You are on page 1of 8

Economia e direito na teoria dos sistemas de Niklas Luhmann

Eduardo Saad-Diniz Prof. Dr. da Faculdade de Direito de Ribeiro Preto da USP

Apresentao A idia desta introduo a conceitos essenciais de economia e direito advm de acentuada tendncia1 de aproximaes sociolgicas entre economia e direito e de certa demanda por referncias sobre o processo de construo racional da teoria de sistemas de Niklas Luhmann e em relao compreenso do acoplamento estrutural entre a economia e o direito da sociedade. O esforo conceitual parte de estudos anteriores sobre o conceito de sistema2 e sobre os determinantes de uma sociologia da deciso3, referenciados pela observao sociolgica luhmanniana, com nfase na apreenso do sentido do comportamento decisrio. A compreenso do emprego de poder nas relaes sociais (polticas) e a identificaes do procedimento eleitoral que fecha operacionalmente o sistema poltico foram excludas desta discusso. Justamente porque o propsito fica limitado a fornecer elementos um tanto mais seguros para a especializao do comportamento decisrio em casos que envolvam as observaes dos vnculos entre economia e direito. De qualquer forma, mesmo que prescindindo dos contornos da poltica da sociedade, para a discusso dos conceitos elementares de economia e direito na teoria dos sistemas o itinerrio percorrido ser o seguinte: (1) conceitualizao de acoplamento estrutural; (2) a observao do sistema econmico; e (3) a observao do sistema jurdico.

A ttulo exemplificativo, recente: THEILE, Hans. Wirtschaftskriminalitt und Strafverfahren: Systemtheoretischen berlegungen zum Regulierungspotential des Strafrechts, 2009.
2

O conceito de sistema: o econmico, o poltico, o jurdico (manuscrito publicado apenas em verso eletrnica). Originalmente, estes estudos foram elaborados em memria de Chaves Camargo, o qual ocupa espao privilegiado na histria do pensamento jurdico no Brasil, seja pela coragem e ousadia na abordagem dos temas fundamentais do direito, quer pela vocao pesquisa inovadora e para alm do senso comum. Cfr. CHAVES CAMARGO, Antonio Lus. Imputao objetiva e direito penal brasileiro. So Paulo, 2002; CHAVES CAMARGO, Antonio Lus. Sistema de penas, dogmtica jurdico-penal e poltica criminal. So Paulo, 2003. Em mincias sobre vida e obra, MELLO JORGE SILVEIRA, Renato; BECHARA, Ana Elisa S. Liberatore. A ttulo de despedida: tributo a Chaves Camargo . In: Revista da Faculdade de Direito da USP, 2007, pp. 1217-1234. As citaes de obras estrangeiras foram livremente traduzidas pelo autor.
3

A sociologia da deciso: a econmica, a poltica, a jurdica. In: Revista da Faculdade de Direito da USP, 2007, pp. 953-965.

1. O acoplamento estrutural

Entende-se desde Maturana que o conceito de acoplamento estrutural obtido pela relao entre sistema e ambiente e o pressuposto de realizao dos sistemas autopoiticos auto-referenciais, e sua concepo determinante para a apreenso do conceito de sistema na teoria dos sistemas autopoiticos autoreferenciais4. Cada sistema, sua diferena, produz-se e reproduz-se conforme a capacidade de vincular os elementos estruturais que lhe so prprios e lhe confere a unidade a partir das prestaes captadas da relao com o ambiente. Essas prestaes so de natureza puramente cognitiva e tm a potncia de comunicar conjuntos de sentido na realizao do sistema. Sistema e ambiente tm entre si uma relao ortogonal5, um produzindo cognitivamente ao outro prestaes simblicas que so acolhidas, enquanto constructo de sentido, pelas operaes internas que especificam os sistemas sociais6. E so elas que determinam a medida do acoplamento entre as estruturas. E tambm so elas que impulsionam a produo de sentido prpria a cada sistema, ao generalizar simbolicamente os meios de comunicao. Os quais, a sua vez, calibram, repelem ou confirmam as dimenses de sentido e a diferenciao funcional entre sistema e ambiente. A relao de vnculos entre sistema e ambiente proporciona a elaborao do conceito de sistema em duas mos; define o sistema conforme a operacionalidade de um lado e na medida da percepo cognitiva que lhe abre a relao com o ambiente de outro. Implica que a identidade semntica do sistema a identidade dele em contraposio identidade captada do ambiente. Assim tambm porque essa contra-

BARALDI/CORSI/ESPOSITO. Glossar zu Niklas Luhmann, 1997, p. 186. Mais em LUHMANN, Niklas. Einfhrung in die Systemtheorie, 2002, pp.119-122; LUHMANN, Niklas. Die Wirtschaft der Gesellschaft, 1998, p. 49 e ss. A extenso do conceito e a traduo de strukturelle Kopplung discutida em NEVES, Marcelo. A constituio simblica, 2006.
5

LUHMANN, Niklas. Die Gesellschaft der Gesellschaft, BARALDI/CORSI/ESPOSITO. Glossar... op. cit., pp. 186-187.
6

1997,

pp.

100

ss.;

BARALDI/CORSI/ESPOSITO. Glossar... op. cit., pp. 186-187. Para o conceito de operao, LUHMANN, Niklas. Die Politik der Gesellschaft, 2002, p. 15 e ss.

identidade identidade em relao identidade, de tal forma que o acoplamento estrutural coloca observao de sistema/ambiente em observao a ambiente/sistema. A operacionalidade dos sistemas sempre interna, mas encontra suas dimenses de sentido no plano das observaes sistema e ambiente7. Essas observaes postas em recursividade so essenciais para a revelao do sentido comunicado pelas estruturas, expectativas e preferncias8 de cada sistema em especfico. Atribuem-lhe contedo referencial e lhe ditam a medida de sua operacionalidade. Mas isso no significa que a realizao operacional sistema e ambiente seja simplesmente um esquema de reproduo mecnico, nem mesmo que haja uma equao equilibrada entre eles, uma vez que o ambiente sempre mais complexo do que o sistema e essa assimetria no pode ser invertida9. Do contrrio, a prpria sociedade seria reduzida estagnao. Precisamente essa mola de tautologias e paradoxos confere mobilidade s interaes sociais e promove o desenvolvimento dos sistemas. Uma mola que no pra, porque a reduo de complexidade a condio para o aumento de complexidade10. A combinao entre sistema e ambiente permite que ambos caminhem em co-evoluo. A evoluo dos sistemas na sociedade moderna, altamente complexa, revela sentido mais prximo da capacidade de estabelecer vnculos sistema/ambiente do que propriamente adequao sistema/ambiente. Para acoplar-se, no entanto, o sistema pressupe padres de estruturao do ambiente. Complexidade no admite se deixar confundir com nveis insuportveis de imprevisibilidade ou medidas de desordem, ambientes caticos e entrpicos inviabilizam a constituio de um sistema11.

BARALDI/CORSI/ESPOSITO. Glossar... op. cit., p. 196. LUHMANN, Niklas. Die Wirtschaft... op. cit., p. 66.
8 9

HUBER, Thomas. Systemtheorie des Rechts, 2006, pp. 128 e ss. BARALDI/CORSI/ESPOSITO. Glossar... op. cit., pp. 198.

10

LUHMANN, Niklas. Einfhrung op. cit., p. 121. Voltamos a essa questo na tese de doutoramento O sentido operacional dos conceitos de pessoa e inimigo em direito penal, 2010.
11

BARALDI/CORSI/ESPOSITO. Glossar... op. cit., p. 197. Neves entende seja caso de alopoiese, interpretando a particularidade do caso da constitucionalizao simblica brasileira tendncia generalizao nas condies tpicas de reproduo na modernidade perifrica como sobreposio de outros cdigos de comunicao (...) em detrimento da eficincia, funcionalidade e mesmo racionalidade do direito, NEVES, Marcelo. A constitucionalizao... op. cit., pp. 146 e ss. Na nota 109, p. 147, aponta o reconhecimento do prprio Luhmann em relao aos casos extremos de corrupo sistmica que inviabilizam o fechamento autopoitico.

A elaborao conceitual dos sistemas reconhece o mesmo percurso terico da compreenso do acoplamento estrutural. A descrio do sistema analisa as operaes internas e a capacidade de vnculo com o ambiente, resguardando, neste esforo conceitual, a nfase ao estudo da autopoiese da economia acoplada ao direito12.

2. A observao do sistema econmico

A autopoiese da economia cuida do sentido construdo pela atividade econmica e controla referencialmente a realizao da economia, a exemplo da anlise do comportamento decisrio sobre escassez e abundncia de bens, regulao do cmbio monetrio, relao entre capital e trabalho, mercados e instituies financeiras, ou mesmo sobre relaes de contingncia e clculo de risco, desenvolvendo as possibilidades do provvel e do improvvel em matria econmica. A observao da autopoiese da economia impe, portanto, a construo referencial do sentido das operaes econmicas. Essa observao torna vivel a descrio do fechamento operacional que permite economia (seletivamente) calibrar, repelir ou confirmar as dimenses simblicas para o mximo valor agregado da deciso econmica13. Com a descrio interna do fechamento operacional, a identidade do sistema econmico se diferencia e cria as condies de vnculo com o ambiente. Sob esses pressupostos desenvolvem-se as conjecturas de comunicao peculiares ao sistema econmico, dentre elas as diversas modalidades de equivalncia monetria ou de circulao de bens. O fechamento operacional que dita a diferenciao funcional da economia depende da reproduo desses elementos do sistema econmico. Eles preparam a estrutura (e tambm a mobilidade) ao produzirem-se a si prprios internamente, na mesma medida em que se abrem cognitivamente s prestaes colhidas do ambiente14.

12 13 14

Didaticamente, HUBER, Thomas. Systemtheorie... op. cit., p. 129. LUHMANN, Niklas. Die Wirtschaft op. cit., pp. 272-301. LUHMANN, Niklas. Die Wirtschaft op. cit., p. 49 e ss.

Isso permite afirmar que a auto-referncia possvel apenas pela referncia externa15, que a economia da sociedade diferencia-se apenas na medida em que levada ao confronto com a identidade do ambiente, na exata medida em que essas duas referncias se vinculam pelo acoplamento. A comunicao da economia indica o sentido da circulao do dinheiro, a partir da construo simblica representada pelo pagamento (Zahlung), na condio de modalidade tpica de ao que sugere o sentido do comportamento econmico16. O pagamento estipula o padro comunicativo que elabora semanticamente a economia da sociedade. Na auto-descrio do sistema econmico, ele dimensionado como abstrao do pagamento, admitindo probabilidades de efetivao, expectativa ou mesmo de no-efetivao (frustrao). O pagamento recorre ao dinheiro como equivalente. Em Luhmann essa auto-descrio das operaes econmicas permite a monetarizao do sistema econmico17, uma vez que o dinheiro constitui-se como o veculo de generalizao contra-ftica, temporal e social das possibilidades de cmbio18 e o responsvel por transmitir os critrios que agregam o valor do lucro s decises econmicas. A funo da economia equacionar a projeo de estabilidade futura e as variaes entre escassez e abundncia sentidas na sociedade19. O dinheiro tambm o parmetro emprico-racional para a observao sociolgica do risco econmico. Essa observao sociolgica analisa a combinao e interdependncia das variveis equacionadas pela economia. Os resultados dessa equao indicam maior ou menor instabilidade da operao econmica e estimulam as prestaes simblicas entre sistema/ambiente20. Nesse campo das instabilidades, a

15 16

LUHMANN, Niklas. Die Wirtschaft op. cit., pp. 15-16.

LUHMANN, Niklas. Die Wirtschaft op. cit., pp. 59 e ss. Muito embora o sistema econmico seja codificado em dupla via (o cdigo da propriedade e o cdigo do dinheiro), esse exerccio conceitual limita-se posio do dinheiro na economia da sociedade.
17

BARALDI/CORSI/ESPOSITO. Glossar... op. cit., p. 209. A realizao paradoxal da economia contrape os cdigos dinheiro/propriedade, BARALDI/CORSI/ESPOSITO. Glossar... op. cit., pp. 40-42.
18

LUHMANN, Niklas. Die Wirtschaft op. cit., p. 14. tambm concebido como o catalisador da diferenciao funcional do sistema econmico. LUHMANN, Niklas. Die Wirtschaft op. cit., p. 68.
19

Que se equacionam em Luhmann na forma de contingncia, LUHMANN, Niklas. Die Wirtschaft op. cit., p. 64.
20

Em mincias, LUHMANN, Niklas. Die Wirtschaft op. cit., pp. 22-23.

economia toca mais de perto o sistema poltico, estimulando a formulao de polticas monetrias, remodelao de estruturas polticas, modelos de regulao e controle administrativo, ou mesmo polticas jurdicas21. A apreenso da unidade do sistema econmico decorre dos mecanismos de auto-reproduo com que se realiza e paralelamente manipulao das instabilidades que lhe transmitida pelo ambiente (como demonstrado, sempre mais complexo do que o sistema). A complexidade do ambiente indica simbolicamente os nveis de limitao ou expanso do valor agregado e justamente sobre essas possibilidades que se recai o planejamento econmico22. Planejar assume a qualidade de organizao racional da disposio das estruturas econmicas conforme as projees de pagamento em relao s instabilidades do sistema econmico. Em ltimas conseqncias, o ambiente que recomenda os esquemas de racionalidade da atividade econmica para o cumprimento das finalidades do sistema econmico, a saber, o ambiente que promove a re-introjeo da unidade da diferenciao entre sistema e ambiente23, porque o sistema econmico recursivamente fechado e pode manipular as estruturas internas pela sucesso de episdios (operaes) internas e contingncias trazidas do ambiente para atingir as finalidades dele24. Na elaborao do conceito de sistema em Luhmann, economia e direito trocam entre si recprocas observaes sistema/ambiente25. O sentido do acoplamento estrutural entre economia e direito incrementar a capacidade evolutiva de ambos os sistemas, orientados pelo desenvolvimento da prpria sociedade26. E no se pode interpret-la em Luhmann sem que esteja atrelada complexidade, quer dizer, a evoluo dos sistemas a evoluo orientada pela complexidade27.

21 22

LUHMANN, Niklas. Die Wirtschaft op. cit., pp. 25 e ss, p. 60 e ss.

Limitao ou expanso, sempre na condio de instabilidade, porque o sistema jamais pode estar em equilbrio, LUHMANN, Niklas. Die Wirtschaft op. cit., pp. 54.
23 24 25

LUHMANN, Niklas. Die Wirtschaft op. cit., p. 25. LUHMANN, Niklas. Die Wirtschaft op. cit., pp. 72 e ss.

Maiores conseqncias a respeito da relao propriedade e contrato, HUBER, Thomas. Systemtheorie... op. cit., pp. 135-136.
26 27

HUBER, Thomas. Systemtheorie... op. cit., p. 136.

Assim tambm Huber, o qual compreende a evoluo do sistema jurdico como presso de adequao. HUBER, Thomas. Systemtheorie op. cit., p. 136. Em entendimento semelhante, TEUBNER, Gnther. Recht als autopoietisches System, 1989.

4. A observao do sistema jurdico28.

A generalizao congruente de expectativas normativas parece incrementar a necessidade de imunizao da sociedade diante dos conflitos29, porque informa a reao a ser perseguida diante das perturbaes advindas do ambiente, sentidas da desiluso s expectativas normativas. Para informar essa reao, o direito da sociedade abre-se cognitivamente ao ambiente que lhe acerca e move o sentido operacional que culmina com a deciso judicial30. A observao do conceito de sistema relativamente ao direito da sociedade centraliza-se na apreenso dos limites da capacidade de comunicar as decises jurdicas, como fosse a realizao do direito uma tecnologia de deciso31. Isso significa j um rompimento com o discurso jurdico tradicional32, apegado ao escalonamento de regras ou textos normativos, assim genericamente considerados. Para alm disso, a compreenso do sistema jurdico logra alcanar o processo comunicativo responsvel por reger o sentido da cadeia semntico-operacional, a qual fecha internamente o direito e se abre cognitivamente s prestaes simblicas colhidas do ambiente. Essa concepo do sistema jurdico torna vivel dimensionar e esclarecer as estruturas que lhe referenciam o sentido a partir do non liquet judicial, cedendo espao ao assim chamado construtivismo operacional como chave de leitura do sistema jurdico33. Assim como a economia e a poltica, o direito descreve internamente a prpria identidade semntica paralelamente observao dos vnculos estabelecidos com o ambiente. O direito evolui e constri as prprias estruturas na medida em que se pe auto-referencialmente, na exata medida em que o direito calibra, repele ou confirma
28

Assim como em outras oportunidades, esta exposio no atinge a distino entre auto-descrio e descrio externa do direito da sociedade. Mais sobre em HUBER, Thomas. Systemtheorie... op. cit., 154158. LUHMANN, Niklas. Das Recht... op. cit., pp. 496-549.
29 30

BARALDI/CORSI/ESPOSITO. Glossar op. cit., p. 150.

Para o desenvolvimento do tema, CAMPILONGO, Celso. Poltica, Sistema Jurdico e Deciso Judicial, 2002; LUHMANN, Niklas. Das Recht... op. cit., pp. 297-337.
31 32

Prximo, FERRAZ JR., Tercio Sampaio. Introduo ao estudo do direito, 3.ed., 2001.

Pawlik confronta o discurso tradicional em Kelsen com a observao de segunda ordem em PAWLIK, Michael. Die Lehre von der Grundnorm als eine Theorie der Beobachtung zweiter Ordnung. In: Rechtstheorie 25, 1994.
33

LUHMANN, Niklas. Das Recht op. cit., p. 41.

as prprias estruturas na apreenso do sentido normativo pela deciso judicial. O que permite afirmar que esto os prprios elementos do direito a constituir e desenvolver operacionalmente o sentido do direito34. O direito da sociedade reproduz a prpria unidade e se orienta para a reduo da complexidade do ambiente. O controle cognitivo da complexidade preenche de sentido o cdigo lcito/ilcito e reflete as condies de contingncias35 que movem a evoluo do direito. Sobre esse padro comunicativo se erguem as condies necessrias dogmtica jurdica, argumentao e interpretao do direito no processo de elaborao da deciso judicial36. Essa a realizao paradoxal prpria ao sistema jurdico, que lhe garante a autonomia e os limites de sua operacionalidade e somente assim que o direito pode ser concebido como sistema operacionalmente fechado37, apto a estabelecer vnculos com a economia ou a poltica pela equao funcional entre sistema/ambiente. E da mesma forma, apenas pelo movimento recursivo desta reproduo de sentido que o direito comunica a reao desiluso da expectativa normativa38.

34 35

LUHMANN, Niklas. Das Recht op. cit., pp. 49-51.

A observao da contingncia como valor prprio da sociedade moderna, LUHMANN, Niklas. Beobachtungen der Moderne, 1992, pp. 93-128.
36 37

LUHMANN, Niklas. Das Recht op. cit., p. 72.

O principio da clausura operacional do sistema jurdico no admite exceo, e toda exceo converte se em regra na qualidade de no-identidade do direito. LUHMANN, Niklas. Das Recht... op. cit., pp. 9596.
38

LUHMANN, Niklas. Das Recht op. cit., p. 80.

You might also like