You are on page 1of 3

Migrando do Windows Server 2003 para o Windows Server 2008 R2

Ol Pessoal, td bom? Resolvi escrever este tpico para lembrarmos de pontos importantes antes de realizarmos uma migrao. O nosso cenrio, por exemplo, ser a migrao do Windows Server 2003 para o Windows Server 2008 R2. Obs: Esta no a nica maneira de realizar esta operao. Este passo a passo apenas um exemplo !!

1) Analisar o cenrio. Documentar o ambiente. muito importante entendermos o que temos a nossa frente. Como est configurada a sua infra: Quem o DC? Quem o DNS? Tem DHCP? etc ... Como est configurado seu DNS? Suas Zonas? Como est configurado os Fowards? etc ... Existem algumas ferramentas que podem nos ajudar bastante como: ADTD, MBSA e MAP.

2) Checar como est nosso DC. Vamos usar o Event Viewer para ver se est tudo ok. Este passo muito importate. Precisamos ver se est tudo rodando perfeitamente antes de migrar, seno vamos migrar problemas ! Comandos como NSLOOKUP, IPCONFIG e DCDIAG podem nos ajudar bastante tambm, para ver se a resoluo de nomes est ok, para sabermos: gateway, mscara de rede, sufixo do domnio, etc, e tambm para ver como esto as FSMO. Dentro de AD Domain and Trusts e AD Users and Computers possvel ver tambm o nvel funcional do domnio e floresta.

3) Antes de qualquer migrao muito importante termos um Backup do System State !!! No Windows Server 2003 isto pode ser realizado utilizando o NTBACKUP.

4) Prepare a nova mquina. Instale o Windows Server 2008 R2, mas por enquanto no instale qualquer servio, como o ADDS, por exemplo.

5) Vamos adicionar a nova mquina como Member Server, mas antes disto vamos preparar a Floresta e o Domnio para futuramente receber o Windows Server 2008 R2 como DC, utilizando os comandos: ADPREP /FORESTPREP e ADPREP /DOMAINPREP /GPPREP Aps isto, vamos adicionar a nova mquina normalmente ao Domnio, como se estivssemos adicionando um Desktop rede.

6) Instale agora o ADDS (DNS e Global Catalog so opcionais, mas eu recomendo a instalao para termos redundncia) no Windows Server 2008. Aps isto, utilize o DCPROMO para adicionar o Windows Server 2008 R2 como DC. Adicione o novo servidor ao Domnio existente, e configure por exemplo, para replicar as informaes diretamente do seu Windows Server 2003. Obs: Este processo pode ser demorado.

7) Testar o ambiente de replicao Teste 1: Crie um usurio, por exemplo, no Server 2003 e veja se ele aparece no Server 2008, e vice e versa. Teste 2: Testar a replicao de GPOs. Crie uma GPO no Server 2003 e veja se ele aparece no Server 2008, e vice e versa.

8) Teste de redundncia Utilizando um computador cliente, adicione o novo DNS nas configuraes de rede do cliente e teste a resoluo de nomes e conexes. Utilize, por exemplo, NSLOOOKUP, PING, etc. Neste ponto podemos testar se o Windows Server 2008 R2 est pronto para atuar como DC, desligando (apenas desligar !!! Iniciar/Desligar.) o Windows Server 2003. Possivelmente ser necessrio reiniciar o computador cliente, e em seguida veja se o mesmo consegue logar no domnio. Utilizando o comando SET no computador cliente, veja se no LOGONSERVER aparece o nome do seu novo servidor Windows Server 2008 R2.

9) Se tudo deu certo at agora, podemos ento nos preparar para transferir as FSMO No Windows Server 2008 R2, utilize o AD Users and Computers, AD Schema Manager e AD Domain and Trusts para realizar a transferncias das FSMO. Aps isto, no Windows Server 2003 utilize o DCPROMO para despromover o Windows Server 2003 do domnio. Lembre-se que est mquina provavelmente ser retirada da rede, ento no esquea de remover o DNS e Global Catalog da mesma caso estejam configurados, ou qualquer outro servio. Obs: Cuidado ao despromover est mquina do domnio. No clique em "Esta a ltima mquina do domnio". 10) Agora j com o Windows Server 2008 R2 atuando como DC e responsvel pelos FSMO, vamos elevar o nivel funcional da floresta e do dominio. Dentro de AD Domain and Trusts possvel realizar estas operaes. 11) Agora vamos analisar mais uma vez o Event Viewer para ver se est tudo ok. Verifique se h erros. importante estarmos atento a isto. Aps isto, vamos realizar o backup do System State do Windows Server 2008 R2. No Windows Server 2003 utilizamos o NTBACKUP mas no Windows Server 2008 R2 este backup s pode ser feito por linha de comando: wbadmin start systemstatebackup -backupTarget:M: Obs: Onde M o nome do mapeamento do meu outro disco. 12) Agora podemos adicionar mais um servidor para termos redundncia. Para

adicionarmos mais um Windows Server 2008 R2 como outro DC, basta adicionar a nova mquina ao domnio, como fizemos ateriormente, instalar o ADDS e utilizar o DCPROMO para promov-la. Lembre-se que alterar as configuraes nas mquinas dos clientes, alterando o IP do Windows Server 2003 para o IP do novo Windows Server 2008 R2, ou utilize o mesmo IP no novo server que era usado no 2003. isto ai pessoal. Espero ter ajudado. Um grande abrao e at o prximo post.

You might also like