You are on page 1of 47

1

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS


CURSO DE ARTES VISUAIS - LICENCIATURA

THIAGO PASSOS TAVARES

BIOGRAFIA DO ARTISTA LUDWIG MIES VAN DER ROHE: ARTE MODERNISTA EM DETALHES PROFUNDOS E INTENSOS E RACIONAIS

So Cristvo 2014

THIAGO PASSOS TAVARES

BIOGRAFIA DO ARTISTA LUDWIG MIES VAN DER ROHE: ARTE MODERNISTA EM DETALHES PROFUNDOS, INTENSOS E RACIONAIS

Artigo Cientfico da Biografia do Artista Ludwig Mies Van Der Roche apresentado como forma de Atividade II ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciao Docncia, Edital 07/2014 do Subgrupo de Artes da Universidade Federal de Sergipe, coordenado pelas Professoras Dra. Francisca Argentina Gois Barros e Msc. Marjorie Garrido Severo.

So Cristvo 2014

BIOGRAFIA DO ARTISTA LUDWIG MIES VAN DER ROHE: ARTE MODERNISTA EM DETALHES PROFUNDOS, INTENSOS E RACIONAIS
Thiago Passos Tavares

RESUMO: O presente artigo trata da biografia do artista, arquiteto e educador Ludwig Von Der Rohe abordando suas obras arquitetnicas espalhadas por todo mundo. Este estudo parte integrante de uma das atividades desenvolvidas para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciao Docncia, edital 07 de 2014, proposta pelo subgrupo de Artes da Universidade Federal de Sergipe. O trabalho corresponde a uma sntese histrica, de toda a trajetria de um dos cones da arquitetura moderna, abordando os pontos mais relevantes e significativos da vida de Mies, e ainda, destacando a pertinncia do estudo para o curso de Artes.

Palavras-chave: arte moderna, arquitetura moderna, modernismo.

ABSTRACT: This article deals with the biography of the artist, architect and educator Ludwig Von Der Rohe addressing its architectural masterpieces scattered throughout the world. This study is an integral part of one of the activities for the Institutional Scholarship Program Initiation to Teaching, edict 07, 2014, proposed by the subgroup of Arts at the Federal University of Sergipe. The work represents a historical overview of the entire trajectory of one of the icons of modern architecture, addressing the most relevant and significant points in the life of Mies, and also highlighting the relevance of the study for course arts.

Keywords: modern, modern architecture, modernism.

Acadmico do curso de Artes com habilitao em Artes Visuais Licenciatura da Universidade Federal de Sergipe, acadmico do curso de Direito Bacharelado da Universidade Tiradentes, Graduado em Gesto Pblica pela Universidade Tiradentes e Especialista em Gesto Estratgica de Recursos Humanos pela Faculdade Estcio Faculdade de Sergipe.

SUMRIO

1 INTRODUO A VIDA DO ARTISTA ................................................................................ 05 2 MODERNISMO E ARQUITETURA ...................................................................................... 06 3 LUDWIG MIES VON DER ROHE ......................................................................................... 07 4 DESENVOLVIMENTO ARTSTICO E SUAS OBRAS ........................................................ 08 5 CONSIDERAES FINAIS ................................................................................................... 46 6 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ..................................................................................... 47

1 INTRODUO

LUDWIG MIES VAN DER ROHE, tambm conhecido como, Van The Rohe e tornando-se famoso e conhecido pelo racionalismo de seus projetos de arquitetnicos neoclssicos, considerado um dos maiores e mais importantes arquitetos do sculo XX. Nasceu aos 27 (vinte e sete) dias do ms de maro do ano de 1886 em Aachen, uma cidade germnica de cerca de duzentos e sessenta mil habitantes e foco predominante nos ramos da cincia, engenharia e tecnologia. Passou metade de sua carreira profissional em seu pas de origem. Filho de um pedreiro arteso, dedicando grande parte de toda sua vida, ao trabalho com pedras, adquirindo e desenvolvendo tcnicas de manuseio de ferramentas e instrumentos artesanais. Aos 19 (dezenove) anos foi morar em Berlim, na qual, desenvolveu diversas atividades, inicialmente com o designer de interiores Bruno Paul e em seguida, no ano de 1908 a 1912 com o alemo Peter Behrens, entre elas a de designer industrial, ilustrador e arquiteto. Behrens era associado AEG (Allgemeine Elektricitts-Gesellschaft) uma das mais importantes e conceituadas empresas no ramo eletrotcnico da Alemanha, na qual, Peter foi um dos maiores exemplos entre vinculao de arte indstria no sculo XX. Mies possua como principal idealizador o pintor, urbanista e Goethe da arquitetura Karl Friedrich Schinkel, que no ano de 1812, logo aps a derrota de Napoleo Bonaparte, foi o responsvel maior pela transformao da cidade Berlim, tornando-a uma capital amplamente representativa para o estado da Prssia. Este grande mestre conseguia fazer a conciliao entre a mais severa idealizao neoclssica com as tcnicas mais sofisticadas de sua poca. Pertenceu ao Grupo de Novembro, que era composto por artistas revolucionrios que passaram pela poca agitada da primeira guerra mundial na Alemanha em meados de 1926. Como lembra Argan (1992), Ludwig permanece fiel aos motivos idealistas do Grupo de Novembro quando, a partir de 1920, enfrenta na Europa, o tema arranha cu, que em sua concepo, consistia em uma casa transparente que se ergue at as nuvens. O presente estudo visa estabelecer um panorama entre biografia da vida do artista Ludwig Mies Von Der Rohe e suas principais obras, narrando as principais caractersticas das artes, do designer e de belezas arquitetnicas de sua poca.

Ideias como modernismo, arte moderna, expressionismo, racionalismo, arquitetura moderna, designer industrial e educao artstica esto presentes no texto com forte representatividade. Nesse sentido, esta biografia ter como objetivos especficos: a) identificar os principais aspectos da vida do artista Ludwig Mies Von Der Rohe; b) relacionar e identificar suas obras e sua influncia para a arte moderna; c) analisar as principais caractersticas do artista e sua colaborao a arquitetura moderna. Justifica-se este trabalho, pela sua importncia no mbito da formao acadmica do aluno de artes, tratando-se de uma construo do conhecimento cientfico com base nas teorias da arte moderna. O presente estudo ser baseado na realizao de pesquisas bibliogrficas, artsticas e arquitetnicas, tendo com o objetivo principal o de desenvolver uma pesquisa biogrfica e histrica do artista, arquiteto e educador Ludwig Mies Von Der Rohe.

2 MODERNISMO E ARQUITEURA

2.1 Modernismo

O modernismo caracterizado pela deliberao de criar arte conforme sua poca, ignorando conceitos clssicos, tanto no quesito temtico, como na questo estilo. Distingue-se pelo forte desejo em diminuir a distncia entre artes da pintura, arquitetura e escultura.

2.2 Urbanismo e arquitetura modernista

uma disciplina que realiza os estudos das cidades, planejando e projetando o seu desenvolvimento. Envolve matrias de arquitetura, economia e sociologia. Antes, era tratada como disciplina que lidava unicamente ao acelerado crescimento das cidades, com o tempo foi se desenvolvendo e agora tornou-se quesito relacionado qualidade e a estrutura. Para arquitetos modernos existem duas vertentes do urbanismo, um foco na comunidade e outro no indivduo, no devendo haver contraposio e sim equilbrio e harmonia.

3 LUDWIG MIES VON DER ROHE


Von Der Rohe, comunista, modernista, racionalista e profundo e intenso. Comunista e racionalista por acreditar nos ideais de Karl Liebknecht e da Rosa de Luxemburgo e nas politicas esquerdistas de sua poca. Moderno ao utilizar os aparatos mais novos e avanados da indstria para realizao das suas obras. Profundo e intenso na criao dos seus projetos arquitetnicos espetaculares. O seu ideal maior era o de realizar uma obra edificada que se subtrasse a todas as leis da natureza. Operou com inenarrvel delicadeza em suas criaes para projetar com racionalismo suas obras, sempre buscando uma conexo visual entre ambiente externo e interno.

Ludwig Mies Von Der Rohe: em seu apartamento na Rua Leste Pearson, Chicago (1964).

4 DESENVOLVIMENTO ARTSTICO E SUAS OBRAS

4.1 RIEHL HOUSE (CASA RIEHL)

Ludwig Mies Von Der Rohe: Riehl House (1907) em Berlim na Alemanha.

Von Der Rohe iniciou seus primeiros trabalhos arquitetnicos independentes, realizando obras residenciais com materiais como ao e vidro. A sua primeira obra foi a Casa Riehl, ele tinha apenas 21 anos em 1907 e ainda trabalhava para o designer de interiores Bruno Paul. Em Casa Riehl, Mies mostra uma obra de estilo clssico germnico de Bruno Paul, com o telhado que enfatiza a ideia de abrigo e lar, enquanto que o interior era inspirado em casas inglesas e arquiteturas japonesas. Aps este trabalho Von Der Rohe se tornou um artista muito importante na vanguarda de Berlim e passou a ser uma figura respeitada na Europa, mostrando muita inovao.

4.2 URBIG HOUSE (CASA URBIG)

Ludwig Mies Von Der Rohe: Urbig House (1917) em Potsdam, Alemanha.

Como ele dedicou-se ao modelo Riehl, o fez tambm com o Urbig, a famlia Urbig pediu que Mies projetasse esta casa em 1915, no qual, foi o primeiro telhado com planos modernos. O telhado foi projetado com quarto guas, com estilo tradicional, mas com cinco janelas de sto. Mostra que Von Der Rohe dedicou-se aos detalhes profundamente, planejando com eficincia cada parte da casa.

10

4.3 FRIEDRICHSTRASS OFFICE BUILDING

Ludwig Mies Von Der Rohe: Project Friedrichstrass Office Building (1921).

Apesar de nunca ter sido construdo, este projeto de Mies, foi considerado uma das maiores e mais importantes arquiteturas do sculo XX.

11

4.4 MONUMENTO KARL LIEBKNECHT E A ROSA DE LUXEMBURGO

Ludwig Mies Von Der Rohe: Monument Karl Liebknecht e a Rosa de Luxemburgo (1926) j demolido em Berlim na Alemanha.

O escritor Isaac Deutscher, caracteriza a execuo em Berlim de Karl Liebknecht e da Rosa de Luxemburgo em 15 de janeiro de 1919, ambos os cones comunistas, como a primeira vitria da Alemanha nazista. Ademais, caso a revoluo liderada por Luxemburgo e Liebknecht tivesse ocorrido, seria provavelmente, a queda fatal do Imperialismo na Alemanha. Karl e Rosa eram fundadores do movimento poltico de esquerda Liga Spartacus, que nasceu na Alemanha em oposio ao regime social democrata de Weimar, formado pela burguesia. A estrutura monumental foi criada por Mies no ano de 1926 e demolido pelos nazistas aproximadamente 10 (dez) anos depois. Foi feita com materiais muito refinados e composto por tijolos em posies irregulares sobre uma base estrutural de ao e concretado.

12

4.5 AFRIKANISCHESTRASSE APARTMENTS

Ludwig Mies Von Der Rohe: Afrikanischestrasse Apartments (1927) em Berlim na Alemanha.

Basicamente geomtrica, esta foi uma estrutura abordada com praticidade, no se assemelhando com nenhum outro projeto de Ludwig Mies. Com janelas muito restritas e limitadas, esta obra se difere de todas as outras casas que Mies projetou.

13

4.6 EDIFCIO DE APARTAMENTOS WEISSENHOFSIEDLUNG

Ludwig Mies Von Der Rohe: Edifcio de apartamentos Weissenhofsiedlung (1927) em Stuttgart, Alemanha.

Weissenhofsiedlung de Stuttgart foi um projeto de apartamentos para habitaes residenciais por pedido de Deutscher Werkbund. Mostram a inteno de ocupar de maneira expressiva o terreno. E por outro lado, exibe a arquitetura moderna em sua perspectiva inovadora e urbanstica. Este monumento foi considerado um dos mais importantes do movimento Neues Bauen, que significava nova objetividade, que tinha a inteno de construir com racionalidade e padronizao, utilizando materiais novos e com responsabilidade social.

14

4.7 BARCELONA CHAIR (CADEIRA BARCELONA)

Ludwig Mies Von Der Rohe: cadeira Barcelona (1929) em Berlim na Alemanha.

Ludwig Mies Von Der Rohe foi um dos pioneiros em designer de mveis desenvolvidos em ao tubular. Projetando no ano de 1929 a cadeira Barcelona que era exportada em escala industrial, para outros pases, pela fbrica germnica Thonet Mundus. A cadeira Barcelona com o passar do tempo tornou-se uma das suas obras mais conhecidas em todo o mundo por sua aparncia luxuosa e formal, associada a mveis tradicionais. Foi desenvolvida em ao e couro para o rei e a rainha da Espanha e exposta na Mostra Internacional de 1929, em Barcelona.

15

4.8 BARCELONA PAVILION (PAVILHO BARCELONA)

Ludwig Mies Von Der Rohe: Barcelona Pavilion (1929) em Barcelona na Espanha.

Construiu o projeto do Barcelona Pavilion em 1928 para a exposio internacional de Barcelona em 1929 a pedido do Governo da Alemanha. Apostou em uma arquitetura elegante, moderna, equilibrada e harmnica com uma piscina rasa em cada extremidade. Barcelona Pavilion um pavilho alemo, construdo em 1929 para exposies internacionais em Barcelona na Espanha. O edifcio foi escolhido para ser utilizado na seo oficial de exposio germnica. Esta obra importantssima para a histria da arquitetura modernista, conhecida por sua extravagancia em mrmore, pedra polida e vidro.

16

4.9 TUGENDHAT CHAIR (CADEIRA TUGENDHAT)

Ludwig Mies Von Der Rohe: Cadeira Tugendhat (1929).

Designer clssico, a cadeira Tugendhat possui moldura em ao inoxidvel polido com base em balano. Foi projetada com ajuda de Lilly Reich para a casa Tugendhat em Brno na Tchecoslovquia no ano de 1929. Assim como a cadeira Barcelona, a Tugendhat tambm composta por acolchoado em couro em seu acento e encosto, proporcionando maior conforto e elegncia.

17

4.10 BARCELONA COUCH (SOF BARCELONA)

Ludwig Mies Von Der Rohe: Barcelona Couch (1930).

O sof Barcelona foi projetado em 1930, um ano aps a cadeira Barcelona, mas somente ficou conhecido em 1953, ganhando maior popularidade.

18

4.11 BRNO CHAIR (CADEIRA BRNO)

Ludwig Mies Von Der Rohe: Brno Chair (1930) em Brno na Tchecoslovquia.

Produzida em ao e couro, a cadeira Brno, foi projetada com a simplicidade de Mies, especialmente para a manso Tugendhat em Brno na Tchecoslovquia.

19

4.12 LANGE AND ESTERS HOUSE

Ludwig Mies Von Der Rohe: Lange and Ester House (1930) em Krefeld na Alemanha.

Vista como um destaque da arquitetura modernista. Esta casa foi projetada para dois amigos ntimos de Von Der Rohe, o senhor Hermann Lange e Josef Ester no ano de 1927. Tanto Lange, quanto Ester, eram colecionadores de arte contempornea e diretores na empresa Union of Silk Weaving, da qual, Mies sempre projetava obras de arquitetnicas por encomenda. Von Der Roche se utilizou desta casa para aperfeioar suas tcnicas em casas residenciais, procurando sempre manter um padro visual em suas obras. Hoje em dia as casas Lange e Ester so espaos de exposio para arte contempornea.

20

4.13 X TABLE

Ludwig Mies Von Der Rohe: X Table (1930).

Conhecida tambm como mesa Barcelona, a X-Table foi exposta pela primeira vez na manso de Tugendhat. composta por uma base em ao escovado e vidro temperado de 15 (quinze) milmetros.

21

4.14 ESCOLA ALEM DE BAUHAUS

Ludwig Mies Von Der Rohe e Walter Gropius: Escola de Bauhaus (1930) em Dessau.

No ano de 1930, Ludwig Mies Von Der Rohe foi nomeado diretor da escola alem de arte Bauhaus, a qual ajudou a projetar e construir. Atual considerada uma das escolas de arte mais influentes do sculo XX. O objetivo da escola de Bauhaus era realizar treinamento de artistas para trabalhos industriais. Formava alunos, sem separao de gneros ou barreiras entre arteso e artista e tentava minimizar a distncia entre a arquitetura, a escultura e a pintura, ao tratar todos com um s. Argan (1992) afirma que numa comunidade democrtica, as casas so de vidro, nada se esconde, tudo se comunica, e a escola o ncleo gerador, o modelo da comunidade democrtica, onde o estudo, o trabalho e o laser se compem numa harmonia criativa. Walter Gropius projetou com Mies o edifcio a Bauhaus na cidade de Dessau, com a ajuda dos estudantes e dos professores da escola. Esta considerada uma das obras mais significativas do racionalismo germnico e um smbolo da arquitetura modernista. Mies liderou a escola at o ano de 1933, ao ser extinta, aps inmeras presses do regime nazista.

22

4.15 MANSO TUGENDHAT

Ludwig Mies Von Der Rohe: Manso Tugendhat (1929) em Brno, Repblica Tcheca.

A manso Tugendhat fica localizada no bairro Cern Pole na cidade de Brno, na Repblica Tcheca. Hoje considerada uma das 04 (quatro) manses mais importantes do mundo, por ser uma das primeiras casas a serem construdas com estilo modernista e sofisticado de Von Der Rohe. Mies ficou encantado com o terreno, mesmo com os declives encontrados no solo, se admirando com a vista perfeita que o local possua junto natureza. Possua um lindo visual em horizonte em direo ao centro da cidade e aos principais monumentos histricos locais, a exemplo do grande castelo de Spilberk. A manso Tugendhat foi construda em 03 (trs) pavimentos, dos quais, apenas um fica na parte superior. Segundo Greta e Fritz Tugendhat (1985), contratou Mies por procurar luz, ar, clareza e honestidade. O casal habitou a manso por oito anos consecutivos, at serem obrigados a abandonar o lugar em virtude da ameaa da expanso da Alemanha em 1938.

23

4.16 MR CHAIR

Ludwig Mies Von Der Rohe: MR Chair (1931).

MR Chair representa um dos primeiros desenhos de mveis feitos por Mies Von Der Rohe. Escolheu o material inspirando-se em seu amigo e companheiro, o mestre Marcel Breuer da escola de Bauhaus na Alemanha.

24

4.17 MR LOUNGE CHAIR

Ludwig Mies Von Der Rohe: MR Lounge Chair (1931).

Exposta pela primeira vez em Stuttgart na exposio Werkbund no ano de 1931. A exposio trazia sempre obras modernistas ao pblico. Consiste em uma poltrona espreguiadeira.

4.18 LEMKE HOUSE

Ludwig Mies Von Der Rohe: Lemke House (1932) na Alemanha.

ltima casa construda por Ludwig Von Der Rohe em solo germnico. Existe hoje em dia, como um espao de exposio de arte contempornea na Alemanha.

25

4.19 VERSEIDAG FACTORY (FBRICA VERSEIDAG)

Ludwig Mies Von Der Rohe: Verseidag Factory (1935) Krefeld, Alemanha.

Encomendada pela Verseidag, empresa especializada no ramo de tecelagem em seda em Krefeld na Alemanha.

4.20 MINERALS AND METALS RESEARCH BIULDING

Ludwig Mies Von Der Rohe: Minerals and Metals Research Biulding (1943) Illinois Institute of Technology, Chicago, EUA.

O edifcio de Minerais e Metais foi um dos primeiros passos para a batalhada conquista daquilo que Mies chamava de plano mestre para o Instituto de Tecnologia de Chicago nos Estados Unidos.

26

4.21 WHISHNICK HALL

Ludwig Mies Von Der Rohe: Wishnick Hall (1946) Illinois Institute of Technology, Chicago, EUA.

Wishnick Hall era tambm conhecido como Prdio de Qumica, foi mais um dos projetos de Von Der Rohe no Illinois Instituto de Tecnologia de Chicago, no qual, foi renomeado em dedicatria a Robert Isidore Wishnick por sua liderana e apoio ao instituto.

4.22 PERLSTEIN HALL

Ludwig Mies Von Der Rohe: Perlstein Hall (1947) IIT, Chicago, EUA.

Perlstein foi projetado para que suas salas de aula ficassem localizadas no lugar onde penetrasse a luz natural, deixando o ambiente iluminado naturalmente.

27

4.23 THE PROMONTORY APARTMENTS

Ludwig Mies Von Der Rohe: The Promontory Apartments (1949) IIIinois, Chicago, EUA.

O edifcio The Promontory fica localizado prximo ao lago Michigan no bairro de Hyde Park em Chicago. Foi projetado por Ludwig Mies Von Der Rohe e construdo por Herbert Greenwald no ano de 1949, apresentando uma estrutura retilnea, moderna e com detalhes complexos e extremamente proporcionais.

28

4.24 860 880 LAKE SHORE APARTMENTS

Ludwig Mies Von Der Rohe: 860 880 Lake Shore Apartments (1951) Chicago, EUA.

Um prdio que fez sucesso por sua clareza e estrutura racional e equilibrada.

4.25 FARNSWORTH HOUSE

Ludwig Mies Von Der Rohe: Farnsworth House (1951) Plano, EUA.

A residncia Farnsworth um a das obras mais elegantes e famosas da arquitetura moderna. Foi projetada por Mies no ano de 1946 e passou cinco anos para ser construda devido ao seu grau de complexidade.

29

4.26 ROBERT F. CARR MEMORIAL CHAPEL OF ST. SAVIOR

Ludwig Mies Von Der Rohe: Farnsworth House (1952) Institute of Technology, Chicago, EUA.

A capela de So Salvador foi projetada para ser simples, e assim teve o incio de sua construo no IIT em 1949, proposta pelo Bispo Wallace E. Conkling da Diocese Episcopal.

4.27 50 X 50 HOUSE

Ludwig Mies Von Der Rohe: Project 50 X 50 House (1952), Museu de Arte Contempornea em Massachusetts.

Prottipo de uma casa de 50 x 50, que, apesar de nunca ter sido construdo, visa urbanizar as cidades, de maneira a solucionar o grande problema de habitao em massa.

30

4.28 MCCORMICK HOUSE

Ludwig Mies Von Der Rohe: McCormick House (1952) Elmhurst, Illinois, Chicago, EUA.

McCormick House faz parte de um dos nicos trs residenciais projetados por Mies nos Estados Unidos, traduzindo a clareza e a simplicidade norte americana.

4.7 THE COMMONS

Ludwig Mies Von Der Rohe: The Commons (1958) Chicago, Illinois Institute of Technology, EUA.

Commons foi destinado ao IIT em Chicago para ser um centro de conversas agradveis (amenidades), composta tambm por sala de jantar, barbearia e salo de beleza, mercearia e lavanderia. O sol e as arvores poderiam ser vistas de todos os pontos.

31

4.29 SR CROWN HALL

Ludwig Mies Von Der Rohe: SR Crown Hall (1956) Chicago, Illinois, EUA.

SR Crow Hall considerado por muitos como uma obra-prima, pois possui as caractersticas da simplicidade de Von Der Rohe, adequada s tcnicas industriais, utilizando apenas estruturas em ao e vidro.

4.30 Esplanade Apartments Biulding

Ludwig Mies Von Der Rohe: Esplanade Apartments Building (1956) Chicago, Illinois, EUA.

Esplanade Apartments Building pertenceu proposta de Ludwig e a empresa Greenwald de projetar cinco edifcios para Chicago nos Estados Unidos.

32

4.31 COMMONWEALTH PROMENADE APARTMENT

Ludwig Mies Von Der Rohe: Commonwealth Promenade Apartment (1956) Chicago, Illinois, EUA.

Assim como o Esplanade Apartments Biulding, o Commonwealth Promenade Apartament tambm fez parte da mesma proposta de desenvolvimento e de urbanizao de Chicago criada por Mies no ano de 1956. Os projetos de Esplanade e do Commonwealth tiveram com base o plano estrutural do apartamento 860 880 Lake Shore, desenvolvido por Von Der Rohe em 1951.

33

4.32 ILLINOIS INSTITUTE OF TECHNOLOGY MASTER PLAN

Ludwig Mies Von Der Rohe: Illinois Institute of Technology Master Plan (1956) Chicago, Illinois, EUA.

Na chegada a cidade Chicago no ano de 1938, Mies tornou-se diretor de arquitetura no Illinois Institute of Technology, que na poca se chamava Instituto Armour, no qual, permaneceu at o ano de 1958. Nos primeiros anos de seu exerccio como diretor, planejou e reformulou todo o campus do instituto e seus prdios.

34

4.33 SEAGRAM BUILDING

Ludwig Mies Von Der Rohe: Seagram Biulding (1958) Park Avenue em Nova York.

Ao mudar-se para os Estados Unidos da Amrica, passou a utilizar outras tecnologias, porm, sem abandonar o seu estilo europeu. Projetando uma das construes mais valiosas do corao de Nova York com 39 andares. Portanto, realizando o sonho que alimentava a muitos anos, de construir um arranha-cu.

35

4.34 AMERICAN FEDERAL BIULDING

Ludwig Mies Von Der Rohe: American Federal Biulding (1961) Des Moines, Iowa.

American Federal Biulding foi mais um dos edifcios projetados com a simplicidade e racionalismo de Ludwig Mies Von Der Rohe com apenas ao e vidro. O prdio federal americano foi construdo no ano de 1962 na cidade de Des Moines em Iowa, contendo apenas dois andares.

36

4.35 2400 LAKEVIEW

Ludwig Mies Von Der Rohe: 2400 Lakeview (1963) Chicago, Illinois, EUA.

Segundo Mies (1963), em 2400 Lakeview, sua imaginao entrou em estado de construo e utilizou a ideias no pelo formato e sim pela construo.

37

4.36 CHICAGO FEDERAL CENTER

Ludwig Mies Von Der Rohe: Chicago Federal Center (1964) Chicago, Illinois, EUA.

Centro Federal de Chicago foi projetado por Mies por encomenda da Administrao de Servios Gerais do Governo dos Estados Unidos. Contendo 42 andares, este apartamento foi criado para alocar as novas instalaes de escritrios administrativos e judiciais do governo e somente foi concluda a construo do complexo no ano de 1974.

38

4.37 SCHOOL OF SOCIAL SERVICE ADMINISTRATION

Gene Summers and Dirk Lohan: School of Social Service Administration (1965) University of Chicago, Chicago, IL, EUA.

A Escola de Administrao e Servio Social (School of Social Service Administation - SSA) fica localizada na Universidade de Chicago nos Estados Unidos. Gene Summers foi o arquiteto que projetou a obra com a ajuda de Dirk Lohan, neto de Mies.

39

4.39 LAFAYETTE PARK

Ludwig Mies Von Der Rohe, Ludwig Hilberseimer e Alfred Caldwell: Lafayette Park (1965) Detroit, Michigan.

Lafayette Park um edifcio de habitao residencial, localizado no bairro de leste da cidade de Detroit em Michigan. Planejado por Ludwig Mies com seu colaborador Ludwig Hilberseimer e Alfred Caldwell que fez o projeto de paisagismo do local. Um exemplo de renovao da urbanizao e modernismo com a simplicidade clssica e o racionalismo de Mies Von Der Rohe. Construiu casas de moradias, com dois andares, diversificando entre dois e trs quartos, ambos com janela do cho ao teto, e um pequeno centro comercial, totalizando uma rea de 19 hectares. O prdio foi desenvolvido para a moradia de famlias de classe mdia, dessa forma, no utilizou materiais de alta qualidade, com a funo de atrair compradores que pudessem pagar pelo preo estimado.

40

4.40 MELLON HALL OF SCIENCE

Ludwig Mies Von Der Rohe: Mellon Hall of Science (1965) Pittsburgh, Pennsylvania.

Richard King Mellon Hall of Science um edifcio acadmico de quarto andares projetado por Mies, que abriga laboratrios e salas de aula, que atualmente so ocupados pela cincia biolgica e ambiental da Universidade de Duquesne em Pittsburgh na Pensilvnia. Foi premiado o laboratrio do ano pela revista industrial Research no ano de 1969. Difere do Illinois Instituto de Tecnologia de Chicago por que no possui uma vasta quantidade de natureza ao seu redor. Mellon Hall assemelha-se em muitos detalhes ao Seagram Build que Ludwig Mies Von Der Rohe projetou em Nova York em 1958.

41

4.41 NEUE NATIONALGALERIE

Ludwig Mies Von Der Rohe: Neue Nationalgalerie (1968) Berlim, Alemanha.

O museu Neue Nationalgalerie foi projetado por Mies Von Der Rohe em Berlim na Alemanha. Neue Nationalgalerie foi dedicada por ele arte moderna do sculo XX e proporcionou ao artista o retorno a sua terra de origem, onde iniciou sua atividade como arquiteto.

4.42 LE-DES-SOEURS

Ludwig Mies Von Der Rohe: le-des-Soeurs (1969) Nuns Island, Canad.

le-des-Soeurs (ilha da freiras), fica localizada prxima ao Rio So Loureno na cidade de Montreal no Canad. No qual, Ludwig Mies projetou trs prdios e um posto de combustveis.

42

4.43 TORONTO DOMINION CENTER

Ludwig Mies Von Der Rohe: Toronto Dominion Center (1969) Toronto, Canad.

Toronto Dominion Center a sede do Banco de Toronto no Canad, uma propriedade da empresa Cadillac Fairview. O planejamento do edifcio foi inspirado por Allen Lambert, antigo diretor do conselho de administrao do banco, em conjunto com Phyllis Lambert. Mies foi apenas o consultor de designer, quem projetou e desenvolveu a parte arquitetnica e de desenvolvimento urbano foi John Parkin e Bergman Hamman. Porm, este edifcio assemelha-se muito ao complexo Chicago Federal Center, criado por Von Der Rohe.

43

4.44 ONE IBM PLAZA

Ludwig Mies Von Der Rohe: One IBM Plaza (1970) Chicago, USA.

Aos 18 (dezoito) dias do ms de maro do ano de 1968, a empresa IBM divulgou com vrios detalhes, do prdio que pretendia construir. Ludwig Mies arquitetou a obra do IBM Plaza no ano de 1970 em parceria com os engenheiros da empresa CF Murphy Associates.

44

4.45 MARTIN LUTHER KING JR. MEMORIAL LIBRARY

Ludwig Mies Von Der Rohe: Martin Luther King Jr. Memorial Library (1972) Washington, D.C.

A nica biblioteca projetada pelo artista modernista Ludwig Mies Von Der Rohe, Martin Luther King Jr. Memorial Library. O projeto foi concludo, porm somente foi construdo aps a sua morte.

45

4.46 MUSEUM OF FINE ARTS, HOUSTON

Ludwig Mies Von Der Rohe: Museum of Fine Arts (1974) Houston, Texas.

O Museu de Belas Artes de Houston o nico museu projetado por Mies nos Estados Unidos. O Museum of Fine Arts no Texas abriga artes do sculo XX e XXI. Ludwig projetou o Salo Cullinan em 1954 e alguns anos depois, em 1965 o Pavilho Brown. Tanto o Cullinan Hall, quanto o Pavilion Brown so apropriados para eventos clssicos, por ser composto por vitrines modernas e contemporneas.

46

5 CONSIDERAES FINAIS
Ludwig Mies Von Der Rohe foi um educador, artista e arquiteto icnico conhecido internacionalmente por suas artes modernas e modo simples e racional de trabalho. Produziu obras arquitetnicas em Barcelona, Berlim, Chicago, Dessau, Houston, Iowa, Krefeld, Massachusetts, Michigan, Nuns Island, Toronto, Nova York, Pleno, Petersburgo, Potsdam, Stuttgart, Tchecoslovquia, Texas e Washington. Mies teve incio de cncer no estmago no ano de 1966 e faleceu trs anos depois em 1969 na cidade de Chicago, na qual, passou grande parte de toda sua vida projetando obras de arte. Todas as suas obras so reflexo de racionalismo, modernismo e elegncia. Os detalhes de seus planos estavam enraizados de intensidade e profundidade. O artista sempre sonhou fazer um arranha cu, um prdio que fosse to grande, quanto o limite de um ser humano poderia alcanar. Conseguiu concretizar esse sonho quando projetou o edifcio Seagram, um dos arranha-cus mais valiosos do mundo, no qual , a luz sobressai de forma pura e radiante. Ademais, teve um papel importantssimo no mbito educacional da arquitetura e das artes modernas, acreditando que sempre poderia ensinar seus fundamentos de forma clara e objetiva. Projetou de forma intensa solues lgicas, racionais e conceituais, adaptando-se as situaes mais diversas e concretas possveis.

47

6 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna: traduo Denise Bottmann e Frederico Carotti. So Paulo: Editora Companhia das Letras, 1992. COHEN, Jean Louis. Mies von der rohe. London: E & FN Spon, 1996. TAMBINI, Michael. O design do sculo. So Paulo: Editora tica, 1999. TEGETHOFF, Wolf. Mies von der rohe: the villas and country houses. New York: Museum of Modern Art, 1985. 6.1 PERIDICOS, SITES E BLOGS BONET, Llus. Fundaci Mies von der Rohe. Disponvel em: http://www.miesbcn.com/ Acesso em: 12 de mar. de 2014. COLOMBO, Luciana Fornari. Casa Tugendhat. Disponvel em: http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/07.084/249 Acesso em: 11 de mar. de 2014. GODINEZ, Rudy. Mies Von Der Roche: Esters House. Disponvel em: http://rudygodinez.tumblr.com/post/65707469163/mies-van-der-rohe-esters-house-1927-1930 Acesso em: 15 de mar. de 2014. STATELO, Clara. Dicionrio poltico. Disponvel em: https://www.marxists.org/portugues/dicionario/verbetes/l/liebknecht_karl.htm Acesso em: 14 de mar. de 2014. VALICENTI, Rick. Mies Van Der Rohe Society. Disponvel em: http://miessociety.org/Legacy/ Acesso em: 10 de mar. de 2014. WOLFE, Laurence. Memorial Rosa de Luxemburgo e Karl Liebknecht. Disponvel em: http://thecharnelhouse.org/2013/07/10/mies-memorial-to-rosa-luxemburg-and-karlliebknecht-1926/ Acesso em 15 de mar. de 2014.

You might also like