You are on page 1of 48

CURSOS ON-LINE - INFORMTICA - CURSO REGULAR PROFESSOR SRGIO BONIFCIO AULA QUATRO: HARDWARE IV PLACA-ME E OUTROS TPICOS

Ol a todos, At este momento, nas aulas de hardware, estudamos alguns dos principais componentes de um computador pessoal tpico: processador, memrias e dispositivos de armazenagem. Entretanto, viemos analisando-os de forma individualizada. Nesta aula, construiremos uma viso mais unificada dos componentes que estudamos, para que possamos visualizar o micro de maneira mais completa.

Computador desktop tpico (fonte: wikipedia.org) 1) monitor de vdeo; 2) placa-me; 3) chipset da placa-me; 4) memria RAM; 5) placas de expanso; 6) fonte eltrica; 7) drive de disco ptico; 8) disco rgido; 9) mouse; 10) teclado;

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSOS ON-LINE - INFORMTICA - CURSO REGULAR PROFESSOR SRGIO BONIFCIO

1 - PLACA-ME Para atingir o propsito de entender o funcionamento do PC de forma conexa, precisamos conhecer o componente que justamente o responsvel por integrar as diversas partes de um PC: a placa-me. A placa-me, tambm conhecida por placa de CPU , na prtica, um conjunto de circuitos impressos reunidos em uma grande placa cuja principal tarefa fazer com que todos os componentes do computador se comuniquem. Poderamos dizer que um computador nada mais que uma placa de CPU dentro de uma caixa metlica e com alguns dispositivos ligados ao seu redor (VASCONCELOS, 2005). Ela fornece aos componentes que interliga, uma espcie de sistema virio por onde trafegam os dados. Alm disso, faz o controle de trfego desses dados e fornece energia a vrios dispositivos. Para isso, a placame possui diversos tipos de conectores padro, nos quais iro se encaixar a CPU, a memria RAM, as placas de expanso, os discos rgidos etc. A placa-me uma pea especializada que fabricada para casar com determinados processadores e outros componentes especficos. Por exemplo, uma placa fabricada para receber uma CPU Pentium 4 no compatvel com uma CPU AMD ou mesmo com outras CPU Pentium. Da mesma forma, os encaixes e barramentos disponveis para a memria RAM so especficos, como DDR ou DDR2, por exemplo. Por isso, de certa forma a escolha da placa-me acaba por ditar quais componentes podero ser conectados ao computador.

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSOS ON-LINE - INFORMTICA - CURSO REGULAR PROFESSOR SRGIO BONIFCIO

Placa-me

1.1 - Chipset O componente central de uma placa-me o chamado chipset. Chipset, na verdade, o nome pelo qual conhecido um conjunto de chips. Nas placas de CPU mais antigas esses chips ficavam espalhados. Posteriormente reunidos, esses chips passaram a ser chamados de chipset. O chipset divide-se em dois importantes chips (esses nomes so importantes): o Southbridge (Ponte Sul) e o Northbridge (Ponte Norte). O chip Ponte Norte (ou MCH Memory Controller HUB) responsvel pela comunicao entre os componentes de maior velocidade do computador. ele que faz a comunicao entre a CPU, a memria RAM e o slot AGP (falaremos de AGP, mais adiante). O chip Ponte Sul (ou IOCH I/O Controller HUB), por sua vez, estabelece a comunicao entre os principais dispositivos de entrada e sada por meio dos barramentos PCI, IDE e outros. O chipset uma espcie de controlador de trfego da placa-me. Por ele passam todos os dados e instrues e atravs dele que todos os barramentos conseguem se interconectar. Se desejamos ter um computador que faa uso do clock de uma memria DDR2 de 667 MHz, por exemplo, devemos comprar uma placame cujo chipset fornea essa possibilidade. Assim, na prtica, quando escolhemos uma placa-me, costumamos nos referir marca de seu fabricante e ao seu chipset. WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR 3

CURSOS ON-LINE - INFORMTICA - CURSO REGULAR PROFESSOR SRGIO BONIFCIO A placa-me rene, alm de chips e barramentos, alguns encaixes. Certos encaixes s so acessados abrindo-se o gabinete. Outros encaixes, entretanto, so destinados conexo de equipamentos externos. Dentre os encaixes internos, chamamos de slots aqueles que recebem os pentes de memria RAM e as placas de expanso. Socket o nome dado ao encaixe destinado ao processador. Ainda internamente, h conectores para dispositivos de armazenamento (discos rgidos, flexveis e pticos) e conectores eltricos.

Slots e chips de uma placa-me Os conectores externos so aqueles responsveis por ligar o computador ao mundo externo. Alguns conectores so integrados placa-me, enquanto outros necessitam de placas de expanso. Na figura abaixo, exemplos de conectores externos integrados em uma placa-me tpica e de um conector interno (IDE).

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSOS ON-LINE - INFORMTICA - CURSO REGULAR PROFESSOR SRGIO BONIFCIO

Conectores de uma placa-me Cabe ressaltar que a oferta de conectores, internos ou externos, em uma placa-me moderna varia muito conforme o modelo da placa. Em geral, placas mais caras e avanadas disponibilizam uma maior variedade de conectores. 1.2 Barramentos e interfaces Observao inicial: Falaremos agora de barramentos, interfaces, conectores, slots, etc. J sabemos que barramento um meio fsico de comunicao. Interface um termo genrico e mais abrangente que traduz a idia de algo que interconecta dois equipamentos (ou mesmo dois softwares). Para que um mouse USB, por exemplo, se conecte ao processador, ele precisar de um barramento USB, de uma interface USB e de um conector USB. A interface realiza o papel de um tradutor que faz com que equipamentos diferentes possam se comunicar na mesma lngua. O barramento faz o papel de uma transportadora, efetivamente transportando os dados. O conector responsabiliza-se por disponibilizar um encaixe fsico padro para o dispositivo de entrada/sada que quer se integrar ao computador.

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSOS ON-LINE - INFORMTICA - CURSO REGULAR PROFESSOR SRGIO BONIFCIO Eventualmente vamos nos deparar com questes referindo-se a barramento USB, interfaces IDE, portas seriais e outros. improvvel que haja questes solicitando que se defina se tal termo refere-se a um barramento, a uma interface ou a uma porta. Como veremos em algumas questes, na prtica, esses termos acabam virando sinnimos, apesar de, a rigor, no o serem. Resumindo, tranqilizem-se e concentrem-se nas caractersticas peculiares de cada tecnologia. Para o estudo dos barramentos a seguir, utilizaremos o esquema abaixo. Esse um esquema de propsito didtico. PCs modernos possuem diversas arquiteturas distintas.

Esquema didtico de barramentos em um PC 1.2.1 ISA (Industry Standard Architecture) um barramento antigo, criado pela IBM, utilizado desde os primeiros PCs, lento e ultrapassado. Atualmente difcil encontr-lo em placasme recentes, mas no impossvel. Isso ocorre porque h alguns WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR 6

CURSOS ON-LINE - INFORMTICA - CURSO REGULAR PROFESSOR SRGIO BONIFCIO perifricos lentos que no perdem nada se conectando ao barramento ISA, como o caso de placas de modem e som, por exemplo. Assim, podemos aproveitar perifricos antigos em micros mais modernos. Perifricos ISA conectam-se atravs de slots ISA, tambm conhecidos como slots AT. Desempenho: A primeira verso do barramento ISA possua a largura de 8 bits, evoluindo depois para 16 bits, e freqncia de 8MHz.

Slots ISA 1.2.2 PCI (Peripheral Component Interconnect) O barramento PCI, desenvolvido pela Intel, o substituto do ISA nos micros atuais . Em uma placa-me moderna, encontramos normalmente uns 4 slots para perifricos PCI e um para perifricos ISA (embora vrias placas j no possuam nenhum slot ISA). Em geral, todos os perifricos que adotavam o padro ISA migraram para o PCI. Por isso, o PCI atualmente o barramento para o qual h a maior variedade de placas de expanso, dentre as quais podemos citar placas de: som, modem, rede, controladoras SCSI, digitalizadoras de vdeo, sintonizadoras de tv etc. As placas padro PCI em regra so menores que as do padro ISA, possibilitando uma melhor ventilao do gabinete do PC. Desempenho: Barramentos PCI podem ter largura de 32 ou 64 bits, freqncia de 33 ou 66MHz, com conseqente taxa de transferncia de 133, 266 ou 533 MB/s. O PCI tpico o de 32 bits e 33 MHZ, com taxa de 133MB/s.

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSOS ON-LINE - INFORMTICA - CURSO REGULAR PROFESSOR SRGIO BONIFCIO

Slots PCI 1.2.2.1 - Plug and Play (PnP) Com o aparecimento do PCI, surgiu o que chamamos de plug and play. Plug and play uma tecnologia que facilita a instalao de perifricos no computador. Isso feito utilizando-se pequenas memrias ROM nos perifricos. Essas memrias informam ao computador quem so os perifricos e como eles devem ser tratados. Para que esse recurso funcione, tanto o BIOS como o sistema operacional e o perifrico devem ser compatveis com a tecnologia. Falar em plug and play hoje como voltar no tempo, pois antes dessa tecnologia, a instalao de perifricos exigia, com freqncia, configurao manual de uma srie de quesitos, tanto no hardware, como no software dos micros. Atualmente, todos os micros possuem capacidade de plug and play. Podemos ver essa tecnologia em ao quando instalamos algum perifrico novo no micro e o sistema operacional emite alertas avisando que encontrou um novo hardware. Observao: Aps a criao do PCI, o barramento ISA foi reformulado para se compatibilizar ao plug and play. Portanto, o barramento ISA original no era compatvel com plug and play. 1.2.3 AGP (Accelerated Graphics Port) Lanado em 1997 pela Intel, o barramento AGP foi criado exclusivamente para atender crescente necessidade de maior performance das placas de vdeo. Essa necessidade advm principalmente do crescimento de aplicaes que utilizam acelerao 3D, WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR 8

CURSOS ON-LINE - INFORMTICA - CURSO REGULAR PROFESSOR SRGIO BONIFCIO como programas de arquitetura, animao e, especialmente, jogos eletrnicos. Assim, o barramento AGP s suporta placas de vdeo. As placas-me vm somente com um slot AGP. Devido necessidade de alta performance, o barramento AGP, ao contrrio de barramentos mais lentos, liga-se diretamente ao chip Ponte Norte. Desempenho: O barramento AGP possui largura de 32 bits e freqncia de 66MHz. Por isso sua taxa de transferncia de 266 MB/s. Essa , entretanto, sua velocidade em modo 1x, no qual feita uma transferncia por ciclo de trabalho. No modo 2x, so feitas duas transferncias e assim por diante. Verso do AGP 1x 2x 4x 8x Velocidade 266 MB/s 533 MB/s 1.066 MB/s 2.133 MB/s

Quer uma dica? Se estiver pensando em memorizar esses valores, sugiro que poupe tempo e memorize somente a largura e a freqncia do barramento. Melhor ainda, memorize a largura e a freqncia do barramento PCI tpico: 32 bits e 33 MHz (aproveite a seqncia dos nmeros: 32,33). A s fazer contas: Taxa do PCI = 32 bits/4 X 33 = 133 MB/s Taxa do AGP 1x = dobro do PCI (a freqncia o dobro) = 266 MB/s Taxa do AGP 2x = dobro do AGP 1x (transfere duas vezes a cada ciclo) = 533 MB/s Se voc estranhar porque essas contas no ficam redondinhas, entenda que esses valores de taxa de transferncia so aproximados, pois as freqncias so, na verdade, 33,33MHz e 66,66 MHz. Compatibilidade: com o AGP ocorre o que podemos chamar de compatibilidade reversa. Uma placa-me que suporta AGP 8X pode trabalhar com uma placa AGP mais lenta. Se instalarmos uma AGP 8x em uma placa-me que suporta somente o padro AGP 4X, a comunicao ser feita em 4X.

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSOS ON-LINE - INFORMTICA - CURSO REGULAR PROFESSOR SRGIO BONIFCIO AGP Pro uma verso crescida de um slot AGP, porm maior e com mais capacidade eltrica. utilizado por placas que consomem mais energia.

Slot AGP Os barramentos PCI, AGP e ISA tm em comum o fato de servirem para conectarmos placas em seus slots. Veremos agora, barramentos e interfaces que conectam diretamente alguns perifricos sem o uso de placas. Alguns deles conectam perifricos dentro do gabinete, como discos rgidos, e outros conectam perifricos externos, como mouses, teclados, impressoras etc. 1.2.4 - IDE/ATA Os termos IDE (Integrated Drive Electronics) e ATA (Advanced Technology Attachment) so sinnimos. Com o surgimento do Serial ATA (SATA), que veremos adiante, o termo ATA passou a ser citado tambm como Parallel ATA (PATA). A citao Ultra ATA igualmente vlida. O ATA um barramento especializado em conectar dispositivos de armazenagem, como discos rgidos e drives de CD ou DVD, ao restante da placa-me. Cada barramento IDE possibilita a ligao de dois dispositivos, ou seja, dois discos rgidos, dois drives pticos ou um rgido e um ptico. Em geral as placas-me possuem dois conectores IDE, o que nos garante a possibilidade de instalao de at quatro equipamentos de disco rgido ou ptico. Em cada um dos conectores, devemos indicar qual dispositivo master (principal) e qual slave (escravo). Isso feito configurandose pequenas peas chamadas jumpers, que acompanham os dispositivos de armazenagem.

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

10

CURSOS ON-LINE - INFORMTICA - CURSO REGULAR PROFESSOR SRGIO BONIFCIO

No detalhe, jumper configurando um drive ptico Desempenho: a velocidade do barramento ATA/IDE varivel. A nomenclatura seguinte indica a velocidade em MB/s: ATA 33, ATA 66, ATA 100, ATA 133. Atualmente encontramos mais comumente drives de padro ATA 100 ou ATA 133 que se comunicam respectivamente a velocidades de 100MB/s e 133MB/s. Essa ltima a velocidade limite dos dispositivos ATA (notem que a mesma velocidade do PCI!). Os discos ATA mais lentos utilizavam cabos de 40 vias (40 fios). Com o aumento da velocidade (a partir do ATA/66), houve problemas de interferncia entre os bits que trafegavam paralelamente. Surgiu ento o cabo de 80 vias, onde cada fio que transmitia um bit tinha a seu lado um fio terra para evitar interferncias. 1.2.5 SCSI (Small Computer Systems Interface) um barramento extremamente veloz utilizado geralmente em computadores no domsticos para conectar dispositivos como scanners, discos, impressoras, unidades de fita etc. O problema dos equipamentos padro SCSI o seu preo elevado. Isso faz com que seu uso seja praticamente restrito a equipamentos profissionais. Uma caracterstica importante do SCSI a possibilidade de se conectar vrios dispositivos (at 16 em alguns casos) em uma s porta. A quantidade de dispositivos que se pode ligar e o desempenho do SCSI variam muito em funo do padro adotado. H padres SCSI com taxas de transferncia de at 640 MB/s. 1.2.6 - USB (Universal Serial Bus) O USB um barramento cujo propsito maior reduzir problemas de compatibilidade entre perifricos e o computador, ou seja, universalizar WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR 11

CURSOS ON-LINE - INFORMTICA - CURSO REGULAR PROFESSOR SRGIO BONIFCIO o padro de conexo e interface entre os perifricos e o computador. Ele possui um conector externo, quer dizer, conectamos o perifrico sem que seja preciso abrir o computador. O surgimento do barramento USB tornou a conexo dos diversos perifricos menos burocrtica, principalmente por dois motivos: possibilidade de se utilizar um conector padro para todos os perifricos; desnecessidade de se desligar o micro para a instalao de um novo perifrico. Essa ltima caracterstica conhecida como Hot Swappable ou Hot Plug and Play. Os dispositivos compatveis com o barramento USB so inmeros, tais como: impressoras, cmeras digitais, teclados, mouses, scanners, mp3 players etc. Em tese, pode-se conectar at 127 equipamentos USB simultaneamente em um nico conector. Pode-se tambm, ter um perifrico que se conecte ao conector USB do micro e ao mesmo tempo fornea um conector para outro perifrico, como o caso de alguns multifuncionais mais modernos e alguns teclados. Perifricos de baixo consumo de energia, como teclados e mouses, podem ser alimentados pelo prprio conector USB, dispensando fontes de alimentao. Desempenho: A velocidade do barramento USB depende de sua verso. No USB 1.1, a transmisso se d a 1,5 Mbps ou 12Mbps (megabits por segundo). No USB 2.0 a velocidade deu um salto gigantesco para 480Mbps. Ateno! comum confundir a verso do USB com um fator de multiplicao, como ocorre no AGP (1x, 2x, etc). O USB 2.0 no duas vezes mais rpido que o 1.1. Ateno 2! A taxa de transferncia do USB apresentada em megabits por segundo e no em megabytes. Isso ocorre porque ele um barramento serial, no qual, portanto, s trafega um bit de cada vez. O USB 2.0 compatvel com o 1.1. Qualquer perifrico criado para uma verso funciona com a outra, com os devidos ajustes na velocidade.

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

12

CURSOS ON-LINE - INFORMTICA - CURSO REGULAR PROFESSOR SRGIO BONIFCIO

Conector USB 1.2.7 - Firewire (IEEE 1394) Barramento serial extremamente rpido desenvolvido para transferncia de vdeo digital. O termo i.Link outra denominao da mesma interface. Geralmente vemos essa nomenclatura em equipamentos eletrnicos domsticos, como gravadores de DVD, filmadoras digitais e sistemas de Home Theater, por exemplo. Permite a conexo de at 63 perifricos simultaneamente, de forma semelhante ao USB e SCSI. Desempenho: 400 Mb/s (50MB/s). Existe (IEEE1394b) que atinge 800 Mb/s (100MB/s). uma outra verso

Conector Firewire 1.2.8 - Serial A interface serial (no confundir com o USB) uma interface antiga e em franco desuso. Normalmente utilizada para dispositivos de entrada como mouse e leitores de cdigo de barras. Tambm conhecida como RS-232. Utiliza um conector externo chamado DB-9. Como serial, tem largura de 1 bit.

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

13

CURSOS ON-LINE - INFORMTICA - CURSO REGULAR PROFESSOR SRGIO BONIFCIO

Conector DB-9 1.2.9 - Paralela Assim como a interface serial, a paralela tambm est em desuso. Ambas vm sendo substitudas pelo USB. Era utilizada principalmente em impressoras e scanners. Seu conector se chama DB-25.

Conector DB-25 1.2.10 - PS/2 Utilizado para se conectar mouses (ou similares) e teclados. Ainda bastante popular, mas tambm vem sendo gradualmente substitudo pelo USB. Notem que a inteno inicial do USB, que era a de padronizar a forma de se conectar os perifricos externos ao computador est sendo bem sucedida, pois todos os perifricos que utilizavam barramentos antigos j podem ser encontrados em verses USB.

Conectores PS/2

1.2.11 PC card (Portable Computer Cards) um barramento para conectar perifricos utilizado em computadores portteis.

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

14

CURSOS ON-LINE - INFORMTICA - CURSO REGULAR PROFESSOR SRGIO BONIFCIO Equipamentos como notebooks e handleds no so de fcil expanso, j que so feitos com mxima otimizao de espao e peso. Assim, so poucas as alternativas de expanso que encontramos. Uma delas o formato PC Card. Os perifricos so cartes que se encaixam em slots externos. Dentre os cartes disponveis encontramos modems, adaptadores de rede, controladores SCSI, memrias Flash, entre outros.

Interface de rede sem fio padro PC Card Modernamente mais comum se expandir um notebook atravs de suas portas USB, devido grande diversidade e versatilidade dos perifricos USB. A vantagem do PC Card que, depois de encaixado, ele fica perfeitamente embutido no notebook. Existem PC Cards de tipos variados (tipo I, II e III), com velocidades distintas. Express Card outro padro de cartes para notebook. So menores e tm taxa de transferncia superior aos PC Cards.

Express Card

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

15

CURSOS ON-LINE - INFORMTICA - CURSO REGULAR PROFESSOR SRGIO BONIFCIO Tanto os padres para PC Cards como os para Express Cards foram desenvolvidos pela PCMCIA (Personal Computer Memory Card International Association), razo pela qual comum a citao de PCMCIA como o nome do barramento. 1.2.12 Outros Barramentos Na histria da evoluo do PC houve alguns barramentos que por diversos motivos no emplacaram ou que desapareceram rapidamente. Dentre eles, vale a pena citar: MCA (Micro Channel Architecture) lanado pela IBM para uma linha de computadores pessoais conhecidos como PS/2. Na poca trazia vrias inovaes. EISA (Extended Industry Standard Architecture) barramento que surgiu em resposta ao MCA, j que este era de propriedade da IBM. O EISA permitia compatibilidade com os perifricos ISA existentes. VLB (Vesa Local Bus) lanado pela VESA (Video Eletronics Standards Association) para suprir a crescente necessidade de desempenho das placas de vdeo, num processo semelhante ao que vimos no AGP. Entretanto, o barramento VESA no era exclusivo para placas de vdeo. Conectava-se diretamente ao barramento local do processador e foi muito utilizado na poca dos processadores 486.

1.3 - Placas de expanso Placas de expanso so placas de circuitos que fornecem uma interface para que um equipamento externo se conecte ao computador. Em outras palavras, quando queremos conectar um equipamento ao computador (caixas acsticas, por exemplo) e esse equipamento no pode ser conectado utilizando um dos conectores integrados da placame, h a necessidade de se instalar uma placa de expanso. As principais placas de expanso so as seguintes: 1.3.1 - Vdeo Responsvel pela gerao das imagens que so exibidas no monitor. Possui processador e memria prprios. Essa uma das placas de expanso que mais evoluem atualmente, tanto em poder de processamento quanto em capacidade de memria.

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

16

CURSOS ON-LINE - INFORMTICA - CURSO REGULAR PROFESSOR SRGIO BONIFCIO

Placa de vdeo padro AGP A figura acima mostra uma placa de vdeo, padro AGP, com trs conectores: S-Video Utilizado para ligar a placa de vdeo a um aparelho de TV convencional; VGA (Video Graphics Array) - Utilizado para ligar a placa de vdeo a monitores de vdeo ou projetores; DVI (Digital Visual Interface) Utilizado para ligar a placa de vdeo a alguns monitores LCD ou projetores digitais.

H placas de vdeo com outros conectores, como vdeo composto e vdeo componente. Os dois podem ser usados para ligar a placa a aparelhos de TV. Algumas placas possibilitam a ligao simultnea de mais de um dispositivo de sada (dois monitores ou um monitor e uma TV, por exemplo) e permitem, tambm, a utilizao de recursos de extenso da rea de trabalho no Windows (uma rea de trabalho distribuda nos monitores). Os principais fabricantes de processadores para placas de vdeo so a ATI Technologies e a NVIDIA Corporation. H inmeros fabricantes de placas. Algumas placas de vdeo possuem um sintonizador de canais de TV embutido. Nesse caso elas possuem um conector RF para que a liguemos a uma antena de TV. Com uma placa dessas, possvel a gravao de programas de TV no disco rgido.

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

17

CURSOS ON-LINE - INFORMTICA - CURSO REGULAR PROFESSOR SRGIO BONIFCIO H uma relao direta entre a quantidade de memria de uma placa de vdeo e a resoluo e quantidade de cores utilizada no monitor. Quanto mais memria na placa, maior a resoluo e maior o nmero de cores que podemos utilizar. Chamamos de resoluo a quantidade de pixels que utilizamos em uma rea de trabalho. Valores comuns para resoluo so, por exemplo, 640X480, 800X600, 1024X768 etc. O primeiro nmero a quantidade de colunas e o segundo, de linhas. Chamamos cada ponto formado pela interseco de uma linha com uma coluna de pixel. Cada pixel pode representar uma cor distinta. A quantidade total de cores possveis de serem representadas por cada pixel depende da quantidade de bits utilizada para sua formao e conhecida como profundidade de cor. Valores que encontramos para profundidade de cor so, por exemplo: 4 bits = 24 =16 cores; 8 bits = 28 = 256 cores; 16 bits= 216 = 65.536 cores, etc.

Ao utilizarmos uma resoluo de 800X600 pixels com uma quantidade de 65.536 cores disponveis para cada pixel, temos que: 800X600 pixels = 480.000 pixels 65.536 cores = 16 bits = 2 bytes 480.000 pixels X 2 bytes = 960.000 bytes ou 960Kbytes Portanto, para essa resoluo, uma memria de vdeo de 1MB suficiente. Vejamos outro exemplo: Resoluo de 1024X768 pixels, com 16 milhes de cores (24 bits): 1024X768 = 786.432 pixels 786.432 pixels X 3 bytes(24 bits) = 2.359.296 bytes ou 2,36MB. Para utilizar essa combinao de resoluo e profundidade de cor, precisamos de pelo menos 2,36MB de memria de vdeo. Moral da histria: a resoluo mxima, bem como a profundidade de cor mxima que podemos utilizar depende da quantidade de memria de vdeo disponvel. Cabe ressaltar que tambm h dependncia do monitor. Monitores de 15 polegadas costumam suportar resolues de at 1024X768, enquanto monitores de 17 polegadas costumam atingir 1280X960. Isso, no entanto, varia muito. O que precisamos saber que a resoluo mxima utilizada depende da memria da placa de vdeo e da capacidade do monitor.

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

18

CURSOS ON-LINE - INFORMTICA - CURSO REGULAR PROFESSOR SRGIO BONIFCIO 1.3.2 Rede Placas de rede so aquelas utilizadas para ligar o computador a uma rede local de computadores (LAN). As mais populares so as do padro Ethernet, que trabalham com velocidades de 10Mbps, 100Mbps ou 1Gbps.

Na figura acima vemos uma placa de vdeo Ethernet com dois conectores: RJ-45 Utilizado para ligaes com cabo de par tranado BNC Utilizada para ligaes com cabo coaxial

Veremos mais detalhes sobre placas, cabos e conectores de rede nas aulas destinadas a redes de computadores. 1.3.3 Modem

So placas utilizadas para conectar o computador a uma rede utilizando uma linha telefnica tradicional. Utiliza conectores conhecidos como RJ-11. Um deles liga-se linha telefnica e o outro a um aparelho de telefone.

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

19

CURSOS ON-LINE - INFORMTICA - CURSO REGULAR PROFESSOR SRGIO BONIFCIO Os modems atuais trabalham com uma taxa de transferncia de 56Kbps. H duas verses principais: V.90 recebe dados a 56Kbps, mas os envia somente a 33,6Kbps V.92 recebe dados a 56Kbps e os envia a 48Kbps Modems modernos utilizam tecnologia compactao de dados nas transmisses. 1.3.4 - Som de controle de erro e

Placa responsvel pela gerao de udio. Atualmente existem verses com vrios canais de som (5.1, 7.1, etc). Costumam possuir conectores de entrada (microfone) e sada (altofalantes). 1.3.5 On-board On-board (na placa) um termo utilizado para indicar que um determinado dispositivo j vem embutido na placa-me, dispensando sua instalao na forma de uma placa de expanso. As primeiras verses de dispositivos on-board eram terrveis. Eram difceis de configurar e davam muito problema. Hoje eles so bastante confiveis. As interfaces on-board mais comuns so as de vdeo, rede, som e modem. Na verdade, interfaces de som e rede on-board esto se tornando quase que um padro de mercado. Dessas, a que perde sensvel desempenho em sua verso on-board a interface de vdeo, devido, em grande parte, ao fato de que utilizam parte da memria RAM do micro como memria de vdeo. Isso, no entanto, relativo. De forma geral, uma interface de vdeo on-board moderna tem desempenho melhor que placas de expanso de vdeo antigas.

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

20

CURSOS ON-LINE - INFORMTICA - CURSO REGULAR PROFESSOR SRGIO BONIFCIO 2 TECNOLOGIAS RECENTES A seguir, veremos algumas tecnologias de hardware que no so exatamente novas, mas como, na maioria dos casos, no tm o uso muito difundido, parece-me melhor que as vejamos separadamente. 2.1 - PCI-Express PCI-Express um novo barramento cuja proposta substituir os barramentos PCI e AGP. Apesar de ser um barramento serial, pode alcanar velocidades maiores que os dois ltimos. Atualmente j est bem difundida a utilizao de placas de vdeo padro PCI-Express x16 (vide tabela abaixo). um barramento Hot Plug and Play, ou seja, aceita a instalao de novos perifricos com o micro ligado. Em resumo, essas so as velocidades dos principais barramentos de placas de expanso: Barramento PCI AGP 1X AGP 2x AGP 4x AGP 8x PCI Express x1 PCI Express x2 PCI Express x4 PCI Express x16 PCI Express x32 Taxa de Transferncia 133 MB/s 266 MB/s 533 MB/s 1.066 MB/s 2.133 MB/s 250 MB/s 500 MB/s 1.000 MB/s 4.000 MB/s 8.000 MB/s

Os slots de PCI Express mudam conforme sua velocidade. Quanto maior a taxa de transferncia, maior o nmero de conectores do slot.

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

21

CURSOS ON-LINE - INFORMTICA - CURSO REGULAR PROFESSOR SRGIO BONIFCIO

Slots de PCI-Express. De cima para baixo: 4x, 16x e 1x 2.2 - Serial ATA (SATA) Serial ATA, ou SATA, um barramento relativamente novo, projetado para uso em discos rgidos. A transmisso padro ATA/IDE realizada por meio de cabos chamados flat (cabos chatos) compostos de vrios fios paralelos. Apesar de possibilitarem a transferncia de vrios bits simultaneamente, esses cabos possuem limitaes no tocante interferncia gerada entre os bits. Esse problema praticamente limitou a velocidade de transmisso de dados dos discos ATA aos atuais 133MB/s. O Serial ATA, ou SATA, como o nome sugere, um padro de comunicao serial. Os primeiros discos rgidos padro SATA tm a velocidade de 150MB/s, ou seja, os discos SATA mais lentos, podem se comunicar em velocidades maiores que os discos ATA mais velozes. Outra vantagem do padro SATA que o cabo utilizado muito mais estreito, o que propicia uma melhor ventilao dentro do gabinete do computador.

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

22

CURSOS ON-LINE - INFORMTICA - CURSO REGULAR PROFESSOR SRGIO BONIFCIO

esquerda, um disco rgido SATA e direita, um ATA, com seus respectivos cabos. Existem hoje no mercado, dois padres de SATA: Nome do Padro SATA 1,5 Gbps SATA 3,0 Gbps Taxa de transferncia 150 MBps 300 MBps

Os mais atentos j perceberam um problema nessa tabela, afinal, 3,0Gbps equivalem a 375MBps (3.000 bits 8) e no a 300MBps. o seguinte: o padro SATA utiliza uma forma de transferncia de bits na qual a cada grupo de 8 bits que so transmitidos, juntam-se mais 2 bits (conhecida como codificao 8B/10B). Isso feito para evitar erros durante transmisses. Assim, apenas 8 de cada 10 bits so pertinentes. Os outros dois so desprezados aps a transmisso. Por isso, esse um mtodo que possui 80% de eficincia. Ento: 1,5 Gbps = 187,5MBps * 80% = 150MBps 3,0 Gbps = 375MBps * 80% = 300MBps

Observao: H um conceito errado de que o termo SATA II equivalente ao SATA 3Gbps. Muitos acreditam que o SATA 1,5Gbps SATA I e que o SATA 3,0Gbps o SATA II. SATA II era, de fato, a sigla da organizao que conduz o padro SATA e que agora mudou o nome para SATA-IO.

(fonte: http://www.sata-io.org/namingguidelines.asp)

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

23

CURSOS ON-LINE - INFORMTICA - CURSO REGULAR PROFESSOR SRGIO BONIFCIO 2.3 - Memria Dual Channel Vamos rapidamente relembrar a taxa de transferncia de uma memria DDR para entender o conceito de Dual Channel. Uma memria DDR400 possui clock real de 200MHz e como transfere dois dados por pulso de clock, tem uma freqncia efetiva equivalente a 400 MHz. Em cada transferncia so transferidos 64 bits (8 bytes). A taxa de transferncia ento de 8X400 = 3.200MB/s. A arquitetura Dual Channel faz com que as transferncias sejam feitas em 128 bits ao invs de 64. Na prtica, isso dobra a taxa de transferncia da memria. Para utilizar esse recurso, a placa-me (na verdade, o chipset) deve ser compatvel com Dual Channel. Alm disso, temos que utilizar dois pentes de memria iguais. Quer dizer, se quisermos um micro com 1GB de RAM DDR400 trabalhando a 6.400MB/s, temos que instalar dois mdulos de 512MB dessa memria. No h como alcanar essa taxa utilizando apenas um mdulo. 2.4 - Mouse ptico Muito bem! Sei que mouse pticos no so exatamente representantes de uma tecnologia nova, mas como h muita gente que desconhece as diferenas entre o mouse ptico e o mouse tradicional, resolvi incluir uma pequena explicao aqui. Mouse ptico um mouse que mede seu deslocamento por meio da emisso de um feixe de luz sobre uma superfcie no reflexiva. O mouse no-ptico (s vezes referido como mouse mecnico) o mouse tradicional, que mede seu deslocamento rolando uma esfera sobre uma superfcie lisa. medida que a esfera rola, ela faz girar dois sensores perpendiculares entre si.

esquerda, um mouse mecnico. direita, um mouse ptico.

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

24

CURSOS ON-LINE - INFORMTICA - CURSO REGULAR PROFESSOR SRGIO BONIFCIO 2.5 - Wireless O termo wireless refere-se a vrias tecnologias que dispensam o uso de fios em equipamentos que normalmente precisariam deles. As principais tecnologias wireless so mais facilmente encontradas em computadores portteis, como notebooks e handleds. Vejamos algumas dessas tecnologias: 2.5.1 - Teclado e mouse wireless Teclados e mouses wireless simples so aqueles que transmitem sinais a um receptor. Esse receptor fica conectado nos encaixes em que normalmente conectamos mouses e teclados com fios (conectores PS/2 ou USB). O importante sabermos que no h um padro de mercado para esses dispositivos. Um teclado wireless de uma marca, provavelmente no funcionar com o receptor de outra. 2.5.2 - Bluetooth Bluetooth uma especificao industrial para equipamentos wireless de curto alcance. De cara, a maior diferena para o funcionamento dos teclados e mouses wireless que acabamos de ver, o padro de mercado. Um teclado bluetooth deve funcionar em qualquer computador compatvel com bluetooth. Outra caracterstica do bluetooth o seu alcance. Ele foi desenvolvido para que pudssemos conectar dispositivos pessoais em uma pequena rea de abrangncia, normalmente uma sala ou escritrio. O alcance do dispositivo depende da classe do dispositivo bluetooth, mas eles podem se comunicar, em mdia, distncia de 10 metros, podendo chegar a 100 metros. Ano passado li uma notcia de que um estudante americano havia projetado um canho que potencializava um sinal bluetooth e o transmitia distncia de uma milha (aproximadamente 1,6km). O experimento fazia parte de um projeto relacionado segurana nos celulares bluetooth, que, como se sabe, so vulnerveis a vrus. Dentre os diversos equipamentos que podem utilizar bluetooth, podemos citar: impressoras, cmeras digitais, telefones celulares, notebooks, handleds, teclados, mouses, headsets etc. Um exemplo de uso real de bluetooth a utilizao de um telefone celular para conexo internet em um handled ou notebook (sem que precisemos sequer tirar o celular do bolso). Computadores que no possuem bluetooth integrado podem valer-se de um pequeno adaptador que se encaixa nas portas USB. WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR 25

CURSOS ON-LINE - INFORMTICA - CURSO REGULAR PROFESSOR SRGIO BONIFCIO

Headset bluetooth e adaptador bluetooth 2.5.3 Wi-fi (IEEE 802.11) Assim como o bluetooth, a tecnologia wi-fi representa uma srie de especificaes para comunicao sem fios entre computadores ou dispositivos. Para ser considerado um dispositivo wi-fi, o equipamento deve ser compatvel com as especificaes IEEE 802.11. Dessa forma, dispositivos com essas especificaes devem poder comunicar-se entre si, independentemente de qual seja seu fabricante. Encontramos mais facilmente dispositivos portteis (principalmente notebooks e handleds) habilitados a comunicar-se por wi-fi. O principal uso dessa tecnologia o provimento de conexo internet em locais pblicos, como aeroportos, hotis, restaurantes, cafs etc. O wi-fi tambm pode ser utilizado em perifricos como impressoras, scanners etc. Recentemente vi uma cmera digital equipada com wi-fi. 2.5.4 IRDA (Infrared Data Association) Essa no uma tecnologia nova, mas resolvi inclu-la neste ponto pelo fato de ser uma forma de comunicao sem fio (wireless). Trata-se da comunicao utilizando feixes de luz infravermelha, a mesma utilizada pelos controles remotos do seu aparelho de TV. Vale a pena sabermos de duas particularidades da transmisso por infravermelho: uma transmisso do tipo ptica, ao contrrio das tecnologias Bluetooth e Wi-fi que utilizam radiofreqncia (como os telefones sem-fio, por exemplo); Apesar de ser sem fio, trata-se de uma comunicao direcional, quer dizer, os feixes de infravermelho do dispositivo emissor devem estar apontados para o dispositivo receptor (exatamente como acontece com o controle remoto do seu televisor).

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

26

CURSOS ON-LINE - INFORMTICA - CURSO REGULAR PROFESSOR SRGIO BONIFCIO A comunicao por infravermelho muito utilizada entre celulares e PCs, handleds e PCs, ou celulares e handleds. Por causa de suas restries direcionais, no muito apropriada para comunicao entre dois PCs de mesa. 3 OUTROS TPICOS Por questes didticas, separei aqui alguns tpicos pontuais e que considero relevantes sobre hardware. Esclareo que eventualmente estudaremos alguns tpicos relacionados a hardware em outras aulas (nas aulas de redes, por exemplo). 3.1 BIOS, CMOS e Setup Esses so trs termos que costumam gerar certa confuso. Vamos esclarecer. BIOS, como j sabemos, o sistema responsvel por iniciar os trabalhos de um computador. Ele checa, por exemplo, o estado das memrias e verifica a presena de dispositivos de E/S. CMOS um chip da placa-me que contm um relgio e uma pequena quantidade de memria RAM. Uma das funes do CMOS manter um relgio permanentemente funcionando mesmo quando o micro est desligado. Isso garante que vejamos sempre a hora certa nos nossos micros, mesmo tirando-os da tomada. Outra funo do CMOS armazenar algumas configuraes de hardware que so utilizadas pelo BIOS, como, por exemplo, se ele deve procurar o sistema operacional primeiramente no disco rgido ou em uma unidade de CD, qual a freqncia em que o processador deve trabalhar, etc. Essas configuraes so alteradas utilizando um programa que chamamos de Setup (tambm citado como CMOS Setup ou BIOS Setup). Para acessar esse programa, pressionamos a tecla DEL antes que o sistema operacional tome o controle do micro. Normalmente visualizamos uma mensagem como: Press DEL to enter Setup. Quando fazemos isso, o programa aberto para que faamos as configuraes desejadas. O Setup ento salva as alteraes no CMOS. Mas como essas alteraes so mantidas se o CMOS utiliza uma memria RAM, que voltil, para armazenar as configuraes? Simples: o CMOS utiliza uma pequena bateria, parecida com essas de relgio, para manter os dados. Em resumo: O CMOS guarda as configuraes que o BIOS utiliza quando ligamos o computador. Para alterar essas configuraes,

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

27

CURSOS ON-LINE - INFORMTICA - CURSO REGULAR PROFESSOR SRGIO BONIFCIO utilizamos um programa chamado Setup. O Setup fica armazenado na memria ROM do computador, juntamente com o BIOS.

3.2 Monitores LCD e CRT Existem basicamente dois tipos de monitores de vdeo para computadores: CRT (Cathode Ray Tube, tubo de raios catdicos) e LCD (Liquid Cristal Display, display de cristal lquido). Monitores CRT so aqueles mais comuns, grandes e pesados. Eles so compostos por um tubo de vidro com uma superfcie coberta por pontos fosforescentes. Na outra ponta do tubo (no fundo do monitor) existe o que chamamos de canho. Esse canho lana feixes de eltrons em direo superfcie oposta do monitor, acendendo os pontos na tela. Dizemos que o canho faz uma varredura pela tela, pois ele vai ativando as linhas do topo parte inferior do monitor. Chamamos de varredura no-entrelaada aquela em que o canho ativa todas as linhas da tela a cada varredura. Varredura entrelaada a que o canho ativa apenas linhas mpares numa passada pela tela e linhas pares numa passada subseqente. A maioria dos monitores modernos faz varredura no-entrelaada, que propicia melhor qualidade. Monitores LCD, por sua vez, possuem um painel traseiro que emite uma luz constante. frente desse painel, h um outro painel de cristal lquido que funciona como um filtro, deixando passar ou bloqueando a luz proveniente do painel traseiro.

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

28

CURSOS ON-LINE - INFORMTICA - CURSO REGULAR PROFESSOR SRGIO BONIFCIO Monitores LCD so menores e mais caros que os CRT. Alm disso, consomem menos energia. Outra diferena entre eles diz respeito dimenso da diagonal visvel. Um monitor CRT de 17 polegadas possui somente 16 polegadas visveis. Um LCD de 17 polegadas possui 17 polegadas visveis. Cintilao ou flickering Chamamos de taxa de atualizao vertical (ou freqncia vertical) a quantidade de telas que um monitor preenche a cada segundo. Essa freqncia medida em Hz e, na prtica, costuma variar de 60 a 75Hz. Um monitor CRT utilizando uma freqncia inferior a 60Hz sofre um fenmeno chamado de cintilao, que uma espcie de instabilidade da imagem (ns conseguimos notar que o monitor fica piscando diante dos olhos). Monitores LCD no apresentam cintilao.

Monitor CRT esquerda e LCD direita 3.3 Gabinete AT e ATX AT e ATX so dois padres de fabricao de gabinetes de computador. Como PCs so altamente configurveis, h necessidade de se ter padro para que os gabinetes comportem corretamente todas as peas. A principal diferena entre o AT e o ATX que este possui recursos de gerenciamento de energia. Gabinetes ATX podem, por exemplo, ser colocados em modo de espera. Outro exemplo: quando desligamos o sistema operacional de um micro que usa gabinete ATX ele automaticamente corta a corrente eltrica ao final do desligamento. Em micros com gabinetes AT, o sistema exibe uma mensagem avisando que j podemos desligar a alimentao eltrica, o que deve ser feito manualmente.

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

29

CURSOS ON-LINE - INFORMTICA - CURSO REGULAR PROFESSOR SRGIO BONIFCIO EXERCCIOS DE FIXAO 1) (FCC TRT PI Tcnico Judicirio com adaptaes) Em relao aos conceitos bsicos de computao correto afirmar que A) O barramento SCSI vem com a placa-me, nunca sendo necessrio possuir placas externas que controlem os componentes a ele conectados. B) O disquete de 3 polegadas utilizado para a transmisso de dados entre computadores que no possuem conexo entre si. Durante muito tempo foi a nica maneira de trocar arquivos, sendo, no entanto, limitado, devido sua capacidade mxima de 144MB. C) O barramento Serial est sendo largamente utilizado na indstria para a construo de novos equipamentos, como impressoras, scanners, monitores, dentre outros, alm de permitir a conexo de at 127 equipamentos em srie. D) IDE um barramento concorrente do SCSI, muito mais rpido que este; uma de suas caractersticas permitir a conexo de at 15 equipamentos em srie. E) Discos rgidos so dispositivos comumente armazenamento persistente de informaes nos computao, uma vez que os modelos mais modernos capacidade de armazenamento de algumas dezenas de dispositivo. Comentrios: Alternativa A. So raras as placas-me que j venham com barramento SCSI. O mais comum o uso de placas controladoras em placas-me que no possuam o barramento SCSI. Nesse caso, o uso dessas placas necessrio. Alternativa errada. Alternativa B. O nico erro dessa alternativa a ausncia de uma vrgula na citao da capacidade mxima dos disquetes. Precisamos estar sempre atentos a detalhes mnimos, pois a capacidade dos disquetes de 1,44MB e no de 144MB. Alternativa errada. usados para sistemas de possuem uma gigabytes por

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

30

CURSOS ON-LINE - INFORMTICA - CURSO REGULAR PROFESSOR SRGIO BONIFCIO Alternativa C. As caractersticas citadas so do barramento USB e no do barramento Serial. Apesar de ambos serem barramentos seriais, eles no se confundem. Alternativa errada. Alternativa D. De fato o barramento IDE um barramento concorrente do SCSI, mas muito mais lento que este. Alm disso, s permite a conexo de dois dispositivos por barramento. Alguns tipos de SCSI permitem a conexo de 16 perifricos. Alternativa errada. Alternativa E. Essa assertiva, na verdade, do CESPE-Unb. Eu a acrescentei porque a alternativa certa dessa questo da FCC fugia muito ao nosso programa. A assertiva est correta. Armazenamento persistente a principal caracterstica dos dispositivos de memria de massa, dos quais o principal representante justamente o disco rgido, que possui capacidade mdia de armazenamento de dezenas de GB. Alternativa correta. Gabarito: alternativa E.

2) (FCC TRE RN 2005 - com adaptaes) Ao montar um computador padro PC, deve-se levar em conta que A) discos rgidos adicionais devero ser jampeados com a opo slave e conectados placa-me, atravs da porta serial. B) o disco rgido do tipo Ultra ATA-100, que conter o sistema operacional, opcionalmente poder ser conectado placa-me atravs da porta IDE. C) discos rgidos adicionais devero ser jampeados com a opo MASTER e conectados placa-me, atravs da porta serial. D) o disco rgido do tipo Ultra ATA-133, que conter o sistema operacional, obrigatoriamente dever ser conectado placa-me atravs da porta IDE. Comentrios: Alternativa A. Jampear uma forma de configurao de hardware na qual fazemos ligaes entre pinos do equipamento de hardware utilizando pequeninas peas chamadas Jumpers (L-se djamper). Essa WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR 31

CURSOS ON-LINE - INFORMTICA - CURSO REGULAR PROFESSOR SRGIO BONIFCIO uma das opes de se configurar, em um barramento IDE no qual haja dois discos ligados, qual disco o principal (Master) e qual o secundrio (Slave). De qualquer forma, a questo erra ao afirmar que isso feito por meio da porta serial. Alternativa errada. Alternativa B. Independentemente de o disco rgido conter o sistema operacional, se ele do tipo Ultra ATA-100, obrigatoriamente (e no opcionalmente) deve utilizar a porta IDE. Alternativa errada. Alternativa C. Mesma situao da alternativa A. Devem conectar-se porta IDE, no serial. Alternativa errada. Alternativa D. Essa a alternativa correta. Discos do tipo Ultra ATA devem conectar-se porta IDE. Alternativa correta. Gabarito: alternativa D. 3) (FCC TRE RN - 2005) O termo barramento refere-se s interfaces que transportam sinais entre o processador e qualquer dispositivo perifrico. Sobre barramento correto afirmar: A) ISA e VESA so barramentos internos destinados, exclusivamente, para estabelecer a comunicao entre os diversos tipos de memria e a CPU. B) IDE e SCSI so barramentos utilizados na comunicao entre a CPU e os adaptadores de vdeo. C) DDR e Firewire so barramentos ultrapassados, no mais integrando a arquitetura dos computadores atuais. D) DIMM e DDR so barramentos do tipo Plug and Play e conectam qualquer tipo de dispositivo E/S. E) USB um tipo de barramento que estendeu o conceito de Plug and Play para os perifricos externos ao computador.

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

32

CURSOS ON-LINE - INFORMTICA - CURSO REGULAR PROFESSOR SRGIO BONIFCIO Comentrios: Alternativa A. O barramento VESA um barramento antigo, posterior ao ISA, mas anterior ao PCI. Tanto ISA como VESA so barramentos para a instalao de perifricos e no para comunicao entre RAM e CPU. Alternativa errada. Alternativa B. IDE e SCSI so barramentos para comunicao entre a CPU e unidades de disco. No servem para adaptadores de vdeo. O barramento SCSI tambm conecta perifricos como impressoras e scanners, entre outros. Alternativa errada. Alternativa C. DDR e Firewire so barramentos presentes justamente nos micros modernos. DDR um tipo de memria RAM. Alternativa errada. Alternativa D. DIMM no um barramento, mas um tipo de mdulo de memria RAM. DDR uma tecnologia de memria RAM que transfere dados duas vezes a cada ciclo de trabalho da memria (double data rate). Alternativa errada. Alternativa E. Essa a alternativa correta. Por meio do barramento USB, podemos conectar e desconectar dispositivos externos ao computador de forma automtica utilizando a tecnologia Plug and Play. Gabarito: alternativa E. 4) (FCC 2005 - TRT PB) O ISA um barramento externo que d suporte instalao Plug and Play. Usando ISA, pode-se conectar e desconectar dispositivos sem desligar ou reiniciar o computador. possvel usar uma nica porta ISA para conectar vrios dispositivos perifricos, incluindo alto-falantes, telefones, unidades de CD-ROM, joysticks, unidades de fita, teclados, scanners e cmeras. Comentrios: O barramento ISA no compatvel com a tecnologia Plug and Play. Essa tecnologia permite a configurao automtica de diversos perifricos. O barramento PCI, por sua vez, compatvel com Plug and WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR 33

CURSOS ON-LINE - INFORMTICA - CURSO REGULAR PROFESSOR SRGIO BONIFCIO Play. Mesmo assim, no se pode conectar ou desconectar dispositivos PCI (ou ISA) sem desligar o computador. Ao fazer isso, o risco de se danificar algum componente grande. O barramento referido na questo o barramento USB. Esse sim compatvel com o chamado Hot Plug and Play, que permite que se conecte ou desconecte equipamentos sem que precisemos desligar o computador para isso. Gabarito: assertiva errada. 5) (FCC 2005 TRT PB) Encontra-se classificado na categoria de importncia mxima, quanto gravidade dos defeitos de um computador, o mdulo: A) interfaces IDE. B) fonte de alimentao. C) mouse e interfaces seriais. D) placas de fax/modem e de som. E) drive de CD-ROM. Comentrios: Achei essa questo tima. Apesar de simples, exige uma anlise que normalmente no se pede em questes de informtica. Gostaria que a maioria das questes de informtica seguisse essa linha, que exige interpretao, raciocnio e viso geral do micro, ao invs de pura memorizao. Ela nos pede que analisemos qual dos dispositivos citados seria o mais crtico para o funcionamento de um computador em caso de defeito. Vejamos: Alternativa A. Se uma interface IDE apresentar defeito, o computador pode ficar sem a capacidade de acessar discos rgidos ou drives de CD/DVD. No entanto, pode haver discos que no utilizem a interface IDE, como discos SCSI, por exemplo. Alternativa errada. Alternativa B. A fonte de alimentao uma espcie de transformador que recebe energia da rede eltrica convencional e a converte para o padro utilizado no computador. Ela possui conectores que se encaixam diretamente na placa-me e em alguns perifricos, como unidades de WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR 34

CURSOS ON-LINE - INFORMTICA - CURSO REGULAR PROFESSOR SRGIO BONIFCIO disco. Se uma fonte de alimentao apresentar defeito, no tem simpatia que d jeito. Sem energia nenhum computador funciona. Alternativa correta. Alternativa C. Um defeito em um mouse no nada demais. Qualquer computador funciona sem dispositivos apontadores. A porta serial tambm no precisa estar funcionando para que possamos utilizar o computador. Alternativa errada. Alternativa D. Tambm no precisamos de placas de fax/modem ou de som para que um computador funcione. Para utilizarmos um editor de texto, por exemplo, no precisamos de nada disso. Alternativa errada. Alternativa E. Um drive de CD-ROM est longe de ser necessrio para o funcionamento de um PC. H alguns anos eles eram itens de luxo. Alternativa errada. Gabarito: alternativa B. 6) (FCC) As placas de rede normalmente utilizadas em notebooks e handleds denominam-se A) ISA. B) PCI. C) PCMCIA. D) Combo. E) AGP. Comentrios: Grande parte dos notebooks e alguns handleds possuem um barramento chamado PCMCIA. Nesse tipo de computador, no temos muitas opes de instalao de placas de expanso. Isso ocorre principalmente devido s dimenses desses computadores portteis. O barramento PCMCIA foi a alternativa encontrada para esse problema. Portanto, quando j no vier integrado ao notebook ou handled, uma placa de rede provavelmente ser do padro PCMCIA. Gabarito: alternativa C. WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR 35

CURSOS ON-LINE - INFORMTICA - CURSO REGULAR PROFESSOR SRGIO BONIFCIO 7) (FCC TRT CE) Analise as seguintes afirmaes relativas a conhecimentos bsicos de Microinformtica: I. Para se instalar uma impressora na porta paralela de um microcomputador deve-se utilizar um cabo de rede com conectores RJ45 nas duas extremidades. II. Quando uma impressora serial est conectada a um computador de 32 bits, a comunicao se d em blocos simultneos de 32 bits. III. A RAM e a cache so exemplos de memria voltil. IV. A conexo entre um HD e a placa-me de um computador pode ser feita utilizando-se a interface IDE. Comentrios: Item I. Conector RJ-45 o conector utilizado nos cabos de rede de par tranado. o conector de cabos de rede mais comum que encontramos. aquele que se parece com o conector de telefones, s que um pouco maior (tem mais contatos). O conector da porta paralela, como vimos, o conector DB-25. Item errado. Item II. Se h uma impressora serial conectada a um computador, quer dizer que ela s pode se comunicar bit a bit, no podendo transmitir mais de um bit simultaneamente. Item errado. Item III. Item correto. Dispensa maiores comentrios. Item IV. Um HD (Hard disk ou disco rgido) pode se conectar a uma placa me por meio da interface IDE/ATA, da interface SCSI ou da interface Serial ATA, da qual falaremos mais adiante. Alm disso, existem discos rgidos externos que utilizam a interface USB. Item correto. Gabarito: itens III e IV corretos. 8) (ESAF AFTE RN 2005) Analise as seguintes afirmaes relacionadas a conceitos de hardware.

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

36

CURSOS ON-LINE - INFORMTICA - CURSO REGULAR PROFESSOR SRGIO BONIFCIO I. O barramento USB um barramento externo que d suporte instalao plug and play. II. Uma porta infravermelha uma porta ptica utilizada em um computador para se comunicar com outros computadores ou dispositivos usando luz infravermelha e um cabo de fibras pticas. III. O uso do barramento USB permite a conexo e a desconexo de dispositivos de um computador sem desligar ou reiniciar o mesmo, sendo possvel o uso de uma nica porta USB para se conectar mais de 16 dispositivos perifricos. Comentrios: Item I. Item sem maiores dificuldades. No entanto, interessante notar que tanto a ESAF quanto a FCC utilizam a terminologia barramento externo como um barramento que conecta dispositivos externos ao computador. Item correto. Item II. Esse item est certo at a ltima parte, quando fala de cabos de fibras pticas. Uma porta infravermelha um tipo de comunicao sem fios e cabos. Item errado. Item III. Esse item s tem um erro, mas ele no tem muito a ver com minha matria: utilizar mesmo como pronome relativo. Feio isso, no? Mas cabe ainda um comentrio sobre o item. Sabemos que uma porta USB pode conectar at 127 perifricos simultaneamente, certo? No vamos cair na armadilha de ler mais de 16 e, na pressa, achar que o item estava querendo falar da capacidade da interface SCSI. Simples: 127 mais que 16. Sem complicao. Lembro-me de uma frase recorrente de um professor de matemtica financeira: Voc no pode perder uma questo desta! Item correto. Gabarito: itens I e III corretos. 9) (ESAF AFC TI - STN - 2005) Analise as seguintes afirmaes relacionadas a conceitos gerais de Informtica: I. O chipset conjunto de chips que compem a memria RAM e a memria cache de um computador.

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

37

CURSOS ON-LINE - INFORMTICA - CURSO REGULAR PROFESSOR SRGIO BONIFCIO II. O barramento AGP (Accelerated Graphics Port) o padro de barramento desenvolvido pela Intel. Trata-se de um slot parte, sem qualquer ligao com os slots PCI e ISA, para ser utilizado exclusivamente por placas de vdeo 3D. III. O BIOS (Basic Input/Output System sistema bsico de entrada e sada) a parte integrante do Sistema Operacional que gerencia o fluxo de dados entre o barramento do computador e os dispositivos perifricos a ele conectados. Comentrios: Item I. O chipset um conjunto de chips formado pelos chips Ponte Norte e Ponte Sul. No tem nada a ver com memria RAM ou cache. Item errado. Item II. Item correto. Dispensa maiores comentrios. Item III. O BIOS no parte do Sistema Operacional. Um computador sem sistema operacional instalado, ou mesmo sem um disco rgido, continua tendo o BIOS que, sabemos, veio gravado diretamente pelo fabricante da placa-me. Item errado. Gabarito: Somente o item II est correto. 10) (FCC TER RN Analista de TI - 2005) Em relao s tecnologias implementadas nos microcomputadores, correto afirmar que termos como USB, Firewire e Bluetooth referem-se a modalidades de barramentos mais velozes, cuja funo principal otimizar a velocidade de comunicao entre o processador e a memria principal. Comentrios: USB, Firewire e Bluetooth no tm a funo de otimizar a velocidade de comunicao entre o processador e a memria principal. Os trs so barramentos destinados comunicao com dispositivos de E/S. Gabarito: item errado. 11) (ESAF TRF 2006) Analise as seguintes afirmaes relacionadas aos conceitos bsicos de informtica: Hardware e Software.

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

38

CURSOS ON-LINE - INFORMTICA - CURSO REGULAR PROFESSOR SRGIO BONIFCIO I. Freqncia de atualizao de um monitor a freqncia com que a tela de vdeo redesenhada para evitar que a imagem fique piscando. A rea da imagem inteira da maioria dos monitores atualizada aproximadamente 1024 vezes por segundo. II. Nas verses mais novas do Windows, para se utilizar o recurso de suporte a vrios monitores, precisa-se, para cada monitor, de um adaptador de vdeo PCI, AGP, onboard ou outro tipo compatvel com a placa-me. III. O USB (Universal Serial Bus - barramento serial universal) um barramento externo que d suporte instalao Plug and Play, permitindo a conexo e desconexo de dispositivos sem desligar ou reiniciar o computador. IV. A resoluo de tela a configurao que determina a quantidade de informaes apresentadas na tela do monitor, medida em polegadas quadradas. Uma resoluo baixa, como 640 x 480, faz com que os itens na tela apaream menores e a rea da tela torna-se pequena. Uma resoluo alta, como 1024 x 768, apresenta uma rea de exibio maior e os itens individuais tornam-se grandes. Comentrios: Item I. O primeiro perodo do item est correto. O erro est no segundo perodo, que afirma que a maioria dos monitores possui taxa de atualizao de 1024 vezes por segundo (1024 Hz). Sabemos que as taxas de atualizao mais comuns giram em torno de 60 a 75 Hz. Tentou-se, aqui, fazer confuso com um valor tpico de resoluo: 1024X768. Item errado. Item II. As verses mais novas do Windows possibilitam a ligao de vrios monitores permitindo, assim, que se estenda a rea de trabalho. Podemos por exemplo exibir um editor de texto em um monitor e um navegador de internet em outro. Um adaptador de vdeo uma placa de expanso de vdeo ou uma interface de vdeo on-board. No obrigatrio que tenhamos dois adaptadores de vdeo para usar esse recurso. Muitas das placas de vdeo que possuem sada para conectores DVI e VGA permitem a ligao de um monitor em cada conector e so compatveis com o recurso do Windows. Alguns notebooks tambm permitem o uso desse recurso sem a instalao de placas extras.

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

39

CURSOS ON-LINE - INFORMTICA - CURSO REGULAR PROFESSOR SRGIO BONIFCIO O problema que esse item foi considerado correto pela ESAF. Houve muita discusso sobre essa questo, que no foi anulada. A possibilidade de esse item ser considerado correto encima de alguma pegadinha semntica ou sinttica na redao. Pessoalmente, s consigo enxergar uma forma de validar esse item: se tenho dois monitores exibindo uma imagem vinda de um computador, logicamente ambos (cada um) devem estar ligados a um adaptador de vdeo. Isso no quer dizer que um adaptador de vdeo no possa ser ligado a dois monitores. Na poca, li um debate acirrado que se concentrava sempre nas possveis interpretaes do item. Enfim, todos concordam quanto ao fato de que um adaptador de vdeo pode ligar dois monitores, o resto polmica e, em minha opinio, arrogncia da ESAF em no anular essa questo. Para quem estiver interessado no debate acerca das interpretaes do item: http://www.guiadohardware.net/comunidade/questao-concurso/273727/ Item errado. Item III. Esse item da ESAF muito parecido com outro que coloquei anteriormente. Serve-nos para reforar a forma como os conhecimentos de barramentos so cobrados. Percebam tambm como comum a referncia sigla e ao nome completo do barramento em ingls. Item correto. Item IV. Quanto maior a resoluo aplicada a um mesmo monitor, menores ficam os elementos exibidos (cones, textos etc.). Quanto menor a resoluo, maior sero esses elementos. Item errado. Gabarito: somente o item III est correto. 12) (CESGRANRIO TRANSPETRO Auxiliar de Informtica 2006) Atravs da interface SCSI possvel instalar diretamente discos rgidos padro IDE em microcomputadores. Comentrios: Interfaces SCSI conectam dispositivos do mesmo padro, como discos rgidos, impressoras, scanners e outros. Discos IDE conectam-se a interfaces IDE.

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

40

CURSOS ON-LINE - INFORMTICA - CURSO REGULAR PROFESSOR SRGIO BONIFCIO Gabarito: item errado. 13) (CESGRANRIO IBGE 2006) SATA, IDE e SCSI so tecnologias relacionadas a: (A) Processadores. (B) Placas de Rede. (C) Placas de Vdeo. (D) Memrias RAM. (E) Discos rgidos. Comentrios: SATA, IDE e SCSI so tecnologias relacionadas a discos rgidos, apesar de no o serem de forma exclusiva, afinal, IDE e SATA tambm do suporte ao funcionamento de drives pticos. SCSI, por sua vez, permite a conexo a diversos perifricos. Gabarito: alternativa E. 14) (CESGRANRIO IBGE 2006) Uma impressora compatvel com o padro 802.11g: (A) possui uma placa de rede de 11 Gbps. (B) imprime 11 pginas por segundo. (C) pode fazer parte de uma rede sem fio. (D) prpria para grficos vetoriais. (E) tem resoluo mnima de 9000 DPI. Comentrios: O padro 802.11g um padro de rede Wi-fi. Se a impressora compatvel com esse padro, pode fazer parte de uma rede sem fio. Gabarito: alternativa C.

Anlise de Configuraes Antes de concluir a parte do nosso curso destinada a hardware, vamos analisar configuraes reais de alguns computadores pessoais modernos. Peguei essas configuraes em sites de vendas pela internet.

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

41

CURSOS ON-LINE - INFORMTICA - CURSO REGULAR PROFESSOR SRGIO BONIFCIO Se antigamente voc no entendia nada dessa sopa de letrinhas que a configurao de um computador pessoal, a partir de agora pode se considerar um alfabetizado em hardware. Aproveite! Tire onda com os familiares e com os amigos. Mantive alguns termos como no original em ingls. Comentrios em itlico. Notebook Marca do processador: Intel Classe do processador: Core Duo Processor Nmero do processador: T2050 Velocidade do processador: 1.6 GHz Bus Speed: 533 MHz Processador da Intel com tecnologia de ncleo duplo e clock interno de 1,6GHz. Velocidade do System Bus de 533MHz, tambm conhecido como FSB (Front Side Bus), que nada mais que a velocidade do clock externo do processador. Mobile Technology: Centrino Indica que o notebook possui processador, chipset e rede wi-fi compatveis com a tecnologia Centrino. Tamanho da L2 Cache: 2 MB Capacidade da cache L2. Geralmente existem modelos similares de processadores com diferentes capacidades de L2, para que possamos escolher a que melhor nos atende. System Chipset: Intel 945GM Express Modelo e marca do chipset da placa-me. Velocidade da memria: PC2-4200 (533MHz) Memria RAM com taxa de transferncia de 4,2GB/s e clock de 533MHZ. Notem que o clock da memria e do clock externo do processador so iguais. Isso nem sempre acontece. O clock externo dos processadores WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR 42

CURSOS ON-LINE - INFORMTICA - CURSO REGULAR PROFESSOR SRGIO BONIFCIO costuma evoluir mais rapidamente que o das memrias. A situao ideal quando os dois so iguais, como nesse caso. Tecnologia da Memria: DDR2-SDRAM Tecnologia da memria RAM Ram dinmica e sncrona (SDRAM), dupla taxa de transeferncia verso 2 (DDR2). Memria Instalada: 512 MB Memria Mxima: 4 GB Quantidade de RAM inicialmente instalada e Capacidade total instalvel. Total de slots de memria: 2 Indica que s h dois slots para memria RAM. Capacidade do HD: 120 GB Controlador: SATA-150 Velocidade de rotao: 5400 RPM Disco rgido com capacidade de 120GB, padro SATA-150 e cujo disco pode girar 5400 vezes por minuto. Drives pticos: Double Layer DVD+/-RW SuperMulti Drive: Create a Double Layer DVD+R at a maximum 4X Write speed Create a Double Layer DVD-R at a maximum 4X Write speed Create a DVD-R at a maximum 8X Write speed or a maximum 6X Rewrite speed Create a DVD+R at a maximum 8X Write speed or a maximum 8X Rewrite speed Create a DVD-RAM at a maximum 5X Write speed Play a DVD at a maximum 8X Read speed Create a CD-Rom at a maximum 24X Write speed Create a CD-RW at a maximum 16X Rewrite speed Play a CD-Rom at a maximum 24X Read speed

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

43

CURSOS ON-LINE - INFORMTICA - CURSO REGULAR PROFESSOR SRGIO BONIFCIO Caractersticas de leitura, gravao e regravao do drive ptico. Nesse caso, trata-se de um leitor/gravador de CDs e DVDs de duas camadas. Resumindo, um faz tudo. Suporte de udio: 3D Audio Suporte a udio 3D. Isso mais marketing do que algo efetivamente palpvel. Marca do Chipset de Vdeo: Intel Vdeo Chipset: Graphics Media Accelerator (GMA) 950 RAM de Vdeo Compartilhada (Max): 128 MB Caractersticas da placa de vdeo. Trata-se de uma placa-me com vdeo on-board e que, portanto, utiliza parte da memria RAM do computador como memria de vdeo. Neste caso, a placa utiliza at 128MB da memria RAM. Conectores de portas: Vdeo: 1 x RGB (monitor) output 1 x S-Video output Conexes de vdeo: RGB a conhecida sada VGA. S-Video para ligao em TVs. udio: 1 x Microphone input 1 x Headphone output Entrada de microfone e sada de fone de ouvido. Data: 1 x i.LINK IEEE-1394 4 x USB v2.0 1 x RJ-45 LAN 1 x RJ-11 modem Conexes de dados: 1 porta Firewire (o termo Firewire marca registrada, por isso os fabricantes utilizam o termo IEEE-1394 com WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR 44

CURSOS ON-LINE - INFORMTICA - CURSO REGULAR PROFESSOR SRGIO BONIFCIO maior freqncia); 4 portas USB verso 2.0; 1 conector RJ-45, para ligao de redes locais; 1 conector RJ-11 para ligao do modem em linhas telefnicas convencionais. Card Slots: 1 x Memory Stick 1 x Memory Stick Pro 1 x Secure Digital(SD)/MMC 1 x xD-Picture Card Leitor de cartes de memria flash embutido e compatvel com os cartes listados. 1 x ExpressCard/34 1 x ExpressCard/54 1 x Type II / Type I CardBus Slot para cartes de expanso(PCMCIA). Na verdade, temos apenas um slot que possibilita o encaixe de qualquer um dos cartes listados. Suporte de Rede: Ethernet (10/100 Mbps) Indicao do padro da interface de rede. No caso, pode se conectar a 10 ou 100Mbps. Protocolo Wireless: 802.11a 802.11b 802.11g Indicao dos padres de wi-fi disponveis. Modem Speed: 56 Kbps Velocidade do modem integrado. Dispositivos de Entrada: Keyboard Touchpad Dispositivos de entrada disponveis. WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR 45

CURSOS ON-LINE - INFORMTICA - CURSO REGULAR PROFESSOR SRGIO BONIFCIO Battery Life (average): 3.5 Hours Nmero de Baterias: 1 Sistema Operacional: Windows XP Media Center Edition 2005 Capacidade mdia da bateria (j que estamos analisando um notebook) e indicao do sistema operacional previamente instalado. A seguir, vamos interpretar algumas configuraes mais sintticas de sistemas desktop. Desktop AMD Sempron 3200+ 1.8GHz Processor, 512MB RAM, 120GB Hard Drive, 16X DVD / 48X32X48 CD-RW Combo Drive, Windows XP Home Edition Computador de mesa com: processador AMD Sempron modelo 3200+ e clock interno de 1.8GHz; 512 MB de memria RAM (no sabemos nem a velocidade nem o tipo); Disco rgido de 120 GB; Drive ptico leitor de DVD e leitor/gravador de CD (combo drive): l DVD a 16x, l CD-R a 48x, grava CD-RW a 32X e grava CD-R a 48X; Widows XP Home Edition instalado.

Intel Pentium 4 Processor 517, 2.93GHz, with Hyper-Threading Technology, 533 MHz FSB, 512MB RAM PC-3200 (400MHz), 160GB Hard Drive SATA-300, DVD+/-RW Drive, Windows XP Home Edition Computador de mesa com: Processador Intel Pentium 4 modelo 517, clock interno de 2,93GHz, com tecnologia Hyper-Threading (que simula dois processadores) e clock externo de 533MHz (FSB); 512 MB de memria RAM tipo DDR400 - PC3200;

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

46

CURSOS ON-LINE - INFORMTICA - CURSO REGULAR PROFESSOR SRGIO BONIFCIO Disco rgido de 160 GB, padro Serial ATA 300MB/s; Drive ptico leitor/gravador de DVD/CD; Widows XP Home Edition instalado.

ltimas palavras O estudo do hardware , para aqueles que so iniciantes em informtica, certamente o mais penoso e de difcil assimilao. Isso porque geralmente desconhecemos tudo o que se passa dentro de um computador para que ele consiga exibir os programas e as informaes que estamos acostumados a ver. Em que pese essa dificuldade, considero que as questes de hardware nos concursos pblicos esto entre as que temos melhores chances de acerto, devido a certa limitao no contedo e a uma tendncia de se cobrar predominantemente certos tpicos. Logicamente h excees ao que acabei de dizer, pois muitas vezes as bancas, especialmente a ESAF, lanam mo de questes de complexidade acima do razovel, provavelmente buscando a simples eliminao de candidatos. Sobre esse tipo de questes, cuja profundidade do contedo cobrado mostra-se pouco razovel, recomendo a leitura do seguinte artigo do mestre Larcio Vasconcelos:
http://www.laercio.com.br/ARTIGOS/COLUNAS/col_014/col_014.HTM

Ano passado tive a oportunidade de freqentar as aulas de Direito Constitucional do professor Vicente Paulo. Na ocasio, pude perceber que uma das qualidades do Vicente ser um excelente estrategista. Ele consegue visualizar com clareza aqueles contedos em que no podemos nos dar o direito de errar uma questo sequer e aqueles em que, no importa o quanto estudemos, sempre estaremos sujeitos a no saber a resposta correta de uma determinada questo. Na minha anlise, as provas de hardware da ESAF eventualmente contm questes de difcil resoluo at mesmo para quem vive de informtica. Entretanto, o contedo que vimos at aqui servir para que possamos acertar a maior parte das questes destinadas a hardware. bom ressaltar que o contedo de hardware no estanque, mas extremamente dinmico. Da mesma forma que precisamos conhecer as ltimas jurisprudncias nas disciplinas de Direito, quando se trata de hardware, precisamos nos manter sempre atualizados.

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

47

CURSOS ON-LINE - INFORMTICA - CURSO REGULAR PROFESSOR SRGIO BONIFCIO Para isso a internet a sua melhor aliada. Recomendo visitas freqentes aos seguintes endereos ou a similares: http://www.clubedohardware.com.br (por Gabriel Torres) http://www.laercio.com.br (por Larcio Vasconcelos) http://tecnologia.uol.com.br (ou similares) http://info.abril.com.br (ou similares) http://www.pcmag.com.br (ou similares) http://www.wikipedia.org (prefira a verso em ingls, se possvel) http://www.tomshardware.com (em ingls) http://www.cnet.com (em ingls) Ao final do curso, apresentarei a bibliografia que utilizei, bem como farei algumas recomendaes de leituras adicionais, por tipo de contedo. isso. Na prxima aula, veremos uma introduo genrica ao estudo de software, conceitos, sistemas operacionais, tipos de arquivos e outros. Ser uma aula bem menos extensa e certamente bem mais leve que esta. At l!

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

48

You might also like