You are on page 1of 51

Mestrando: Arq. Cleide Cedeni Andrade Profa. Dra.

Sonia Afonso

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PsARQ PROGRAMA DE PS GRADUAO EM ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA: ARQ 1101 - IDIA, MTODO E LINGUAGEM PROFa. DRa. SONIA AFONSO

ANLISE DA FORMA
Urbanismo e arquitetura Autor: Geoffrey H. Baker

Geoffrey H. Baker estudou arquitetura na Universidade de Manchester, ensinou desenho, histria e teoria da arquitetura, desde 1964, na Universidade de Newcastle-upon-Tyne, em 1976 foi nomeado leitor da Escola de Arquitetura e de desenho de interior do Politcnico de Brighton, onde dirigiu investigaes de estratgias e tcnicas de desenho.
02/51

AN LISE DA FORMA Geoffrey H. Baker AN

(... a arquitetura passa a relacionar-se com as necessidades emocionais e prticas que a tcnica pode satisfazer. O automvel, o rdio, a televiso no so impreenscindveis : os edifcios so, e, portanto, a arquitetura tem um rol distinto, e est em condies de representar reas importantes da vida. Ainda que a arquitetura atenda os aspectos formais, espaciais e funcionais, o papel que desempenha e essencialmente simblico; a nica entre as artes que pode expressar as idias de governo, igreja ou monarquia, porm tambm tem a possibilidade de simbolizar o lugar). (p.xvii)

Introduo

(A arquitetura ajuda a entender melhor uma civilizao, e que os edifcios revelam os centros de interesses da sociedade, as pessoas organizadas, a riqueza e a pobreza, o clima e a posio diante da tcnica e das artes). (p.xvii)

03/51

Em resumo, a arquitetura est condicionada por trs fatores bsicos:

Topografia/ clima (Os edifcios devem responder as condies do lugar).


AN LISE DA FORMA Geoffrey H. Baker AN

Os requisitos funcionais (organizao do edifcio).

Introduo

Os requisitos culturais (influncia das foras culturais no decorrer da histria).

04/51

Princpios analticos
51

AN LISE DA FORMA Geoffrey H. Baker AN

As foras: Os fenmenos naturais e os edifcios podem interpretar-se como foras de diferentes magnitudes e intensidades, igual que diferem das caractersticas de uma montanha, colina, de um rio... As trs foras que atuam na arquitetura provm do lugar, do programa e da cultura dominante Genius loci: o termo genius loci se refere ao esprito do lugar, so essas caractersticas, geralmente difusas, que a convertem em algo nico. Os exemplos mais esplendidos da arquitetura so aqueles que captam este esprito e abrigam as qualidades intrnsecas da paisagem e da cultura.

A natureza e a arte: A arte uma resposta organizada que ocasionalmente a natureza nos deixa ver (John Berger). A Arte , portanto, a tentativa de tornar permanente a fugacidade das experincias estticas.

Princpios analticos

A poesia: Da poesia poderamos dizer que uma expresso sublimada do pensar e do sentir que tem uma forma mtrica1 A dimenso potica da arquitetura transforma o comum em singular, sendo um espao de trabalho ou vivncia, a obra arquitetnica pode enriquecer e no s nutrir a vida.
AN LISE DA FORMA Geoffrey H. Baker AN

O significado e o uso: Os edifcios devem explicar sua finalidade de forma a ser entendido, devem informar claramente sobre seus desgnios. A arquitetura primitiva: Todos os indivduos da sociedade primitiva foram capazes de construir suas casas e, elas, de certas formas evoluram fazendo eco das necessidades humanas, do clima e dos graus de habilidades de construir. A arquitetura nativa: Arquitetura do acordo, do compndio, e dos temas que movem a sociedade.

06/51
1. The Poket Oxford Dictionary, Oxford, 1978, p. 682, por J. B. Sykes (ed)

A arquitetura monumental: Aspira a impressionar e iniciar estreita conexo com os efeitos estticos.

Princpios analticos

AN LISE DA FORMA Geoffrey H. Baker AN

A cultura e o significado: Para que exista uma cultura preciso que o homem se integre em um mundo ordenado que se baseia em interaes significativas.1 Em particular, a arquitetura capaz de identificar as camadas sociais, desde a igreja at o governo, desde o papel das artes, lazer e tcnica, at a posio do indivduo na sociedade.

O programa e o lugar: O lugar, o programa e a cultura dominante so as trs foras que influem na arquitetura. Por outro lado, se trabalha com a tcnica de que dispem a cultura.

07/51

1. C. Norberg Schulz, Meaning in Architecture, em Meaning in Architecture, editado por Charles Jencks y George Baird, Londres,. 1969, p. 220.

A orientao e identidade: O ser humano necessita ter uma imagem ntida do que lhe envolve para alcanar e compreender o entorno ambiental e, se relacionar com caminhos e distritos1

Princpios analticos

AN LISE DA FORMA Geoffrey H. Baker AN

O movimento: O movimento um componente da arquitetura equiparvel a uma fora que tenha vrias intensidades. As vistas: As vistas constituem tambm uma fora principal que usa a arquitetura para organizar edifcios e cidades

A estrutura e a geometria: A estrutura se pode entender atravs dos significados culturais que expressa como maneira de imprimir dinamismo o estatismo ao edifcio. Na organizao arquitetnica, a geometria e uma presena inevitvel que ordena um desenho e interrelaciona as partes.
1. Kevin Lynch, op. Cit., p. 7

08/51

Aspectos da forma

AN LISE DA FORMA Geoffrey H. Baker AN

A arquitetura e a cultura: Quem cria a imagem de uma cultura o arquiteto, pois ele que concebe o entorno humano como entidade fsica donde figuram os modelos funcionais, de cadncia caractersticas, que formam uma cultura. (p.38)
Fig. 01 - Parternon. Atenas, Grcia (449aC a 444aC)

A tenso e a harmonia: A harmonia e a unidade, marca caractersticas do templo grego, so frutos do equilbrio inerente na simetria bilateral da planta. A composio tem como base um componente rtmico muito forte: o ritmo principal que marca as colunas e os ritmos secundrios de mtopas1 e trglifos2. (p.40) A permanncia e a harmonia: A grande importncia que na arquitetura tem a harmonia, e suas relaes com a ordem e a unidade, procede, em parte, de que so trs smbolos, culturalmente falando, em muita estima, e, ademais porque a permanncia resiste qualquer nota discordante. (p.42)
1. mtopa. Intervalo quadrado entre os trglifos de um friso drico. 2. trglifo. Ornamento arquitetnico num friso de ordem drica, e que consta de trs sulcos.

09/51

A harmonia atravs da geometria


O volume: As formas percebe-se na luz porque nossos olhos esto habituados para ver as formas: cubos. Cones, esferas, cilindros e pirmides so grandes formas primrias que a luz felizmente reala1.(p.44) O plano: Toda a estrutura se levanta por cima de sua base e se desenvolve conforme a uma regra na base do plano... Sem o plano teremos essa sensao to ingrata e indefinida ao ser, de pobreza, de desordem, de voluntariedade2.(p44)

Aspectos da forma

AN LISE DA FORMA Geoffrey H. Baker AN

A geometria: Contudo, ao decidir a configurao do recinto... Ele seguindo, sem aperceber-se, dos ngulos retos, o quadrado, o crculo... Os eixos de rotaes, os crculos os ngulos retos, todas estas coisas so as verdades da geometria... A geometria a linguagem do homem.3 (p.44)

10/51

1. Le Corbusier, Vers une Architecture, trad. Inglesa Towards a new Architecture, de Frederick Etchells, 1946, p. 3 (versin castellana: hacia um arquitectura, Editorial Poseidon, S. L., Barcelona, 1977). 2. Ibid., p. 46 3. Ibid., p. 68

O estatismo central
O Taj Mahal, edificado no tempo da dinastia Maghul, fase ao uso dos motivos e elementos tradicionais da cultura islmica. A linguagem arquitetnica do Isl, visvel sobre todas as mesquitas, materializa a f muulmana criando um estado de recato, contemplao e sossego. (p.48)

Aspectos da forma

AN LISE DA FORMA Geoffrey H. Baker AN

Fig. 02 - Taj Mahal em Agra, ndia (1632-1653)

Fig. 03 - Taj Mahal em Agra, ndia (1632-1653)

11/51

O dinamismo linear
O gtico, representado pelas catedrais medievais, o equivalente ocidental da arquitetura repousada do oriente. No obstante, a tradio ocidental est inspirada no dinamismo, por reao exigncia das procisses, trocam o central em linear, e a verticalidade plena em espao interior com uma expresso do poder e glria a Deus que toma formas de imponncia e venerao inspirada pelo temor. (p.49)
Fig. 04 - Catedral de Chartres Frana- (1145-1194)

Aspectos da forma
12/51

AN LISE DA FORMA Geoffrey H. Baker AN

A energia dinmica da forma


Esta energia no propriedade primitiva de antigos tempos. Em efeito, a arquitetura do sculo XX feito com elegncia de um tratamento formal nesta mesma linha, como certifica a produo de futuristas, construtivistas e expressionista; mas evidente que manifestao mais indiscutvel que temos que a obra do arquiteto da envergadura de Luigi Moretti; Hans Scharoun, Alvar Aalto e Le Corbusier. Cada um distribuiu a energia segundo seu critrio; Aalto, por exemplo, gera o dinamismo introduzindo variaes nos temas radiais. (p.56)

Aspectos da forma

AN LISE DA FORMA Geoffrey H. Baker AN

Fig. 05 - Teatro Aalto - Essen

Fig. 06 - Villa Savoye Le Corbusier

13/51

A Anlise da arquitetura

Esta metodologia analtica pretende aborda os fatores organizadores fundamentais que atuam em um edifcio ou um projeto para chamar a luz as preocupaes que afligem o projetista . (p.64)
AN LISE DA FORMA Geoffrey H. Baker AN

O pensamento diagramtico: Analista e projetistas encontram nos diagramas um instrumento bsico de trabalho cuja aplicao induz uns modelos de pensamento muito operativo. Esta operao, esta oportunidade para aprender a essncia de um conceito e, com sua mediao, a compresso do desenvolvimento de uma idia, com elementos vitais para levar adiante o ato de desenhar. (p.66)

As transformaes de um volume: La Villa Stein de Le Corbusier pode explicar-se mediante diagramas como uma sucesso de transformaes aplicadas a um volume retilneo.
Fig. 07 Villa Stein

14/51

A Anlise da arquitetura

AN LISE DA FORMA Geoffrey H. Baker AN

O forma genrica e a forma especifica: A forma arquitetnica genrica quando apresenta seu estado original, e especfica, quando assume uma finalidade aps uma manipulao e organizao que satisfazem as exigncias funcionais do programa, assim como os limites concretos e as possibilidades do local. As formas podem ser interpretadas em funo de seu antecedente genrico; e nesse sentido, La Tourette procede de um modelo de ptio original. (p.70)

Fig. 08 La Tourette Lion Frana Arq. Le Corbusier Photo: LAssociation des Amis de La Tourette

15/51

A Anlise da arquitetura

AN LISE DA FORMA Geoffrey H. Baker AN

Retcula cartesiana e absoluto horizontal: Peter Eisenman comenta o tema da retcula tridimensional cartesiana classificando como a referncia absoluta da forma arquitetnica, ser genrica ou especfica (p.72)

Fig. 09 - Villa Capra dita La Rotonda, em Vicenza

O volume e a superfcie: importante diferenciar com fins analticos, o volume da superfcie. O volume e o componente slido da forma. A Villa Capra de Palladio, em Vicenza, acomoda perfeitamente o conceito. (p.74)

16/51

17/51

A Anlise da arquitetura
AN LISE DA FORMA Geoffrey H. Baker AN

A articulao do volume:

(p.75)

A Anlise da arquitetura

AN LISE DA FORMA Geoffrey H. Baker AN

A forma centride e linear: A esfera, o cubo e demais configuraes centrais conservam o equilbrio das foras, diferenciando-se das lineares, onde a fora predominante tem uma energia e direo concretas. Os volumes centrides inspiram sossego e estabilidade; as formas lineares implicam atividade. Na casa Robie, de Frank Lloyd Wrigth, existe duas forma lineares sujeitas a uma relao potencialmente vivel. P.76)

Fig. 10 - Frank Lloyd Wright, Casa Robie, Chicago, 1907

Fig. 11 - Frank Lloyd Wright, Casa Robie, Chicago, 1907

18/51

A Anlise da arquitetura

AN LISE DA FORMA Geoffrey H. Baker AN

A dinmica da forma: A unidade mais simples, o ponto, nos indica uma posio s, uma energia potencial de expanso e contrao que ativa a zona circundante. Dois pontos definem uma medida, implica em uma energia interna, uma tenso especfica que afeta o espao intermedirio. (p.77) A linha uma cadeia de pontos unidos que indica uma posio e direo. Implica em uma velocidade e ativa o espao que a rodeia. Pode at certo ponto expressar emoes: linha fina representa a audcia; linha reta representa fora e estabilidade; linha em zigzague a excitao. (p.77) Os sistemas com ncleos: Os sistemas centrados com ncleos incluem a forma helicoidal expressada as vezes por uma disposio giratria -,a agrupao e a ordenao cruciformes. (p.78)

19/51

A Anlise da arquitetura

Os sistemas lineares: Os sistemas lineares proporcionam a oportunidade de realizar adies ao lugar dos eixos e, em consequncia, permitem fazer repeties e desenvolver ritmos. O movimento se converte em um componente fundamental da forma. (p.79) Os sistemas axiais: Sistema organizado que predominou no sculo XX a simetria bilateral acompanhada por uma disposio volumtrica hierarquizada. (p.80) Os sistemas conexos: A Unity Church apresentou Frank Lloyd Writht o problema de relacionar a planta quadrada do espao religioso com a retilnea dos servios auxiliares. (p.82)
Fig. 12 - Unity Church - Frank Lloyd Wright

AN LISE DA FORMA Geoffrey H. Baker AN

Fig. 13 - Unity Church - Frank Lloyd Wright - Planta

20/51

As foras do lugar
gua: A presena de tal quantidade de gua exerce uma fora notvel. As vias e vistas: - A praa ocupa uma posio central em relao boca do Gran Canal e conecta-se com a zona comercial e com o Rialto atravs de uma via direta. O lugar: Este cercado por um labirinto de edifcios e ruas, com um encaixe intrincado que contrasta com a ordem e definio da Piazza. O conjunto se beneficia do enfrentamento dramtico entre os mundos antagnicos. (p.130)

Estudos analticos

AN LISE DA FORMA Geoffrey H. Baker AN

Fig. 14 - La Piazza San Marco Canaletto (1735-40)

Fig. 15 - La Piazza San Marco: Looking South-East Canaletto (1735-40)

21/51

A combinao de elementos
1. O volume centride: A cruz grega de S. Marco impe uma forma regular com simetria bilateral que domina o espao. 2. O domnio extico: A projeo da igreja com as cinco cpulas contra o cu. 3. Volumes conexos em contraste: A conexo entre o Palcio Del Dogo e a baslica tal que as formas centrides se reforam mutuamente gerando um volume contnuo. 4. A rede de circulao: Esta conecta o palcio com a baslica e estes com o Molo e a Piazzeta.(p. 140) 5. A circulao: As duas colunas que existem no extremo da Piazzetatransmitem um limite virtual que marcam as vistas em direo ao horizonte. Sensao de espao demarcado. 6. O movimento 7. As vistas
(p. 135)

A Anlise da arquitetura

AN LISE DA FORMA Geoffrey H. Baker AN

(p. 137)

22/51

Hugo Alvar Henrick Aalto

Estudos analticos dos edifcios

23/51

AN LISE DA FORMA Geoffrey H. Baker AN

Arquiteto finlands nascido em Kuortane, a oeste da provncia de Ostrobothnia, considerado um dos mestres da arquitetura do sculo XX. Graduou-se em arquitetura na Universidade de Tecnologia de Helsinki (1921). Abriu seu primeiro escritrio de arquitetura (1923).

Alvar Aalto
Prefeitura de Syntsalo, 1950-1961 No obstante no relativo a arquitetura tradicional de suas respectivas culturas, tanto Frank Lloyd Wrigth e Alvar Aauto partiram da mesma premisas: o desejo de dar um enfoque oxigenate na manipulao do espao interior e, especialmente, de redefinir a relao entre os aspectos interior e exterior.(p.160)

Estudos analticos dos edifcios

AN LISE DA FORMA Geoffrey H. Baker AN

A investigao, nesse caso, lhes levou a que foi chamada arquitetura orgnica, aquela em a organizao essencial se baseia nas necessidades internas e nas condies externas, aquela em que cada arquiteto tenta vincular o edifcio com o contexto imediato. (p160)

24/51

Alvar Aalto

Estudos analticos dos edifcios

AN LISE DA FORMA Geoffrey H. Baker AN

A obra de Aalto, em alteraes, a mais descontrada, menos determinada no geomtrico, mais malevel, mais centrada na interao dos conjuntos e no entorno. A fluidez interna e externa como que se mesclam uns elementos com os outros se acomoda na definio do crescimento celular elaborado por DArcy Wentworth Thompson.1 Geralmente Aalto reuni os elementos em torno de um vestbulo ou ptio central2 e combina configuraes radiais com formas lineares3. (p.161)

Fig. 16 - Saynatsalo Filndia Alvar Aalto

Fig. 17 - Saynatsalo Filndia Alvar Aalto 1. Thompson chama diagramas de foras a forma de qualquer partcula material; explica que a ameba tende a deformar-se por efeito da presso externa; tambm fala acerca do estado fludico do organismo e de como se comporta uma forma sob da ao de uma ou vrias foras. DArcy Wentworth Thompson, On grouth and form. Ed resum. De T. bonner, Cambridge University press, Cambridge, 1961, pp.11 e 12. 2. Ver, pgina 84. 3. Ver. Pgina 62.

25/51

Alvar Aalto

A forma genrica O volume central se transforma em um ptio.

Estudos analticos dos edifcios

AN LISE DA FORMA Geoffrey H. Baker AN

(p. 166)

Os efeitos da pendente A direo da pendente comporta uma troca formal que outorga a fachada sul um carter preferente. A forma adquire uma direcionalidade. O ptio interior se eleva para facilitar o uso dos nveis. (p. 167)

(p. 167) 26/51

Alvar Aalto

A fratura do centride O deslocamento da face sul ocasiona a fratura da forma centridal. (p. 168)
AN LISE DA FORMA Geoffrey H. Baker AN

Estudos analticos dos edifcios

(p. 168)

27/51

Alvar Aalto

O acesso As escadas do acesso ao ptio nos pontos de fratura. O bloco sul, ainda que mais estreito, est unido ao ptio.
(p. 169)

Estudos analticos dos edifcios


28/51

AN LISE DA FORMA Geoffrey H. Baker AN

Alvar Aalto

A cmara do conselho A cmara do conselho tem um papel chave no conjunto tanto pela importncia inerente as atividades que acolhe, como o volume que necessita para que estas se desenvolvam.

Estudos analticos dos edifcios

AN LISE DA FORMA Geoffrey H. Baker AN

(p. 170)

29/51

Alvar Aalto

Os helicides Os movimentos helicides que em sentido anti-horrio, ascendem um entorno na cmara, fixando um percurso de acesso, e outro em torno do ptio, qual corredor envidraado que continua pelo interior, atribuindo a cmara do conselho a funo de pivo. (p. 171)

Estudos analticos dos edifcios

AN LISE DA FORMA Geoffrey H. Baker AN

(p. 171)

30/51

Alvar Aalto

O fluxo

Estudos analticos dos edifcios

AN LISE DA FORMA Geoffrey H. Baker AN

O fluxo, qual corrente tumultuosa, modela suas margens e corta o extremo da ala oeste.
(p.172)

(p. 174)

31/51

32/51

Estudos analticos dos edifcios


AN LISE DA FORMA Geoffrey H. Baker AN Alvar Aalto

A transformao dos volumes

(p. 177)

Alvar Aalto

A energia

Estudos analticos dos edifcios

A sensao de energia que flutua ao redor da cmara do conselho se desdobra de vrias maneiras. As aberturas horizontais das janelas que iluminam o percurso helicoidal engrandecem e reforam a sensao de movimento. (p.178)
AN LISE DA FORMA Geoffrey H. Baker AN

33/51

Alvar Aalto

Audaz e provocador

Estudos analticos dos edifcios

AN LISE DA FORMA Geoffrey H. Baker AN

O programa, o genius luci e o significado so conceitos que iluminam o enfoque deste projeto. A utilizao de materiais vista (revestimento) e da madeira, materiais muito comum na Filndia, implica numa referncia cultural. A configurao do edifcio representa a vida da comunidade e sua relao com o lugar informa, de quanta trascendncia tem a paisagem neste pais bosques e lagos. (p.184)

Fig. 18 - Saynatsalo Filndia - Alvar Aalto

34/51

Alvar Aalto

A iluminao

Estudos analticos dos edifcios

A filosofia da iluminao de Aalto atende a necessidade especfica do espao interior e a influncia que tem no tratamento superficial e na volumetria nas caractersticas e disposio das aberturas. (p.185)
AN LISE DA FORMA Geoffrey H. Baker AN

35/51

Richard Meier
Arquiteto, americano, Richard Meier nasceu em Newark, Newjersey em 12 de outubro de 1934. Richard Meier graduou-se na Universidade de Cornell em 1957, trabalhou uma srie dos arquitetos, incluindo: Skidmore, Owings, Merrill e Marcel Breuer.

Estudos analticos dos edifcios


36/51

AN LISE DA FORMA Geoffrey H. Baker AN

Richard Meier Estudos analticos dos edifcios


O Atheneum, New Harmony, 1975-1979
AN LISE DA FORMA Geoffrey H. Baker AN

Fig. 19 O Atheneum Richard Meier

37/51

Richard Meier

Estudos analticos dos edifcios

AN LISE DA FORMA Geoffrey H. Baker AN

O Programa O Arquiteto Richad Meier se encarregou de um projeto onde o pblico pudesse intera-se da singularidade daquela paragem histrica; os materiais e as tcnicas construtivas que se utilizaram deviam ser modernas e era preciso que a obra emocionasse os visitantes deste o acesso. (p.191)

38/51

Richard Meier

As foras do lugar

Estudos analticos dos edifcios

AN LISE DA FORMA Geoffrey H. Baker AN

Esses fatores do lugar, povo e rio so muitos diferentes. O rio, amplo, uma fora tumultuosa beirando rvores e campos de milho; possui enorme energia visual e fazia dirigir-se para as melhores vistas(p.192)

39/51

Richard Meier

Estudos analticos dos edifcios

As reas
AN LISE DA FORMA Geoffrey H. Baker AN

O povoado de modo tranquilo e ordenado, um produto sado da imaginao humana ajustado a uma trama regular. A misso do edifcio meditar sobre o homem, expressado por seu idealismo intelectual, e as foras tenases e harmoniosa da natureza. (p.193)

40/51

Richard Meier

Estudos analticos dos edifcios

AN LISE DA FORMA Geoffrey H. Baker AN

O alcanse visual
Como as melhores vistas se abrem em arco de norte a sudeste, Meier instala o volume fechado que contm o auditrio no lado nordeste do terreno. (p.196)

oa im x M

lca

isu ev c n

al

41/51

Richard Meier

Estudos analticos dos edifcios

AN LISE DA FORMA Geoffrey H. Baker AN

Fig. 20 O Atheneum Richard Meier

O plano e a escada

A fachada sudoeste do volume em planta quadrada est definida por um plano. A esquina se manifesta mediante o canto horizontal de um observador; o plano vertical e o canto horizontal foram unidos por um eixo de impulso que aponta ao rio conforme a direo da retcula original. (p.203)

42/51

Richard Meier

Estudos analticos dos edifcios

AN LISE DA FORMA Geoffrey H. Baker AN

O acesso
O quadrado que havia se submetido ao giro proporciona, criar um plano, uma barreira plana oblqua a dirigir olhar para o rio enquanto se dirige ao edifcio. (p.204)

43/51

Richard Meier

A entrada

Estudos analticos dos edifcios

44/51

AN LISE DA FORMA Geoffrey H. Baker AN

O corte que se fez no plano permite colocar o volume da entrada. As grandes propores do plano atraem um olhar sobre o mesmo, cujo tanho responde a escala humana (p.205)

Richard Meier

A fonte de luz

Estudos analticos dos edifcios

A tribuna de observao, em meio ao volume curvo da galeria triangular, uma das laterais de fonte de luz que ilumina, penetrando e descendo pelos lados, no espao interior e no espao central de circulao que configura a rampa . (p.209)

AN LISE DA FORMA Geoffrey H. Baker AN

Galeria triangular

45/51

Richard Meier

A fachada oeste

Estudos analticos dos edifcios

46/51

AN LISE DA FORMA Geoffrey H. Baker AN

A vista se desliza sobre a fachada oeste da direita a esquerda at encontrar com a escada que, por sua forma zigzague, desce at o nvel do terreno (p.210)

Richard Meier

N
A fachada sul

Estudos analticos dos edifcios

47/51

AN LISE DA FORMA Geoffrey H. Baker AN

A fachada sul do edifcio apresenta um plano colocado de acordo com a trama principal(p.211)

Richard Meier

A entrada sul
Em um nvel superior, a sala de conferncias forma um espao que leva a tribuna de observao depois de cruzar uma ponte interior principal. (p.212)
AN LISE DA FORMA Geoffrey H. Baker AN

Estudos analticos dos edifcios

48/51

Richard Meier

Elementos importantes na composio arquitetnica

Estudos analticos dos edifcios

AN LISE DA FORMA Geoffrey H. Baker AN

Local de implantao Sobreposio de formas (quadrados) Escadas e rampas Os acessos Gravitao dos planos Formas curvas e retas Iluminao dos ambientes Integrao com a paisagem Estrutura slida
Fig. 21 O Atheneum Richard Meier

49/51

Referncias Figuras
Figura 01 - Partenon www.portalsaofrancisco.com.br Acessado em: 06/05/2009. Figura 06 - Villa Savoye Le Corbusier www.ilexikon.com Acessado em: 07/05/2009. Figura 07 - Villa Stein Le Corbusier www.greatbuildings.com Acessado em: 07/05/2009. Figura 08 La Tourette Le Corbusier www.arcspace.com Acessado em: 07/05/2009. Figura 09 Villa Capra dita La Rotonda, em Vicenza www.fulviatour.com Acessado em: 07/05/2009. Figuras 10/11 Casa Robie Frank LLoyd Wright http://en.wikipedia.org/wiki/Robie_House Acessado em: 08/05/2009.

Anlise da Forma Geoffrey H. Baker

Figura 02 Taj Mahal www.mapsofworld.com Acessado em 06/05/2009.

Figura 03 Taj Mahal http://www.taj-mahal.net Acessado em 06/05/2009.

Figura 04 Catedral de Chartres www.portaldarte.com.br Acessado em 06/05/2009. Figura 05 - Teatro Aalto, Essen http://cria-cria.blogspot.com/2008/04/ alvar-aalto-po... Acessado em : 07/05/2009.

50/51

Referncias Figuras
Figura 12/13 Unity Church - Frank Lloyd Wright www.galenfrysinger.com Acessado em 08/05/2009. Figuras 14/15 La Piazza San Marco www.galenfrysinger.com Acessado em 08/05/2009. Figura 16/17 e 18 Saynatsalo Alvar Aalto www.mimoa.eu Acessado em 10/05/2009. Figura 19 O Atheneum Richard Meier www.essential-architecture.com Acessado em 10/05/2009. Figura 20 O Atheneum Richard Meier www.artinfo.com Acessado em 11/05/2009. Figura 21 O Atheneum Richard Meier www.intute.ac.uk Acessado em 11/05/2009.

51/51

Anlise da Forma Geoffrey H. Baker

You might also like