You are on page 1of 33

PLANEJAMENTO ESTRATGICO

Oficina com Me. Katia Manango, Coach e consultora em Comunicao & Marketing kmanangao@gmail.com

Os homens destitudos de planos

esto merc dos ventos errantes da sorte... Aqueles que tm plano e determinao para seguir, tm o controle do destino. Os prmios mais ambiciosos que a vida pode oferecer esto nas mos daqueles que planejam e agem. As sobras ficam para os que no tm ideal.
Jose Ingenieros
2

Qual o objetivo do PLANEJAMENTO ESTRATGICO?


Nortear o caminho, o desempenho, a atuao de uma organizao.

Elementos do Planejamento Estratgico

Negcio Da Empresa (Misso)


POSICIONAMENTO Valores VISO DE FUTURO Produtos e Servios Pblicos Concorrentes e fornecedores Anlise de Mercado: Cenrio, oportunidades e ameaas; foras e fraquezas Fatores Crticos de Sucesso Diretrizes Estratgicas Diretrizes Operacionais Metas

A EMPRESA
Negcio

Misso Viso
Posicionamento Valores Produtos e Servios.

MISSO
Nossa misso oferecer aos clientes um meio de locomoo a pequenas distncias para pessoas e cargas, com um grau de confiana superior aos produtos oferecidos por nossa concorrncia. Elevadores Otis Nossa misso gerar informaes confiveis e relevantes, de natureza econmica e social, orientadas para a tomada de deciso e sua adequada utilizao nas reas pblica, privada e acadmica. CAEF
6

MISSO
A SONY abre caminhos, procura sempre o desconhecido. Atravs do progresso, a SONY deseja servir a humanidade. Nossa misso criar um ambiente favorvel gerao de negcios, difuso e consolidao dos comportamentos empreendedores, contribuindo efetivamente para tornar a excelncia individual um bem coletivo. Nosso compromisso atuar sempre como referencial de qualidade, integrao, apoio e orientao aos empretecos do Estado do Rio de Janeiro. AEMERJ

MISSO
Oferecer agilidade, eficincia e preciso para facilitar os processos de gesto empresarial, inserindo as organizaes e seus colaboradores em um ambiente customizado de Tecnologia de Informao. DIAGNOSYS Nossa Misso disseminar o equilbrio da sade disponibilizando produtos e servios que conduzem qualidade de vida.

BEM VIVER HOMEOPATIA


8

POSICIONAMENTO
FORM: PESSOAS E PROCESSOS

Convenincia em desenvolvimento de projetos de base tecnolgica

INCUB-TECH

Conecting people

NOKIA
9

POSICIONAMENTO
DIAGNOSYS: PARCERIA INDISPENSVEL

PRODUTOS RESPONSVEIS Bellarome Aromaterapia


Vrios negcios em uma s franquia FRANQUIA PRIMESSNCIA Primessncia: essencial para o seu bem-estar MARCA PRIMESSNCIA
10

VISO DE FUTURO

Ser um centro de excelncia na gerao e


tratamento de informaes bem como de produo de indicadores que permitam o desenvolvimento sustentvel da sociedade brasileira.
CAEF

Ser parceiro imprescindvel ao sucesso dos empretecos. AEMERJ


11

VISO DE FUTURO

Ser a escolha definitiva de organizaes que busquem uma

parceria em tecnologia, gerando lucros financeiros, sociais e pessoais para as partes, seus colaboradores e sociedade. DIAGNOSYS

Ser um centro de referncia e integrao de prticas de sade e bem viver BEM VIVER HOMEOPATIA
12

PRODUTOS E SERVIOS

PORTFOLIO
um grupo de produtos ou unidades de negcios reunidos em um grupo. A UEN uma Unidade Estratgica de Negcio, que faz parte do portfolio de uma organizao.

Cada UEN tem o seu plano estratgico individual. Deve-se descrever produtos e servios, indicando pblicos-alvo. 13

MATRIZ BCG

14

Criana-problema ou ponto de interrogao: exige altos investimentos e apresenta baixo retorno e tem baixa participao de mercado. Pode absorver um grande investimento e depois de tornar um "abacaxi". Por outro lado, por estar em um mercado de alto crescimento pode-se tornar um produto "estrela".

Estrela: exige grandes investimentos e so lderes no mercado, gerando receitas. Mantm-se em equilbrio quanto ao fluxo de caixa. Pode-se tornar numa "vaca leiteira" se no houver perda de mercado.
Vaca leiteira: os lucros e a gerao de caixa so altos. Como o crescimento do mercado baixo, no so necessrios grandes investimentos. De uma certa forma, sustenta a empresa. Abacaxi: os "abacaxis" devem ser evitados e minimizados numa empresa.

15

PBLICOS

CLIENTES: consumidores finais, mercado industrial, mercado de revendedores, instituies governamentais, cada um desses segmentos devem ser considerados, identificados, avaliados e possivelmente investidos.
16

PBLICOS Perfil/Target Onde eu o encontro?

Como ating-lo?
Que produtos oferecer?

Quem (so) o(s) meu(s) cliente(s)?

Como vai minha relao com meus clientes?

17

A EMPRESA
FORNECEDORES: precisam ser localizados, avaliados em seus padres de qualidade em produo, entrega, prazos de pagamento, parcerias e capacidade de negociao.Verificar grau de dependncia.

INTERMEDIRIOS DE MARKETING:
- financeiros (bancos, empresas de crdito e seguradoras); - atacadistas, varejistas, agentes que conduzem os produtos/servios at o consumidor final efetivando as vendas; - intermedirios de distribuio fsica como transportadoras e armazns nos mercados-alvo; PRESTADORES DE SERVIOS DE MARKETING: agncias de propaganda, consultores de marketing, institutos de pesquisa, que auxiliam a buscar informaes e traar estratgias de atuao.
18

MICROAMBIENTE

FORAS E FRAQUEZAS
Conhecimento do mercado Recursos Financeiros Tecnologia Recursos Humanos Experincia Comunicao Instalaes Localizaes Credibilidade Produtos

19

MACROAMBIENTE

AMBIENTE EXTERNO

OPORTUNIDADES

AMEAAS

O objetivo identific-las e administr-las de forma que se busque REDUZIR a influncia das AMEAAS e ELIMINAR as FRAQUEZAS.

Os Fatores Crticos de sucesso sero identificados aps esta anlise.

20

MACROAMBIENTE

ASPECTOS ECONMICOS:
tendncia do mercado consumidor externo e interno (disposio de consumidores em adquirir produtos/servios); polticas fiscais e monetrias do governo; taxa de desemprego; ndice inflacionrio; taxas de juros praticadas no mercado;

valor de renda disponvel (a que sobra depois dos pagamentos dos impostos) e renda discricionria (o que sobra da renda disponvel aps pagar as necessidades); distribuio de renda;
demandas elsticas e inelsticas (percepo de preo)
21

MACROAMBIENTE

ASPECTOS DEMOGRFICOS: auxiliam a responder a questo: onde e quais so os grupos potenciais que constituiro o meu target? Diz respeito s tendncias e desenvolvimento do crescimento e da composio da populao a que se destina o produto ou servio: ndice de crescimento populacional, expectativa de vida, grupos por faixas etrias, classes sociais, processos migratrios, avaliao do PNB, distribuio de renda.

22

MACROAMBIENTE

AMBIENTE SCIO-CULTURAL: valores centrais e secundrios que afetam o comportamento. Os valores centrais so os mais arraigados ao sistema de crenas do indivduo e os valores secundrios so mais flexveis , fceis de serem alterados, que comprometem decises sobre o marketing. Valor central: casamento, constituio de famlia. Valor secundrio: mulheres que renunciam ao casamento pela vida profissional, casando mais tarde, constituindo famlia sem filhos. Os valores secundrios permite a criao de sub-grupos sociais, as tribos, que seguem novos paradigmas - potencial mercado para demandas latentes.

23

MACROAMBIENTE
AMBIENTE POLTICO-LEGAL: So foras que possuem aspecto de inelasticidade em seu comportamento.

Leis de proteo ao consumidor, ao mercado, de reajuste de preo, de proteo ao crdito, segurana de brinquedos, leis de medicamentos e produtos ticos, de propaganda enganosa, proteo de marcas e patentes, inspeo federal.
Leis monetrias e fiscais; leis de importao e exportao; Leis trabalhistas, legislao social, direitos civis, minorias tnicas.

Legislao de proteo ao meio ambiente, relao do governo com instituies privadas, questes ticas e diplomticas.
24

MACROAMBIENTE
AMBIENTE TECNOLGICO: A tecnologia altera o marketing porque : - altera padres de vida: qualidade, agilidade, disponibilidade de tempo. - altera questes de logstica, preo, percepo de qualidade; transforma produtos potenciais em produtos esperados; agiliza o processo de obsoletismo planejado. AMBIENTE COMPETITIVO:

No pode-se subestimar a ao da concorrncia de marcas, de forma (outras formas de apresentao do produto no mercado); concorrncia genrica (produtos que realizam a mesma funo) e concorrncia de desejo (outras coisas que poderiam ser adquiridas no lugar do produto).

25

MACROAMBIENTE
CENRIO ONDE SE INSERE A ORGANIZAO

ANLISE DOS CONCORRENTES SOB AS SEGUINTES PERSPECTIVAS: Produtos e servios oferecidos;


Percepo de qualidade; Percepo de preo; Diferenciais

26

FATORES CRTICOS DE SUCESSO DIRETRIZES ESTRATGICAS E OPERACIONAIS

27

EXCELNCIA LUCRO

SUCESSO

28

Definir as aes estratgicas e por extenso, as operacionais que conduziro, com eficcia ao alcance dos objetivos da FORENSE

Diretriz estratgica
implantar, de imediato, o plano estratgico;

Diretriz operacional
estabelecer calendrio de reunies, atribuir responsabilidades e elaborar o cronograma de execuo; 29

BSC
Componentes do BSC

Mapa estratgico: Descreve a estratgia da empresa atravs de objetivos relacionados entre si e distribudos nas quatro dimenses (perspectivas).
Objetivo estratgico: O que deve ser alcanado e o que crtico para o sucesso da organizao. Indicador: Como ser medido e acompanhado o sucesso do alcance do objetivo. Meta: O nvel de desempenho ou a taxa de melhoria necessrios. Plano de ao: Programas de ao-chave necessrios para se alcanar os objetivos.
30

Caractersticas e resultados BSC Associa a estratgia com planejamento e oramento; Comunicao da estratgia; Focado nas aes;

considera o planejamento estratgico um ser vivo, flexvel, em constante reviso e construo;


deve ser monitorado continuamente; Alinha a organizao com a estratgia;

Promove a integrao da organizao;

31

PASSO A PASSO
Etapa 1 - Arquitetura do programa de medio Faz-se anlise dos direcionadores de negcio e da viso de futuro que saram do planejamento estratgico. Um segundo objetivo resgatar as diretrizes estratgicas, analisando sua coerncia com os direcionadores de negcio e viso de futuro. Etapa 2 - Inter-relacionamento de objetivos estratgicos As atividades desta etapa implicam alocar os objetivos estratgicos nas quatro dimenses do BSC,

financeira; clientes; processos internos; aprendizado e crescimento


correlacionando-as entre si. Nesse processo podero ou no surgir lacunas que devero ser eliminadas ou preenchidas a partir de novas discusses e anlises do planejamento estratgico da organizao. Etapa 3 - Escolha e elaborao dos indicadores Ientificao dos indicadores que melhor comuniquem o significado da estratgia.

32

Etapa 3 - Escolha e elaborao dos indicadores Identificao dos indicadores que melhor comuniquem o significado da estratgia.

Etapa 4 - Elaborao do plano de implementao Aps definir os indicadores, definem-se metas, planos de ao e responsveis, a fim de direcionar a implementao da estratgia.

Fim Mdulo I

33

You might also like