You are on page 1of 8

[Guia] Como atualizar seu dispositivo Galaxy manualmente!

Parte 1
10
BY FERNANDO VIEIRA IN DICAS ROMS 23 SET, 2013

H muito tempo venho pensando em escrever este guia, pois vejo que muitas pessoas tem receio de atualizar seus dispositivos e ficam na mo das operadoras, e essa espera pode ser bem demorada, em grande parte dos casos. Neste guia, vou mostrar, passo-a-passo, como voc pode atualizar seu dispositivo Samsung Galaxy manualmente. Para exemplificar o artigo, realizarei uma atualizao do meu celular, um Galaxy S3 (GT-I9300), mas os procedimentos, com algumas modificaes podem ser executados para quais celulares da linha Galaxy.

Este artigo ser dividido em 3 partes: - Parte 1 Preparao e Backup (este post) - Parte 2 Realizando o procedimento - Parte 3 Restaurao e configurao

Preparao e Backup
Um dos passos mais importantes na hora de realizar um procedimento de atualizao manual de seu celular, a preparao. Lembre-se, voc estar mexendo com os arquivos do sistema operacional, e um descuido pode danificar seu aparelho.

Conhea seu aparelho


Procure conhecer seu aparelho, saber o modelo correto dele. bom tambm saber um pouco das especificao tcnicas, como o tipo do processador e a quantidade de memria disponvel. Se possvel, anote ou memorize o nome do modelo, e saiba identificar os modelos parecidos, para que no se confunda, e obtenha arquivos errados. Em muitos casos, a diferena entre um modelo e outro apenas uma letra, ou um nmero, o que pode causar toda diferena na hora de obter os arquivos corretos para a atualizao. Outra dica pesquisar sobre seu aparelho na internet, nos fruns ou perguntar a amigos mais experientes. Muitas vezes, a experincia dos outros pode fazer uma grande diferena.

Tenha tempo disponvel


O processo de atualizao um processo por natureza, delicado, ento nunca o execute quando estiver com pouco tempo disponvel. No faa nada com pressa, e sem prestar ateno nos detalhes. No faa com sono ou com pouca disposio. Use o tempo disponvel para estar certo dos detalhes do procedimento, e entenda cada passo. Com um pouco de dedicao, voc pode facilmente compreender todos os passos, e realizar o procedimento com bastante segurana!

Faa o backup dos seus dados


Hoje, um smartphone muito mais do que um telefone. na verdade um terminal de acesso a aplicativos e servios na internet. uma central multimdia porttil. Qual seria ento os dados mais importantes que voc precisa de guardar ? Primeiramente, guarde, suas fotos, videos e msicas. Copie para um computador de preferncia, ou envie seus arquivos de mdia para a nvem. Se voc comprou um S3 ou S4 na loja, ganhou 50 GB de espao no Dropbox. hora de utilizar esse bnus! Se voc tem um carto SDCard externo, voc pode simplesmente mover seus arquivos de mdia para o carto externo, e continuar utilizando-os normalmente. A maioria dos aparelhos da srie Galaxy, quando voc insere um carto de memria externo e utiliza o aplicativo de cmera, ele pergunta se voc deseja utilizar o carto para salvar suas fotos! Se suas fotos esto na memria interna, ento aconselhvel fazer a cpia de segurana. Samsung KIES Uma maneira bem simples para fazer essa cpia utilizar o aplicativo fornecido pela Samsung, chamado KIES. Voc pode instal-lo a partir deste link: https://www.samsung.com/br/support/usefulsoftware/KIES/JSP

O aplicativo fcil de ser utilizado, e na pgina de download, existe o link para o tutorial de uso. Vale a pena saber usar este software. Ele til para que voc gerencie o contedo do seu dispositivo, copie arquivos para o computador e vice-versa. Tambm faz backup dos seus aplicativos instalados, e permite voc restaurar posteriormente, caso precise resetar seu aparelho. Titanium Backup Se voc tem acesso ROOT no seu celular, eu recomendo utilizar o aplicativo Titanium Backup para copiar os dados dos seus aplicativos, e o prprio aplicativo. A grande maioria dos aplicativos de celular, guarda seus dados na nvem, ento o nico dado que voc realmente precisa guardar, a informao de conexo do aplicativo, como o Login e a Senha. Exemplo: o App do Facebook, do Instagram, do Foursquare, etc Mas se voc gosta de jogar no seu celular, os savegames ou o progresso do jogo, a posio onde voc est, sua pontuao, os detalhes dos seus personagens, etc tudo isso fica gravado em um arquivo. Alguns jogos tambm j tem a opo de gravar na nvem, mas as grande maioria ainda grava isso em arquivos de configurao internos, e nesta hora o Titanium Backup ajuda muito. Outro ponto interessante a favor do Titanium, o ID do Android. Ele permite que voc faa uma formatao do seu dispositivo, e depois recupere o ID (que seria uma numero de identidade do aparelho) que voc tinha antes da formatao. Isso especialmente til para os aplicativos de bancos, que caso, voc altere o ID do celular, ter que pedir nova autorizao para acessar sua conta.

Clique na imagem para ir a pgina de instalao do Titanium na Play Store.

Depois de realizar o backup com o Titanium, copie a pasta /TitaniumBackup (geralmente fica na pasta /sdcard) do seu celular para o computador, como medida de segurana. Outro detalhe importante, note, que o Titanium no copia seus arquivos de mdia, como fotos, msica e videos. Voc pode copi-los manualmente, ou usar outros aplicativos. O outro aplicativo da mesma editora chamado Titanium Media Sinc.

[Guia] Como atualizar seu dispositivo Galaxy manualmente! Parte 2


115
BY FERNANDO VIEIRA IN DICAS GERAL ROMS 2 OUT, 2013

Continuando o post anterior, agora a vez de realizar o procedimento de atualizao propriamente dito. Neste post, vamos aprender como baixar a verso atualizada da ROM, o programa de atualizao, e executar o processo. Observao Importante: Execute os procedimentos descritos neste artigo por sua prpria conta e risco. No me responsabilizo por nenhum dano que uma atualizao mal feita possa causar em seu dispositivo!

Obtendo o arquivo da ROM

Clique para abrir o site

Para a srie de celulares Galaxy da Samsung, que o objetivo deste artigo, no existe lugar melhor do que o site Sammobile.com. um blog especializado na Samsung, e que tem como ponto forte, a publicao de praticamente todas as ROMs de todos os celulares produzidos pela Samsung, sejam Android, Windows, e at o Bada. Eles possuem inclusive ROMs para as cmeras Samsung, e tambm os tablets. Voc tambm poder obter estes arquivos atravs de algum frum ou blog na internet, mas eu recomendo fortemente utilizar o Sammobile como fonte de ROMs para todos usurios de celulares da Samsung. A primeira coisa acessar o site (clique no logotipo acima), e fazer seu cadastro. Para ter acesso aos arquivos, preciso que preencher um pequeno cadastro. grtis e s gasta 1 minuto. Uma vez cadastrado, voc pode acessar o menu FIRMWARE, no topo da pgina. Procure por uma caixa de texto onde est escrito search device here e digite l o nome do modelo. No meu caso, para o Galaxy S3 verso internacional, o modelo GT-I9300. To logo voc informa o nome do modelo, o site j procura em seu banco de dados, as ltimas ROMs que foram liberadas para aquele modelo. No custa destacar novamente aqui. ATENO: Se voc baixar um arquivo inapropriado para seu dispositivo poder danific-lo

seriamente, e poder ser preciso envi-lo para uma assistncia tcnica. Ento muito cuidado nesta hora. Geralmente o resultado da pesquisa vem ordenado por data de disponibilizao, com as mais recentes primeiro. De preferncia, escolha a ROM do seu pas e da sua operadora. Caso voc no goste das modificaes colocadas pela operadora, pode procurar pela ROM livre de operadora. Para o Brasil, as ROMs livre de operadora possuem o cdigo ZTO. Voc pode verificar, o nome do pacote da ROM, o cdigo vem logo aps o nome do modelo. Exemplo: no caso do S3, o nome do arquivo que eu vou baixar : I9300ZTOEMH1. Os primeiros 5 dgitos so referentes ao modelo bsico, os 3 sequentes so o cdigo do pas/operadora, e os 4 ltimos so referentes verso da ROM. Neste arquivo, podemos ler, ROM verso EMH1, livre de operadora (ZTO) do S3 Internacional (I9300). Outro detalhe importante: como saber qual verso mais recente ? Observe o cdigo que est na coluna PDA. os ltimos 4 dgitos vo sendo incrementados alfabeticamente. Isto , conforme novas verses vo sendo produzidas, as letras do alfabeto vo avanando. Exemplo: no meu caso, a ROM que eu vou baixar, possui como ltimos 4 digitos, o cdigo EMH5. Obviamente percebemos que esta uma ROM mais recente do que outra que possui um cdigo EMG5. Correto? Identificado a verso, s fazer o download e salvar em uma pasta no computador.

ODIN
ODIN o software de manuteno e reparo de celulares que amplamente utilizado pelos usurios de celulares Samsung, para troca e atualizao de ROMs e obteno do acesso ROOT.

Tela do ODIN verso 3.09

A interface do ODIN simples, mas esconde muitos perigos, caso o usurio utilize as opes erradas. Em praticamente todas as atualizaes que eu j realizei at agora, utilizando o ODIN, s precisei utilizar 2 opes ligadas: Auto Reboot, e F. Reset Time. As outras opes sempre deixei desligadas. Quanto aos botes onde voc informa o arquivo da sua ROM, eu sempre usei apenas a opo PDA. neste local que voc informar o caminho para o arquivo da sua ROM, no seu computador. Para baixar a ltima verso do ODIN, a verso 3.09, clique aqui. (na pgina que vai abrir, espere 5 segundos e clique no boto SKIP AD, e voc ser redirecionado para a pgina de download) Em outras palavras, voc precisa de prestar ateno nas reas marcadas na imagem, conforme o seguinte: 1. Identificao do dispositivo Uma vez que seu dispositivo (celular ou tablet) Samsung foi conectado ao PC, o identificador da porta COM exibido, e a cor da caixinha muda. Nesta verso, para a cor azul. Nas verses anteriores, era a cor amarela. 2. Opes Dentre as opes do ODIN, as nicas que precisam estar ligadas so: Auto Reboot (se voc deixar desligada, a nica consequncia que voc precisar reiniciar o aparelho manualmente depois da atualizao) e a opo F. Reset Time (no encontrei uma explicao convincente na internet, e sinceramente no sei exatamente como funciona, mas em todos os tutoriais que j li, mandam deixar essa opo ligada). 3. Mensagem Esta a rea que exibir o progresso do processo. Acompanhe o que est acontecendo por aqui. 4. Arquivo da ROM Aqui o local onde voc informa o arquivo da ROM que ser gravada, operao conhecida como Flash, as vezes, no brasil conjugam a palavra flasheada no seu aparelho. Ateno: Os botes na verso 3.09 receberam novos nomes: Bootloader => BL, PDA => AP, Phone => CP.

Modo Download
Para que a gravao da ROM seja executada, o seu dispositivo Galaxy dever ser colocado no modo conhecido como MODO DOWNLOAD. Para chegar a este modo, varia de celular para celular. No caso do Galaxy S3, o meu aparelho, voc desliga o celular, e religao segurando ao mesmo tempo os botes POWER(LIGA/DESLIGA) + BOTO HOME + ABAIXAR VOLUME. O aparelho entrar em uma tela de aviso (WARNING) onde voc ter as opes de entrar no modo download (volume para cima) ou cancelar (e reiniciar o aparelho novamente). Veja a imagem abaixo:

Se voc entrar no modo download e deseja voltar para o modo de operao normal, seguro o boto POWER por alguns segundos at o aparelho reiniciar.

Executando o Flash (Gravao da ROM)


Agora que voc j fez o backup (ver parte 1), j conhece o ODIN e j tem em mos o arquivo da ROM atualizada para seu modelo de aparelho, basta seguir os seguintes passos: ATENO! Muitos usurios tiveram problemas de conexo com a operadora, aps procedimentos de atualizao. Para garantir que voc no ter problemas, aprenda a fazer backup da sua pasta EFS, onde fica gravado o IMEI do seu celular, que a identificao do dispositivo na rede da operadora. Sem ele, o chip no funciona. Leia este artigo. 1) Coloque o aparelho no modo download 2) Execute o ODIN (preferencialmente no modo administrador, para evitar algum bloqueio de algum software de firewall ou antivirus que voc talvez tenha instalado. recomendado executar a operao com o software antivirus desabilitado. No meu caso, eu uso o Microsoft Security Essentials, e no precisei desabilit-lo) 3) Conecte atravs do cabo USB, seu celular ao seu aparelho. Nota: Se o ODIN no identificar seu aparelho corretamente, voc deve reinstalar os drivers da Samsung no seu computador. Isso um problema mais comum do que se imagina. Vou escrever um artigo ensinando como limpar e reinstalar os Drivers da Samsung. Em geral, se voc utiliza o KIES (ver parte 1), voc conseguir conectar-se. 4) Clique no boto AP (ou PDA) e informe o arquivo da sua ROM. interessante que voc utilize o arquivo com a extenso .tar.md5. Esta verso do ODIN verifica automaticamente a integridade do arquivo. Aps voc selecionar o arquivo, o ODIN ir analis-lo por sua

integridade, processo que pode demorar alguns segundos. No estranhe se tiver a impresso que seu computador travou neste instante. Aps esta verificao, voltar ao norm al. Nota: MD5 um mecanismo de garantia de integridade muito usado para publicao de grandes arquivos binrios na internet. 5) No utilize nenhuma outra opo de arquivo, e deixe apenas as opes Auto Reboot e F Reset Time ligadas, e aperte o boto START. 6) O processo ir comear e voc pode acompanhar o progresso na rea de mensagens. Em alguns minutos ir concluir e seu dispositivo ir reiniciar automaticamente. 7) Se nenhum problema aconteceu durante a atualizao, o seu dispositivo ir reiniciar automaticamente, com a ROM atualizada. Parabns! Voc atualizou manualmente seu dispositivo! ATENO: Quem perdeu o sinal da operadora, pode tentar o mtodo descrito neste post, para recuperar. No prximo post, vou mostrar como executar um RESET do seu dispositivo no Modo Recovery, e como restaurar o backup, caso voc tenha feito um RESET. Obrigado pela leitura. E ajude o blog compartilhando o link com seus amigos. Comentrios, crticas e sugestes so bem-vindas.

You might also like