You are on page 1of 53

Arte Grega

Cap. 3, pg. 24
Professor Emerson Leal MAR | 2012 http://arteemerson.blogspot.com

Os gregos devem ser definidos como o povo que, desde o sculo XX a.C., foi o criador das artes plsticas, arquitetura, literatura, filosofia, teologia, misticismo, poltica e guerra. (A. J. Toynbee, historiador ingls)

Na Grcia Antiga no existia a palavra arte no sentido que empregamos hoje, e sim "tekn", da qual originou-se a palavra "tcnica. A arte estava a servio da valorizao do homem, do conhecimento e da razo.

Perodos histricos da Grega Antiga:

Perodo Arcaico: sculo VII a.C. ao sculo V a.C.; Perodo Clssico: sculo V a.C ao sculo IV a.C., quando as atividades intelectuais, artsticas e polticas manifestaram o esplendor da cultura grega;
Perodo Helenstico: sculo IV a.C. ao III a.C.

Caractersticas gerais da Arte Grega:


valorizao do homem como criatura mais importante do universo;

conhecimento e razo acima da f em divindades; a arte no tinha funo religiosa e nem precisava submeter-se a regras, por isso evoluiu livremente;
busca da perfeio: predominam o ritmo, o equilbrio, a harmonia ideal;

Resumindo: racionalismo; amor pela beleza; busca pela perfeio e valorizao do homem.

Arquitetura

(pgs. 26 a 29)

as construes que se destacam na arquitetura grega so os templos;


eles no serviam para cultos religiosos, mas para proteger as esculturas de seus deuses da chuva ou do sol; uma caracterstica forte dos templos gregos so as colunas, que poderiam ser feitas por modelos diferentes:

Ordem drica (simples e macia)

Ordem jnica (sugeria mais leveza e era mais ornamentada)

Ordem corntia (super ornamentada)

Capitis gregos:

-Drico -Jnico -Corntio

Outras partes dos templos:

Um dos mais famosos templos gregos o Partenon, construdo em homenagem deusa Atena e que existe ainda hoje em Atenas.

Partenon

Planta baixa do Partenon:

Fronto: espao em forma de tringulo que ficava entre a arquitrave e o telhado na entrada e nos fundos dos templos, e que era ornamentado com esculturas. (pg. 29)

Reconstituio de um templo na Grcia Antiga

Museu Britnico - Londres

Influncias da arquitetura grega (pg. 28)

Lincoln Memorial, Washington, EUA

No interior do prdio, uma esttua do ex-presidente Abraham Lincoln, assume o papel que seria de um deus grego.

Escultura
Caractersticas gerais:

(pgs. 24 a 27)

O movimento na rigidez da pedra

Preferncia pela representao do corpo humano, sendo menos freqentes animais ou outros motivos decorativos; Naturalismo da figura humana; Procura do ideal de beleza humana, baseada na proporcionalidade e no equilbrio das diferentes partes do corpo; O escultor grego acreditava que uma esttua no deveria apenas representar um homem, mas ser um objeto belo por si s, devendo ser observado por todos os lados; Principais materiais: mrmore, pedra e bronze.

Esculturas do Perodo Arcaico


Influncia da tradio egpcia; Frontalidade e rigidez; Uma perna ligeiramente avanada; Braos cados ao longo do corpo; Msculos mal definidos; Olhos amendoados.

Padro Kouros:
figuras masculinas nuas, eretas, em rigorosa posio frontal e com o peso do corpo igualmente distribudo sobre as duas pernas;

kouros significa homem jovem, e mostrava bem a simetria do corpo humano.

Esculturas do Perodo Clssico


Posies mais naturais; Abandono da rigidez; A cabea perde a frontalidade, olhando para os lados; Braos livres do corpo; Peso do corpo sobre uma das pernas; Curva praxiteliana - figura ligeiramente arqueada; Ateno aos sentimentos e emoes.

a escultura deveria despertar no observador o desejo de andar em torno dela para examin-la de vrios ngulos; a postura rgida deu lugar a movimentos corporais; na escultura Discbolo (450 a.C), de Mron, pode-se perceber claramente a ideia de movimento, um contraponto com a ideia de rigidez e imobilidade da escultura egpcia. (pg. 26)

Esculturas do Perodo Helenstico


(pg. 30 a 32)

surgimento do nu feminino. At ento, as mulheres eram representadas sempre vestidas;

Afrodite de Melos (pg. 31)

Afrodite

surge a escultura como representao de um grupo de pessoas; o conjunto devia dar a impresso de movimento e representar uma cena; pg. 32: Vitria de Samotrcia e O soldado glata e sua mulher.

Pintura

(pgs. 28 e 30)

a pintura grega teve a sua maior importncia nos vasos ou nforas; so famosos pela beleza da forma e pela harmonia das cores;

a pintura representava cenas mitolgicas e costumes gregos;

Figura negra

O artista pintava as figuras em preto deixando no fundo a cor natural do vaso.

Mais tarde, um artista inverteu o esquema das cores: deixou as figuras na cor natural do barro cozido e pintou o fundo em preto.

Figura vermelha

Msica

a Grcia considerada o bero da cultura musical;

a prpria palavra msica vem da deusa grega Musa;

Pitgoras dividiu a escala em 7 sons;


a notao era feita atravs de letras (A, B, C, D, E, F, G);

alguns instrumentos de corda como a lira e a harpa ficaram caractersticos da Grcia.

Teatro
Os gregos foram os criadores do teatro, que surgiu ligado a rituais religiosos;

Os atores, alm das mscaras, utilizam muito os recursos da mmica;


Temas: tragdias relacionadas a fatos cotidianos, problemas emocionais e psicolgicos, lendas e mitos, homenagem aos deuses gregos, fatos hericos e crticas humorsticas aos polticos.

Persona: as mscaras usadas no teatro


Sua funo era tanto dar ao ator a aparncia que o papel exigia, quanto amplificar sua voz, permitindo que fosse bem ouvida pelos espectadores. A palavra derivada do verbo personare, ou "soar atravs de;
De persona veio a palavra personagem, que usamos at hoje.

Anfiteatros gregos
Eram construdos em encostas de montanhas no formato de um semicrculo e se compunham de trs partes:
a skene ou orquestra: espao circular, reservado para a representao dos atores, danas e coro;

Teatro de Epidauro

palco: onde os atores se preparavam para entrar em cena. Tambm era usado para guardar os cenrios e as roupas;

koilon ou arquibancada: espao reservado para os espectadores.

Teatro de Epidauro

Referncias bibliogrficas:
BSICA:
PROENA, Graa. Descobrindo a Histria da Arte. 1 ed. tica: So Paulo, 2005;

COMPLEMENTARES:
PROENA, Graa. Histria da Arte. 16 ed. tica: So Paulo, 2004. ARNHEIN, Rudolf. Arte e Percepo Visual. Pioneira Thonson: So Paulo, 2002; BAUMGART, Fritz. Breve histria da arte. Martins Fontes, So Paulo, 1999; GOMBRICH, Ernest H. A histria da arte. LTC: Rio de Janeiro, 1999; JANSON, H. W. Histria Geral da Arte. Martins Fontes: So Paulo, 2001; STRICKLAND, Carol. Arte comentada Da Pr-histria ao Ps Moderno. Ediouro: Rio de Janeiro, 2004; OLIVEIRA, J e GARCEZ, Luclia. Explicando a arte: uma iniciao para entender e apreciar artes visuais. Ediouro: Rio de Janeiro, 2002; www.feranet21.com.br/ artes/historia_da_arte

- http://www.suapesquisa.com/musicacultura/teatro_grego.htm

CURIOSIDADES
A Grcia Antiga considerada pelos historiadores como uma civilizao de grande esplendor cultural. Os gregos desenvolveram a filosofia, as artes, a tecnologia, os esportes e muito mais. Tamanha era a importncia desta cultura, que os romanos, ao invadir a Pennsula Balcnica, no resistiram e beberam nesta esplendida fonte cultural. Vejamos os principais elementos da cultura grega.

Esportes Foram os gregos que desenvolveram os Jogos Olmpicos. Aconteciam de quatro em quatro anos na cidade grega de Olmpia. Era uma homenagem aos deuses, principalmente a Zeus (deus dos deuses). Atletas de diversas cidades gregas se reuniam para disputarem esportes como, por exemplo, natao, corrida, arremesso de disco entre outros. Os vencedores das Olimpadas eram recebidos em suas cidades como verdadeiros heris.

Filosofia A cidade de Atenas foi palco de grande desenvolvimento filosfico durante a o Perodo Clssico da Grcia (sculo V a.C.). Os filsofos gregos pensavam e criavam teorias para explicar a complexa existncia humana, os comportamentos e sentimentos. Podemos destacar como principais filsofos gregos Plato e Scrates.

Democracia A cidade de Atenas considerada o bero da democracia. Os cidados atenienses (homens, nascidos na cidade, adultos e livres) eram aqueles que podiam participar das votaes que ocorriam na gora (praa pblica). Decidiam, de forma direta, os rumos da cidade-estado.

Mitologia Para explicarem as coisas do mundo e transmitirem conhecimentos populares, os gregos criaram vrios mitos e lendas. As estrias eram transmitidas oralmente de gerao para gerao. A mitologia grega era repleta de monstros, heris, deuses e outras figuras mitolgicas. Os mitos mais conhecidos so: Minotauro, Cavalo de Tria, Medusa e Os Doze trabalhos de Hrcules.

Principais seres mitolgicos:


- Heris: seres mortais, filhos de deuses com seres humanos. Exemplos : Hercles ou Hrcules e Aquiles. - Ninfas: seres femininos que habitavam os campos e bosques, levando alegria e felicidade. - Stiros: figura com corpo de homem, chifres e patas de bode. - Centauros : corpo formado por uma metade de homem e outra de cavalo. - Sereias: mulheres com metade do corpo de peixe, atraam os marinheiros com seus cantos atraentes. - Grgonas: mulheres, espcies de monstros, com cabelos de serpentes. Exemplo: Medusa - Quimeras: mistura de leo e cabra, soltavam fogo pelas ventas.

Medusa: mulher com serpentes na cabea

Minotauro
um dos mitos mais conhecidos e j foi tema de filmes, desenhos animados, peas de teatro, jogos etc. Esse monstro tinha corpo de homem e cabea de touro. Forte e feroz, habitava um labirinto na ilha de Creta. Alimentava-se de sete rapazes e sete moas gregas, que deveriam ser enviadas pelo rei Egeu ao Rei Minos, que os enviavam ao labirinto. Muitos gregos tentaram matar o minotauro, porm acabavam se perdendo no labirinto ou mortos pelo monstro. Certo dia, o rei Egeu resolveu enviar para a ilha de Creta seu filho, Teseu, que deveria matar o minotauro. Teseu recebeu da filha do rei de Creta, Ariadne, um novelo de l e uma espada. O heri entrou no labirinto, matou o Minotauro com um golpe de espada e saiu usando o fio de l que havia marcado todo o caminho percorrido.

Deuses gregos
De acordo com o gregos, os deuses habitavam o topo do Monte Olimpo, principal montanha da Grcia Antiga. Deste local, comandavam o trabalho e as relaes sociais e polticas dos seres humanos. Os deuses gregos eram imortais, porm possuam caractersticas de seres humanos. Cimes, inveja, traio e violncia tambm eram caractersticas encontradas no Olimpo. Muitas vezes, apaixonavam-se por mortais e acabavam tendo filhos com estes. Desta unio entre deuses e mortais surgiam os heris.

Principais deuses
Zeus - deus de todos os deuses, senhor do Cu. Afrodite - deusa do amor, sexo e beleza. Poseidon - deus dos mares Hades - deus das almas dos mortos, dos cemitrios e do subterrneo. Hera - deusa dos casamentos e da maternidade. Apolo - deus da luz e das obras de artes. Artemis - deusa da caa. Ares - divindade da guerra.. Atena - deusa da sabedoria e da serenidade. Protetora da cidade de Atenas Cronos - deus da agricultura que tambm simbolizava o tempo Hermes - divindade que representava o comrcio e as comunicaes Hefestos - divindade do fogo e do trabalho.

FIM

You might also like