You are on page 1of 4

Cursinho Pr-vestibular Diocesano - Nivelamento - Disciplina de Fsica - Prof Paloma Alcantara Reviso: Trigonometria num tringulo retngulo Teorema

a de Pitgoras Vetores Elementos, reas e outras informaes bsicas de algumas figuras planas

TRIGONOMETRIA NUM TRINGULO RETNGULO Um tringulo retngulo aquele tringulo que possui um ngulo reto, ou seja, um ngulo de 90. A hipotenusa de um tringulo retngulo o seu maior lado, ou seja, o lado oposto ao ngulo de 90. J os catetos so os lados laterais ao ngulo de 90. Veja a figura a seguir.

Cosseno

Tangente As principais funes trigonomtricas so seno, cosseno e tangente. Consideremos o tringulo ABC retngulo em A (ou seja, com ngulo reto, 90, em A) e vamos determinar as funes trigonomtricas a partir de seus elementos principais, destacados na figura a seguir.

Existem alguns ngulos notveis, cujos valores de seno, cosseno e tangente so comumente utilizados. Esses ngulos so 0, 30, 45, 60 e 90. Segue uma tabela com esses importantes valores.

Este smbolo representa um ngulo reto, ou seja, um ngulo de 90. Seno: O seno de um ngulo igual razo entre o cateto oposto ao ngulo e a hipotenusa.

TEOREMA DE PITGORAS Seja o tringulo ABC retngulo em A, conforme a figura a seguir:

Seja ento o Teorema de Pitgoras: O quadrado da medida da hipotenusa igual soma dos quadrados das medidas de cada cateto.

de Janeiro, no sentido Rio de Janeiro. Logo o deslocamento uma grandeza vetorial, pois tem um valor numrico com unidade (200 km), direo e sentido. J o tempo, por exemplo, no uma grandeza vetorial; pois, apesar de possuir um valor numrico com unidade (25 segundos, por exemplo), no possui direo nem sentido. No se diz que a corrida durou 25 segundos para a direita. Deste modo, o tempo uma grandeza escalar, pois satisfatoriamente representado por um valor e por uma unidade apenas. Para simplificar as operaes envolvendo grandezas vetoriais, utiliza-se a entidade geomtrica denominada vetor. O vetor se caracteriza por possuir mdulo, direo (horizontal, vertical, oblquo) e sentido (para cima, para baixo, para direita, para esquerda, para nordeste, etc.) e representado geometricamente por um segmento de reta orientado.

Uma aplicao interessante do teorema de Pitgoras a obteno do valor da diagonal de um quadrado. Consideremos o quadrado ABCD da figura abaixo e seja d diagonal e a lado do quadrado. O mdulo do vetor representa seu valor numrico e indicado utilizando-se barras verticais:

Logo: Aplicando o Teorema de Pitgoras no BCD, obtemos:

Vetores iguais devem ter mdulo, direo e sentido iguais. Vetores opostos tm mesmo mdulo, direo e sentidos contrrios:

Ou seja, a diagonal de um quadrado igual ao seu valor do seu lado multiplicado por raiz de 2. VETORES As grandezas escalares so aquelas definidas por um valor numrico e por uma unidade, e as grandezas vetoriais so aquelas que, para serem definidas, necessitam de um valor numrico (mdulo) com unidade, de direo e de sentido. Por exemplo, para definir o deslocamento de um automvel em uma determinada situao, dizemos o seguinte: deslocou-se 200 km na direo So PauloRio

Consideremos um vetor ( ) e um sistema cartesiano ortogonal (grfico x e y). Podemos decompor o vetor, projetando-o sobre os eixos x e y, gerando as componentes do vetor em relao a estes eixos ( e ).

Em relao a esse grfico, podemos afirmar que:

J a rea de um tringulo igual a: Exemplo: Determine as componentes verticais dos vetores abaixo. Dados: sen 30 = 0,5 sen 45 = 0,707 cos 30 = 0,866 cos 45 = 0,707 horizontais e

Quadrado D-se o nome quadrado ao paralelogramo cujos ngulos so congruentes (iguais) e os lados tambm so.

Soluo: Nota-se que a soma dos ngulos interno de um quadrado igual a 360. Como visto anteriormente, a diagonal do quadrado igual ao seu lado multiplicado por raiz de 2. J a rea de um quadrado igual ao seu lado ao quadrado.

ELEMENTOS, REAS E OUTRAS INFORMAES BSICAS DE ALGUMAS FIGURAS PLANAS Tringulo D-se o nome de tringulo ao polgono de trs lados.

Crculo Define-se como crculo a regio do plano delimitada por uma circunferncia.

Os tringulos se classificam quanto s dimenses dos lados em equiltero quando possui os trs lados com a mesma medida -, issceles quando possui dois lados com a mesma medida e escaleno quando possui os trs lados com medidas distintas. A soma da medida dos ngulos internos de um tringulo qualquer igual a um ngulo raso, ou seja, a 180.

A distncia do centro (O) do crculo circunferncia chamada de raio (R). O dimetro (D) igual a duas vezes o raio. Veja as figuras que seguem.

O comprimento (ou permetro) da circunferncia igual a: , onde R o raio do crculo, e 3,14. J a rea do crculo igual a: 7) Um barqueiro precisa atravessar o rio com seu barco. Ele decide faz-lo de modo que sua trajetria seja perpendicular correnteza. Sabendo-se que os mdulos da velocidade do barco e da correnteza so Vb = 6 m/s e Vc = 4 m/s, determine o mdulo de velocidade resultante.

EXERCCIOS 1) Calcule a medida da altura H da torre de uma igreja, sabendo que a medida da distncia do ponto em que se encontra o observador at o seu ponto mais alto de 43 m, e do qual o observador a v sob um ngulo de 45.

8) Calcule o valor do ngulo que falta nos tringulos a seguir.

9) Calcule o valor de x nas figuras.

2) Determine a medida do ngulo (), do qual visto um edifcio de 30 m de altura e que dista do observador 50 m. 10) Determine o comprimento da circunferncia de raio 5 cm. 11) Joo caminha em uma pista circular todos os dias. O raio da pista 100 m. Se Joo costuma caminhar aproximadamente 10 km por dia, quantas voltas inteiras ele percorre por dia? 3) Calcule a medida do lado (a) de um quadrado de diagonal d = 5 cm. 4) Calcule a medida do lado (a) de um tringulo equiltero cuja altura h = 3 dm. 5) Calcule a medida da altura (h) de um tringulo equiltero de lado a = 8m. 6) Determine, dado o esquema abaixo, os mdulos das componentes do vetor ( ) nos eixos x e y, respectivamente. 12) Determine o dimetro da circunferncia que tem comprimento de 9 m. 13) Determine a rea das figuras nos casos abaixo.

You might also like