You are on page 1of 24

Alimentao & Sociedade

Da pr-histria aos tempos actuais

A histria da comida e a comida a fazer histria


A alimentao essencial ao homem desde o nascimento. Acredita-se que ao longo do tempo 1. Alimentava-se de frutos e razes aps observar o comportamento

de outros animais. 2. 3. 4. 5. 6. Passou depois a consumir carne crua e moluscos. Mais tarde descobriu a arte de assar e cozinhar. Descobriu a cermica, terras e povos distintos. Iniciou-se uma vasta histria de experincias com alimentos. Nos dias de hoje j contamos com uma cincia especializada: a

Nutrio

Pr-histria
O homem pr histrico sempre foi vegetariano? Estudos indicam que o cro-magnom e o homo sapiens se alimentavam da carne de caa que abatiam diariamente e assavam. A primeira sobremesa foi o mel de abelhas que j existia no perodo cretceo (h 135 milhes de anos) aquando do aparecimento das flores. Ainda no conhecia a agricultura e a domesticao de animais. Caa diversificada de animais como peixes, ursos, rinocerontes, entre outros. Utilizavam instrumentos rudimentares feitos de ossos, madeira e lascas

Agricultura
As profundas mudanas climticas obrigaram animais e seres humanos a migrar, ocupando vrias partes do globo. Enquanto andavam de um lugar para outro, foram percebendo que as sementes que caam sobre a terra multiplicavam as suas colheitas em poucos meses. Tornaram-se agricultores e, com isso, trocaram a vida nmada pela vida em pequenas aldeias. A abundncia de cereais (trigo, aveia) iniciou o processo de desenvolvimento agrcola. A inveno do arco e da flecha foi outro marco importante.

Idade dos metais (10.000 a.C. a 4.000 a.C.)


A aco do homem sobre a natureza tornou-se mais intensa. Colheitas mais abundantes favoreceram o aumento da populao, formando-se tribos. Inicia-se a base da nossa alimentao tradicional, ou seja, a cultura de cereais usados no fabrico de pes. Comeam a ser produzidas bebidas e alimentos lquidos: cozidos, ensopados e condimentos.

Antigo Egipto(4000 a.C.)


As tumbas mostram os alimentos consumidos pelos faras: massas, carnes, peixes, lacticnios, frutas, legumes, cereais, especiarias, mel, condimentos e bebidas. As modalidades de produo alimentar eram a agricultura, a criao de animais, caa e pesca. A sade e a longevidade dependiam dos prazeres da mesa. Grandes conhecedores dos segredos da farmacopeia e das ervas medicinais, e j relacionavam a alimentao com a cura das doenas.

Trigo e arroz
Cereais como trigo, milho, arroz e cevada foram os primeiros gros cultivados pelos povos antigos. Os faras usavam o trigo como forma de pagamento e j fabricavam o po. Ainda antes da era crist, gregos e romanos produziram trigo e o levaram para o resto da Europa. Tratava-se de um cereal nobre, preferido pelos ricos, enquanto a plebe e os escravos consumiam a cevada. Originrio da ndia ou da China. Por volta de 2.800 a.C. era a planta sagrada do imperador da China. Hoje alimenta mais de metade da humanidade.

Idade Mdia (sculos X a XV d. C.)


3 sabores fundamentais:

Forte: devido s especiarias Doce: graas ao uso do aucar cido: devido ao uso de vinagre, vinho e frutas ctricas

Maior preocupao com a aparncia do que com o sabor dos pratos

Idade Moderna (sculos XV a XVIII)


Agricultura passa a ter fins comerciais e no s de subsistncia.

Tomate, batata, milho, arroz, etc., tornam-se importantes na alimentao ocidental. Po consumido por todas as classes sociais. Crises na produo de cereais aumentaram de forma significativa a taxa de mortalidade.

Idade Contempornea (sculos XIX a XX)


Cultivo e consumo de uma maior variedade de frutas e verduras. O consumo do acar difundiu-se na alimentao popular (at ento estava restrito s elites sociais). Aumento no consumo de ovos e de gorduras animal e vegetal. Em todos os perodos o homem utiliza tcnicas anteriores ao uso da cermica que persistem at idade contempornea: Aquecer gua com pedras quentes Assar ao calor das brasas (o que hoje chamamos de churrasco) Cozinhar nas cinzas

Actualmente
As novidades surgem diariamente.

As mudanas na rea alimentcia tornaram-se um desafio. Certos produtos j podem ser modificados, quer seja por cultivos especiais ou alterao gentica. Crescem as alternativas das indstrias dos alimentos:

Alimentos congelados Alimentos pr-cozidos Enlatados Conservas

Drive-thru Fast-food Self-service Etc.

Actualmente
Os tipos de alimentos consumidos nos diferentes pases tendem a ser cada vez mais semelhantes. Essa semelhana mais aparente do que real j que os comportamentos alimentares so adaptados: cultura de cada povo cultura de cada pas s particularidades locais Ao apego sua prpria identidade

A influncia da cultura na alimentao


A nossa cultura crenas, tabus, religio, hbitos influenciam directamente a escolha dos nossos alimentos dirios . A alimentao humana parece estar muito mais ligada a factores espirituais e exigncias tradicionais do que s necessidades fisiolgicas. O homem pr histrico era omnvoro (comia de tudo). E ns?

A influncia da religio na alimentao


A ligao entre a religio e a alimentao esta presente:

Na Bblia: aquele que come da minha carne e bebe do meu sangue tem a vida eterna

Na Bblia: eu sou o po da vida

Profeta Isaas: quem mata um boi como o que fere um homem

Alguns exemplos:
A histria de Ado e Eva (a ma proibida foi uma forma de compreender a diferena entre o Bem e o Mal e, expulsos do paraso, foram obrigados a produzir os seus prprios alimentos).

A religio dos israelitas permite o consumo de gafanhotos, assim como em Marrocos e no Saara ( o mesmo que marisco para a populao ocidental).

No nordeste do Brasil, apenas nessa zona, comem camalees.

Os budistas no matam o peixe. Deixam-no morrer na praia para


Os hindus no comem carne de gado porque acreditam que ela

sagrada (preferem morrer de fome). Os africanos tem a galinha e o galo como animais de oferenda e no para alimentao. A carne de porco foi proibida por muitos lderes religiosos e abominada no egipto. Na Roma Antiga o leite de vaca era includo nas cerimonias fnebres e nas oferendas. O leite das burras animava as crianas doentes e os tuberculosos.

O comportamento mesa
Os orientais no admitem a hiptese de comer na mesma mesa que um inimigo.

Antigamente os Indgenas no conversavam durante a refeio (hoje em dia j foram influenciados pelo homem branco).

Nos antigos banquetes Ingleses s se conversava depois do brinde ao rei.

Alguns povos (e em famlias em particular) reza-se antes e depois de comer.

Os vrios tipos de Alimentao

Mediterrnica
Trigo (pizzas, massas, pes, bolos, etc. )

5 refeies por dia


Arroz

Grelhados (espetadas, sardinha assada) Ovos

Azeite

Saladas mediterrnicas (com frutas, queijo, iogurtes) Batatas

Frutas e legumes (uvas, citrinos, azeitonas, salsa, hortel, ervas aromaticas)

Cereais e derivados

Africana
Arroz Peixe e carne secos Batata Mandioca Surgo

Fufu (tubrculos de inhame) Feijo Trigo

Milho

Guisado s

Oriental
Frutas Peixes Algas marinhas

Soja Vegetais

Arroz Cereais Hortalias

Americana
Fritos Salgados Caf

Carnes Doces leos Lacticnios

Adoantes

Sobremesa s

Portuguesa
Peixe Po

Hortalias

Especiaria s Frutos frescos Vinho

Carnes variadas

Azeite

Sopas

Saladas

Concluso
A alimentao torna-se cada vez mais importante durante os dias de hoje, j que complementa uma parte importante da nossa sobrevivncia. Esta tem vindo a ser alterada ao longo dos tempos, variando com as crenas, hbitos, tabus, religies, etc. Tambm os meios de comunicao e o marketing fazem-nos cada vez mais optar por um ou outro tipo de alimentos. Num planeta onde h vrios povos e culturas diferentes, h tambm e como era de esperar uma grande variedade de produtos alimentcios, formas de os produzir e confeccionar. Nota-se tambm um crescente aumento multicultural entre povos e alimentos: em Portugal h cada vez mais adeptos da comida chinesa, japonesa, indiana, mexicana, etc..

You might also like