You are on page 1of 16

NESTA AULA:

FERIMENTOS E CURATIVOS
Universidade do Oeste de Santa Catarina Curso de Medicina Disciplina de Cuidados Mdicos Iniciais I Prof. Clovis Bissani Junior

Orientaes gerais: 1) Limpeza: - em casa: gua e sabonete - no PS: SF ou RL abundante em jato 2) Sangramento: - curativo compressivo

3) Sutura: - Se bordas no coaptadas. - No suturar ferimentos com mais de 6 horas de evoluo, cicatrizao por segunda inteno. - Limpeza da pele com clorexidina aquosa clorexidina oftalmotxica e ototxica na face preferir PVPI

5) Anestesia:

- Lidocana sem vasoconstritor para qq local do corpo. Lidocana com vaso no pode em dedos e pnis, pode em qualquer outro local do corpo, inclusive nariz ou orelha . Se possvel, evitar vasoconstritor em gestante, em cardiopata e em criana pequena. O Vasocontritor diminui o sangramento facilitando a sutura, mas pode ter efeitos sistmicos, como pico hipertensivo.

6) Curativo: - Gaze com micropore - Faixa para membros 7) Cuidados para no comprometer circulao: - No passar micropore de forma circular, colocar em X ou semi-circulos. - Em articulacoes, como no tornozelo, passar a faixa em X (melhora mobilidade)

7) Vacina anti-tetnica - se ltima dose a menos de 5 anos, fazer vacina anti-tetanica 0,5ml IM - se o doente nao sabe, fazer a dose - se esquema incompleto: completar - se doente imunodeprimido e leso de alto risco: imunoglobulina

8)Medicamentos: - Analgsico - AINES: reduzem a cicatrizao - ATB: geralmente desnecessrios se realizada uma limpeza ideal. Avaliar corpos estranhos no ferimento, meio ambiente q ocorreu o acidente, a prosso do doente, imunidade, tempo.

9) Trocar o curativo diariamente. Lavar com gua e sabonete no banho. No deixar criar crostas. Geralmente sem necessidade de pomadas. Na troca de curativo, se este estiver grudado, umedecer com SF ou remover no banho. 10) Elevar o membro afetado.

Ateno: Em membros, avaliar a profundidade do ferimento e a mobilidade do segmento afetado, atentando par a o possvel compromentimento de tendes e nervos. Avaliao do ortopedista.

Mordida por mamfero Lavar com jato de SF 250ml/cm de ferida Desbridar tecidos desvitalizados Suturar? Avaliar vacinas anti-tetnica e anti-rbica Antibitico?

6% de infeco x mordida de co 30% de infeccao x mordida de gato 30% de infeccao x mordida de homem 1% de infeccao x ferimentos gerais Risco infeccao: homem > gato > co

> risco de infeco: > 50 anos, demora da busca por atendimento, profundidade, tecido desvitalizado, esmagamento, local do cor po, paciente imunodeprimido Devido a este maior risco de infeco com mordidas, no passado no se fazia sutura nestes ferimentos. Hoje devemos avaliar importncia do resultado inesttico.

Queimaduras Se bolhas: aspirar lquido com seringa e agulha. No remover a pele da bolha, pois esta serve de curativo biolgico. Curativo com ryon e pomada de sulfadiazina de prata, sob faixa. Troca diria de curativo no posto ate reepitelizao completa.

Fraturas No suturar. Limpeza, curativo, imobilizao e anagesia. Rx e encaminhar ao ortopedista.

Trax e abdome Sinais vitais/ avaliao hemodinmica Acesso venoso / RL Avaliar profundidade do ferimento com dedo em luva. RX, US, Hb, Ht, amilase, urina 1. Suturar se no perfurou.

You might also like