You are on page 1of 8

NCLEO + DNA Depois de termos estudado os envoltrios celulares e o citoplasma, vamos discutir o ncleo.

uma estrutura presente nas clulas eucariticas, responsvel pelo controle das funes celulares. O ncleo constitudo pela carioteca, pelo nucleoplasma, pela cromatina e pelo nuclolo. CARIOTECA A carioteca separa o material nuclear do citoplasma. formada por duas membranas lipoproteicas, cada uma delas com organizao estrutural semelhante das demais membranas celulares. A membrana externa da carioteca comunica-se com o retculo endoplasmtico rugoso, e, como ele, apresenta ribossomos aderidos em sua superfcie. A carioteca apresenta poros, atravs dos quais ocorrem trocas de substancias entre o ncleo e o citoplasma. Em cada poro h um complexo de protenas que regula a entrada e a sada de substancias, de modo que h controle sobre o que entra e o que sai do ncleo. NUCLEOPLASMA E CROMATINA O nucleoplasma constitudo de substncias (ons, vrios tipos de enzimas, molculas de ATP) dissolvidas em gua. O termo cromatina derivado do grego Chroma, que significa cor, e foi empregado logo no inicio do estudo das clulas, quando os cientistas verificaram que o ncleo se tinge com determinados tipos de corantes bsicos. Hoje se sabe que a cromatina consiste em DNA associado a protenas histonas e o material que forma cada um dos cromossomos.

NUCLOLO H no interior do ncleo uma regio mais densa, no delimitada por membrana, que se cora mais intensamente com corantes bsicos. Essa regio corresponde ao nuclolo, local de intensa sntese de um tipo de cido nucleico denominado cido ribonucleico ribossmico (RNAr). Essa sntese ocorre em determinadas regies de certos cromossomos, denominadas regies organizadoras do nuclolo, onde esto os genes responsveis por este processo. Logo aps sua sntese, o RNAr associa-se a protenas, formando gros de

ribonucleoprotenas, que comporo os ribossomos. Esses gros saem do ncleo em direo ao citoplasma passando atravs dos poros da carioteca. Enquanto isso novos gros vo se formando no nuclolo, repondo os que esto saindo do ncleo.

CROMOSSOMOS, GENES E DNA. Os cromossomos dos eucariontes so formados por DNA e protenas. Estudos experimentais comprovaram que os genes esto ao longo da molcula de DNA; portanto ela quem comanda e coordena todo o funcionamento celular e a responsvel pelas caractersticas hereditrias. Cada gene transcrito em molculas de RNA, so vrios os tipos de RNA e todos so produtos da transcrio gnica. Um dos tipos de RNA, chamado RNA mensageiro (RNAm), leva a mensagem do gene para o citoplasma, onde ela traduzida em molculas de polipeptdeos. Cada molcula de DNA formada por vrios nucleotdeos. Cada nucleotdeo apresenta um grupo fosfato (P), uma molcula de acar desoxirribose (D) e uma molcula de base nitrogenada. Um nucleotdeo difere do outro apenas pela base nitrogenada, que pode ser adenina (A), guanina (G), citosina (C) ou timina (T).

O modelo da estrutura molecular do DNA foi proposto em 1953, pelos pesquisadores Watson e Crick, e aceito ate hoje. Segundo esse modelo, cada molcula de DNA uma dupla hlice em que duas cadeias de nucleotdeos dispem-se espiraladamente em torno de um eixo. Essas cadeias esto unidas entre si por ligaes de hidrognio que se formam entre as bases nitrogenadas. Essa unio no aleatria: a adenina de uma cadeia emparelha-se com a timina da outra: a citosina de uma cadeia emparelha-se sempre com a guanina da outra. Diz-se que A T so bases complementares, assim como ocorre com C G. isso significa que, se em um trecho de uma molcula de DNA uma das cadeias apresenta a sequencia de bases TCAGTC, a cadeia complementar AGTCAG.
Desenho pg 202.

BASES NITROGENADAS

PAREAMENTO DE BASES

DNA NA FORMA ESPIRALADA

DUPLICAO DO DNA Antes do inicio da diviso celular, cada molcula do DNA do ncleo sofre duplicao resultando em duas novas molculas idnticas que lhes deu origem. Isso garante que as clulas resultantes da diviso possam receber material gentico idntico ao da clula inicial. A duplicao do DNA chamada de semiconservativa, pois cada DNA recm-formado tem uma das cadeias de polinucleotdeos da molcula-me.

Para que ocorra a duplicao semiconservativa do DNA, as cadeias se desenrolam e a dupla hlice se abre pela ao de enzimas chamadas helicases. medida que o DNA sofre desespiralizao, enzimas chamadas DNA-polimerases catalisam a sntese da cadeia nova tomando a cadeia-me como molde. Essas enzimas adicionam nucleotdeos complementares somente no sentido 5 3. Como as cadeias de DN A so invertidas, a sntese em uma cadeia acontece em um sentido e na outra acontece em sentido oposto. SINTESE DE RNA: TRANSCRIO O RNA sintetizado por um processo denominado transcrio: o trecho da molcula de DNA onde est localizado um gene a ser transcrito abre-se, e nesse ponto inicia-se o emparelhamento de nucleotdeos de RNA por ao da enzima RNA-polimerase. Completando o emparelhamento, o RNA se solta. Os nucleotdeos do RNA apresentam os mesmos constituintes bsicos do DNA, diferindo apenas quanto ao acar, que no caso uma ribose, e quanto a uma das bases nitrogenadas: no RNA aparece uracila (U) em vez de timina (T).

Na formao do RNA, o emparelhamento de nucleotdeos tambm ocorre de forma definida, pois as bases nitrogenadas so complementares. Assim, se um trecho do DNA tiver a sequencia ATCG, o RNA que se formar ter a sequencia UACG. Ao contrario do DNA que uma dupla hlice, as molculas de RNA so formadas por apenas uma cadeia polinucleotdica. Os principais tipos de RNA so: - RNA ribossmico (RNAr) ocorre associado a protenas, formando os ribossomos; - RNA mensageiro (RNAm) leva a informao dos genes para a produo de polipeptdeo no citoplasma; - RNA transportador (RNAt) o menor RNA da clula; leva os aminocidos at os ribossomos no momento da sntese de protenas. DIVISO CELULAR Nos eucariontes existem dois tipos de diviso celular: - MITOSE uma clula da origem a duas outras com o mesmo numero de cromossomos da clula inicial. o tipo de diviso realizado quando h reproduo assexuada: o que ocorre no crescimento do organismo e na regenerao de tecidos dos multicelulares - MEIOSE uma clula da origem a outras quatro, cada uma com a metade do numero de cromossomos da clula inicial. Os gametas so formados por esse processo. De acordo com o numero de cromossomos, as clulas podem ser diploides ou haploides. As clulas diploides possuem pares de cromossomos homlogos e so representados por 2n. as clulas haploides possuem apenas um dos cromossomos de cada par de homlogos, representados por n. NA MITOSE, UMA CELULA 2n DA ORIGEM A DUAS CLULAS 2n, OU UMA CELULA n da origem a duas clulas n. NA MEIOSE, UMA CELULA 2n ORIGINA QUATRO CELULAS n.

Na espcie humana, as clulas que formam o corpo (clulas SOMTICAS) so diploides, e as clulas que se destinam perpetuao da espcie (GAMETAS) so haploides. Cada espcie de ser vivo possui um numero especifico de cromossomos em suas clulas. Na espcie humana, as clulas somticas tm 46 cromossomos cada uma, distribudos em 23 pares de cromossomos homlogos. Ao sofrer mitose, cada clula origina outras duas com 23 pares de cromossomos homlogos, mantendo o numero de cromossomos da clula inicial. Na formao de gametas, uma clula inicial diploide com 46 cromossomos sofre meiose, e os cromossomos homlogos se separam. Assim cada clula origina outras quatro com metade do numero de cromossomos da clula inicial, 23 cromossomos cada uma. Quando ocorre a fecundao, um vulo e um espermatozoide se unem, recompondo o numero diploide da espcie. FASES DA MITOSE O perodo entre o inicio de uma mitose e o de outra chamado de ciclo celular, nele a clula cresce, prepare-se para a diviso e se divide. Este ciclo inclui a fase em que a clula no esta se dividindo a INTRFASE e quatro outras de diviso propriamente PRFASE, METFASE, ANFASE E TELFASE. A clula cresce e realiza o seu metabolismo normal; comea a ocorrer a duplicao do DNA, a sntese de histonas; a clula comea a sintetizar protenas e molculas necessrias para a diviso, como os centrolos...comea a diviso. Prfase (pr = antes): Os filamentos de cromatina comeam a se enrolar, formando os cromossomos. Duplicados os centrolos comeam a migrar para os polos da clula, atravs dos filamentos de ster, a membrana nuclear comea a se fragmentar. Metfase (meta = metade) Os centrolos ocupam polos opostos das clulas, cada cromtide esta presa a eles pelo centro. Os cromossomos ocupam a regio mediana da clula e esto com sua condensao mxima, as cromtides irms voltam-se para os polos opostos da clula. Anfase (Ana = movimento) As cromtides separam-se e so levadas para os polos opostos da clula, pelo encurtamento dos filamentos de ster. A posio que as cromtides irms ocupavam

na metfase garante uma distribuio idntica do material gentico para os dois polos, para as duas clulas filhas. Telfase (telo = final) Os cromossomos chegam aos polos e comeam a se desenrolar e adquirem novamente o aspecto de filamento de cromatina, as membranas voltam a se formar. FASES DA MEIOSE Enquanto a mitose mantm o numero de cromossomos nas clulas filhas, o processo de meiose o reduz a metade. A importncia desta reduo fica evidente quando lembramos que na fecundao os gametas, masculinos e femininos, se fundem restabelecendo o nmero de cromossomos.

PROFASE 1- Divide-se em cinco perodos: a) Leptteno: cromossomos duplicados e visveis; b) Zigteno: os cromossomos homlogos se atraem, emparelhando-se. Este pareamento conhecido como sinapse. c) Paquteno: as duas cromtides ficam visveis e mostram 4 filamentos, chamadas de ttrades ou bivalentes d) Diplteno: Nessa fase podem ocorrer quebras em regies correspondentes das cromtides homlogas, e os pedaos quebrados unem-se em posies trocadas. Fenmeno chamado de Crossing over ou permuta, o que aumenta a variabilidade gentica. e) Diacinese: Os pares de homlogos esto praticamente separados, a espiralao dos cromossomos aumenta. METAFASE 1- A membrana nuclear desaparece, os pares de cromossomos se organizam no centro da clula para que cada componente seja atrado para os polos da clula. ANFASE 1- No h diviso dos centrmeros, cada componente do par de homlogos migra em direo a um dos polos. TELFASE 1- A carioteca se reorganiza, os cromossomos se desespiralam, o citoplasma sofre a diviso. INTERCINESE- intervalo entre as divises. PRFASE 2- Semelhante ao da mitose. Forma-se o fuso. METFASE 2- Os cromossomos se encontram na placa equatorial e ligam-se as fibras do fuso. Ao final da metfase as cromtides passam a constituir um cromossomo com centrmero prprio. ANFASE 2- Os cromossomos-filhos migram para polos opostos. TELFASE 2- Os cromossomos desespiralam, e a membrana reaparece, o citoplasma se divide.

You might also like