You are on page 1of 6

O Fenmeno Religioso - Confcio

CONFUCIONISMO
Bruno Glaab A grande montanha ter que desmoronar! A forte viga ter que quebrar! O h omem sbio murcha como a planta! No existe ningum no imprio que me queira como mestre! Meu tempo de morrer chegou. (Confcio).

Introduo Com o presente trabalho vamos estudar o Confucionismo, que, antes de ser uma religio, um sistema tico. Mas, apesar disto, tem princpios religiosos e depois da morte de seu fundador, recebeu estrutura de religio. Assim, veremos a histria de Confcio e do confucionismo. Sua doutrina, suas prticas, seus livros sagrados e sua situao, hoje. Com isto estaremos compreendendo mais uma prtica religiosa que mais antiga do que o cristianismo.

Origem Confcio nasceu na China. Viveu entre 552 a 479 a.C. Seu nome era Kung-Fu-Tse, ou ento, Mestre Kung. Os missionrios jesutas, que no sculo XVI foram para a China, latinizaram seu nome para Confcio. Nasceu em famlia de pequena nobreza, mas perdeu o pai aos trs anos e logo teve de se preocupar em trabalhar para ajudar a sustentar a famlia. Casou com 19 anos. Teve, ao menos, um filho. Destacou-se como professor, abrindo uma escola, onde adquiriu notoriedade. Infelizmente nada deixou escrito. O que hoje dele sabemos, foi coletado por seus discpulos que anotaram seus provrbios e dilogos em um livro, chamado de Lun Yu que, em chins traduzem algo assim como Analectos", uma coletnea de aforismos que ele teria composto ou reescrito, a partir de textos remotos da civilizao chinesa (http://educacao.uol.com.br/biografias/confucio.jhtm). Trabalhou na corte de um rei feudal e chegou a ser governador de uma cidade. Mais tarde foi exilado. Sua grande utopia foi encontrar um rei que governasse com justia e equidade, constituindo o Estado Ideal. Assim haveria a harmonia entre deuses e homens. Seria, ento, um rei, filho do cu assessorado por sbios. Para tanto, Confcio fala nos dois princpios: Yin = princpio feminino e Yang = princpio masculino (DELUMEAU, 2000, p.49).

Bruno Glaab

Pgina 1

O Fenmeno Religioso - Confcio


Aps seu exlio, perambulou por 14 anos em busca de um rei a quem assessorar com sua lucidez, mas no conseguiu lograr xito. Formou ento, um grupo de discpulos. Estes, depois de sua morte levaram a sua obra em diante, compilando os seus provrbios e ensinos. Antes de ser um fundador de religio, foi um filsofo, pedagogo e poltico. Mesmo assim, ele teve preocupao com o culto ao Soberano e tambm aos antepassados e deuses do lar. Sua doutrina acabou virando religio, mais tarde, na mo de seus discpulos.
De qualquer forma, a herana que o filsofo deixou para o mundo oriental vai muito alm disso. O confucionismo a base da tica empresarial japonesa. Tambm em alguns dos chamados Tigres Asiticos, como Coria do Sul e Cingapura, ele promovido como sistema filosfico a encorajar o desenvolvimento econmico. Isso porque os pensamentos de Confcio pregavam, por exemplo, a importncia da educao para melhorar a sociedade, com destaque construo do carter e no apenas ao acmulo de conhecimentos. Ele tambm criou programas de treinamento para lderes em potencial. Seu objetivo era formar homens perfeitos, que, tornando-se membros da burocracia estatal, ajudassem a construir o estado ideal. Algumas pessoas consideram o confucionismo uma religio. O mestre chins realmente pregava certos rituais em homenagem a ancestrais, mas seus ensinamentos representam muito mais um sistema de tica e poltica que uma religio, como deixa claro uma de suas mximas: "Se nem consegues te relacionares corretamente com os vivos, por que te preocupas com o culto aos espritos?" (http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quem-foiconfucio).

Os discpulos desenvolveram seus ensinamentos e s vezes desviavam bem longe o que de fato vinha do mestre Kung, outras vezes, eram fiis. Como fora dito acima, os livros foram escritos muito mais tarde, fazem mistura do que realmente dele e daquilo que vem de alguns exaltados discpulos.
Aps longa peregrinao, com cerca de 70 anos, Confcio retornou a sua terra natal. Trs anos depois, faleceu. O Templo de Confcio, na cidade de Qufu, na atual provncia de Shandong, tornou-se, atravs dos sculos, local de venerao, apesar de o filsofo ter sido condenado pelo Partido Comunista, depois da Revoluo Chinesa. Sua filosofia ainda exerce imensa influncia sobre o pensamento e mentalidade chinesa. (http://educacao.uol.com.br/biografias/confucio.jhtm).

Hoje, o prprio Partido Comunista tenta reabilitar o clebre pensador Confcio, percebendo que, sem a valorizao de seu passado, a China perde valiosas partes de sua cultura bimilenar. O sistema Comunista est entrando em crise, mas o pensador sobrevive. Confucionismo O Confucionismo um sistema filosfico, com resqucios religiosos, criados por Confcio na passagem do sculo VI para o sculo V a.C. Sua preocupao abrange a moral, a poltica, a educao e tambm a religio. Tornou-se um modo de vida. Depois de sofrer combate pelo comunismo (Mao-Tse-Tung), o Confucionismo ressurge das cinzas. Hoje um quarto da populao chinesa confucionista. O confucionismo prega que todas as pessoas nascem iguais, mas ao longo da formao podem se tornar maus. Por isto o mestre Kung insistia muito na pedagogia, na formao de carter. Principalmente os governantes devem ser justos para com o povo. Bruno Glaab Pgina 2

O Fenmeno Religioso - Confcio


Se assim agirem, tero o mandato do cu e, por consequncia, o direito de governar. Mas, se eles praticarem a injustia para com o povo, perdero o mandato do cu. No se precisa mais obedecer a eles. Eles sero autocrticos (Wikipdia). Algumas correntes do pensamento moderno se rebelam diante da classificao do Confucionismo como apenas um sistema tico. Veem, por excelncia princpios religiosos na prtica de Confcio, quando este advoga justia para todos como o fundamento da vida e do mundo ideal. Tudo isto no pode ser enquadrado unicamente na esfera da tica, mas sim, religiosa. O que choca com nossa compreenso de religio, o fato de ele crer que o SH pode ser perfeito por seu prprio esforo, mas isto tambm comum nas demais religies orientais, como o Budismo e o Hindusmo.

Doutrina O confucionismo tem como meta buscar o Caminho Superior (Tao). Assim possvel ter uma vida equilibrada e em paz. Haver ento equilbrio entre as vontades materiais e as vontades espirituais. Para conseguir este equilbrio, o fiel se dedica rigorosa disciplina, ao estudo, ao trabalho e tambm bastante, aos valores morais: Embora no seja uma religio, existem temlpos confucionistas, onde ocorrem rituais de ordem social (http:// www.suapesquisa.com/religiaosociais/confucionismo.htm). Assim sendo, o Confucionismo se aplica na formao do carter. Quer mudar a sociedade pela disciplina e pela moral. Talvez, por isto mesmo, sua filosofia de vida acabou adquirindo, nas geraes posteriores, os ares de uma religio, pois seria um tanto estranho, algum ter preocupaes morais e sociais, sem que se enquadrasse isto em uma religio. Ele, prprio, no chegou a pensar em fundar uma religio.
O princpio bsico do confucionismo conhecido pelos chineses como junchaio (ensinamentos dos sbios) e define a busca de um caminho superior (tao) como forma de viver bem e em equilbrio entre as vontades da terra e as do cu (http://www.amcbr.com.br/Confucionismo.pdf).

Em termos de religio, Confcio no foi original. Ele fundiu cultos antigos, onde se cr em humanos imortais que so considerados deuses. Formou verdadeiro sincretismo com os cultos existentes antes dele.
No Confucionismo no existe um deus criador do mundo, nem uma igreja organizada ou sacerdotes. O alicerce mstico de sua doutrina a busca do Tao, conceito herdado de pensadores religiosos anteriores a Confcio. O Tao a fonte de toda a vida, a harmonia do mundo. No confucionismo, a base da felicidade dos seres humanos a famlia e uma sociedade harmnica. A famlia e a sociedade devem ser regidas pelos mesmos princpios: os governantes precisam ter amor e autoridade como os pais; os sditos devem cultivar a reverncia, a humildade e a obedincia de filhos (http://www.amcbr.com.br/Confucionismo.pdf).

Prestam muito culto aos antepassados, como forma de manter o respeito pela histria. O SH se compe de quatro realidades: o eu, o ns (comunidade), a natureza e o cu. Cinco so as principais virtudes do SH: 1) amar ao prximo, 2) ser justo, 3) comportar-se adequadamente, 4) tomar conscincia da vontade do cu, 5) cultivar a sabedoria e a sinceridade desinteressadamente. Ele afirma que o universo regido por duas foras ou qualidades, complementares e opostas, o yin (feminino) e o yang (masculino), Bruno Glaab Pgina 3

O Fenmeno Religioso - Confcio


que provocam constante mudana. O homem nobre deve saber equilibr-las. (http://www.amcbr.com.br/Confucionismo.pdf). Os confucionistas prestam culto a seus antepassados, levando-lhes oferendas, at comida. Celebram, de forma muito viva, os casamentos e os funerais. Ao construir casas e prdios, escolhem a disposio dos mesmos, para que a energia vital possa fluir e dar sade, paz e harmonia a seus moradores. Chamam ao conjunto destas definies, de Feng Shui1. No que concerne ao SH, o Confucionismo entende que, por sua natureza, o SH bom. Pode se deturpar, mas ningum nasce mau. Por isto mesmo, insiste muito na educao e na formao do carter. Preocupando-se tanto com o SH, cr que o cu tem influncia sobre a terra. No fato de adorar os antepassados e de ter piedade filial, est a dimenso espiritual e religiosa de sua prtica. Alguns pontos religiosos merecem destaque: 1. Deus : O Confucionismo cr que a natureza humana divina, mas existe, alm dela, uma fora suprema, que rege o mundo: Shang Ti - Supremo Governador = Deus. Tien Cu = supremas regras morais. Ming Decreto = tica e f no Ser Supremo. Alm do Supremo Governador, o confucionismo adora outros deuses: sol, lua, imperadores, montanhas, rios, etc. 2. Adorao dos Ancestrais
A adorao aos antepassados, pelas famlias reais e pela plebe, a prtica da venerao do esprito dos mortos pelos familiares vivos em sinal de gratido e respeito. Esta prtica foi altamente promovida e praticada por Confcio. Para isso, construiram-se templos onde se realizam ritos de sacrifcios aos mortos. Segundo ensinam, pessoas importantes e de destaque, depois de mortos, poderiam influenciar, ajudar e iluminar os imperadores, governantes e o povo. A existncia do esprito destes antepassados, segundo eles, depende da ateno dada pelos seus familiares. Tambm crem que o esprito dos mortos pode controlar o xito dos indivduos como prosperidade, filhos e harmonia. Para isso, a famlia deve prover tudo o que for necessrio para que os antepassados vivam alm-tmulo, de maneira similar aos vivos. Isto inclui a colocao de alimento, armas de guerra e diferentes utenslios nos tmulos, ou em festivais especiais. Se isto no for oferecido, eles creem que os espritos viro em forma de fantasma e traro males queles que esto vivos. At hoje, o povo celebra o Festival dos Fantasmas (espritos) Famintos. O ofertante coloca alimento e vinho em frente a sua casa para satisfazer o esprito dos antepassados, cujos descendentes vivos no tm tido cuidado por eles. Consequentemente, o povo vive sob o medo dos mortos (http://www.cacp.org.br/orientais/artigo.aspx?lng=PT-BR&article=371&cont=1&menu=9&submenu=1).

3. Piedade Filial
Prtica chinesa da lealdade e devoo dos membros mais novos da famlia aos mais velhos, denominada de Hsaio. Todo filho deve ser leal e devoto sua famlia. esperado que o filho ame e reverencie seus pais enquanto estiverem vivos, e que chore e os lamente depois de mortos. Este o dever fundamental de todo o homem, segundo o Confucionismo (http://www.cacp.org.br/ orientais/artigo.aspx?lng=PT-BR&article=371&cont=1&menu=9&submenu=1). Esta teoria bastante divulgada no ocidente, inclusive, entre ns. Certas pessoas se negam a viver em determinadas casa, em determinados quartos, por julgarem que sua posio, em relao ao universo no favorea o fludo csmico que gera harmonia.
1

Bruno Glaab

Pgina 4

O Fenmeno Religioso - Confcio


Livros Sagrados Como j vimos acima, depois de sua morte os discpulos compilaram alguns de seus provrbios e ensinos num livro chamado Lun Yu (Analectos). Mas alm deste, existem outros cinco livros clssicos (Wu Ching) que so, em parte, atribudos a Confcio, em parte a outros autores anteriores: 1) Shu Ching Poltica, 2) Shih Ching - Poesai, 3) Li Ching Ritos viso social, 4) Chun-Chiu Anais das Primaveras e Outonos viso histrica, 5) I Ching Livro das Mutaes abordagem da vida. Vida prtica O Confucionismo segue seis princpios bsico:
1. Jen - humanitarismo, cortesia, bondade, benevolncia. a norma da reciprocidade, ou seja, "no faa aos outros o que voc no gostaria que lhe fizessem." Esta a virtude mais elevada do Confucionismo. Segundo ensinam, se o homem coloc-la em prtica, ele poder viver em paz e em harmonia com as outras pessoas (Anacletos 15:24). 2. Chun-tzu - homem superior, virilidade. Segundo Confcio, o homem para ser perfeito deve ter humildade, magnanimidade, sinceridade, diligncia e amabilidade. Somente assim, ele poder transformar a sociedade em um estado de paz. 3. Cheng-ming - Retificao dos nomes. Este conceito ensina que para uma sociedade estar em ordem, cada cidado deveria ter um ttulo designativo ou um papel, e afirmar-se neste papel no esquema da vida. O rei, atuando como rei, o pai como pai, o filho como filho, o servo como servo. (Anacletos, 12:11; 13:3). 4. Te - poder, autoridade. Confcio ensinava que a virtude do poder, e no a fora fsica, era necessria para dirigir qualquer sociedade. Todo governante, segundo ele, deveria ter esta autoridade para inspirar seus sditos obedincia. 5. Li - padro de conduta exemplar, propriedade, reverncia. Este conceito tratado no Livro das Cerimnias (Li Ching), um dos Cinco Clssicos. Segundo Confcio, cada governante deveria ser benevolente, proporcionar um bom padro de vida para o povo e promover a educao moral e os ritos. Sem esta conduta, o homem no saberia oferecer a adorao correta aos espritos do universo, no saberia estabelecer a diferena entre o rei e o sdito, no saberia a relao moral entre os sexos, e no saberia distinguir os diferentes graus de relacionamento na famlia (Li Ching, 27). 6. Wen - artes nobres, que inclui: msica, poesia e a arte em geral. Confcio tinha uma grande estima pela arte vinda do perodo da Dinastia Chou, e considerava a msica como a chave da harmonia universal. Ele cria que toda expresso artstica era smbolo da virtude e que deveria ser manifesta na sociedade. "Aqueles que rejeitam a arte, rejeitam as virtudes do homem e do cu" (An, 17:11). Para Confcio, a msica era um reflexo do homem superior e espelhava seu carter verdadeiro. (http://www.cacp.org.br/orientais/artigo.aspx?lng=PT-BR&article=371&cont=1&menu=9&submenu=1).

Ditos de Confcio Se os homens fossem severos para consigo prprios e generosos para com os outros, nunca dariam azo a ressentimentos. Ainda no vi ningum que ame a virtude tanto quanto ama a beleza do corpo. O sbio envergonha-se dos seus defeitos, mas no se envergonha de os corrigir. O homem de palavra fcil e personalidade agradvel raras vezes homem de bem. Bruno Glaab Pgina 5

O Fenmeno Religioso - Confcio


Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim, evitars muitos aborrecimentos. Ser ofendido no tem importncia nenhuma, a no ser que nos continuemos a lembrar disso. A nossa maior glria no reside no fato de nunca cairmos, mas sim em levantarmo-nos sempre depois de cada queda. A humildade a nica base slida de todas as virtudes. Hoje Atualmente, apesar do comunismo banir todo tipo de religio, 25% da populao chinesa afirma viver segundo a tica confucionista. Fora da China, o Confucionismo possui cerca de 6.3 milhes de adeptos, principalmente no Japo, na Coria do Sul e em Cingapura. O confucionismo ainda praticado em vrios pases. Alm da sua origem asitica, diversos pases incorporam alguns conceitos do sistema em suas prticas notadamente urbanas. No Brasil, sentido em grupos de indivduos que estudam religies no crists. Concluso Ao longo deste estudo vimos as principais caractersticas do Confucionimso, um sistema tico e filosfico com resqucios de religio, que ao longo da histria foi transformada em verdadeira religio. O conhecimento desta rica tradio certamente nos enriqueceu um pouco na valorizao de nossa prpria compreenso religiosa.

Bruno Glaab

Pgina 6

You might also like