You are on page 1of 7

Fichamento Livro: A percepo: uma teoria semitica. ISBN: 85-85597-01-1. Autor: Lcia Santaella. SANTAELLA, Lcia.

A percepo: uma teoria semitica. So Paulo: Experimento; 2a. edio, 1998. 120 p.

INTRODUO

Pg. 11: [...] pesquisas empricas revelam que, provavelmente devido a razes de especializao evolutiva, 75% da percepo humana, no estgio atual da evoluo, visual. [...] Os outros 20% so relativos percepo sonora e os 5% restantes a todos os outros sentidos, ou seja, tato, olfato e paladar.

Pg. 16: [...] para Peirce, no h, e nem pode haver, separao entre percepo e conhecimento. [...] a cognio e junto com ela, a percepo so inseparveis das linguagens atravs das quais o homem pensa, sente, age e se comunica. [...] justamente a percepo que vai desempenhar o papel de ponte de ligao entre o mundo da linguagem, o crebro, e o mundo l fora.

Pg. 17: [...] a maior parte do processo perceptivo est irremediavelmente fora do nosso controle. S alcanamos controle sobre a percepo no momento em que o percepto interpretado.

1. PANORAMA DAS TEORIAS DA PERCEPO

Pg. 22: [...] nossos cinco sentidos, so meios atravs dos quais se estabelece a ponto entre o que est no mundo l fora, ou, pelo menos, o que nos chega como estrangeiro, e o mundo que, na falta de um nome melhor, chamamos de mundo interior. (...) Nessa medida, esses rgos so superfcies, passagens, capazes de explicar alguns dos fatores, os mais propriamente sensrios da percepo, mas no so capazes de explicar porque toda percepo adiciona algo ao percebido.

Pg. 25: [...] a mente, portanto, que constri o mundo, de acordo com um potencial que lhe prprio, a partir de uma matria bruta formada pelos sentidos. Pg. 27: [...] os gestaltistas negam a teoria construtivista, afirmando que o todo maior do que a soma de suas partes.

Pg. 28: [...] Se sormarmos todos os estmulos que recebemos do mundo, o resultado ser maior do que essa soma. Alguma coisa existe da qual a soma no d conta.

Pg. 30: [...] a linguagem a nica e grande forma de sntese de que dispomos para a ligao entre o exterior e o interior, entre o mundo l fora e o que se passa dentro deste mundo interior.

2. PANORAMA DA SEMITICA PEIRCEANA

Pg. 34:

[...] A semitica , assim, a doutrina de todos os tipos possveis de signos sobre a qual se funda a teoria dos mtodos de investigao utilizados por uma inteligncia cientfica.

Pg. 37: [...] signo um primeiro que pe um segundo, seu objeto, numa relao com um terceiro, seu interpretante. O signo , portanto, mediao.

Pg. 39: [...] o signo algo (qualquer coisa) que determinado por alguma outra coisa que ele representa, essa representao produzindo um efeito, que pode ser de qualquer tipo (sentimento, ao ou representao) numa mente atual ou potencial, sendo esse efeito chamado de interpretante. Para funcionar como signo, basta alguma coisa estar no lugar de outra, isto , representando outra.

Pg. 41: [...] o signo pode denotar qualquer objeto: sonhado, alucinado, existente, esperado etc. [...] objeto qualquer coisa que um signo pode denotar a que ele pode ser aplicado, desde uma idia abstrata da cincia, uma situao vivida ou idealizada, um tipo de comportamento, um filme, at um sonho, uma nesga de luz etc.

Pg. 44: [...] Somos seres mentais, o signo um primeiro porque aquilo que a mente produz vem imediatamente na frente. Essa a idia de mediao.

Pg. 47-48: [...] a percepo pode falhar, mas pode tambm ser corrigida se tivermos variados tipos de acesso ao objeto da percepo.

3. TEORIA DA PERCEPO I: OS INTERPRETES DE PEIRCE

Pg. 54: [...] Peirce afirmava que o percepto aquilo que tem realidade prpria no mundo que esta fora de nossa conscincia e que apreendido pela conscincia no ato perceptivo.

Pg. 56: [...] o percepto completamente mudo. Ele age sobre ns, fora-se sobre ns, mas no apresenta razes, nem apela a nada como suporte.

Pg. 59: [...] o percepto, em si, seria aquilo que, at certo ponto, independe da nossa mente. Corresponde ao elemento no-racional, que se apresenta apreenso de nossos sentidos. O percipuum j seria o percepto tal como ele se apresenta no julgamento de percepo.

Pg. 65-66: [...] A abduo um dos tipos de inferncia ou tambm um dos tipos de raciocnio entre os trs que compem a lgica crtica segundo Peirce: abduo, em nvel de primeiridade, induo, em nvel de secundidade, e deduo, terceiridade.

Pg. 66: [...] Nossa vida, em qualquer instante, por mais corriqueiro que seja, est cheia de exemplos de situaes em que nossa percepo falha.

Pg. 67: [...] Nossa vida ficaria insana, esquizofrnica, no conseguiramos sequer sobreviver, se estivssemos a todo instante colocando nossos julgamentos de percepo em dvida.

[...] j estamos equipados com um tipo de dinmica mental que chega a julgamentos de percepo, sem que tenhamos qualquer controle sobre o modo como eles so produzidos.

Pg. 81: [...] Quanto ao julgamento de percepo, no seu sentido estreito, Rosenthal o define agora como a hiptese abdutiva primitiva de uma repetio presente de um contedo experiencial do passado.

Pg. 83-84: [...] De fato, diz Rosenthal (p.24), o julgamento perceptivo, no sentido estreito, tem um elemento hipottico, pois o julgamento uma hiptese de que o contedo o mesmo ou parecido com aquele que foi visto antes, ou assim parece (W 1:471).

4. TEORIA DA PERCEPO II: UMA SNTESE

Pg. 93: [...] Somos at capazes de nos sentir perfeitamente acomodados, quase contemplativos em relao ao leve zumbido que vem de algum lugar que no nos incomoda. Quando a abelha vem em nossa direo, entretanto, a comeamos a entender melhor o que um percepto. S no momento em que tentamos nos livrar de um percepto que nos damos conta de quo cego e surdo razo ele pode ser.

Pg. 94: [...] ns s somos capazes de traduzir o percepto em julgamento de percepo porque estamos equipados com esquemas, provavelmente inatos, que processam e traduzem aquilo que est fora em algo que tenha semelhana com os demais tipos de julgamentos que fazemos.

Pg. 96:

[...] O que caracteriza a percepo o senso de externalidade com que o percepto vem acompanhado. Perceber se defrontar com algo.

Pg. 98: [...] No temos nem controle, nem conscincia e nem meios de fazer com que o percipuum seja neutro, pois ele j a traduo do percepto de acordo com o modo como estamos aptos a traduzir o que vem do mundo exterior.

Pg. 99: [...] Da Peirce ter dito que s percebemos o que estamos equipados parar interpretar. Ou seja, s ouvimos o que podemos ouvir, s entendemos o que podemos compreender. [...] Se tivssemos de tomar conscincia da formao de cada julgamento de percepo, seramos seres de uma lentido paquidrmica e teramos desaparecido do planeta, por falta de adaptao para sobreviver. Ao contrrio, as presses da seleo tm levado a espcie ampliao cada vez mais sutil de seus sentidos atravs da criao de meios e extenses para aprimor-los.

Pg. 106-107: [...] O julgamento perceptivo fruto de elaboraes mentais, cognitivas, o que no quer necessariamente dizer que, porque julgamento cognitivo, ns temos pleno controle sobre seu processo.

Pg. 107-108: [...] A maneira como o percipuum nos apresenta o objeto no , nem pode ser, idntica ao que o objeto na sua existncia. Mas mesmo no sendo idntica, o que ns apreendemos do objeto algo que faz com que reconheamos aquele objeto e todos os outros que com ele se assemelham. assim que ns somos capazes de reconhecer uma poltrona, tenha ela as mais inslitas variaes de design que tiver. [...] Nunca percebemos mais do que uma seleo extremamente limitada das caractersticas formais daquilo que percebido. Embora a identidade material entre o objeto e o percebido e o modo como ele percebido (percipuum) seja distinta, h, no entanto, uma identidade formal entre ambos.

Pg. 111-112: [...] o interpretante refere-se muito mais aos diferentes nveis da dinmica psquica atravs das quais o objeto, que est sendo representado no percepto, interpretado: numa qualidade de sentimento, atravs de uma reao fsica ou atravs dos esquemas gerais que colocam o julgamento de percepo no fluxo contnuo dos processos mentais.

5. TEORIA DA PERCEPO III: PASSADO E PRESENTE

Pg. 113: [...] O conhecimento no parte nem dos dados indubitveis da experincia sensria nem de primeiros princpios, esse o ponto de partida do peirceano.

Pg. 113-114: [...] O conhecimento, para ele, comea na porta da percepo, e no a partir de algum pressuposto forjado pela dvida.

Pg. 115: [...] o juzo perceptivo determinado por um objeto no-cognitivo, real, independente do pensamento, uma condio externa que determina a interpretao, enfim, um objeto do pensamento que tem uma realidade fora do pensamento. [...] o interpretante, ou criatura que o signo cria e na qual interpretado, tambm uma interpretao do prprio objeto.

You might also like