You are on page 1of 6

MEMORIAL DESCRITIVO

1 DADOS GERAIS Proprietrio MUNICIPIO DE JACAREZINHO 76.966.860/0001-46 Endereo RUA DUQUE DE CAXIAS, 4 VILA SETTI Cadastro Municipal rea da construo 167,19m2

2 - DESCRIO DO PROJETO O presente memorial tem por finalidade fornecer informaes sobre a REFORMA E AMPLIAO da EDIFICAO DESTINADA A UNIDADE DE SADE DA FAMLIA DA VILA SETTI, a qual ocupar uma rea total de 167,19m2, constituda dos seguintes ambientes: o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o Recepo/espera Circulao 1 Arquivo Sala de procedimentos Sala de vacinas Consultrio ginecolgico Consultrio 1 Consultrio 2 Farmcia Consultrio odontolgico Sanitrios masculino e feminino Circulao 2 Sala de inalao Vestirio Sala de reunies/treinamento Copa Dml Depsito de lixo Casa de ar comprimido Central de GLP

Ter acesso principal em nvel pela RUA DUQUE DE CAXIAS, conforme projeto arquitetnico em anexo e acesso de servios pela RUA ANGELO BACINELLO. Ser executada reforma geral na rea existente de 108,33m2, com adequaes hidrulicas e eltricas, bem como reforma de sanitrio existente. Paralelo
Pgina | 1

a esta reforma ser executada a ampliao da unidade e adequao de mdulos externos de ar comprimido, GLP e resduos. . Todas as reas existentes permanecero com paredes em alvenaria revestidas com pintura pva sobre massa e reboco, teto em laje premoldada revestida com pintura pva sobre massa e reboco, piso em lastro de concreto com revestimento cermico sobre argamassa de regularizao, esquadrias em ao com vidros lisos 3mm e cobertura em telhas de fibrocimento onduladas com 6mm de espessura. As reas em ampliao sero executadas com paredes em alvenaria revestidas com pintura p.v.a. sobre massa e reboco, teto em laje prmoldada ou gesso acartonado revestido com pintura p.v.a. sobre massa e reboco, piso em lastro de concreto com revestimento cermico sobre argamassa de regularizao, esquadrias em ao com vidros lisos 3mm ou em vidro temperado 8mm e cobertura em telhas de fibrocimento onduladas com 6mm de espessura.

3 DESCRIO DOS COMPARTIMENTOS: Recepo/espera rea fechada, ventilada e iluminada diretamente, destinada a recepo e espera de pacientes, bem como distribuio de fluxo dentro da unidade de sade. O ambiente sofrer interveno com demolio de parede, abertura de passagem para a ala a ser executada, colocao de extintor de incndio e luminria de emergncia.

Circulao 1 rea fechada, sem contato direto com o meio externo, destinada a circulao de pessoas. O ambiente no sofrer interveno.

Arquivo rea fechada, ventilada e iluminada diretamente, destinada ao arquivamento das fichas dos pacientes e demais documentos da unidade de sade. O ambiente sofrer a retirada/demolio de pia, apoio em alvenaria e equipamentos e instalaes de ar comprimido para inalao, bem como pintura localizada.

Pgina | 2

Sala de procedimentos rea fechada, ventilada e iluminada diretamente, destinada a execuo de procedimentos de enfermagem da unidade de sade. O ambiente j possui pia e bancada existentes as quais no sofrero reforma/adequao.

Farmcia rea fechada, ventilada e iluminada diretamente, destinada ao armazenamento e distribuio de medicamentos e outros insumos da unidade de sade. O ambiente no sofrer interveno.

Consultrios 1 e 2 reas fechadas, ventiladas e iluminadas diretamente, destinadas a consultas e exames de pacientes da unidade de sade. Os ambientes j possuem pias existentes as quais no sofrero reforma/adequao.

Consultrio ginecolgico Composto por consultrio e sanitrio, fechados, ventilados e iluminados diretamente, destinados a consultas e exames de pacientes da unidade de sade. Os ambientes j possuem pias existentes as quais no sofrero reforma/adequao.

Consultrio odontolgico Composto por consultrio, fechado, ventilado e iluminado diretamente, destinado a consulta e exame de pacientes da unidade de sade. O ambiente j possui pia existente a qual no sofrer reforma/adequao.

Sanitrios masculino e feminino Destinados a utilizao exclusiva de usurios da unidade de sade, ambos so adaptado a utilizao acessvel. Compostos de 1 bacia sanitria e 1 cuba para higienizao das mos. As louas sanitrias sero novas e os assentos elevados para permitir a acessibilidade. Haver ralo sifonado no piso de ambos os ambientes.

Pgina | 3

Circulao 2 rea fechada, sem contato direto com o meio externo, destinada a circulao de pessoas.

Sala de inalao rea fechada, ventilada e iluminada diretamente, destinada a procedimento de inalao para at 4 pacientes ao mesmo tempo. Ser dotada de pia e bancada para higienizao e preparo de materiais e 4 tomadas de ar comprimido na parede.

Vestirio Destinados a utilizao exclusiva de funcionrios da unidade de sade, ser composto de uma sala principal com lavatrio e armrio para guarda de pertences pessoais e de retrete para utilizao de bacia sanitria. Haver ralo sifonado no piso de ambos os ambientes.

Sala de reunies/treinamento rea fechada, ventilada e iluminada diretamente, destinada a reunies de equipe de trabalho, treinamentos e reunies externas com a comunidade. Possui acesso direto a rea aberta, possibilitando a sua utilizao como extenso do espao.

Copa rea fechada, ventilada e iluminada diretamente, destinada a rea de descanso e convvio dos funcionrios da unidade de sade. Ser dotada de pia e bancada para preparo de alimentos e higienizao de utenslios de cozinha. Possuir acesso direto ao meio externo para entrada e sada de servios.

DML rea fechada, ventilada e iluminada diretamente, destinada a armazenamento e higienizao de produtos e materiais de limpeza. Ser dotada de tanque de roupas e ter acesso direto ao meio externo.

Pgina | 4

Depsito de resduos Armrio construdo em alvenaria, fechado com portas em ao e ventilado atravs das mesmas por venezianas do mesmo material, instalado prximo ao passeio pblico e destinado ao armazenamento seguro de resduos provenientes da unidade de sade. Ter, em seu entorno, torneira para higienizao do mesmo.

Casa de ar comprimido Armrio construdo em alvenaria, fechado com portas em ao e ventilado atravs das mesmas por venezianas do mesmo material, ter instalado em seu interior compressor de ar para utilizao em servios de sade, isento de leo, e tubulao prpria para distribuio do ar comprimido nos pontos de utilizao.

Depsito de material de limpeza rea destinada a armazenamento e limpeza de materiais utilizados na manuteno da edificao, equipado com pia exclusiva para esta finalidade.

Sanitrio masculino Destinado a utilizao exclusiva de funcionrios e visitantes, localizado junto ao ptio aberto. Composto de apenas 1 bacia sanitria, 1 chuveiro e 1 cuba para higienizao das mos, considerando que a frequncia da escola majoritariamente feminina nesta faixa etria.

Sanitrio feminino Destinado a utilizao exclusiva de funcionrios e visitantes, localizado junto ao ptio aberto. Composto 2 baciaS sanitriaS, 2 chuveiroS e 2 cubas para higienizao das mos, considerando que a frequncia da escola majoritariamente feminina nesta faixa etria.

Cozinha rea de aproximadamente 46m2 destinada a preparo de alimentos, higienizao de insumos e armazenagem de alimentos perecveis e no perecveis.

Pgina | 5

Haver, no recinto, diversas pias e bancadas de utilizao especfica para cada fim (preparo e higienizao), visando a no contaminao cruzada entre materiais utilizados para o preparo e para o servio. O piso ser em revestimento cermico, lavvel, bem como as paredes, ate a altura de 180cm.

Central de GLP Armrio construdo em alvenaria, fechado com portas em ao e ventilado atravs das mesmas por venezianas do mesmo material, instalado prximo ao DML com dimenses para armazenamento de UMA UNIDADE DE P-13 (13kg de GLP)

Jacarezinho, 06 de agosto de 2013.

_______________________________________________ Augusto Yuji Nojima Spagnuolo Arquiteto e Urbanista CAU A38275-2 Responsvel pela execuo

Pgina | 6

You might also like