You are on page 1of 2

Como Evitar as Dores Musculares

Sentir dores musculares um sintoma comum para quem pratica exerccio fsico, principalmente para quem no tm experincia de como executar o movimento com perfeio ou at mesmo para praticantes mais experientes, que por vezes utilizam uma carga muito elevada, sem respeitar uma das regras fundamentais, que : Saiba ouvir o seu prprio corpo ou seja; dar o devido descanso para que a musculatura possa se recuperar fundamental. No entanto, a dor muscular causada pela prtica de exerccio fsico apenas uma condio que necessita de tempo para que os sintomas desapaream, afinal no h nada que um bom repouso no resolva. Porm um dos problemas que podem afetar a todos, independentemente do nvel de atividade fsica e que podem por vezes deixar leses para toda a vida, so os problemas de coluna, por exemplo a dor lombar, dores musculares nas costas ou dor nos joelhos, afinal para que possamos ter a habilidade de executar o mais simples movimento necessitamos estar em boa condio fsica. comum pensar que as pessoas que sofrem deste tipo de sintomas no devem praticar exerccio fsico mas na verdade, isto no bem assim! Uma vez que a leso muscular foi recuperada, voc pode e deve praticar atividade fsica regularmente, isto ir fortalecer a musculatura e reduzir o risco de futuras leses.

O que Fazer Para Evitar a Dor nos Joelhos

Alm das dores musculares, quase todos j sentimos dor nos joelhos, seja ela causada pelo excesso de uso, um problema comum entre ginastas e bailarinos ou causado por algum tipo de doena crnica. O fato que esta dor no ir parar simplesmente por deixarmos de praticar atividade fsica, portanto: veja o que pode fazer para evitar as dores nos joelhos e manter as articulaes fortalecidas e saudveis:

Faa exerccios que ajudam a fortalecer os glteos, os quadrceps, os isquiotibiais e, sobretudo os msculos ao redor dos joelhos para diminuir a presso sobre a articulao do joelho. Manter o controle do peso uma condio primordial, o excesso de peso faz com que ocorra o aumento da presso sobre os joelhos. Durante os exerccios nunca flexione os joelhos ao ponto de ultrapassarem a ponta dos dedos dos ps; por exemplo, quando executar o agachamento os joelhos devem ficar alinhados com os tornozelos. Se sentir que ainda no est totalmente recuperado, evite executar movimentos na sua amplitude mxima, por exemplo:

No caso do exerccio de avano e afundo, somente flexione os joelhos at ao ponto em que esteja em uma posio confortvel, nunca sobrecarregue as articulaes.

O que Fazer para Evitar Dor Lombar

Grande parte dos problemas de dores nas costas so derivados de uma m postura, causados por problemas na coluna cervical, derivados da sobrecarga de peso ou mesmo at pela falta de exerccio e flexibilidade. Como j falamos acima, a segredo para resolver e eliminar as dores nas costas, assim como as dores musculares manter um estilo de vida saudvel e principalmente a prtica constante de atividade fsica. Um dos exerccios que ajudam a combater as dores nas costas, so os exerccios para o core. Estes no somente tonificam os msculos como tambm ajudam a corrigir a m postura. Um bom exemplo deste tipo de exerccio, so os exerccios de prancha acompanhados com exerccios de alongamento para as costas. No entanto lembre-se de que deve:

Manter a coluna em posio neutra, de contrair os msculos abdominais, assim como manter os joelhos levemente flexionados, estes simples movimentos so extremamente importantes para evitar possveis dores musculares nas costas e proteger a coluna lombar. Evite fazer exerccios de alto impacto como, por exemplo, os exerccios pliomtricos, muito saltos podem agravar a dor lombar devido ao grande stress que a coluna sofre durante o impacto. As mulheres no devem usar salto muito alto no dia-a-dia. Use calado apropriado acolchoado e com suporte lateral para um bom amortecimento durante o exerccio.

You might also like