You are on page 1of 32

Cintia Rosa Carbone

importante garantir dos 0 aos 5 anos o desenvolvimento integral da criana em seus aspectos : fsico, cognitivo e psicossocial, considerando que esto interligados e influenciam um ao outro durante toda a vida
Quais aspectos envolvem : Fsico Cognitivo Psicossocial

A mudana e a estabilidade nas capacidades mentais, como aprendizagem, memria, linguagem, pensamento, julgamento moral e criatividade, constituem o desenvolvimento cognitivo, que por sua vez influencia o desenvolvimento psicossocial. Este ltimo constitudo pelas modificaes e estabilidade na personalidade, que iro promover os relacionamentos e a adequada insero social.
Conceito-base extrado da publicao Desenvolvimento infantil da concepo aos trs anos. I Workshop Internacional sobre DI da FMCSV

O aprendizado da criana pequena est diretamente ligado s vivncias e s oportunidades que esta criana tem ao longo de seu crescimento. De acordo com pesquisas do Center on the Developing Child (CDC), da Universidade de Harvard (Estados Unidos), a arquitetura do crebro construda a partir das experincias que cada um vivencia.

SEM VNCULO, NO H DESENVOLVIMENTO SAUDVEL

Os itens que possibilitam o vincular-se: brincar e passear conversar com a criana receber ateno dos adultos estabelecer limites ter bons exemplos dos pais receber carinho, afeto socializar com outras crianas

Experincias positivas na primeira infncia contribuem para o desenvolvimento saudvel do crebro, permitindo que a arquitetura cerebral seja slida e tenha uma estrutura mais apta a superar dificuldades do que a de uma pessoa cuja primeira infncia tenha sido marcada por experincias notadamente ruins.

Cintia Rosa carbone

ANTES

HOJE

Cuidados com o desenvolvimento fsico e a sade, como alimentao, aumento de peso, vacinao etc.

Desenvolvimento integral num processo contnuo e sequencial. Desenvolvimento de habilidades e conhecimentos, comeando por aprendizados mais elementares, aos quais vo se agregando progressivamente outros mais complexos.

Os conhecimentos proporcionados pelas Neurocincias vieram reforar os argumentos do valor dos cuidados nos primeiros anos de vida, forando a reviso das prticas mais antigas. Neurocincia o estudo do sistema nervoso: sua estrutura, seu desenvolvimento, funcionamento, evoluo, relao com o comportamento e a mente, e tambm suas alteraes.

O crebro em formao Para que este processo de desenvolvimento integral ocorra, consideramos trs condies como fundamentais
Existncia de estrutura neurobiolgica

Estimulao adequada

Afeto

Janelas abertas
A maior parte das transformaes no crebro ocorre nos seis primeiros anos de vida. Como a criana nasce com mais neurnios do que vai precisar na vida adulta, nesse perodo ocorre o que os neurocientistas chamam de "poda" cerebral. Nesse processo, as sinapses ligaes entre os neurnios mais integradas ao sistema sobrevivem, enquanto as menos utilizadas so descartadas. Do primeiro ao quinto ano de vida so eliminadas cerca de 100 mil conexes por segundo. Isso no quer dizer, porm, que a poda seja ruim. Faz parte do desenvolvimento do crebro.

Mas no a nica revoluo que se passa no crebro, nessa poca. "Abrem-se" tambm as janelas de oportunidades, nome potico que os cientistas usam para chamar o perodo especialmente frtil ao aprendizado de certas habilidades. Ento, quanto mais cedo a criana comear a aprender coisas novas, sejam as letras, as cores ou os nmeros, melhor? No, "Tudo tem uma idade e uma medida certa.

Ensinar s crianas o alfabeto antes dos 2 anos, por exemplo, no adequado. Isso porque, nessa idade, ela est na fase sensrio-motora: o melhor momento para desenvolver os sentidos e os movimentos e no a lgica das letras. Mesmo as mais velhas ainda tm o pensamento concreto. Por isso, brincar com cubos de montar mais eficiente do que decorar nmeros em cartolinas.

Para ativar a inteligncia, no preciso ir longe. Uma viagem no jardim j faz diferena. As folhas de grama, o vento, as formigas e outros bichinhos tudo um mundo a ser explorado.

Teste utilizando brincadeiras, jogos de construo da Universidade de Washington


As crianas aumentaram 15% o desenvolvimento de linguagem em relao s crianas que estavam fora da brincadeira. Por qu? Porque, quando voc se dispe a construir algo, precisa pensar a respeito com o que tem em mos, sonhar um objetivo, imaginar como ficaria pronto, recomear sempre que preciso e finalizar o que planejou. Se precisar, vai ter que mudar de ideia, muitas e muitas vezes. Porque esse o pensamento criativo:

nada est pronto, nada de uma maneira s.

At um ano, o crebro pode ser exercitado por meio de atividades simples. Um toque na pele do beb, brincadeiras com objetos coloridos e de texturas diferentes, conversas olho no olho e outras atitudes ajudam a fazer crescer a rede neuronial. Depois dessa idade, valem outras estratgias, como incentivar a fantasia e a imaginao com a ajuda de histrias, teatrinhos e fantoches.

Por volta dos dois anos, o estmulo que a criana recebe tambm fundamental. Para se ter uma ideia, nessa fase o crebro de uma criana consome duas vezes mais energia do que o de um adulto e tem a capacidade de realizar o dobro de sinapses.

E o crebro de um adulto? Ainda pode ser desenvolvido?

E o nosso crebro? Ainda tem jeito?


Concentrou, alongou, respirou fundo? Vai comear a ginstica. No, no se trata de exerccio fsico, como musculao, caminhada ou corrida. Trata-se de outro tipo de malhao: a do crebro.

Quanto mais sinapses voc cria, mais possibilidade de raciocnio rpido voc tem. E todos esses joguinhos estimulam isso, diz Henrique Ramos, diretor editorial das revistas Coquetel, do grupo Ediouro.

Read more: http://www.marciolavor.info/exercitandoocerebro/?p=662#ixzz2ysfJiJaz

Domingo passado, um milionrio foi encontrado morto, com um corte violento na cabea. Sua esposa chamou a polcia imediatamente. Quando chegaram, os policiais interrogaram todos da casa. Cada um apresentou seu libi: A esposa disse que estava lendo um livro na sala. O cozinheiro alegou estar ocupado com o jantar. A empregada estaria vendo novela na tv do quarto. O jardineiro estava lavando suas ferramentas. O mordomo alegou estar polindo a prataria.Depois de ouvir cada depoimento, a polcia logo prendeu o supeito. Quem era e como a polcia chegou a esse ponto?

1- Vista-se com os olhos fechados 2- Faa um caminho diferente para ir ao trabalho. 3- Coma com os olhos fechados e sinta as diferentes texturas e sabores. 4- Passe algumas horas com os ouvidos tampados para experimentar o mundo sem sons. 5- Aprenda um novo idioma. 6- Cheire um aroma em momentos rotineiros como ao acordar, antes de se vestir antes de deitar ou ao escutar msica. 7- Mude de supermercado. 8- Mude a sua rotina. 9- Escove os dentes de olhos fechados usando a mo no dominante. 10- Tome banho de olhos fechados. 11- Veja as horas em um espelho. 12- Use o "rato" com a mo no dominante

A proposta pedaggica das instituies de Educao Infantil deve ter como objetivo garantir criana acesso a processos de apropriao, renovao e articulao de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito proteo, sade, liberdade, confiana, ao respeito, dignidade, brincadeira, convivncia e interao com outras crianas. DCNEI

I na gesto das emoes; II no desenvolvimento de hbitos higinicos e alimentares; III na vivncia de situaes destinadas organizao dos objetos pessoais e escolares; IV na vivncia de situaes de preservao dos recursos da natureza; V no contato com diferentes linguagens representadas, predominantemente, por cones e no apenas pelo desenvolvimento da prontido para a leitura e escrita , como potencialidades indispensveis formao do interlocutor cultural.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao Bsica

Segundo as Diretrizes Curriculares de Educao Infantil, artigo 9, os eixos norteadores das prticas pedaggicas devem ser as interaes e a brincadeira, indicando que no se pode pensar no brincar sem as interaes: Interao com a professora Interao com as crianas Interao com os brinquedos e materiais A interao entre criana e ambiente As interaes (relaes) entre a Instituio, a famlia e a criana

Crianas so milagres.

Acreditar que toda criana um milagre pode transformar a maneira como planejamos o cuidado com elas. Quando convidamos um milagre para entrar em nossas vidas, ns nos preparamos e tambm ao ambiente. Podemos arrumar flores ou ofertas especiais. Podemos nos esvaziar, assim como o espao ou nossos pensamentos, de tudo, exceto do amor que existe dentro de ns. Ns assumimos a responsabilidade de criar, com reverncia e gratido, um espao que seja digno de um milagre! Ao pensamento segue a ao. Ns podemos escolher mudar. Podemos escolher planejar espaos para milagres, no para o mnimo.

Anita Rui Olds

Referncia Bibliografica
Regina Shudo www.brincarepensar.com.br

revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/0-a-3-anos/estimulo-tresprimeiros-anos-fundamental-419560.shtml
http://revistavivasaude.uol.com.br/saude-nutricao/44/artigo468541.asp/ revistaescola.abril.com.br ... Linguagem oral e comunicao

You might also like