiveis. O cliente constitui seu advogado o profissional que lhe merece confiana. Ser detentor de seus segredos, ter acesso a informaes ntimas, ter em suas mos a chave da resoluo dos problemas que o atormentam.

Da fidelidade
Fidelidade causa da justia, verdade, transparncia, aos valores constitucionais. Lealdade ao seu constituinte e aos demais operadores, notadamente o juiz e o promotor.

16/10/2009

Da independncia profissional
a ausncia de quaisquer vnculos interferentes na ao do profissional do direito, capazes de condicionar ou orientar sua atuao de forma diversa ao interesse da justia. A subordinao tica a um tempo garantia e limite para a independncia profissional. A independncia no exclui, mas em lugar disso postula enfaticamente, estrita dependncia ordem moral.

Da reserva
O homem de bem um homem discreto. Desprestigia-se (e categoria) o profissional que comenta com terceiros aquilo que tomou conhecimento no exerccio profissional. O ideal uma conduta inspirada em uma absoluta reserva, uma circunspeco, prudncia na conduta, discrio e recato no trato das coisas profissionais.

Da reserva
Para Gianniti apud Nalini, o princpio da reserva contempla:
O dever de tratar a prtica profissional no foro e no em lugares pblicos; O dever de manter reserva sobre todos os documentos ou objetos do processo; O dever de vigiar a fim que funcionrios, digitadores, assistentes ou escreventes, mantenham reserva sobre tudo aquilo que tomem conhecimento por motivo de trabalho; Dever de reserva em relao ao endereo do cliente; Dever de no externar opinio sobre processo a si confiado, mesmo em famlia.

Da lealdade e da verdade
O direito civil brasileiro inspirado na fonte romanogermnica que premia a boa-f e a correo. A lealdade uma regra costumeira, desprovida de sanso jurdica, mas eticamente sancionada pela reprovao comunitria. Juiz Promotor Advogado Cliente A lealdade se insere numa concepo de processo sob a tica de uma estrutura cooperativa. A mentira viola os princpios da tica forense e compromete a funo social da profisso. Nenhuma justia pode se apoiar em mentira.

Da discricionariedade
O bacharel em cincias jurdicas , presumivelmente, algum provido de discernimento para exercer uma profisso liberal; Poder de atuar com liberdade na escolha de sua convenincia, oportunidade e contedo.
JUIZ No escravo da lei precisa estar convicto de que autoridade que lhe foi conferida corresponde responsabilidade tambm diferenciada. PROMOTOR pode, em tese, arquivar o inqurito ou denunciar; insistir nas diligncias, iniciar procedimentos averiguatrios... Iniciar aes civis pblicas, defender a minorias e ocupar um espao muito importante na mdia. ADVOGADO de persuadir o cliente a iniciar uma lide ou de imediatamente prop-la... De eleger a estratgia de combate ou de defesa nos autos... De encontrar a alternativa jurdica mais eficaz para determinado problema concreto.

REFLEXES
1. Por que se exige uma postura tica mais densa nas profisses jurdicas? 2. O debate da tica forense evolui com a multiplicao das faculdades de direito? 3. possvel a compartimentao entre a tica da vida privada e a tica da vida pblica?

16/10/2009

Voc conhece o moto-advogado?

Eis que surgiu uma nova categoria profissional no Recife: o moto-advogado. Com a proliferao dos cursos de direito em Pernambuco (so 28), e como os escritrios de advocacia e os concursos no esto conseguindo absorver tanta gente no mercado, alguns advogados esto indo para o caminho da sobrevivncia. A explicao a seguinte: para alguns procedimentos judiciais necessria a formao jurdica, como por exemplo, retirar processos. Como tempo dinheiro, e o deslocamento cada vez mais um problema srio, os maiores escritrios de advocacia esto comeando a contratar advogados a preo de banana (R$ 800 a R 1 mil por ms), para este tipo de servio.

You might also like