You are on page 1of 6

Oficina de Criao Potica: Territrio da Imaginao Dentro de todas as possibilidades de gneros que a literatura tem, a poesia , paradoxalmente, o mais

complexo e o mais simples. Escrever poemas quase um ato natural. Inmeros escritores comeam transitando pelos versos pois o jeito mais comum de expressar sentimentos, emoes, crises existenciais t picas da juventude. !uitos n"o se consideram escritores, mas quando escrevem algo liter#rio, normalmente o poema que se mani$esta. %o entanto, por ter esta proximidade com a emo"o, com o sentimento, &e aqui entra a $orte in$luncia das letras de msica e do 'omantismo( que muito destes escritos naturais vm arraigados com idias pr)concebidas, incapa*es de $a*er um exerc cio ldico com a linguagem. +s palavras servem apenas para expressar a dor, o amor, a saudade, a $elicidade, con$irmando o que ,larice -ispector disse em seu livro ./m 0opro de 1ida2 .todo o mundo que aprendeu a ler e escrever tem uma certa vontade de escrever. 3 leg timo4 todo o ser tem algo a di*er.2 +o ministrar uma o$icina de cria"o potica, parto desta legitimidade4 a escrita potica natural no 5umano. 6odos os que est"o ali possuem a capacidade de $a*er poemas, mas como ten5o observado ao longo de diversas o$icinas, poucos s"o os que possuem a capacidade de brincar com as palavras, de assumir um poder muito maior do que expressar o que se sente. 6rata)se do poder de inventar algo novo, de delirar com a linguagem. Eu convido os participantes a entrar no mundo in$indo do del rio. 7ara isso abro as o$icinas, antes de qualquer palavra, com este poema de !anoel de 8arros. %o descomeo era o verbo. 09 depois que veio o del rio do verbo. : del rio do verbo estava no comeo, l# onde a criana di*4 Eu escuto a cor dos passarin5os. + criana n"o sabe que o verbo escutar n"o $unciona para cor, mas para som. Ent"o se a criana muda a $un"o de um verbo, ele delira. E pois. Em poesia que vo* de poeta, que a vo* de $a*er nascimentos ; : verbo tem que pegar del rio.

+ partir disso e de todo um discurso em prol da imagina"o, da capacidade que todos temos de brincar com as palavras e deste ato tambm acontecer o poema, propon5o uma srie de exerc cios de escrita. ,omo o pblico alvo do 7':-E' s"o pro$essores que buscam algo para aplicar em sala de aula, propon5o exerc cios que possam ser levados aos alunos sem a necessidade de uma grande adapta"o. 6oda a o$icina gira em torno de exerc cios divertidos de escrita. +lgumas poesias de autores consagrados s"o lidas, um pouco de tcnica passada, mas essencialmente busco a vo* interior de cada participante, naquilo que ela tem de mais original. Os exerccios Resgate da imaginao. : primeiro exerc cio proposto serve para uma tomada de conscincia do quanto somos racionais, do quanto perdemos nossa capacidade de imaginar. Esquecemos o tempo em que as coisas se resolviam pelas sensaes e n"o pela ra*"o. : exerc cio constitui)se em que cada participante se de$ina com apenas uma palavra, que v"o sendo anotadas no quadro. %ormalmente as pessoas trabal5am com conceitos abstratos. 6emos a uma srie de <compreens"o=, <amor=, <responsabilidade=, <$=, <alegria=, etc, palavras imateriais, idias sem corpo $ sico, sempre benevolentes, destacando as qualidades. 3 por este vis que nos pensamos num primeiro momento $rente a estran5os. 7ropon5o aos participantes da o$icina que trans$ormem a palavra que os tradu* por algo concreto, que possa ser percebido pelos cinco sentidos. +s pessoas se meta$ori*am e passam a ser <rio=, <c5uva=, <c5ocolate=, <a*ul=, <montan5a=. 6ornam)se palavras com corpo que tem poder de imagem, de visualidade. +contece a primeira trans$orma"o4 o que era abstrato, conceito, inexistncia $ora da cabea 5umana, passa a ser parte da nature*a, passa a existir para alm do 5omem. %ascem os primeiros poemas. + simples troca de .eu sou respons#vel2 por .eu sou pedra2 j# provoca o distanciamento do racional e a aproxima"o com o potico. 3 com esta matria que trabal5o os demais exerc cios, sempre pensando o <del rio do verbo=, dando va*"o total > imagina"o. 8ac5elard em .7otica dos 0on5os2 a$irma4
7ara bem sentir o papel do imaginante da linguagem, preciso procurar pacientemente, a prop9sito de todas as palavras, os desejos de alteridade, os

desejos de duplo sentido, os desejos de met#$ora. De um modo mais geral, preciso recensear todos os desejos de abandonar o que se v e o que se di* em $avor do que se imagina. +ssim, teremos a oportunidade de devolver > imagina"o seu papel de sedu"o. 7ela imagina"o abandonamos o curso ordin#rio das coisas. &...( Imaginar ausentar)se, lanar)se a uma nova vida.

Expondo este novo ol5ar sobre a palavra poss vel retirar das pessoas o que elas tm de criativo. %uma o$icina o tempo limitado, n"o 5# neste momento papel para a reescritura, tem que se incentivar o $luxo imagtico, romper as amarras racionais e $luir met#$oras, imagens, del rios sobre o papel. + princ pio algo di$ cil, presos que estamos ao .$a*er sentido2, n"o muito corajosos diante do .isso n"o tem nada 5aver2. !uitas ve*es, os participantes da o$icina tm vergon5a de ler os poemas, pois acreditam que est"o absurdos. 'omper as amarras e di*er algo que n"o soe natural, realista, mas que cause algum tipo de estran5amento um dos objetivos da o$icina. 7ara que se percam os medos, um dos exerc cios propostos criar poemas, ou breves narrativas para objetos, tais como pegadores de gaveta, tampas de controle remoto, cadaro, tampa de ralo, conectores, tomadas, caixas de $9s$oro, conexes em pvc. + idia propor um resgate das mem9rias in$antis em que estes objetos perdiam sua $un"o re$erencial e exerciam outra $un"o bem mais intensa. :utro exerc cio de escrita que tem dado bons resultados o de retirar as palavras de suas $unes denotativas, dicionari*adas e dar a elas novos signi$icados, novas liberdades. %este caso, amparo)me no poema .,ultura2 de +rnaldo +ntunes4 : girino o peixin5o do sapo. : silncio o comeo do papo. : bigode a antena do gato. : cavalo o pasto do carrapato. : cabrito o cordeiro da cabra. : pescoo a barriga da cobra. : leit"o um porquin5o mais novo. + galin5a um pouquin5o do ovo. : desejo o comeo do corpo. Engordar tare$a do porco. + cegon5a a gira$a do ganso. : cac5orro um lobo mais manso. : escuro a metade da *ebra. +s ra *es s"o as veias da seiva. : camelo um cavalo sem sede. 6artaruga por dentro parede. : potrin5o o be*erro da gua.

+ batal5a o comeo da trgua. 7apagaio um drag"o miniatura. 8actria num meio cultura. : poeta deu signi$icados novos >s palavras. 3 um poder que a literatura concede a quem a exerce. Este exerc cio prope a aceita"o deste poder, prope que o o$icinante tambm tem vo* de $a*er nascimentos, tambm consegue re)signi$icar poeticamente qualquer palavra. Este exerc cio provoca um clima de curiosidade para ver quem consegue expor a idia mais mirabolante, mais inventiva. 0"o $eitos outros exerc cios sempre embasados num jeito ldico de brincar com as palavras, tendo tambm a imagina"o como $erramenta principal nesse processo. A leitura dos poemas Resgate da beleza %a o$icina, todos os poemas s"o lidos individualmente por seu autor. ?ao isso porque considero importante que a vo* mani$estada no poema seja dividida com os outros. %"o se trata de um exerc cio $ec5ado, $eito para gaveta, necess#ria a exposi"o pois insisto em quebrar outra idia muito presente4 a do escritor que escreve para si mesmo, que n"o expe seus textos ao ol5ar pblico. %este ouvir poema a poema, destaco os momentos em que a cria"o potica $icou evidente, e outros em que a racionalidade imperou no texto. 6en5o percebido que muitas ve*es os poemas n"o s"o lidos adequadamente. ?alta envolvimento, paix"o, .tero2 na leitura. !ais do que vergon5a de se expor, uma quest"o de n"o conseguir ver que um poema bem lido atinge de $orma muito mais intensa quem o escuta. -eituras baixas, r#pidas, sem tonalidade s"o as mais comuns. 7ara tentar resolver esta situa"o, boa parte da o$icina voltada para a releitura do poema. 3 importante que os o$icinantes saibam a $ora da palavra $alada e consigam perceber como o liter#rio se mani$esta tambm pela sonoridade do poema, como as imagens resultantes daquela escrita soam intensas, poticas aos seus ouvidos. Resultados Verbos delirantes

,om a o$icina de cria"o potica ministrada para o 7':-E', os resultados surgem nos diversos poemas escritos a partir dos exerc cios propostos. :s poemas que comeam com grande carga de racionalidade, tornam)se bem mais livres, mais c5eios de simbolismos, de possibilidades de leitura. :s o$icinantes descobrem que a escrita ldica e potica n"o algo intang vel e que eles podem aplicar este novo ol5ar nas aulas de produ"o de textos em geral, pois o uso da imagina"o n"o serve apenas para o texto liter#rio, trata)se de um excelente instrumento para a escrita de qualquer gnero textual.

Rubens da Cunha. Acadmico de Letras. Coordena o Grupo de Poetas Zaragata. Autor de Campo Avesso. Poemas, Editora Letra !"gua, #$$% e Casa de Paragens. Poemas, #$$& Edu'sc. Cronista do (orna) A *ot+cia. Co)unista no site ,,,.b)ocoson)ine.com.br. Em #$$pub)icou pe)o site portugus ,,,.arcoson)ine.com o )ivro virtua) A .usca entre o /a0io contendo & narrativas. 1em diversos poemas e contos pub)icados em anto)ogias. Possui o b)og ,,,.casadeparagens.b)ogspot.com.

Referncias

+%6/%E0, +rnaldo. Nome. 0"o 7aulo4 8!@ +riola Discos,ABBC 8+,DE-+'D, @aston. O Ar e os Sonhos. 0"o 7aulo4 Ed. !artins ?ontes, EFFA. 8+'':0, !anoel. O i!ro das ignoras. 0"o 7aulo4 Ed. 'ecordG+ltaHa, ABBB. -I07E,6:', ,larice. "m so#ro de !ida $#% sa&es'. 'io de Ianeiro4 Ed 'occo, ABBB.

You might also like